Neste artigo, veremos como elabora e aplicar um plano de aula sobre folclore para alunos da educação infantil. O folclore brasileiro é um tema rico e diverso que pode ser trabalhado na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e para a valorização da cultura nacional. Para trabalhar este tema, é importante que os professores elaborem planos de aula que estejam de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica.
Ao trabalhar o folclore na educação infantil, é possível explorar diferentes aspectos da cultura brasileira, como lendas, contos, festas populares, danças e músicas típicas de cada região.
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Além disso, essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criatividade, a expressão artística, a pesquisa e a valorização da identidade e cultura.
Independente do tema, é fundamental que os planos de aula sejam elaborados com base nas diretrizes da BNCC, que estabelecem as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
Além disso, é importante que os professores utilizem recursos didáticos adequados e atividades lúdicas e criativas para envolver as crianças nesse processo de aprendizagem.
Leia o artigo até o final e veja um plano de aula pronto sobre o tema do folclore para você usar e adaptar livremente para seus alunos.
Resumindo nosso assunto
- O folclore brasileiro é um tema rico e diverso que pode ser trabalhado na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e para a valorização da cultura nacional.
- Os planos de aula devem estar de acordo com as diretrizes da BNCC, que estabelecem as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
- É importante utilizar recursos didáticos adequados e atividades lúdicas e criativas para envolver as crianças nesse processo de aprendizagem.
Entendendo o Folclore
O folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que são transmitidos de geração em geração. Ele é composto por lendas, mitos, danças, festas, artesanatos, cantigas de roda, entre outras manifestações culturais.
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Conteúdo PatrocinadoO folclore é uma forma de expressão cultural que representa a identidade de um povo e sua história.
A cultura popular é o conjunto de expressões culturais que são produzidas pelo povo, sem a interferência da elite cultural.
Ela é formada por elementos que são transmitidos oralmente e que são passados de geração em geração. A cultura popular é uma forma de resistência e de luta contra a dominação cultural.
A história do folclore brasileiro é muito rica e diversa. Ele é formado por influências indígenas, africanas e europeias. As lendas, mitos e festas populares são um reflexo da diversidade cultural do país. O folclore brasileiro é uma forma de preservar a história e a cultura do país.
As diretrizes da BNCC incluem o ensino do folclore na educação infantil. Isso porque o folclore é uma forma de valorizar a cultura popular e de preservar a história do país.
O ensino do folclore na educação infantil deve ser feito de forma lúdica e interativa, para que as crianças possam aprender de forma prazerosa e significativa.
Ao final, o objetivo é que as crianças aprendam que o folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que representam a identidade de um povo e sua história.
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Conteúdo PatrocinadoA cultura popular é a forma de expressão cultural produzida pelo povo. A história do folclore brasileiro é diversa e rica em influências.
As diretrizes da BNCC incluem o ensino do folclore na educação infantil, para valorizar a cultura popular e preservar a história do país.
Qual habilidade da BNCC é usada para trabalhar o folclore na educação infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para o ensino de todas as disciplinas nas escolas brasileiras. Para trabalhar o folclore na educação infantil, é necessário identificar as habilidades e competências previstas na BNCC.
Uma das habilidades da BNCC que pode ser trabalhada ao ensinar folclore na educação infantil é a valorização da diversidade cultural. Segundo a BNCC, é importante que as crianças aprendam a respeitar e valorizar as diferenças culturais que existem no Brasil e no mundo.
Ao ensinar folclore, os professores podem apresentar as diferentes manifestações culturais que existem no país, como danças, músicas, lendas e festas populares.
Outra habilidade importante é a compreensão e interpretação de textos. O folclore é uma fonte rica de histórias e lendas que podem ser utilizadas para desenvolver a capacidade de leitura e interpretação das crianças.
Ao contar histórias e lendas folclóricas, os professores podem estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além de ajudá-las a desenvolver a compreensão de textos.
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Conteúdo PatrocinadoAlém disso, a BNCC também prevê a habilidade de identificar e utilizar diferentes linguagens. O folclore é uma forma de linguagem que utiliza elementos como dança, música, teatro e artesanato para expressar ideias e sentimentos.
Ao trabalhar o folclore na educação infantil, os professores podem estimular as crianças a experimentar e utilizar diferentes formas de linguagem para se expressar.
Assim, ao trabalhar o folclore na educação infantil conforme as diretrizes da BNCC, é possível desenvolver habilidades importantes como a valorização da diversidade cultural, a compreensão e interpretação de textos e a identificação e utilização de diferentes linguagens.
Diretrizes da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a elaboração de planos de aula para a educação infantil e ensino fundamental. A BNCC define as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica, incluindo a educação infantil.
Na educação infantil, a BNCC é organizada em cinco campos de experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Oralidade e escrita;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Cada um desses campos de experiências é composto por habilidades e competências específicas que devem ser desenvolvidas pelas crianças.
Os planos de aula devem ser elaborados de acordo com essas diretrizes, garantindo que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e que desenvolvam suas habilidades de forma integral.
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Conteúdo PatrocinadoNo caso do plano de aula sobre folclore para educação infantil, é importante que o professor leve em consideração as diretrizes da BNCC relacionadas aos campos de experiências de traços, sons, cores e formas e oralidade e escrita.
Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as habilidades e competências definidas pela BNCC.
Planos de Aula
Os planos de aula são essenciais para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil. Eles são elaborados pelos professores e devem seguir as diretrizes da BNCC, que é a base nacional comum curricular.
O planejamento deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração os objetivos de aprendizagem, os métodos e recursos didáticos, e o método de avaliação.
Além disso, deve-se considerar a faixa etária das crianças, suas habilidades e interesses, bem como a diversidade cultural presente na sala de aula.
Para o ensino do folclore na educação infantil, é importante que os planos de aula contemplem atividades lúdicas e interativas, que estimulem a criatividade e a imaginação das crianças.
É possível utilizar músicas, danças, brincadeiras e jogos para trabalhar os elementos do folclore de forma divertida e educativa.
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Conteúdo PatrocinadoOs planos de aula devem ser flexíveis e adaptáveis, levando em consideração as necessidades e interesses das crianças.
É importante que o professor esteja preparado para fazer ajustes e mudanças no planejamento, caso seja necessário.
Em resumo, os planos de aula são fundamentais para o ensino do folclore na educação infantil, uma vez que permitem ao professor organizar as atividades de forma clara e objetiva, levando em consideração as diretrizes da BNCC e as necessidades das crianças.
Recursos Didáticos
Para a elaboração de um plano de aula sobre folclore para a Educação Infantil, conforme as diretrizes da BNCC, é importante utilizar recursos didáticos que sejam adequados para a faixa etária das crianças e que possam auxiliar no processo de aprendizagem de forma lúdica e interativa.
Entre os recursos didáticos que podem ser utilizados estão vídeos infantis de músicas folclóricas, materiais e imagens que retratem a cultura popular, livros com histórias que abordem o tema do folclore, bem como a televisão, que pode ser utilizada de forma consciente e pedagógica para exibir programas e documentários que tratem sobre o assunto.
Os vídeos infantis de músicas folclóricas são uma ótima opção para introduzir o tema do folclore de forma lúdica e animada para as crianças.
Além disso, é possível utilizar materiais e imagens que retratem a cultura popular, como artesanatos, comidas típicas, danças e festas populares, para que as crianças possam conhecer e se identificar com a cultura do seu país.
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Conteúdo PatrocinadoOs livros infantis também são uma ótima opção de recurso didático para trabalhar o tema do folclore com as crianças.
É possível encontrar diversos títulos que abordem as lendas, mitos e tradições populares de forma lúdica e divertida. Além disso, os livros podem ser utilizados para incentivar a leitura e o desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças.
Por fim, a televisão pode ser utilizada de forma consciente e pedagógica para exibir programas e documentários que tratem sobre o tema do folclore.
É importante que os programas selecionados sejam adequados para a faixa etária das crianças e que tenham conteúdo educativo e informativo.
Em resumo, os recursos didáticos são essenciais para a elaboração de um plano de aula sobre folclore para a Educação Infantil.
É importante ainda, utilizar materiais e recursos que sejam adequados para a faixa etária das crianças e que possam auxiliar no processo de aprendizagem de forma lúdica e interativa.
Atividades e Brincadeiras
As atividades e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil e podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para ensinar sobre o folclore brasileiro.
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Conteúdo PatrocinadoDe acordo com as diretrizes da BNCC, é importante que as atividades propostas sejam lúdicas e adequadas à faixa etária das crianças.
Uma atividade interessante é a criação de uma roda de conversa sobre lendas folclóricas brasileiras. As crianças podem ser incentivadas a contar suas versões das histórias e a discutir o que aprenderam sobre a cultura brasileira.
Além disso, é possível realizar atividades de desenho e pintura, nas quais as crianças podem representar as personagens das lendas folclóricas.
As brincadeiras cantadas também são uma ótima opção para ensinar sobre o folclore brasileiro. Por exemplo, a brincadeira “Ciranda, cirandinha” pode ser utilizada para ensinar sobre as tradições culturais do Nordeste brasileiro.
Já a brincadeira “Boi da cara preta” pode ser utilizada para ensinar sobre a cultura do Sul do país.
Outra atividade interessante é a realização de uma oficina de instrumentos musicais folclóricos. As crianças podem aprender a fazer instrumentos como o berimbau, o pandeiro e a cuíca, e depois utilizá-los para tocar músicas folclóricas brasileiras.
Lendas e Contos do Folclore Brasileiro
As lendas e contos do folclore brasileiro são uma parte importante da cultura nacional e podem ser ensinados às crianças desde a educação infantil, conforme as diretrizes da BNCC.
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Conteúdo PatrocinadoEssas histórias são transmitidas oralmente de geração em geração e têm o poder de despertar a imaginação e a curiosidade das crianças.
Uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro é a lenda do Saci-Pererê. O Saci é um personagem travesso e brincalhão, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo.
Ele é conhecido por suas travessuras, como esconder objetos e assustar animais. Essa lenda pode ser usada para ensinar valores como respeito e responsabilidade.
Outra lenda famosa é a lenda da Iara, a sereia do rio. Ela é conhecida por sua beleza e voz encantadora, que atrai os homens para as profundezas do rio. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação dos rios e da natureza.
A lenda do Curupira é outra história popular do folclore brasileiro. Ele é um protetor das florestas e dos animais, com cabelos vermelhos e pés virados para trás.
Ele é conhecido por suas travessuras e por assustar caçadores que invadem a floresta. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação da fauna e da flora.
O Boto-cor-de-rosa é outra lenda interessante do folclore brasileiro. Ele é um personagem mágico que se transforma em um homem bonito para seduzir as mulheres.
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Conteúdo PatrocinadoEssa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero.
A Cuca é uma lenda que assusta muitas crianças. Ela é uma bruxa que vive em uma caverna e sequestra crianças desobedientes. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da obediência e do respeito aos mais velhos.
A Mula-sem-cabeça é uma lenda que assusta muitas pessoas. Ela é uma mula que tem fogo saindo do pescoço e não tem cabeça. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da coragem e da superação do medo.
O Boitatá é uma lenda que fala sobre uma cobra de fogo que protege as florestas. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação ambiental e da conservação das florestas.
As lendas e contos do folclore brasileiro são uma forma divertida e educativa de ensinar valores importantes às crianças desde a educação infantil, seguindo as diretrizes da BNCC.
Arte e Expressão
A arte e a expressão são elementos essenciais, que se usadas, permitem que as crianças desenvolvam a criatividade, a imaginação e a sensibilidade.
A dança, a música e as artes visuais são formas de expressão que possibilitam o contato com diferentes culturas e tradições, incluindo o folclore.
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Conteúdo PatrocinadoNo plano de aula sobre folclore para a educação infantil, é importante incluir atividades que envolvam a arte e a expressão.
As canções folclóricas, por exemplo, são uma forma de introduzir as crianças ao universo do folclore e da cultura popular brasileira. Além disso, cantigas de roda, ritmos e sons também podem ser trabalhados para que as crianças possam explorar diferentes sensações e expressões corporais.
Os instrumentos musicais também são uma forma de estimular a criatividade e a expressão das crianças.
É possível incluir atividades que envolvam a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis, por exemplo, ou que permitam que as crianças experimentem diferentes sons e ritmos.
Ao trabalhar com arte e expressão na educação infantil, é importante respeitar as diretrizes da BNCC, que enfatizam a importância da educação integral e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças.
Dessa forma, as atividades devem ser planejadas de forma a contemplar diferentes formas de expressão e linguagens, como as artes visuais, a música e a dança.
Identidade e Cultura
A construção da identidade e da valorização da cultura brasileira são aspectos importantes na educação infantil.
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Conteúdo PatrocinadoDe acordo com as diretrizes da BNCC, é necessário que as crianças tenham contato com as manifestações culturais e tradições populares do país, a fim de compreender e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade.
O folclore brasileiro é uma das formas mais ricas de expressão da cultura popular e pode ser trabalhado de diversas maneiras em sala de aula. Ao explorar as lendas, danças, cantigas, brincadeiras e festas populares, as crianças têm a oportunidade de conhecer e valorizar as diferentes tradições presentes no país.
Além disso, ao trabalhar o folclore brasileiro em sala de aula, é possível promover a construção da identidade das crianças, valorizando suas origens e suas raízes culturais.
Desse modo, elas podem se reconhecer como parte de uma cultura e de um povo, e compreender a importância de preservar e valorizar as tradições populares.
Nesse sentido, é importante que os planos de aula sobre folclore para a educação infantil estejam em conformidade com as diretrizes da BNCC, de forma a garantir que as crianças tenham acesso a uma educação significativa e contextualizada, que valorize suas identidades e suas culturas.
Pesquisa e Aprendizagem
A pesquisa e a aprendizagem são elementos usados para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
Conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial que os planos de aula incluam atividades que estimulem a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
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Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!
Conteúdo PatrocinadoÉ importante que os professores criem atividades que desenvolvam habilidades como interpretação de textos, raciocínio lógico, memória e criatividade. Através dessas atividades, as crianças podem aprender sobre o folclore brasileiro de forma lúdica e divertida.
Uma das formas de estimular a pesquisa e a aprendizagem é através da utilização de jogos didáticos. Jogos como o “Bingo do Folclore” ou o “Jogo da Memória do Folclore” são exemplos de atividades que podem ser utilizadas para ensinar sobre as lendas, mitos e tradições do folclore brasileiro.
Outra forma de estimular a pesquisa é através da realização de atividades em grupo. Os professores podem dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre uma lenda ou mito do folclore brasileiro.
Após a pesquisa, cada grupo pode apresentar o resultado para a turma, estimulando a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Além disso, é importante que os professores utilizem materiais didáticos adequados para a idade das crianças. Livros ilustrados, vídeos educativos e músicas folclóricas são exemplos de materiais que podem ser utilizados para ensinar sobre o folclore brasileiro.
Em suma, a pesquisa e a aprendizagem são elementos fundamentais para o ensino do folclore brasileiro na Educação Infantil, conforme as diretrizes da BNCC.
Os professores devem criar atividades que estimulem a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças.
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OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
- Promover o conhecimento e a valorização do folclore brasileiro, incentivando o respeito às diferentes culturas e tradições do país.
- Objetivos Específicos:
- Identificar e reconhecer personagens e elementos do folclore brasileiro.
- Despertar o interesse das crianças pelas histórias e lendas folclóricas.
- Estimular a criatividade e a imaginação das crianças através das manifestações folclóricas.
- Promover a socialização e o respeito às diferenças culturais.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
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* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Concluindo