Procurando por planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil? Você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar 10 planos de aula que vão encantar as crianças enquanto as auxiliam no aprendizado da leitura e escrita.
10 planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil
Os seguintes planos de aula serão trabalhados neste artigo:
- Explorando o Próprio Nome;
- Vogais nos Objetos;
- Contação de História para Letramento;
- Quebra-cabeça das Letras;
- Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais;
- Brincando com Rimas e Sons;
- Explorando a Escrita Através de Desenhos;
- Descobrindo Palavras;
- Construindo Palavras;
- Desenhando e Escrevendo Números;
A alfabetização e o letramento são etapas fundamentais no desenvolvimento das habilidades de linguagem das crianças.
Por meio de atividades lúdicas e interativas, é possível estimular o interesse delas pelo universo das palavras e dos textos.
Com os planos de aula que vamos compartilhar aqui, os professores terão acesso a estratégias práticas e criativas para tornar o processo de aprendizado ainda mais divertido e eficiente.
Desde jogos e brincadeiras até atividades de escrita e leitura, há opções para explorar diferentes aspectos do alfabeto e da construção do significado.
Prepare-se para inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores cada vez mais proficientes.
Vamos começar?
O que é alfabetização e letramento
Antes de mergulharmos nos planos de aula, é importante entendermos o que significa alfabetização e letramento.
A alfabetização refere-se ao processo de aprendizagem das letras e dos sons que as letras representam. É o momento em que as crianças aprendem a associar os símbolos gráficos aos sons da fala.
Por outro lado, o letramento envolve a compreensão do sistema de escrita e sua utilização para a construção de significados.
É a capacidade de ler e escrever de forma competente, compreendendo e produzindo textos diversos.
Ambos os processos são essenciais e complementares. A alfabetização proporciona as bases para o letramento, enquanto o letramento permite a aplicação prática das habilidades de leitura e escrita.
Métodos e abordagens para o ensino da alfabetização e letramento
Existem diferentes métodos e abordagens que podem ser adotados para o ensino da alfabetização e letramento na educação infantil.
A escolha do método mais adequado dependerá do contexto, das características dos alunos e das preferências do professor.
Alguns métodos tradicionais incluem o uso de cartilhas e atividades de repetição, onde as crianças aprendem as letras e seus sons de forma sequencial.
Outras abordagens mais modernas valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades práticas para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.
Uma abordagem que tem se mostrado eficaz é a utilização de estratégias multissensoriais, que envolvem diferentes sentidos (visão, audição, tato) no processo de aprendizagem.
Isso ajuda a fortalecer as conexões cerebrais e facilitar a compreensão e retenção das informações.
Independentemente do método ou abordagem escolhidos, é importante que o ensino da alfabetização e letramento seja feito de forma gradual e progressiva, respeitando o ritmo de cada aluno e proporcionando experiências significativas de aprendizagem.
Planejamento de aulas para a introdução de letras e sons
O primeiro passo para ensinar a alfabetização e letramento é introduzir as letras e seus sons de forma gradual e sistemática.
O planejamento de aulas nessa etapa é fundamental para garantir a progressão do aprendizado e a construção de uma base sólida.
Uma estratégia eficaz é começar com as letras mais frequentes e com sons mais simples, como as vogais.
Leia também:
- Objetivo de Trabalhar as Vogais na Educação Infantil: BNCC
- Plano de Aula Vogais: Maternal 2
- Plano de Aula Vogais: Educação Infantil
Através de atividades lúdicas, como cantigas, jogos de memória e quebra-cabeças, as crianças podem se familiarizar com as letras e associá-las aos sons correspondentes.
Conforme os alunos vão adquirindo familiaridade com as letras e sons iniciais, é possível introduzir as consoantes e os dígrafos.
Novas atividades e jogos podem ser utilizados para reforçar a aprendizagem e promover a associação entre letras, sons e palavras.
O planejamento de aulas deve incluir também momentos de revisão e consolidação do aprendizado, de forma a garantir que os alunos fixem as informações de maneira duradoura e estejam prontos para avançar para os próximos estágios da alfabetização e letramento.
Atividades envolventes para identificar e formar palavras
Uma vez que as crianças tenham adquirido familiaridade com as letras e sons, é hora de começar a explorar a formação de palavras.
Existem diversas atividades envolventes que podem ser utilizadas nessa etapa, tornando o aprendizado mais divertido e significativo.
Uma atividade simples e eficaz é o jogo da memória com cartas de letras. As crianças devem encontrar pares de cartas que correspondam a uma mesma letra.
Ao virar as cartas, elas têm a oportunidade de identificar e associar os sons às letras.
Outra atividade interessante é o jogo de formar palavras com letras móveis. As crianças podem manipular as letras para criar diferentes palavras, desenvolvendo assim a consciência fonêmica e a habilidade de segmentar e juntar os sons da fala.
Além disso, é possível utilizar jogos digitais e aplicativos educativos que oferecem atividades interativas para formar palavras.
Essas ferramentas tecnológicas podem ser um recurso complementar ao trabalho realizado em sala de aula, proporcionando uma experiência diferenciada e motivadora para as crianças.
Jogos para desenvolver a consciência fonológica
A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons da fala. É uma competência fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Por isso, é importante incluir atividades e jogos que estimulem essa habilidade no planejamento de aulas de alfabetização e letramento.
Leia também: Plano de Aula Consciência Fonológica: Educação Infantil
Um jogo simples e divertido é o “Bingo das sílabas”. Cada criança recebe uma cartela com sílabas escritas e deve marcar as sílabas que são chamadas pelo professor.
O objetivo é desenvolver a habilidade de identificar e segmentar as sílabas das palavras.
Outro jogo interessante é o “Que palavra é essa?”. O professor diz uma palavra e as crianças devem identificar os sons iniciais, finais e intermediários.
Esse jogo ajuda a desenvolver a consciência fonêmica e a compreensão da estrutura sonora das palavras.
Além dos jogos, é possível utilizar músicas, rimas e trava-línguas para trabalhar a consciência fonológica.
Ao ouvir e repetir essas formas de linguagem, as crianças desenvolvem a percepção dos sons da fala e a capacidade de realizar manipulações sonoras.
Estratégias para desenvolver fluência na leitura e escrita
A fluência na leitura e escrita é o objetivo final da alfabetização e letramento. Uma vez que as crianças tenham adquirido as habilidades básicas, é importante trabalhar para que elas se tornem leitores e escritores fluentes e competentes.
Uma estratégia eficaz para desenvolver fluência na leitura é a leitura em voz alta. O professor pode escolher textos adequados ao nível de leitura dos alunos e incentivar a leitura expressiva, com entonação e ritmo adequados.
Essa prática ajuda a desenvolver a compreensão textual e a habilidade de leitura fluida.
Além disso, é importante oferecer oportunidades para que as crianças pratiquem a escrita de maneira regular.
Pode-se realizar atividades de escrita criativa, como a produção de histórias, cartas e diários. Também é interessante incentivar a escrita de textos mais estruturados, como bilhetes, convites e listas de compras.
Outra estratégia é o uso de jogos e atividades de escrita cooperativa, onde as crianças trabalham em grupo para criar e produzir textos.
Essa prática promove a interação social e a troca de ideias, contribuindo para o desenvolvimento da escrita e a construção de conhecimento coletivo.
Projetos temáticos para promover a alfabetização e letramento
Uma forma interessante de promover a alfabetização e letramento é através de projetos temáticos.
Esses projetos envolvem a exploração de um tema ou assunto específico, utilizando diferentes recursos e atividades para estimular a leitura e escrita.
Por exemplo, um projeto sobre animais pode incluir a leitura de livros e revistas sobre o tema, a escrita de histórias e cartas relacionadas aos animais, a realização de pesquisas e a criação de murais e maquetes.
Leia também: Plano de Aula sobre Animais: Educação Infantil
Essas atividades permitem que as crianças apliquem as habilidades de leitura e escrita de forma contextualizada e significativa.
Outro exemplo de projeto temático é o estudo de um autor ou autora. As crianças podem ler livros do autor em questão, escrever resenhas e criar ilustrações inspiradas nas obras.
Além disso, é possível realizar dramatizações e debates sobre os temas abordados nos livros.
Os projetos temáticos proporcionam uma integração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade e a construção de aprendizagens mais abrangentes.
Avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos na alfabetização e letramento
A avaliação e o acompanhamento do progresso dos alunos são importantes para verificar a eficácia das estratégias utilizadas e identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.
É fundamental que o professor realize uma avaliação contínua e formativa, que oriente o planejamento de aulas e o redirecionamento das atividades.
Uma maneira de avaliar o progresso dos alunos é através da observação sistemática durante as atividades em sala de aula.
O professor pode observar a participação, o envolvimento e o desempenho dos alunos, registrando suas observações para análise posterior.
Além disso, é possível utilizar instrumentos de avaliação mais formais, como listas de verificação e provas escritas.
Esses instrumentos podem ajudar a identificar as habilidades que os alunos já dominam e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.
No entanto, é importante ressaltar que a avaliação não deve se restringir apenas a testes e provas.
O acompanhamento do progresso dos alunos deve ser feito de forma abrangente, considerando diferentes aspectos do desenvolvimento da alfabetização e letramento, como a fluência na leitura, a capacidade de compreensão e a expressão escrita.
Considerações finais e dicas para professores da educação infantil
A alfabetização e letramento são processos complexos e desafiadores, mas também extremamente gratificantes.
Para ajudar os professores da educação infantil nessa jornada, aqui estão algumas dicas finais:
- Conheça seus alunos: Cada criança é única e tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer as características individuais de cada aluno ajuda a adaptar as atividades e estratégias de ensino de acordo com suas necessidades.
- Promova um ambiente acolhedor: Um ambiente seguro e acolhedor é essencial para o desenvolvimento da alfabetização e letramento. Crie um espaço agradável, com materiais e recursos que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças pela linguagem escrita e oral.
- Incentive a leitura em casa: A parceria com os pais é fundamental para o sucesso da alfabetização e letramento. Incentive-os a lerem para seus filhos, proporcionando momentos de leitura compartilhada e estimulando o contato com diferentes tipos de textos.
- Esteja aberto a novas abordagens: O ensino da alfabetização e letramento está em constante evolução. Esteja aberto a novas abordagens, recursos e tecnologias que possam enriquecer suas práticas pedagógicas.
- Valorize o progresso individual: Cada pequeno avanço é uma conquista. Valorize o progresso individual de cada aluno, celebrando suas conquistas e oferecendo apoio e orientação quando necessário.
Lembre-se, ensinar alfabetização e letramento é um desafio que requer dedicação e criatividade. Com os planos de aula e estratégias adequadas, você será capaz de inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores competentes e apaixonados pela linguagem escrita.
Planos de Aula para Alfabetização e Letramento
Confira a seguir 10 planos de aula para trabalhar a alfabetização e o letramento de seus alunos:
- Explorando o Próprio Nome;
- Vogais nos Objetos;
- Contação de História para Letramento;
- Quebra-cabeça das Letras;
- Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais;
- Brincando com Rimas e Sons;
- Explorando a Escrita Através de Desenhos;
- Descobrindo Palavras;
- Construindo Palavras;
- Desenhando e Escrevendo Números;
PLANO DE AULA: Explorando o Próprio Nome
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
- Promover o desenvolvimento da identidade pessoal e social das crianças, por meio da exploração e valorização do próprio nome.
- Objetivos Específicos:
- Reconhecer e valorizar o próprio nome como parte da identidade pessoal.
- Estimular a criatividade e expressão das crianças por meio de atividades relacionadas ao nome.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular materiais para escrever o nome.
- Promover a interação e cooperação entre as crianças durante as atividades.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para trabalhar o tema da contação de histórias para o letramento, sugere-se uma metodologia ativa e participativa. Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância das histórias e como elas podem nos ensinar coisas novas. Em seguida, apresente uma história para os alunos, incentivando a participação e a interação durante a narrativa. Após a contação, estimule os alunos a recontarem a história, seja oralmente ou por meio de desenhos. ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos durante a contação de histórias, a capacidade de recontar a narrativa e a criatividade na produção de desenhos. CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: PLANO DE AULA: Explorando o alfabeto com materiais sensoriais OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Objetivo Geral: Objetivos Específicos: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Objetivo Geral: Objetivos Específicos: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Vogais nos Objetos
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Contação de História para Letramento
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Quebra Cabeça das Letras
Desenvolver habilidades de linguagem e alfabetização, por meio da montagem de quebra-cabeças das letras do alfabeto, estimulando a criatividade, coordenação motora e o reconhecimento das letras.
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um quebra-cabeça das letras do alfabeto. Eles deverão montar o quebra-cabeça juntos, nomeando as letras conforme forem encaixando as peças.
Após a montagem do quebra-cabeça, os alunos poderão participar de um jogo de adivinhação, onde um aluno escolherá uma letra e os colegas terão que encontrar a peça correspondente no quebra-cabeça.
Apresentação do quebra-cabeça das letras e formação dos grupos.
Montagem do quebra-cabeça em grupo e jogo de adivinhação.
Revisão das letras do alfabeto e atividades complementares, se necessárioPLANO DE AULA: Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Brincando com rimas e sons
Desenvolver a criatividade, a expressão oral e a coordenação motora das crianças por meio de atividades lúdicas envolvendo rimas e sons.
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco em atividades lúdicas que estimulem a criatividade e a expressão das crianças. Serão realizadas brincadeiras, jogos e atividades artísticas que envolvam rimas e sons.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades de expressão oral, criatividade e coordenação motora.
PLANO DE AULA: Explorando a escrita através de desenhos
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Descobrindo Palavras
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Construindo Palavras
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Desenhando e Escrevendo Números
Desenvolver a habilidade de desenhar e escrever os números de forma lúdica e criativa, estimulando o interesse das crianças pela matemática.
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Para trabalhar o tema “Desenhando e Escrevendo Números”, será utilizada uma metodologia lúdica e exploratória, que envolva atividades práticas e criativas para estimular o aprendizado dos alunos de forma significativa.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento individual de cada aluno na identificação e escrita dos números, além da compreensão da relação entre número e quantidade.