Pular para o conteúdo

Crie planos de Aula Personalizados em Segundos!

FAÇA UM TESTE



Seja Assinante para Ter Acesso a Todas as Funcionalidades do Gerador de Planos de Aula!
Click Aqui para Fazer sua Assinatura
por Apenas R$ 1,00 por Mês.

O Plano de Aula a seguir foi Gerado com a Versão Completa da Ferramenta Disponível para Assinantes – saiba mais.

Plano de Aula: Brincadeiras com as Partes do Corpo

1- OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento motor e sensorial das crianças por meio de brincadeiras que envolvam as partes do corpo.
  • Objetivos Específicos:
  1. Reconhecer e nomear as partes do corpo.
  2. Desenvolver a coordenação motora ao realizar movimentos específicos com cada parte do corpo.
  3. Estimular a interação entre as crianças durante as brincadeiras.

2- OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:
  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

3- DIREITOS DE APRENDIZAGEM

  • Direitos de Aprendizagem:
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros.
  • PARTICIPAR ativamente do planejamento das atividades propostas pelo educador.
  • EXPLORAR movimentos, gestos e sons, ampliando seus saberes sobre a cultura.

4- CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

  • Campos de Experiência:
  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

5- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conteúdo da Aula:
  • Identificação e nomeação das partes do corpo.
  • Realização de movimentos específicos com cada parte do corpo.
  • Interação e cooperação durante as brincadeiras.

6- METODOLOGIA PEDAGÓGICA

  • Metodologia:
  • Inicialmente, será feita uma roda de conversa para identificar e nomear as partes do corpo.
  • Em seguida, serão propostas brincadeiras que envolvam movimentos específicos com cada parte do corpo.
  • As atividades serão realizadas de forma lúdica e interativa, estimulando a participação de todas as crianças.

7- ATIVIDADES

  • Atividades:
  1. Cabeça, Ombros, Joelhos e Pés: As crianças irão cantar a música e realizar os movimentos correspondentes em grupo.
  2. Dança das Mãos e dos Pés: Será proposta uma dança em que as crianças deverão seguir os movimentos sugeridos pelo educador.
  3. Jogo do Espelho: Em duplas, uma criança imitará os movimentos da outra, estimulando a coordenação motora e a imitação.

8- RECURSOS DIDÁTICOS

  • Recursos Didáticos:
  • Músicas infantis.
  • Espelho para o jogo de imitação.
  • Material impresso com ilustrações das partes do corpo.

9- METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

  • Metodologia de Avaliação:
  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e o desenvolvimento motor das crianças durante as brincadeiras.
  • Serão registrados os avanços individuais em relação ao reconhecimento das partes do corpo e à realização dos movimentos propostos.

10- CRONOGRAMA DE AULAS

  • Cronograma:
  • Aula 1: Identificação e nomeação das partes do corpo.
  • Aula 2: Realização de movimentos específicos com cada parte do corpo.
  • Aula 3: Interação e cooperação durante as brincadeiras.

O que achou da Ferramenta? Legal né!