Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

capacidade da criança de movimentar as partes do corpo para expressar emoções

03 Planos de Aula para Trabalhar a Habilidade (EI01CG01)

No universo da educação infantil, poucas coisas são tão mágicas quanto observar uma criança se expressar livremente através do movimento. A habilidade EI01CG01, conforme delineada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foca exatamente nisso: permitir que as crianças movimentem as partes do corpo para exprimir emoções, necessidades e desejos. Mas como os educadores podem integrar essa habilidade de forma eficaz e divertida em suas aulas?

Leia este artigo até o final para descobrir!

Movimentar o Corpo para Expressar Emoções

Neste artigo, você encontrará três planos de aula detalhados e práticos que foram cuidadosamente elaborados para estimular a expressão corporal das crianças.

Exploraremos atividades que vão desde brincadeiras de movimento até a criação de obras de arte, proporcionando um ambiente rico em estímulos e aprendizado.

Por Que Trabalhar a Habilidade EI01CG01?

Desenvolver a habilidade EI01CG01 é crucial para o desenvolvimento integral das crianças.

Movimentar o corpo para expressar sentimentos não apenas aprimora a coordenação motora, mas também fortalece habilidades cognitivas e socioemocionais.

Quando uma criança usa o corpo para comunicar seus desejos e emoções, ela está aprendendo a entender e lidar com seus próprios sentimentos, além de melhorar suas interações sociais.

O Que Você Vai Encontrar Neste Artigo?

Este artigo foi criado com o objetivo de ser um guia para educadores que desejam trabalhar a habilidade EI01CG01 de maneira envolvente e significativa.

Abordaremos:

Benefícios de Trabalhar com a Expressão Corporal

Ao longo deste artigo, você entenderá como essas atividades não só atendem às diretrizes da BNCC, mas também contribuem significativamente para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Proporcionar um ambiente onde elas possam se movimentar livremente e expressar seus sentimentos ajuda a construir uma base sólida para o aprendizado futuro.

Prepare-se para explorar estratégias inovadoras e eficazes que vão transformar suas aulas e engajar suas crianças de uma maneira única e divertida.

Vamos mergulhar nesse universo de movimentos e emoções e descobrir como cada plano de aula pode fazer a diferença no desenvolvimento das habilidades de suas crianças!

image 28

Introdução à Habilidade EI01CG01

A habilidade EI01CG01, conforme estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refere-se à capacidade da criança de movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos corporalmente.

Essa habilidade é crucial no contexto da educação infantil, pois promove o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais.

Importância da Habilidade EI01CG01

Desenvolver a habilidade EI01CG01 é essencial para a formação de crianças capazes de comunicar de maneira eficaz suas emoções e necessidades através do movimento corporal.

Durante a primeira infância, o corpo é a principal ferramenta de interação com o mundo, e a expressão corporal permite que as crianças comuniquem sentimentos e desejos de maneira natural e intuitiva.

Por meio da movimentação corporal, as crianças desenvolvem a coordenação motora grossa e fina, aprimoram sua percepção sensorial e espacial, e fortalecem habilidades cognitivas como a atenção e a memória.

Além disso, a expressão corporal contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com os outros.

Contextualização na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a educação infantil, reconhecendo a importância de proporcionar um ambiente rico e estimulante, onde as crianças possam se expressar e aprender de maneira ativa.

A habilidade EI01CG01 está inserida no campo de experiências “Corpo, Gestos e Movimentos“, que enfatiza a importância do corpo como meio de expressão e comunicação.

A BNCC destaca que as experiências de movimento e expressão corporal são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pois permitem que vivenciem diferentes formas de comunicação e construam significados sobre si mesmas e sobre o meio em que vivem.

Por isso, trabalhar a habilidade EI01CG01 em sala de aula envolve proporcionar atividades que incentivem as crianças a movimentar o corpo de maneira expressiva e significativa.

Objetivos Principais da Habilidade EI01CG01

Os objetivos principais da habilidade EI01CG01 incluem:

  • Estimular a expressão corporal das crianças, incentivando-as a comunicar emoções, necessidades e desejos por meio do movimento.
  • Promover o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção sensorial através de atividades que envolvam diferentes partes do corpo.
  • Fomentar a interação social e a comunicação entre as crianças através de brincadeiras e atividades que envolvam a expressão corporal.
  • Contribuir para a construção da autonomia e da autoestima das crianças, permitindo que se expressem livremente em um ambiente seguro e acolhedor.

A compreensão e valorização da habilidade EI01CG01 são fundamentais para os educadores, pois permitem a elaboração de práticas pedagógicas que respeitem o ritmo e as necessidades de cada criança, promovendo um desenvolvimento harmonioso e integral.

Ao trabalhar essa habilidade, os educadores ajudam a construir uma base sólida para o aprendizado futuro, preparando as crianças para enfrentar novos desafios e oportunidades de maneira confiante e criativa.


Confira agora 03 planos de aula para trabalhar esta habilidade com crianças da Creche – Zero a 1 ano e 6 meses

bebês  imitando  gestos um do outro

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a habilidade de imitar gestos e movimentos de outras crianças e adultos.
  • Estimular a expressão corporal e emocional por meio de movimentos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
  • BRINCAR: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • EXPLORAR: Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
  • EXPRESSAR: Comunicar necessidades, desejos e emoções utilizando gestos, balbucios, palavras.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Desenvolvimento da habilidade de imitar gestos e movimentos de outras pessoas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de músicas e brincadeiras que estimulem a imitação de gestos e movimentos.
  • Roda de conversa sobre a importância da expressão corporal e emocional.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica:
    • Brincar de “Espelho”: as crianças se dividem em duplas, uma criança imita os movimentos da outra como se fosse um espelho.
  2. Atividade de Escrita:
    • Desenhar no papel os gestos e movimentos que mais gostaram de imitar durante a brincadeira.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Músicas infantis
  • Papel e lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas.
  • Verificação do desenvolvimento da habilidade de imitar gestos e movimentos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre a importância da expressão corporal e emocional.
  • 2ª aula: Atividade lúdica de imitação de gestos e movimentos.
  • 3ª aula: Atividade de desenho dos gestos preferidos.
bebês dançando em uma sala de aula

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • GERAL: Promover o desenvolvimento da expressão corporal e emocional das crianças por meio da dança.
  • ESPECÍFICOS:
    • Estimular a percepção das próprias emoções e expressá-las através de movimentos corporais.
    • Incentivar a interação e comunicação entre as crianças durante a atividade de dança.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Interagir com outras crianças e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
  • BRINCAR: Ampliar e diversificar o acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade e experiências emocionais.
  • EXPRESSAR: Expressar necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Dança das Emoções: Expressão corporal das emoções por meio de movimentos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as emoções, incentivando as crianças a falarem sobre o que estão sentindo.
  • Apresentar músicas com diferentes ritmos e estimular as crianças a expressarem suas emoções por meio de movimentos corporais.
  • Realizar atividades de dança em grupo, promovendo a interação e a comunicação entre as crianças.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa sobre Emoções:
    • Reúna as crianças em roda e pergunte como estão se sentindo.
    • Incentive cada criança a falar sobre uma emoção que está sentindo no momento.
  2. Dança das Emoções:
    • Coloque músicas com diferentes ritmos e peça para as crianças dançarem de acordo com a emoção que a música transmite.
    • Estimule a expressão corporal das emoções como alegria, tristeza, raiva, entre outras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Músicas com diferentes ritmos
  • Espaço amplo para as atividades de dança
  • Instrumentos musicais (opcional)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades de dança.
  • Verificar se as crianças conseguiram expressar as emoções por meio dos movimentos corporais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Roda de Conversa sobre Emoções
    • Atividade de Dança das Emoções
  • Aula 2:
    • Revisão das emoções trabalhadas na aula anterior
    • Atividade de Dança das Emoções em grupo
  • Aula 3:
    • Apresentação de novas músicas com diferentes ritmos
    • Atividade de Dança das Emoções com foco na expressão corporal.
bebês fazendo um circuito de obstáculos em uma sala de aula

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • GERAL: Proporcionar experiências motoras e sensoriais por meio da exploração de um circuito de obstáculos.
  • ESPECÍFICOS:
    • Desenvolver a coordenação motora ampla dos alunos.
    • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
    • Promover a interação e a socialização entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Circuito de obstáculos: desenvolvimento da coordenação motora ampla, equilíbrio e noção espacial.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando e demonstrando o circuito de obstáculos.
  • Dividir os alunos em grupos para que possam explorar e vivenciar o circuito.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante a atividade.

ATIVIDADES:

  1. Montagem do Circuito: Os alunos ajudarão na montagem do circuito, sob supervisão do professor, utilizando materiais como almofadas, caixas, cordas, bambolês, entre outros.
  2. Exploração do Circuito: Os alunos percorrerão o circuito, superando os obstáculos, rastejando, pulando, equilibrando-se, entre outras atividades.
  3. Rodízio de Grupos: Os grupos se revezarão no circuito, permitindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Almofadas, caixas, cordas, bambolês, cones, fitas coloridas, entre outros materiais para a montagem do circuito.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o desempenho e a participação dos alunos durante a atividade, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Explicação e demonstração do circuito de obstáculos.
  • Aula 2: Montagem do circuito e exploração pelos alunos.
  • Aula 3: Rodízio de grupos e continuidade da atividade.

Conclusão

Trabalhar a habilidade EI01CG01 na educação infantil é uma jornada enriquecedora que promove o desenvolvimento integral das crianças.

Ao incorporar atividades que incentivam a movimentação corporal para expressar emoções, necessidades e desejos, os educadores criam um ambiente de aprendizado dinâmico e acolhedor.

Neste artigo, apresentamos três planos de aula que demonstram como essas práticas podem ser implementadas de forma eficaz e divertida.

Ao adotar essas estratégias, os educadores não apenas cumprem as diretrizes estabelecidas pela BNCC, mas também contribuem para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento futuro das crianças.

Elas aprendem a compreender e comunicar seus sentimentos, interagir de maneira saudável com os outros e explorar o mundo ao seu redor com curiosidade e confiança.

Incentivar a expressão corporal nas crianças é, portanto, fundamental para seu crescimento emocional e social.

À medida que elas se movimentam, descobrem novas formas de se expressar e interagir, tornando-se mais autoconfiantes e preparadas para enfrentar desafios futuros.

Esperamos que os planos de aula apresentados neste artigo sirvam como uma fonte de inspiração e guia para educadores comprometidos com o desenvolvimento integral de seus alunos.

Ao implementar essas atividades em sala de aula, você estará contribuindo significativamente para a formação de crianças mais felizes, equilibradas e capacitadas para a vida.

Vamos continuar a promover um aprendizado ativo e envolvente, onde cada movimento é uma oportunidade de expressão e cada atividade uma porta para o autoconhecimento e a interação positiva.

Afinal, o corpo é uma poderosa ferramenta de comunicação e, através dele, as crianças podem descobrir o mundo de maneira única e especial.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima