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menina empreendedora em uma barraca de venda de sucos

Como Inserir a Educação Empreendedora na Educação Infantil

Estimular o espírito empreendedor desde a infância certamente é um diferencial significativo na formação dos alunos. A educação empreendedora na educação infantil não apenas desperta a criatividade e a inovação, mas também desenvolve habilidades essenciais como negociação, resolução de problemas, trabalho em equipe e responsabilidade. Este artigo traz uma abordagem prática e envolvente para introduzir conceitos de empreendedorismo aos pequenos por meio de 07 planos de aula especiais.

O que Esperar Destes 7 Planos de Aula?

Estes planos de aula sobre educação empreendedora na educação infantil oferecem atividades práticas e lúdicas que visam desenvolver habilidades essenciais nas crianças, como criatividade, inovação, negociação, responsabilidade e trabalho em equipe.

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Espera-se que, através dessas atividades, as crianças adquiram uma compreensão inicial de conceitos básicos de empreendedorismo, se divirtam e desenvolvam autoconfiança.

Cada plano de aula é projetado para ser educativo e estimulante, proporcionando uma experiência enriquecedora para os pequenos alunos.

Aqui está um breve resumo do que esperar de cada plano de aula que vamos trabalhar neste artigo:

  1. Feirinha de Trocas: As crianças aprendem sobre o valor dos itens e a arte da negociação, trocando brinquedos e livros entre si.
  2. Pequenos Negócios de Brincadeira: Conceitos básicos de negócios são introduzidos através de uma loja fictícia, onde as crianças vendem e compram itens usando moedas de brinquedo.
  3. Projeto de Reciclagem e Venda: As crianças criam novos produtos a partir de materiais recicláveis e participam de uma venda, aprendendo sobre sustentabilidade e empreendedorismo.
  4. Histórias de Empreendedores: As crianças são inspiradas por histórias adaptadas de empreendedores famosos, aprendendo sobre características e atitudes empreendedoras.
  5. Jardim de Empreendedores: Cuidando de plantas, as crianças aprendem sobre paciência, dedicação e a importância do cuidado para o crescimento, comparando com o desenvolvimento de um negócio.
  6. Pequeno Chef: Envolvidas em atividades práticas de culinária e vendas, as crianças aprendem sobre trabalho em equipe e satisfação do cliente.
  7. Brinquedos Empreendedores: As crianças usam a criatividade para criar novos brinquedos a partir de materiais diversos e os apresentam para a turma.

Esses planos de aula não só introduzem conceitos empreendedores, mas também incentivam o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes para a vida das crianças.

Vamos começar!

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O que é Educação Empreendedora?

Educação empreendedora é o processo de desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para que uma pessoa possa identificar e aproveitar oportunidades, inovar e lidar com incertezas aplicando o empreendedorismo.

No contexto da educação infantil, trata-se de incentivar as crianças a pensar de forma criativa, a tomar iniciativas e a trabalhar colaborativamente.

Por que Introduzir o Empreendedorismo na Educação Infantil?

Introduzir o empreendedorismo na educação infantil é fundamental para preparar as crianças para os desafios do século XXI. Ao aprenderem a empreender, mesmo de forma simples, as crianças desenvolvem:

  • Criatividade e Inovação: A capacidade de pensar fora da caixa e criar soluções novas.
  • Autoconfiança: A crença em suas próprias habilidades para alcançar objetivos.
  • Habilidades Sociais: A competência para trabalhar em grupo e comunicar-se efetivamente.
  • Responsabilidade: A compreensão da importância de cumprir compromissos e tarefas.

Como Trabalhar Educação Empreendedora com Ludicidade na Educação Infantil

Introduzir a educação empreendedora na educação infantil pode parecer difícil num primeiro momento, mas quando combinada com atividades lúdicas, essa tarefa torna-se não apenas viável, mas extremamente eficaz e divertida.

A ludicidade permite que as crianças aprendam conceitos complexos de maneira natural e prazerosa, transformando a sala de aula em um espaço dinâmico e inspirador.

A seguir, vamos explorar como trabalhar a educação empreendedora com ludicidade, oferecendo estratégias e exemplos práticos para educadores.

1. Utilização de Jogos e Brincadeiras

Os jogos e brincadeiras são ferramentas poderosas para ensinar empreendedorismo às crianças. Jogos de tabuleiro, como Monopoly ou versões simplificadas de jogos de negócios, podem introduzir conceitos de compra, venda, investimento e estratégia de maneira divertida.

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Além disso, brincadeiras de faz-de-conta, como montar uma loja ou um restaurante de brinquedo, permitem que as crianças experimentem papéis de empreendedores, clientes e vendedores, desenvolvendo habilidades de negociação e atendimento ao cliente.

2. Projetos de Criação e Venda

Envolver as crianças em projetos de criação de produtos e sua venda é uma excelente forma de ensinar empreendedorismo.

Atividades como artesanato, reciclagem e culinária podem resultar em produtos que as crianças podem “vender” em feirinhas escolares ou eventos.

Essa experiência prática ajuda a entender o ciclo de produção, marketing e venda, além de ensinar o valor do trabalho e a importância da criatividade e inovação.

3. Histórias e Contos de Empreendedores

Contar histórias de empreendedores, adaptadas para a faixa etária das crianças, pode ser muito inspirador.

Utilize fantoches, desenhos ou livros ilustrados para narrar a trajetória de pessoas que transformaram suas ideias em realidade.

Discuta com as crianças as características que esses empreendedores possuíam, como persistência, criatividade e coragem.

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Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

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Essas histórias podem servir como base para atividades de desenho, teatro ou mesmo para projetos de escrita criativa.

4. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma maneira lúdica de ensinar paciência, cuidado e crescimento, conceitos essenciais no empreendedorismo. Cada criança pode plantar uma semente e cuidar dela ao longo do tempo.

Através deste processo, elas aprenderão que, assim como uma planta, um negócio precisa de atenção, dedicação e tempo para crescer.

Registros em diários ilustrados sobre o crescimento das plantas podem complementar a atividade, reforçando a importância do acompanhamento e da documentação no desenvolvimento de um projeto.

5. Aulas de Culinária

A culinária oferece uma abordagem prática e deliciosa para ensinar empreendedorismo. Organize aulas onde as crianças possam preparar alimentos simples, como sanduíches ou biscoitos, e depois “vendê-los” para colegas ou familiares.

Essa atividade não só ensina habilidades de cozinha, mas também aspectos de higiene, organização, trabalho em equipe e atendimento ao cliente. Usar moedas fictícias para transações torna a atividade ainda mais lúdica e educativa.

6. Feiras de Trocas

As feiras de trocas são ótimas para ensinar sobre o valor dos itens e a arte da negociação. Organize um dia em que as crianças tragam brinquedos ou livros que gostariam de trocar.

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Facilite as trocas, ajudando as crianças a negociar e entender o valor relativo dos itens. Essa atividade promove habilidades sociais e econômicas de maneira divertida e interativa.

7. Criação de Brinquedos

Estimular a criatividade das crianças através da criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis ou simples é uma excelente maneira de introduzir conceitos de inovação e design de produto.

Forneça materiais diversos e deixe que as crianças imaginem e criem seus próprios brinquedos. Depois, cada criança pode apresentar sua criação para a turma, explicando o processo de fabricação e as funcionalidades do brinquedo.

Essa atividade desenvolve a capacidade de pensar de forma criativa e resolver problemas.

Plano n° 1: Feirinha de Trocas

crianças participando de uma feira de trocas

O plano de aula “Feirinha de Trocas” oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades empreendedoras na educação infantil através de uma atividade lúdica e interativa.

Nesta atividade, as crianças são incentivadas a trazer brinquedos ou livros de casa para participar de uma feira de trocas. Elas aprendem a negociar, valorizar itens e entender o conceito de troca justa.

Por que o(a) educador(a) deveria usá-lo?:

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  1. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: A atividade promove a interação entre as crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades de comunicação e negociação de maneira prática.
  2. Compreensão do Valor dos Itens: Ao trocar brinquedos ou livros, as crianças começam a entender o valor relativo dos itens, aprendendo a fazer escolhas informadas e a valorizar o que têm.
  3. Estimulação da Criatividade e Resolução de Problemas: As crianças são incentivadas a pensar criativamente sobre como negociar suas trocas, buscando soluções para conseguir os itens desejados.
  4. Engajamento e Diversão: A feirinha de trocas é uma atividade divertida que engaja as crianças, tornando o aprendizado sobre empreendedorismo natural e prazeroso.
  5. Aplicação de Conceitos Empreendedores: Introduz conceitos básicos de empreendedorismo como negociação, troca, valorização de recursos e ética nas transações, de uma forma que é facilmente compreensível para crianças pequenas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a empatia e o respeito pelas diferenças, percebendo que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções através do corpo.
  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Feirinha de Trocas: estimular a troca de objetos entre os alunos, incentivando o empreendedorismo e a cooperação.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para explicar o conceito de feirinha de trocas e a importância da cooperação.
  • Organização do espaço da feirinha, com mesas e objetos para troca.
  • Estímulo à comunicação oral e escrita para negociação e registro das trocas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Conversar com os alunos sobre a feirinha de trocas, explicando como funciona e incentivando a participação de todos.
  2. Montagem da Feirinha: Organizar o espaço da feirinha com mesas e objetos para troca.
  3. Trocas: Permitir que os alunos realizem trocas entre si, incentivando a comunicação e a negociação.
  4. Registro das Trocas: Estimular os alunos a registrar as trocas realizadas, seja por desenhos, escrita espontânea ou outra forma de expressão.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos para troca (brinquedos, livros, materiais diversos)
  • Mesas e cadeiras
  • Papel e lápis para registro

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e interação dos alunos durante a feirinha de trocas.
  • Avaliação dos registros feitos pelos alunos sobre as trocas realizadas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre a feirinha de trocas e organização do espaço.
  • 2ª aula: Realização da feirinha de trocas e registro das trocas.
  • 3ª aula: Avaliação das atividades e discussão sobre a importância da cooperação e do empreendedorismo.

Plano n° 2: Pequenos Negócios de Brincadeira

criança atendendo em um caixa de brinquedo

O plano de aula “Pequenos Negócios de Brincadeira” oferece uma introdução divertida e prática aos conceitos básicos de empreendedorismo para a educação infantil.

Nesta atividade, as crianças participam de uma simulação de loja, onde assumem os papéis de vendedores, compradores e caixas, utilizando moedas fictícias para realizar transações.

Por que o(a) educador(a) deveria usá-lo?:

  1. Introdução aos Conceitos de Negócios: As crianças são expostas a noções fundamentais de compra e venda, permitindo que compreendam como funcionam as transações comerciais de forma simplificada e lúdica.
  2. Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas: Utilizando moedas fictícias, as crianças praticam habilidades básicas de contagem e operações matemáticas, importantes para seu desenvolvimento cognitivo.
  3. Promoção do Trabalho em Equipe: Ao assumirem diferentes papéis na loja, as crianças aprendem a trabalhar juntas, respeitando e entendendo a importância de cada função no sucesso de um negócio.
  4. Estimulação da Criatividade e Planejamento: A atividade incentiva as crianças a pensar de forma criativa sobre como organizar e gerenciar a loja, desenvolvendo suas habilidades de planejamento e organização.
  5. Engajamento e Diversão: O formato de brincadeira faz com que as crianças se envolvam profundamente, aprendendo conceitos empresariais de forma natural e prazerosa.
  6. Desenvolvimento de Habilidades de Atendimento ao Cliente: As crianças praticam habilidades de comunicação e atendimento ao cliente, aprendendo a importância da cortesia e da eficácia no atendimento.

Este plano de aula é ideal para educadores que buscam incorporar lições práticas de empreendedorismo em suas atividades pedagógicas, proporcionando uma experiência educativa, envolvente e divertida que prepara as crianças para entenderem conceitos empresariais básicos desde cedo.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Introduzir conceitos básicos de negócios de forma lúdica e criativa, estimulando a imaginação e a interação social das crianças.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver habilidades de comunicação e cooperação entre as crianças.
  2. Estimular a criatividade e a imaginação na criação de produtos e na interação com os colegas.
  3. Introduzir noções básicas de troca e comércio através da simulação de uma loja fictícia.
  4. Promover o autocuidado e a autonomia ao lidar com dinheiro de brinquedo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
    • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
    • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Noções básicas de troca e comércio
  • Interpretação de papéis
  • Comunicação e cooperação

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e participativa, com a simulação de uma loja fictícia onde as crianças poderão vender e comprar itens utilizando moedas de brinquedo. Serão incentivadas a comunicação, a cooperação e a criatividade na criação de produtos e na interação com os colegas.

ATIVIDADES:

  1. Criação da Loja Fictícia: As crianças serão divididas em grupos e terão a oportunidade de criar sua própria loja fictícia, decidindo quais produtos serão vendidos e estabelecendo os preços.
  2. Venda e Compra de Itens: Cada criança terá a chance de ser tanto vendedora quanto compradora na loja fictícia, utilizando moedas de brinquedo para realizar as transações.
  3. Interpretação de Papéis: As crianças serão incentivadas a interpretar diferentes papéis, como clientes, vendedores e caixas, estimulando a comunicação e a cooperação.
  4. Criação de Produtos: Além da venda de itens, as crianças serão encorajadas a criar seus próprios produtos para vender na loja, estimulando a criatividade e a imaginação.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Moedas de brinquedo
  • Itens para venda na loja fictícia
  • Espaço para a montagem da loja

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação, a comunicação, a cooperação e a criatividade das crianças durante as atividades propostas. Serão valorizados o envolvimento, o respeito mútuo e a autonomia no desenvolvimento das tarefas.

CCRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Criação da Loja Fictícia
  • Aula 2: Venda e Compra de Itens
  • Aula 3: Interpretação de Papeis
  • Aula 4: Criação de Produtos

Plano n° 3: Projeto de Reciclagem e Venda

crianças da pré-escola confeccionando e vendendo produtos recicláveis

O plano de aula “Projeto de Reciclagem e Venda” combina educação ambiental com empreendedorismo, oferecendo às crianças uma oportunidade prática de criar produtos a partir de materiais recicláveis e vendê-los.

Esta atividade não apenas ensina sobre sustentabilidade, mas também introduz conceitos básicos de negócios, como produção, marketing e vendas.

Por que o(a) educador(a) deveria usá-lo?:

  1. Sustentabilidade e Conscientização Ambiental: Ao trabalhar com materiais recicláveis, as crianças aprendem sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de recursos, desenvolvendo uma consciência ambiental desde cedo.
  2. Desenvolvimento de Habilidades Manuais e Criativas: A atividade estimula a criatividade das crianças ao desafiá-las a criar novos produtos a partir de materiais diversos, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras finas e a experimentação com diferentes técnicas artísticas.
  3. Introdução aos Conceitos de Negócios: As crianças aprendem sobre o ciclo de produção ao transformar materiais recicláveis em produtos vendáveis. Elas participam do processo de decisão sobre preço, embalagem e estratégias de marketing simples, como cartazes e anúncios.
  4. Promoção do Trabalho em Equipe: Trabalhando em grupo, as crianças colaboram na produção, organização da venda e atendimento aos clientes, aprendendo a importância do trabalho em equipe e da divisão de tarefas.
  5. Experiência Prática de Vendas: A venda dos produtos criados proporciona uma experiência prática em transações comerciais, ensinando conceitos básicos como troco, etiqueta de preço e interação com clientes.
  6. Valorização do Trabalho e Empreendedorismo: Ao perceberem que podem criar algo valioso a partir de materiais descartados, as crianças desenvolvem uma visão positiva sobre o trabalho e o potencial empreendedor, incentivando a inovação e a iniciativa.

Este plano de aula é uma excelente escolha para educadores que desejam integrar educação ambiental e empreendedorismo de maneira prática e significativa.

Ele não apenas ensina habilidades práticas e conceitos empresariais básicos, mas também promove valores de sustentabilidade e responsabilidade social entre os alunos desde uma idade precoce.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar a consciência ambiental nas crianças, incentivando a reciclagem e reutilização de materiais.
  • Estimular a criatividade e o empreendedorismo infantil.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
  • Participar ativamente, tanto do planejamento das atividades quanto da realização das mesmas.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações.
  • Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, descobertas, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da reciclagem e reutilização de materiais.
  • Criatividade e empreendedorismo infantil.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da reciclagem.
  • Realizar atividades práticas de criação de objetos a partir de materiais recicláveis.
  • Promover a organização de uma feira de venda dos produtos criados pelas crianças.

ATIVIDADES:

  1. Confecção de objetos decorativos com materiais recicláveis, como garrafas pet, papelão e tampinhas de garrafa.
  2. Pintura e decoração dos objetos criados.
  3. Organização da feira de venda, com precificação dos produtos e interação com os colegas e familiares.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis (garrafas pet, papelão, tampinhas, etc.).
  • Tintas, pincéis, colas.
  • Mesas e cadeiras para a feira de venda.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças nas atividades.
  • Avaliação do trabalho em equipe e cooperação.
  • Análise da criatividade e empreendedorismo demonstrados pelas crianças.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa sobre reciclagem e início da confecção dos objetos.
  • Aula 2: Continuação da confecção e decoração dos objetos.
  • Aula 3: Organização da feira de venda e interação com os colegas e familiares.

Plano n° 4: Conhecendo Histórias de Empreendedores

figuras empreendedoras da história

O plano de aula “Histórias de Empreendedores” oferece uma abordagem inspiradora para ensinar empreendedorismo na educação infantil através de narrativas de empreendedores famosos adaptadas para a faixa etária das crianças.

Esta atividade não apenas educa sobre as jornadas individuais de sucesso, mas também explora as qualidades e habilidades que tornam alguém um empreendedor.

Por que o(a) educador(a) deveria usá-lo?:

  1. Inspiração e Identificação: As histórias de empreendedores inspiram as crianças ao mostrar exemplos reais de pessoas que transformaram suas ideias em negócios de sucesso, incentivando a imaginação e a ambição entre os alunos.
  2. Desenvolvimento de Habilidades de Escuta e Compreensão: O uso de narrativas envolventes ajuda as crianças a desenvolver habilidades de escuta ativa, compreensão de contexto e interpretação de histórias.
  3. Exploração de Características Empreendedoras: As histórias destacam características importantes de empreendedores, como criatividade, persistência, resiliência e capacidade de resolver problemas, oferecendo exemplos práticos para discussão em sala de aula.
  4. Estímulo à Criatividade e Reflexão: Após ouvir as histórias, as crianças são incentivadas a refletir sobre como aplicar as lições aprendidas em suas próprias vidas, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
  5. Construção de Pontes com o Mundo Real: Ao conectar histórias de empreendedores à sua própria experiência e à comunidade local, as crianças começam a entender a relevância do empreendedorismo em contextos cotidianos e globais.
  6. Promoção de Valores Empreendedores: As histórias não apenas ensinam sobre negócios, mas também promovem valores como ética no trabalho, responsabilidade e perseverança, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças.

Este plano de aula é uma ferramenta valiosa para educadores interessados em cultivar uma mentalidade empreendedora entre os alunos desde cedo.

Ao utilizar histórias inspiradoras, os professores podem não só ensinar sobre empreendedorismo, mas também motivar os alunos a explorarem seus próprios interesses e potenciais como futuros empreendedores.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Proporcionar às crianças o conhecimento sobre histórias de empreendedores, estimulando a criatividade, a autonomia e o respeito às diferenças.

Objetivos Específicos:

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Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

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  • Apresentar às crianças histórias de empreendedores de forma lúdica e acessível.
  • Estimular a reflexão sobre as características e atitudes empreendedoras.
  • Promover atividades que incentivem a criatividade e a autonomia das crianças.
  • Desenvolver a empatia e o respeito às diferenças através das histórias de empreendedores.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Histórias de empreendedores e suas trajetórias.
  • Características e atitudes empreendedoras.
  • Criatividade, autonomia e respeito às diferenças.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para abordar o tema das histórias de empreendedores, sugere-se uma metodologia participativa e lúdica, com a contação de histórias, debates em grupo, atividades práticas e criativas, como dramatizações e produção de desenhos ou escrita de pequenas histórias.

ATIVIDADES:

  1. Contação de histórias de empreendedores conhecidos, como exemplo: Walt Disney, Coco Chanel, Steve Jobs.
  2. Roda de conversa para debater sobre as características e atitudes empreendedoras apresentadas nas histórias.
  3. Atividade prática: as crianças podem criar suas próprias histórias de empreendedores, desenhando ou escrevendo.
  4. Dramatização das histórias criadas pelas crianças, estimulando a criatividade e a expressão.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros com histórias de empreendedores.
  • Papel, lápis de cor, giz de cera para atividades práticas.
  • Espaço adequado para a contação de histórias e as atividades propostas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, sua capacidade de expressão e criatividade, bem como o respeito às diferenças e a empatia demonstrada.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação de histórias de empreendedores e debate em grupo.
  • Aula 2: Atividade prática de criação de histórias de empreendedores.
  • Aula 3: Dramatização das histórias criadas pelas crianças

Plano n° 5: Jardim de Empreendedores

crianças realizando o plantio de árvores cuidando da natureza

O plano de aula “Jardim de Empreendedores” combina atividades de jardinagem com conceitos básicos de empreendedorismo, proporcionando uma experiência prática e educativa para crianças na educação infantil. Nesta atividade, as crianças cuidam de plantas em um jardim escolar, aprendendo sobre paciência, cuidado, crescimento e paralelos entre o cultivo de plantas e o desenvolvimento de um negócio.

Por que o professor deveria usá-lo?:

  1. Aprendizado Prático e Sensorial: As crianças aprendem sobre o ciclo de vida das plantas através de atividades práticas de jardinagem, estimulando os sentidos e promovendo uma conexão direta com a natureza.
  2. Desenvolvimento de Habilidades de Cuidado e Responsabilidade: Cuidar das plantas ensina às crianças a importância do cuidado constante, responsabilidade e comprometimento, habilidades essenciais também no contexto empresarial.
  3. Paralelos com o Mundo dos Negócios: Ao comparar o crescimento das plantas com o crescimento de um negócio, as crianças entendem conceitos como investimento de tempo e esforço, paciência para ver resultados e a importância do cuidado contínuo.
  4. Promoção da Sustentabilidade e Consciência Ambiental: A atividade reforça a importância da sustentabilidade ao ensinar sobre o ciclo natural das plantas, a dependência da água e do sol, e a relevância de práticas ambientalmente responsáveis.
  5. Estímulo à Criatividade e Inovação: Os alunos são encorajados a pensar de forma criativa sobre como melhorar e cuidar do jardim, incentivando a inovação e a busca por soluções eficazes.
  6. Integração de Conhecimentos Interdisciplinares: A atividade pode ser integrada com disciplinas como ciências naturais, matemática (medições de crescimento das plantas) e até mesmo literatura (histórias sobre plantas e jardins), proporcionando uma abordagem interdisciplinar ao aprendizado.

Este plano de aula não apenas ensina sobre jardinagem e cuidado com o meio ambiente, mas também introduz conceitos valiosos de empreendedorismo de uma maneira prática e envolvente. Ao cultivar um jardim, as crianças não apenas desenvolvem habilidades essenciais, mas também aprendem lições valiosas sobre o crescimento pessoal e empresarial desde tenra idade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver o cuidado e a paciência através do cultivo de plantas.
  • Estimular a dedicação e a responsabilidade na manutenção de um jardim.
  • Compreender a importância do cuidado para o crescimento das plantas e fazer analogia com o desenvolvimento de um negócio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
  • Participar ativamente do planejamento e realização das atividades propostas.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos.
  • Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, opiniões.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cuidado e cultivo de plantas
  • Importância do cuidado para o crescimento
  • Analogia entre o crescimento de plantas e o desenvolvimento de um negócio

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância do cuidado com as plantas e como isso se relaciona com o cuidado em outras áreas da vida.
  • Realizar uma atividade prática de plantio de sementes, onde cada criança terá sua própria planta para cuidar.
  • Promover momentos de observação e registro do crescimento das plantas ao longo das semanas.
  • Estimular a criação de um pequeno jardim na escola, onde as crianças serão responsáveis por cuidar das plantas.

ATIVIDADES:

  1. Plantio de sementes: cada criança irá plantar uma semente em um vaso, regar e cuidar diariamente.
  2. Observação do crescimento: registrar o crescimento das plantas em um diário de bordo, desenhando e escrevendo sobre as mudanças observadas.
  3. Criação do jardim da escola: em grupo, as crianças irão planejar e cuidar de um pequeno jardim na escola, escolhendo as plantas e organizando a manutenção.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Sementes
  • Vasos
  • Terra
  • Regador
  • Diário de bordo
  • Materiais de jardinagem

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e interesse das crianças nas atividades.
  • Acompanhamento do cuidado e responsabilidade no cultivo das plantas.
  • Registro do desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão durante as atividades.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Semana 1: Plantio de Sementes
  • Semana 2: Observação do crescimento e registro
  • Semana 3: Crianção do Jardim da Escola

Plano nº 6: Projeto Pequeno Chef

criança pequena vendendo alimentos em uma barraca

O plano de aula “Pequeno Chef” combina atividades culinárias com aprendizado de conceitos básicos de empreendedorismo na educação infantil.

Nesta atividade, as crianças participam de aulas de culinária onde aprendem a preparar alimentos simples, entender noções de higiene e segurança alimentar, além de explorar aspectos de marketing e vendas ao “vender” seus produtos culinários para colegas ou familiares.

Por que o(a) educador(a) deveria usá-lo?:

  1. Aprendizado Prático e Sensorial: As crianças aprendem habilidades práticas ao preparar alimentos, estimulando os sentidos e promovendo uma conexão direta com o processo de produção de alimentos.
  2. Desenvolvimento de Habilidades Culinárias e de Segurança Alimentar: Participar de aulas de culinária ensina as crianças sobre medidas, técnicas básicas de culinária e a importância da higiene e segurança alimentar.
  3. Introdução aos Conceitos de Negócios: Ao preparar e “vender” alimentos, as crianças começam a entender conceitos como custo, preço de venda, marketing básico e atendimento ao cliente.
  4. Promoção do Trabalho em Equipe: Trabalhar em grupo na cozinha ensina as crianças sobre colaboração, divisão de tarefas e importância do trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns.
  5. Estímulo à Criatividade e Inovação: As crianças são encorajadas a experimentar com ingredientes, criar novas receitas e apresentar seus produtos de forma atrativa, promovendo a criatividade e a inovação.
  6. Desenvolvimento de Competências Sociais: A interação durante as aulas de culinária e ao vender os produtos ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, empatia e respeito mútuo.

Este plano de aula não apenas ensina habilidades culinárias e conceitos empresariais básicos, mas também promove valores de trabalho em equipe, responsabilidade e criatividade.

Ao participar das atividades do “Pequeno Chef”, as crianças desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre o processo de produção de alimentos e as habilidades necessárias para empreender de forma simples e eficaz.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver habilidades motoras, criatividade e trabalho em equipe através de atividades práticas de culinária e vendas.
  • Estimular a autonomia, a comunicação e a expressão das crianças.
  • Promover o respeito às diferenças e a valorização das culturas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos.
  • Participar ativamente do planejamento e realização de atividades.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras.
  • Expressar necessidades, emoções, sentimentos, hipóteses, descobertas, opiniões.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Atividades práticas de culinária e vendas.
  • Trabalho em equipe.
  • Comunicação e expressão.
  • Respeito às diferenças e valorização das culturas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introduzir o tema.
  • Atividades práticas de culinária e vendas em grupo.
  • Exploração de diferentes ingredientes, texturas, cores e sabores.
  • Estímulo à criatividade e autonomia das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre culinária e vendas, destacando a importância do trabalho em equipe e da satisfação do cliente.
  2. Divisão das crianças em grupos para preparar uma receita simples.
  3. Cada grupo terá uma tarefa específica, como misturar os ingredientes, cortar alimentos, decorar os pratos, atender os “clientes”.
  4. Após a preparação, as crianças poderão vender os pratos para os colegas ou adultos presentes.
  5. Momento de degustação e avaliação da experiência.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Ingredientes para a receita escolhida.
  • Utensílios de cozinha.
  • Mesas e cadeiras para as atividades de vendas.
  • Papel e canetas para anotações.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e colaboração das crianças nas atividades em grupo.
  • Avaliação da comunicação e expressão durante a preparação dos pratos e atendimento aos “clientes”.
  • Feedback individual e em grupo sobre a experiência vivenciada.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Introdução ao tema, formação dos grupos e escolha da receita.
  • 2ª aula: Preparação dos pratos e atividades de vendas.
  • 3ª aula: Degustação, avaliação e feedback das atividades realizadas.

Plano n° 7: Brinquedos Empreendedores

criança  confeccionando brinquedos a partir de materiais recicláveis

O plano de aula “Brinquedos Empreendedores” combina criatividade e empreendedorismo na educação infantil, incentivando as crianças a criar seus próprios brinquedos e explorar noções básicas de negócios.

Nesta atividade, as crianças desenvolvem habilidades em design, produção e marketing ao criar brinquedos usando materiais simples e apresentá-los em uma feira de brinquedos.

Por que o(a) educado(a) deveria usá-lo?:

  1. Estímulo à Criatividade e Inovação: As crianças são incentivadas a imaginar e criar brinquedos únicos, promovendo a criatividade e o pensamento crítico.
  2. Desenvolvimento de Habilidades Manuais: Ao construir os próprios brinquedos, as crianças desenvolvem habilidades motoras finas e aprendem sobre técnicas básicas de montagem e design.
  3. Introdução aos Conceitos de Negócios: Ao planejar e preparar para a feira de brinquedos, as crianças aprendem sobre custos, precificação, promoção e vendas, introduzindo conceitos básicos de empreendedorismo.
  4. Promoção do Trabalho em Equipe: Trabalhando em grupos para criar e apresentar os brinquedos, as crianças aprendem a colaborar, resolver conflitos e valorizar as contribuições individuais.
  5. Experiência Prática de Vendas: Participar da feira de brinquedos permite que as crianças experimentem o processo de vendas, praticando habilidades como comunicação, negociação e atendimento ao cliente.
  6. Empoderamento e Autoconfiança: Ao verem seus brinquedos sendo apreciados e vendidos, as crianças desenvolvem um senso de realização pessoal e confiança em suas habilidades criativas e empreendedoras.

Este plano de aula não apenas ensina sobre fabricação de brinquedos e noções básicas de negócios, mas também promove valores de inovação, colaboração e autoexpressão.

Ao participar da atividade “Brinquedos Empreendedores”, as crianças não apenas se divertem criando e vendendo brinquedos, mas também adquirem habilidades valiosas para o futuro em um ambiente educativo e de apoio.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver habilidades empreendedoras desde cedo, estimulando a criatividade e autonomia das crianças.
  • Estimular a cooperação, comunicação e respeito mútuo entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
  • PARTICIPAR ativamente, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceitos básicos de empreendedorismo
  • Criatividade na criação de brinquedos
  • Comunicação e cooperação na venda dos brinquedos

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando de forma lúdica e acessível o conceito de empreendedorismo para as crianças.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de brinquedos.
  • Promover a cooperação entre os alunos na produção e venda dos brinquedos.

ATIVIDADES:

  1. Criação de brinquedos: Dividir os alunos em grupos e propor a criação de brinquedos utilizando materiais recicláveis e artísticos. Incentivar a criatividade e autonomia na produção.
  2. Venda dos brinquedos: Organizar um momento de venda dos brinquedos criados pelas crianças, estimulando a comunicação e cooperação entre elas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis e artísticos para a criação dos brinquedos
  • Espaço para a venda dos brinquedos
  • Dinheiro fictício para simular a compra e venda dos brinquedos

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e colaboração dos alunos na criação e venda dos brinquedos.
  • Avaliar a criatividade e autonomia na produção dos brinquedos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Explicação do conceito de empreendedorismo e início da criação dos brinquedos
  • Aula 2: Continuação da criação dos brinquedos e organização da venda
  • Aula 3: Venda dos brinquedos e reflexão sobre o processo empreendedor.

Conclusão

Os planos de aula apresentados oferecem uma abordagem prática e estimulante para introduzir conceitos de empreendedorismo na educação infantil.

Cada atividade não apenas educa sobre negócios de uma maneira acessível às crianças, mas também promove habilidades essenciais como criatividade, trabalho em equipe, responsabilidade e pensamento crítico.

Ao proporcionar experiências educativas que são ao mesmo tempo divertidas e instrutivas, os educadores podem preparar os alunos não apenas para entenderem o mundo dos negócios, mas também para desenvolverem uma mentalidade empreendedora desde cedo, promovendo o crescimento pessoal e o sucesso futuro.

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