Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula o Galinho Gripado

Plano de Aula o Galinho Gripado: Educação Infantil

O Plano de Aula “O Galinho Gripado” é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a importância da higiene e como prevenir doenças. A história do Galinho Gripado é uma narrativa divertida e educativa que pode ser usada para ensinar as crianças sobre a importância da lavagem das mãos, cobrir a boca ao tossir e outras medidas preventivas. Este plano de aula é adequado para crianças de todas as idades, mas é especialmente benéfico para crianças em idade pré-escolar.

O objetivo deste plano de aula é ensinar as crianças sobre a importância da higiene e como prevenir doenças.

O plano de aula é dividido em várias seções, cada uma com seu próprio conjunto de objetivos.

O plano de aula começa com uma introdução à história do Galinho Gripado e como ela pode ser usada para ensinar as crianças sobre a importância da higiene.

Em seguida, o papel do professor é discutido, juntamente com algumas dicas sobre como apresentar a história às crianças.

Veja ao final um plano de aula pronto sobre o Galinho Gripado.

Plano de Aula o Galinho Gripado

Resumo sobre os assuntos deste artigo

  • O Plano de Aula “O Galinho Gripado” é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a importância da higiene e como prevenir doenças.
  • O papel do professor é fundamental para o sucesso deste plano de aula, e é importante que o professor esteja bem preparado e saiba como apresentar a história às crianças.
  • As atividades práticas são essenciais para ajudar as crianças a entenderem a importância da higiene e como prevenir doenças.

Objetivos do Plano de Aula

O objetivo do plano de aula “O Galinho Gripado” é desenvolver habilidades nas crianças da educação infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O plano de aula tem como objetivo específico estimular a imaginação, a criatividade, a linguagem oral e escrita, além de trabalhar a coordenação motora fina e a socialização entre as crianças.

Através da história do Galinho Gripado, as crianças são incentivadas a refletir sobre a importância da higiene pessoal e como ela pode prevenir doenças.

Além disso, o plano de aula busca ensinar valores como a solidariedade e a empatia, já que o Galinho Gripado precisa da ajuda de seus amigos para se curar.

Ao trabalhar o plano de aula com as crianças, espera-se que elas sejam capazes de compreender a importância da higiene pessoal, identificar os sintomas de uma gripe, reconhecer a importância da amizade e da solidariedade e desenvolver habilidades de escrita e leitura.

O plano de aula “O Galinho Gripado” está alinhado com a BNCC, que define as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo da educação infantil.

O plano de aula é uma ferramenta importante para que os professores possam trabalhar essas habilidades de forma lúdica e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

Apresentando o Galinho Gripado

O Galinho Gripado é uma história infantil muito popular que pode ser utilizada como recurso pedagógico em sala de aula.

Através dessa história, as crianças podem aprender sobre a importância da higiene e dos cuidados com a saúde.

Ao apresentar o Galinho Gripado para as crianças, o professor pode explorar a imaginação dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias histórias e personagens.

Isso pode ser feito através de perguntas abertas, como “O que vocês acham que aconteceu com o Galinho Gripado?” ou “Como vocês acham que ele ficou doente?”.

Além disso, o professor pode utilizar materiais visuais, como fantoches de dedo ou ilustrações, para tornar a história mais lúdica e atrativa para as crianças.

É importante que o professor esteja preparado para responder às perguntas e dúvidas dos alunos, criando um ambiente de diálogo e aprendizado em sala de aula.

O Plano de Aula do Galinho Gripado pode ser adaptado para diferentes faixas etárias e níveis de ensino, utilizando atividades lúdicas e criativas para ensinar sobre higiene e saúde.

Com o Galinho Gripado, as crianças podem aprender de forma divertida e interativa, desenvolvendo habilidades importantes para a vida.

O Papel do Professor

O papel do professor é fundamental no desenvolvimento das atividades do plano de aula O Galinho Gripado.

É importante que o professor esteja atento ao resfriado da criança, caso ela esteja doente, é importante que ela fique em casa para se recuperar e evitar a transmissão da doença para os demais alunos.

O professor deve ser um mediador do conhecimento, incentivando a participação ativa das crianças nas atividades propostas.

É necessário ainda, que o professor tenha em mente que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem e, por isso, é fundamental que ele adapte as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Além disso, o professor precisa estar atento à avaliação das atividades, para que possa identificar o que foi aprendido e o que ainda precisa ser trabalhado.

A avaliação pode ser feita de forma contínua, por meio da observação do desempenho das crianças durante as atividades, e também por meio de atividades específicas que possibilitem a verificação do aprendizado.

O professor pode utilizar diferentes recursos pedagógicos para tornar as atividades mais atrativas e dinâmicas, como jogos educativos, contação de histórias, música, entre outros.

É importante que o professor esteja sempre atualizado e em busca de novas estratégias que possam contribuir para o aprendizado das crianças.

Assim, o papel do professor no plano de aula O Galinho Gripado é ser um mediador do conhecimento, adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, estar atento à avaliação das atividades e utilizar recursos pedagógicos que tornem as atividades mais atrativas e dinâmicas.

Explorando Sons e Personagens

As crianças adoram histórias e personagens, e o plano de aula do livro “O Galinho Gripado” oferece muitas oportunidades para explorar esses elementos.

Nesta seção, vamos discutir como trabalhar com a bicharada da fazenda, o galo galizé e seu cocoricó, e a lição da mamãe galinha.

A Bicharada da Fazenda

A história do “O Galinho Gripado” se passa na fazenda, e as crianças podem se divertir aprendendo sobre os diferentes animais que vivem lá.

Uma atividade divertida é pedir para as crianças imitarem os sons dos animais e identificá-los. Por exemplo, o porco faz “oinc oinc”, a vaca faz “muu”, e o pato faz “quack quack”.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a percepção e o reconhecimento de sons, habilidades importantes para a alfabetização.

O Galo Galizé e Seu Cocoricó

O personagem principal da história é o galo galizé, que está gripado e não consegue cantar seu cocoricó. As crianças podem participar da história, imitando o som do cocoricó e ajudando o galo a se curar.

Uma atividade divertida é pedir para as crianças criarem novos sons para o galo, como um cocoricó engraçado ou um cocoricó triste.

Isso ajuda as crianças a explorar sua criatividade e desenvolver habilidades de expressão oral.

A Lição da Mamãe Galinha

No final da história, a mamãe galinha ensina uma lição importante ao galo galizé: é importante cuidar da saúde para poder cantar e alegrar a fazenda.

As crianças podem discutir essa lição e pensar em maneiras de cuidar da saúde, como lavar as mãos, fazer exercícios e comer alimentos saudáveis.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico e conscientização sobre a importância da saúde.

Veja que, explorar sons e personagens é uma maneira divertida e eficaz de trabalhar o plano de aula do livro “O Galinho Gripado”.

As atividades propostas ajudam as crianças a desenvolver habilidades importantes, como percepção de sons, expressão oral, criatividade, pensamento crítico e conscientização sobre a saúde.

Atividades Práticas

Contação da História

A contação da história do Galinho Gripado é uma atividade que deve ser realizada no início do plano de aula.

O professor pode começar lendo o livro para as crianças ou até mesmo exibir um vídeo da história. É importante que a história seja contada de forma clara e lúdica para que as crianças possam compreender e se interessar pela trama.

Para ajudar na compreensão da história, o professor pode utilizar recursos visuais como cartazes e imagens.

Além disso, é interessante que as crianças participem da contação da história, fazendo perguntas e expressando suas opiniões.

Dramatização do Galinho Gripado

A dramatização da história é uma atividade que ajuda as crianças a entenderem melhor a trama e a expressarem suas emoções e sentimentos.

O professor pode dividir as crianças em grupos e cada grupo pode representar uma cena da história.

Para a dramatização, é interessante que o professor utilize recursos como eva, borrifador, milho, água, pato e porco, que são elementos presentes na história.

Com esses recursos, as crianças podem criar um ambiente mais realista e se divertir ainda mais.

Brincar com Personagens

Brincar com os personagens da história é uma atividade que ajuda as crianças a expressarem sua criatividade e imaginação.

O professor pode disponibilizar para as crianças bonecos dos personagens da história, como o Galinho Gripado e a Galinha Ruiva.

Com esses bonecos, as crianças podem criar suas próprias histórias e dar vida aos personagens.

Além disso, é interessante que o professor estimule as crianças a criarem novos personagens e a utilizarem a imaginação para criar novas histórias.

Avaliação e Feedback

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem. O professor deve avaliar o desempenho das crianças durante as atividades propostas no plano de aula, para identificar o que elas já sabem e o que precisam aprender.

A avaliação também ajuda o professor a identificar se o plano de aula está sendo efetivo e se as crianças estão aprendendo.

Durante a realização das atividades do plano de aula, o professor deve observar o desempenho das crianças, identificando suas dificuldades e acertos.

É importante que o professor dê feedbacks individuais e para o grupo, para que as crianças saibam o que estão fazendo bem e o que precisam melhorar.

Os feedbacks devem ser baseados em avaliações feitas pelo professor, autoavaliações e avaliações entre pares.

O professor pode utilizar diferentes estratégias para avaliar o desempenho das crianças, como observação direta, questionários, trabalhos em grupo, entre outros.

É importante que o professor seja claro e objetivo ao dar feedbacks, destacando o que as crianças estão fazendo bem e o que precisam melhorar.

O feedback deve ser construtivo e ajudar as crianças a compreenderem como podem melhorar seu desempenho.

Ao final do plano de aula, o professor deve fazer uma avaliação geral do desempenho das crianças e do plano de aula como um todo.

A avaliação geral deve levar em consideração os objetivos propostos no plano de aula e o desempenho das crianças durante as atividades.

O professor deve utilizar a avaliação geral para identificar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado no próximo plano de aula.

Recursos Extras

Os recursos extras são uma maneira de enriquecer o plano de aula “O Galinho Gripado” e torná-lo mais atrativo para as crianças.

Existem muitos recursos educativos que podem ser utilizados para complementar o plano de aula e torná-lo mais interativo e divertido para os alunos.

Vídeos Educativos

Os vídeos educativos são uma excelente maneira de complementar o plano de aula “O Galinho Gripado”. Existem muitos vídeos educativos disponíveis na internet que abordam o tema da saúde e higiene.

Esses vídeos podem ser usados para introduzir o tema aos alunos e ajudá-los a entender a importância da higiene pessoal.

Um exemplo de vídeo educativo é “Cuidados com a Higiene”. Este vídeo é um recurso educativo que ensina as crianças sobre a importância da higiene pessoal.

Ele aborda tópicos como a lavagem das mãos, escovação dos dentes e cuidados com o cabelo.

O vídeo é adequado para crianças de todas as idades e é uma ótima maneira de complementar o plano de aula “O Galinho Gripado”.

Outro exemplo de vídeo educativo é “A História do Sabão”. Este vídeo é um recurso educativo que ensina as crianças sobre a história do sabão e sua importância na higiene pessoal.

Ele aborda tópicos como a origem do sabão, como ele é feito e como ele é usado para manter a higiene pessoal.

O vídeo é adequado para crianças de todas as idades e é uma ótima maneira de complementar o plano de aula “O Galinho Gripado”.

Os vídeos educativos podem ser usados para introduzir conceitos importantes aos alunos e ajudá-los a entender a importância da higiene pessoal.

Eles também podem ser usados para complementar o plano de aula “O Galinho Gripado” e torná-lo mais interativo e divertido para os alunos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover a conscientização sobre a importância dos bons hábitos de higiene para a saúde.
  • Específicos:
  1. Identificar a importância da higiene pessoal para prevenir doenças;
  2. Reconhecer os principais hábitos de higiene a serem adotados no dia a dia;
  3. Estimular a prática dos bons hábitos de higiene.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a saúde coletiva.
  • EXPLORAR: Conhecer e compreender a importância dos bons hábitos de higiene.
  • CONHECER-SE: Reconhecer a importância do autocuidado para a saúde pessoal.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância dos bons hábitos de higiene para a saúde;
  • Hábitos de higiene pessoal (lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, etc.);
  • Consequências da falta de higiene.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Contação de história do livro “O Galinho Gripado”;
  • Roda de conversa sobre a história e os hábitos de higiene apresentados;
  • Atividades práticas de simulação dos hábitos de higiene;
  • Produção de desenhos ou escrita espontânea sobre a importância dos bons hábitos de higiene.

ATIVIDADES:

  1. Contação de história: Iniciar a aula lendo o livro “O Galinho Gripado” para os alunos.
  2. Roda de conversa: Discutir sobre a história e os hábitos de higiene apresentados no livro.
  3. Atividades práticas: Realizar simulações de lavagem das mãos, escovação dos dentes e outros hábitos de higiene.
  4. Produção de desenhos ou escrita: Pedir aos alunos que desenhem ou escrevam sobre a importância dos bons hábitos de higiene para a saúde.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro “O Galinho Gripado”;
  • Materiais para simulação de higiene (sabonete, escova de dentes, etc.);
  • Papéis e lápis de cor para as atividades de desenho ou escrita.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Análise dos desenhos ou escritos produzidos sobre a importância dos hábitos de higiene;
  • Conversas individuais para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação de história e roda de conversa;
  • Aula 2: Atividades práticas de simulação de higiene;
  • Aula 3: Produção de desenhos ou escrita sobre a importância dos bons hábitos de higiene.

Conclusão

O plano de aula sobre o Galinho Gripado é uma excelente maneira de trabalhar com as crianças na educação infantil.

Através da história, as crianças podem aprender sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças. Além disso, o plano de aula pode ser adaptado para diferentes idades e níveis de aprendizado.

Durante a implementação do plano de aula, é importante que o educador esteja atento às necessidades e interesses das crianças.

É recomendável que os educadores incentivem a participação ativa das crianças, permitindo que elas compartilhem suas ideias e opiniões sobre a história.

Ao trabalhar com o plano de aula do Galinho Gripado, os educadores podem utilizar diferentes estratégias pedagógicas, como jogos, atividades em grupo, dramatizações e desenhos.

Essas atividades ajudam a tornar o aprendizado mais lúdico e divertido, além de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

O plano de aula sobre o Galinho Gripado é uma excelente ferramenta para educadores que desejam ensinar às crianças sobre a importância da saúde e da prevenção de doenças.

Ao adaptar o plano de aula para diferentes níveis de aprendizado e utilizar diferentes estratégias pedagógicas, os educadores podem tornar o aprendizado mais interessante e envolvente para as crianças.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima