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10 Planos de Aula sobre Meio Ambiente: Educação Infantil

Confira o Plano de Aula Pronto ao Final

Neste artigo, apresentaremos 10 planos de aula sobre meio ambiente especialmente projetados para alunos da educação infantil e separados entre Bebês (Maternal), Creche e Pré-Escola. São planos de aula com atividades educativas e extremamente divertidas, garantindo que os pequenos aprendam sobre a importância da sustentabilidade enquanto brincam.

Os planos de aula explorados neste artigo são os seguintes:

  1. PLANO DE AULA: Exploração Sensorial com Texturas Naturais
  2. PLANO DE AULA: Exploração Natural ao Ar Livre
  3. PLANO DE AULA: Arte com Elementos Naturais
  4. PLANO DE AULA: Dia de Plantio
  5. PLANO DE AULA: Reciclagem Divertida
  6. PLANO DE AULA: Exploração da Natureza
  7. PLANO DE AULA: Pequenos Cientistas: Explorando a Água
  8. PLANO DE AULA: Ciclo de Vida das Plantas
  9. PLANO DE AULA: A Importância das Abelhas
  10. PLANO DE AULA: Separação Correta do Lixo

De projetos artísticos usando materiais recicláveis a experiências práticas como plantar suas próprias sementes, cada plano de aula é uma oportunidade de explorar conceitos ecológicos de maneira acessível e engajadora.

Se você é um educador procurando inspiração para enriquecer seu currículo com lições valiosas sobre o cuidado com o meio ambiente, continue lendo.

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Estes planos de aula são fáceis de implementar e têm grande potencial para impactar positivamente a percepção ambiental de seus alunos desde a mais tenra idade.

Vamos transformar a aprendizagem em uma aventura emocionante pelo mundo da ecologia e do meio ambiente!

10 Planos de Aula sobre Meio Ambiente para Educação Infantil

Para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses, os planos de aula devem focar em atividades sensoriais, motoras e de interação social, que são essenciais para o desenvolvimento nesta fase inicial da vida.

Aqui estão três exemplos de planos de aula adaptados para esta faixa etária:

1 – PLANO DE AULA: Exploração Sensorial com Texturas Naturais

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

GERAL: Proporcionar experiências sensoriais e estimular a curiosidade das crianças através da exploração de diferentes texturas naturais.

ESPECÍFICOS: Desenvolver a percepção tátil das crianças; Estimular a criatividade e a imaginação; Promover a interação social e a comunicação.

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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
  • (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER
  • BRINCAR
  • EXPLORAR
  • EXPRESSAR
  • CONHECER-SE

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração de diferentes texturas naturais (macio, áspero, liso, rugoso, etc.);
  • Estimulação tátil através do contato com materiais variados;
  • Desenvolvimento da linguagem oral e gestual durante a exploração.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de materiais sensoriais variados (areia, algodão, argila, etc.);
  • Estímulo à livre exploração das texturas;
  • Estimulação da comunicação entre as crianças durante a atividade.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Sensorial: Disponibilizar diferentes materiais naturais com texturas variadas para as crianças explorarem livremente. Observar e incentivar a interação e comunicação entre elas.
  2. Roda de Conversa: Após a atividade sensorial, promover uma roda de conversa para que as crianças expressem suas sensações e experiências com as texturas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Areia, algodão, argila, entre outros materiais com texturas naturais e diferentes.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do comportamento das crianças durante a atividade sensorial e na roda de conversa;
  • Registro das principais reações e interações das crianças com as texturas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

AtividadeData
Atividade Sensorial/ /
Roda de Conversa/ /

2 – PLANO DE AULA: Exploração Natural ao Ar Livre

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

GERAL: Promover o contato das crianças com a natureza, estimulando a curiosidade, a criatividade e o respeito ao meio ambiente.

ESPECÍFICOS: Estimular a observação e a exploração de elementos naturais ao ar livre; Desenvolver a consciência ambiental e o cuidado com a natureza; Promover a interação e a socialização entre as crianças durante as atividades ao ar livre.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
  • (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
  • (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços naturais.
  • EXPLORAR: Descobrir as propriedades de objetos e materiais naturais.
  • PARTICIPAR: Participar ativamente das atividades ao ar livre, contribuindo com suas descobertas e opiniões.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Observação e exploração de elementos naturais ao ar livre.
  • Cuidado com o meio ambiente.
  • Interação e socialização durante as atividades ao ar livre.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Realização de atividades ao ar livre que estimulem a observação, a exploração e a interação das crianças com a natureza.
  • Estímulo à curiosidade e ao questionamento sobre os elementos naturais encontrados.

ATIVIDADES:

  1. Caça ao Tesouro Natural: Esconder objetos naturais pelo espaço ao ar livre e incentivar as crianças a encontrá-los, estimulando a observação e a exploração.
  2. Montagem de um Jardim Sensorial: Propor a criação de um jardim com diferentes texturas, cores e odores, para estimular os sentidos das crianças.
  3. Brincadeiras Livres ao Ar Livre: Permitir que as crianças explorem livremente o ambiente natural, interagindo umas com as outras e com os elementos da natureza.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos naturais como folhas, galhos, pedras, flores.
  • Espaço ao ar livre para realização das atividades.
  • Materiais para montagem do jardim sensorial.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do engajamento e interesse das crianças durante as atividades ao ar livre.
  • Registro fotográfico das interações e descobertas das crianças.
  • Conversas informais para verificar o aprendizado e a conscientização ambiental das crianças.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Caça ao Tesouro Natural
  • 2ª aula: Montagem do Jardim Sensorial
  • 3ª aula: Brincadeiras Livres ao Ar Livre

3 – PLANO DE AULA: Arte com Elementos Naturais

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

GERAL: Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças por meio da utilização de elementos naturais.

ESPECÍFICOS: Proporcionar experiências sensoriais com elementos da natureza; Estimular a percepção estética das crianças; Promover a interação e cooperação entre os alunos durante as atividades artísticas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
    • (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
  • Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
    • (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
    • (EI01TS02) Traçar marcas gráficas em diferentes suportes usando instrumentos riscantes e tintas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Utilização de elementos naturais (folhas, galhos, flores, pedras) na produção de arte.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para apresentação dos elementos naturais;
  • Exploração livre dos materiais;
  • Atividades de pintura e colagem com elementos naturais;
  • Roda de apreciação das produções.

ATIVIDADES:
1- Os alunos serão convidados a explorar os elementos naturais disponíveis na sala de aula, tocando, cheirando e observando suas características.
2- Em seguida, serão propostas atividades de pintura e colagem, onde os alunos poderão utilizar os elementos naturais para criar suas obras de arte.
3- Ao final, os alunos participarão de uma roda de apreciação, onde cada um poderá compartilhar sua produção e ouvir os comentários dos colegas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Elementos naturais (folhas, galhos, flores, pedras);
  • Tintas, pincéis, cola, papel;
  • Materiais de apoio para a roda de conversa e apreciação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como a criatividade e a expressividade presentes em suas produções.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Exploração dos elementos naturais e início das atividades artísticas;
  • 2ª aula: Continuação das atividades artísticas e roda de apreciação das produções.
A importância da reciclagem

Para alunos da creche, com idades entre 2 e 3 anos, os planos de aula podem ser mais interativos e começar a incorporar conceitos básicos sobre o meio ambiente de forma lúdica e educativa.

Aqui estão três exemplos de planos de aula que focam no tema do meio ambiente para essa faixa etária:

4 – PLANO DE AULA: Dia de Plantio

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
O objetivo geral desta aula é proporcionar às crianças experiências de plantio, estimulando o cuidado com a natureza e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

Os objetivos específicos são:

  • Plantar sementes em um vaso;
  • Observar o crescimento das plantas;
  • Desenvolver a consciência ambiental e o cuidado com o meio ambiente.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • (EI02ET03) Compartilhar com outras crianças situações de cuidado de plantas nos espaços da instituição e fora dela.
  • (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para plantar sementes em um vaso.
  • (EI02ET04) Identificar relações espaciais ao plantar as sementes no vaso.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Participar ativamente do plantio, compartilhando a experiência com outras crianças.
  • EXPLORAR: Explorar o processo de plantio, observando as transformações das plantas.
  • PARTICIPAR: Participar do cuidado com as plantas, desenvolvendo atitudes de responsabilidade e cuidado.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Nesta aula, as crianças irão plantar sementes em um vaso, observar o processo de crescimento das plantas e aprender sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será a aprendizagem vivencial, onde as crianças terão a oportunidade de plantar as sementes, regar as plantas e observar seu crescimento. Serão incentivadas a participar ativamente do processo, estimulando a autonomia e o cuidado com a natureza.

ATIVIDADES:

  1. Plantio das sementes: As crianças serão divididas em grupos e cada grupo terá a oportunidade de plantar sementes em um vaso, seguindo as orientações do educador.
  2. Observação do crescimento: Durante as próximas aulas, as crianças serão incentivadas a observar diariamente o crescimento das plantas, registrando suas descobertas em um diário de bordo.
  3. Cuidado com as plantas: As crianças serão responsáveis por regar as plantas, cuidando-as e observando as mudanças ao longo do tempo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vasos
  • Sementes
  • Terra
  • Regador
  • Diário de bordo para registro das observações

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando o envolvimento e participação das crianças no processo de plantio, cuidado e observação das plantas. Será valorizado o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e consciência ambiental.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Plantio das sementes
  • Aula 2-5: Observação do crescimento e cuidado com as plantas
  • Aula 6: Encerramento do projeto, com reflexão sobre o processo e as aprendizagens adquiridas.

5 – PLANO DE AULA: Reciclagem Divertida

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Promover a conscientização ambiental e a importância da reciclagem de materiais.

Específicos:Estimular a criatividade das crianças na reutilização de materiais; Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades manuais; Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  • (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
  • (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
  • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar o ambiente e os materiais utilizados.
  • BRINCAR: Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
  • PARTICIPAR: Colaborar com os colegas na realização das atividades.
  • EXPLORAR: Utilizar diferentes materiais de forma lúdica e educativa.
  • EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos por meio das atividades propostas.
  • CONHECER-SE: Desenvolver a identidade pessoal e social através das interações.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reciclagem de materiais e sua importância para o meio ambiente.
  • Reutilização de materiais para criar novos objetos.
  • Exploração de cores, texturas e formas na criação de trabalhos manuais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa sobre a importância da reciclagem.
  • Atividades práticas de reutilização de materiais.
  • Estímulo à criatividade e autonomia das crianças na criação de objetos.

ATIVIDADES:

  1. Confecção de brinquedos com materiais recicláveis:
  • As crianças serão incentivadas a criar brinquedos utilizando materiais como caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, entre outros.
  • Os educadores irão auxiliar na montagem e decoração dos brinquedos.
  1. Pintura com materiais alternativos:
  • Utilização de pincéis feitos com materiais recicláveis, como tampas de garrafa e algodão em palitos de sorvete.
  • As crianças poderão explorar diferentes texturas e cores na pintura.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis variados (caixas, garrafas, rolos de papel, etc.).
  • Tintas, pincéis, cola, tesoura.
  • Cartolinas e papéis coloridos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do engajamento e participação das crianças nas atividades.
  • Avaliação da criatividade e autonomia na criação dos objetos.
  • Feedback individualizado durante as atividades.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa sobre reciclagem e apresentação dos materiais.
  • Aula 2: Confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
  • Aula 3: Pintura com materiais alternativos e finalização dos trabalhos.

6 – PLANO DE AULA: Exploração da Natureza

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Promover a interação das crianças com a natureza, estimulando a curiosidade, a observação e o respeito ao meio ambiente.

Específicos:

  1. Explorar elementos da natureza, como plantas, animais, pedras, terra, água, entre outros.
  2. Estimular a criatividade e a imaginação das crianças por meio de atividades ao ar livre.
  3. Desenvolver o senso de responsabilidade ambiental e o cuidado com o meio ambiente desde a primeira infância.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • Códigos e Descrições:
  • (EI02ET03) Compartilhar com outras crianças situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
  • (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
  • PARTICIPAR: Ativamente, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração da natureza: plantas, animais, elementos naturais, observação e cuidado com o meio ambiente.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a pedagogia de projetos, onde as crianças serão estimuladas a explorar a natureza por meio de atividades práticas e lúdicas ao ar livre. Serão propostas brincadeiras, observações e interações com elementos naturais.

ATIVIDADES:

  1. Caça ao tesouro na natureza: As crianças serão divididas em grupos e terão que encontrar elementos da natureza, como folhas, flores, pedras, entre outros. Ao encontrar cada item, deverão observar suas características.
  2. Piquenique ao ar livre: As crianças serão levadas para um espaço externo da escola, onde poderão interagir com a natureza enquanto fazem um piquenique.
  3. Plantio de sementes: Cada criança terá a oportunidade de plantar uma semente em um vaso, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância do cuidado com o meio ambiente.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vasos para plantio, sementes, elementos da natureza para a caça ao tesouro, cestas para o piquenique, materiais de desenho para registrar as observações.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando o interesse e a participação das crianças nas atividades propostas, bem como sua capacidade de observação e interação com a natureza.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Caça ao tesouro na natureza
  • Aula 2: Piquenique ao ar livre
  • Aula 3: Plantio de sementes e cuidado com as plantas
A importância das abelhas para o meio ambiente

Para alunos da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos, os planos de aula podem começar a incluir atividades mais estruturadas que incentivam a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades críticas.

Aqui estão quatro exemplos de planos de aula focados no tema do meio ambiente para essa faixa etária:

7 – PLANO DE AULA: Pequenos Cientistas: Explorando a Água

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos experiências de exploração e descoberta por meio da água, estimulando a curiosidade, a observação e a experimentação.
  • Objetivos Específicos:
    • Explorar as propriedades da água, como temperatura, densidade e capacidade de dissolver substâncias.
    • Observar e descrever as mudanças que ocorrem na água em diferentes situações.
    • Estimular a criatividade e a imaginação por meio de brincadeiras e experimentos com água.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • O Eu, o Outro e o Nós:
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a diversidade cultural.
  • BRINCAR: Experimentar e explorar de forma lúdica e criativa.
  • EXPLORAR: Investigar e descobrir as propriedades da água.
  • EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Propriedades da água
  • Experimentação com diferentes temperaturas da água
  • Observação de transformações da água
  • Exploração das possibilidades de brincadeiras com água

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a investigativa e lúdica, por meio de experimentos práticos, observação e exploração direta da água. Serão propostas brincadeiras e atividades que estimulem a curiosidade e a criatividade dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Explorando as Propriedades da Água: Os alunos poderão observar e descrever as características da água em diferentes situações, como gelada, quente, com sal, etc.
  2. Brincadeiras com Água: Serão propostas atividades lúdicas, como brincar de lavar louça de mentirinha, fazer bolhas de sabão, entre outras.
  3. Experimentos com Água: Realização de experimentos simples, como misturar água com óleo, observar a formação de bolhas, entre outros.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Recipientes plásticos
  • Água em diferentes temperaturas
  • Corantes alimentícios
  • Sabão
  • Óleo de cozinha
  • Utensílios de cozinha (colheres, copos, etc.)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será contínua e processual, observando a participação dos alunos nas atividades, o interesse demonstrado, a capacidade de observação e descrição das propriedades da água, bem como a criatividade nas brincadeiras e experimentos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração das propriedades da água
  • Aula 2: Brincadeiras com água
  • Aula 3: Experimentos com água e avaliação final.

8 – PLANO DE AULA: Ciclo de Vida das Plantas

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Promover o conhecimento sobre o ciclo de vida das plantas, incentivando a observação e compreensão das etapas do crescimento de uma planta.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar as etapas do ciclo de vida de uma planta.
    • Reconhecer a importância das plantas para o meio ambiente.
    • Estimular o cuidado e a responsabilidade com as plantas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Ciclo de vida das plantas: semente, germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada, observação de imagens e vídeos, atividades práticas de plantio de sementes, cuidado com as plantas e registro em diário de bordo.

ATIVIDADES:

  1. Observação do ciclo de vida das plantas: Apresentar imagens ou vídeos ilustrativos das etapas do ciclo de vida das plantas e discutir em roda de conversa.
  2. Plantio de sementes: Realizar atividade prática de plantio de sementes em pequenos vasos, explicando o processo de germinação e crescimento.
  3. Cuidado com as plantas: Estimular a responsabilidade e o cuidado com as plantas plantadas pelas crianças, regando e observando diariamente.
  4. Registro em diário de bordo: Incentivar as crianças a registrarem o desenvolvimento das plantas em um diário de bordo, desenhando e escrevendo sobre as mudanças observadas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens e vídeos ilustrativos do ciclo de vida das plantas.
  • Sementes, vasos, terra e água para o plantio.
  • Diário de bordo para registro das observações.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o interesse, participação e compreensão dos alunos durante as atividades propostas. Serão considerados os registros feitos pelas crianças no diário de bordo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  1. Apresentação do tema e das etapas do ciclo de vida das plantas.
  2. Atividade prática de plantio de sementes.
  3. Cuidado e observação das plantas.
  4. Registro no diário de bordo e discussão sobre as mudanças observadas.
  5. Encerramento e avaliação das atividades realizadas.

9 – PLANO DE AULA: A Importância das Abelhas

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.

Objetivos Específicos: Identificar as abelhas como importantes agentes polinizadores; Compreender a relação das abelhas com a produção de alimentos; Conhecer os diferentes produtos derivados do mel; Valorizar e respeitar a presença das abelhas no ecossistema;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Valorizar a importância das abelhas no ecossistema e na produção de alimentos, respeitando sua presença.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.
  • Relação das abelhas com a polinização.
  • Produtos derivados do mel.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introduzir o tema.
  • Apresentação de imagens e vídeos sobre abelhas.
  • Atividades práticas como desenhos e colagens relacionados ao tema.
  • Contação de histórias sobre abelhas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa:
  • Iniciar a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre abelhas.
  • Explicar a importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.
  1. Atividade de Desenho:
  • Pedir aos alunos que desenhem uma abelha e seu habitat.
  • Incentivar a criatividade e a atenção aos detalhes.
  1. Contação de História:
  • Contar uma história relacionada às abelhas, destacando sua importância na natureza.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens e vídeos sobre abelhas.
  • Papéis, lápis de cor e materiais para desenho.
  • Livros infantis sobre abelhas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação dos alunos nas atividades.
  • Verificação do entendimento dos conceitos abordados sobre a importância das abelhas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
  • Roda de conversa sobre abelhas e sua importância.
  • Atividade de desenho.
  • Aula 2:
  • Apresentação de vídeos e imagens sobre abelhas.
  • Contação de história.
  • Aula 3:
  • Revisão do conteúdo aprendido.
  • Atividade prática relacionada às abelhas.

10 – PLANO DE AULA: Separação Correta do Lixo

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Conscientizar os alunos sobre a importância da separação do lixo para o meio ambiente e para a sociedade, incentivando atitudes sustentáveis desde a infância.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar os diferentes tipos de lixo e sua classificação (orgânico, reciclável e rejeito).
  2. Compreender a importância da separação do lixo para a reciclagem e preservação do meio ambiente.
  3. Estimular a prática da separação do lixo corretamente na escola e em casa.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • O Eu, o Outro e o Nós:
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER:
  • Respeitar as diferenças entre as pessoas e culturas.
  • Participar ativamente das atividades propostas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação dos tipos de lixo (orgânico, reciclável e rejeito).
  • Importância da separação do lixo para o meio ambiente.
  • Prática da separação do lixo na escola e em casa.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e participativa, com músicas, histórias e atividades práticas que estimulem a reflexão sobre a separação do lixo.

ATIVIDADES:

  1. História Interativa: Contar uma história sobre a importância da separação do lixo, incentivando a participação das crianças com perguntas e diálogos.
  2. Jogo da Separação: Dividir os alunos em grupos e apresentar diferentes tipos de lixo para que classifiquem corretamente em orgânico, reciclável ou rejeito.
  3. Confecção de Lixeiras: Propor a criação de lixeiras decoradas para cada tipo de lixo, incentivando a prática da separação.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • História ilustrada sobre separação do lixo.
  • Materiais para confecção de lixeiras.
  • Diferentes tipos de lixo para classificação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, o entendimento sobre a separação do lixo e a prática correta da separação na escola e em casa.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e contação da história interativa.
  • Aula 2: Jogo da Separação do Lixo.
  • Aula 3: Confecção das lixeiras e prática da separação do lixo na escola.

Conclusão

Ao integrar atividades práticas e envolventes sobre meio ambiente nos currículos da pré-escola, estamos não apenas enriquecendo a experiência educacional dos nossos pequenos, mas também plantando as sementes para uma futura geração mais consciente e responsável.

As atividades que discutimos, desde plantar uma simples semente até explorar os conceitos de clima e tempo, não apenas despertam a curiosidade e o respeito pela natureza, mas também desenvolvem habilidades essenciais como observação, pensamento crítico e cuidado com o ambiente.

É vital que as crianças aprendam a valorizar e cuidar do mundo ao seu redor desde os primeiros anos de vida. Ao fazer isso, ajudamos a formar indivíduos que são mais propensos a agir de maneira sustentável e a fazer escolhas que beneficiarão o meio ambiente no futuro.

Incentivar essa conscientização em uma idade tão tenra garante que estamos construindo uma base sólida não apenas para a educação das crianças, mas também para a saúde do nosso planeta.

Afinal, a educação ambiental é uma jornada que começa no coração da infância e se estende por toda a vida.

Forte abraço!

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