Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Planos de Aula para Trabalhar a Habilidade (EI03ET05)

03 Planos de Aula para Trabalhar a Habilidade (EI03ET05)

Despertar o entusiasmo pelo aprendizado nas crianças é uma das missões mais gratificantes para qualquer educador. Imagine transformar sua sala de aula em um espaço vibrante, onde a curiosidade e a criatividade são estimuladas a cada momento. Desenvolver a habilidade de classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças, conhecida como EI03ET05 na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma oportunidade incrível para fazer exatamente isso!

Neste artigo, você encontrará três planos de aula inovadores e divertidos, prontos para levar sua prática pedagógica a um novo patamar, são eles:

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Vamos explorar atividades que não apenas promovem a percepção visual e o pensamento lógico, mas também encorajam a organização, a sistematização e a comunicação eficaz entre os pequenos.

Prepare-se para ver seus alunos envolvidos, curiosos e animados, enquanto descobrem o mundo ao seu redor de maneira lúdica e significativa.

Venha transformar o aprendizado em uma aventura empolgante e inspiradora!

brinquedos infantis separados por cores

A habilidade EI03ET05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, que trata de “Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças,” é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças na creche e pré-escola.

Essa habilidade está inserida no eixo de “Exploração e Conhecimento do Mundo,” que visa proporcionar às crianças oportunidades de interagir com o ambiente ao seu redor, promovendo a observação, a investigação e a compreensão de conceitos básicos.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Importância da Habilidade EI03ET05

Classificar objetos e figuras é uma atividade que ajuda as crianças a desenvolverem habilidades importantes, como:

  1. Percepção Visual: Ao observar e comparar objetos, as crianças aprimoram sua capacidade de perceber detalhes e diferenças visuais, fortalecendo a acuidade visual.
  2. Pensamento Lógico: A classificação exige que as crianças identifiquem características comuns e diferenças, o que desenvolve o pensamento lógico e a capacidade de estabelecer critérios.
  3. Organização e Sistematização: Classificar é uma forma de organizar o mundo ao seu redor, ajudando as crianças a compreenderem a estrutura e a ordem das coisas, promovendo uma maior compreensão do ambiente.
  4. Linguagem e Comunicação: Durante as atividades de classificação, as crianças são incentivadas a verbalizar seus pensamentos e justificativas, enriquecendo seu vocabulário e habilidades comunicativas.

Implementação na Creche e Pré-Escola

Para trabalhar essa habilidade com crianças na creche e pré-escola, os educadores podem utilizar diversas estratégias e atividades lúdicas:

  1. Brincadeiras com Blocos de Construção: Oferecer blocos de diferentes cores, tamanhos e formas para que as crianças possam agrupá-los de acordo com essas características.
  2. Jogos de Memória: Usar jogos de memória com figuras de animais, frutas, objetos e outros temas, onde as crianças devem encontrar e agrupar pares semelhantes.
  3. Atividades de Recorte e Colagem: Propor atividades onde as crianças recortem figuras de revistas e as classifiquem em categorias, como alimentos, animais, veículos, etc.
  4. Exploração de Materiais Naturais: Durante atividades ao ar livre, coletar folhas, pedras e outros elementos naturais para que as crianças possam classificá-los por tipo, cor ou tamanho.
  5. Classificação de Brinquedos: Pedir que as crianças organizem os brinquedos por categorias, como pelúcias, carrinhos, bonecas, etc.

Metodologias de Ensino

Para garantir que a habilidade de classificação seja bem desenvolvida, os educadores devem:

  • Estimular a Observação Atenta: Incentivar as crianças a observar minuciosamente os objetos e figuras antes de classificá-los.
  • Promover a Interação e o Diálogo: Criar um ambiente onde as crianças possam discutir suas escolhas e ouvir as justificativas dos colegas.
  • Utilizar Recursos Visuais e Manipulativos: Incorporar materiais concretos que as crianças possam tocar e manipular, facilitando a compreensão das características a serem classificadas.
  • Variar as Atividades: Alternar entre atividades individuais e em grupo para promover diferentes formas de aprendizagem e socialização.
  • Proporcionar Feedback Positivo: Reforçar positivamente as tentativas das crianças, valorizando o processo de raciocínio e a criatividade nas classificações.

Conclusão

A habilidade de classificar objetos e figuras conforme suas semelhanças e diferenças é essencial no desenvolvimento inicial das crianças, preparando-as para desafios cognitivos mais complexos no futuro.

Ao integrar essa habilidade nas atividades diárias, os educadores não apenas promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também enriquecem suas experiências de aprendizagem de maneira significativa e divertida.

Agora que já conceituamos e falamos sobre a importância da habilidade EI03ET05, vamos ver 03 (três) exemplos de planos de aula que exploram esta habilidade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado
  • Desenvolver a capacidade de observação e comparação entre desenhos de plantas e animais.
  • Estimular a criatividade e expressão artística das crianças.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade de seres vivos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET05) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar a diversidade de seres vivos e reconhecer a importância de cada um na natureza.
  • EXPLORAR: Observar e comparar desenhos de plantas e animais para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade.
  • CONHECER-SE: Expressar-se por meio da arte, utilizando desenhos para representar seres vivos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Observação e comparação de desenhos de plantas e animais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das plantas e animais na natureza.
  • Apresentar diferentes desenhos de plantas e animais para as crianças observarem e compararem.
  • Estimular as crianças a criarem seus próprios desenhos de plantas e animais.
  • Promover uma exposição dos desenhos criados pelas crianças para que possam comparar as diferentes representações.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre a importância das plantas e animais na natureza.
  2. Observação e comparação de desenhos de plantas e animais.
  3. Atividade de desenho, onde as crianças criarão seus próprios desenhos de plantas e animais.
  4. Exposição dos desenhos criados pelas crianças para comparação.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Desenhos de plantas e animais para comparação.
  • Materiais de desenho (lápis de cor, papel, etc.).
  • Espaço para exposição dos desenhos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e interesse das crianças durante as atividades.
  • Análise dos desenhos criados pelas crianças e sua capacidade de representar plantas e animais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e observação de desenhos.
  • Aula 2: Atividade de desenho.
  • Aula 3: Exposição e comparação dos desenhos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a habilidade de classificar objetos por cores.
  • Estimular a percepção visual e a coordenação motora fina.
  • Promover a interação entre os alunos, incentivando a cooperação e a comunicação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET05) Estabelecer relações de comparação entre objetos por meio de suas propriedades (cor).

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças.
  • Brincar de diversas formas, ampliando conhecimentos e experiências.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Explorar cores e formas.
  • Expressar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer e construir sua identidade pessoal e social.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Classificação de brinquedos por cores.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma conversa sobre as cores e sua importância.
  • Apresentar os brinquedos coloridos para os alunos.
  • Demonstrar como classificar os brinquedos por cores.
  • Incentivar os alunos a participarem da atividade de classificação.

ATIVIDADES:

  1. Brincadeira de Cores: Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes brinquedos coloridos. Eles deverão classificar os brinquedos por cores, separando-os em grupos.
  2. Pintura com Cores: Após a classificação dos brinquedos, os alunos poderão fazer uma atividade de pintura utilizando as cores dos brinquedos classificados.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Brinquedos coloridos.
  • Papel e lápis de cor para a atividade de pintura.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação durante a atividade de classificação.
  • Verificar a participação e cooperação dos alunos.
  • Avaliar a capacidade de expressar as cores corretamente.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Conversa sobre as cores e apresentação dos brinquedos.
  • 2ª aula: Atividade de classificação de brinquedos por cores.
  • 3ª aula: Atividade de pintura com as cores classificadas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da percepção visual e da habilidade motora fina dos alunos, por meio da classificação de lápis de cor por cores quentes e frias.

Objetivos Específicos:

Identificar as cores quentes e frias.

Classificar os lápis de cor de acordo com as cores quentes e frias.

Desenvolver a coordenação motora fina ao manusear os lápis de cor.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

(EI03ET05) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver: Respeitar as diferenças entre as cores quentes e frias.
  • Explorar: Identificar e classificar as cores dos lápis de cor.
  • Conhecer-se: Desenvolver a coordenação motora fina ao manusear os lápis de cor.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação das cores quentes e frias.
  • Classificação dos lápis de cor por cores quentes e frias.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com a apresentação das cores quentes e frias por meio de cartazes e exemplos visuais. Os alunos serão incentivados a participar da classificação dos lápis de cor, estimulando a observação e a coordenação motora fina.

ATIVIDADES:

  1. Apresentação das Cores Quentes e Frias: Iniciar a aula apresentando as cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) e as cores frias (azul, verde, roxo) por meio de cartazes e exemplos visuais.
  2. Classificação dos Lápis de Cor: Distribuir os lápis de cor para os alunos e propor que classifiquem os lápis de acordo com as cores quentes e frias, utilizando cartolinas ou papéis coloridos para separá-los.
  3. Atividade Lúdica: Propor uma brincadeira de associação de cores quentes e frias, onde os alunos devem encontrar pares de lápis de cor que pertençam a cada categoria.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Lápis de cor
  • Cartolinas ou papéis coloridos
  • Cartazes com as cores quentes e frias

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos na atividade de classificação dos lápis de cor e o desenvolvimento da coordenação motora fina durante a manipulação dos materiais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação das cores quentes e frias.
  • Aula 2: Classificação dos lápis de cor por cores quentes e frias.
  • Aula 3: Atividade lúdica de associação de cores quentes e frias.
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima