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Plano de aula de artes de acordo com a BNCC

Plano de Aula de Artes: Educação Infantil

Criar um plano de aula de artes que esteja alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode parecer uma tarefa árdua, mas é uma jornada repleta de possibilidades criativas e transformadoras. A arte, em sua essência, é uma ferramenta poderosa para a expressão, a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades múltiplas em estudantes de todas as idades.

Ao abraçar os princípios da BNCC, educadores têm a oportunidade de desenhar experiências de aprendizado que não apenas atendem aos requisitos nacionais, mas que também acendem a chama da imaginação e instigam a curiosidade inerente em cada aluno.

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Neste artigo, mergulharemos no coração da elaboração de planos de aula de artes vibrantes, que falam à diversidade de linguagens artísticas e cultivam um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante.

Desvendaremos as estratégias essenciais para integrar os componentes da BNCC de forma efetiva, garantindo que cada lição seja uma aventura enriquecedora tanto para o professor quanto para o aluno.

Preparado para transformar sua sala de aula em um estúdio de criação sem fronteiras? Vamos nessa jornada juntos, explorar o infinito universo da educação artística com a bússola da BNCC a nos guiar.

Discutindo o Tema

Na área de Artes, a BNCC estabelece objetivos específicos que devem ser alcançados em cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Para ajudar os professores a alcançar esses objetivos, é importante que eles desenvolvam um plano de aula de acordo com a BNCC, que inclua atividades e estratégias que permitam aos alunos desenvolver as habilidades e competências necessárias.

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Um plano de aula de Artes de acordo com a BNCC deve levar em consideração não apenas os objetivos específicos da disciplina, mas também a integração com outras áreas do conhecimento.

Além disso, é importante que os professores usem os espaços e materiais disponíveis na escola para enriquecer as atividades propostas.

Com um plano de aula bem estruturado e alinhado com a BNCC, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando-os a lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

Resumindo

  • A BNCC é um guia para os professores de todo o país, que devem adaptar suas aulas e metodologias de ensino de acordo com as diretrizes estabelecidas.
  • Um plano de aula de Artes de acordo com a BNCC deve levar em consideração não apenas os objetivos específicos da disciplina, mas também a integração com outras áreas do conhecimento.
  • Com um plano de aula bem estruturado e alinhado com a BNCC, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando-os a lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
Plano de aula de artes de acordo com a BNCC

Entendendo a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros devem adquirir em cada etapa da educação básica.

A BNCC foi construída a partir de um amplo processo de diálogo e participação social, envolvendo professores, especialistas, gestores, pais, estudantes e outros atores da comunidade educativa.

No contexto da disciplina de Arte, a BNCC define as habilidades, os objetos de conhecimento e os objetivos de aprendizagem que devem ser trabalhados pelos professores em cada uma das etapas da educação básica.

A Arte é uma das cinco áreas de conhecimento que compõem a BNCC, ao lado de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

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A BNCC estabelece que o ensino de Arte deve ser transdisciplinar, ou seja, deve articular-se com outras áreas do conhecimento, de modo a ampliar a compreensão dos estudantes sobre o mundo e a cultura.

Além disso, a BNCC valoriza a diversidade cultural e a pluralidade de manifestações artísticas, incentivando a experimentação, a criação e a fruição de diferentes linguagens e formas de expressão.

Para orientar a elaboração dos planos de aula de Arte, a BNCC define 13 habilidades específicas, que são agrupadas em quatro campos de atuação: Investigação, Criação, Produção e Reflexão.

Cada habilidade é desdobrada em objetivos de aprendizagem, que indicam o que os estudantes devem ser capazes de fazer ao final de cada etapa da educação básica.

O conhecimento e a compreensão da BNCC são fundamentais para os professores de Arte, pois permitem a elaboração de planos de aula coerentes com as expectativas de aprendizagem definidas pelo documento.

Plano de Aula de Artes

O Plano de Aula de Artes é uma ferramenta base para o ensino de Artes no Ensino Fundamental, pois permite que o professor organize as atividades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as especificidades de cada turma.

O objetivo é desenvolver a sensibilidade e os sentidos plurais dos alunos, por meio das linguagens artísticas e das manifestações artísticas.

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Para elaborar um Plano de Aula de Artes, é necessário considerar os processos de criação, os repertórios, as atividades de arte, os instrumentos e os produtos finais.

As atividades de arte podem incluir desenho, escultura, fotografia, dança, teatro, colagem e outras linguagens artísticas.

É importante que o professor explore diferentes manifestações artísticas, a fim de ampliar o repertório dos alunos.

Além disso, é fundamental que o Plano de Aula de Artes seja integrado às demais disciplinas, por meio das artes integradas. Isso permite que os alunos compreendam a relação entre as diferentes áreas do conhecimento e desenvolvam habilidades transversais.

Para elaborar um Plano de Aula de Artes de acordo com a BNCC, é necessário que o professor conheça os objetivos e competências previstos para o componente curricular de Artes Visuais e Artística.

É preciso ainda, que o educador explore as possibilidades de cada linguagem artística, a fim de desenvolver a sensibilidade e os sentidos plurais dos alunos.

Por fim, é fundamental que o Plano de Aula de Artes seja estruturado de forma clara e objetiva, com atividades que permitam o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC.

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O professor deve estar atento às necessidades e especificidades de cada turma, a fim de adaptar as atividades de acordo com o perfil dos alunos.

Atividades Propostas

As atividades propostas para o plano de aula de artes de acordo com a BNCC devem contemplar as múltiplas linguagens artísticas, tais como música, dança, desenho, colagem, entre outras.

Além disso, como já vimos, é importante que as atividades estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC para a área de Artes.

Para o Ensino Fundamental I, é possível propor atividades que envolvam a exploração de diferentes materiais e técnicas de desenho, como lápis de cor, giz de cera, pintura a dedo, entre outros.

Além disso, é possível trabalhar com atividades que envolvam a pesquisa e a compreensão da história da arte, como a criação de murais com reproduções de obras de artistas renomados.

Já para a Educação Infantil, as atividades de arte devem ser pensadas de forma lúdica e criativa, de modo a estimular a imaginação e a expressão das crianças.

É possível propor atividades que envolvam a pintura com as mãos, a criação de desenhos com giz de cera, a dança e a música.

Independentemente do nível de ensino, é importante que as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC para a área de Artes.

Ainda, é fundamental que os professores estejam preparados para lidar com as diferentes habilidades e interesses dos alunos, de modo a garantir uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Integrando Outras Disciplinas

O ensino de artes pode ser uma excelente oportunidade para integrar outras disciplinas, como matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, educação física, inglês, língua estrangeira, entre outras.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere que a integração curricular é uma forma de ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais significativo e contextualizado.

No 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, é possível trabalhar com a arte de contar histórias, incentivando a leitura e a escrita, além de estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Já no 2º ano, é possível explorar a arte da colagem, que pode ser integrada com conteúdos de geografia e ciências, por exemplo, ao criar mapas e representações de ecossistemas.

No 3º ano, a arte pode ser integrada com a matemática, ao trabalhar com formas geométricas e proporções, enquanto no 4º ano é possível explorar a arte da pintura, incentivando a observação e a expressão dos alunos. No 5º ano, a arte pode ser integrada com a educação física, ao trabalhar com danças e expressão corporal.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a arte pode ser integrada com outras disciplinas, como história, sociologia, filosofia, entre outras, ao trabalhar com a arte como forma de expressão e manifestação cultural. Além disso, é possível explorar a arte digital, integrando com a tecnologia da informação e comunicação.

A arte pode ser uma excelente oportunidade para integrar outras disciplinas, tornando o ensino mais significativo e contextualizado.

A BNCC sugere que a integração curricular é uma forma de ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais completo e eficiente.

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Usando Espaços e Materiais da Escola

O uso de espaços e materiais da escola é uma das formas mais eficazes de promover o ensino de artes de acordo com a BNCC. A escola pode se tornar um ambiente rico em possibilidades de experimentação, criação e aprendizado para os alunos.

Os espaços da escola, como a sala de aula, o pátio, o auditório e outros locais podem ser utilizados para diferentes atividades artísticas.

Por exemplo, a sala de aula pode ser utilizada para atividades de desenho e pintura, enquanto o pátio pode ser utilizado para atividades de dança e teatro.

É importante que o professor faça uma análise do espaço disponível e planeje as atividades de acordo com as possibilidades do ambiente.

Os materiais da escola também são importantes para o ensino de artes. É possível utilizar diferentes materiais, como papel, lápis de cor, tinta, argila, tecidos, entre outros, para desenvolver diferentes habilidades artísticas.

Além disso, o professor pode incentivar os alunos a trazerem materiais de casa, como embalagens, jornais e revistas, para serem utilizados nas atividades.

A cidade também pode ser utilizada como um espaço de aprendizado para o ensino de artes. O professor pode levar os alunos para visitar museus, galerias de arte, teatros e outros locais culturais.

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Além disso, é possível utilizar elementos da cidade, como grafites e monumentos, para desenvolver atividades artísticas.

Os objetos também são importantes para o ensino de artes. O professor pode incentivar os alunos a observarem objetos do cotidiano e utilizá-los como inspiração para suas criações.

Ainda, é possível utilizar objetos descartados, como embalagens e garrafas, para desenvolver atividades de reciclagem e arte sustentável.

O uso de espaços e materiais da escola é fundamental para o ensino de artes de acordo com a BNCC. O professor deve planejar as atividades de acordo com as possibilidades do ambiente e incentivar os alunos a explorarem diferentes materiais e espaços.

A cidade e os objetos podem ser utilizados como fonte de inspiração para as atividades artísticas.

Desenvolvendo Habilidades e Competências

O plano de aula de artes de acordo com a BNCC tem como objetivo desenvolver habilidades e competências artísticas nos alunos, promovendo a sua capacidade de analisar, compreender e expressar ideias por meio da arte.

Para isso, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado de maneira a contemplar as diferentes formas de expressão artística, como a dança, a música, o teatro e as artes visuais.

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Além disso, é fundamental que o professor esteja atento ao desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela BNCC, de forma a garantir que os alunos estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Ao desenvolver as habilidades artísticas dos alunos, o professor está contribuindo para que eles se tornem mais sensíveis e conscientes das diferentes formas de expressão, além de promover o diálogo e a conversa sobre arte.

Isso é fundamental para que os alunos possam desenvolver a sua sensibilidade pessoal e compreender a arte como um elemento fundamental para a cultura e a sociedade.

Nesse sentido, a BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências que visam estimular a capacidade dos alunos de analisar e compreender conceitos artísticos, além de promover a sua capacidade de expressão e diálogo sobre arte.

Para isso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades e demandas dos alunos, buscando sempre aprimorar o processo de ensino e aprendizagem para que ele seja cada vez mais efetivo e significativo para todos os envolvidos.

História da Arte na Educação

A história da arte é uma disciplina fundamental no ensino de artes, que tem como objetivo apresentar aos alunos as diferentes expressões artísticas ao longo dos séculos e como elas se relacionam com a sociedade e a cultura de cada época.

A BNCC destaca a importância do ensino da história da arte, uma vez que permite que os estudantes desenvolvam competências como a compreensão do contexto histórico e cultural em que as obras foram produzidas.

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O ensino da história da arte pode ser uma experiência surpreendente para os alunos, pois permite que eles conheçam diferentes culturas e épocas, além de ampliar sua visão de mundo.

É importante que o plano de aula de artes esteja alinhado com a BNCC, e que contemple a história da arte como um dos principais eixos do ensino de artes.

Ao aprender sobre a história da arte, os alunos podem desenvolver habilidades como a análise crítica de obras de arte, a compreensão dos processos de criação artística e a valorização da diversidade cultural.

Além disso, o ensino da história da arte pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de compreender e valorizar as diferentes formas de expressão artística.

A história da arte é uma disciplina fundamental no ensino de artes, que permite que os alunos desenvolvam competências importantes para sua formação como cidadãos críticos e conscientes.

É importante que o plano de aula de artes contemple a história da arte como um dos principais eixos do ensino de artes, e que esteja alinhado com a BNCC.

Este plano é projetado para atender aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos.

Plano de Aula: Artes com Cores

TÓPICOSDESCRIÇÃO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOSIntroduzir o conceito de cores primárias e secundárias; Estimular a criatividade e a expressão artística; Desenvolver a percepção visual e a coordenação motora.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EI03TS01) Utilizar sons, cores e formas diversificadas; (EI03EF08) Expressar-se livremente por meio de diferentes linguagens.
DIREITOS DE APRENDIZAGEMConviver, brincar, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIATraços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCores primárias e secundárias; Mistura de cores; Expressão artística por meio das cores.
METODOLOGIA PEDAGÓGICAAbordagem lúdica e exploratória, com atividades práticas que permitam às crianças experimentar e criar usando diferentes cores.
ATIVIDADESExploração de Cores Primárias: Uso de tintas para identificar as cores primárias; Criação de Cores Secundárias: Mistura de tintas para criar cores secundárias; Pintura Livre: Pinturas em papel grande para expressão livre usando as cores aprendidas.
RECURSOS DIDÁTICOSTintas de cores primárias, pincéis, papéis grandes, aventais, espaço adequado para pintura.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOObservação participativa, considerando o engajamento, a criatividade e a compreensão dos conceitos de cores; Registro fotográfico das obras criadas.
CRONOGRAMA DE AULASUma semana, com uma atividade principal por dia, totalizando cinco dias de atividades artísticas centradas em cores.

Implementação do Plano de Aula

  1. Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar todos os materiais necessários, organizar o espaço de trabalho e definir claramente os objetivos da aula para as crianças.
  2. Introdução: Começar com uma conversa sobre as cores, perguntando às crianças o que já sabem sobre cores primárias e secundárias.
  3. Desenvolvimento: Realizar as atividades propostas, iniciando com a exploração das cores primárias, seguindo com a experimentação na criação de cores secundárias, e finalizando com a pintura livre para expressão das crianças.
  4. Conclusão: Reunir as crianças para uma roda de conversa, permitindo que compartilhem suas experiências e descobertas. Expor as obras de arte na sala ou na escola.
  5. Avaliação: A avaliação será contínua e formativa, focando na participação das crianças, na exploração dos materiais e na expressão de suas ideias por meio das cores.

Este plano de aula visa não apenas introduzir conceitos artísticos básicos relacionados às cores, mas também fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo e participativo, onde cada criança pode explorar sua criatividade e expressão individual.

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Observações:

  • Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de habilidades das crianças.
  • Este plano de aula pode ser ampliado ou adaptado com novas atividades, dependendo do interesse e do progresso dos alunos. A ideia é tornar as aulas divertidas e estimulantes, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem por meio das artes e cores.
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