No universo da educação infantil, poucas coisas são tão mágicas quanto observar uma criança se expressar livremente através do movimento. A habilidade EI01CG01, conforme delineada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foca exatamente nisso: permitir que as crianças movimentem as partes do corpo para exprimir emoções, necessidades e desejos. Mas como os educadores podem integrar essa habilidade de forma eficaz e divertida em suas aulas?
Leia este artigo até o final para descobrir!
Movimentar o Corpo para Expressar Emoções
Neste artigo, você encontrará três planos de aula detalhados e práticos que foram cuidadosamente elaborados para estimular a expressão corporal das crianças.
Exploraremos atividades que vão desde brincadeiras de movimento até a criação de obras de arte, proporcionando um ambiente rico em estímulos e aprendizado.
Por Que Trabalhar a Habilidade EI01CG01?
Desenvolver a habilidade EI01CG01 é crucial para o desenvolvimento integral das crianças.
Movimentar o corpo para expressar sentimentos não apenas aprimora a coordenação motora, mas também fortalece habilidades cognitivas e socioemocionais.
Quando uma criança usa o corpo para comunicar seus desejos e emoções, ela está aprendendo a entender e lidar com seus próprios sentimentos, além de melhorar suas interações sociais.
O Que Você Vai Encontrar Neste Artigo?
Este artigo foi criado com o objetivo de ser um guia para educadores que desejam trabalhar a habilidade EI01CG01 de maneira envolvente e significativa.
Abordaremos:
- Plano de Aula Jogo das Imitações;
- Plano de Aula Dança das Emoções;
- Plano de Aula Circuito de Obstáculos;
Benefícios de Trabalhar com a Expressão Corporal
Ao longo deste artigo, você entenderá como essas atividades não só atendem às diretrizes da BNCC, mas também contribuem significativamente para o desenvolvimento emocional e social das crianças.
Proporcionar um ambiente onde elas possam se movimentar livremente e expressar seus sentimentos ajuda a construir uma base sólida para o aprendizado futuro.
Prepare-se para explorar estratégias inovadoras e eficazes que vão transformar suas aulas e engajar suas crianças de uma maneira única e divertida.
Vamos mergulhar nesse universo de movimentos e emoções e descobrir como cada plano de aula pode fazer a diferença no desenvolvimento das habilidades de suas crianças!
Introdução à Habilidade EI01CG01
A habilidade EI01CG01, conforme estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refere-se à capacidade da criança de movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos corporalmente.
Essa habilidade é crucial no contexto da educação infantil, pois promove o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais.
Importância da Habilidade EI01CG01
Desenvolver a habilidade EI01CG01 é essencial para a formação de crianças capazes de comunicar de maneira eficaz suas emoções e necessidades através do movimento corporal.
Durante a primeira infância, o corpo é a principal ferramenta de interação com o mundo, e a expressão corporal permite que as crianças comuniquem sentimentos e desejos de maneira natural e intuitiva.
Por meio da movimentação corporal, as crianças desenvolvem a coordenação motora grossa e fina, aprimoram sua percepção sensorial e espacial, e fortalecem habilidades cognitivas como a atenção e a memória.
Além disso, a expressão corporal contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com os outros.
Contextualização na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a educação infantil, reconhecendo a importância de proporcionar um ambiente rico e estimulante, onde as crianças possam se expressar e aprender de maneira ativa.
A habilidade EI01CG01 está inserida no campo de experiências “Corpo, Gestos e Movimentos“, que enfatiza a importância do corpo como meio de expressão e comunicação.
A BNCC destaca que as experiências de movimento e expressão corporal são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pois permitem que vivenciem diferentes formas de comunicação e construam significados sobre si mesmas e sobre o meio em que vivem.
Por isso, trabalhar a habilidade EI01CG01 em sala de aula envolve proporcionar atividades que incentivem as crianças a movimentar o corpo de maneira expressiva e significativa.
Objetivos Principais da Habilidade EI01CG01
Os objetivos principais da habilidade EI01CG01 incluem:
- Estimular a expressão corporal das crianças, incentivando-as a comunicar emoções, necessidades e desejos por meio do movimento.
- Promover o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção sensorial através de atividades que envolvam diferentes partes do corpo.
- Fomentar a interação social e a comunicação entre as crianças através de brincadeiras e atividades que envolvam a expressão corporal.
- Contribuir para a construção da autonomia e da autoestima das crianças, permitindo que se expressem livremente em um ambiente seguro e acolhedor.
A compreensão e valorização da habilidade EI01CG01 são fundamentais para os educadores, pois permitem a elaboração de práticas pedagógicas que respeitem o ritmo e as necessidades de cada criança, promovendo um desenvolvimento harmonioso e integral.
Ao trabalhar essa habilidade, os educadores ajudam a construir uma base sólida para o aprendizado futuro, preparando as crianças para enfrentar novos desafios e oportunidades de maneira confiante e criativa.
Confira agora 03 planos de aula para trabalhar esta habilidade com crianças da Creche – Zero a 1 ano e 6 meses
PLANO DE AULA: Jogo das Imitações
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a habilidade de imitar gestos e movimentos de outras crianças e adultos.
- Estimular a expressão corporal e emocional por meio de movimentos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: Trabalhar a habilidade EI01CG01 na educação infantil é uma jornada enriquecedora que promove o desenvolvimento integral das crianças. Ao incorporar atividades que incentivam a movimentação corporal para expressar emoções, necessidades e desejos, os educadores criam um ambiente de aprendizado dinâmico e acolhedor. Neste artigo, apresentamos três planos de aula que demonstram como essas práticas podem ser implementadas de forma eficaz e divertida. Ao adotar essas estratégias, os educadores não apenas cumprem as diretrizes estabelecidas pela BNCC, mas também contribuem para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento futuro das crianças. Elas aprendem a compreender e comunicar seus sentimentos, interagir de maneira saudável com os outros e explorar o mundo ao seu redor com curiosidade e confiança. Incentivar a expressão corporal nas crianças é, portanto, fundamental para seu crescimento emocional e social. À medida que elas se movimentam, descobrem novas formas de se expressar e interagir, tornando-se mais autoconfiantes e preparadas para enfrentar desafios futuros. Esperamos que os planos de aula apresentados neste artigo sirvam como uma fonte de inspiração e guia para educadores comprometidos com o desenvolvimento integral de seus alunos. Ao implementar essas atividades em sala de aula, você estará contribuindo significativamente para a formação de crianças mais felizes, equilibradas e capacitadas para a vida. Vamos continuar a promover um aprendizado ativo e envolvente, onde cada movimento é uma oportunidade de expressão e cada atividade uma porta para o autoconhecimento e a interação positiva. Afinal, o corpo é uma poderosa ferramenta de comunicação e, através dele, as crianças podem descobrir o mundo de maneira única e especial. Boa aula!
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Dança das Emoções
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Circuito de Obstáculos
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Conclusão