Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
crianças ouvindo uma história e fazendo a sonorização da mesma

Plano de Aula Pronto sobre História Sonorizada: Pré-Escola

Você já imaginou seus alunos criando sons incríveis para contar histórias? Prepare-se para mergulhar em um mundo de criatividade e diversão com o plano de aula “História Sonorizada” para educação infantil (Pré-escola)! Neste plano de aula, vamos explorar como essa abordagem lúdica e inovadora pode impulsionar o desenvolvimento integral das crianças ao passo que se alinha com as habilidades da BNCC.

Ao longo deste conteúdo, você descobrirá os objetivos gerais e específicos deste plano de aula, além de mergulhar nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão alcançados usando os códigos correspondentes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Vamos desvendar uma metodologia pedagógica empolgante e as atividades envolventes que irão cativar a atenção das crianças.

Não perca a oportunidade de transformar a rotina da sua sala de aula em uma aventura sonora inesquecível!

Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e prepare-se para ver seus alunos brilhando com o plano de aula “História Sonorizada”.

Confira ao final um Plano de Aula pronto para usar com seus alunos da Pré-escola.

Vamos começar!

Quais são os benefícios da sonorização de histórias para o desenvolvimento infantil?

crianças da pré-escola sentadas no chão ouvindo a professora ler uma história

Este plano de aula traz diversos benefícios para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, saiba mais a seguir:

Desenvolvimento da criatividade e imaginação

A sonorização estimula a criatividade das crianças ao permitir que elas criem sons e músicas para ilustrar uma história. Ao imaginar e produzir os efeitos sonoros, elas exercitam sua capacidade imaginativa e ampliam seu repertório criativo.

Estímulo da comunicação e expressão

Contar histórias sonorizadas envolve a comunicação e expressão corporal e musical das crianças. Ao fazer os sons e movimentos, elas se comunicam, interagem e se expressam, desenvolvendo habilidades comunicativas e expressivas.

Ampliação do repertório sonoro e musical

A exploração de sons corporais, instrumentos musicais e objetos sonoros durante a sonorização permite que as crianças ampliem seu repertório sonoro e musical. Elas entram em contato com diferentes timbres, ritmos e possibilidades de criar música.

Estímulo da escuta atenta e concentração

Para acompanhar a história e fazer os sons nos momentos certos, as crianças precisam estar atentas e concentradas. A sonorização exige que elas escutem atentamente, desenvolvendo sua capacidade de concentração.

Fortalecimento da interação social

A sonorização é uma atividade em grupo, que envolve a interação entre as crianças. Ao criar coletivamente a sonoplastia, elas aprendem a cooperar, respeitar os colegas e compartilhar ideias, fortalecendo suas habilidades sociais.

Portanto, a sonorização de histórias é uma atividade lúdica e criativa que estimula diversas áreas do desenvolvimento infantil, contribuindo para a formação integral das crianças na educação infantil.

Como a sonorização de histórias pode influenciar no desenvolvimento emocional dos alunos

mural com fotos de crianças pequenas demonstrando diversas emoções

A sonorização de histórias pode influenciar positivamente o desenvolvimento emocional das crianças de diversas maneiras:

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Expressão e Regulação Emocional

A criação de sons e músicas para acompanhar uma história permite que as crianças expressem e regulem suas emoções. Ao representar sons relacionados a diferentes sentimentos (alegria, tristeza, medo, etc.), elas aprendem a identificar e lidar com suas próprias emoções.

Empatia e Compreensão Emocional

Ao sonorizar uma história, as crianças precisam se colocar no lugar dos personagens e imaginar como eles se sentem. Isso estimula o desenvolvimento da empatia, ajudando-as a compreender melhor as emoções dos outros.

Vínculo e Segurança Emocional

A atividade de sonorizar histórias em grupo promove a interação e o vínculo entre as crianças e entre elas e o educador. Esse ambiente seguro e acolhedor contribui para o desenvolvimento da confiança e da segurança emocional.

Imaginação e Criatividade Emocional

A criação de sons e músicas para ilustrar uma história estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Ao imaginar diferentes possibilidades sonoras, elas exercitam sua capacidade de expressão emocional de forma lúdica e prazerosa.

Autoconhecimento Emocional

Ao explorar sons e ritmos que representam suas emoções, as crianças têm a oportunidade de conhecer melhor a si mesmas e suas próprias reações emocionais, fortalecendo sua autoconfiança e autoestima.

Portanto, a sonorização de histórias se configura como uma atividade que contribui significativamente para o desenvolvimento emocional das crianças na educação infantil, promovendo a expressão, a compreensão, a regulação e o autoconhecimento de suas emoções.

Benefícios da sonorização de histórias na socialização infantil

A sonorização de histórias traz diversos benefícios para a socialização das crianças na educação infantil:

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado

Interação e cooperação

A criação coletiva da sonoplastia para uma história envolve a interação e cooperação entre as crianças. Elas precisam compartilhar ideias, negociar, respeitar opiniões diferentes e trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.

Comunicação e expressão

Sonorizar uma história demanda que as crianças se comuniquem e se expressem. Ao fazer os sons e movimentos, elas interagem com os colegas, expressando suas ideias e sentimentos. Isso estimula o desenvolvimento de habilidades comunicativas essenciais para a socialização.

Empatia e compreensão social

Para representar os sons de uma história, as crianças precisam se colocar no lugar dos personagens e imaginar como eles se sentem. Isso promove o desenvolvimento da empatia, ajudando-as a compreender melhor as emoções e perspectivas dos outros.

Autoconfiança e pertencimento

Sonorizar histórias em grupo proporciona um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. Ao serem ouvidas e valorizadas pelos colegas, elas ganham autoconfiança e sentem-se pertencentes ao grupo, elementos fundamentais para uma boa socialização.

Resolução de conflitos

Criar coletivamente a sonoplastia de uma história pode gerar algumas divergências entre as crianças. Porém, esse processo de negociação e resolução de conflitos de forma mediada pelo educador contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

Portanto, a sonorização de histórias é uma atividade lúdica e criativa que estimula a interação, comunicação, empatia e resolução de conflitos, beneficiando significativamente o desenvolvimento da socialização infantil na educação infantil.

Efeitos da sonorização de histórias na capacidade de atenção das crianças

Crianças prestando muito atenção em sua professora que conta uma história de um livro

A sonorização de histórias pode ter diversos efeitos positivos na capacidade de atenção das crianças:

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Aumento da Concentração

A necessidade de acompanhar atentamente a narrativa para poder fazer os sons e movimentos adequados em cada momento estimula a concentração das crianças. Elas precisam estar atentas para não perder nenhum detalhe da história.

Engajamento e Envolvimento

A participação ativa na criação da sonoplastia torna as crianças mais engajadas e envolvidas na história. Ao se sentirem parte integrante da contação, elas tendem a prestar mais atenção.

Estímulo Sensorial

A combinação de elementos visuais (ilustrações), auditivos (sons) e cinestésicos (movimentos) durante a sonorização capta a atenção das crianças de forma multissensorial, mantendo-as mais focadas.

Motivação e Interesse

A sonorização torna a contação de histórias uma atividade lúdica e divertida, despertando o interesse e a motivação das crianças. Elas ficam mais dispostas a prestar atenção quando a atividade é prazerosa.

Facilitação da Compreensão

Os sons e movimentos criados pelas crianças ajudam a ilustrar e contextualizar a narrativa, facilitando a compreensão da história. Isso contribui para que elas fiquem mais atentas.

Portanto, um plano de aula para sonorização de histórias se mostra uma estratégia eficaz para estimular a capacidade de atenção e concentração das crianças na educação infantil, tornando a contação de histórias uma experiência mais envolvente e significativa.

Quais técnicas de sonorização usar para captar a atenção dos alunos?

crianças tocando instrumentos musicais

Algumas técnicas de sonorização de histórias são particularmente eficazes para captar a atenção das crianças na educação infantil. Considere trabalhar as técnicas a seguir juntamente com o plano de aula.

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Uso de sons corporais e instrumentos musicais

Permitir que as crianças explorem e criem sons com o próprio corpo (palmas, batidas, vocalização) e com instrumentos musicais diversos (chocalhos, tambores, xilofones) as mantém ativamente envolvidas na sonorização. Isso estimula sua concentração e engajamento.

Combinação de elementos multissensoriais

Combinar os elementos visuais (ilustrações do livro), auditivos (sons) e cinestésicos (movimentos) durante a sonorização capta a atenção das crianças de forma multissensorial, mantendo-as mais focadas.

Criação coletiva da sonoplastia

Dividir a história em partes e criar a sonoplastia de forma colaborativa envolve as crianças ativamente no processo. Ao terem que compartilhar ideias e negociar, elas ficam mais atentas.

Conexão com a narrativa

Criar sons e movimentos que ilustrem e contextualizem a história facilita a compreensão da narrativa pelas crianças, contribuindo para que elas prestem mais atenção.

Ludicidade e motivação

Tornar a sonorização uma atividade lúdica e divertida, com elementos de brincadeira e imaginação, desperta o interesse e a motivação das crianças, mantendo-as mais concentradas.

Portanto, técnicas que envolvem a participação ativa das crianças, a combinação de estímulos sensoriais e a conexão com a narrativa tendem a ser mais eficazes para captar e manter a atenção das crianças durante a sonorização de histórias na educação infantil.

Como a musicalização pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo infantil

A musicalização pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil de diversas maneiras:

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Estímulo da criatividade

As atividades de musicalização estimulam a criatividade das crianças ao permitir que elas criem sons, ritmos e canções. Ao exercitar sua imaginação musical, elas desenvolvem habilidades criativas importantes para o aprendizado.

Facilitação da aprendizagem

A música tem influência direta em áreas do cérebro relacionadas à cognição. Portanto, a musicalização atua como um facilitador para o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem infantil.

Melhora da concentração e memória

As atividades musicais, como acompanhar uma canção ou reproduzir um ritmo, exigem concentração e memorização. Essa prática constante aprimora essas habilidades cognitivas fundamentais para o aprendizado.

Desenvolvimento da linguagem

A musicalização contribui para o desenvolvimento da linguagem verbal das crianças. Cantar, brincar com sons e ritmos ajuda a estimular a percepção auditiva e a discriminação de sons, facilitando a aquisição da fala.

Ampliação da percepção de mundo

A musicalização permite que as crianças aprimorem sua percepção do mundo ao seu redor. Ao prestar atenção aos sons da natureza, da música e do ambiente, elas desenvolvem uma escuta mais acurada e atribuem significado aos sons.

Portanto, a musicalização, por meio de atividades lúdicas e prazerosas, contribui para o desenvolvimento cognitivo infantil, estimulando a criatividade, a concentração, a memória, a linguagem e a percepção de mundo das crianças na educação infantil.

Objetivo Geral

Proporcionar uma experiência lúdica e criativa de sonorização de histórias, estimulando o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças através da sonorização de histórias
  • Estimular a comunicação, expressão corporal e a interação social
  • Ampliar o repertório sonoro e musical das crianças

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em atividades artísticas como música
  • (EI03EF08) Selecionar livros e textos para leitura própria ou de um adulto, partindo de seu repertório

Direitos de Aprendizagem

  • Conviver com outras crianças e adultos
  • Brincar com histórias sonorizadas
  • Participar ativamente da contação de histórias
  • Explorar diferentes sons e instrumentos musicais
  • Expressar-se por meio de gestos, movimentos e sons

Campos de Experiência

  • O eu, o outro e o nós
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Conteúdo Programático

  • Histórias infantis
  • Sons corporais e instrumentos musicais
  • Criação sonora e musical
  • Expressão corporal e dramatização

Metodologia Pedagógica

  • Roda de conversa para apresentação da proposta
  • Contação de história com sonorização pelas crianças
  • Exploração de sons com o corpo e instrumentos
  • Atividades de criação e improvisação musical
  • Dramatização da história com sonorização

Atividades

  1. Apresentar a história a ser sonorizada, explorando o livro e suas ilustrações
  2. Realizar a leitura expressiva da história, com pausas para que as crianças façam os sons
  3. Explorar sons corporais e instrumentos musicais relacionados à narrativa
  4. Dividir a história em partes e criar a sonoplastia coletivamente
  5. Recontá-la com a sonorização criada pelas crianças
  6. Registrar a história sonorizada por meio de desenhos, fotos ou gravações

Recursos Didáticos

  • Livro da história escolhida
  • Instrumentos musicais diversos
  • Objetos sonoros
  • Materiais para confecção de instrumentos

Metodologia de Avaliação

  • Observação do envolvimento e participação das crianças
  • Registro do processo de criação sonora
  • Avaliação da interação e comunicação durante a atividade

Cronograma de Aulas

  • Aula 1: Apresentação da história e exploração de sons
  • Aula 2: Criação da sonoplastia em partes da história
  • Aula 3: Contação da história com a sonorização criada
  • Aula 4: Registro da história sonorizada
  • Aula 5: Apresentação da história sonorizada para outras turmas

Conclusão

A sonorização de histórias é uma atividade pedagógica extremamente valiosa para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

Ao permitir que elas criem sons, músicas e movimentos para acompanhar narrativas, essa prática estimula uma ampla gama de habilidades e competências essenciais nessa etapa da vida.

Do ponto de vista do desenvolvimento emocional, a sonorização de histórias proporciona oportunidades para as crianças expressarem, regularem e compreenderem melhor suas próprias emoções, além de desenvolverem empatia e vínculo com os outros.

Já no âmbito da socialização, a atividade envolve interação, comunicação, cooperação e resolução de conflitos, fortalecendo as habilidades sociais.

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, a musicalização presente na sonorização de histórias atua como um facilitador da aprendizagem, estimulando a criatividade, a concentração, a memória e a percepção de mundo das crianças.

Ademais, a combinação de estímulos sensoriais (visuais, auditivos e cinestésicos) durante a atividade contribui para manter a atenção e o engajamento do público infantil.

Portanto, a sonorização de histórias se configura como uma estratégia pedagógica completa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil de forma lúdica, criativa e prazerosa. Sua implementação em contextos educacionais pode trazer benefícios significativos para o crescimento e a aprendizagem desse público.

Por hoje é só! Boa aula!

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima