Pular para o conteúdo
Início » Mapa do Site » Educação » Planos de Aula » Plano de Aula de Acordo com a BNCC para Imprimir | Planos

Plano de Aula de Acordo com a BNCC para Imprimir | Planos

Olá Professor! Buscando por plano de aula para imprimir? Nós entendemos seu problema, e neste artigo vamos lhe ajudar a encontrar soluções para ele. Leia o artigo até o final e descubra onde encontrar soluções prontas para impressão de planos de aulas e ainda, alguns exemplos para usar no dia-a-dia da sala de aula.

Dica de Ouro: Confira nos botões abaixo, Planos de Aula Prontos e Editáveis, com Códigos da BNCC para Todo o Ano Letivo:

Atividades e Materiais Relacionadas

Confira nos links a seguir Sugestões de Atividades e Materiais Úteis para este Tema:

  1. Atividades para Datas Comemorativas
  2. Jogos Pedagógicos
  3. Atividades Para Alfabetização

Leia neste artigo:

  1. Planos de Aula para Imprimir
  2. Exemplos de Plano de Aula
  3. Cuidados Importantes
  4. Sites Legais
  5. Plano de Aula BNCC

Buscar por planejamento de aula para imprimir, além de ser desgastante, ocupa uma boa parte do seu precioso tempo, não é mesmo? Pensando nisso a seguir mostraremos soluções completas que vão ajudar a eliminar a necessidade desta pesquisa constante. Confira:

Plano de Aula do Grupo Alfabetinho

Indicamos como primeira opção este material por ser de primeira qualidade. Apesar de pago, o custo é realmente muito baixo comparado aos benefícios que traz para as aulas. Clique no botão abaixo para conhecer:

[button label=”Conheça o Material” url=”https://hotm.art/lzk1hqAk”]

Neste material você encontrará, além de planos de aula para imprimir, mais de 2.500 páginas de atividades editáveis e com todos os códigos da BNCC.

Tenha acesso a planos de aula para imprimir de todas as disciplinas da educação infantil e fundamental. Todos os planos de aula são anuais e editáveis de acordo com a BNCC.

Você terá acesso a planos de aula para:

  • Berçário;
  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;

Professor, clique no link a seguir para conhecer todo o material: Planos de Aula para Imprimir.

Exemplos de Planos de Aula para Imprimir – Educação Infantil

Exemplo de Plano para Imprimir (Numerais)

Plano de Aula: Numerais até 100 – Educação Infantil

Faixa Etária: 5 a 6 anos
Duração: 5 aulas de 40 minutos cada

Campo de Experiência: **Número e Quantidade

Objetivos de Aprendizagem:

  1. Reconhecer e nomear os numerais até 100.
  2. Compreender a sequência numérica até 100.
  3. Identificar relações de quantidade e ordem entre os numerais.
  4. Desenvolver habilidades de contagem até 100.
  5. Estabelecer conexões entre os numerais e o cotidiano.

Aula 1: Introdução aos Numerais até 100

Atividade 1: Boas-vindas e Roda de Conversa (10 minutos)

  • Receba os alunos com entusiasmo e crie um ambiente acolhedor.
  • Inicie uma roda de conversa, perguntando se eles conhecem números maiores que 10. Explique que vão aprender sobre numerais até 100.

Atividade 2: Sequência Numérica no Painel (15 minutos)

  • Apresente um painel com a sequência numérica de 1 a 100.
  • Peça que os alunos ajudem a completar a sequência, colocando os números faltantes no painel.

Atividade 3: Jogo da Ordem (15 minutos)

  • Distribua cartas com numerais de 1 a 100 entre os alunos.
  • Peça que eles se organizem em ordem numérica sem falar, apenas usando gestos.
  • Reforce a importância da ordem numérica.

Aula 2: Explorando os Numerais

Atividade 1: Contagem em Grupo (15 minutos)

  • Divida a turma em grupos pequenos.
  • Distribua objetos (botões, palitos, fichas) e peça que contem em grupos de 10 até 100.
  • Cada grupo apresenta sua contagem e soma os resultados.

Atividade 2: Bingo Numérico (20 minutos)

  • Prepare cartelas com numerais aleatórios até 100.
  • Sorteie numerais e os alunos marcam nas cartelas.
  • Incentive a contagem em voz alta durante o jogo.

Aula 3: Relações entre Numerais

Atividade 1: Caça aos Numerais (15 minutos)

  • Espalhe cartas com numerais pela sala.
  • Os alunos devem encontrar pares de numerais que somem 10, como 3 e 7, 4 e 6, etc.

Atividade 2: Sequência Numérica no Painel (15 minutos)

  • Reforçar a sequência numérica até 100.
  • Convide alunos a completar a sequência com números faltantes.

Aula 4: Explorando o Cotidiano com Numerais

Atividade 1: Construção com Blocos (20 minutos)

  • Distribua blocos de montar.
  • Peça que construam torres usando a quantidade correspondente ao numeral sorteado.

Atividade 2: Numerais no Relógio (10 minutos)

  • Apresente um relógio analógico com os numerais.
  • Peça que alguns alunos mostrem as horas correspondentes a numerais sorteados.

Aula 5: Revisão e Aplicação

Atividade 1: Jogo do Dominó Numérico (20 minutos)

  • Faça dominós com pares de numerais e quantidades representadas por pontos.
  • Os alunos devem combinar numerais com a quantidade correta de pontos.

Atividade 2: Avaliação Lúdica (10 minutos)

  • Distribua uma folha com espaços em branco para numerais até 100.
  • Peça que os alunos completem a sequência e desenhem objetos correspondentes a alguns numerais.

Recursos Utilizados:

  • Painel com sequência numérica até 100.
  • Cartas com numerais.
  • Objetos para contagem.
  • Blocos de montar.
  • Relógio analógico.
  • Dominós numéricos.
  • Folha de atividade impressa.

Lembre-se de adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades e características da sua turma. Proporcione um ambiente lúdico e envolvente para que os alunos possam explorar e compreender os numerais até 100 de maneira significativa.

Plano para Imprimir (Tema: Vogais e Atividades)

Plano de Aula: Explorando as Vogais na Educação Infantil

Tema: Vogais

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 3 aulas de 40 minutos cada

Campos de Experiência Trabalhados:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos:

  1. Identificar as cinco vogais (a, e, i, o, u) de forma lúdica e participativa.
  2. Relacionar as vogais com palavras do cotidiano.
  3. Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades de recorte e colagem.
  4. Estimular a expressão oral e a criatividade.

Recursos Necessários:

  • Cartazes com as vogais
  • Ilustrações de objetos que comecem com cada vogal
  • Músicas e cantigas que destacam as vogais
  • Papéis coloridos
  • Lápis de cor, tesouras, cola
  • Tapete em EVA com desenhos de vogais
  • Caixa de objetos variados (brinquedos, utensílios domésticos, etc.)

Aula 1: Explorando as Vogais de Forma Visual e Auditiva Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

  1. Início da aula (5 min):
    • Receber os alunos com músicas animadas que enfatizam as vogais.
    • Realizar uma breve roda de conversa sobre as letras do alfabeto e introduzir as vogais.
  2. Atividade de identificação das vogais (15 min):
    • Mostrar os cartazes com as vogais e explicar suas formas.
    • Pedir aos alunos para repetirem os sons de cada vogal e fazerem gestos divertidos associados a elas.
  3. Exploração de objetos (15 min):
    • Mostrar ilustrações de objetos que começam com cada vogal.
    • Os alunos devem identificar a vogal correspondente e realizar o som dela.

Aula 2: Criando Palavras com as Vogais Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação

  1. Revisão das vogais (5 min):
    • Iniciar a aula com uma rápida recapitulação das vogais ensinadas na aula anterior.
  2. Atividade de formação de palavras (20 min):
    • Distribuir cartões com figuras de objetos que começam com as vogais.
    • Os alunos, em grupos, devem combinar as figuras para formar palavras e apresentar ao restante da turma.
  3. Jogo das Vogais (15 min):
    • Organizar um jogo da memória com cartas contendo imagens de objetos que começam com as vogais.
    • Cada vez que uma carta é virada, o aluno deve dizer a vogal correspondente.

Aula 3: Criando Arte com as Vogais Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação

  1. Revisão das vogais (5 min):
    • Começar a aula relembrando as vogais aprendidas até o momento.
  2. Atividade de colagem criativa (20 min):
    • Fornecer aos alunos papéis coloridos e revistas.
    • Eles devem recortar imagens de objetos que começam com vogais e colar em uma folha para criar um painel.
  3. Brincando com as vogais (15 min):
    • Usar o tapete em EVA com desenhos de vogais.
    • Os alunos devem saltar ou pular para as vogais chamadas pelo professor.
  4. Encerramento (5 min):
    • Cantar uma música final que destaque todas as vogais e reforce o aprendizado.

Avaliação:

  • Observar a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Verificar se os alunos conseguem identificar corretamente as vogais e associá-las a objetos do cotidiano.
  • Avaliar a coordenação motora fina dos alunos nas atividades de recorte e colagem.
  • Observar a expressão oral e o interesse das crianças durante as aulas.

Observações Finais: Este plano de aula visa promover o aprendizado lúdico e participativo das vogais, integrando diferentes campos de experiência da BNCC. Através de atividades variadas e recursos atrativos, os alunos terão a oportunidade de explorar as vogais de forma significativa e envolvente. O uso de música, jogos, recorte e colagem, além de movimentos corporais, contribuirá para um ambiente de aprendizado estimulante e enriquecedor.

Plano de Aula: Alfabeto na Escola

Plano de Aula: Explorando o Alfabeto na Educação Infantil

Tema: Alfabeto

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 5 aulas (uma semana)

Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Objetivos:

  1. Reconhecer as letras do alfabeto e associá-las aos sons correspondentes.
  2. Estimular o interesse pela escrita e leitura.
  3. Desenvolver a coordenação motora fina ao traçar as letras.
  4. Explorar a linguagem oral e a criatividade por meio de atividades lúdicas.

Aula 1: Introdução às Letras Atividade: Roda de conversa sobre o alfabeto. Mostrar o alfabeto em um cartaz ou em letras magnéticas. Conversar sobre a importância das letras nas palavras.

Recursos: Cartaz com o alfabeto, letras magnéticas.

Aula 2: Letras e Sons Atividade: Jogo “Associação de Letras e Sons”: Distribuir cartões com imagens e letras iniciais das respectivas palavras. As crianças devem encontrar a correspondência correta entre a letra e a figura.

Recursos: Cartões com imagens e letras, imagens de objetos do cotidiano.

Aula 3: Construindo o Alfabeto Atividade: Montagem colaborativa do alfabeto na sala de aula. Cada criança fica responsável por uma letra. Elas podem colorir e decorar suas letras com objetos que comecem com a mesma letra.

Recursos: Cartolinas com letras do alfabeto, lápis de cor, revistas para recortes.

Aula 4: Traçando as Letras Atividade: Atividade de coordenação motora fina. Distribuir fichas com letras tracejadas. As crianças devem usar lápis ou giz de cera para traçar as letras.

Recursos: Fichas com letras tracejadas, lápis de cor, giz de cera.

Aula 5: Brincando com Palavras Atividade: Jogo “Caça-Palavras”: Distribuir fichas com um quadro de letras embaralhadas. As crianças devem encontrar palavras simples escondidas no quadro.

Recursos: Fichas com quadro de letras embaralhadas, lista de palavras para encontrar.

Avaliação: Observar o engajamento das crianças nas atividades, sua capacidade de reconhecer e associar letras aos sons, a criatividade na decoração do alfabeto e o desenvolvimento da coordenação motora fina ao traçar as letras.

Considerações Finais: O plano de aula busca explorar o alfabeto de maneira lúdica e participativa, envolvendo diferentes atividades que atendam aos objetivos propostos e promovam o desenvolvimento das habilidades linguísticas e motoras das crianças. As atividades foram pensadas de forma a respeitar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), priorizando a experiência dos alunos e estimulando o aprendizado de maneira significativa.

Plano de Aula, Tema: Natal, Ensino de Datas Comemorativas

Plano de Aula: Tema – Natal na Educação Infantil (4 a 5 anos)

Objetivo Geral: Explorar o tema do Natal de maneira lúdica e educativa, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Campos de Experiência Trabalhados:

  1. O Eu, o Outro e o Nós: Desenvolvimento da identidade e autonomia, interações sociais e respeito à diversidade.
  2. Corpo, Gestos e Movimentos: Estímulo à coordenação motora e exploração do corpo.
  3. Traços, Sons, Cores e Formas: Exploração de diferentes formas de expressão e linguagens.
  4. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Desenvolvimento da linguagem oral e ampliação do repertório cultural.
  5. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Exploração de noções matemáticas e compreensão do ambiente.

Duração: 5 dias (uma semana)

Dia 1 – Introdução ao Tema: O que é o Natal? Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós

  • Roda de conversa sobre o que as crianças sabem sobre o Natal.
  • Leitura de uma história sobre o Natal, seguida de discussão em grupo.
  • Atividade: Desenho livre sobre o que entendem do Natal.

Dia 2 – Explorando Símbolos Natalinos: Árvore de Natal e Enfeites Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas

  • Conversa sobre a árvore de Natal e os enfeites típicos.
  • Confecção de enfeites simples (estrelas, bolas, sinos) com massinha de modelar.
  • Montagem coletiva de uma árvore de Natal na sala com os enfeites produzidos.

Dia 3 – Músicas e Danças Natalinas Campo de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos

  • Apresentação de músicas natalinas.
  • Exploração corporal através de movimentos que representem elementos natalinos (dança da neve, árvore balançando).
  • Atividade: Criação de uma coreografia simples.

Dia 4 – Contação de Histórias: O Nascimento de Jesus Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • Leitura da história do nascimento de Jesus.
  • Roda de conversa sobre o significado do Natal para diferentes pessoas.
  • Atividade: Montagem de um presépio utilizando recortes e desenhos.

Dia 5 – Preparando Cartões de Natal Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • Conversa sobre a tradição de enviar cartões de Natal.
  • Confecção de cartões de Natal com elementos natalinos.
  • Atividade: Escrita ou desenho de mensagens simples nos cartões.

Recursos Utilizados:

  • Livros infantis sobre o Natal.
  • Massinha de modelar.
  • Músicas natalinas.
  • Materiais para confecção de enfeites (papéis coloridos, cola, tesouras, barbante).
  • Imagens de presépio para a atividade do dia 4.
  • Materiais para confecção de cartões (papéis, lápis de cor, canetas coloridas).

Avaliação:

  • Observação do engajamento das crianças nas atividades.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Expressão das ideias e sentimentos relacionados ao tema.
  • Criatividade na produção dos enfeites e dos cartões.

Considerações Finais: Este plano de aula proporciona às crianças um ambiente de aprendizado enriquecedor e envolvente, no qual podem explorar diversos aspectos do Natal enquanto desenvolvem habilidades e competências previstas na BNCC. Ao final da semana, as crianças terão uma compreensão mais ampla do significado do Natal, bem como terão criado lembranças e produções artísticas para compartilhar com suas famílias.

Cuidados ao Buscar por Plano de Aula para Imprimir

Ao pesquisar por plano de aula de acordo com a BNCC, é importante ter os seguintes cuidados:

  1. Verificar a fonte: Certifique-se de que a fonte da informação é confiável e reconhecida no meio educacional. É importante evitar sites que possam oferecer informações desatualizadas ou incorretas.
  2. Verificar a qualidade: Avalie a qualidade do plano de aula antes de imprimi-lo. Verifique se o conteúdo está de acordo com as diretrizes da BNCC e se atende às necessidades de seus alunos.
  3. Verificar a atualidade: Certifique-se de que o plano de aula está de acordo com as últimas diretrizes da BNCC. As normas da BNCC são atualizadas periodicamente, e é importante utilizar informações atualizadas.
  4. Adaptar o conteúdo: Adapte o conteúdo do plano de aula para atender às necessidades específicas de seus alunos e à sua metodologia educacional.
  5. Referenciar: Caso utilize partes de um plano de aula encontrado na internet, é importante referenciar corretamente a fonte.

Lembre-se que o objetivo é utilizar o plano de aula como uma ferramenta para melhorar o processo pedagógico e a aprendizagem na escola, e é importante ter cuidado ao utilizar informações de fontes não confiáveis, principalmente no caso de séries iniciais – educação infantil.

Sites sobre Educação para Encontrar Plano de Aula (Ensino Médio e Infantil)

Aqui estão alguns sites onde é possível encontrar planos de aula de acordo com a normatização para imprimir:

  1. Secretaria de Educação do Governo Federal: O site da Secretaria de Educação do Governo Federal possui vários recursos e informações sobre a BNCC, incluindo modelos de planos de aula.
  2. Portal do Professor: O Portal do Professor é uma plataforma da Secretaria de Educação do Governo Federal que oferece recursos e informações para professores, incluindo planos de aula de acordo com a BNCC.
  3. SEBRAE – Encontre planos de aula e outros materiais para professores.
  4. Professores Heróis – Encontre material sobre planos de aula para download.
  5. Curso Completo de Pedagogia – Planos de Aula para download.

Plano de Acordo com a BNCC – Planejamento na Escola

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil e serve como base para a elaboração de planejamento de aula por professores. A seguir, apresentamos algumas dicas para elaborar um plano de aula de acordo a normatização.

  1. Conheça a BNCC: Antes de começar a elaborar o plano de aula, é importante ter conhecimento sobre os objetivos e diretrizes estabelecidos pela BNCC para sua área de atuação. Isso garantirá que o plano de aula esteja alinhado às expectativas do governo em relação à educação.
  2. Identifique os objetivos da aula: Analise o que você espera que seus alunos aprendam ao longo da aula e estabeleça objetivos claros e alcançáveis. Estes objetivos devem estar de acordo com as metas definidas pela BNCC.
  3. Selecione os recursos didáticos: Escolha as atividades, jogos, vídeos, músicas, entre outros recursos que serão utilizados para auxiliar na aprendizagem dos alunos e alcançar os objetivos definidos.
  4. Planeje as etapas da aula: Divida a aula em etapas lógicas, que possam ser facilmente compreendidas pelas crianças e permitam aos mesmos acompanhar o progresso da aula.
  5. Avaliação: Defina como será a avaliação dos alunos, de acordo com as expectativas da BNCC. É importante que a avaliação seja realizada de forma a mensurar o conhecimento adquirido pelos alunos e possibilitar o aprimoramento da metodologia utilizada.

Lembre-se que o plano de aula é apenas uma ferramenta para auxiliar na elaboração da aula, e que a adaptação e flexibilidade são essenciais para o sucesso da mesma. Siga as diretrizes, mas não se sinta limitado por elas, utilize sua criatividade e experiência para criar aulas enriquecedoras e inesquecíveis para as crianças de sua escola.

Elaborar um planejamento de aula de acordo com a normatização educacional envolve conhecer as diretrizes estabelecidas, identificar os objetivos da aula, selecionar os recursos didáticos, planejar as etapas da aula e definir a forma de avaliação. Com essas dicas, você estará pronto para criar aulas incríveis!

Talvez você também goste destes artigos:

5/5 - (2 votes)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *