Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
uma criança pequena da creche comendo uma maçã

Plano de Aula Pronto: Exploração Sensorial com Alimentos

Imagine um mundo repleto de cores, texturas e sabores, onde cada mordida é uma aventura sensorial! É exatamente isso que as crianças da pré-escola podem experimentar com o plano de aula “Exploração Sensorial com Alimentos”. Neste artigo, mergulharemos nesta proposta emocionante, que vai muito além de simplesmente aprender sobre alimentos. Vamos descobrir como essa abordagem pode impulsionar o desenvolvimento integral dos pequenos, estimulando sua coordenação motora fina, percepção sensorial e até mesmo a socialização.

O plano de aula “Exploração Sensorial com Alimentos” é um verdadeiro tesouro para educadores da pré-escola.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Ao explorar diferentes alimentos, as crianças têm a oportunidade de se envolver em atividades lúdicas e significativas, que vão desde a roda de conversa inicial até a comparação de texturas, cores e sabores.

Essa experiência multissensorial não apenas desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a coordenação motora fina e a percepção sensorial.

Ao longo deste artigo, vamos mergulhar nos detalhes desse plano de aula, destacando seus objetivos gerais e específicos, alinhados com os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Você descobrirá como essa proposta se conecta com os Direitos de Aprendizagem da BNCC, garantindo uma experiência educacional completa e enriquecedora para os pequenos.

Um Plano de Aula Inspirador!

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Prepare-se para se inspirar com a metodologia pedagógica deste plano de aula, que combina roda de conversa, exploração sensorial em grupos e atividades de comparação.

Vamos explorar os recursos didáticos selecionados e entender como eles contribuem para o sucesso das atividades propostas.

Juntos, vamos explorar as maravilhas do mundo dos alimentos e impulsionar o desenvolvimento integral de cada criança.

menina pequena da creche mordendo uma maçã

Por que Incluir este Planejamento em sua Prática Pedagógica?

Educador(a) da educação infantil, você é o guia que ilumina o caminho do desenvolvimento e da aprendizagem de nossos pequenos.

É com você que as crianças vivenciam experiências significativas e enriquecedoras, que moldam suas personalidades e abrem portas para um futuro brilhante.

É por isso que incluir o plano de aula “Exploração Sensorial com Alimentos” em sua prática pedagógica é uma decisão que pode fazer toda a diferença.

Imagine a alegria e a empolgação em ver os rostos de seus alunos iluminados pela descoberta de novas texturas, cores e sabores.

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Esse plano de aula não apenas desperta a curiosidade natural das crianças, mas também as envolve em atividades lúdicas e prazerosas.

Ao explorar diferentes alimentos, elas desenvolvem habilidades essenciais, como a coordenação motora fina e a percepção sensorial, de uma maneira divertida e significativa.

Mas os benefícios deste planejamento vão muito além do desenvolvimento individual. Ao propor atividades em grupos, você está fomentando a socialização e a cooperação entre os alunos.

Eles aprendem a compartilhar, a respeitar as diferenças e a trabalhar em equipe, habilidades fundamentais para o sucesso em todas as áreas da vida.

Além disso, este plano de aula está alinhado com os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que suas aulas estejam em conformidade com as diretrizes nacionais.

Ao mesmo tempo, ele respeita os Direitos de Aprendizagem da BNCC, assegurando que cada criança tenha a oportunidade de conviver, brincar e ampliar seus conhecimentos de forma integral.

A metodologia pedagógica deste planejamento é cuidadosamente estruturada para garantir o engajamento e o aprendizado de seus alunos.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

A sequência de atividades, que inclui roda de conversa, exploração sensorial e comparação, mantém os pequenos envolvidos e curiosos a cada etapa.

Importância da Exploração Sensorial na Educação Infantil

menino pequeno da creche enfiando o dedo em uma melancia

Como educadores da educação infantil, sabemos que o desenvolvimento integral de nossas crianças é o nosso principal objetivo. E é nessa jornada de crescimento que a exploração sensorial desempenha um papel fundamental.

Imagine uma criança descobrindo a textura macia de uma maçã, o aroma cítrico de uma laranja ou o sabor doce de uma uva.

Essas experiências sensoriais vão muito além da simples identificação de características físicas. Elas abrem portas para um mundo de descobertas, estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Ao explorar diferentes alimentos, as crianças exercitam sua coordenação motora fina, aprimorando a destreza e o controle de seus movimentos. Essa capacidade é crucial para tarefas cotidianas, como segurar um lápis, manusear talheres ou vestir-se sozinhas.

Quanto mais oportunidades elas tiverem de manipular e explorar objetos, mais fortalecerão essa importante habilidade.

Mas a exploração sensorial não se limita apenas ao aspecto motor. Ela também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da percepção sensorial das crianças.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Ao identificar e comparar texturas, cores e sabores, elas estão aprimorando sua capacidade de observação, discriminação e interpretação dos estímulos sensoriais.

Essa percepção aguçada é essencial para a compreensão do mundo que as rodeia. Quando uma criança consegue distinguir entre o áspero e o macio, o doce e o azedo, ela está construindo uma base sólida para entender melhor seu ambiente e interagir de forma mais significativa com ele.

Além disso, a exploração sensorial com alimentos é uma oportunidade única de estimular a curiosidade natural das crianças.

Ao se depararem com novos sabores e texturas, elas se sentem motivadas a explorar, a questionar e a descobrir. Essa atitude investigativa é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade.

Portanto, ao incluir atividades de exploração sensorial em sua prática pedagógica, você está proporcionando às crianças uma experiência enriquecedora e significativa.

Você está ajudando-as a desenvolver habilidades motoras, sensoriais e cognitivas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo com confiança e curiosidade.

Benefícios das Atividades Sensoriais com Alimentos

menina pequena e loira descascando uma laranja na escola

Ao mergulharmos no plano de aula “Exploração Sensorial com Alimentos”, é impossível não nos maravilharmos com os inúmeros benefícios que essas atividades sensoriais proporcionam para o desenvolvimento integral de nossas crianças.

corujinha

Kit Corujinha fonológica: Atividades Educativas

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica

Conteúdo Patrocinado

Desde o aprimoramento da coordenação motora fina até a ampliação do vocabulário e da linguagem, como já observado no inicio deste artigo, este planejamento é um verdadeiro tesouro para a educação infantil.

Desenvolvimento da Coordenação Motora Fina

Ao manipular e explorar diferentes alimentos, as crianças têm a oportunidade de exercitar sua coordenação motora fina, essencial para tarefas cotidianas como segurar um lápis, manusear talheres e vestir-se sozinhas.

Quanto mais oportunidades elas tiverem de manipular objetos, mais fortalecerão essa importante habilidade.

Imagine a satisfação de uma criança ao conseguir descascar uma laranja ou cortar um pedaço de pão com uma faca de plástico.

Essas pequenas vitórias não apenas contribuem para o desenvolvimento motor, mas também elevam sua autoestima e senso de conquista.

Aprimoramento da Percepção Sensorial

Mas os benefícios das atividades sensoriais com alimentos vão muito além do aspecto motor.

Ao identificar e comparar texturas, cores e sabores, as crianças estão aprimorando sua percepção sensorial, uma habilidade fundamental para a compreensão do mundo que as rodeia.

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Quando uma criança consegue distinguir entre o áspero e o macio, o doce e o azedo, ela está construindo uma base sólida para entender melhor seu ambiente e interagir de forma mais significativa com ele.

Essa percepção aguçada contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo, preparando-as para enfrentar os desafios do aprendizado.

Estímulo à Curiosidade e à Exploração

Mas não se engane, as atividades sensoriais com alimentos não são apenas benéficas, elas também são extremamente divertidas e envolventes!

Ao se depararem com novos sabores e texturas, as crianças se sentem motivadas a explorar, a questionar e a descobrir.

Essa atitude investigativa é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade.

Quando as crianças são incentivadas a explorar, elas aprendem a pensar de forma crítica, a resolver problemas e a criar soluções inovadoras.

E é exatamente isso que este plano de aula proporciona: um ambiente estimulante e enriquecedor para a curiosidade e a exploração.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Promoção da Socialização e da Cooperação

Ao propor atividades em grupos, este plano de aula também contribui para a promoção da socialização e da cooperação entre as crianças.

Ao compartilhar experiências, trocar ideias e trabalhar em equipe, as crianças estão aprendendo habilidades essenciais para o sucesso em todas as áreas da vida.

Elas aprendem a respeitar as diferenças, a ouvir o outro e a trabalhar em prol de um objetivo comum. E é nesse contexto que a educação infantil desempenha um papel fundamental: formar cidadãos conscientes, solidários e colaborativos.

Ampliação do Vocabulário e da Linguagem

Por fim, mas não menos importante, as atividades sensoriais com alimentos também contribuem para a ampliação do vocabulário e da linguagem das crianças.

Ao descrever as sensações vivenciadas, ao comparar características e ao expressar suas descobertas, elas estão exercitando e aprimorando sua capacidade de comunicação.

Essa habilidade linguística é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a interação social e a expressão de suas emoções e necessidades.

Quanto mais oportunidades as crianças tiverem de se comunicar, mais fluente e rica será sua linguagem.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Conectando Temas Transversais: Falando de Alimentação Saudável

uma mesa repleta de alimentos  saudáveis

Como educadores da educação infantil, temos a responsabilidade não apenas de ensinar conteúdos acadêmicos, mas também de preparar nossas crianças para enfrentar os desafios da vida. E quando falamos em desafios, a alimentação saudável é um tema que merece especial atenção.

Neste plano de aula, temos a oportunidade de abordar esse tema de uma maneira lúdica e significativa.

Ao explorar diferentes alimentos, podemos aproveitar para introduzir conceitos importantes sobre alimentação saudável, conectando-os com os temas transversais da BNCC.

Alimentação Saudável: Um Tema Transversal Essencial

A alimentação saudável é um tema transversal essencial para o desenvolvimento integral das crianças.

Ela está diretamente relacionada à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida. Ao abordar esse tema em nossas aulas, estamos contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis que irão acompanhar nossos alunos por toda a vida.

Mas como abordar esse tema de uma maneira atraente e adequada para a educação infantil?

É aqui que a exploração sensorial com alimentos entra em cena. Ao manipular e experimentar diferentes frutas, legumes e grãos, as crianças estão aprendendo sobre a diversidade de alimentos disponíveis e suas características únicas.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Explorando a Diversidade Alimentar

Ao explorar a diversidade de alimentos, podemos destacar suas propriedades nutricionais e os benefícios que eles trazem para o nosso corpo.

Por exemplo, ao apresentar uma variedade de frutas, podemos falar sobre os diferentes tipos de vitaminas e minerais que elas contêm, e como esses nutrientes ajudam a manter nossa saúde em dia.

Da mesma forma, ao explorar legumes e grãos, podemos enfatizar a importância das fibras e dos carboidratos complexos para uma alimentação equilibrada.

Essa abordagem enriquece o conhecimento das crianças sobre alimentação e desperta sua curiosidade e interesse pelo tema.

Conectando com os Temas Transversais da BNCC

Ao abordar a alimentação saudável em nossas aulas, podemos conectá-la com os temas transversais da BNCC, como Saúde, Meio Ambiente e Cidadania.

Ao falar sobre a importância de uma alimentação variada e equilibrada, estamos contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar de nossos alunos.

Além disso, podemos abordar a questão da sustentabilidade e do consumo consciente, discutindo a origem dos alimentos e a importância de escolher produtos locais e de temporada.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

Dessa forma, estamos conectando a alimentação saudável com a preservação do meio ambiente e a formação de cidadãos conscientes.

Como este Plano se Alinha com a BNCC?

Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o norte que guia nosso trabalho.

É ela que nos fornece os parâmetros e as diretrizes para garantir uma educação de qualidade e integral para nossas crianças.

E é nesse contexto que este plano de aula se destaca, alinhando-se perfeitamente com os Campos de Experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC.

Campos de Experiência: Onde a Aprendizagem Acontece

A BNCC organiza a educação infantil em cinco Campos de Experiência, que representam as diferentes áreas do conhecimento e do desenvolvimento das crianças.

Ao propor atividades de exploração sensorial com alimentos, este planejamento se alinha perfeitamente com o Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos”.

Aqui, as crianças têm a oportunidade de desenvolver sua coordenação motora fina, aprimorando a destreza e o controle de seus movimentos ao manipular e explorar os diferentes alimentos.

Mas a conexão com a BNCC não para por aí. Este plano de aula também se relaciona com o Campo de Experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”.

Ao comparar as características dos alimentos, como texturas, cores e sabores, as crianças estão estabelecendo relações, comparando grandezas e explorando as transformações que ocorrem durante a manipulação desses objetos.

E, não menos importante, o Campo de Experiência “O Eu, o Outro e o Nós” também é contemplado neste planejamento.

Ao propor atividades em grupos, as crianças têm a oportunidade de conviver, interagir e cooperar umas com as outras, desenvolvendo habilidades sociais essenciais.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Guiando o Caminho

Mas o alinhamento com a BNCC não se limita apenas aos Campos de Experiência. O plano de aula também precisa estar em sintonia com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos propostos pela Base.

Por exemplo, ao trabalhar a coordenação motora fina durante a exploração sensorial, este planejamento atende ao objetivo que visa “Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas”.

Além disso, as atividades de comparação entre os alimentos, utilizando termos como “mais alto”, “mais baixo”, “mais doce” e “mais azedo”, estão diretamente relacionadas aos objetivos que abordam a capacidade de estabelecer relações de comparação entre objetos.

Ao alinhar seu planejamento com esses objetivos específicos da BNCC, você está garantindo que suas aulas estejam em conformidade com as diretrizes nacionais, contribuindo para o desenvolvimento integral de seus alunos.

Adaptando as Atividades para Necessidades Especiais

criança pequena da creche com necessidades especiais de visão em uma sala de aula

Como educadores, temos o compromisso de garantir que todas as crianças, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.

Estratégias de Inclusão para Crianças com Deficiências Sensoriais

Imagine uma criança com deficiência visual explorando os diferentes alimentos. Como educador, você pode adaptar as atividades, estimulando outros sentidos além da visão.

Por exemplo, você pode enfatizar os aromas e os sons associados aos alimentos, como o barulho de uma maçã sendo mordida ou o cheiro de uma laranja sendo descascada.

Da mesma forma, para crianças com deficiência auditiva, você pode utilizar recursos visuais e táteis para transmitir informações sobre as características dos alimentos.

Apresente imagens grandes e coloridas, ou até mesmo amostras reais dos alimentos, para que elas possam explorar e aprender de forma significativa.

Essas estratégias de inclusão garantem que todas as crianças participem ativamente das atividades e também promovem a compreensão e o respeito pelas diferenças.

Ao vivenciar experiências sensoriais adaptadas, as crianças aprendem que cada um tem suas próprias formas de perceber e interagir com o mundo.

Atividades Adaptadas para Diferentes Perfis de Aprendizagem

Mas a inclusão não se limita apenas às deficiências sensoriais. Cada criança possui um perfil de aprendizagem único, com suas próprias forças, interesses e desafios.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

E é aqui que a flexibilidade deste plano de aula também se destaca.

Ao propor uma variedade de atividades, como a exploração sensorial individual e em grupos, você está atendendo às diferentes necessidades e preferências de seus alunos.

Algumas crianças podem se sentir mais confortáveis explorando os alimentos sozinhas, enquanto outras podem preferir a interação e a cooperação com os colegas.

Além disso, você pode adaptar a complexidade das atividades de comparação, utilizando termos mais simples ou mais complexos, dependendo do nível de desenvolvimento de cada criança.

Essa abordagem personalizada garante que todas as crianças tenham a oportunidade de participar e progredir em seu próprio ritmo.

Papel do Educador na Identificação Precoce de Dificuldades

Como educador(a), você também desempenha um papel fundamental na identificação precoce de possíveis dificuldades ou necessidades especiais de seus alunos.

Ao observar atentamente as crianças durante as atividades sensoriais, você pode identificar padrões de comportamento, dificuldades de aprendizagem ou sinais de desenvolvimento atípico.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Essa observação cuidadosa permite que você atue de forma proativa, buscando apoio especializado e adaptando suas estratégias de ensino para atender melhor às necessidades de cada criança.

Além disso, ao estabelecer uma comunicação aberta e constante com as famílias, você pode obter informações valiosas sobre o desenvolvimento e as necessidades de cada aluno.

Juntos, escola e família podem trabalhar em parceria para garantir que todas as crianças recebam o apoio e os recursos necessários para alcançar seu pleno potencial.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina e a percepção sensorial das crianças através da exploração de diferentes alimentos.
  • Estimular o interesse das crianças por novas texturas, cores e sabores.
  • Promover a socialização e a cooperação entre os alunos durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03ET02) Estabelecer relações de comparação de grandezas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais largo, mais estreito, mais pesado, mais leve, mais rápido, mais lento.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração sensorial com alimentos: texturas, cores, sabores.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre alimentos, texturas, cores e sabores.
  • Em seguida, apresentar os alimentos selecionados para a exploração sensorial.
  • Dividir as crianças em grupos e propor atividades de identificação de texturas, cores e sabores dos alimentos.
  • Estimular a comparação entre os alimentos, utilizando termos como mais macio, mais duro, mais doce, mais azedo, etc.

ATIVIDADES:

  1. Exploração Sensorial: Disponibilizar diferentes alimentos (frutas, legumes, pães, etc.) para que as crianças explorem as texturas, cores e sabores. Incentivar a descrição das sensações vivenciadas.
  2. Jogo de Comparação: Propor um jogo em que as crianças comparem os alimentos, identificando características como mais pesado, mais leve, mais doce, mais azedo, etc.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Alimentos diversos para a exploração sensorial.
  • Pratos, talheres e copos descartáveis.
  • Lencinhos umedecidos para limpeza das mãos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
  • Registro de suas percepções e descobertas durante a exploração sensorial.
  • Avaliação do desenvolvimento da coordenação motora fina e da percepção sensorial.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre alimentos e apresentação dos alimentos para exploração sensorial.
  • 2ª aula: Atividades de exploração sensorial e jogo de comparação entre os alimentos.
  • 3ª aula: Encerramento das atividades com uma roda de conversa para compartilhar as experiências vivenciadas.

Conclusão

Ao longo deste artigo, mergulhamos no fascinante plano de aula “Exploração Sensorial com Alimentos”, descobrindo como essa proposta pode transformar a experiência educacional de nossas crianças da educação infantil.

Vimos como este planejamento está alinhado com os Campos de Experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que nossas aulas estejam em conformidade com as diretrizes nacionais.

Discutimos os inúmeros benefícios das atividades sensoriais com alimentos, desde o aprimoramento da coordenação motora fina até a ampliação do vocabulário e da linguagem.

E vimos como esse planejamento pode ser adaptado para atender às necessidades especiais de nossos alunos, promovendo a inclusão e a equidade.

Então, não hesite em mergulhar nessa aventura sensorial. Juntos, vamos criar um ambiente de aprendizagem ativo, envolvente e significativo, onde cada criança possa florescer e alcançar seu pleno potencial.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima