×
🔒

Conteúdo Exclusivo para Assinantes!

Assine agora e tenha acesso completo para copiar textos, imagens e muito mais!

Conheça as Vantagens

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

image 52

05 Planos de Aula para Trabalhar Cores na Educação Infantil

Você ainda gasta tempo criando planos de aula?

Tenha acesso imediato a Planos de Aula Prontos e Ferramentas de Inteligência Artificial!

Torne-se Assinante por apenas R$ 49,00 por ano!

Quer despertar a criatividade das crianças na educação infantil? Que tal trabalhar as cores de uma forma divertida e atrativa? Neste artigo, vamos apresentar 5 ideias incríveis de planos de aula para estimular o aprendizado das cores de forma lúdica e interessante.

Desperte a criatividade das crianças com essas 05 ideias para trabalhar cores na educação infantil

Através de atividades práticas e envolventes, as crianças terão a oportunidade de explorar diferentes tons e matizes, desenvolvendo assim a percepção visual e a capacidade de associar cada cor a seu significado.

Além disso, essas atividades auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina e na expressão artística dos pequenos.

Desde jogos interativos com cartelas de cores até projetos de pintura ao ar livre, cada uma das ideias apresentadas tem o objetivo de tornar o aprendizado das cores divertido e cativante para as crianças, estimulando sua imaginação e criatividade.

Então, prepare-se para colocar em prática essas atividades incríveis e assistir de perto o desenvolvimento das habilidades artísticas e cognitivas dos pequenos.

Desperte a criatividade das crianças e faça da educação infantil uma experiência inesquecível!

criança pequena com as mãos sujas de tinta

O papel das cores no desenvolvimento infantil

As cores desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Desde tenra idade, as crianças são atraídas por cores vibrantes e brilhantes.

Essas cores estimulam os sentidos e despertam a curiosidade, incentivando a exploração e a aprendizagem.

Além disso, as cores têm um impacto significativo no desenvolvimento emocional das crianças. Cada cor tem um significado simbólico e emocional, e aprender a associar cada cor a uma emoção ou sentimento ajuda as crianças a expressar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros.

Ao trabalhar com cores na educação infantil, estamos proporcionando às crianças uma oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas e emocionais essenciais, ao mesmo tempo em que estimulamos sua imaginação e criatividade.

Benefícios de trabalhar com cores na educação infantil

Trabalhar com cores na educação infantil traz uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças. Além de estimular a criatividade e a expressão artística, as atividades com cores também promovem o desenvolvimento de habilidades motoras finas, coordenação motora e percepção visual.

Ao explorar diferentes tons e nuances de cores, as crianças desenvolvem sua capacidade de observação e percepção visual, o que é essencial para a alfabetização e o aprendizado posterior.

Além disso, as atividades com cores também promovem a interação social e a colaboração entre as crianças.

🎯 Chega de Perder Tempo!

Já imaginou nunca mais perder horas e horas criando Planos de Aula do zero?

Ao trabalhar juntas em projetos de arte ou jogos com cores, as crianças aprendem a compartilhar ideias, respeitar as opiniões dos outros e trabalhar em equipe.

Ideia 1: Atividades práticas com tintas e pincéis

criança pequena fazendo uma pintura com tintas e pinceis

Uma das formas mais divertidas e práticas de trabalhar com cores na educação infantil é através de atividades com tintas e pincéis.

Essas atividades permitem que as crianças explorem diferentes cores, misturem tons e experimentem diferentes técnicas de pintura.

Uma ideia simples, mas eficaz, é fornecer às crianças uma paleta de cores e pincéis e deixá-las experimentar livremente.

Encoraje as crianças a misturar diferentes cores e criar suas próprias tonalidades. Essa atividade não apenas estimula a criatividade, mas também desenvolve habilidades motoras finas e coordenação motora.

Gerador Automático de Planos de Aula

Nossos Assinantes Contam com Ferramenta de Inteligência Artificial que gera Planos de Aula em questão de Segundos!

Outra atividade divertida é a pintura com as mãos. Forneça às crianças tintas laváveis e deixe que elas usem suas mãos para pintar.

Essa atividade é especialmente adequada para crianças pequenas, que estão desenvolvendo suas habilidades motoras.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar experiências que permitam às crianças explorar e experimentar diferentes formas de expressão artística por meio do uso de tintas e pincéis, estimulando sua criatividade e imaginação.
  • Objetivos Específicos:
  1. Estimular a coordenação motora fina das crianças ao manusear os pincéis e tintas.
  2. Promover a expressão de sentimentos e emoções por meio da arte.
  3. Explorar as cores, formas e texturas das tintas.
  4. Incentivar a criatividade e a imaginação das crianças.
  5. Proporcionar momentos de interação e cooperação entre as crianças durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 49,00 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • Códigos e Descrições:
  1. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração de tintas de diferentes cores, texturas e formas de aplicação, utilizando pincéis.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com ênfase em atividades práticas e exploratórias. Serão propostas atividades que estimulem a criatividade e a expressão artística das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica:
  • As crianças serão convidadas a explorar as tintas e os pincéis livremente, sem regras pré-estabelecidas, incentivando a criatividade e a expressão individual.
  1. Atividade de Escrita:
  • Após a atividade com as tintas, as crianças serão convidadas a descrever suas produções por meio de desenhos ou palavras, estimulando a linguagem escrita.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de diversas cores, pincéis de diferentes tamanhos, papéis para pintura, aventais para proteção das roupas, mesas e cadeiras adequadas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e a criatividade das crianças durante as atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Apresentação dos materiais (tintas e pincéis) e exploração livre.
  • 2ª aula: Atividade prática de pintura com orientações sobre cores e formas.
  • 3ª aula: Atividade de escrita e descrição das produções artísticas realizadas.

Ideia 2: Explorando cores através de jogos e brincadeiras

criança pequena classificando brinquedos por tipo de cor

Os jogos e brincadeiras são uma forma divertida e engajante de trabalhar com cores na educação infantil. Existem muitos jogos simples que podem ser adaptados para ensinar as crianças sobre cores.

Um exemplo é o jogo da memória com cartas de cores. Para jogar, basta imprimir cartas com diferentes cores e distribuí-las de forma aleatória.

As crianças devem encontrar os pares de cores correspondentes, estimulando a associação entre cores e sua memória visual.

Outra ideia é criar um jogo de classificação de cores. Forneça às crianças uma variedade de objetos de diferentes cores e peça para que elas os classifiquem em grupos de acordo com a cor.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a capacidade de classificação e a percepção das diferenças entre as cores.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da capacidade de classificação e organização das crianças, por meio da categorização de objetos por cor.
  • Objetivos Específicos:
    1. Desenvolver a habilidade de classificação das crianças, por meio da separação de brinquedos por cor.
    2. Estimular a percepção visual das crianças em relação às cores dos objetos.
    3. Promover a interação entre as crianças durante a atividade de classificação.
    4. Incentivar a linguagem oral das crianças, através da comunicação sobre as cores dos brinquedos.
    5. Favorecer o desenvolvimento da coordenação motora fina, por meio da manipulação dos brinquedos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
    • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a diversidade.
  • BRINCAR: Participar ativamente de brincadeiras em grupo.
  • PARTICIPAR: Colaborar nas atividades propostas e respeitar as regras do jogo.
  • EXPLORAR: Observar e identificar as cores dos objetos.
  • EXPRESSAR: Comunicar suas preferências e opiniões sobre as cores dos brinquedos.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas próprias preferências de cores e respeitar as escolhas dos colegas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Classificação de objetos por cor.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

  • Inicialmente, apresentar os brinquedos de cores variadas às crianças.
  • Explicar a proposta de classificação por cor e orientar as crianças sobre a atividade.
  • Incentivar a manipulação dos brinquedos e a separação por cores.
  • Estimular a comunicação entre as crianças durante a atividade.
  • Promover a interação e a colaboração entre os participantes.

ATIVIDADES

  1. Exploração dos Brinquedos: Permitir que as crianças manipulem os brinquedos e identifiquem suas cores.
  2. Classificação por Cor: Pedir que as crianças separem os brinquedos em grupos de acordo com a cor.
  3. Comunicação sobre as Cores: Incentivar as crianças a conversarem sobre as cores dos brinquedos e suas preferências.
  4. Montagem de Grupos: Auxiliar as crianças na organização dos brinquedos por cor, em grupos definidos.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Brinquedos de diferentes cores.
  • Espaço amplo para a realização da atividade.
  • Material de apoio para a organização dos brinquedos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

  • Observação do engajamento e participação das crianças na atividade.
  • Verificação da capacidade de classificação por cor.
  • Avaliação da comunicação e interação durante a atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS

  • Aula 1: Apresentação dos brinquedos e explicação da atividade.
  • Aula 2: Desenvolvimento da atividade de classificação por cor.
  • Aula 3: Discussão sobre as cores dos brinquedos

Ideia 3: Criando um mural de cores na sala de aula

mural de cores

Um mural de cores é uma forma criativa e interativa de trabalhar com cores na educação infantil. Para criar um mural de cores, você pode fornecer às crianças diferentes materiais, como papéis coloridos, tintas, cola e pincéis.

Deixe que as crianças escolham as cores que desejam usar e as formas que desejam criar. Encoraje-as a experimentar diferentes combinações e a criar padrões interessantes.

Ao criar um mural de cores, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes tons, misturar cores e criar suas próprias composições artísticas.

Além disso, essa atividade também promove a colaboração e a interação social, já que as crianças trabalham juntas para criar algo único e especial.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover a interação das crianças, estimulando a cooperação, a expressão de sentimentos e a valorização da diversidade cultural, por meio da criação de um mural colaborativo de cores.
  • Objetivos Específicos:
  1. Demonstrar empatia pelos colegas, reconhecendo as diferentes percepções de cores e formas.
  2. Estimular a expressão de sentimentos e emoções por meio da escolha e combinação de cores.
  3. Promover a cooperação e a participação ativa no processo de criação do mural.
  4. Valorizar a diversidade cultural por meio da apreciação das diferentes preferências de cores.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 49,00 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferentes percepções de cores e formas dos colegas.
  • BRINCAR: Utilizar a criatividade na escolha e combinação de cores.
  • PARTICIPAR: Colaborar ativamente na criação do mural de cores.
  • EXPLORAR: Experimentar diferentes formas de expressão por meio das cores.
  • EXPRESSAR: Comunicar sentimentos e emoções por meio da escolha das cores.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas preferências de cores e respeitar as preferências dos outros.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cores primárias e secundárias
  • Combinação de cores
  • Expressão de sentimentos por meio das cores

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre cores e emoções, estimulando as crianças a compartilharem suas preferências.
  • Apresentar materiais como tintas, pincéis, papel e cartolinas para a criação do mural.
  • Incentivar as crianças a escolherem as cores que representam seus sentimentos e a colaborarem na pintura do mural.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos durante a atividade.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre cores e emoções: As crianças serão estimuladas a falar sobre suas cores favoritas e o que cada cor representa para elas.
  2. Criação do mural colaborativo: Cada criança escolherá as cores que representam seus sentimentos e participará da pintura do mural, colaborando com os colegas.
  3. Apresentação do mural: Ao final da atividade, as crianças poderão compartilhar suas escolhas de cores e explicar o significado das mesmas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de diversas cores
  • Pincéis
  • Papel/cartolina para o mural
  • Cartazes com cores e seus significados

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação das crianças na atividade, a expressão de sentimentos por meio das cores escolhidas e a interação e cooperação com os colegas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre cores e emoções.
  • 2ª aula: Criação do mural colaborativo.
  • 3ª aula: Apresentação do mural e discussão sobre as escolhas

Ideia 4: Usando materiais recicláveis para criar obras de arte coloridas

Usando materiais recicláveis para criar obras de arte coloridas

A reutilização de materiais recicláveis é uma forma sustentável e criativa de trabalhar com cores na educação infantil.

As crianças podem explorar diferentes materiais, como garrafas plásticas, caixas de papelão, rolos de papel higiênico, entre outros, e transformá-los em obras de arte coloridas.

Forneça às crianças tintas, pincéis, cola e outros materiais de arte e deixe que elas usem sua imaginação para criar suas próprias obras de arte.

Além de estimular a criatividade, essa atividade também ensina às crianças sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:

  • Estimular a criatividade, a imaginação e a expressão artística dos alunos por meio da pintura de esculturas feitas com materiais recicláveis.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a coordenação motora fina dos alunos ao manipular pincéis e tintas.
  • Estimular a percepção visual e tátil dos alunos ao explorar diferentes texturas dos materiais recicláveis.
  • Promover a consciência ambiental e a importância da reciclagem.
  • Incentivar a expressão artística e a criatividade dos alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 49,00 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças e valorizando a expressão individual.
  • Brincar de forma livre e criativa, explorando diferentes materiais e texturas.
  • Expressar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pintura de esculturas feitas com materiais recicláveis.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.
  • Apresentar os materiais recicláveis disponíveis para a atividade.
  • Demonstrar técnicas de pintura e explorar diferentes texturas dos materiais.
  • Incentivar os alunos a criarem suas próprias esculturas e pintá-las de forma livre e criativa.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre reciclagem e reutilização de materiais.
  2. Apresentação dos materiais recicláveis e demonstração das técnicas de pintura.
  3. Exploração e criação de esculturas com os materiais.
  4. Pintura das esculturas de forma livre e criativa.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis (garrafas plásticas, caixas de papelão, rolos de papel higiênico, etc.).
  • Tintas de diversas cores.
  • Pincéis.
  • Água e panos para limpeza.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do desenvolvimento da coordenação motora fina dos alunos.
  • Avaliação da expressão artística e criatividade na pintura das esculturas.
  • Feedback individualizado durante a atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa e apresentação dos materiais.
  • 2ª aula: Demonstração das técnicas de pintura e início da criação das esculturas.
  • 3ª aula: Continuação da criação das esculturas e pintura.
  • 4ª aula: Finalização das esculturas e exposição dos trabalhos.

Ideia 5: Contando histórias e explorando cores

image 56

Contar histórias é uma forma poderosa de trabalhar com cores na educação infantil. Escolha histórias que envolvam cores e use-as como ponto de partida para atividades relacionadas.

Por exemplo, se você está contando uma história sobre um arco-íris, pode pedir às crianças que pintem sua própria versão de um arco-íris usando diferentes cores.

Ou se você está contando uma história sobre um jardim, pode pedir às crianças que desenhem flores coloridas.

Ao contar histórias e explorar cores, as crianças são estimuladas a usar sua imaginação e criatividade para visualizar as histórias e expressar suas próprias ideias.

Além disso, essa atividade também ajuda no desenvolvimento da linguagem e da compreensão oral das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística das crianças;
  • Estimular a imaginação e a capacidade de contar histórias;
  • Promover a socialização e a cooperação entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 49,00 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contar uma história para as crianças e incentivá-las a desenhar e pintar os personagens da história.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula contando uma história de interesse das crianças;
  • Após a história, disponibilizar materiais de desenho e pintura para que as crianças possam representar os personagens da história;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística, sem restringir a forma como as crianças irão retratar os personagens.

ATIVIDADES:

  1. Contar a história escolhida de forma lúdica e envolvente;
  2. Após a história, disponibilizar lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis para que as crianças desenhem e pintem os personagens da história;
  3. Incentivar as crianças a compartilharem suas criações com os colegas, explicando quem são os personagens desenhados.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro com a história escolhida;
  • Materiais de desenho e pintura (lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, papel).

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças na atividade de desenho e pintura;
  • Analisar a criatividade e a expressão artística presentes nas produções das crianças.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Contar a história e iniciar a atividade de desenho e pintura;
  • 2ª aula: Finalizar a atividade de desenho e pintura e promover a socialização das produções entre os alunos.

Recursos e materiais para trabalhar com cores na educação infantil

Existem muitos recursos e materiais disponíveis para trabalhar com cores na educação infantil. Além dos materiais básicos, como tintas, pincéis e papéis coloridos, você também pode usar jogos educativos, livros de colorir e recursos online.

Os jogos educativos são uma forma divertida e interativa de ensinar as crianças sobre cores. Existem jogos disponíveis online que permitem que as crianças explorem e aprendam sobre cores de forma divertida e envolvente.

Os livros de colorir também são uma ótima ferramenta para trabalhar com cores. Eles ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras finas e percepção visual, além de estimular a criatividade.

Além disso, existem muitos recursos online, como vídeos educativos e atividades interativas, que podem ser usados para complementar as atividades em sala de aula.

Inspire-se e desperte a criatividade das crianças através das cores

Trabalhar com cores na educação infantil é uma forma eficaz de despertar a criatividade das crianças e estimular seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Através de atividades práticas e divertidas, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes tons, misturar cores e expressar sua própria criatividade.

Desde atividades com tintas e pincéis até jogos e brincadeiras, existem muitas ideias criativas que podem ser colocadas em prática para trabalhar com cores na educação infantil.

Ao proporcionar essas experiências, você estará ajudando as crianças a desenvolver habilidades importantes, como percepção visual, coordenação motora e expressão artística.

Portanto, inspire-se nessas ideias e desperte a criatividade das crianças através das cores.

Faça da educação infantil uma experiência inesquecível, onde as crianças possam explorar, aprender e se desenvolver de forma divertida e envolvente.

Boa aula!

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima