Despertar o entusiasmo pelo aprendizado nas crianças é uma das missões mais gratificantes para qualquer educador. Imagine transformar sua sala de aula em um espaço vibrante, onde a curiosidade e a criatividade são estimuladas a cada momento. Desenvolver a habilidade de classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças, conhecida como EI03ET05 na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma oportunidade incrível para fazer exatamente isso!
Neste artigo, você encontrará três planos de aula inovadores e divertidos, prontos para levar sua prática pedagógica a um novo patamar, são eles:
Pacotes de Planos de Aula
Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC
- Classificando Desenhos de Plantas e Animais
- Classificando Brinquedos por Cores
- Classificando Lápis de Cor por Cores Quentes e Frias
Vamos explorar atividades que não apenas promovem a percepção visual e o pensamento lógico, mas também encorajam a organização, a sistematização e a comunicação eficaz entre os pequenos.
Prepare-se para ver seus alunos envolvidos, curiosos e animados, enquanto descobrem o mundo ao seu redor de maneira lúdica e significativa.
Venha transformar o aprendizado em uma aventura empolgante e inspiradora!
A habilidade EI03ET05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, que trata de “Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças,” é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças na creche e pré-escola.
Essa habilidade está inserida no eixo de “Exploração e Conhecimento do Mundo,” que visa proporcionar às crianças oportunidades de interagir com o ambiente ao seu redor, promovendo a observação, a investigação e a compreensão de conceitos básicos.
Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento
Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!
Conteúdo PatrocinadoImportância da Habilidade EI03ET05
Classificar objetos e figuras é uma atividade que ajuda as crianças a desenvolverem habilidades importantes, como:
- Percepção Visual: Ao observar e comparar objetos, as crianças aprimoram sua capacidade de perceber detalhes e diferenças visuais, fortalecendo a acuidade visual.
- Pensamento Lógico: A classificação exige que as crianças identifiquem características comuns e diferenças, o que desenvolve o pensamento lógico e a capacidade de estabelecer critérios.
- Organização e Sistematização: Classificar é uma forma de organizar o mundo ao seu redor, ajudando as crianças a compreenderem a estrutura e a ordem das coisas, promovendo uma maior compreensão do ambiente.
- Linguagem e Comunicação: Durante as atividades de classificação, as crianças são incentivadas a verbalizar seus pensamentos e justificativas, enriquecendo seu vocabulário e habilidades comunicativas.
Implementação na Creche e Pré-Escola
Para trabalhar essa habilidade com crianças na creche e pré-escola, os educadores podem utilizar diversas estratégias e atividades lúdicas:
- Brincadeiras com Blocos de Construção: Oferecer blocos de diferentes cores, tamanhos e formas para que as crianças possam agrupá-los de acordo com essas características.
- Jogos de Memória: Usar jogos de memória com figuras de animais, frutas, objetos e outros temas, onde as crianças devem encontrar e agrupar pares semelhantes.
- Atividades de Recorte e Colagem: Propor atividades onde as crianças recortem figuras de revistas e as classifiquem em categorias, como alimentos, animais, veículos, etc.
- Exploração de Materiais Naturais: Durante atividades ao ar livre, coletar folhas, pedras e outros elementos naturais para que as crianças possam classificá-los por tipo, cor ou tamanho.
- Classificação de Brinquedos: Pedir que as crianças organizem os brinquedos por categorias, como pelúcias, carrinhos, bonecas, etc.
Metodologias de Ensino
Para garantir que a habilidade de classificação seja bem desenvolvida, os educadores devem:
- Estimular a Observação Atenta: Incentivar as crianças a observar minuciosamente os objetos e figuras antes de classificá-los.
- Promover a Interação e o Diálogo: Criar um ambiente onde as crianças possam discutir suas escolhas e ouvir as justificativas dos colegas.
- Utilizar Recursos Visuais e Manipulativos: Incorporar materiais concretos que as crianças possam tocar e manipular, facilitando a compreensão das características a serem classificadas.
- Variar as Atividades: Alternar entre atividades individuais e em grupo para promover diferentes formas de aprendizagem e socialização.
- Proporcionar Feedback Positivo: Reforçar positivamente as tentativas das crianças, valorizando o processo de raciocínio e a criatividade nas classificações.
Conclusão
A habilidade de classificar objetos e figuras conforme suas semelhanças e diferenças é essencial no desenvolvimento inicial das crianças, preparando-as para desafios cognitivos mais complexos no futuro.
Ao integrar essa habilidade nas atividades diárias, os educadores não apenas promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também enriquecem suas experiências de aprendizagem de maneira significativa e divertida.
Agora que já conceituamos e falamos sobre a importância da habilidade EI03ET05, vamos ver 03 (três) exemplos de planos de aula que exploram esta habilidade.
PLANO DE AULA: Classificando Desenhos de Plantas e Animais
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir
Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!
Conteúdo Patrocinado- Desenvolver a capacidade de observação e comparação entre desenhos de plantas e animais.
- Estimular a criatividade e expressão artística das crianças.
- Promover o respeito e a valorização da diversidade de seres vivos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da percepção visual e da habilidade motora fina dos alunos, por meio da classificação de lápis de cor por cores quentes e frias. Objetivos Específicos: Identificar as cores quentes e frias. Classificar os lápis de cor de acordo com as cores quentes e frias. Desenvolver a coordenação motora fina ao manusear os lápis de cor. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! (EI03ET05) Estabelecer relações de comparação entre objetos. DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Classificando Brinquedos por Cores
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
PLANO DE AULA: Classificando lápis de cor por cores quentes e frias
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas