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um mapa representando direções espaciais para ensinar sobre noção espacial

5 Planos de Aula para Ensinar Noção Espacial: Ed. Infantil

A noção espacial é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças na educação infantil. Compreender conceitos como grande/pequeno, dentro/fora, direita/esquerda e em cima/embaixo é essencial para a exploração do ambiente, a resolução de problemas e a comunicação efetiva. Neste artigo, apresentamos 5 planos de aula que utilizam atividades práticas e interativas para ensinar noção espacial na educação infantil.

Esses planos de aula foram desenvolvidos com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em pesquisas sobre o desenvolvimento infantil, garantindo que as atividades sejam não apenas divertidas, mas também eficazes na promoção da aprendizagem.

Plano de Aula Nº 1 – Conceituando Grandezas

Este plano de aula contribui para o desenvolvimento integral da criança, estimulando não apenas a noção espacial, mas também a coordenação motora, a criatividade e as interações sociais.

Ao vivenciar atividades que envolvem a comparação de tamanhos, as crianças começam a construir uma compreensão básica de medidas e proporções.

Elas aprendem a diferenciar objetos grandes e pequenos, estabelecendo relações entre eles e desenvolvendo a capacidade de classificação.

Além disso, as atividades propostas neste plano de aula estimulam a linguagem e a expressão oral. Ao descrever e compartilhar suas observações sobre os objetos, as crianças ampliam seu vocabulário e aprimoram suas habilidades comunicativas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de compreensão dos conceitos de grande e pequeno, por meio de atividades lúdicas e interativas.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e comparar objetos grandes e pequenos.
  • Utilizar corretamente os conceitos de grande e pequeno em situações do cotidiano.
  • Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular objetos de diferentes tamanhos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceitos de grande e pequeno
  • Comparação de objetos
  • Utilização dos conceitos de grande e pequeno em situações do cotidiano

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para abordar o tema dos conceitos de grande e pequeno, uma metodologia lúdica e interativa será utilizada. Serão propostas atividades que envolvam a manipulação de objetos de diferentes tamanhos, jogos de associação e classificação, além de músicas e histórias que abordem o tema.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica – Jogo dos Tamanhos: Os alunos serão convidados a classificar objetos em duas caixas, uma para objetos grandes e outra para objetos pequenos. Eles serão incentivados a explicar o motivo de suas escolhas.
  2. Atividade de Escrita – Registro de Observações: Os alunos serão convidados a desenhar e escrever sobre objetos grandes e pequenos que encontrarem na sala de aula.
  3. Atividade em Grupo – Construção de um Painel: Os alunos irão colaborar na construção de um painel com imagens de objetos grandes e pequenos, utilizando materiais diversos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos de diferentes tamanhos (grandes e pequenos)
  • Caixas para classificação
  • Materiais de desenho e escrita
  • Materiais para construção do painel

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de identificar e comparar objetos grandes e pequenos, bem como sua utilização dos conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema, apresentação dos conceitos de grande e pequeno.
  • Aula 2: Atividades práticas de classificação e comparação de objetos.
  • Aula 3: Atividades de escrita e registro.
  • Aula 4: Construção do painel colaborativo.
  • Aula 5: Revisão dos conceitos e encerramento do tema.

Plano de aula N° 2 – Exploração Espacial

noção espacial dentro da sala de aula

Ao incentivar as crianças a identificarem e nomearem os diferentes espaços e objetos da sala, este plano de aula não apenas facilita a familiarização com o ambiente escolar, mas também estimula a curiosidade e a exploração, fundamentais nesta fase do desenvolvimento.

Além disso, este plano de aula está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando o campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da percepção espacial e da linguagem oral e escrita, por meio da exploração dos diferentes espaços e objetos na sala de aula.
  • Objetivos Específicos:
    1. Identificar e nomear os diferentes espaços da sala de aula.
    2. Reconhecer e nomear os objetos presentes na sala de aula.
    3. Estimular a comunicação oral e a expressão de ideias sobre os espaços e objetos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver: Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando o acesso a produções culturais e conhecimentos.
  • Explorar: Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, objetos, elementos da natureza, ampliando os saberes sobre a cultura.
  • Expressar: Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e nomeação dos diferentes espaços da sala de aula.
  • Reconhecimento e nomeação dos objetos presentes na sala de aula.
  • Comunicação oral sobre os espaços e objetos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada, seguida de atividades práticas de exploração dos espaços e objetos da sala de aula.

ATIVIDADES:

  1. Exploração dos Espaços: Levar os alunos para um tour pela sala de aula, identificando e nomeando os diferentes espaços (mesas, cadeiras, estantes, cantinho da leitura, etc.).
  2. Exploração dos Objetos: Em grupos, os alunos deverão identificar e nomear os objetos presentes em cada espaço da sala de aula.
  3. Roda de Conversa: Após a exploração, promover uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que descobriram e expressar suas ideias sobre os espaços e objetos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartazes com imagens dos espaços e objetos da sala de aula.
  • Objetos presentes na sala de aula para exploração.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação direta durante as atividades de exploração e comunicação oral.
  • Registro individual das descobertas e ideias dos alunos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração dos espaços da sala de aula.
  • Aula 2: Exploração dos objetos presentes na sala de aula.
  • Aula 3: Roda de conversa para compartilhar as descobertas e ideias dos alunos.

Plano de Aula Nº 3 – Aprendendo sobre Direções Espaciais

um mapa representando direções espaciais para ensinar sobre noção espacial

Ao explorar as direções básicas (direita, esquerda, em cima, embaixo) de forma lúdica e interativa, este plano de aula promove o aprendizado de maneira significativa e divertida.

As atividades propostas, como o jogo com comandos verbais e o desenho das direções, estimulam a participação ativa dos alunos, permitindo que eles experimentem e apliquem os conceitos de forma prática.

Essa abordagem hands-on é fundamental para a construção do conhecimento nesta fase do desenvolvimento, pois as crianças aprendem melhor quando podem interagir diretamente com o conteúdo.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Desenvolver a compreensão das direções (direita, esquerda, em cima, embaixo).
  • Específicos:
    • Identificar e diferenciar as direções direita e esquerda.
    • Compreender as direções em cima e embaixo.
    • Utilizar as direções de forma prática em atividades lúdicas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • Códigos correspondentes aos objetivos gerais e específicos:
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
    • (EI03ET02) Identificar e diferenciar as direções direita e esquerda.
    • (EI03ET03) Compreender as direções em cima e embaixo.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas ao interagir no jogo.
  • BRINCAR: Explorar as direções de forma lúdica e divertida.
  • PARTICIPAR: Contribuir ativamente no desenvolvimento das atividades propostas.
  • EXPLORAR: Experimentar as diferentes direções de forma prática.
  • EXPRESSAR: Comunicar as descobertas e aprendizados durante o jogo.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas habilidades e limitações ao lidar com as direções.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Direita, esquerda, em cima, embaixo.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, por meio de um jogo de direções. Os alunos serão estimulados a identificar e aplicar as direções corretamente, de forma prática e divertida.

ATIVIDADES:

Jogo das Direções com Comandos Verbais:

    • Os alunos serão divididos em grupos.
    • O professor dará comandos verbais (ex: “andar para a direita”, “pular para cima”) e os alunos deverão seguir as direções corretamente.
    • O jogo terá diferentes níveis de dificuldade, conforme o entendimento dos alunos.

    Desenho das Direções:

      • Cada aluno terá uma folha de papel e será instruído a desenhar objetos em diferentes direções (direita, esquerda, em cima, embaixo).
      • Os alunos poderão compartilhar seus desenhos com a turma, explicando as direções utilizadas.

      RECURSOS DIDÁTICOS:

      • Folhas de papel
      • Lápis de cor
      • Quadro ou cartazes com as direções escritas e ilustradas

      METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

      • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, sua compreensão das direções e sua capacidade de aplicá-las corretamente.

      CRONOGRAMA DE AULAS:

      • Aula 1: Introdução ao tema e explicação das direções.
      • Aula 2: Desenvolvimento do Jogo das Direções com Comandos Verbais.
      • Aula 3: Atividade de Desenho das Direções e compartilhamento com a turma.

      Plano de Aula Nº 4 – Noção de Espaço Através de uma Atividade Lúdica

      crianças pequenas da educação infantil participando da dança das cadeiras e aprendendo sobre noção espacial

      Este é um plano de aula que se baseia em uma atividade clássica que estimula não apenas o desenvolvimento motor, mas também a socialização e a cooperação entre os alunos, alinhando-se perfeitamente aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

      Ao dançar ao redor das cadeiras e buscar um lugar para sentar quando a música parar, as crianças aprendem a se movimentar com consciência espacial, evitando esbarrar nos colegas e respeitando os limites do ambiente.

      Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção corporal, essenciais para a realização de atividades físicas e a exploração do mundo ao seu redor.

      PLANO DE AULA: Dança das Cadeiras

      OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

      • Desenvolver a noção de espaço e movimento através de uma atividade lúdica.
      • Estimular a socialização e a cooperação entre os alunos.

      OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

      O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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      • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
      • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

      • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
      • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.

      CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

      • O Eu, o Outro e o Nós
      • Corpo, Gestos e Movimentos

      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Noção de espaço e movimento através da atividade da Dança das Cadeiras.

      METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

      • Iniciar a aula explicando as regras da brincadeira da Dança das Cadeiras.
      • Organizar as cadeiras em círculo, com uma a menos que o número de alunos.
      • Colocar uma música animada e orientar os alunos a dançarem ao redor das cadeiras.
      • Quando a música parar, os alunos devem sentar em uma cadeira. Quem ficar sem cadeira está eliminado.
      • Repetir o processo até sobrar um único aluno.

      ATIVIDADES:

      • Explique as regras da Dança das Cadeiras para os alunos.
      • Inicie a brincadeira com a música e oriente os alunos a dançarem ao redor das cadeiras.
      • Quando a música parar, os alunos devem sentar em uma cadeira. Quem ficar sem cadeira está eliminado.
      • Continue a brincadeira até sobrar um único aluno.

      RECURSOS DIDÁTICOS:

      • Cadeiras
      • Música animada

      METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

      • Observar a participação dos alunos na atividade.
      • Verificar a compreensão das regras da brincadeira.
      • Avaliar a interação e cooperação entre os alunos durante a atividade.

      CRONOGRAMA DE AULAS:

      • 10 minutos: Explicação das regras da Dança das Cadeiras.
      • 20 minutos: Realização da brincadeira.
      • 10 minutos: Discussão sobre a atividade e feedback aos alunos.

      Plano de Aula Nº 5 – Trabalhando Conceitos de Dentro e Fora

      trabalhando conceitos de dentro e fora e noção espacial na educação infantil

      Ao explorar os conceitos de dentro e fora de forma lúdica e interativa, este plano de aula promove o aprendizado de maneira significativa e engajadora.

      As atividades propostas, como a roda de conversa, a atividade prática com objetos e a brincadeira dirigida, estimulam a participação ativa dos alunos, permitindo que eles compreendam e apliquem os conceitos em diferentes contextos.

      OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

      • Geral: Desenvolver a noção espacial de dentro e fora, estimulando a percepção e compreensão das crianças sobre esses conceitos.
      • Específicos:
      1. Identificar e diferenciar o conceito de dentro e fora.
      2. Utilizar a linguagem oral e gestual para expressar a ideia de dentro e fora.
      3. Aplicar o conceito de dentro e fora em situações do cotidiano.

      OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

      O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

      Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

      Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

      • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
      • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
      • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

      DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

      • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas.
      • BRINCAR: Explorar diferentes situações de aprendizagem de forma lúdica.
      • EXPLORAR: Utilizar diferentes objetos e elementos para compreender o conceito de dentro e fora.

      CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

      • O Eu, o Outro e o Nós
      • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Noção de dentro e fora.

      METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

      • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o tema.
      • Utilizar materiais concretos para exemplificar o conceito de dentro e fora.
      • Propor brincadeiras e atividades práticas que envolvam a noção espacial.

      ATIVIDADES:

      1. Roda de Conversa: Iniciar a aula explicando o conceito de dentro e fora, estimulando os alunos a participarem com exemplos.
      2. Atividade Prática: Utilizar caixas ou cestos e pedir para as crianças colocarem objetos dentro e fora, reforçando o conceito.
      3. Brincadeira Dirigida: Criar um circuito com obstáculos para as crianças passarem por dentro e por fora, praticando a noção espacial.

      RECURSOS DIDÁTICOS:

      • Caixas, cestos, objetos diversos, circuito de obstáculos.

      METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

      • Observação do entendimento e aplicação do conceito de dentro e fora durante as atividades.
      • Feedback individualizado durante as interações em grupo.

      CRONOGRAMA DE AULAS:

      • Aula 1: Roda de Conversa e Atividade Prática
      • Aula 2: Brincadeira Dirigida e Avaliação do Entendimento.

      Conclusão

      Os planos de aula apresentados neste artigo destacam a importância de ensinar a noção espacial na educação infantil de maneira lúdica e interativa.

      Ao explorar conceitos como dentro/fora, grande/pequeno, e as direções, os educadores não apenas facilitam a compreensão desses temas, mas também promovem o desenvolvimento integral das crianças.

      As atividades propostas, que vão desde brincadeiras clássicas até explorações práticas do ambiente escolar, permitem que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a criatividade e a socialização.

      Boa aula!

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