Pular para o conteúdo
Início » Artigos do Blog » Plano de Aula sobre a Páscoa para Alunos do 1º ano – BNCC

Plano de Aula sobre a Páscoa para Alunos do 1º ano – BNCC

Tópicos deste Artigo

Atividades para Imprimir - Anúncio

A Páscoa está chegando, e com ela, a oportunidade de mergulhar em uma jornada encantadora com nossos pequenos aprendizes. Neste artigo, vamos explorar um Plano de Aula sobre a Páscoa, especialmente desenvolvido para alunos do 1º ano, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Atividades para Imprimir - Anúncio
jogos pedagógicos

Por que a Páscoa é tão especial?

A Páscoa não é apenas sobre ovos de chocolate e coelhinhos fofos. Ela carrega uma riqueza de significados culturais e religiosos.

É o momento de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, símbolo de renovação, esperança e amor. Nossos pequenos merecem conhecer essa história fascinante!

O que você encontrará neste artigo?

  1. Explorando a Literatura: Vamos apresentar um conto de páscoa. Através desse texto, nossos alunos vão se envolver com a cultura da Páscoa e a magia das palavras.
  2. Desenvolvendo a Linguagem Oral: Através de discussões e interpretações, nossos pequenos poderão explorar o enredo, os personagens e os símbolos da Páscoa. Quem sabe não surgem novos contadores de histórias?
  3. Sistematizando a Ortografia: Com atividades lúdicas, vamos trabalhar a escrita correta das palavras relacionadas à Páscoa. O coelhinho da gramática vai nos ajudar nessa jornada!

E o melhor de tudo…

Ao final deste artigo, você terá acesso a um Plano de Aula completo, repleto de atividades criativas, jogos e recursos para tornar a Páscoa na sala de aula inesquecível.

Prepare-se para encantar seus alunos e despertar a curiosidade!

Vamos juntos nessa aventura? 🐣✨

Atividades para Imprimir - Anúncio

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR
Compre, Imprima e Aplique!

ATIVIDADEAMOSTRAGANHE:
Berçário e MaternalVerBônus Exclusivos!
Educação InfantilVerBônus Exclusivos!
Fundamental 1VerBônus Exclusivos!
Novo Ensino MédioVerBônus Exclusivos!
Ver Tabela Completa de Atividades

Uma sala de aula colorida com decorações de Páscoa e um professor segurando um plano de aula, cercado por alunos entusiasmados do 1º ano

Elaborar um plano de aula sobre a Páscoa para alunos do primeiro ano do ensino fundamental, assim como outros temas, é uma tarefa que envolve a compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus códigos.

A Páscoa, sendo uma celebração cultural e religiosa significativa, pode ser explorada de maneira educativa, respeitando a diversidade e promovendo o conhecimento sobre as tradições associadas a esta data.

Para alunos deste nível educacional, é fundamental que o plano de aula contemple os aspectos socioemocionais, cognitivos e culturais que a Páscoa significa, sempre alinhados aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para alfabetização

Ao planejar aulas sobre a Páscoa, o educador precisa desenvolver atividades que favoreçam a interação e a participação ativa dos alunos.

A BNCC enfatiza a importância de práticas pedagógicas que valorizem a curiosidade, a investigação e a reflexão crítica dos estudantes.

Desse modo, a Páscoa pode ser abordada não apenas como uma festividade, mas também como um ponto de partida para discussões sobre valores, história e expressões culturais diversas.

Especificamente para o ensino fundamental, o plano de aula precisa ser estruturado de forma a promover o letramento e a numeracia, competências essenciais nessa etapa da educação.

A incorporação de elementos da Páscoa oferece um contexto lúdico e relevante para a prática de habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, alinhando-se assim aos códigos e à estrutura proposta pela BNCC para o ensino fundamental.

Entendendo a Páscoa e sua Relevância

Uma sala de aula colorida com decorações de Páscoa, crianças pequenas sentadas em carteiras e uma professora explicando o significado da Páscoa usando recursos visuais e atividades interativas

A Páscoa é uma celebração de profunda importância no cristianismo, marcando a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, simbolizando renascimento e esperança.

Esta festividade remete à história e ao significado que permeiam não apenas a religião, mas também a cultura e os costumes da sociedade.

Originária do calendário cristão, a Páscoa é precedida pela Quaresma, um período de quarenta dias de preparação e reflexão.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para educação especial

O termo Páscoa tem suas origens na palavra hebraica “Pessach”, que significa “passagem”, e a história dessa celebração está ligada à libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

As tradições pascais variam ao redor do mundo e incluem práticas como a decoração de ovos, a realização de procissões e a entrega de chocolates, que hoje se mesclam às celebrações religiosas.

Detalhando os aspectos da Páscoa:

  • História: Refere-se à narrativa bíblica da Última Ceia à ressurreição de Jesus.
  • Significado: Enfatiza o renascimento e redenção.
  • Origem: Conectada com a Pessach judaica e adaptada pelo cristianismo.
  • Cristianismo: Central para a fé, simboliza a vitória sobre a morte.
  • Tradições e costumes: Incluem rituais religiosos e práticas culturais como almoços em família.

Compreender a Páscoa é essencial para criar um plano de aula que respeite a diversidade e promova conhecimento sobre este período tão significativo.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Ensino Fundamental

Uma sala de aula com decorações coloridas, um quadro branco com “Páscoa” escrito e uma mesa com materiais de arte para os alunos fazerem artesanatos de Páscoa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Fundamental.

Considera-se um aspecto primordial para a elaboração de um plano de aula que esteja alinhado às diretrizes da BNCC.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para datas comemorativas

Área do conhecimento

No contexto da BNCC, são definidas quatro grandes áreas do conhecimento para o Ensino Fundamental: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Cada área contempla saberes distintos e essenciais para a formação integral do estudante e orienta a distribuição dos conteúdos ao longo dos anos letivos.

Objeto de conhecimento

Os objetos de conhecimento referem-se aos conteúdos específicos que devem ser tratados em sala de aula.

Por exemplo, em Linguagens, os objetos de conhecimento podem incluir práticas de leitura e escrita, enquanto em Matemática, podem incluir números e operações.

A BNCC detalha quais objetos de conhecimento devem ser abordados em cada ano do Ensino Fundamental, respeitando a sequência didática propícia para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Campos de experiência

Na Educação Infantil, a BNCC propõe a organização do trabalho pedagógico por meio de campos de experiência, que são interações e brincadeiras que promovem o desenvolvimento integral das crianças.

Mesmo que o conceito de campos de experiência seja específico para a Educação Infantil, no Ensino Fundamental, busca-se criar situações de aprendizagem que possam promover experiências significativas e integradas aos diferentes conhecimentos.

Habilidades conforme a BNCC

A BNCC define habilidades como capacidades que os alunos devem desenvolver e demonstrar ao final de cada ano.

Isso inclui compreender, aplicar conhecimentos, analisar, sintetizar informações e resolver problemas.

As habilidades no Ensino Fundamental estão alinhadas às áreas do conhecimento e aos objetos de conhecimento, visando promover uma educação que articule prática e teoria.

Planejamento do Plano de Aula

Uma sala de aula com decorações coloridas e materiais temáticos de Páscoa, um quadro-negro com o esboço do plano de aula e pequenas carteiras dispostas em círculo para os alunos da 1ª série

Um planejamento detalhado do plano de aula é essencial para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados de maneira eficiente e eficaz, respeitando os códigos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A seguinte estrutura contempla os aspectos chave para a elaboração de um plano de aula sobre a Páscoa, direcionado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Definição de objetivos

As metas educacionais devem estar alinhadas com as competências e habilidades previstas pela BNCC.

Por exemplo, um objetivo claro poderia ser: “Promover a compreensão das tradições culturais relacionadas à Páscoa e o desenvolvimento da leitura e escrita através de atividades lúdicas“.

Especificar os objetivos facilita a medição de progresso e sucesso das atividades propostas.

Exemplos de Objetivos Gerais e Específicos

Vamos explorar alguns objetivos gerais e específicos que podem ser incorporados em um plano de aula sobre a Páscoa para alunos do 1º ano.

Esses objetivos ajudarão a direcionar o aprendizado e a tornar a experiência dos alunos mais significativa:

Objetivos Gerais:
  1. Compreender o Significado da Páscoa: Os alunos devem entender que a Páscoa não se resume apenas a ovos de chocolate, mas também tem significados culturais e religiosos. Eles devem apreciar a importância da ressurreição de Jesus Cristo.
  2. Explorar a Cultura e as Tradições da Páscoa: Os alunos devem mergulhar na cultura da Páscoa, conhecendo tradições, símbolos e costumes associados a essa data especial.
  3. Desenvolver Habilidades de Linguagem e Escrita: Os alunos devem praticar a linguagem oral e escrita ao discutir, interpretar e escrever sobre a Páscoa.
Objetivos Específicos:
  1. Identificar Símbolos da Páscoa: Os alunos devem reconhecer símbolos como ovos, coelhos, cordeiros e cruzes associados à Páscoa.
  2. Ler e Interpretar Textos Relacionados à Páscoa: Os alunos devem ler histórias, lendas ou poemas sobre a Páscoa e discutir seu significado.
  3. Criar Cartões de Páscoa Personalizados: Os alunos podem expressar sua criatividade criando cartões de Páscoa com mensagens e desenhos relacionados à data.
  4. Aprender Canções e Poemas de Páscoa: Os alunos podem cantar músicas e recitar poemas que celebram a Páscoa.
  5. Realizar Atividades de Ortografia e Vocabulário: Os alunos podem praticar a escrita correta de palavras relacionadas à Páscoa, como “coelho”, “ovos” e “ressurreição”.
  6. Explorar a Matemática da Páscoa: Os alunos podem resolver problemas matemáticos envolvendo ovos de chocolate, divisão de doces e contagem de coelhinhos.
  7. Criar um Calendário da Páscoa: Os alunos podem montar um calendário com atividades diárias relacionadas à Páscoa, como caça aos ovos, leitura de histórias e desenhos.

Lembre-se de que esses objetivos podem ser adaptados conforme a necessidade da turma e os recursos disponíveis.

E não se esqueça: ao final deste artigo, você encontrará um Plano de Aula completo para tornar a Páscoa na sala de aula ainda mais especial!

Seleção de métodos e recursos didáticos

A escolha de métodos e recursos didáticos deve visar o engajamento dos alunos e a adequação ao tema da Páscoa.

Recursos visuais, como imagens de símbolos pascais, e atividades práticas, como a confecção de artefatos relacionados à data, são fundamentais.

Incluir literatura infantil que aborde a temática pode enriquecer a experiência, assim como o uso de jogos educativos que estimulem aprendizados relacionados à Páscoa.

Sugestão de Texto para Trabalhar com os Alunos

Conto: 🐰 O Mistério dos Ovos Mágicos 🌟

Era uma vez, numa pequena aldeia chamada Coelholândia, onde todos os coelhinhos viviam em harmonia. A primavera estava no ar, e a Páscoa se aproximava. Mas algo estava diferente este ano. Os ovos de Páscoa estavam desaparecendo misteriosamente!

No coração da floresta, vivia o Coelho Saltitante, um coelhinho curioso e destemido. Ele tinha orelhas grandes como folhas de couve e olhos brilhantes como estrelas. Coelho Saltitante adorava explorar e descobrir segredos.

Um dia, enquanto pulava entre as flores, ele encontrou uma trilha de pegadas estranhas. Eram pequenas e brilhantes, como se fossem feitas de purpurina. Coelho Saltitante seguiu as pegadas, saltando de pedra em pedra, até chegar a uma clareira.

No centro da clareira, havia uma Árvore dos Ovos Mágicos. Seus galhos estavam carregados de ovos coloridos, cada um com um brilho especial. Coelho Saltitante ficou maravilhado! Ele sabia que esses ovos eram especiais, mas não entendia por quê.

De repente, uma voz suave ecoou pela clareira. Era a Fada das Cores, uma criatura pequenina com asas de borboleta e cabelos feitos de arco-íris. Ela revelou o segredo dos ovos: cada um deles continha um desejo mágico!

“Coelho Saltitante”, disse a Fada das Cores, “estes ovos são presentes da natureza. Quando um coelhinho faz um bom gesto, um desejo é concedido. Mas cuidado! Se usarem os desejos egoisticamente, a magia se perderá.”

Coelho Saltitante ficou emocionado. Ele decidiu compartilhar os ovos com seus amigos. O Coelho Tagarela desejou um campo de cenouras infinito. O Coelho Saltador pediu para saltar mais alto. E o Coelho Sonhador desejou que todos os coelhinhos tivessem sonhos doces à noite.

Mas havia um coelhinho chamado Rabinho, que era um pouco egoísta. Ele queria todos os ovos para si. Coelho Saltitante o alertou, mas Rabinho não ouviu.

Numa noite de lua cheia, Rabinho quebrou todos os ovos e fez desejos extravagantes. Ele queria ser o coelho mais rápido, o mais esperto e o mais bonito. Mas a magia se dissipou, e os ovos perderam seu brilho.

A Fada das Cores apareceu novamente. Ela disse a Rabinho que a verdadeira magia estava em compartilhar e cuidar dos outros. Rabinho se arrependeu e prometeu ser mais generoso.

E assim, Coelholândia aprendeu a lição da Páscoa: a verdadeira magia está em dar, amar e compartilhar. E todos os anos, os coelhinhos celebram a Páscoa com alegria, lembrando-se dos ovos mágicos e da lição da Fada das Cores.

E você, querido leitor, qual desejo pediria a um ovo mágico? 🌈🥚✨

Autoria: Texto gerado com ajuda de ferramenta de I.A.

Atividades Divertidas com o Conto “O Mistério dos Ovos Mágicos” 🌟

Vamos explorar algumas maneiras criativas de usar o conto “O Mistério dos Ovos Mágicos” em sala de aula com os alunos do 1º ano:

  1. Leitura Compartilhada:
    • Comece lendo o conto em voz alta para a turma. Peça aos alunos que prestem atenção aos personagens, à trama e à mensagem da história.
    • Discuta com os alunos o que eles acharam mais interessante no conto. Quais personagens eles gostaram mais? O que aprenderam com a Fada das Cores?
  2. Dramatização:
    • Divida a turma em grupos pequenos e atribua a cada grupo um trecho do conto.
    • Peça aos alunos que representem os personagens e encenem a história. Eles podem usar máscaras ou simplesmente usar a imaginação.
    • Após as apresentações, discuta com a turma como cada grupo interpretou os personagens e os eventos.
  3. Escrita Criativa:
    • Peça aos alunos que escrevam uma continuação para o conto. O que aconteceu depois que Rabinho se arrependeu? Como os coelhinhos continuaram a celebrar a Páscoa?
    • Incentive-os a usar vocabulário relacionado à Páscoa e a manter a mensagem positiva da história.
  4. Arte e Ilustração:
    • Peça aos alunos que desenhem os personagens do conto ou criem ilustrações para cenas importantes.
    • Eles também podem criar cartazes com mensagens inspiradoras, como “Compartilhe a Magia da Páscoa”.
  5. Atividade de Escrita:
    • Peça aos alunos que escrevam um desejo que gostariam de pedir a um ovo mágico. Eles podem usar a imaginação e ser tão criativos quanto quiserem.
    • Depois, compartilhem seus desejos em sala de aula e discutam como a magia da Páscoa está relacionada a dar e compartilhar.
  6. Matemática e Contagem:
    • Use os ovos mágicos como base para atividades matemáticas. Por exemplo, quantos ovos seriam necessários para fazer uma torre tão alta quanto o Coelho Saltitante?
    • Peça aos alunos que contem os ovos em diferentes cores e explorem conceitos como adição e subtração.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com o nível de compreensão da turma e os recursos disponíveis.

Estruturação das etapas de ensino

O plano de aula deve ser dividido em etapas claras, com uma duração definida para cada uma.

Pode-se começar com a introdução ao significado da Páscoa, seguida de atividades interativas e finalizar com um projeto que envolva a criação individual ou em grupo de um elemento representativo da data.

É importante que cada etapa seja projetada para construir sobre a anterior, reforçando o aprendizado e mantendo os alunos engajados.

Atividades e Dinâmicas para a Páscoa

Uma sala de aula com decorações coloridas, alunos envolvidos em atividades temáticas de Páscoa e uma professora ministrando uma aula sobre o significado da Páscoa para alunos do 1º ano

No contexto da Páscoa escolar, um plano de aula pode ser muito mais estimulante quando integra atividades que promovem o pensamento crítico e a expressão criativa.

Essas práticas valorizam o aspecto cultural da Páscoa dentro da educação fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incentivando habilidades como leitura, escrita, coordenação motora e trabalho em equipe.

Atividades lúdicas

  • Caça aos ovos temáticos: Esconda ovos de plástico decorados com figuras que representam os símbolos da Páscoa.
  • A atividade desenvolve a percepção visual e a coordenação motora enquanto as crianças exploram o ambiente.
  • Dramatização da história da Páscoa: Divida a turma em grupos e peça que encenem a história da Páscoa.
  • Este exercício aprimora habilidades de leitura e interpretação, além de estimular a cooperação.

Jogos Educativos

  • Bingo de palavras pascais: Crie cartelas com palavras associadas à Páscoa.
  • Ao ler as palavras em voz alta, os alunos praticam a associação entre som e escrita.
  • Quebra-cabeça de símbolos: Utilize quebra-cabeças com imagens alusivas à Páscoa para ensinar sobre a festividade e reforçar a coordenação motora fina.

Trabalhos Manuais

  • Cestas de Páscoa decoradas: Forneça materiais diversos para que os alunos confeccionem suas próprias cestas de Páscoa, aplicando conceitos de arte e design.
  • Pintura de ovos de gesso: Promova a pintura de ovos de gesso, permitindo que os pequenos expressem suas habilidades artísticas e exercitem a criatividade e imaginação.

Trabalhando a Escrita

Vamos explorar algumas atividades lúdicas para trabalhar a escrita correta de palavras relacionadas à Páscoa com os alunos do 1º ano. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Caça-Palavras da Páscoa:
    • Crie uma grade com letras embaralhadas e inclua palavras como “coelho”, “ovo”, “chocolate”, “cenoura”, “Páscoa” etc.
    • Peça aos alunos que encontrem e circulem essas palavras no caça-palavras.
    • Eles podem praticar a escrita correta enquanto procuram as palavras.
  2. Ditado de Palavras:
    • Dite palavras relacionadas à Páscoa, como “ovo”, “coelhinho”, “cesta”, “chocolate”, “cenoura”.
    • Os alunos devem escrever essas palavras corretamente em seus cadernos.
  3. Completando Frases:
    • Forneça frases incompletas relacionadas à Páscoa, como: “Na Páscoa, o coelhinho esconde os ___.” ou “Eu gosto de comer ___ na Páscoa.”
    • Os alunos devem preencher as lacunas com as palavras corretas.
  4. Cartões de Páscoa:
    • Peça aos alunos que criem cartões de Páscoa para seus colegas ou familiares.
    • Eles podem escrever mensagens como “Feliz Páscoa!” ou “Que sua Páscoa seja doce!”.
  5. Lista de Palavras:
    • Faça uma lista de palavras relacionadas à Páscoa no quadro ou em uma folha.
    • Os alunos podem copiar essas palavras e praticar a escrita.

Lembre-se de adaptar essas atividades ao nível de habilidade da turma e incentivar a criatividade dos alunos. 🐰🌸

Integração de Símbolos e Tradições Pascais

Símbolos e tradições da Páscoa integrados em plano de aula para alunos do 1º ano, seguindo orientações da BN

Ao planejar uma aula sobre a Páscoa para alunos do 1º ano do ensino fundamental, é crucial incorporar os símbolos e tradições que caracterizam essa festividade.

A integração desses elementos ajuda a criar um entendimento mais rico e uma apreciação pela cultura e história associadas à Páscoa.

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é repleta de símbolos que possuem significados especiais.

Dois dos mais notáveis são os ovos e o coelho. Os ovos de Páscoa representam nova vida e ressurreição, enquanto o coelho, conhecido por sua rápida reprodução, simboliza fertilidade.

Em sala de aula, pode-se explorar esses símbolos através de atividades manuais, como a decoração de ovos de chocolate ou a criação de coelhinhos de papel.

Imagens e vídeos temáticos sobre a Páscoa também podem ser utilizados para ilustrar esses símbolos de forma visual e interativa.

  • Ovos de Páscoa: símbolos de renovação e vida.
  • Coelho da Páscoa: representa fertilidade e alegria.
  • Chocolate: elemento lúdico que pode ser conectado às tradições festivas.
  • Cruz: simboliza o aspecto religioso da celebração.

Trabalhando com Histórias

A narrativa é uma ferramenta poderosa no processo de ensino.

Através de histórias sobre a Páscoa, pode-se abordar a ceia e o domingo de Páscoa, apresentando as tradições de maneira envolvente.

Histórias que falem sobre as festas e costumes pascais ampliam a compreensão das crianças sobre o que elas observam em suas famílias e na sociedade.

Livros ilustrados e contações de histórias podem incluir discussões sobre os símbolos da Páscoa, como a cruz, e ajudar os alunos a compreenderem o significado por trás das comemorações.

  • Histórias sobre a ceia da Páscoa promovem a compreensão da tradição.
  • O domingo de Páscoa e seus costumes são ilustrados através de narrativas.
  • Utilização de livros e vídeos para tornar o aprendizado dinâmico e interessante.

Avaliação e Reflexão

Uma sala de aula com decorações coloridas e materiais educativos sobre a Páscoa. Um professor na frente, envolvendo jovens estudantes em uma aula sobre o feriado

A avaliação contínua é fundamental para entender o progresso dos alunos e quanto eles absorveram sobre a Páscoa e os valores relacionados.

A reflexão, ao final do processo, permite que tanto os educadores quanto os alunos reconheçam e valorizem o conhecimento adquirido.

Métodos de Avaliação

Para avaliar a eficácia do plano de aula, os educadores podem aplicar métodos de avaliação variados, garantindo uma apreciação abrangente do aprendizado dos alunos. Exemplos incluem:

  • Observação direta: verificar a participação e engajamento durante as atividades;
  • Portfólios: coletar trabalhos realizados pelos estudantes, como desenhos e escritas sobre a Páscoa;
  • Autoavaliação: incentivar que os alunos expressem, por meio de desenhos ou diálogos, o que aprenderam sobre gratidão, valores e respeito, associados à temática da Páscoa.

Discussões e Feedback

A fase de discussões e feedback representa um momento crucial para a expressão e análise das experiências.

É importante que o professor:

  • Promova rodas de conversa para que os alunos compartilhem suas reflexões sobre a Páscoa e o significado dos valores aprendidos;
  • Forneça um feedback construtivo que estimule a gratidão e o respeito mútuo entre os colegas;
  • Realize uma análise coletiva da experiência, discutindo as atividades que mais contribuíram para o aprendizado.

Recursos Complementares

Uma sala de aula colorida com decorações temáticas de Páscoa, pequenas cestas cheias de ovos e uma professora segurando um plano de aula

Ao desenvolver um plano de aula sobre a Páscoa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é importante alinhar os recursos complementares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizar diversas ferramentas e materiais que estimulam a imaginação, a expressão oral e as habilidades de pesquisa dos estudantes.

Utilização de mídias digitais

Mídias digitais desempenham um papel essencial como recursos didáticos.

Elas oferecem acesso a informações confiáveis e contribuem para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa.

Por exemplo, os professores podem utilizar vídeos educativos sobre a Páscoa para ensinar sobre aspectos culturais e históricos, sempre assegurando que o conteúdo seja adequado à faixa etária e esteja alinhado aos códigos da BNCC.

Material de leitura e pesquisa

A leitura e pesquisa são fundamentais para a construção do conhecimento.

Livros ilustrados sobre a Páscoa e suas tradições podem ser utilizados para estimular a linguagem oral e a expressão oral em atividades em grupo.

Além disso, artigos simples e livros infantis que abordem a temática de forma lúdica e educativa contribuem para que os alunos desenvolvam a capacidade de pesquisa e retenção de informação.

Ao mesmo tempo, atividades que incluem arte e músicas podem ser incorporadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e prazeroso.

Plano de Aula Pronto

Considere o plano de aula a seguir como um exemplo didático e adapte livremente com seus alunos, dentro dos objetivos pedagógicos pretendidos.

PLANO DE AULA: Celebração de Páscoa

TÓPICODETALHES
1 – Objetivos Gerais e Específicos– Compreender o significado da Páscoa como uma festividade cultural e religiosa.
– Desenvolver habilidades de leitura e expressão oral.
2 – Competências e HabilidadesCompetência Linguística e Comunicativa: Compreender e interpretar textos literários. Código da BNCC: EF01LP02.
Habilidades de Leitura e Escrita: Ler e recontar histórias. Código da BNCC: EF12LP04.
3 – Direitos de Aprendizagem– Direito à cultura e à participação em práticas sociais.
– Direito à expressão e comunicação.
4 – Campos de ExperiênciaO Eu, o Outro e o Nós: Compreensão de si mesmo e dos outros.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Desenvolvimento da linguagem oral e expressão criativa.
5 – Conteúdo Programático– Livro “Uma História de Páscoa” (Ana Maria Machado).
– Símbolos da Páscoa: ovos, coelhos, flores.
6 – MetodologiaLeitura Compartilhada: Apresentação do livro e discussão sobre a capa.
Interpretação Oral: Reconto da história pelas crianças.
7 – AtividadesArte e Colagem: Criação de colagens com símbolos da Páscoa.
Teatrinhos de Fantoches: Encenação de passagens bíblicas.
Montagem de Mesa Especial: Exposição de ovos coloridos, coelhinhos e flores.
8 – Recursos Didáticos– Livro “Uma História de Páscoa”.
– Fantoches.
– Materiais para colagem.
9 – Metodologia de Avaliação– Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades.
– Avaliação da capacidade de reconto da história.
10 – Cronograma de AplicaçãoDia 1: Leitura compartilhada do livro.
Dia 2: Atividade de colagem.
Dia 3: Teatrinhos de fantoches.
Dia 4: Montagem da mesa especial.

Lembre-se de adaptar o plano de acordo com as necessidades e características da sua turma. Aproveite a oportunidade para explorar valores como solidariedade, respeito e compreensão durante essa época especial.

Perguntas Frequentes

Ao planejar aulas sobre a Páscoa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é importante considerar as habilidades e competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essas FAQs são destinadas a esclarecer como incorporar a temática pascoal de forma alinhada a esses padrões educacionais.

Quais atividades sobre a Páscoa podem ser aplicadas aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental seguindo a BNCC?

Professores podem optar por atividades lúdicas e educativas, incluindo contar histórias relacionadas à Páscoa, trabalhos manuais como pintura de ovos e até dramatizações que ajudem na compreensão dos aspectos culturais da data.

Tudo de acordo com as diretrizes da BNCC para essa etapa de ensino.

Como posso integrar os símbolos pascais em um plano de aula para o 1º ano conforme as competências da BNCC?

É possível integrar os símbolos pascais explorando seu significado cultural e religioso de maneira respeitosa e inclusiva.

Por exemplo, atividades de arte que envolvam a confecção de coelhinhos de papel ou cestas de Páscoa podem estimular a criatividade e a coordenação motora, habilidades valiosas na BNCC.

De que maneira a temática da Páscoa pode ser utilizada para atender às habilidades específicas do 1º ano do Ensino Fundamental segundo a BNCC?

A Páscoa pode ser utilizada para desenvolver a leitura e a escrita através da elaboração de pequenos textos sobre a data ou de listas com vocabulário pascoal.

Além disso, os conceitos matemáticos podem ser trabalhados com atividades que envolvam contar e agrupar ovos de Páscoa.

Quais estratégias pedagógicas são efetivas para ensinar sobre a Páscoa no 1º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC?

Para o ensino sobre a Páscoa alinhado à BNCC, é eficaz adotar estratégias que favoreçam o diálogo e a interação, como rodas de conversa sobre tradições familiares ou a montagem de um mural coletivo com desenhos e recortes que retratem a celebração da Páscoa.

Como desenvolver um plano de aula que explore a cultura da Páscoa respeitando a diversidade religiosa em sala de aula de acordo com a BNCC?

Um plano de aula sobre a Páscoa deve abordar a festividade de forma plural, apresentando diferentes tradições e perspectivas.

Atividades que promovam a compreensão e o respeito pela diversidade cultural e religiosa em sala de aula estão alinhadas às competências socioemocionais propostas pela BNCC.

Quais são os objetivos de aprendizagem relacionados à Páscoa para o 1º ano do Ensino Fundamental na BNCC?

Os objetivos de aprendizagem relacionados à Páscoa podem incluir o reconhecimento da data como parte do calendário cultural do país e o entendimento das diferentes formas de celebração.

A BNCC orienta que se fomente a curiosidade, o respeito pela diversidade e a capacidade de expressão dos alunos.

5/5 - (3 votes)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezado(a) Educador(a), o Conteúdo Integral deste artigo é Exclusivo para Assinantes.

Seja ASSINANTE e veja o conteúdo integral dos Artigos.
Tenha acesso livre aos -Planos de Aula - e -Atividades-

Ganhe BRINDES de Planos de Aula e Atividades; desfrute de Vantagens Exclusivas!👇