Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

crianças pequenas dançando com bambolês

05 Planos de Aula para Corpo, Gesto e Movimento: Infantil

Procurando ideias criativas para ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil? Você veio ao lugar certo! Neste artigo, exploraremos cinco estratégias inovadoras e divertidas para ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades corporais enquanto se divertem. Desde atividades lúdicas até jogos interativos, estas ideias certamente irão estimular os sentidos e a coordenação motora dos pequenos.

Com o objetivo de oferecer uma abordagem educativa e dinâmica, nossa equipe compilou essas ideias para envolver a criançada de forma engajante e eficaz.

Além de estimular o movimento corporal, essas atividades também promovem o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Fique conosco e descubra como aplicar jogos de mímica, danças, teatros de sombras e muito mais.

O aprendizado se torna ainda mais significativo e prazeroso quando os estudantes são ativos e participativos em sua própria educação.

Prepare-se para tornar suas aulas ainda mais dinâmicas e divertidas. Vamos lá!

crianças pequenas dançando com bambolês

A importância de ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil

No desenvolvimento de crianças pequenas, é fundamental estimular habilidades físicas e motoras, como corpo, gesto e movimento.

Essas habilidades não apenas contribuem para o desenvolvimento físico, mas também para o cognitivo e social.

Por meio de atividades lúdicas e criativas, é possível ensinar esses conceitos de forma divertida e envolvente.

crianças pequenas brincando de siga o líder

Ideia 1: Jogos e brincadeiras envolvendo movimentos corporais

Uma das formas mais eficazes de ensinar corpo, gesto e movimento é por meio de jogos e brincadeiras que estimulem a movimentação física.

Por exemplo, você pode propor uma brincadeira de “Estátua”, onde as crianças devem imitar diferentes poses quando a música para.

Essa atividade não apenas desenvolve a consciência corporal, mas também a coordenação motora e a capacidade de seguir instruções.

Outra opção é o jogo de “Siga o líder”, onde as crianças devem imitar os movimentos do líder, que pode ser o professor ou uma das crianças.

Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora, a concentração e o trabalho em equipe. Além disso, é uma forma divertida de estimular a criatividade e a expressão corporal.

Confira o Plano de Aula Pronto:

Jogo Siga o Líder

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da empatia, autonomia, cooperação e expressão corporal dos alunos por meio do jogo “Siga o Líder”.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a empatia ao perceber e respeitar as ações dos colegas durante o jogo.
  2. Estimular a autonomia e confiança dos alunos em suas capacidades.
  3. Promover a cooperação e participação ativa nas atividades propostas.
  4. Estimular a expressão corporal e o controle do corpo em movimentos diversificados.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros.
    • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades.
    • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções com o corpo.
    • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso do corpo em brincadeiras e jogos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Jogo “Siga o Líder”.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será lúdica e participativa, com a exploração do jogo “Siga o Líder” para promover a empatia, autonomia, cooperação e expressão corporal dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica – Jogo “Siga o Líder”: Os alunos irão formar uma roda e escolher um colega para ser o líder. O líder irá realizar movimentos e os demais alunos deverão imitá-lo. O objetivo é seguir o líder com atenção e respeitar as ações dos colegas.
  2. Atividade de Expressão Corporal: Após o jogo, os alunos serão incentivados a criar seus próprios movimentos para serem seguidos pelos colegas, estimulando a criatividade e a expressão corporal.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Espaço amplo para a realização das atividades
  • Músicas para acompanhar o jogo
  • Material para marcação do líder (como um lenço)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento da empatia, autonomia, cooperação e expressão corporal dos alunos durante as atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Explicação do jogo “Siga o Líder” e primeira rodada.
  • 2ª aula: Continuação do jogo com novas lideranças e exploração da expressão corporal.
  • 3ª aula: Encerramento do jogo e reflexão sobre as aprendizagens adquiridas.
crianças pequenas pulando como coelhos

Ideia 2: Atividades que estimulam a consciência corporal

A consciência corporal é fundamental para o desenvolvimento motor das crianças.

Para estimular essa habilidade, você pode realizar atividades que envolvam o reconhecimento e a identificação das partes do corpo.

Por exemplo, você pode pedir para as crianças tocarem diferentes partes do corpo enquanto cantam uma música relacionada.

Outra atividade interessante é o jogo de “Imitar Animais”. As crianças devem imitar os movimentos e gestos de diferentes animais, como o pulo de um coelho ou o rugido de um leão.

Além de estimular a consciência corporal, essa atividade também promove o aprendizado sobre diferentes animais e seus comportamentos.

Confira o Plano de Aula Pronto:

Jogo Imitando Animais

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a expressão corporal e a criatividade das crianças através do jogo de imitar animais.
  • Estimular a empatia e a cooperação entre os alunos durante a atividade.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferentes formas de expressão e os limites de cada criança durante o jogo.
  • BRINCAR: Estimular a imaginação e a criatividade das crianças através da imitação de animais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Jogo de imitar animais

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o jogo de imitar animais e seus objetivos.
  • Realizar uma breve demonstração de como imitar diferentes animais.
  • Dividir os alunos em pequenos grupos para praticarem a imitação de animais.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos durante o jogo.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica: Os alunos devem imitar diferentes animais, como leões, elefantes, macacos, entre outros. O professor pode sugerir movimentos e sons característicos de cada animal.
  2. Atividade de Escrita: Após o jogo, os alunos podem desenhar o animal que mais gostaram de imitar e escrever uma pequena frase sobre ele.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Espaço amplo para as atividades.
  • Imagens ou desenhos dos animais para inspirar a imitação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante o jogo de imitar animais.
  • Avaliar a criatividade e a expressão corporal de cada criança.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Explicação do jogo e demonstração.
  • 20 minutos: Atividade prática de imitação de animais em grupos.
  • 10 minutos: Atividade de desenho e escrita sobre os animais imitados.
image 13

Ideia 3: Danças e coreografias para desenvolver a coordenação motora

A dança é uma excelente forma de ensinar corpo, gesto e movimento de maneira divertida e envolvente.

Você pode escolher músicas animadas e criar coreografias simples para as crianças aprenderem e dançarem juntas.

Essa atividade não apenas desenvolve a coordenação motora, mas também a capacidade de interpretar e expressar emoções por meio do movimento do corpo.

Além disso, a dança em grupo também estimula o trabalho em equipe e a socialização das crianças. Elas podem se divertir enquanto aprendem e desenvolvem suas habilidades motoras.

Lembre-se de adaptar as coreografias de acordo com a faixa etária das crianças e incentivar a criatividade e a expressão individual durante as danças.

Confira o Plano de Aula Pronto:

Jogo da Estátua

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a expressão corporal e a coordenação motora das crianças.
  • Estimular a criatividade e a imaginação por meio de brincadeiras.
  • Promover a socialização e o respeito às regras do jogo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Expressão corporal
  • Coordenação motora
  • Criatividade
  • Socialização

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o jogo da estátua e suas regras.
  • Realizar uma breve demonstração de como os alunos devem se comportar durante o jogo.
  • Promover a brincadeira de forma lúdica e descontraída, incentivando a participação de todos.

ATIVIDADES:

  • Dividir os alunos em um espaço amplo e livre.
  • Explique que, durante a música, eles devem dançar e se movimentar livremente, e quando a música parar, devem ficar parados como estátuas.
  • Os alunos que se movimentarem após a música parar estarão fora do jogo.
  • Repita o processo até que reste apenas um aluno, que será o vencedor.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Música
  • Espaço amplo para as atividades
  • Professor para orientar e supervisionar a brincadeira

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento dos alunos na atividade.
  • Verificar se compreenderam e respeitaram as regras do jogo.
  • Avaliar a expressão corporal e a coordenação motora de cada criança durante a brincadeira.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Explicação das regras do jogo da estátua.
  • 20 minutos: Realização da atividade com os alunos.
  • 10 minutos: Discussão sobre a brincadeira e feedback dos alunos.
crianças pequenas usando máscaras de teatro

Ideia 4: Exercícios de expressão corporal e teatro na educação infantil

A expressão corporal e o teatro são ferramentas poderosas para ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil.

Por meio de exercícios de expressão corporal, as crianças podem aprender a comunicar emoções e sentimentos por meio do movimento do corpo.

Você pode propor atividades como “Imitar Emoções”, onde as crianças devem expressar diferentes emoções apenas com o corpo.

O teatro também é uma excelente forma de explorar o corpo, gesto e movimento das crianças.

Você pode incentivar a criação de pequenas peças teatrais, onde as crianças devem interpretar personagens e expressar suas emoções por meio do movimento.

Essa atividade desenvolve a criatividade, a autoconfiança e a expressão artística das crianças.

Confira o Plano de Aula Pronto:

Jogo das Expressões de Sentimentos

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da empatia, da expressão de sentimentos e da valorização das diferenças, por meio do jogo das expressões de sentimentos.
  • Objetivos Específicos:
  1. Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  2. Expressar ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  3. Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  4. Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Códigos e Descrições:
  1. (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  2. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  3. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  4. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Relacionar-se com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças e expressando sentimentos.
  • BRINCAR: Utilizar o jogo como forma de expressão de sentimentos e interação com os outros.
  • EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE: Reconhecer e valorizar suas próprias emoções e as dos outros.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Expressão de sentimentos e emoções por meio de jogos e brincadeiras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre sentimentos e emoções.
  • Apresentar o jogo das expressões de sentimentos, explicando as regras e como jogar.
  • Dividir os alunos em grupos para jogar e expressar diferentes sentimentos.
  • Promover a reflexão e discussão sobre as emoções vivenciadas durante o jogo.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Roda de conversa sobre sentimentos e emoções.
  • Atividade 2: Jogo das expressões de sentimentos, com cartas representando diferentes emoções que os alunos deverão imitar com expressões faciais.
  • Atividade 3: Discussão em grupo sobre as emoções vivenciadas durante o jogo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartas com expressões de sentimentos.
  • Espaço amplo para as atividades.
  • Lápis e papel para registro.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação dos alunos nas atividades.
  • Registro das expressões de sentimentos demonstradas durante o jogo.
  • Diálogo individual para compreender as percepções e aprendizados dos alunos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa sobre sentimentos e emoções.
  • Aula 2: Jogo das expressões de sentimentos.
  • Aula 3: Discussão em grupo sobre as emoções vivenciadas.
criança pequena em posição de meditação

Ideia 5: Práticas de yoga e meditação para crianças

Além das atividades lúdicas e criativas, práticas de yoga e meditação também podem ser introduzidas na educação infantil para ensinar corpo, gesto e movimento.

O yoga ajuda a desenvolver a consciência corporal, o equilíbrio, a flexibilidade e a concentração das crianças.

Existem diversas posturas de yoga adaptadas para crianças, como a “postura da árvore” e a “postura do gato”.

A meditação também pode ser introduzida para ajudar as crianças a se conectarem com o próprio corpo e com as emoções.

Você pode guiar as crianças em uma meditação simples, onde elas devem fechar os olhos, respirar profundamente e prestar atenção nas sensações corporais.

Essa prática ajuda a desenvolver a consciência corporal, a calma e a concentração das crianças.

Confira o Plano de Aula Pronto:

Meditação e Sensações Corporais

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a empatia pelas sensações corporais próprias e dos outros.
  • Estimular a valorização das características do corpo e o respeito pelas diferenças.
  • Promover o autocuidado e o controle das emoções através da meditação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar a cultura e as diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR: Explorar diferentes formas de expressão emocional e sensorial.
  • EXPRESSAR: Comunicar suas necessidades e sentimentos através de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Meditação e sensações corporais
  • Autocuidado e respeito pelo corpo e pelas emoções

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as sensações corporais e a importância de cuidar do corpo.
  • Realizar atividades de meditação guiada, com exercícios de respiração e relaxamento.
  • Promover momentos de autocuidado, como alongamentos e massagens relaxantes.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Explique para as crianças o que é meditação e como ela pode ajudar a controlar as emoções. Peça para que compartilhem suas sensações corporais.
  2. Meditação Guiada: Faça uma atividade de meditação guiada, com exercícios simples de respiração e relaxamento, estimulando as crianças a se conectarem com seus corpos.
  3. Autocuidado: Promova momentos de autocuidado, como alongamentos e massagens relaxantes, para que as crianças sintam-se confortáveis e aprendam a cuidar de si mesmas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Almofadas ou tapetes para meditação
  • Música relaxante
  • Material para alongamentos
  • Livros ou imagens que abordem o tema

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
  • Registro das percepções e sensações relatadas pelas crianças durante a meditação.
  • Feedback individualizado sobre a importância do autocuidado e da valorização do corpo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre meditação e sensações corporais.
  • 2ª aula: Atividade de meditação guiada.
  • 3ª aula: Prática de autocuidado com alongamentos e massagens relaxantes.

Recursos e materiais para implementar ideias criativas

Para implementar essas ideias criativas na educação infantil, é importante contar com recursos e materiais adequados.

Por exemplo, você pode utilizar músicas e instrumentos musicais para as atividades de dança e expressão corporal.

Além disso, é importante disponibilizar espaço adequado para que as crianças possam se movimentar livremente durante as atividades.

Também é possível utilizar recursos visuais, como cartazes e imagens, para auxiliar no ensino das partes do corpo e dos gestos.

Além disso, é importante ter acesso a materiais de teatro, como figurinos e objetos de cena, para as atividades de expressão corporal e teatro.

Benefícios de ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil

Ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil traz uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Além de contribuir para o desenvolvimento físico, essas atividades estimulam o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a expressão artística, a socialização e o trabalho em equipe.

As crianças aprendem de forma lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades motoras e emocionais importantes.

Dicas para os professores implementarem as ideias de forma eficaz

Para implementar essas ideias de forma eficaz, é importante que os professores estejam preparados e engajados.

Aqui estão algumas dicas para ajudar os professores a ensinar corpo, gesto e movimento de forma eficaz:

  1. Planeje as atividades com antecedência, levando em consideração a faixa etária e as habilidades das crianças.
  2. Crie um ambiente seguro e estimulante, com espaço adequado para as atividades físicas.
  3. Estimule a participação ativa das crianças, incentivando o trabalho em equipe e a expressão individual.
  4. Seja criativo e flexível, adaptando as atividades de acordo com as necessidades e interesses das crianças.
  5. Valorize e incentive o esforço e a criatividade das crianças, criando um ambiente de apoio e confiança.

Conclusão: Promovendo aprendizado divertido e significativo por meio do corpo, gesto e movimento na educação infantil

Ensinar corpo, gesto e movimento na educação infantil é essencial para o desenvolvimento global das crianças.

Por meio de atividades lúdicas, como jogos, danças, expressão corporal e práticas de yoga, é possível estimular o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças.

Ao proporcionar um ambiente de aprendizado divertido e participativo, as crianças têm a oportunidade de experimentar e explorar seu próprio corpo, desenvolvendo habilidades motoras, criatividade, expressão artística e trabalho em equipe.

Portanto, não deixe de utilizar essas ideias criativas em suas aulas de educação infantil.

Promova a diversão, o aprendizado significativo e a descoberta do corpo, gesto e movimento das crianças.

Elas certamente se envolverão e se beneficiarão dessas atividades estimulantes e envolventes.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima