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05 Planos de Aula – Números e Quantidades: Educação Infantil

Quando se trata de ensinar números e quantidades para as crianças na educação infantil, é importante tornar as aulas didáticas e divertidas. Afinal, os pequenos aprendem melhor quando estão entretidos e engajados. Se você está procurando por ideias incríveis para planos de aula, veio ao lugar certo. No artigo de hoje veremos 05 planos de aula para trabalhar números e quantidades na Educação Infantil.

05 Ideias Incríveis de Planos de Aula para Explorar Números e Quantidades na Educação Infantil

Neste artigo, vamos apresentar 5 ideias criativas que vão ajudar as crianças a explorar números e quantidades de forma divertida e envolvente.

Desde jogos interativos até atividades práticas, esses planos de aula vão despertar o interesse dos alunos e fortalecer seus conhecimentos matemáticos.

Prepare-se para embarcar em uma jornada de aprendizado divertida e cheia de descobertas. Vamos explorar desde jogos com blocos e quebra-cabeças até atividades que envolvem o uso de objetos do cotidiano.

Com essas ideias de planos de aula, você poderá estimular o desenvolvimento numérico das crianças de forma lúdica e eficaz.

Então, vamos lá!

quadro negro com números escritos

A importância de ensinar números e quantidades na educação infantil

Ensinar números e quantidades na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento matemático das crianças. Essas habilidades são a base para o aprendizado de matemática ao longo da vida e são essenciais para a compreensão de conceitos mais avançados.

Além disso, o ensino de números e quantidades também ajuda a desenvolver habilidades cognitivas importantes, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a capacidade de análise.

Portanto, é fundamental proporcionar às crianças experiências significativas e divertidas que as ajudem a explorar e compreender o mundo dos números.

Plano nº 01: Explorando números e quantidades através de jogos

cartas do jogo da memória numérico

Uma ótima maneira de ensinar números e quantidades é por meio de jogos interativos. Os jogos são divertidos, envolventes e permitem que as crianças experimentem conceitos matemáticos de maneira prática.

Um exemplo de jogo é o “Jogo da Memória Numérico”. Para jogar, você pode criar cartas com números e quantidades correspondentes.

As crianças devem encontrar as cartas que correspondem, associando o numeral à quantidade correta. Esse jogo ajuda a desenvolver o reconhecimento numérico e a compreensão da relação entre números e quantidades.

Outro jogo interessante é o “Caça ao Tesouro Numérico”. Esconda cartas numeradas pela sala de aula e forneça às crianças uma lista de pistas para encontrá-las.

Cada vez que encontrarem uma carta, devem corresponder o numeral à quantidade representada por objetos físicos encontrados na sala.

Esse jogo estimula a contagem, a correspondência numeral-quantidade e o raciocínio lógico.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver o raciocínio lógico e a concentração por meio do jogo da memória numérico.
  • Reconhecer e associar os números de 1 a 10 de forma lúdica e divertida.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • BRINCAR: Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.
  • EXPLORAR: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • EXPRESSAR: Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos.
  • CONHECER-SE: Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Números de 1 a 10

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o jogo da memória numérico e suas regras.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir as cartas do jogo.
  • Estimular a interação e a cooperação entre os alunos durante o jogo.
  • Promover momentos de reflexão sobre as estratégias utilizadas para encontrar os pares de números.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Jogo da Memória numérico
    • Distribuir as cartas do jogo da memória numérico para os alunos.
    • Explicar as regras do jogo: encontrar os pares de números de 1 a 10.
    • Incentivar a participação de todos os alunos e a cooperação entre os grupos.
    • Estimular a concentração e o raciocínio lógico durante o jogo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartas com números de 1 a 10 para o jogo da memória.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante o jogo.
  • Verificar a capacidade de estabelecer relações de comparação entre os números.
  • Avaliar a cooperação e a interação entre os alunos durante a atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Explicação do jogo da memória numérico e início da atividade.
  • 2ª aula: Continuação da atividade e avaliação dos resultados.
  • 3ª aula: Discussão sobre as estratégias utilizadas no jogo e encerramento da atividade.

Plano nº 2: Usando materiais manipulativos para aprender números e quantidades

blocos de montar

Os materiais manipulativos são recursos valiosos para ensinar números e quantidades de forma prática e concreta. Eles permitem que as crianças visualizem e manipulem objetos, facilitando a compreensão dos conceitos matemáticos.

Um exemplo de atividade com manipulativos é a “Classificação por Quantidade”. Forneça às crianças uma variedade de objetos, como botões, blocos ou brinquedos de encaixe.

Peça-lhes para classificar os objetos em grupos com base em sua quantidade. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de comparação e a compreensão das relações de quantidade.

Outra atividade interessante é a “Contagem com Blocos”. Forneça às crianças blocos coloridos e peça-lhes para contar quantos blocos de cada cor existem.

Em seguida, peça-lhes que representem o número usando blocos com a mesma cor. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de contagem e o reconhecimento de padrões.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade de contar e reconhecer quantidades utilizando blocos de montar.
  • Objetivos Específicos:
  1. Reconhecer e nomear os números de 1 a 5.
  2. Contar quantidades de blocos de montar de 1 a 5.
  3. Associar a quantidade de blocos de montar à representação numérica correspondente.
  4. Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular os blocos de montar.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • Explorar: Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • Conhecer-se: Construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Números de 1 a 5
  • Contagem de quantidades
  • Associação entre quantidade e número

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para trabalhar o tema “Contagem com blocos”, a metodologia utilizada será a ludopedagogia, que consiste em ensinar de forma lúdica e divertida. Serão propostas atividades que estimulem a participação ativa das crianças, promovendo a interação e a aprendizagem de forma prazerosa.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica:
    • Distribuir blocos de montar para cada criança.
    • Solicitar que contem a quantidade de blocos que possuem.
    • Associar a quantidade de blocos com o número correspondente.
    • Realizar brincadeiras de montar e desmontar os blocos, contando em voz alta.
  2. Atividade de Escrita:
    • Pedir para as crianças desenharem a quantidade de blocos que contaram.
    • Escrever o número correspondente ao lado do desenho.
    • Incentivar a prática da escrita espontânea, com auxílio do professor.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Blocos de montar
  • Papel
  • Lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o desenvolvimento de cada criança durante as atividades propostas. Será levado em consideração o reconhecimento dos números, a contagem correta das quantidades e a associação entre quantidade e número.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Apresentação dos blocos de montar e explicação da atividade.
    • Contagem individual dos blocos.
    • Associação da quantidade com o número correspondente.
  • Aula 2:
    • Atividade de desenho e escrita relacionada à contagem com blocos.
    • Revisão dos números de 1 a 5 e suas quantidades correspondentes.
  • Aula 3:
    • Revisão das atividades anteriores.
    • Jogo de contagem com blocos em grupo.
    • Avaliação do aprendizado e feedback individual.

Plano nº 3: Explorando números e quantidades através de histórias e canções

joão e o pé de feijão

As histórias e as canções são recursos poderosos para envolver as crianças no aprendizado de números e quantidades. Elas despertam a imaginação, promovem a interação social e tornam o aprendizado mais divertido e memorável.

Uma atividade interessante é a “Contação de História com Números”. Escolha um livro que explore números e quantidades, como “João e o Pé de Feijão”. Enquanto lê a história, faça perguntas às crianças sobre os números e quantidades mencionados.

Por exemplo, você pode perguntar quantos feijões João plantou ou quantas vezes ele subiu no pé de feijão. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de números em contexto e a habilidade de fazer conexões entre a história e os conceitos matemáticos.

Outra atividade divertida é a “Canção dos Números”. Crie uma canção simples que conte a história de um personagem que encontra diferentes quantidades de objetos ao longo do caminho.

Enquanto canta a música, peça às crianças para acompanhar com movimentos ou gestos que correspondam à quantidade mencionada. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de contagem e a coordenação motora.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: O objetivo geral desta aula é desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças, por meio da contagem de números, utilizando a história de João e o Pé de Feijão como recurso pedagógico. Os objetivos específicos são:

  • Contar números de forma sequencial;
  • Relacionar a contagem de números com a história de João e o Pé de Feijão;
  • Identificar e reconhecer os números de 1 a 10.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contagem de números de 1 a 10 utilizando a história de João e o Pé de Feijão como contexto.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para desenvolver o conteúdo programático proposto, será utilizada uma metodologia ativa e participativa, envolvendo a contação da história de João e o Pé de Feijão, seguida de atividades lúdicas que estimulem a contagem de números de forma sequencial.

ATIVIDADES:

  1. Contação da história de João e o Pé de Feijão, destacando os números presentes na narrativa.
  2. Roda de conversa sobre a história, incentivando as crianças a identificarem e contarem os números de 1 a 10.
  3. Atividade lúdica de contagem, utilizando feijões ou outros objetos para representar os números da história.
  4. Jogo da memória com cartas numeradas de 1 a 10, relacionando cada número com um elemento da história.
  5. Atividade de escrita espontânea, onde as crianças poderão registrar os números aprendidos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro da história de João e o Pé de Feijão
  • Feijões ou outros objetos para a atividade de contagem
  • Cartas numeradas de 1 a 10
  • Material de escrita

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como sua capacidade de contar os números de forma sequencial e relacioná-los com a história de João e o Pé de Feijão.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação da história e rodas de conversa
  • Aula 2: Atividades lúdicas de contagem e jogo da memória
  • Aula 3: Atividade de escrita e revisão dos números aprendidos.

Plano nº 4: Desenvolvendo habilidades de contagem e reconhecimento de números

amarelinha de números desenhada no chão de uma escola

Desenvolver habilidades de contagem e o reconhecimento de números é essencial para o aprendizado matemático das crianças. Existem várias atividades práticas que podem ajudar as crianças a aprimorar essas habilidades de maneira divertida e envolvente.

Uma atividade interessante é “Contagem com Objetos do Dia a Dia”. Peça às crianças para contar objetos do dia a dia, como lápis, cadeiras ou bolas de papel. Essa atividade pode ser realizada durante a rotina diária, tornando o aprendizado de números parte do cotidiano das crianças.

Outra atividade divertida é “Corrida Numérica”. Desenhe uma pista de corrida no chão e marque números ao longo do percurso. Peça às crianças para percorrer a pista, pulando nos números na ordem correta. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de contagem sequencial e o reconhecimento de números.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver o reconhecimento e a associação dos números de forma lúdica e divertida.
  • Estimular a coordenação motora e a percepção numérica das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais e conhecimentos.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras e emoções.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Desenho de uma pista de corrida no chão com números marcados ao longo do percurso.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando para as crianças a proposta do circuito numérico.
  • Demonstrar como percorrer a pista, pulando nos números na ordem correta.
  • Incentivar as crianças a participarem ativamente da atividade, expressando seus sentimentos e ideias durante a brincadeira.

ATIVIDADES:

  1. Desenho da Pista: Desenhar uma pista de corrida no chão da sala de aula ou do pátio, marcando números ao longo do percurso.
  2. Percorrendo o Circuito: Pedir às crianças para percorrerem a pista, pulando nos números na ordem correta, enquanto expressam seus sentimentos e emoções durante a atividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Giz ou fita adesiva para desenhar a pista de corrida.
  • Números de 1 a 10 para marcar ao longo do percurso.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças na atividade.
  • Verificar se as crianças conseguem percorrer a pista pulando nos números na ordem correta.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Explicação da atividade e desenho da pista.
  • 20 minutos: Atividade prática de percorrer o circuito numérico.
  • 10 minutos: Discussão e reflexão sobre a atividade realizada.

Plano nº 5: Criando atividades práticas para trabalhar com números e quantidades

caixa registradora de brinquedo

Atividades práticas são uma ótima maneira de envolver as crianças no aprendizado de números e quantidades. Elas permitem que as crianças experimentem conceitos matemáticos de maneira concreta e significativa.

Uma atividade interessante é “Supermercado Matemático”. Crie um supermercado fictício na sala de aula e forneça às crianças cartões com preços diferentes.

Peça-lhes para fazer compras e somar o valor total de seus itens. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de adição e a habilidade de resolver problemas de maneira prática.

Outra atividade divertida é “Medindo com Blocos”. Peça às crianças para medir diferentes objetos usando blocos como unidade de medida.

Por exemplo, eles podem medir o comprimento de uma mesa ou a altura de uma cadeira. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de medição e o reconhecimento de padrões.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar situações matemáticas de forma lúdica e significativa, por meio da criação de um supermercado fictício.
  • Específicos:
  1. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
  2. Estimular a noção de quantidades e valores.
  3. Promover a interação e cooperação entre os alunos.
  4. Incentivar a comunicação e expressão oral.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Criação de um supermercado fictício na sala de aula.
  • Utilização de cartões com preços diferentes para simular compras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Inicialmente, será feita uma roda de conversa para explicar a proposta do supermercado matemático.
  • Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá uma lista de compras e cartões com preços.
  • Os alunos deverão simular compras, escolhendo os produtos e somando os valores dos cartões.
  • Ao final, haverá uma discussão em grupo para comparar resultados e refletir sobre as diferentes estratégias utilizadas.

ATIVIDADES:

  1. Montagem do Supermercado: Os alunos ajudarão na montagem do supermercado fictício na sala de aula, organizando os produtos e os preços.
  2. Compras no Supermercado: Os alunos, em grupos, realizarão compras no supermercado, utilizando os cartões com preços para somar os valores.
  3. Discussão em Grupo: Após as compras, os grupos se reunirão para comparar resultados e discutir as estratégias utilizadas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Produtos variados para o supermercado fictício.
  • Cartões com preços.
  • Listas de compras.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a capacidade de estabelecer relações de comparação entre objetos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Montagem do supermercado e explicação da atividade.
  • 2ª aula: Realização das compras no supermercado.
  • 3ª aula: Discussão em grupo e reflexão sobre as estratégias utilizadas.

Recursos e materiais para ajudar a ensinar números e quantidades

Existem vários recursos e materiais disponíveis para ajudar a ensinar números e quantidades de maneira divertida e eficaz. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Jogos de tabuleiro: Existem jogos de tabuleiro específicos para o aprendizado de números e quantidades, como “War dos Números” ou “Batalha Matemática”. Esses jogos são divertidos e ajudam a fortalecer as habilidades matemáticas das crianças.
  2. Aplicativos educacionais: Há uma variedade de aplicativos educacionais que ensinam números e quantidades de maneira interativa e envolvente. Alguns exemplos populares são “Matemática Divertida” e “123 Numbers”.
  3. Livros e materiais para contação de histórias: Existem muitos livros e materiais disponíveis que exploram números e quantidades de maneira cativante e criativa. Alguns exemplos são “O Elefante que Sabia Contar” e “A Lagarta Comilona”.
  4. Blocos de construção: Os blocos de construção são um recurso versátil que pode ser usado para ensinar números e quantidades de várias maneiras. Eles podem ser usados para contagem, classificação e criação de padrões.
  5. Brinquedos educativos: Existem brinquedos educativos disponíveis que ajudam as crianças a explorar números e quantidades de maneira prática e divertida. Alguns exemplos são quebra-cabeças numéricos e conjuntos de blocos de montar.

Avaliação da aprendizagem em números e quantidades na educação infantil

A avaliação da aprendizagem em números e quantidades na educação infantil deve ser feita de maneira lúdica e formativa.

É importante observar o progresso das crianças ao longo do tempo e fornecer feedback construtivo para incentivar seu desenvolvimento.

Uma forma de avaliação é a observação contínua. Observe como as crianças interagem com os conceitos matemáticos durante as atividades e jogos.

Anote suas observações e use-as como base para planejar atividades futuras e fornecer orientação individualizada.

Outra forma de avaliação é a criação de portfólios de trabalho. Peça às crianças para registrar suas atividades e realizações relacionadas a números e quantidades.

Isso pode incluir desenhos, registros escritos ou fotografias. Os portfólios podem ser usados para acompanhar o progresso das crianças ao longo do tempo e compartilhar com os pais.

Conclusão

Ensinar números e quantidades na educação infantil pode ser divertido e estimulante tanto para os educadores quanto para as crianças.

Com essas 5 ideias incríveis de planos de aula, você poderá criar experiências significativas e envolventes que ajudarão as crianças a explorar e compreender o mundo dos números.

Lembre-se de que o aprendizado através do jogo e da prática é fundamental para o desenvolvimento matemático das crianças.

Use recursos e materiais criativos, como jogos, manipulativos, histórias e atividades práticas, para tornar suas aulas de números e quantidades ainda mais interessantes e interativas.

Aproveite essa oportunidade para despertar o amor pela matemática nas crianças desde cedo. Com um ensino lúdico e envolvente, você estará preparando as bases para um futuro de sucesso em matemática e outras áreas do conhecimento.

Boa sorte em suas aulas e divirta-se explorando números e quantidades com seus alunos!

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