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Plano de Aula Proclamação da República

Plano de Aula Proclamação da República: Educação Infantil

A Proclamação da República é um importante evento histórico do Brasil, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. É um momento crucial para a formação da nação brasileira e, por isso, é fundamental que as crianças aprendam sobre ele desde cedo. A Educação Infantil é um momento impar para o aprendizado das crianças, e é por isso que o Plano de Aula sobre a Proclamação da República é tão importante. Assim, hoje veremos como estruturar e aplicar um plano de aula sobre esta importante data comemorativa.

O Plano de Aula sobre a Proclamação da República para Educação Infantil é um guia para que os professores possam ensinar sobre a Proclamação da República de forma adequada e eficiente.

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Ele deve seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem adquirir em cada etapa da Educação Básica.

O Plano de Aula é uma ferramenta importante para que os professores possam cumprir essas diretrizes e garantir que os alunos aprendam sobre a Proclamação da República de forma adequada.

Confira ao final deste artigo um exemplo de plano de aula pronto abordando o tema da proclamação da república. Use e adapte livremente com seus alunos.

Plano de Aula Proclamação da República

Pontos Principais

  • O Plano de Aula é uma ferramenta importante para que os professores possam ensinar sobre esse importante evento histórico de forma adequada e eficiente.
  • Ele deve seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem adquirir em cada etapa da Educação Básica.
  • O Plano de Aula é uma ferramenta importante para que os professores possam cumprir essas diretrizes e garantir que os alunos aprendam sobre a Proclamação da República de forma adequada.

Contexto Histórico

A história do Brasil é marcada por diversos acontecimentos que influenciaram a sua formação e desenvolvimento. Um desses acontecimentos foi a Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Para entender melhor esse momento histórico, é importante conhecer o contexto em que ele aconteceu.

Império e Monarquia Constitucional

O Brasil foi uma colônia portuguesa até 1822, quando Dom Pedro I proclamou a independência do país. A partir daí, o Brasil passou a ser um Império, com Dom Pedro I como imperador. Em 1831, Dom Pedro I abdicou do trono e seu filho, Dom Pedro II, assumiu o poder. Durante o período imperial, o Brasil passou por diversas transformações políticas, sociais e econômicas. Em 1888, a Lei Áurea foi assinada, abolindo a escravidão no país.

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A Monarquia Constitucional foi o regime político adotado pelo Brasil durante o Império. Nesse regime, a Constituição era a lei máxima do país e o poder era dividido entre o imperador, que era o chefe de Estado, e o Parlamento, que era o responsável pela elaboração das leis.

Proclamação da República

A Proclamação da República foi um movimento liderado por militares que ocorreu em 15 de novembro de 1889. O Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento, que teve como objetivo derrubar o regime monárquico e proclamar a República. O imperador Dom Pedro II foi deposto e exilado na Europa.

Com a proclamação da República, o Brasil passou a ser uma república federativa presidencialista. Nesse regime, o poder é dividido entre o presidente da República, que é o chefe de Estado e de governo, e o Congresso Nacional, que é o responsável pela elaboração das leis.

Bandeira Republicana

Com a Proclamação da República, a bandeira do Brasil foi modificada. A nova bandeira, conhecida como Bandeira Republicana, foi criada por um grupo de intelectuais e artistas liderados por Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes.

A bandeira é composta por um losango amarelo, que representa a riqueza do país, e um círculo azul, que representa o céu. No centro do círculo, está a frase “Ordem e Progresso”, que se tornou o lema da República. A Bandeira Republicana foi oficializada em 19 de novembro de 1889.

A BNCC é um documento que traz um conjunto de orientações pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. É importante que os professores conheçam o contexto histórico da Proclamação da República para que possam trabalhar esse tema com os alunos de forma adequada e contextualizada.

Plano de Aula

Um plano de aula é uma ferramenta importante para o professor organizar e planejar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. Com a proximidade da comemoração da Proclamação da República, é possível elaborar um plano de aula que aborde esse tema de forma lúdica e educativa para as crianças da Educação Infantil.

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Objetivos

O objetivo principal do plano de aula é ensinar às crianças sobre a Proclamação da República, sua importância histórica e cultural para o país. Além disso, o plano tem como objetivo desenvolver habilidades como leitura em voz alta, roda de conversa, teatro, jogral, desenhos para colorir, colagens e sequência didática.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do plano de aula pode ser dividido em várias etapas. Primeiro, é importante que o professor faça uma introdução sobre o tema, explicando o que é a Proclamação da República e sua importância para o Brasil. Em seguida, pode-se realizar uma leitura em voz alta de um texto sobre o assunto, seguida de uma roda de conversa para que as crianças possam expressar suas opiniões e dúvidas.

Para tornar o aprendizado mais lúdico, pode-se realizar uma peça de teatro ou jogral sobre a Proclamação da República, envolvendo as crianças na encenação. Também é possível fazer atividades como desenhos para colorir e colagens relacionadas ao tema.

Avaliação

A avaliação do plano de aula pode ser feita por meio de um debate em sala de aula, onde as crianças poderão expressar o que aprenderam sobre a Proclamação da República e como se sentiram durante as atividades. Além disso, pode-se solicitar a produção de um texto sobre o assunto ou fazer perguntas relacionadas ao tema para que as crianças possam demonstrar o que aprenderam.

Recursos

Os recursos para o plano de aula podem incluir livros, textos em PDF, vídeos educativos no YouTube, imagens no Pinterest, além de materiais para as atividades como lápis de cor, tesoura, cola, papel e outros materiais de arte. Também é possível compartilhar o plano de aula em grupos de professores no Facebook para que outros educadores possam se inspirar e utilizar as atividades em suas próprias salas de aula.

Atividades Complementares

As atividades complementares são uma parte importante do planejamento de aula para a proclamação da república na educação infantil, conforme estabelecido pela BNCC. Essas atividades ajudam a consolidar o aprendizado dos alunos e a enriquecer a experiência educacional. Algumas atividades complementares que podem ser desenvolvidas são:

Produções Textuais

Os alunos podem ser convidados a escrever textos sobre a proclamação da república, discutindo a importância desse feriado nacional e o significado da liberdade. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes séries iniciais e até mesmo para o 9º ano, de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos.

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Murais Decorativos

Os alunos podem criar murais decorativos para ilustrar o Brasil na época da proclamação da república. O mural pode incluir ilustrações do exército, da reprodução do hino nacional, do hino da bandeira e de outros elementos que ajudem a contextualizar o momento histórico.

Leitura de Poesias

Os alunos podem ler poesias relacionadas à proclamação da república, como o poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. Essa atividade pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto, além de contribuir para a compreensão do contexto histórico.

Apresentações de Músicas

Os alunos podem apresentar músicas relacionadas à proclamação da república, como o Hino da Proclamação da República. Essa atividade pode ser uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades musicais e de expressão corporal, além de contribuir para a compreensão do contexto histórico.

Como visto, as atividades complementares são uma parte importante do planejamento de aula para a proclamação da república na educação infantil. Elas ajudam a consolidar o aprendizado dos alunos e a enriquecer a experiência educacional. As atividades podem incluir produções textuais, murais decorativos, leitura de poesias e apresentações de músicas, entre outras.

Lembrancinhas

As lembrancinhas são uma forma de presentear as crianças no Dia da Proclamação da República. Elas são uma maneira de lembrar aos pequenos sobre a importância do evento histórico e de valorizar a cultura brasileira.

Existem diversas opções de lembrancinhas para imprimir e distribuir na escola. Algumas ideias incluem:

  • Cartões comemorativos: é possível imprimir cartões comemorativos com frases alusivas à data e desenhos que representem a Proclamação da República. Esses cartões podem ser entregues como lembrancinhas para as crianças.
  • Bandeirinhas: as bandeirinhas são uma forma de decorar a sala de aula e também podem ser entregues como lembrancinhas. Elas podem ser feitas em papel colorido e com desenhos que representem a data.
  • Livrinhos para colorir: outra opção é imprimir livrinhos para colorir com desenhos relacionados à Proclamação da República. Esses livrinhos podem ser entregues como lembrancinhas para que as crianças possam colorir em casa.

É preciso lembrar que as lembrancinhas devem ser simples e acessíveis para que todos os alunos possam recebê-las. Além disso, é fundamental que elas estejam alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas na educação infantil.

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Por isso, é importante que as lembrancinhas estejam relacionadas com os objetivos de aprendizagem da data comemorativa. Dessa forma, as crianças poderão aprender de forma lúdica e divertida sobre a história do Brasil e sobre a importância da Proclamação da República.

Aspectos Positivos e Negativos

Ao planejar uma aula sobre a Proclamação da República para a Educação Infantil, é importante considerar os aspectos positivos e negativos do plano de aula. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) oferece diretrizes para a elaboração de planos de aula, mas é importante lembrar que cada turma e cada criança é única e pode reagir de maneira diferente ao conteúdo.

Aspectos Positivos

  • A Proclamação da República é um evento importante na história do Brasil e pode ajudar as crianças a entenderem o país em que vivem. O plano de aula pode incluir atividades que incentivem a reflexão sobre a história do Brasil e a importância da democracia e da cidadania.
  • Ao planejar uma aula sobre a Proclamação da República para a Educação Infantil, o professor pode incluir atividades que ajudem as crianças a desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e a comunicação.
  • O plano de aula pode incluir atividades que incentivem a participação ativa das crianças, como jogos, dramatizações e debates. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente.

Aspectos Negativos

  • É importante lembrar que a Educação Infantil é um período de desenvolvimento emocional e social, e que as crianças podem ser sensíveis a temas difíceis, como a violência e a opressão. O plano de aula deve ser cuidadosamente elaborado para evitar a exposição desnecessária a esses temas.
  • O professor deve estar ciente de que as crianças têm diferentes níveis de compreensão e maturidade, e que algumas podem não estar prontas para lidar com o tema da Proclamação da República. É importante adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades e habilidades de cada turma.
  • Por fim, é importante lembrar que o plano de aula sobre a Proclamação da República não deve ser o único conteúdo abordado na Educação Infantil. É importante oferecer uma variedade de atividades e temas para que as crianças possam desenvolver habilidades em diferentes áreas, como a linguagem, a matemática, a arte e a música.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Compreender o significado da Proclamação da República no Brasil.
  • Específicos:
  1. Identificar o contexto histórico em que ocorreu a Proclamação da República.
  2. Reconhecer os personagens envolvidos no evento.
  3. Compreender as mudanças políticas e sociais decorrentes da Proclamação da República.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • Códigos e Descrições:
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contexto histórico da Proclamação da República
  • Personagens envolvidos
  • Mudanças políticas e sociais

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para contextualização histórica
  • Leitura de textos informativos sobre a Proclamação da República
  • Atividades lúdicas para fixação do conteúdo

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: contextualização histórica sobre o Brasil no século XIX e a Monarquia.
  2. Leitura de textos informativos sobre a Proclamação da República, destacando os personagens envolvidos.
  3. Atividade de desenho: os alunos deverão desenhar e colorir um quadro representando a Proclamação da República.
  4. Jogo da memória: relacionar as mudanças políticas e sociais após a Proclamação da República.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros didáticos
  • Textos informativos
  • Papel e lápis de cor
  • Cartas para o jogo da memória

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante as atividades
  • Diálogo individual para verificar o entendimento do tema

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contextualização histórica e leitura de textos informativos
  • Aula 2: Atividade de desenho e jogo da memória
  • Aula 3: Revisão do conteúdo e avaliação individual

Perguntas Frequentes

Quais são as habilidades da BNCC relacionadas à Proclamação da República na Educação Infantil?

A BNCC para a Educação Infantil estabelece que as crianças devem desenvolver habilidades como conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, compreender a importância dos símbolos nacionais, e compreender a importância de datas comemorativas, como a Proclamação da República.

Como planejar atividades sobre a Proclamação da República para crianças da Educação Infantil?

Para planejar atividades sobre a Proclamação da República para crianças da Educação Infantil, é importante considerar o nível de desenvolvimento das crianças e escolher atividades que sejam adequadas para a idade delas. Além disso, é importante que as atividades sejam lúdicas e estimulantes, para que as crianças possam aprender de maneira divertida e prazerosa.

Qual é a importância de trabalhar a Proclamação da República na Educação Infantil?

Trabalhar a Proclamação da República na Educação Infantil é importante porque permite que as crianças conheçam e compreendam a história do país desde cedo, valorizando a cultura e a identidade nacional. Além disso, o tema pode ser abordado de forma lúdica e divertida, estimulando o interesse das crianças pela história.

Como abordar o tema da Proclamação da República de forma lúdica na Educação Infantil?

Para abordar o tema da Proclamação da República de forma lúdica na Educação Infantil, é possível utilizar jogos, histórias, brincadeiras, músicas e atividades artísticas. O importante é que as atividades sejam adequadas à idade das crianças e que estimulem a curiosidade e o interesse delas pelo tema.

Quais são as habilidades da BNCC relacionadas ao Dia da Escola na Educação Infantil?

A BNCC para a Educação Infantil estabelece que as crianças devem desenvolver habilidades como compreender a importância da escola, identificar e respeitar as diferenças individuais e culturais, e estabelecer relações de amizade e respeito com outras crianças e adultos.

Como trabalhar o Dia da Bandeira de acordo com as habilidades da BNCC na Educação Infantil?

Para trabalhar o Dia da Bandeira de acordo com as habilidades da BNCC na Educação Infantil, é possível realizar atividades que permitam que as crianças conheçam e compreendam a história e o significado da bandeira brasileira. Além disso, é importante que as atividades estimulem o respeito pelos símbolos nacionais e a valorização da cultura brasileira.

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