Pular para o conteúdo
Início » Artigos do Blog » Educação » Planos de Aula » Educação Infantil » Portugês » Plano de Aula A Joaninha que Perdeu as Pintinhas – BNCC

Plano de Aula A Joaninha que Perdeu as Pintinhas – BNCC

Aqui discutimos o tema, sugerimos atividades e apresentamos um Plano de Aula Pronto para uso!

Plano de Aula A Joaninha que Perdeu as Pintinhas

Um plano de aula é um documento que contém informações sobre o que será ensinado em uma aula específica. É uma ferramenta essencial para professores que desejam planejar e organizar suas aulas de forma eficaz. Neste artigo, discutiremos um plano de aula sobre o livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” de Ducarmo Paes.

“A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” é um livro infantil que conta a história de uma joaninha que perde suas pintinhas e se sente triste e sozinha. No entanto, ela encontra um pintor que a ajuda a recuperar suas pintinhas e a se sentir feliz novamente. Este livro é uma excelente ferramenta para ensinar habilidades de leitura e escrita para crianças em idade escolar.

O objetivo deste plano de aula é ajudar os professores a ensinar habilidades de leitura e escrita usando o livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”. O plano de aula incluirá objetivos específicos, estratégias e atividades, bem como uma avaliação e feedback para os alunos. Com este plano de aula, os professores podem ajudar seus alunos a desenvolver habilidades de leitura e escrita enquanto se divertem com a história da joaninha.

Pontos Principais

  • O plano de aula sobre o livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” é uma ferramenta essencial para professores que desejam ensinar habilidades de leitura e escrita para crianças em idade escolar.
  • O livro é uma excelente ferramenta para ensinar habilidades de leitura e escrita para crianças em idade escolar.
  • O plano de aula incluirá objetivos específicos, estratégias e atividades, bem como uma avaliação e feedback para os alunos.

Sobre o Livro

“A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” é um livro infantil escrito por Ducarmo Paes e ilustrado por Rosinha. A história conta sobre uma joaninha que perde suas pintinhas e, por isso, é excluída pelas outras joaninhas do jardim.

O livro é uma excelente opção para ser trabalhado em sala de aula, pois além de abordar questões relacionadas à diversidade e inclusão, também estimula o desenvolvimento da imaginação e da criatividade das crianças.

A obra faz parte da literatura infanto-juvenil e é recomendada para crianças a partir de 5 anos de idade. Com uma linguagem simples e fácil de entender, a história é capaz de prender a atenção dos pequenos e transmitir valores importantes.

Ducarmo Paes é uma escritora brasileira conhecida por suas obras voltadas para o público infantil. Além de “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”, ela também é autora de diversos outros livros famosos.

De fato, “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” é uma história encantadora que ensina importantes lições sobre inclusão e aceitação das diferenças. É uma excelente opção para ser trabalhada em sala de aula, seja para estimular a leitura e a escrita, ou para abordar questões relacionadas à diversidade e respeito ao próximo.

Objetivos do Plano de Aula

O Plano de Aula sobre o Livro A Joaninha que Perdeu as Pintinhas tem como objetivo principal a promoção da leitura e a formação de leitores mirins no Ensino Fundamental.

Através da sequência didática elaborada, os alunos serão incentivados a ler e interpretar o livro de Ducarmo Paes, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, o plano de aula visa estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, promovendo a reflexão sobre temas importantes como a autoaceitação, a diversidade e a inclusão.

As atividades propostas para este plano de aula são diversificadas e abrangem diversas áreas do conhecimento, como a Língua Portuguesa, a Matemática, a Arte e a Ciências. As atividades foram pensadas para serem realizadas de forma lúdica e interativa, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Entre os objetivos específicos do Plano de Aula, destacam-se:

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre temas importantes como a autoaceitação, a diversidade e a inclusão;
  • Desenvolver habilidades sociais, como a empatia e o respeito ao próximo;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Com esses objetivos em mente, o Plano de Aula visa contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, capazes de compreender e interpretar o mundo ao seu redor.

Estratégias e Atividades

Para trabalhar com o livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”, existem diversas estratégias e atividades que podem ser utilizadas para garantir a participação e envolvimento dos alunos na leitura e compreensão da história.

Uma ideia divertida é transformar a turma em jogadores, utilizando um tabuleiro e um dado. Cada casa do tabuleiro pode estar relacionada a uma pergunta sobre a história, ou a uma atividade para ser realizada em grupo. Por exemplo, se o aluno cair na casa “pinte as pintas da joaninha”, ele deve utilizar lápis de cor para pintar as pintas da joaninha em uma folha de papel.

Outra atividade interessante é a produção de texto, onde os alunos devem escrever sobre as partes do texto que mais gostaram e o que aprenderam com a história. Além disso, é importante incentivar a leitura em voz alta para que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecimento global da palavra e compreensão textual.

Para trabalhar com a língua portuguesa, é possível utilizar atividades que envolvam a análise fonológica e a separação de sílabas. Também é possível utilizar a história para desenvolver a expressão corporal e o teatro, onde os alunos podem encenar a história e criar novas situações para a joaninha.

Os resultados avaliados devem ser baseados nas competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a capacidade de identificação das partes do texto, relações entre as falas dos personagens e a compreensão do enredo. É importante que os professores utilizem esses resultados para aprimorar o plano de aula e garantir a inclusão de todos os alunos.

Este livro pode ser utilizado em diversos componentes curriculares, como matemática, ciências e educação infantil. Além disso, a história pode ser utilizada para trabalhar a identidade e os sentimentos dos alunos, incentivando o amor pela leitura e a compartilhar ideias e perguntas sobre a história.

Plano de Aula Pronto sobre o Livros “A Joaninha que Perdeus as Pintinhas”

Plano de Aula para Educação Infantil – “Livro, A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”

Tema: Livro, A Joaninha que Perdeu as Pintinhas Faixa etária: 3 a 5 anos Duração: 5 dias (uma semana)

Objetivos:

  • Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças.
  • Estimular o gosto pela leitura.
  • Explorar valores como a amizade e a empatia.
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças.
  • Trabalhar a coordenação motora fina.

Campos de Experiência da BNCC:

  1. O eu, o outro e o nós
  2. Corpo, gestos e movimentos
  3. Traços, sons, cores e formas
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Dia 1: Introdução ao Livro

Atividade 1: Roda de conversa (Campo 1)

  • Inicie o dia reunindo as crianças em uma roda.
  • Apresente o livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” e mostre a capa.
  • Pergunte às crianças se elas sabem o que é uma joaninha e se já viram alguma.
  • Estimule a curiosidade delas sobre a história.

Atividade 2: Leitura do livro (Campo 5)

  • Realize a leitura do livro, explorando as ilustrações e incentivando as crianças a fazerem perguntas sobre a história.

Dia 2: Explorando as Cores e Formas

Atividade 3: Caça às cores (Campo 3)

  • Providencie cartões com as cores presentes na história (vermelho, preto, amarelo, verde).
  • Peça às crianças para encontrarem objetos na sala ou no pátio que correspondam às cores dos cartões.
  • Isso estimulará a observação e a associação de cores.

Atividade 4: Criando joaninhas (Campo 5)

  • Forneça materiais como papel, tinta, algodão, e outros elementos.
  • Encoraje as crianças a criar suas próprias joaninhas, usando as cores que vimos na história.
  • Isso trabalhará a coordenação motora fina e a criatividade.

Dia 3: Explorando os Números

Atividade 5: Contando pintinhas (Campo 3)

  • Utilize pequenas cartolinas com desenhos de joaninhas.
  • Peça às crianças que coloquem o número correto de pintinhas nas joaninhas de acordo com a história.
  • Isso trabalhará o reconhecimento numérico.

Dia 4: Promovendo a Empatia e a Amizade

Atividade 6: Dramatização (Campos 1 e 5)

  • Divida as crianças em grupos e encenem partes da história.
  • Isso permitirá que elas expressem emoções e pratiquem a empatia ao compreenderem os sentimentos da joaninha.

Atividade 7: Cartões de amizade (Campo 1)

  • Forneça materiais para que as crianças criem cartões de amizade como os que a Joaninha recebe na história.
  • Incentive-as a trocar os cartões com os colegas, promovendo a amizade.

Dia 5: Encerramento e Reflexão

Atividade 8: Roda de conversa (Campos 1 e 5)

  • Relembre a história e as atividades realizadas ao longo da semana.
  • Pergunte às crianças o que aprenderam sobre as cores, números, amizade e empatia.

Atividade 9: Leitura compartilhada (Campo 5)

  • Faça uma última leitura do livro, permitindo que as crianças expressem suas opiniões e sentimentos sobre a história.

Atividade 10: Hora da despedida (Campos 1 e 5)

  • Finalize a semana reforçando a importância da amizade e da empatia, incentivando as crianças a se despedirem com carinho dos colegas.

Recursos:

  • Livro “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”
  • Cartões coloridos
  • Materiais de artesanato (tintas, pincéis, papel, algodão, etc.)
  • Cartolinas com desenhos de joaninhas
  • Cartões em branco para amizade
  • Espaço para dramatização

Este plano de aula proporcionará às crianças uma experiência lúdica e educativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, de acordo com as diretrizes da BNCC para a Educação Infantil.

Avaliação e Feedback

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem e deve estar presente em todas as etapas do Plano de Aula sobre o Livro A Joaninha que Perdeu as Pintinhas. A professora deve avaliar constantemente o desempenho das crianças durante as atividades propostas, a fim de verificar se os objetivos foram alcançados e se é necessário fazer ajustes no planejamento.

Durante a leitura do livro, a professora deve observar o comportamento das crianças e verificar se elas estão compreendendo a história e se estão participando ativamente da atividade. É importante que a professora faça perguntas para as crianças e estimule a discussão sobre o livro.

Ao final da atividade, a professora deve realizar uma avaliação para verificar se os objetivos foram alcançados. Uma forma de fazer isso é pedir que as crianças desenhem a Joaninha e escrevam uma frase sobre o que aprenderam com a história. Esses desenhos e frases podem ser expostos na sala de aula para que todos possam ver.

É importante que a professora forneça feedback para as crianças, destacando os pontos positivos e indicando onde elas podem melhorar. O feedback deve ser claro e objetivo, para que as crianças possam entender e utilizar a informação para melhorar seu desempenho.

Referências:

Conclusão

O Plano de Aula sobre o Livro A Joaninha que Perdeu as Pintinhas é uma excelente maneira de ensinar crianças sobre valores importantes, como autoestima, aceitação e amizade. Durante a aula, as crianças aprendem sobre a vida da joaninha e como ela lida com a perda de suas pintinhas. Essa história pode ajudar as crianças a entender que todos somos diferentes e que isso é algo para se comemorar, não para se envergonhar.

Através do sapato mágico, a joaninha tem a oportunidade de experimentar diferentes estilos e encontrar o que a faz sentir mais confiante. Isso pode ser uma lição valiosa para as crianças, pois elas podem aprender que a moda não é sobre seguir tendências, mas sim sobre encontrar sua própria voz e estilo.

A festa de aniversário da joaninha é uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre a importância de celebrar as conquistas e os marcos na vida. Durante a apresentação da joaninha, as crianças podem praticar suas habilidades de conversa e comunicação, bem como aprender sobre a importância da prática e da preparação.

Finalmente, a conversa com a mãe da joaninha pode ensinar as crianças sobre a importância de buscar ajuda e apoio quando necessário. Isso pode ser uma lição valiosa para as crianças, pois elas podem aprender que não precisam enfrentar seus problemas sozinhas.

Desta forma, este plano de aula pode ser uma maneira divertida e educativa de ensinar crianças sobre valores importantes e habilidades práticas. Com a ajuda dessa história encantadora, as crianças podem aprender a amar a si mesmas e aos outros, celebrar suas diferenças e se comunicar com confiança e eficácia.

Perguntas Frequentes

Qual é a moral da história do livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas?

A história do livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas traz uma mensagem importante sobre a autoaceitação e a valorização da individualidade. A moral da história é que cada um de nós é especial do jeito que é e que devemos nos aceitar e valorizar nossas diferenças.

Como utilizar a história da Joaninha que Perdeu suas Pintinhas em uma sequência didática?

A história da Joaninha que Perdeu suas Pintinhas pode ser utilizada em uma sequência didática para trabalhar valores como autoaceitação, valorização da individualidade, amizade e empatia. A história também pode ser utilizada para trabalhar habilidades linguísticas, como leitura, escrita e oralidade.

Qual é o público-alvo do livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas?

O livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas é indicado para crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos do ensino fundamental, entre 3 e 8 anos de idade.

Quais são as atividades recomendadas para trabalhar com o livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas?

Algumas atividades que podem ser realizadas para trabalhar com o livro A Joaninha que Perdeu suas Pintinhas incluem: leitura compartilhada, produção de desenhos e pinturas, dramatização da história, criação de histórias em grupo, produção de textos e trabalhos escritos, entre outras.

Como a história da Joaninha que Perdeu suas Pintinhas pode contribuir para o desenvolvimento das crianças?

A história da Joaninha que Perdeu suas Pintinhas pode contribuir para o desenvolvimento das crianças ao trabalhar valores importantes como autoaceitação, valorização da individualidade, amizade e empatia. Além disso, a história pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, como leitura, escrita e oralidade.

Quantas pintinhas tem uma joaninha e qual é a importância delas para o animal?

As joaninhas podem ter diferentes quantidades de pintinhas, dependendo da espécie. As pintinhas não têm uma função específica para a joaninha, mas podem ajudar a camuflar o animal em seu ambiente natural. Além disso, as joaninhas são importantes para o controle de pragas em plantações e jardins, já que se alimentam de insetos como pulgões e cochonilhas.

Avalie este post
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezado(a) Educador(a), o Conteúdo Integral deste artigo é Exclusivo para Assinantes.

Seja ASSINANTE e veja o conteúdo integral dos Artigos.
Tenha acesso livre aos -Planos de Aula - e -Atividades-

Torne-se ASSINANTE e tenha Acesso às Ferramentas Inteligentes:
Gerador Automático de Planos de Aula -
-Gerador de Ideias de Atividades-

Ganhe BRINDES de Atividades para Imprimir; desfrute de Vantagens Exclusivas!👇