Pular para o conteúdo
Início » Planos de Aula e Conteúdos para Educação Infantil » Plano de Aula Dia do Livro: Educação Infantil

Plano de Aula Dia do Livro: Educação Infantil

Anúncio

Confira o(s) Plano(s) de Aula Pronto(s) ao Final

Introdução

Celebrar o Dia do Livro na educação infantil é uma oportunidade fantástica para despertar o amor pela leitura nos pequenos. Conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental integrar atividades que fomentem habilidades de leitura e interpretação desde cedo. Neste artigo, vamos explorar ideias criativas e eficazes para desenvolver um plano de aula cativante para o Dia do Livro, voltado para a educação infantil.

Destacaremos como essas atividades podem alinhar-se às competências da BNCC, ajudando a construir uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Através de estratégias lúdicas e envolventes, nosso objetivo é inspirar educadores a criar experiências de aprendizado memoráveis que nutram a paixão pela literatura nos mais jovens.

Prepare-se para descobrir como transformar a sala de aula em um mundo mágico de histórias e aventuras, promovendo a literacia e o prazer pela leitura de uma maneira divertida e educativa.

Partiu pra biblioteca!

Uma sala de aula colorida com livros, desenhos e materiais educativos. Uma professora lidera um grupo de crianças em uma aula divertida e interativa sobre a importância dos livros e da leitura

Para elaborar um bom plano de aula sobre o Dia do Livro na Educação Infantil, é fundamental seguir as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é um documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da sua formação escolar.

Dessa forma, o plano de aula deve estar alinhado com as diretrizes da BNCC e contemplar os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária.

Ao planejar a aula, é importante definir os objetivos de aprendizagem, escolher os materiais e recursos que serão utilizados, definir as estratégias pedagógicas e avaliar o desempenho dos alunos.

O plano de aula deve ser estruturado de forma clara e objetiva, para que os alunos possam compreender os objetivos e atividades propostas.

Com um bom planejamento, é possível transformar o Dia do Livro em uma experiência enriquecedora e divertida para as crianças da Educação Infantil.

Compreendendo a BNCC e o Dia do Livro

Uma sala de aula colorida com livros, giz de cera e papel. Uma professora explica a importância dos livros e conduz uma atividade divertida para crianças pequenas

Fundamentos da BNCC para Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todos os alunos da Educação Básica devem alcançar.

Para a Educação Infantil, a BNCC define as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelas crianças de 0 a 5 anos de idade.

Entre as competências e habilidades definidas pela BNCC para a Educação Infantil, destaca-se a valorização da leitura como uma prática social e cultural.

A BNCC enfatiza a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, tanto na formação de valores e atitudes quanto na ampliação do repertório linguístico e cultural.

Significado do Dia do Livro e sua Relevância

O Dia do Livro é comemorado em 23 de abril, data escolhida em homenagem a Miguel de Cervantes e William Shakespeare, dois dos maiores escritores da literatura mundial, que morreram nesse dia em anos diferentes.

A comemoração tem como objetivo incentivar a leitura e difundir o conhecimento, valorizando a importância dos livros como instrumento de educação e cultura.

Para a Educação Infantil, o Dia do Livro é uma oportunidade de estimular o gosto pela leitura e de despertar o interesse das crianças pelos livros.

Além disso, a celebração pode ser uma oportunidade para os professores trabalharem com os alunos os conteúdos relacionados à literatura e à cultura, contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades definidas pela BNCC.

Por isso, fazer um plano de aula sobre o Dia do Livro para a Educação Infantil, é uma estratégia pedagógica eficaz para promover o desenvolvimento das crianças, estimulando a curiosidade, a criatividade e o interesse pela leitura.

Objetivos do Plano de Aula

Uma sala de aula colorida com livros, giz de cera e um quadro branco. Uma professora escreve “Dia do Livro” no quadro, rodeada de crianças felizes ouvindo atentamente

O objetivo principal deste plano de aula é desenvolver habilidades de leitura, estimular a imaginação e a criatividade das crianças da educação infantil, em relação ao Dia do Livro.

Objetivos Gerais e Específicos

Aqui estão algumas sugestões de objetivos para esse tipo de plano de aula:

Objetivos Gerais

  1. Promover o amor pela leitura: Encorajar as crianças a desenvolverem um interesse duradouro pelos livros e pela leitura, percebendo-os como fontes de prazer e conhecimento.
  2. Desenvolver habilidades de linguagem: Utilizar a leitura e atividades relacionadas para melhorar as habilidades linguísticas das crianças, incluindo vocabulário, compreensão e expressão oral.
  3. Estimular a imaginação e criatividade: Proporcionar experiências que ampliem a capacidade criativa das crianças por meio da exploração de diferentes gêneros e formatos literários.
  4. Fomentar habilidades socioemocionais: Ajudar as crianças a desenvolverem empatia e inteligência emocional através das histórias, permitindo que se identifiquem com diferentes personagens e vivenciem diversas situações emocionais.

Objetivos Específicos

  1. Reconhecer a diversidade literária: Apresentar às crianças uma variedade de livros, incluindo contos, poesias e fábulas de diferentes culturas, promovendo o respeito pela diversidade cultural e artística.
  2. Desenvolver habilidades de escuta ativa: Incentivar as crianças a ouvirem atentamente durante as leituras em grupo, melhorando sua capacidade de concentração e entendimento.
  3. Participar de atividades de leitura interativa: Engajar as crianças em atividades que envolvam leitura em voz alta, dramatizações de histórias ou criação coletiva de narrativas, para tornar a leitura uma atividade participativa e dinâmica.
  4. Explorar conceitos básicos de literatura: Introduzir noções simples de enredo, personagens e ambiente, ajudando as crianças a compreenderem os elementos básicos que compõem uma história.
  5. Criar produções artísticas baseadas em leituras: Estimular as crianças a expressarem suas interpretações das histórias por meio de desenhos, colagens ou outras formas de expressão artística.

Estes objetivos ajudam a estruturar as atividades de forma que contribuam para o desenvolvimento educacional e emocional das crianças, alinhando-se com os valores culturais e educacionais promovidos pelo Dia do Livro.

Desenvolvendo Habilidades de Leitura

O plano de aula visa desenvolver habilidades de leitura, como a compreensão de textos e a interpretação de histórias.

As atividades propostas envolvem a leitura de livros infantis, a discussão sobre os personagens, a trama e o enredo da história.

Além disso, as crianças serão incentivadas a fazer perguntas e expressar suas ideias sobre o que leram.

Estimulando a Imaginação e Criatividade

O plano de aula também tem como objetivo estimular a imaginação e a criatividade das crianças.

As atividades propostas incluem a criação de histórias, a dramatização de personagens, a ilustração de cenas e a criação de livros.

Tudo isso é feito de forma lúdica e divertida, para que as crianças possam se expressar livremente e desenvolver sua criatividade.

Estruturação do Plano de Aula

Uma sala de aula colorida com livros, quadro-negro e brinquedos educativos. Plano de aula do “Dia do Livro” para pré-escolares, alinhado à BNCC

O plano deve ser estruturado de forma a permitir que os alunos desenvolvam habilidades e competências relacionadas à leitura, à escrita e à interpretação de textos.

Atividades Iniciais e Aquecimento

As atividades iniciais e de aquecimento são fundamentais para engajar os alunos e prepará-los para o conteúdo que será trabalhado.

O professor pode utilizar atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos.

Além disso, é importante que o professor apresente o tema do Dia do Livro e explique a importância da leitura na vida das pessoas.

Conteúdo Central e Desenvolvimento

O conteúdo central e o desenvolvimento do plano de aula devem ser planejados de forma a permitir que os alunos desenvolvam habilidades e competências relacionadas à leitura e à escrita.

O educador deve selecionar livros adequados para a faixa etária dos alunos e propor atividades que estimulem a leitura e a interpretação de textos.

Ele também pode utilizar recursos como dramatização, leitura compartilhada e produção de texto para trabalhar o conteúdo central do plano de aula.

Avaliação e Feedback

A avaliação e o feedback são importantes para verificar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dificuldades.

É preciso que o professor utilize diferentes estratégias de avaliação, como observação, registro e produção de texto, para avaliar o desempenho dos alunos.

Além disso, é fundamental que o professor forneça feedback aos alunos, destacando os pontos positivos e indicando os aspectos que precisam ser melhorados.

Recursos Didáticos e Materiais

Uma sala de aula colorida com livros, desenhos e materiais educativos. Mesa do professor com plano de aula do "Dia do Livro" para a educação infantil, seguindo as orientações da BNCC

Ao planejar uma aula sobre o Dia do Livro para a Educação Infantil, é necessário considerar os recursos didáticos e materiais que serão utilizados.

Esses elementos são fundamentais para tornar a aula mais interativa e atrativa para as crianças, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC.

Livros e Literatura Infantil Apropriados

Os livros infantis são uma das principais ferramentas para trabalhar o Dia do Livro na Educação Infantil.

Naturalmente, é preciso escolher títulos apropriados para a faixa etária das crianças, com linguagem e ilustrações adequadas.

Além disso, os livros devem abordar temas relacionados à data comemorativa, como a importância da leitura e da literatura.

Os professores podem selecionar livros que abordem diferentes gêneros literários, como contos, fábulas, poesias e histórias em quadrinhos.

Também é importante escolher títulos que representem a diversidade cultural e social, para que as crianças possam se identificar com as histórias e personagens.

Materiais de Apoio e Decoração da Sala

Além dos livros, os professores podem utilizar outros materiais de apoio para enriquecer a aula sobre o Dia do Livro.

Por exemplo, é possível criar murais com ilustrações e frases relacionadas à literatura, confeccionar marcadores de livros personalizados e distribuir cartões com mensagens sobre a importância da leitura.

A decoração da sala também pode ser adaptada para a data comemorativa.

Os professores podem utilizar elementos como balões, bandeirinhas e cartazes para criar um ambiente mais lúdico e acolhedor.

Além disso, é possível utilizar fantoches e outros recursos para contar histórias de forma mais dinâmica e interativa.

Atividades Práticas

Sala de aula colorida com livros, artesanato e quadro-negro com plano de aula sobre o "Dia do Livro" para crianças pequenas, seguindo as orientações da BNCC

Para tornar o Dia do Livro uma experiência enriquecedora para as crianças os educadores podem trabalhar com atividades práticas.

Abaixo, são apresentadas algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil, conforme a BNCC.

Contação de Histórias e Roda de Leitura

A contação de histórias é uma atividade que desperta o interesse das crianças pela leitura e pelo universo dos livros.

O professor pode escolher uma história adequada à faixa etária dos alunos e, por meio da leitura expressiva, transportar as crianças para um mundo de fantasia e imaginação.

Após a contação, é interessante promover uma roda de leitura, na qual as crianças possam compartilhar suas impressões e opiniões sobre a história lida.

Atividades de Arte e Expressão

Atividades de arte e expressão são uma forma lúdica de trabalhar o Dia do Livro na Educação Infantil.

O professor pode propor aos alunos que criem ilustrações para as histórias lidas, por exemplo, ou que confeccionem seus próprios livros a partir de materiais simples, como papel, tesoura e cola.

Essas atividades estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, além de promoverem o gosto pela leitura.

Jogos Educativos e Brincadeiras

Jogos educativos e brincadeiras são uma forma divertida de trabalhar o Dia do Livro na Educação Infantil.

O professor pode propor atividades que envolvam a identificação de personagens ou histórias, por exemplo, ou que estimulem a memória e a associação de ideias.

Além disso, jogos de tabuleiro que tenham como tema a literatura infantil são uma opção interessante para trabalhar o Dia do Livro de forma lúdica e educativa.

Integração com Temas Transversais

Uma sala de aula colorida com livros, giz de cera e desenhos infantis. Uma professora explica a importância dos livros e da leitura para um grupo de crianças em idade pré-escolar engajadas

A BNCC propõe a integração dos temas transversais com as diferentes disciplinas, a fim de proporcionar aos alunos uma formação integral e prepará-los para atuarem na sociedade.

No caso do Dia do Livro, é possível integrá-lo com temas transversais como inclusão social e trabalho em grupo, além de conscientização sobre a importância do livro.

Inclusão Social e Trabalho em Grupo

O tema da inclusão social pode ser trabalhado durante o plano de aula sobre o Dia do Livro, por meio da seleção de livros que abordem a diversidade e a igualdade entre os indivíduos.

A leitura desses livros pode ser seguida de uma roda de conversa, na qual os alunos poderão compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.

Além disso, o trabalho em grupo pode ser incentivado durante a realização de atividades relacionadas ao Dia do Livro.

Os alunos podem ser divididos em grupos para a leitura e discussão de um livro, seguido da criação de uma história em conjunto.

Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades de colaboração e comunicação, além de aprenderem a respeitar as diferenças entre si.

Conscientização sobre a Importância do Livro

Outro tema transversal que pode ser trabalhado durante o plano de aula sobre o Dia do Livro é a conscientização sobre a importância do livro.

Os alunos podem ser incentivados a refletir sobre a importância da leitura na formação do indivíduo e na construção da sociedade.

Para isso, podem ser realizadas atividades como a criação de um mural com frases e desenhos sobre a importância da leitura, a elaboração de um livro coletivo com histórias criadas pelos alunos, entre outras.

Dessa forma, os alunos poderão desenvolver a consciência sobre a importância do livro e da leitura, além de se tornarem leitores mais críticos e reflexivos.

Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem

Uma sala de aula colorida com livros, desenhos e materiais educativos. Mesa de professor com plano de aula sobre "Dia do Livro" alinhado à BNCC

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é fundamental para garantir que os objetivos propostos no plano de aula sejam alcançados e que os alunos estejam aprendendo de forma adequada.

Na educação infantil, a avaliação deve ser feita de forma lúdica e integrada às atividades propostas, de modo a não causar estresse ou ansiedade nas crianças.

Técnicas de Avaliação e Observação

Existem diversas técnicas de avaliação e observação que podem ser utilizadas na educação infantil.

Uma das mais comuns é a observação direta, na qual o professor observa o comportamento e o desempenho dos alunos durante as atividades propostas.

Outra técnica é a avaliação por meio de registros, na qual o professor registra o desempenho dos alunos em atividades específicas.

Além disso, é importante que o professor avalie não apenas o conhecimento adquirido pelos alunos, mas também o processo de aprendizagem em si.

Isso inclui aspectos como a linguagem oral e escrita, a interação com os colegas e a capacidade de resolver problemas.

Feedback dos Alunos e Ajustes no Plano

O feedback dos alunos é uma ferramenta importante para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

É importante que o professor crie um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e sugestões.

Com base no feedback dos alunos, o professor pode fazer ajustes no plano de aula para garantir que as atividades propostas estejam adequadas ao nível de aprendizagem dos alunos e que estejam sendo efetivas para alcançar os objetivos propostos.

Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:
Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:

Passo a Passo para Implementar o Plano de Aula do Dia Mundial do Livro na Educação Infantil

Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:
Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:

1. Visita à Biblioteca

Organize uma visita à biblioteca local ou à biblioteca da escola. Prepare uma sessão especial com o bibliotecário para que as crianças possam explorar diferentes tipos de livros e talvez até ouvir uma história contada por um especialista. Isso pode ajudar a desenvolver o interesse delas por novos livros e gêneros literários.

2. Encontro com Escritores ou Contadores de Histórias

Se possível, organize um encontro com um escritor de livros infantis ou um contador de histórias profissional. Isso pode dar às crianças uma perspectiva única sobre o processo de criação de um livro e o prazer de ouvir histórias diretamente de seus criadores.

3. Oficina de Criação de Marcadores de Páginas

Realize uma oficina de arte onde as crianças possam criar seus próprios marcadores de páginas usando cartolina, adesivos, lantejoulas e outros materiais artísticos. Esta atividade não só é divertida, mas também útil, incentivando as crianças a marcar suas leituras de forma criativa.

4. Dramatização de Histórias

Escolha livros que possam ser facilmente dramatizados e organize uma atividade de teatro de fantoches ou uma peça simples onde as crianças possam atuar como personagens de suas histórias favoritas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de expressão e compreensão de texto.

5. Hora do Conto em Família

Encoraje uma “Hora do Conto em Família” onde os pais podem ler para seus filhos em casa. Isso reforça o hábito de leitura e fortalece os laços familiares. Pode-se também sugerir que cada família visite a biblioteca juntos.

6. Feira de Troca de Livros

Organize uma feira de troca de livros na escola, onde as crianças possam trazer livros de casa e trocá-los com seus colegas. Esta é uma excelente maneira de reciclar livros e dar às crianças acesso a novos materiais de leitura sem nenhum custo.

7. Atividades de Escrita Criativa

Proponha exercícios de escrita criativa onde as crianças possam inventar suas próprias histórias. Isso pode incluir a criação de novos finais para histórias conhecidas ou a invenção de personagens e enredos completamente novos.

8. Painéis de Discussão Sobre Livros

Mesmo na educação infantil, é possível organizar pequenos grupos de discussão onde as crianças falem sobre seus livros favoritos e compartilhem o que aprenderam ou sentiram ao lê-los.

9. Criação de um Cantinho de Leitura

Se ainda não existir, desenvolva um cantinho de leitura confortável e atraente na sala de aula, repleto de almofadas, tapetes e uma variedade de livros acessíveis para as crianças explorarem livremente durante o dia.

10. Projetos de Arte Baseados em Livros

Após a leitura de um livro, as crianças podem criar projetos de arte inspirados pela história ou personagens, utilizando diferentes mídias e técnicas, como pintura, colagem ou modelagem.

Estas atividades não apenas complementam o plano de aula para o Dia do Livro, mas também promovem habilidades interdisciplinares e um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente para as crianças.

Conclusão

Uma sala de aula colorida com livros, materiais de arte e um calendário com o "Dia do Livro". Um professor na frente, interagindo com os jovens alunos por meio de contação de histórias e atividades interativas

Ao fazer um plano de aula sobre o Dia do Livro para a Educação Infantil, é fundamental ter em mente a importância deste dia e como ele pode ser uma oportunidade para reflexão e valorização do livro.

Nesse sentido, é preciso que o plano de aula contemple atividades que permitam às crianças conhecerem diferentes tipos de livros, autores e gêneros literários.

Além disso, é importante que as atividades sejam lúdicas e estimulem a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Outro ponto importante é a reflexão sobre o valor do livro na vida das pessoas e como ele pode ser uma fonte de conhecimento e entretenimento.

É fundamental que as crianças compreendam a importância da leitura e desenvolvam o hábito de ler desde cedo.

Por fim, ao fazer um plano de aula sobre o Dia do Livro para a Educação Infantil, é preciso que os professores sejam criativos e busquem atividades que despertem o interesse das crianças pelo universo literário.

Dessa forma, é possível contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes.

Perguntas Frequentes

Uma sala de aula colorida com livros, giz de cera e papéis espalhados nas mesas. Um professor está na frente, apontando para um grande cartaz da Base Curricular Nacional Comum para a Educação Infantil

Quais atividades lúdicas podem ser aplicadas para celebrar o Dia do Livro na Educação Infantil?

Há diversas atividades lúdicas que podem ser aplicadas para celebrar o Dia do Livro na Educação Infantil, como dramatizações, contação de histórias, oficinas de criação de livros, jogos de tabuleiro, entre outras.

O importante é que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que estimulem a imaginação e o interesse pela leitura.

Como alinhar os objetivos do Dia do Livro com as competências da BNCC para a Educação Infantil?

Para alinhar os objetivos do Dia do Livro com as competências da BNCC para a Educação Infantil, é necessário identificar quais competências estão relacionadas à leitura e à escrita. Além disso, defina objetivos específicos que possam ser trabalhados durante as atividades.

Também é importante considerar as habilidades e os conhecimentos prévios das crianças. Dessa forma, as atividades serão adequadas e desafiadoras.

Quais estratégias de leitura são recomendadas pela BNCC para crianças de 4 a 5 anos?

A BNCC recomenda que as estratégias de leitura para crianças de 4 a 5 anos sejam baseadas em atividades que estimulem a compreensão e a interpretação de textos.

Algumas dessas atividades incluem a leitura compartilhada, a dramatização de histórias, a criação de ilustrações e a escrita de pequenos textos.

Além disso, é importante que as atividades sejam realizadas em um ambiente lúdico e acolhedor para que as crianças se sintam motivadas a participar.

Como integrar o folhear de livros nas atividades diárias da Educação Infantil?

Para integrar o folhear de livros nas atividades diárias da Educação Infantil, é possível criar um espaço de leitura na sala de aula. Nesse espaço, disponha livros adequados à faixa etária das crianças e que estejam disponíveis para serem manuseados a qualquer momento.

Além disso, é possível incluir a leitura de histórias como parte da rotina diária, como antes do lanche ou antes de dormir, por exemplo.

De que maneira o plano de aula para o Dia do Livro pode contribuir para o desenvolvimento da literacia na Educação Infantil?

Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:

Quais são as diretrizes da BNCC para a implementação de projetos de leitura na Educação Infantil?

As diretrizes da BNCC para a implementação de projetos de leitura na Educação Infantil incluem a promoção do contato com diferentes tipos de textos. Também é necessário criar um ambiente acolhedor e lúdico para a leitura. Além disso, é preciso estimular a imaginação e a criatividade, valorizar a cultura local e utilizar diferentes estratégias de leitura e escrita. É importante considerar as habilidades e os conhecimentos prévios das crianças para que as atividades sejam adequadas e desafiadoras.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Milhares de Professores Já Estão Desfrutando dos Benefícios de Nossa Assinatura!

Atenção! Por Tempo Limitado: Assine e Ganhe 1000 Atividades para Imprimir!👇

Seja ASSINANTE e Tenha Acesso Integral:

check box Planos de Aula para Educação Infantil;
check box Planos de Aula com Códigos da BNCC;
check box Ideias e Dicas de Atividades;

check box Passo a Passo de Aulas;
check box Ferramentas Inteligentes;
check box Brindes de Atividades Para Imprimir!

Atenção! Por tempo limitado: Assine e Ganhe 1000 Atividades para Imprimir!👇