Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

planos de aula para festa junina

05 Planos de Aula para Festa Junina: Educação Infantil

A festa junina é uma tradição brasileira muito esperada pelas crianças na educação infantil. Comemorada durante o mês de junho, essa festividade conta com danças, comidas típicas e brincadeiras, tudo para celebrar a cultura nordestina e a chegada do inverno. Para tornar essa experiência ainda mais especial e divertida, é essencial planejar aulas temáticas que envolvam as tradições juninas de forma lúdica e educativa. Por isso, neste artigo separamos 05 Planos de Aula que vão animar a festa da criançada.

05 ideias de planos de aula para a festa junina na educação infantil: diversão e aprendizado garantidos

Neste artigo, reunimos 05 ideias de planos de aula para a festa junina na educação infantil, para garantir a diversão e o aprendizado das crianças.

Os planos aula trabalhados neste artigo são:

Cada plano de aula aborda diferentes aspectos dessa festividade, como culinária, música, dança e jogos, proporcionando uma imersão completa nas tradições juninas.

Além disso, todas as atividades são adaptadas para atender às necessidades e níveis de desenvolvimento das crianças nessa faixa etária.

Prepare-se para explorar a magia da festa junina na educação infantil e surpreenda seus alunos com aulas inesquecíveis.

Descubra como transformar essa celebração em momentos de aprendizado significativos, despertando o interesse das crianças pelo folclore brasileiro e incentivando sua criatividade.

Aproveite nossas sugestões e deixe a festa junina ainda mais especial!

crianças em uma festa junina

O que é a Festa Junina na educação infantil?

A Festa Junina é uma tradição brasileira muito aguardada pelas crianças na educação infantil.

Celebrada durante o mês de junho, essa festividade inclui danças, comidas típicas e jogos, tudo para celebrar a cultura do Nordeste e a chegada do inverno.

Para tornar essa experiência ainda mais especial e divertida, é essencial planejar aulas temáticas que envolvam as tradições de junho de forma lúdica e educativa.

A importância da festa junina na educação infantil

A festa junina desempenha um papel fundamental na educação infantil, proporcionando uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Essa festividade não apenas celebra a cultura brasileira, mas também estimula a socialização, o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento motor.

Ao participarem das atividades relacionadas à festa junina, as crianças têm a oportunidade de se envolverem em jogos tradicionais, como a pescaria e a corrida do saco.

Essas brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras, coordenação e equilíbrio. Além disso, os jogos em grupo incentivam a interação social e a cooperação entre as crianças.

A preparação das decorações juninas também é uma atividade enriquecedora para as crianças.

Ao criar enfeites e adereços, elas exercitam sua criatividade e habilidades manuais. Essa experiência também pode envolver aprendizado sobre cores, formas e texturas, além de despertar o interesse pela cultura brasileira.

Outro aspecto importante da festa junina na educação infantil é a valorização da música e da dança.

As crianças têm a oportunidade de conhecer e apreciar músicas típicas dessa festividade, assim como aprender coreografias de danças tradicionais.

Essas atividades estimulam o ritmo, a expressão corporal e a coordenação motora das crianças.

Por fim, a culinária típica da festa junina também pode ser explorada na educação infantil.

Ao prepararem e degustarem comidas como pipoca, canjica e pé de moleque, as crianças têm a oportunidade de experimentar sabores diferentes, aprender sobre ingredientes e até mesmo desenvolver noções de higiene e segurança alimentar.

3 crianças pequenas competindo na corrida do saco em uma festa junina

Ideia 1: Jogos tradicionais da festa junina

Uma das formas mais divertidas de proporcionar aprendizado durante a festa junina para educação infantil é por meio dos jogos tradicionais.

Essas brincadeiras, além de resgatarem tradições culturais, estimulam habilidades motoras, coordenação e socialização.

Algumas sugestões de jogos tradicionais para incluir em seu plano de aula são:

  1. Pescaria: Monte um cenário com um “rio” (pode ser uma caixa com água) e peixinhos de papelão com clipes. As crianças podem usar varinhas de pescar feitas de galhos e barbante para “pescar” os peixinhos. Essa atividade trabalha a coordenação motora fina e a concentração.
  2. Corrida do saco: Divida as crianças em duplas e forneça sacos de estopa. Elas devem entrar nos sacos e dar pulos até a linha de chegada. Essa brincadeira estimula a coordenação motora grossa, o equilíbrio e a competição saudável.
  3. Boca do palhaço: Faça um painel com a figura de um palhaço com a boca aberta. As crianças devem jogar bolinhas de tecido ou bolas de meia para acertar na boca do palhaço. Essa atividade trabalha a coordenação motora e a precisão dos lançamentos.

Esses são apenas alguns exemplos de jogos tradicionais que podem ser adaptados para a educação infantil.

O importante é proporcionar momentos de diversão e aprendizado, explorando as habilidades motoras e sociais das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelas tradições da Festa Junina;
  • Estimular a socialização e a cooperação entre os alunos;
  • Promover a criatividade e a expressão artística das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Origem e tradições da Festa Junina;
  • Brincadeiras típicas da festa, como pescaria, correio elegante, dança da quadrilha;
  • Músicas tradicionais juninas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para apresentar o tema e explicar as tradições da Festa Junina;
  • Realização de brincadeiras típicas da festa;
  • Atividades artísticas, como pintura de bandeirinhas e confecção de chapéus de palha.

ATIVIDADES:

  1. Pescaria: montar um espaço com peixes de papelão e varinhas com imã para as crianças pescarem;
  2. Correio elegante: as crianças podem escrever bilhetes e entregar para os colegas;
  3. Dança da quadrilha: ensaiar uma pequena coreografia simples para as crianças dançarem juntas;
  4. Confecção de chapéus de palha: utilizar materiais como papel pardo e palha para as crianças criarem seus próprios chapéus.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Peixes de papelão e varinhas com imã;
  • Papel e lápis para o correio elegante;
  • Músicas tradicionais juninas;
  • Materiais para atividades artísticas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas;
  • Registro fotográfico e/ou em vídeo das brincadeiras e produções artísticas dos alunos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e das tradições da Festa Junina;
  • Aula 2: Realização das brincadeiras típicas da festa;
  • Aula 3: Atividades artísticas relacionadas à Festa Junina.
festa junina típica com barracas

Ideia 2: Montagem de barracas típicas da festa junina

Outra atividade interessante para incluir no plano de aula da festa junina na educação infantil é a montagem de barracas típicas.

Essas barracas podem representar diferentes aspectos da festa junina, como a barraca de pescaria, a barraca de doces e a barraca de brincadeiras.

A montagem das barracas pode ser feita de forma colaborativa, envolvendo as crianças em todo o processo.

Para montar as barracas, você pode utilizar materiais simples, como caixas de papelão, tecidos coloridos e adereços temáticos.

Deixe que as crianças participem da decoração das barracas, pintando e colando enfeites. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento da coordenação motora.

Além da montagem das barracas, é interessante propor que as crianças brinquem e interajam com elas.

Por exemplo, na barraca de pescaria, você pode colocar peixinhos de papelão com clipes e varinhas de pescar feitas de galhos e barbante.

Na barraca de doces, as crianças podem “vender” e “comprar” alimentos típicos da festa junina, exercitando a imaginação e o faz de conta.

A montagem das barracas típicas da festa junina desperta o interesse das crianças pela cultura brasileira, além de promover a sociabilização, a imaginação e a criatividade.

Essa atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente, dependendo do número de crianças e do espaço disponível.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças ao montar barracas típicas de festa junina.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Conhecer e vivenciar elementos culturais das festas juninas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Montagem de barracas típicas de festa junina.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o que são as festas juninas e a tradição das barracas típicas.
  • Dividir as crianças em grupos e propor a montagem de barracas utilizando materiais como papel, tecido, e objetos decorativos.
  • Incentivar a criatividade e a participação de todas as crianças no processo de montagem.

ATIVIDADES:

  1. Dividir as crianças em grupos e explicar a proposta de montagem das barracas.
  2. Cada grupo deverá escolher um tema para a sua barraca (ex: barraca de brincadeiras, barraca de comidas típicas, barraca de pescaria).
  3. As crianças irão montar as barracas com a orientação dos professores, utilizando os materiais disponíveis.
  4. Ao final, cada grupo irá apresentar a sua barraca para os colegas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel colorido
  • Tecidos
  • Tesoura
  • Cola
  • Objetos decorativos (bandeirinhas, balões, etc.)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças na atividade.
  • Verificar a criatividade e a cooperação dos grupos na montagem das barracas.
  • Avaliar a capacidade de respeitar e valorizar as diferentes culturas representadas nas barracas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Explicação sobre as festas juninas e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Montagem das barracas.
  • Aula 3: Apresentação das barracas e encerramento da atividade.
image 43

Ideia 3: Confecção de decorações juninas

A confecção de decorações juninas é uma atividade que une aprendizado e diversão.

Nessa atividade, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, desenvolvendo sua criatividade e habilidades manuais.

Para começar, você pode apresentar às crianças algumas imagens e exemplos de decorações juninas, como bandeirinhas coloridas, balões de papel, espantalhos e fogueiras.

Em seguida, forneça materiais como papel colorido, tesouras, cola, barbante e tintas, e deixe que as crianças criem suas próprias decorações.

Por exemplo, elas podem recortar e colorir bandeirinhas de papel, que depois podem ser penduradas no espaço da festa junina.

Também podem criar balões de papel, utilizando diferentes técnicas de dobradura. Os espantalhos podem ser feitos com palitos de churrasco, tecidos e retalhos, estimulando a imaginação e a coordenação motora.

Além das decorações, você também pode propor que as crianças criem convites e cartazes para divulgar a festa junina.

Essa atividade envolve a escrita, o desenho e a expressão artística, além de estimular a comunicação e a interação com outras crianças.

A confecção de decorações juninas proporciona às crianças a oportunidade de expressarem sua criatividade, explorarem diferentes materiais e técnicas artísticas, além de aprenderem sobre a cultura brasileira.

Essa atividade pode ser realizada em etapas, conforme o cronograma de atividades da festa junina.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças experiências lúdicas e criativas relacionadas à preparação de decorações para festa junina, estimulando a expressão artística e o trabalho em equipe.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a coordenação motora fina por meio da manipulação de materiais diversos.
  2. Estimular a criatividade e a imaginação na confecção de enfeites juninos.
  3. Promover a interação e a cooperação entre os alunos durante as atividades.
  4. Conhecer e valorizar as tradições da festa junina.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Decorações típicas de festa junina: bandeirinhas, balões, espantalhos, entre outros.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

A metodologia proposta será baseada em atividades práticas e lúdicas, estimulando a participação ativa das crianças na confecção das decorações. Serão utilizados materiais variados, como papel colorido, tecidos, barbante, tintas, entre outros.

ATIVIDADES:

  1. Confecção de Bandeirinhas:

As crianças irão decorar bandeirinhas de papel colorido com tintas, colagens e desenhos, estimulando a criatividade.

2. Montagem de Espantalhos:

Em grupos, os alunos irão confeccionar espantalhos utilizando materiais como palha, tecido, botões e retalhos.

3. Pintura de Balões:

As crianças irão pintar balões de papel crepom com guache, explorando cores e texturas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Papel colorido, tesoura, cola, tintas, pincéis, palha, tecidos, botões, retalhos, barbante, entre outros materiais de artesanato.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação, criatividade e colaboração dos alunos durante as atividades. Será valorizado o processo de criação e não apenas o resultado final.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Confecção de Bandeirinhas
  • Aula 2: Montagem de Espantalhos
  • Aula 3: Pintura de Balões
Crianças em uma Apresentação de dança folclórica junina

Ideia 4: Apresentação de danças folclóricas juninas

As danças folclóricas juninas são uma parte essencial da festa junina, e incluí-las no plano de aula da educação infantil é uma forma de despertar o interesse das crianças pelo folclore brasileiro e estimular sua expressão corporal.

Antes de apresentar as danças às crianças, é interessante contextualizar a origem e os significados das danças folclóricas juninas.

Você pode contar histórias e lendas relacionadas a essas danças, mostrando a importância cultural que elas têm.

Em seguida, escolha algumas danças folclóricas juninas para ensinar às crianças, como a quadrilha, o bumba meu boi e o carimbó.

Explique os passos básicos de cada dança e ensine as coreografias de forma lúdica e participativa.

Durante os ensaios, é importante incentivar as crianças a se expressarem livremente por meio da dança.

Valorize a criatividade e a originalidade de cada criança, respeitando suas habilidades e ritmos individuais.

No dia da apresentação, crie um ambiente festivo, com músicas típicas e adereços relacionados à festa junina.

Deixe que as crianças se vistam com trajes típicos, como vestidos de chita e chapéus de palha.

Essa vivência proporciona um mergulho na cultura brasileira, estimulando o respeito à diversidade cultural e o orgulho de suas raízes.

A apresentação das danças folclóricas juninas permite que as crianças vivenciem uma experiência única de expressão corporal, musicalidade e trabalho em equipe.

Além disso, essa atividade desperta o interesse pelo folclore brasileiro e valoriza a cultura nacional.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:

Promover a valorização e o conhecimento das danças típicas de festa junina, estimulando a expressão corporal, a socialização e a criatividade dos alunos.

Objetivos Específicos:

Conhecer e identificar as danças típicas de festa junina.

Experimentar movimentos e expressões corporais presentes nas danças juninas.

Estimular a interação e a cooperação entre os alunos durante as atividades.

Desenvolver a coordenação motora e a expressão emocional por meio da dança.

Promover a valorização da cultura brasileira, em especial das festas juninas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
    • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Danças típicas de festa junina: quadrilha, carimbó, baião, entre outras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

A aula será desenvolvida de forma lúdica e participativa, com exploração das danças típicas de festa junina por meio de músicas, vídeos e brincadeiras.

ATIVIDADES:

Roda de Conversa: Iniciar a aula explicando sobre as danças típicas de festa junina e sua importância cultural.

Exploração de Movimentos: Colocar músicas juninas e incentivar os alunos a experimentarem os movimentos das danças típicas.

Atividade Prática: Dividir a turma em grupos e ensaiar uma pequena apresentação de dança junina.

Criação de Coreografias: Estimular os alunos a criarem suas próprias coreografias inspiradas nas danças juninas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Músicas de festa junina, vídeos das danças típicas, espaço amplo para as atividades práticas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e a evolução dos alunos durante as atividades.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Introdução às danças típicas de festa junina.
  • 2ª aula: Exploração de movimentos e criação de coreografias.
  • 3ª aula: Apresentação das coreografias criadas pelos alunos.
pratos com comidas típicas de  festa junina

Ideia 5: Preparação e degustação de comidas típicas

A culinária é um aspecto importante da festa junina, e proporcionar a preparação e degustação de comidas típicas é uma forma de envolver as crianças no contexto cultural dessa festividade.

Além de experimentarem sabores diferentes, as crianças aprendem sobre ingredientes, higiene e segurança alimentar.

Antes de iniciar a atividade, apresente às crianças algumas comidas típicas da festa junina, como pipoca, canjica, paçoca e pé de moleque.

Explique a origem e os ingredientes de cada uma dessas comidas, estimulando a curiosidade das crianças.

Em seguida, proponha que as crianças participem da preparação das comidas. Por exemplo, elas podem ajudar a estourar a pipoca, mexer a canjica no fogo, amassar a paçoca e misturar os ingredientes do pé de moleque.

Durante todo o processo, é importante reforçar a importância da higiene e da segurança alimentar.

Após a preparação, organize um momento de degustação das comidas típicas. Crie um ambiente acolhedor, com música e decoração relacionadas à festa junina.

Deixe que as crianças experimentem cada uma das comidas preparadas, estimulando a troca de experiências e a valorização dos sabores e texturas.

A preparação e degustação de comidas típicas da festa junina proporciona às crianças uma vivência sensorial e cultural.

Elas têm a oportunidade de aprender sobre ingredientes, técnicas culinárias e higiene alimentar, além de experimentarem sabores diferentes e desenvolverem seu paladar.

PLANO DE AULA: Comidas Típicas de Festa Junina

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Gerais: Promover o conhecimento e valorização da cultura brasileira, especificamente das comidas típicas de festa junina.
  • Específicos:
    • Conhecer e identificar as principais comidas típicas de festa junina.
    • Desenvolver habilidades motoras e sensoriais através da manipulação de alimentos.
    • Estimular a socialização e cooperação entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Comidas típicas de festa junina (ex: pipoca, paçoca, canjica, quentão, pé-de-moleque, entre outros).

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema.
  • Apresentação e degustação das comidas típicas.
  • Atividades lúdicas de identificação e nomeação das comidas.
  • Atividades de pintura relacionadas às comidas típicas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a festa junina e suas comidas típicas.
  2. Apresentação e degustação: Mostrar e permitir que os alunos provem as comidas típicas.
  3. Atividade de identificação: Distribuir imagens das comidas para que os alunos identifiquem e nomeiem.
  4. Atividade de pintura: Propor que os alunos desenhem as comidas típicas em folhas de papel.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens das comidas típicas.
  • Alimentos para degustação.
  • Materiais de pintura.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e participação dos alunos durante as atividades.
  • Verificação da capacidade de identificação e nomeação das comidas típicas.
  • Avaliação do desenvolvimento motor e sensorial na manipulação dos alimentos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Introdução do tema e rodas de conversa: 1 aula.
  • Apresentação e degustação das comidas típicas: 1 aula.
  • Atividades de identificação e pintura: 2 aulas.

Benefícios da festa junina na educação infantil

A festa junina na educação infantil oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Além de celebrar a cultura brasileira, essa festividade estimula a socialização, o trabalho em equipe, a criatividade, o desenvolvimento motor e a valorização do folclore brasileiro.

Ao participarem das atividades relacionadas à festa junina, as crianças desenvolvem habilidades motoras, coordenação e equilíbrio por meio dos jogos tradicionais.

A montagem das barracas típicas estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento da coordenação motora.

A confecção de decorações juninas proporciona às crianças a oportunidade de expressarem sua criatividade e aprenderem sobre a cultura brasileira.

A apresentação de danças folclóricas juninas estimula a expressão corporal, a musicalidade e o trabalho em equipe, despertando o interesse pelo folclore brasileiro.

A preparação e degustação de comidas típicas envolvem as crianças no contexto cultural da festa junina, proporcionando uma vivência sensorial e aprendizado sobre ingredientes e higiene alimentar.

A festa junina na educação infantil é uma oportunidade única de promover aprendizado de forma lúdica e significativa, despertando o interesse das crianças pela cultura brasileira e estimulando sua criatividade.

Ao planejar as atividades da festa junina, leve em consideração as necessidades e o nível de desenvolvimento das crianças, adaptando as atividades de acordo com o contexto da sua turma.

Boa aula!

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima