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Plano de aula sobre folclore

Plano de Aula sobre Folclore: Educação Infantil

Neste artigo, veremos como elabora e aplicar um plano de aula sobre folclore para alunos da educação infantil. O folclore brasileiro é um tema rico e diverso que pode ser trabalhado na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e para a valorização da cultura nacional. Para trabalhar este tema, é importante que os professores elaborem planos de aula que estejam de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica.

Ao trabalhar o folclore na educação infantil, é possível explorar diferentes aspectos da cultura brasileira, como lendas, contos, festas populares, danças e músicas típicas de cada região.

Além disso, essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criatividade, a expressão artística, a pesquisa e a valorização da identidade e cultura.

Independente do tema, é fundamental que os planos de aula sejam elaborados com base nas diretrizes da BNCC, que estabelecem as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Além disso, é importante que os professores utilizem recursos didáticos adequados e atividades lúdicas e criativas para envolver as crianças nesse processo de aprendizagem.

Leia o artigo até o final e veja um plano de aula pronto sobre o tema do folclore para você usar e adaptar livremente para seus alunos.

Plano de aula sobre folclore

Resumindo nosso assunto

  • O folclore brasileiro é um tema rico e diverso que pode ser trabalhado na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e para a valorização da cultura nacional.
  • Os planos de aula devem estar de acordo com as diretrizes da BNCC, que estabelecem as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
  • É importante utilizar recursos didáticos adequados e atividades lúdicas e criativas para envolver as crianças nesse processo de aprendizagem.

Entendendo o Folclore

O folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que são transmitidos de geração em geração. Ele é composto por lendas, mitos, danças, festas, artesanatos, cantigas de roda, entre outras manifestações culturais.

O folclore é uma forma de expressão cultural que representa a identidade de um povo e sua história.

A cultura popular é o conjunto de expressões culturais que são produzidas pelo povo, sem a interferência da elite cultural.

Ela é formada por elementos que são transmitidos oralmente e que são passados de geração em geração. A cultura popular é uma forma de resistência e de luta contra a dominação cultural.

A história do folclore brasileiro é muito rica e diversa. Ele é formado por influências indígenas, africanas e europeias. As lendas, mitos e festas populares são um reflexo da diversidade cultural do país. O folclore brasileiro é uma forma de preservar a história e a cultura do país.

As diretrizes da BNCC incluem o ensino do folclore na educação infantil. Isso porque o folclore é uma forma de valorizar a cultura popular e de preservar a história do país.

O ensino do folclore na educação infantil deve ser feito de forma lúdica e interativa, para que as crianças possam aprender de forma prazerosa e significativa.

Ao final, o objetivo é que as crianças aprendam que o folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que representam a identidade de um povo e sua história.

A cultura popular é a forma de expressão cultural produzida pelo povo. A história do folclore brasileiro é diversa e rica em influências.

As diretrizes da BNCC incluem o ensino do folclore na educação infantil, para valorizar a cultura popular e preservar a história do país.

Qual habilidade da BNCC é usada para trabalhar o folclore na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para o ensino de todas as disciplinas nas escolas brasileiras. Para trabalhar o folclore na educação infantil, é necessário identificar as habilidades e competências previstas na BNCC.

Uma das habilidades da BNCC que pode ser trabalhada ao ensinar folclore na educação infantil é a valorização da diversidade cultural. Segundo a BNCC, é importante que as crianças aprendam a respeitar e valorizar as diferenças culturais que existem no Brasil e no mundo.

Ao ensinar folclore, os professores podem apresentar as diferentes manifestações culturais que existem no país, como danças, músicas, lendas e festas populares.

Outra habilidade importante é a compreensão e interpretação de textos. O folclore é uma fonte rica de histórias e lendas que podem ser utilizadas para desenvolver a capacidade de leitura e interpretação das crianças.

Ao contar histórias e lendas folclóricas, os professores podem estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além de ajudá-las a desenvolver a compreensão de textos.

Além disso, a BNCC também prevê a habilidade de identificar e utilizar diferentes linguagens. O folclore é uma forma de linguagem que utiliza elementos como dança, música, teatro e artesanato para expressar ideias e sentimentos.

Ao trabalhar o folclore na educação infantil, os professores podem estimular as crianças a experimentar e utilizar diferentes formas de linguagem para se expressar.

Assim, ao trabalhar o folclore na educação infantil conforme as diretrizes da BNCC, é possível desenvolver habilidades importantes como a valorização da diversidade cultural, a compreensão e interpretação de textos e a identificação e utilização de diferentes linguagens.

Diretrizes da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a elaboração de planos de aula para a educação infantil e ensino fundamental. A BNCC define as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica, incluindo a educação infantil.

Na educação infantil, a BNCC é organizada em cinco campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Oralidade e escrita;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Cada um desses campos de experiências é composto por habilidades e competências específicas que devem ser desenvolvidas pelas crianças.

Os planos de aula devem ser elaborados de acordo com essas diretrizes, garantindo que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e que desenvolvam suas habilidades de forma integral.

No caso do plano de aula sobre folclore para educação infantil, é importante que o professor leve em consideração as diretrizes da BNCC relacionadas aos campos de experiências de traços, sons, cores e formas e oralidade e escrita.

Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as habilidades e competências definidas pela BNCC.

Planos de Aula

Os planos de aula são essenciais para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil. Eles são elaborados pelos professores e devem seguir as diretrizes da BNCC, que é a base nacional comum curricular.

O planejamento deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração os objetivos de aprendizagem, os métodos e recursos didáticos, e o método de avaliação.

Além disso, deve-se considerar a faixa etária das crianças, suas habilidades e interesses, bem como a diversidade cultural presente na sala de aula.

Para o ensino do folclore na educação infantil, é importante que os planos de aula contemplem atividades lúdicas e interativas, que estimulem a criatividade e a imaginação das crianças.

É possível utilizar músicas, danças, brincadeiras e jogos para trabalhar os elementos do folclore de forma divertida e educativa.

Os planos de aula devem ser flexíveis e adaptáveis, levando em consideração as necessidades e interesses das crianças.

É importante que o professor esteja preparado para fazer ajustes e mudanças no planejamento, caso seja necessário.

Em resumo, os planos de aula são fundamentais para o ensino do folclore na educação infantil, uma vez que permitem ao professor organizar as atividades de forma clara e objetiva, levando em consideração as diretrizes da BNCC e as necessidades das crianças.

Recursos Didáticos

Para a elaboração de um plano de aula sobre folclore para a Educação Infantil, conforme as diretrizes da BNCC, é importante utilizar recursos didáticos que sejam adequados para a faixa etária das crianças e que possam auxiliar no processo de aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Entre os recursos didáticos que podem ser utilizados estão vídeos infantis de músicas folclóricas, materiais e imagens que retratem a cultura popular, livros com histórias que abordem o tema do folclore, bem como a televisão, que pode ser utilizada de forma consciente e pedagógica para exibir programas e documentários que tratem sobre o assunto.

Os vídeos infantis de músicas folclóricas são uma ótima opção para introduzir o tema do folclore de forma lúdica e animada para as crianças.

Além disso, é possível utilizar materiais e imagens que retratem a cultura popular, como artesanatos, comidas típicas, danças e festas populares, para que as crianças possam conhecer e se identificar com a cultura do seu país.

Os livros infantis também são uma ótima opção de recurso didático para trabalhar o tema do folclore com as crianças.

É possível encontrar diversos títulos que abordem as lendas, mitos e tradições populares de forma lúdica e divertida. Além disso, os livros podem ser utilizados para incentivar a leitura e o desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças.

Por fim, a televisão pode ser utilizada de forma consciente e pedagógica para exibir programas e documentários que tratem sobre o tema do folclore.

É importante que os programas selecionados sejam adequados para a faixa etária das crianças e que tenham conteúdo educativo e informativo.

Em resumo, os recursos didáticos são essenciais para a elaboração de um plano de aula sobre folclore para a Educação Infantil.

É importante ainda, utilizar materiais e recursos que sejam adequados para a faixa etária das crianças e que possam auxiliar no processo de aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Atividades e Brincadeiras

As atividades e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil e podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para ensinar sobre o folclore brasileiro.

De acordo com as diretrizes da BNCC, é importante que as atividades propostas sejam lúdicas e adequadas à faixa etária das crianças.

Uma atividade interessante é a criação de uma roda de conversa sobre lendas folclóricas brasileiras. As crianças podem ser incentivadas a contar suas versões das histórias e a discutir o que aprenderam sobre a cultura brasileira.

Além disso, é possível realizar atividades de desenho e pintura, nas quais as crianças podem representar as personagens das lendas folclóricas.

As brincadeiras cantadas também são uma ótima opção para ensinar sobre o folclore brasileiro. Por exemplo, a brincadeira “Ciranda, cirandinha” pode ser utilizada para ensinar sobre as tradições culturais do Nordeste brasileiro.

Já a brincadeira “Boi da cara preta” pode ser utilizada para ensinar sobre a cultura do Sul do país.

Outra atividade interessante é a realização de uma oficina de instrumentos musicais folclóricos. As crianças podem aprender a fazer instrumentos como o berimbau, o pandeiro e a cuíca, e depois utilizá-los para tocar músicas folclóricas brasileiras.

Lendas e Contos do Folclore Brasileiro

As lendas e contos do folclore brasileiro são uma parte importante da cultura nacional e podem ser ensinados às crianças desde a educação infantil, conforme as diretrizes da BNCC.

Essas histórias são transmitidas oralmente de geração em geração e têm o poder de despertar a imaginação e a curiosidade das crianças.

Uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro é a lenda do Saci-Pererê. O Saci é um personagem travesso e brincalhão, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo.

Ele é conhecido por suas travessuras, como esconder objetos e assustar animais. Essa lenda pode ser usada para ensinar valores como respeito e responsabilidade.

Outra lenda famosa é a lenda da Iara, a sereia do rio. Ela é conhecida por sua beleza e voz encantadora, que atrai os homens para as profundezas do rio. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação dos rios e da natureza.

A lenda do Curupira é outra história popular do folclore brasileiro. Ele é um protetor das florestas e dos animais, com cabelos vermelhos e pés virados para trás.

Ele é conhecido por suas travessuras e por assustar caçadores que invadem a floresta. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação da fauna e da flora.

O Boto-cor-de-rosa é outra lenda interessante do folclore brasileiro. Ele é um personagem mágico que se transforma em um homem bonito para seduzir as mulheres.

Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero.

A Cuca é uma lenda que assusta muitas crianças. Ela é uma bruxa que vive em uma caverna e sequestra crianças desobedientes. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da obediência e do respeito aos mais velhos.

A Mula-sem-cabeça é uma lenda que assusta muitas pessoas. Ela é uma mula que tem fogo saindo do pescoço e não tem cabeça. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da coragem e da superação do medo.

O Boitatá é uma lenda que fala sobre uma cobra de fogo que protege as florestas. Essa lenda pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação ambiental e da conservação das florestas.

As lendas e contos do folclore brasileiro são uma forma divertida e educativa de ensinar valores importantes às crianças desde a educação infantil, seguindo as diretrizes da BNCC.

Arte e Expressão

A arte e a expressão são elementos essenciais, que se usadas, permitem que as crianças desenvolvam a criatividade, a imaginação e a sensibilidade.

A dança, a música e as artes visuais são formas de expressão que possibilitam o contato com diferentes culturas e tradições, incluindo o folclore.

No plano de aula sobre folclore para a educação infantil, é importante incluir atividades que envolvam a arte e a expressão.

As canções folclóricas, por exemplo, são uma forma de introduzir as crianças ao universo do folclore e da cultura popular brasileira. Além disso, cantigas de roda, ritmos e sons também podem ser trabalhados para que as crianças possam explorar diferentes sensações e expressões corporais.

Os instrumentos musicais também são uma forma de estimular a criatividade e a expressão das crianças.

É possível incluir atividades que envolvam a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis, por exemplo, ou que permitam que as crianças experimentem diferentes sons e ritmos.

Ao trabalhar com arte e expressão na educação infantil, é importante respeitar as diretrizes da BNCC, que enfatizam a importância da educação integral e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças.

Dessa forma, as atividades devem ser planejadas de forma a contemplar diferentes formas de expressão e linguagens, como as artes visuais, a música e a dança.

Identidade e Cultura

A construção da identidade e da valorização da cultura brasileira são aspectos importantes na educação infantil.

De acordo com as diretrizes da BNCC, é necessário que as crianças tenham contato com as manifestações culturais e tradições populares do país, a fim de compreender e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade.

O folclore brasileiro é uma das formas mais ricas de expressão da cultura popular e pode ser trabalhado de diversas maneiras em sala de aula. Ao explorar as lendas, danças, cantigas, brincadeiras e festas populares, as crianças têm a oportunidade de conhecer e valorizar as diferentes tradições presentes no país.

Além disso, ao trabalhar o folclore brasileiro em sala de aula, é possível promover a construção da identidade das crianças, valorizando suas origens e suas raízes culturais.

Desse modo, elas podem se reconhecer como parte de uma cultura e de um povo, e compreender a importância de preservar e valorizar as tradições populares.

Nesse sentido, é importante que os planos de aula sobre folclore para a educação infantil estejam em conformidade com as diretrizes da BNCC, de forma a garantir que as crianças tenham acesso a uma educação significativa e contextualizada, que valorize suas identidades e suas culturas.

Pesquisa e Aprendizagem

A pesquisa e a aprendizagem são elementos usados para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial que os planos de aula incluam atividades que estimulem a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.

É importante que os professores criem atividades que desenvolvam habilidades como interpretação de textos, raciocínio lógico, memória e criatividade. Através dessas atividades, as crianças podem aprender sobre o folclore brasileiro de forma lúdica e divertida.

Uma das formas de estimular a pesquisa e a aprendizagem é através da utilização de jogos didáticos. Jogos como o “Bingo do Folclore” ou o “Jogo da Memória do Folclore” são exemplos de atividades que podem ser utilizadas para ensinar sobre as lendas, mitos e tradições do folclore brasileiro.

Outra forma de estimular a pesquisa é através da realização de atividades em grupo. Os professores podem dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre uma lenda ou mito do folclore brasileiro.

Após a pesquisa, cada grupo pode apresentar o resultado para a turma, estimulando a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Além disso, é importante que os professores utilizem materiais didáticos adequados para a idade das crianças. Livros ilustrados, vídeos educativos e músicas folclóricas são exemplos de materiais que podem ser utilizados para ensinar sobre o folclore brasileiro.

Em suma, a pesquisa e a aprendizagem são elementos fundamentais para o ensino do folclore brasileiro na Educação Infantil, conforme as diretrizes da BNCC.

Os professores devem criar atividades que estimulem a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Promover o conhecimento e a valorização do folclore brasileiro, incentivando o respeito às diferentes culturas e tradições do país.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar e reconhecer personagens e elementos do folclore brasileiro.
    • Despertar o interesse das crianças pelas histórias e lendas folclóricas.
    • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças através das manifestações folclóricas.
    • Promover a socialização e o respeito às diferenças culturais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
    • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER:
    • Respeitar a diversidade cultural presente no folclore brasileiro.
  • BRINCAR:
    • Explorar as manifestações folclóricas de forma lúdica e criativa.
  • PARTICIPAR:
    • Participar ativamente das atividades propostas, respeitando o espaço e as opiniões dos colegas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Apresentação e exploração de personagens do folclore brasileiro (ex: Saci-Pererê, Curupira, Iara, etc).
  • Contação de histórias e lendas folclóricas.
  • Atividades artísticas inspiradas no folclore brasileiro (desenhos, pinturas, colagens).
  • Músicas e danças folclóricas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e participativa, com a utilização de músicas, contação de histórias, atividades artísticas e brincadeiras relacionadas ao folclore brasileiro. Serão exploradas diferentes linguagens para promover a criatividade e o interesse das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Contação de Histórias: O professor contará algumas lendas do folclore brasileiro, como a do Saci-Pererê e do Boitatá, estimulando a imaginação das crianças.
  2. Atividade Artística: As crianças poderão desenhar ou pintar os personagens do folclore brasileiro, utilizando materiais diversos.
  3. Música e Dança: Serão apresentadas músicas folclóricas e danças típicas para as crianças conhecerem e se divertirem.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros e materiais com histórias do folclore brasileiro.
  • Materiais artísticos para as atividades práticas.
  • Músicas folclóricas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, o interesse e o envolvimento das crianças nas atividades propostas. Serão considerados o conhecimento adquirido sobre o folclore brasileiro e a capacidade de respeitar e valorizar as diferentes culturas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação dos personagens do folclore brasileiro.
  • Aula 2: Contação de histórias folclóricas.
  • Aula 3: Atividade artística inspirada no folclore.
  • Aula 4: Música e dança folclórica.
  • Aula 5: Encerramento e avaliação das atividades.

Concluindo

Lembre-se de que o plano de aula deve ser adaptado de acordo com a realidade e a dinâmica da sua sala de aula, considerando as necessidades e interesses das crianças.

O importante é proporcionar um ambiente lúdico e estimulante para o aprendizado sobre o folclore brasileiro, valorizando as tradições culturais do país.

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