Pular para o conteúdo
Início » Mapa do Site » Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, Conforme BNCC

Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, Conforme BNCC

Uma das datas comemorativas mais importantes do calendário cristão é a Páscoa. Para as crianças, essa data é um momento de muita diversão, com muitas brincadeiras e chocolates. Mas, além disso, a Páscoa pode ser uma oportunidade de ouro para os professores da educação infantil elaborarem um ótimo plano de aula sobre o assunto.

Dica de Ouro: Confira nos botões abaixo, Planos de Aula Prontos e Editáveis, com Códigos da BNCC para Todo o Ano Letivo:

Atividades e Materiais Relacionadas

Confira nos links a seguir Sugestões de Atividades e Materiais Úteis para este Tema:

  1. Atividades para Datas Comemorativas
  2. Jogos Pedagógicos
  3. Atividades Para Alfabetização

A Páscoa é um momento oportuno para serem trabalhados temas importantes em sala de aula, como a solidariedade, a amizade e a generosidade. Valores fundamentais para educação infantil.

Neste artigo, vamos entender melhor a Páscoa, seu significado para o povo cristão e como podemos construir um plano de aula alinhado às diretrizes da BNCC.

Ainda, traremos exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, responderemos as perguntas mais frequentes sobre este tema, e ao final, deixaremos um exemplo de plano de aula pronto para você usar e adaptar livremente.

Plano de Aula sobre a Páscoa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Na Educação Infantil, a BNCC define cinco áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento. O Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, conforme BNCC, deve estar alinhado com essas áreas de conhecimento e ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências.

O Plano de Aula sobre a Páscoa deve ser elaborado com muito cuidado e atenção aos detalhes. É importante que o professor conheça bem os objetivos de aprendizagem e as habilidades que deseja desenvolver em seus alunos.

Além disso, é fundamental selecionar atividades e recursos adequados à faixa etária e ao nível de desenvolvimento dos alunos. Com um bom planejamento, é possível transformar a Páscoa em um momento de aprendizagem e diversão para as crianças.

Pontos Principais

  • O Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, é uma ferramenta pedagógica valiosa para os educadores trabalharem temas importantes em sala de aula.
  • A BNCC define cinco áreas de conhecimento para a Educação Infantil: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento.
  • É fundamental que o professor conheça bem os objetivos de aprendizagem e as habilidades que deseja desenvolver em seus alunos para elaborar um Plano de Aula sobre a Páscoa, conforme as diretrizes da BNCC.

Entendendo a Páscoa

Plano de Aula sobre a Páscoa
Plano de Aula sobre a Páscoa

A Páscoa é uma celebração religiosa cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é considerada a festa mais importante do calendário cristão e é celebrada em todo o mundo por cristãos de diferentes denominações.

O significado da Páscoa está relacionado à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, Jesus foi crucificado e morto pelos romanos, mas ressuscitou três dias depois, mostrando que a morte não é o fim e que a vida continua após a morte.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no hemisfério norte) ou de outono (no hemisfério sul), que geralmente ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Essa data é determinada pelo calendário lunar e pode variar de ano para ano.

A história da Páscoa remonta aos tempos bíblicos, quando o povo judeu celebrava a Páscoa como uma festa da colheita, em que se agradecia a Deus pelas colheitas e se lembrava da libertação do povo judeu da escravidão no Egito.

Para os cristãos, a Páscoa é uma festa de renovação espiritual, em que se celebra a vitória de Jesus sobre a morte e a esperança de vida eterna.

A simbologia da Páscoa está relacionada à vida, à renovação e à esperança. O ovo, por exemplo, é um símbolo de vida e renovação, pois representa o nascimento de algo novo. O coelho, por sua vez, é um símbolo de fertilidade e renovação, pois representa a capacidade de gerar novas vidas.

As tradições e costumes da Páscoa variam de país para país e de cultura para cultura. No Brasil, por exemplo, é comum a troca de ovos de chocolate entre amigos e familiares, além da realização de missas e cultos religiosos.

Em outros países, como nos Estados Unidos, é comum a realização de caças aos ovos de Páscoa e a decoração de ovos cozidos.

Para a Educação Infantil, é importante que as crianças compreendam o significado da Páscoa e as tradições e costumes associados a ela.

Dessa forma, é possível trabalhar valores como solidariedade, respeito e amor ao próximo, além de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

Contudo, nunca é demais lembrar que é importante que as atividades desenvolvidas na Educação Infantil estejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular.

A Páscoa, assim como outras celebrações e costumes religiosos é um tema que deve ser abordado de forma neutra e imparcial pelos professores, sempre valorizando a pluralidade de religiões constantes em sala de aula.

BNCC e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil.

Ela define os códigos da BNCC, que são uma série de códigos alfanuméricos que identificam cada objeto de conhecimento e cada habilidade previstos para cada área do conhecimento e para cada ano escolar do ensino fundamental.

Na Educação Infantil, a BNCC define os Campos de Experiência, que são cinco grandes áreas de aprendizado que devem ser trabalhadas nas escolas. São eles: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Dentro de cada Campo de Experiência, a BNCC define os Objetos de Conhecimento, que são os conhecimentos específicos que as crianças devem adquirir. Além disso, a BNCC também define as habilidades que as crianças devem desenvolver em cada objeto de conhecimento.

Ao planejar uma aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil, é importante que o professor leve em consideração os Campos de Experiência e os Objetos de Conhecimento previstos na BNCC. Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as diretrizes estabelecidas pelo documento.

O processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil deve ser voltado para o desenvolvimento integral das crianças, considerando seus aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais. Por isso, é importante que o professor utilize metodologias adequadas e que esteja atento às necessidades e interesses de cada criança.

Planejamento da Aula

Como já visto anteriormente, para a educação infantil, o planejamento da aula sobre a Páscoa deve ser elaborado de acordo com a BNCC, que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

O plano de aula deve ter uma duração adequada à idade das crianças, considerando que elas têm uma capacidade de concentração limitada.

É importante que o professor utilize métodos e recursos didáticos adequados, como histórias, músicas, jogos, atividades lúdicas e artísticas, que estimulem a criatividade e a imaginação dos alunos.

O método de avaliação deve ser compatível com o objetivo da aula, que é proporcionar aos alunos informações sobre a Páscoa e seus significados, bem como estimular o respeito às diferenças culturais e religiosas.

A avaliação dos alunos deve ser feita de forma contínua, considerando a participação, o interesse, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades propostas.

O projeto Páscoa pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo disciplinas como história, geografia, matemática, artes e língua portuguesa.

O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão ampla e integrada sobre a Páscoa, seus símbolos e tradições, bem como estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Desse modo, o plano de aula sobre a Páscoa para deve ser elaborado de forma cuidadosa e planejada, considerando as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, a duração adequada à idade das crianças, os métodos e recursos didáticos adequados, o método de avaliação compatível com o objetivo da aula, e o projeto Páscoa desenvolvido de forma interdisciplinar (Se implementado).

Atividades e Recursos

Para trabalhar a temática da Páscoa na Educação Infantil, é importante utilizar atividades lúdicas e recursos que estimulem a criatividade e a coordenação motora das crianças.

As atividades devem estar alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento integral das crianças, contemplando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais.

Artes e Ofícios

As atividades de artes e ofícios são essenciais para trabalhar a criatividade e a coordenação motora das crianças. Utilizando materiais como papel, cola, tesoura e tintas, é possível criar diversas opções de atividades, como desenhos, pinturas, dobraduras e recortes. É importante explorar as cores e as formas, estimulando a imaginação das crianças.

Música e Movimento

A música e o movimento são recursos importantes para trabalhar a coordenação motora e a linguagem oral das crianças. Utilizando músicas e gestos, é possível criar atividades que envolvam movimentos e danças, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças.

Jogos e Brincadeiras

Os jogos e as brincadeiras são recursos importantes para trabalhar o raciocínio lógico e a socialização das crianças. É possível criar jogos que envolvam a temática da Páscoa, como caça aos ovos, jogo da memória, entre outros.

Leitura e Escrita

A leitura e a escrita são recursos importantes para trabalhar a interpretação de textos e a linguagem escrita das crianças. É possível utilizar livros e histórias que falem sobre a Páscoa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.

Pesquisa e Discussão

A pesquisa e a discussão são recursos importantes para trabalhar a curiosidade e a reflexão das crianças. É possível explorar imagens e fotos que falem sobre a Páscoa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.

Visual e Criação

A visualização e a criação são recursos importantes para trabalhar a criatividade e a imaginação das crianças. É possível utilizar materiais como papel, cola, tesoura e tintas, para criar atividades que envolvam a criação de coelhinhos, ovos de chocolate, entre outros.

Valores e Reflexão

Os valores e a reflexão são recursos importantes para trabalhar a gratidão e a solidariedade das crianças. É possível criar atividades que envolvam a reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, estimulando a compreensão e a empatia das crianças.

Celebração e Lembrancinhas

A celebração e as lembrancinhas também são recursos próprios para trabalhar a criatividade e a imaginação das crianças. É possível criar atividades que envolvam a criação de lembrancinhas para presentear familiares e amigos, estimulando a socialização e a amizade das crianças.

Confira este artigo também: Atividades da Páscoa para Educação Infantil: Ideias Divertidas

Plano de Aula Pronto sobre a Páscoa

Confira a seguir um plano de aula para a educação infantil com base nas Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o tema “Páscoa”. Certifique-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária das crianças e os objetivos pedagógicos almejados.

Tema da Aula: Páscoa

Objetivo Geral:

  • Desenvolver o respeito às tradições culturais e religiosas.
  • Estimular o senso de cooperação e empatia.
  • Explorar as habilidades motoras e criativas das crianças.
  • Promover a aprendizagem por meio de atividades lúdicas e sensoriais.

Duração: 1 semana (5 dias)

Faixa Etária: Educação Infantil (3-5 anos)

Campos de Experiência da BNCC:

  1. O eu, o outro e o nós.
  2. Corpo, gestos e movimentos.
  3. Traços, sons, cores e formas.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Dia 1: Introdução à Páscoa e Tradições Culturais

Objetivos:

  • Apresentar o significado da Páscoa de forma simples.
  • Conhecer algumas tradições culturais relacionadas à Páscoa.
  • Estimular a curiosidade das crianças.

Atividades:

  • Contação de história sobre a Páscoa e o significado dos ovos de chocolate.
  • Roda de conversa para compartilhar conhecimentos prévios sobre a Páscoa.
  • Confecção de cartazes com imagens de ovos de Páscoa e coelhos.

Recursos:

  • Livros infantis sobre a Páscoa.
  • Imagens e cartazes.
  • Materiais de desenho e pintura.

Dia 2: O Coelho da Páscoa e a Criatividade

Objetivos:

  • Introduzir a figura do Coelho da Páscoa.
  • Estimular a criatividade das crianças.
  • Promover a coordenação motora fina.

Atividades:

  • Contação de história sobre o Coelho da Páscoa.
  • Pintura de ovos de papel com tinta guache.
  • Decoração de coelhinhos de papel.

Recursos:

  • Livros sobre o Coelho da Páscoa.
  • Ovos de papel, tinta guache, pincéis.
  • Modelos de coelhinhos de papel.

Dia 3: Confecção de Cestas de Páscoa

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades motoras e de coordenação.
  • Estimular a organização e a criatividade.
  • Reforçar o sentido de partilha e cooperação.

Atividades:

  • Confecção de cestas de Páscoa com papel colorido.
  • Decoração das cestas com adesivos, fitas e desenhos.
  • Discussão sobre o propósito das cestas na Páscoa (compartilhar).

Recursos:

  • Papel colorido, tesouras, cola, adesivos, fitas.
  • Materiais para decoração das cestas.

Dia 4: Caça aos Ovos de Páscoa

Objetivos:

  • Promover a diversão e o exercício físico.
  • Trabalhar o raciocínio lógico.
  • Reforçar a ideia de que a Páscoa é um momento de alegria.

Atividades:

  • Organização de uma caça aos ovos de chocolate (ou ovos de papel com surpresas).
  • Desenvolvimento de pistas ou charadas para as crianças resolverem.

Recursos:

  • Ovos de chocolate (ou ovos de papel), surpresas.
  • Pistas ou charadas impressas.

Dia 5: Compartilhando a Alegria da Páscoa

Objetivos:

  • Reforçar o valor da partilha e da generosidade.
  • Encerrar a semana de forma significativa.

Atividades:

  • Entrega das cestas de Páscoa feitas pelas crianças.
  • Roda de conversa sobre a importância de compartilhar a alegria da Páscoa.
  • Lanche coletivo com os itens das cestas.

Recursos:

  • Cestas de Páscoa confeccionadas pelas crianças.
  • Itens para o lanche coletivo.

Certifique-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e as necessidades de suas crianças, garantindo um ambiente seguro e inclusivo. Este plano de aula busca explorar os aspectos culturais e lúdicos da Páscoa, promovendo aprendizado e diversão ao mesmo tempo.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar a Páscoa na Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Para trabalhar a Páscoa na Educação Infantil de acordo com a BNCC, é importante utilizar a data como uma oportunidade para ensinar valores e habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças, como empatia, cooperação, respeito e solidariedade. Além disso, é fundamental que as atividades realizadas estejam de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC para a Educação Infantil.

Quais habilidades da BNCC podem ser desenvolvidas ao trabalhar a Páscoa na Educação Infantil?

Ao trabalhar a Páscoa na Educação Infantil, é possível desenvolver diversas habilidades e competências previstas na BNCC, como a capacidade de se expressar, de se relacionar com os outros, de compreender e respeitar as diferenças, de trabalhar em equipe, de resolver problemas e de tomar decisões.

Quais atividades podem ser realizadas para ensinar sobre a Páscoa na Educação Infantil?

Algumas atividades que podem ser realizadas para ensinar sobre a Páscoa na Educação Infantil incluem a confecção de cartões, a decoração de ovos, a realização de jogos e brincadeiras, a contação de histórias, a apresentação de peças teatrais e a realização de atividades que envolvam a partilha e a solidariedade.

Qual o objetivo de trabalhar a Páscoa na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a Páscoa na Educação Infantil é proporcionar às crianças um momento de aprendizado e reflexão sobre valores importantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, é uma oportunidade de promover o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC para a Educação Infantil.

Como desenvolver um plano de aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil?

Para desenvolver um plano de aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil, é importante levar em consideração as habilidades e competências previstas na BNCC para a Educação Infantil, bem como as características e necessidades das crianças. É fundamental que as atividades propostas estejam de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos e que sejam adequadas ao contexto em que estão inseridos.

Qual o papel do projeto Páscoa é valores na Educação Infantil?

O projeto Páscoa é valores tem como objetivo promover o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a empatia, o respeito e a cooperação entre as crianças da Educação Infantil. Além disso, busca estimular o aprendizado de habilidades e competências previstas na BNCC, por meio de atividades lúdicas e significativas relacionadas à Páscoa.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *