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Plano de aula para imprimir

Plano de Aula de Acordo com a BNCC para Imprimir

Olá Professor! Buscando por plano de aula para imprimir? Nós entendemos seu problema, e neste artigo vamos lhe ajudar a encontrar soluções para ele. Leia o artigo até o final e descubra onde encontrar soluções prontas para impressão de planos de aulas e ainda, alguns exemplos para usar no dia-a-dia da sala de aula.

Buscar por planejamento de aula para imprimir, além de ser desgastante, ocupa uma boa parte do seu precioso tempo, não é mesmo? Pensando nisso a seguir mostraremos soluções completas que vão ajudar a eliminar a necessidade desta pesquisa constante. Confira:

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Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Planos de Aula do Grupo Alfabetinho

Indicamos como primeira opção este material por ser de primeira qualidade. Apesar de pago, o custo é realmente muito baixo comparado aos benefícios que traz para as aulas. Clique no botão abaixo para conhecer:

Neste material você encontrará, além de planos de aula para imprimir, mais de 2.500 páginas de atividades editáveis e com todos os códigos da BNCC.

Tenha acesso a planos de aula para imprimir de todas as disciplinas da educação infantil e fundamental. Todos os planos de aula são anuais e editáveis de acordo com a BNCC.

Você terá acesso a planos de aula para:

  • Berçário;
  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;

Professor, clique no link a seguir para conhecer todo o material: Planos de Aula para Imprimir.

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Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

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Exemplos de Planos de Aula para Imprimir – Educação Infantil

Exemplo de Plano para Imprimir (Numerais)

Plano de Aula: Numerais na Educação Infantil

1. Objetivos Gerais e Específicos:

  • Objetivo Geral: Introduzir os numerais às crianças, desenvolvendo o reconhecimento e compreensão dos números.
  • Objetivos Específicos:
    • Reconhecer os numerais de 0 a 10.
    • Associar os numerais à quantidade correspondente.
    • Utilizar os numerais em situações cotidianas.

2. Direitos de Aprendizagem:

  • Desenvolvimento da capacidade de identificar e nomear números.
  • Compreensão de que os números representam quantidades.
  • Utilização dos números em diferentes contextos e situações.

3. Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós.
  • Corpo, Gestos e Movimentos.
  • Traços, Sons, Cores e Formas.

4. Conteúdo Programático:

  • Reconhecimento dos numerais de 0 a 10.
  • Associação de numerais à quantidade correspondente.
  • Utilização dos numerais em atividades cotidianas.

5. Metodologia:

  • Metodologia de Jogo de Cartas Numéricas: Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartas numeradas de 0 a 10. Eles deverão associar cada carta com a quantidade correspondente de objetos representados na carta.

6. Atividades:

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KIT Comunicação Alternativa Método PECS

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  1. Jogo de Cartas Numéricas:
    • O professor distribuirá as cartas numeradas entre os alunos.
    • Os alunos deverão encontrar objetos na sala de aula correspondentes aos números em suas cartas.
    • Os grupos que encontrarem corretamente os objetos correspondentes ganham pontos.

7. Recursos Didáticos:

  • Cartas numeradas de 0 a 10.
  • Objetos diversos para representar as quantidades (por exemplo: blocos de construção, bolas, lápis).

8. Metodologia de Avaliação:

  • Observação do envolvimento dos alunos nas atividades.
  • Verificação da capacidade de associação entre numerais e quantidades.
  • Avaliação do uso dos numerais em situações cotidianas.

9. Cronograma de Aplicação:

  • Atividade de Jogos de Cartas Numéricas:
    • Duração: 60 minutos
    • Data: [Inserir data]
    • Horário: [Inserir horário]

Realização das Atividades:

  • O professor inicia a aula explicando o objetivo do jogo de cartas numéricas e distribuindo as cartas aos alunos.
  • Os alunos, em grupos, buscam os objetos correspondentes aos números em suas cartas.
  • Durante a atividade, o professor circula pela sala, observando e auxiliando os alunos conforme necessário.
  • Ao final do jogo, o professor conduz uma discussão em grupo para revisar os conceitos aprendidos e reforçar o uso dos numerais em situações cotidianas.
  • A avaliação será realizada de forma contínua, através da observação do desempenho dos alunos durante a atividade e de seu envolvimento na discussão em grupo.

Plano para Imprimir (Tema: Vogais e Atividades)

Plano de Aula: Explorando as Vogais na Educação Infantil

1. Objetivos Gerais e Específicos:

  • Gerais:
    • Desenvolver o interesse e a consciência fonológica das crianças em relação às vogais.
    • Estimular a capacidade de identificação e reprodução das vogais.
    • Integrar a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.
  • Específicos:
    • Reconhecer as cinco vogais do alfabeto.
    • Associar as vogais a objetos e palavras do cotidiano.
    • Diferenciar as vogais em contextos variados.

2. Direitos de Aprendizagem:

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1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

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  • Infantil I (4 a 5 anos):
    • Conhecer o alfabeto e compreender que a escrita é uma forma de expressão.
    • Participar de situações de leitura de diferentes gêneros textuais.

3. Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós:
    • Desenvolver a identidade e autonomia das crianças no processo de aprendizagem.
  • Traços, Sons, Cores e Formas:
    • Explorar e reconhecer as características sonoras das vogais.
  • Corpo, Gestos e Movimentos:
    • Utilizar o corpo como meio de expressão e comunicação.

4. Conteúdo Programático:

  • Identificação e reprodução das vogais A, E, I, O, U.
  • Associação de vogais a objetos do cotidiano.
  • Brincadeiras e jogos que destacam as vogais.

5. Metodologia:

  • Metodologia Lúdica:
    • Utilizar músicas, jogos e atividades interativas para tornar o aprendizado mais envolvente.
    • Proporcionar situações de brincadeiras que estimulem a identificação e reprodução das vogais.

6. Atividades:

  • Atividade 1: “Caça às Vogais”
    • Professor esconde objetos que comecem com vogais pelo ambiente da sala. As crianças, em grupos, procuram os objetos e identificam a vogal inicial.
  • Atividade 2: “Criação de Histórias”
    • Cada criança cria uma história utilizando palavras que tenham as vogais do dia. Após, compartilham suas histórias com os colegas.

7. Recursos Didáticos:

  • Cartazes com as vogais.
  • Objetos do cotidiano que iniciam com as vogais.
  • Músicas e vídeos educativos sobre as vogais.
  • Jogos interativos.

8. Metodologia de Avaliação:

  • Observação durante as atividades.
  • Participação e envolvimento nas brincadeiras.
  • Capacidade de identificar e reproduzir as vogais.

9. Cronograma de Aplicação:

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Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

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  • Dia 1:
    • Apresentação das vogais com músicas e cartazes.
    • Atividade 1: “Caça às Vogais”.
  • Dia 2:
    • Exploração de objetos que começam com cada vogal.
    • Atividade 2: “Criação de Histórias”.
  • Dia 3:
    • Revisão das vogais com jogos interativos.
    • Encerramento e revisão das aprendizagens.

Nota para o professor:

  • Adapte as atividades de acordo com as características específicas da turma.
  • Encoraje a participação ativa e a expressão criativa das crianças.
  • Esteja atento às diferentes formas de aprendizagem, proporcionando experiências variadas.

Plano de Aula: Alfabeto na Escola

Plano de Aula: Alfabeto na Educação Infantil

1. Objetivos Gerais e Específicos:

  • Objetivo Geral: Desenvolver o conhecimento sobre o alfabeto de forma lúdica e contextualizada, promovendo o interesse pela linguagem escrita.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar as letras do alfabeto.
    • Associar letras a seus respectivos sons.
    • Estimular a coordenação motora através de atividades relacionadas à escrita.

2. Direitos de Aprendizagem:

  • Desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de expressão.
  • Compreender e utilizar a linguagem como meio de comunicação e expressão.
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina.

3. Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós: Explorar a identidade e a autonomia.
  • Corpo, Gestos e Movimentos: Desenvolver a coordenação motora.
  • Traços, Sons, Cores e Formas: Introduzir as letras como representações gráficas e sonoras.

4. Conteúdo Programático:

  • Reconhecimento e identificação das letras do alfabeto.
  • Associação de letras a seus respectivos sons.
  • Atividades que promovam a escrita e coordenação motora.

5. Metodologia:

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Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

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  • Metodologia Ativa: Utilização de jogos e brincadeiras para envolver os alunos na aprendizagem do alfabeto.
  • Histórias Interativas: Contação de histórias que envolvam as letras e suas sonoridades.

6. Atividades:

  1. Caça ao Tesouro das Letras: Espalhar cartas com letras pelo ambiente e incentivar os alunos a encontrá-las, associando a letra ao som correspondente.
  2. Jogo da Memória das Letras: Criar cartas com pares de letras e promover um jogo de memória para associar as letras corretamente.

7. Recursos Didáticos:

  • Cartas com letras.
  • Livros infantis que abordem o tema.
  • Material para escrita (lápis, papel, giz).

8. Metodologia de Avaliação:

  • Observação do professor durante as atividades.
  • Participação e envolvimento dos alunos.
  • Realização de atividades escritas.

9. Cronograma de Aplicação:

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto – contação de história interativa.
  • Aula 2: Atividade prática – Caça ao Tesouro das Letras.
  • Aula 3: Exploração do Jogo da Memória das Letras.
  • Aula 4: Atividade de escrita individual.
  • Aula 5: Revisão e encerramento – atividade lúdica.

Realização das Atividades:

  • Durante a Caça ao Tesouro, o professor orientará os alunos a buscar as letras, incentivando a identificação através de pistas sonoras.
  • No Jogo da Memória, os alunos formarão pares de letras associando o som ao visual, promovendo a memorização.
  • Na atividade de escrita, cada aluno terá a oportunidade de praticar a escrita de algumas letras com o auxílio do professor.

Este plano de aula busca integrar os conceitos do alfabeto de forma lúdica e interativa, atendendo às diretrizes da BNCC para a Educação Infantil. A flexibilidade é essencial para adaptar as atividades conforme a dinâmica da turma, promovendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Plano de Aula, Tema: Natal, Ensino de Datas Comemorativas

Plano de Aula: Natal e as Datas Comemorativas” para Educação Infantil

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Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

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1. Objetivos Gerais e Específicos:

  • Objetivo Geral: Promover o entendimento e apreciação das datas comemorativas, com foco especial no Natal, desenvolvendo habilidades sociais, emocionais e cognitivas.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar e reconhecer as principais datas comemorativas.
    • Compreender o significado cultural e social do Natal.
    • Desenvolver habilidades motoras finas e grossas por meio de atividades lúdicas.
    • Estimular a criatividade e expressão artística.

2. Direitos de Aprendizagem:

  • Valorizar e respeitar a diversidade cultural.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão.
  • Estimular a curiosidade e o questionamento.
  • Promover o convívio social e a empatia.

3. Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós.
  • Corpo, Gestos e Movimentos.
  • Traços, Sons, Cores e Formas.

4. Conteúdo Programático:

  • Significado do Natal e outras datas comemorativas.
  • Elementos culturais e símbolos associados ao Natal.
  • Atividades relacionadas à expressão artística e coordenação motora.

5. Metodologia:

  • Destaque para uma Metodologia: Abordagem lúdica através de contação de histórias. Uma história envolvente sobre o Natal será contada, proporcionando um ambiente estimulante e participativo.

6. Atividades:

  1. Confecção de Enfeites Natalinos: As crianças criarão enfeites simples usando materiais diversos.
  2. Contação de Histórias: Utilização de livros infantis sobre o Natal para estimular a imaginação.
  3. Montagem de Cartões de Natal: Atividade de expressão artística, incentivando a criatividade.
  4. Danças e Cantos Natalinos: Estimular a expressão corporal através de músicas e danças temáticas.

7. Recursos Didáticos:

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Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

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  • Livros infantis sobre o Natal.
  • Materiais artísticos (papel colorido, tesouras, cola, etc.).
  • Músicas natalinas.
  • Cartões em branco.
  • Decorações temáticas.

8. Metodologia de Avaliação:

  • Avaliação contínua, observando a participação, interesse, criatividade e desenvolvimento das habilidades motoras.
  • Registro fotográfico e anotações sobre o envolvimento das crianças nas atividades.

9. Cronograma de Aplicação:

  • Dia 1-2: Introdução ao tema com a contação de histórias.
  • Dia 3-5: Atividades práticas de confecção de enfeites e cartões.
  • Dia 6-7: Exploração de músicas e danças natalinas.
  • Dia 8: Revisão e conclusão das atividades.
  • Dia 9: Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças.

Realização das Atividades:

  • O professor deve guiar as atividades de forma participativa, incentivando a interação entre os alunos, estimulando a criatividade e auxiliando quando necessário. A contação de histórias deve ser envolvente, com perguntas para promover a reflexão. Durante as atividades práticas, é essencial oferecer suporte individualizado, encorajando o desenvolvimento autônomo das crianças. Ao final, a exposição dos trabalhos promoverá a valorização do esforço e criatividade de cada aluno.

Cuidados ao Buscar por Plano de Aula para Imprimir

Ao pesquisar por plano de aula de acordo com a BNCC, é importante ter os seguintes cuidados:

  1. Verificar a fonte: Certifique-se de que a fonte da informação é confiável e reconhecida no meio educacional. É importante evitar sites que possam oferecer informações desatualizadas ou incorretas.
  2. Verificar a qualidade: Avalie a qualidade do plano de aula antes de imprimi-lo. Verifique se o conteúdo está de acordo com as diretrizes da BNCC e se atende às necessidades de seus alunos.
  3. Verificar a atualidade: Certifique-se de que o plano de aula está de acordo com as últimas diretrizes da BNCC. As normas da BNCC são atualizadas periodicamente, e é importante utilizar informações atualizadas.
  4. Adaptar o conteúdo: Adapte o conteúdo do plano de aula para atender às necessidades específicas de seus alunos e à sua metodologia educacional.
  5. Referenciar: Caso utilize partes de um plano de aula encontrado na internet, é importante referenciar corretamente a fonte.

Lembre-se que o objetivo é utilizar o plano de aula como uma ferramenta para melhorar o processo pedagógico e a aprendizagem na escola, e é importante ter cuidado ao utilizar informações de fontes não confiáveis, principalmente no caso de séries iniciais – educação infantil.

Sites sobre Educação para Encontrar Plano de Aula (Ensino Médio e Infantil)

Aqui estão alguns sites onde é possível encontrar planos de aula de acordo com a normatização para imprimir:

  1. Secretaria de Educação do Governo Federal: O site da Secretaria de Educação do Governo Federal possui vários recursos e informações sobre a BNCC, incluindo modelos de planos de aula.
  2. Portal do Professor: O Portal do Professor é uma plataforma da Secretaria de Educação do Governo Federal que oferece recursos e informações para professores, incluindo planos de aula de acordo com a BNCC.
  3. SEBRAE – Encontre planos de aula e outros materiais para professores.
  4. Professores Heróis – Encontre material sobre planos de aula para download.
  5. Curso Completo de Pedagogia – Planos de Aula para download.

Plano de Acordo com a BNCC – Planejamento na Escola

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil e serve como base para a elaboração de planejamento de aula por professores. A seguir, apresentamos algumas dicas para elaborar um plano de aula de acordo a normatização.

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Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

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  1. Conheça a BNCC: Antes de começar a elaborar o plano de aula, é importante ter conhecimento sobre os objetivos e diretrizes estabelecidos pela BNCC para sua área de atuação. Isso garantirá que o plano de aula esteja alinhado às expectativas do governo em relação à educação.
  2. Identifique os objetivos da aula: Analise o que você espera que seus alunos aprendam ao longo da aula e estabeleça objetivos claros e alcançáveis. Estes objetivos devem estar de acordo com as metas definidas pela BNCC.
  3. Selecione os recursos didáticos: Escolha as atividades, jogos, vídeos, músicas, entre outros recursos que serão utilizados para auxiliar na aprendizagem dos alunos e alcançar os objetivos definidos.
  4. Planeje as etapas da aula: Divida a aula em etapas lógicas, que possam ser facilmente compreendidas pelas crianças e permitam aos mesmos acompanhar o progresso da aula.
  5. Avaliação: Defina como será a avaliação dos alunos, de acordo com as expectativas da BNCC. É importante que a avaliação seja realizada de forma a mensurar o conhecimento adquirido pelos alunos e possibilitar o aprimoramento da metodologia utilizada.

Lembre-se que o plano de aula é apenas uma ferramenta para auxiliar na elaboração da aula, e que a adaptação e flexibilidade são essenciais para o sucesso da mesma. Siga as diretrizes, mas não se sinta limitado por elas, utilize sua criatividade e experiência para criar aulas enriquecedoras e inesquecíveis para as crianças de sua escola.

Elaborar um planejamento de aula de acordo com a normatização educacional envolve conhecer as diretrizes estabelecidas, identificar os objetivos da aula, selecionar os recursos didáticos, planejar as etapas da aula e definir a forma de avaliação. Com essas dicas, você estará pronto para criar aulas incríveis!

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