Pular para o conteúdo
Início » Planos de Aula e Conteúdos para Educação Infantil » Plano de Aula Boneco de Alpiste: Educação Infantil

Plano de Aula Boneco de Alpiste: Educação Infantil

Anúncio

Confira o(s) Plano(s) de Aula Pronto(s) ao Final

O plano de aula é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de qualidade. Um exemplo interessante de plano de aula é o “Boneco de Alpiste”, que pode ser trabalhado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hoje veremos como desenvolver e trabalhar este plano de aula com os alunos da educação infantil.

Discutindo o Tema

A BNCC estabelece diretrizes e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo educacional, proporcionando um ensino consistente e significativo para os alunos.

O “Plano de Aula Completo do Boneco de Alpiste” se alinha às diretrizes da BNCC e oferece uma proposta pedagógica lúdica e envolvente.

Por meio dessa atividade, os alunos podem aprender conceitos científicos e desenvolver habilidades relacionadas à observação, análise e registro de informações.

Além disso, essa prática incentiva a integração entre os alunos e a promoção de valores como responsabilidade, cooperação e respeito ao meio ambiente.

Dessa forma, ao seguir as orientações da BNCC e utilizar o “Plano de Aula do Boneco de Alpiste” como recurso, os educadores terão a oportunidade de proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e significativa para seus alunos.

Essa atividade certamente contribuirá para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Veja ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre o boneco de alpiste para você usar como exemplo e adaptar aos seus objetivos pedagógicos.

Objetivos da Atividade

Plano de Aula Boneco de Alpiste

O plano de aula com base no “boneco de alpiste” busca atender às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil, considerando aspectos de conhecimento, habilidades e ações relevantes no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

O primeiro objetivo dessa atividade é ampliar o conhecimento das crianças sobre o ciclo de vida das plantas e as necessidades básicas para seu desenvolvimento, como luz solar, água e nutrientes.

Essa atividade permite explorar conceitos científicos de forma lúdica e prática, com a construção do boneco e o acompanhamento do seu crescimento.

Outro objetivo é o desenvolvimento de habilidades motoras finas e percepção espacial, por meio das ações de manuseio do alpiste, modelagem do boneco e posicionamento dos materiais que irão compor o seu corpo.

Além disso, a atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos ao elaborarem suas próprias versões do boneco de alpiste.

A atividade também tem o propósito de favorecer a colaboração e o trabalho em equipe entre as crianças, incentivando ações coletivas na montagem dos bonecos e na partilha de ideias e soluções para o seu crescimento saudável.

Dessa forma, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia, respeito e escuta ativa, tão importantes no convívio escolar.

No contexto da educação infantil, o trabalho com o boneco de alpiste contribui para a construção de uma relação mais significativa e consciente com a natureza e o meio ambiente, abordando temas como a preservação e a sustentabilidade de forma adequada à faixa etária das crianças.

Seguindo esses objetivos e alinhado às diretrizes da BNCC, o plano de aula do boneco de alpiste proporciona uma experiência educativa completa e integrada, fortalecendo habilidades, conhecimentos e ações essenciais para o desenvolvimento pleno do aluno na educação infantil.

Objetivos Gerais e Específicos

Ao elaborar o seu próprio plano de aula sobre o boneco de alpiste, você pode considerar os seguintes exemplos de objetivos gerias e específicos:

Objetivo Geral: Desenvolver a criatividade, coordenação motora e habilidades sociais das crianças por meio da confecção e interação com o boneco de alpiste, promovendo o aprendizado lúdico e a expressão artística na educação infantil.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer os Materiais:
    • Identificar e manusear os materiais necessários para a confecção do boneco de alpiste, como algodão, alpiste, papel, cola, entre outros.
  2. Seguir Instruções:
    • Desenvolver a habilidade de seguir instruções simples durante o processo de criação do boneco, promovendo autonomia e atenção.
  3. Estimular a Criatividade:
    • Encorajar as crianças a personalizarem seus bonecos, explorando diferentes formas, cores e texturas para expressar sua criatividade individual.
  4. Promover a Socialização:
    • Incentivar a interação entre as crianças durante a atividade, compartilhando ideias e ajudando-se mutuamente na construção dos bonecos.
  5. Desenvolver a Coordenação Motora Fina:
    • Aprimorar a destreza e a coordenação motora fina por meio do manuseio de materiais pequenos, como alpiste, na montagem detalhada dos bonecos.
  6. Explorar o Tema Natureza:
    • Introduzir o conceito de natureza e a importância de cuidar do meio ambiente, relacionando a utilização de alpiste no boneco como um elemento natural.
  7. Estimular a Expressão Artística:
    • Proporcionar um espaço para as crianças expressarem suas emoções e pensamentos por meio da criação artística do boneco de alpiste.
  8. Apresentar o Resultado:
    • Organizar uma exposição ou apresentação dos bonecos confeccionados, promovendo um momento de compartilhamento e orgulho das produções individuais.

Ao estruturar um plano de aula com esses objetivos, é possível criar uma experiência educativa que integra diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, combinando aprendizado prático, expressão artística e interação social.

Materiais Necessários

Para elaborar um plano de aula completo sobre o boneco de alpiste de acordo com as diretrizes da BNCC, é importante listar e providenciar os materiais necessários para a atividade.

Os alunos aprenderão sobre o processo de germinação das sementes enquanto desenvolvem habilidades manuais e criativas.

Os materiais necessários para a confecção do boneco de alpiste incluem:

  • Meia ou meia-calça: Será utilizada para dar forma ao boneco e conter as sementes de alpiste.
  • Sementes de alpiste: São fundamentais para o projeto, pois serão responsáveis pela germinação e crescimento da “cabeleira” do boneco.
  • Serragem: A serragem será usada para dar volume ao boneco, além de reter umidade para que as sementes germinem.
  • Cola: A cola será utilizada na montagem do boneco e na fixação de materiais para decorar.
  • Tesoura: Essencial para cortar a meia ou meia-calça e outros materiais utilizados na decoração do boneco.
  • Elástico: Serve para prender o boneco de alpiste, dividindo a cabeça e o corpo.
  • Água: A água é fundamental para o processo de germinação das sementes, sendo necessária para hidratá-las e manter um ambiente propício ao crescimento.
  • Materiais para decorar: Incluem itens como olhos e bocas adesivas, caneta permanente ou tecido colorido.
  • Garrafa PET: A garrafa PET será utilizada como suporte para o boneco ficar em pé.
  • Prato ou copo plástico: Para auxiliar no processo de irrigação das sementes e conter a água.

Ao reunir todos os materiais, o professor deve planejar as etapas de execução do plano de aula com base nas habilidades que desejam desenvolver nos alunos.

O boneco de alpiste é uma atividade lúdica e educativa, que possibilita trabalhar conceitos científicos e artísticos dentro das diretrizes da BNCC.

Passo a Passo para Fazer Boneco de Alpiste

Neste tutorial, você aprenderá como fazer um boneco de alpiste seguindo um plano de aula completo e em conformidade com as diretrizes da BNCC.

Vamos dividir o processo em três subseções: Preparação das Meias, Inserção das Sementes e Terra, e Montagem do Boneco.

Preparação das Meias

  1. Escolha uma meia fina de tamanho adequado, de preferência de cor branca ou clara, para que as sementes possam germinar adequadamente.
  2. Corte a parte superior da meia, próxima ao elástico, e descarte essa parte.
  3. Enrole a meia e deixe uma abertura na parte cortada para inserir as sementes e a terra.

Inserção das Sementes e Terra

  1. Adicione uma colher de sopa de sementes de alpiste na meia preparada.
  2. Em seguida, acrescente uma mistura de terra e substrato orgânico para facilitar o crescimento das sementes. A quantidade de terra deve preencher cerca de 3/4 da meia.
  3. Feche a meia com uma linha grossa ou um elástico, certificando-se de deixar um espaço para o crescimento das sementes.

Montagem do Boneco

  1. Modele a meia com terra e sementes na forma que desejar para dar o formato do boneco. Exemplo, um boneco com braços, pernas e cabeça.
  2. Em seguida, utilize pedaços de tecido ou materiais reciclados para criar os olhos, nariz e boca do boneco. Você também pode usar botões ou miçangas para esse fim.
  3. Prenda um prendedor de roupas no topo da cabeça do boneco, formando um gancho, para que ele possa ser pendurado durante a germinação das sementes.

Após seguir todos esses passos, coloque o boneco de alpiste em um local com luz indireta e umidade adequada. Molhe a meia regularmente para que as sementes permaneçam úmidas e germinem.

Depois de aproximadamente 15 dias, os brotos de alpiste começarão a crescer, criando uma aparência de cabelo verde no boneco.

A atividade pode ser utilizada para ensinar aos alunos a importância do cuidado com a natureza e o ciclo de vida das plantas, contribuindo para atender às diretrizes da BNCC de educação ambiental e sustentabilidade.

Etapas de Desenvolvimento da Atividade

Germinação das Sementes

A germinação das sementes de alpiste é uma etapa fundamental para o desenvolvimento desta atividade educativa.

Inicialmente, é importante que as crianças sejam envolvidas no processo, auxiliando na preparação das sementes e na colocação delas em recipientes adequados.

O uso de um substrato úmido é essencial, já que a disponibilidade de água é um fator determinante para a germinação das sementes.

Durante este processo, os alunos deverão observar atentamente as características de suas sementes, identificando possíveis mudanças à medida que as mesmas germinam.

O professor pode propor discussões sobre as condições ambientais que influenciam a germinação, como umidade, temperatura e luminosidade, fazendo relação com as diretrizes da BNCC.

Crescimento das Plantas

Após a germinação das sementes, é hora de acompanhar o crescimento das plantas.

Durante esta etapa, os alunos deverão observar o desenvolvimento das folhas, caules e raízes. É importante que a luz do sol esteja presente de forma adequada para que as plantas cresçam de forma saudável.

O professor pode propor atividades que envolvam a coleta de dados, como medições do crescimento das plantas e comparação de resultados entre os diferentes grupos de alunos.

Além disso, discussões relativas aos cuidados necessários para a manutenção das plantas, como a quantidade de água e a exposição à luz do sol, podem ser realizadas para aumentar a compreensão das crianças sobre o ciclo de vida das plantas e seu ambiente natural.

A realização desta atividade de acordo com as diretrizes da BNCC permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de observação, pensamento crítico e compreensão dos processos de germinação e crescimento das plantas, além de estimular a curiosidade e interesse pelo ensino de ciências nos anos iniciais.

Resultado da Atividade e Reflexão

Durante a atividade do plano de aula do boneco de alpiste, a observação das crianças é fundamental para compreender todo o processo de desenvolvimento das sementes.

Através dessa observação, os educadores podem analisar o envolvimento e o interesse dos pequenos, percebendo como eles lidavam com as questões relacionadas ao crescimento das sementes e ao cuidado com o meio ambiente.

As atitudes simples adotadas pelas crianças durante a atividade mostraram que pequenas ações podem interferir positivamente no meio ambiente.

A conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado com o nosso planeta foi um dos resultados mais significativos dessa proposta pedagógica.

Outro ponto importante, que pode ser abordado durante essa experiência é a importância da água para os seres vivos.

As crianças podem observar a necessidade de manter o boneco de alpiste úmido para que as sementes germinem e cresçam adequadamente.

Essa compreensão ajuda no desenvolvimento da percepção sobre o fundamental papel da água em todo o ecossistema.

Ao longo do processo, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre suas ações e responsabilidades com relação ao meio ambiente.

A atividade proporciona um ambiente propício para o debate e a troca de ideias entre os estudantes, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.

A aplicação do plano de aula do boneco de alpiste, seguindo as diretrizes da BNCC, mostra-se um excelente recurso pedagógico para trabalhar conceitos e valores importantes com os alunos.

A atividade, além de ser lúdica e envolvente, promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes, reforçando a importância do ensino baseado em experiências reais e contextualizadas.

Plano de Aula

Este plano de aula está adaptado para crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses), focando nos campos de experiência sugeridos pela BNCC.

TÓPICOSDESCRIÇÃO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOSDesenvolver habilidades motoras finas, promover o entendimento de processos naturais como o crescimento das plantas, e estimular a criatividade e a expressão individual das crianças ao criar seu próprio boneco de alpiste.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua conservação. (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
DIREITOS DE APRENDIZAGEMConviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA“Corpo, gestos e movimentos” para o desenvolvimento das habilidades manuais e a coordenação motora fina; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” para explorar o crescimento das plantas e entender processos naturais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCriação de bonecos de alpiste, que envolve o manuseio de materiais diversos como meias velhas, terra, alpiste, e itens decorativos.
METODOLOGIA PEDAGÓGICAAprendizagem baseada em projetos, onde as crianças participam ativamente do processo de criação dos bonecos, desde o planejamento até a execução.
ATIVIDADESConstrução do Boneco: Cada criança receberá uma meia, encherá com terra e sementes de alpiste, amarrará a extremidade e decorará para formar o rosto do boneco. Observação e Cuidado: Regar o boneco diariamente e observar o crescimento do alpiste.
RECURSOS DIDÁTICOSMeias velhas, terra, alpiste, água, pratos de plástico (base para os bonecos), materiais de arte para decoração (olhos móveis, lã, canetas coloridas).
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOObservação contínua do envolvimento das crianças no processo de criação e cuidado dos bonecos, considerando o desenvolvimento de habilidades manuais, criatividade e compreensão dos processos naturais.
CRONOGRAMA DE AULASAula 1: Apresentação do projeto e início da construção dos bonecos. Aula 2: Continuação da decoração e plantio das sementes. Aula 3 e subsequentes: Rega e observação do crescimento, com discussões sobre o que as plantas precisam para crescer.

Implementação do Plano de Aula

Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:

Preparação:

  1. Reúna os Materiais: Antes da aula, prepare todos os materiais necessários para a atividade. Isto inclui meias velhas, terra, alpiste, água, pratos de plástico, e materiais de arte para decoração (como olhos móveis, lã, canetas coloridas).
  2. Espaço da Sala: Organize a sala de aula de maneira que facilite a movimentação das crianças. Crie estações de trabalho com todos os materiais acessíveis para que as crianças possam trabalhar em pequenos grupos ou individualmente.
  3. Plano de Fundo Conceitual: Prepare-se para introduzir o conceito de germinação e crescimento das plantas. Pense em uma maneira simples e lúdica de explicar esses conceitos às crianças, utilizando ilustrações ou histórias.

Execução:

Aula 1 – Introdução e Construção:

  1. Introdução ao Tema: Comece a aula apresentando o tema do “Boneco de Alpiste”. Discuta sobre plantas, como elas crescem e a importância da água e da luz solar.
  2. Demonstração: Mostre um exemplo de boneco de alpiste pronto e explique as etapas que as crianças seguirão para criar o seu.
  3. Construção dos Bonecos: Guie as crianças na construção dos bonecos. Comece enchendo a meia com terra e alpiste, amarre a extremidade, e então permita que as crianças decorem o seu boneco.

Aula 2 – Decoração e Cuidados:

  1. Decoração: Continuem a decoração dos bonecos, incentivando as crianças a expressarem sua criatividade.
  2. Instruções de Cuidado: Ensine as crianças como cuidar dos seus bonecos, explicando a importância de regá-los regularmente e colocá-los em um local onde possam receber luz.

Aulas Subsequentes – Observação e Diálogo:

  1. Observação do Crescimento: Nas aulas seguintes, dedique um tempo para que as crianças observem o crescimento do alpiste. Faça perguntas para incentivar a observação e a curiosidade.
  2. Diálogo e Reflexão: Converse sobre o processo de crescimento das plantas. Faça perguntas como “O que vocês acham que as plantas precisam para crescer?” e discuta as respostas.

Avaliação:

  • Avaliação Contínua: Observe e registre como cada criança se envolve no projeto, prestando atenção à sua capacidade de seguir instruções, sua interação com os colegas, e sua expressão criativa.
  • Feedback Positivo: Forneça feedback positivo e encorajador para cada criança, focando no esforço e na participação, além da finalização do projeto.

Conclusão:

  • Exposição dos Bonecos: Organize uma pequena exposição dos bonecos de alpiste para que as crianças possam mostrar seus trabalhos. Isso pode ser feito na sala de aula ou convidando os pais para verem.
  • Reflexão Final: Encerre o projeto com uma reflexão sobre o que foi aprendido. Pergunte às crianças o que mais gostaram de fazer e o que descobriram sobre o crescimento das plantas.

Este passo a passo considera os princípios da BNCC, enfatizando o aprendizado ativo, a exploração e a expressão criativa das crianças. Ao implementá-lo, ajuste as atividades conforme necessário para atender às necessidades e interesses de seus alunos.

Observações Finais:

Este plano de aula visa promover o aprendizado de forma lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais das crianças. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com as necessidades e interesses das crianças, sempre mantendo um ambiente acolhedor e estimulante.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *