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Plano de Aula sobre a Vogal ''o'' para Alunos da Educação Infantil

Plano de Aula sobre a Vogal ”o”: Educação Infantil

Preparar uma aula envolvente e educativa sobre a vogal “o” para alunos da educação infantil pode parecer um desafio, mas com o planejamento e recursos certos, torna-se uma oportunidade incrível de estimular o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças. Este artigo fornece um guia completo para educadores e pais interessados em criar um plano de aula eficaz focado na vogal “o”, abrangendo técnicas interativas, atividades práticas e estratégias pedagógicas que promovem o aprendizado divertido e significativo.

Desde a importância de introduzir sons e letras de forma lúdica até a implementação de atividades que reforcem o reconhecimento e a pronúncia da vogal “o”, nosso objetivo é equipar você com todas as ferramentas necessárias para facilitar uma experiência de aprendizado rica para os pequenos alunos.

Descubra como transformar o processo de aprendizagem da letra “o” em uma aventura empolgante para as crianças da educação infantil, promovendo não apenas a alfabetização, mas também o amor pela descoberta e pelo conhecimento.

Uma sala de aula colorida com decorações temáticas, brinquedos e livros. Professora apresenta atividades e jogos envolventes para ajudar jovens alunos a aprenderem a vogal “o” segundo a BNCC

Quando o objetivo é ensinar uma vogal específica, como a vogal “o”, é importante ter em mente as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é um documento que orienta o ensino no Brasil, e é importante que os planos de aula estejam em conformidade com suas diretrizes.

Neste artigo, discutiremos como elaborar um plano de aula sobre a vogal “o” para alunos da Educação Infantil, conforme a BNCC.

Abordaremos as principais diretrizes da BNCC para o ensino da língua portuguesa na Educação Infantil, bem como estratégias para ensinar a vogal “o” de forma lúdica e eficaz.

Além disso, forneceremos um modelo de plano de aula para ajudar os professores a planejar suas aulas com mais facilidade.

Compreendendo a BNCC e a Educação Infantil

Uma sala de aula colorida com objetos “o” como laranjas e polvos. Crianças participando alegremente de atividades relacionadas à vogal “o” conforme a BNCC para a educação infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências e habilidades que os alunos devem adquirir em cada etapa da educação básica.

Na Educação Infantil, a BNCC tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo que elas desenvolvam habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras.

Objetivos da BNCC para a Alfabetização

A BNCC estabelece que a alfabetização deve ser uma das competências desenvolvidas na Educação Infantil.

Nesse sentido, é importante que os professores elaborem planos de aula que contemplem o ensino das vogais, que são as letras que compõem as sílabas e as palavras.

Importância do Ensino das Vogais

O ensino das vogais é fundamental para a alfabetização das crianças, pois elas são as letras que mais aparecem nas palavras.

Além disso, as vogais são as primeiras letras que as crianças aprendem a pronunciar, o que torna o ensino delas ainda mais importante.

Ao ensinar as vogais, os professores podem utilizar diferentes estratégias pedagógicas, como jogos, músicas e atividades lúdicas.

É importante que essas atividades sejam planejadas de forma a estimular o interesse e a curiosidade das crianças, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e efetivo.

Estruturando o Plano de Aula

Elaboração de plano de aula para ensino da vogal “o” para pré-escolares, seguindo as diretrizes curriculares nacionais

Definição dos Objetivos Pedagógicos

O primeiro passo na elaboração do plano de aula é definir os objetivos pedagógicos que serão abordados durante a aula.

Os objetivos devem ser claros, específicos e alinhados com as competências e habilidades previstas na BNCC.

Alguns exemplos de objetivos para uma aula sobre a vogal “o” podem incluir:

  • Identificar a vogal “o” em palavras e frases;
  • Diferenciar a vogal “o” de outras vogais;
  • Associar a vogal “o” a palavras que começam com essa letra.

Seleção de Recursos Didáticos

Uma vez que os objetivos pedagógicos foram definidos, é importante selecionar os recursos didáticos que serão utilizados durante a aula.

Os recursos devem ser adequados à idade e ao nível de desenvolvimento dos alunos, e devem ser variados para manter o interesse e a atenção dos alunos.

Alguns exemplos de recursos didáticos para uma aula sobre a vogal “o” podem incluir:

  • Cartazes com imagens de objetos que começam com a letra “o”;
  • Jogos educativos que ajudam a identificar a vogal “o”;
  • Músicas e rimas que enfatizam a vogal “o”.

Elaboração do Cronograma

Por fim, é importante elaborar um cronograma detalhado que descreva as atividades e o tempo necessário para cada uma delas.

O cronograma deve ser realista e levar em consideração o tempo de atenção e concentração dos alunos.

Alguns exemplos de atividades que podem ser incluídas no cronograma para uma aula sobre a vogal “o” incluem:

  • Apresentação do cartaz com imagens de objetos que começam com a letra “o”;
  • Jogo educativo para identificar a vogal “o”;
  • Cantar uma música ou rima que enfatize a vogal “o”;
  • Atividade de escrita de palavras que contêm a vogal “o”.

Atividades para o Reconhecimento da Vogal ‘O’

Uma sala de aula colorida com objetos em formato de “O”, como laranjas e polvos, expostos nas paredes. Um professor apontando para a letra "O" em um gráfico enquanto os alunos participam ansiosamente da aula

O ensino da vogal ‘O’ é essencial para o desenvolvimento da alfabetização das crianças na Educação Infantil, conforme a BNCC.

Para elaborar um plano de aula eficiente, é importante incluir atividades lúdicas e interativas que estimulem a percepção dos sons e movimentos da vogal ‘O’.

Atividades Lúdicas e Interativas

Uma atividade lúdica que pode ser utilizada para o reconhecimento da vogal ‘O’ é o jogo “Caça ao Tesouro”.

Nessa brincadeira, as crianças devem procurar objetos que comecem com a vogal ‘O’ em um espaço pré-determinado. O professor pode dar dicas e incentivar a participação de todos os alunos.

Outra atividade interativa é a “Roda da Vogal”.

Nessa atividade, as crianças se sentam em círculo e cada uma fala uma palavra que comece com a vogal ‘O’. O professor pode ajudar as crianças a identificar as palavras e a pronúncia correta da vogal.

Exploração de Sons e Movimentos

Uma atividade que ajuda a explorar os sons da vogal ‘O’ é o jogo “Boliche das Vogais”.

Nessa brincadeira, as crianças devem derrubar pinos que tenham a vogal ‘O’ escrita neles. O professor pode incentivar as crianças a falar a palavra do pino que derrubaram e a identificar a vogal.

Outra atividade que trabalha a percepção dos movimentos da vogal ‘O’ é a “Dança das Vogais“.

Nessa atividade, as crianças dançam conforme o som da vogal ‘O’. O professor pode tocar músicas com a vogal ‘O’ em destaque e incentivar as crianças a se movimentarem conforme o ritmo.

Recursos Visuais e Sensoriais

Sala de aula colorida com recursos visuais e materiais táteis para ensino da vogal “o” para pré-escolares, em alinhamento com a BNCC

Para a elaboração de um plano de aula sobre a vogal “o” para alunos da Educação Infantil, conforme a BNCC, é importante utilizar recursos visuais e sensoriais, a fim de tornar o aprendizado mais lúdico e interativo.

Desenhos e Modelagem

Desenhos e modelagem são recursos visuais que podem ajudar os alunos a compreender a forma da letra “o”.

É possível utilizar figuras geométricas, como círculos, para exemplificar a forma da letra. Além disso, a massinha de modelar pode ser utilizada para que os alunos possam modelar a letra “o” e assim, fixar o seu formato.

Uso de Cartazes e Vídeos

O uso de cartazes e vídeos é outra forma de utilizar recursos visuais para ensinar a vogal “o”.

Cartazes com imagens de objetos que começam com a letra “o”, como “olho” e “ovo”, podem ser utilizados para que os alunos possam associar a letra com palavras do seu cotidiano.

Vídeos educativos também podem ser utilizados para reforçar o aprendizado, mostrando a forma da letra e como ela é utilizada em palavras.

Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita

Sala de aula com recursos visuais coloridos e atividades interativas para o ensino da vogal “o” para crianças em idade pré-escolar, seguindo as orientações do currículo nacional

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é um dos principais objetivos da educação infantil, conforme a BNCC.

Para elaborar um plano de aula sobre a vogal “o”, é importante trabalhar atividades de leitura e escrita que promovam a consciência fonológica e grafia das palavras.

Atividades de Leitura e Escrita

As atividades de leitura e escrita devem ser planejadas de forma lúdica e atrativa para as crianças.

É importante utilizar materiais concretos, como cartazes, jogos e livros, para que as crianças possam visualizar e manipular as palavras e as letras.

Algumas atividades que podem ser realizadas são:

  • Leitura de histórias que contenham palavras com a vogal “o”;
  • Identificação da vogal “o” em palavras escritas em cartazes ou livros;
  • Escrita de palavras com a vogal “o” em cartazes ou quadro-negro;
  • Jogo da memória com palavras que contenham a vogal “o”.

Consciência Fonológica e Grafia

Além das atividades de leitura e escrita, é fundamental trabalhar a consciência fonológica e grafia das palavras.

A consciência fonológica é a habilidade de identificar e manipular os sons da fala, enquanto a grafia é a representação escrita desses sons.

Algumas atividades que podem ser realizadas são:

  • Identificação de palavras que rimam com outras palavras que contenham a vogal “o”;
  • Separação de palavras em sílabas e identificação da sílaba que contém a vogal “o”;
  • Escrita de palavras ditadas pelo professor que contenham a vogal “o”;
  • Identificação da vogal “o” em palavras escritas em cartazes ou livros.

Avaliação e Feedback do Aprendizado

Um educador prepara um plano de aula sobre a vogal “o” para crianças em idade pré-escolar, seguindo as diretrizes curriculares nacionais

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem, pois permite que os professores identifiquem o que os alunos aprenderam e o que ainda precisam aprender.

Além disso, a avaliação também é uma ferramenta importante para monitorar o progresso dos alunos ao longo do tempo e ajustar o plano de aula conforme necessário.

Métodos de Avaliação

Existem vários métodos de avaliação que podem ser usados para avaliar o aprendizado dos alunos em relação à vogal “o”.

Um método comum é a observação direta do desempenho dos alunos durante atividades práticas, como jogos e exercícios de escrita.

Os professores também podem usar testes escritos para avaliar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos ensinados.

Além disso, é importante que os professores avaliem os alunos de maneira justa e imparcial, levando em consideração as diferenças individuais e as necessidades especiais dos alunos.

Para isso, os professores devem usar critérios claros e objetivos para avaliar o desempenho dos alunos e evitar qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Fornecimento de Feedback Construtivo

O feedback é uma parte essencial do processo de aprendizagem, pois permite que os alunos saibam como estão se saindo e o que precisam fazer para melhorar.

Os professores devem fornecer feedback construtivo aos alunos de maneira clara e objetiva, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria.

Além disso, é importante que os professores forneçam feedback de maneira regular e consistente, para que os alunos possam monitorar seu próprio progresso ao longo do tempo.

Os professores também devem incentivar os alunos a fornecerem feedback uns aos outros, para que possam aprender uns com os outros e desenvolver habilidades sociais importantes.

TÓPICOSDESCRIÇÃO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS– Geral: Introduzir a vogal “o” aos alunos da educação infantil, reconhecendo sua forma e som dentro de um contexto significativo e lúdico.
– Específico: Desenvolver habilidades de escuta, fala, leitura e escrita por meio de atividades lúdicas que envolvam a vogal “o”; Estimular a percepção visual e auditiva da vogal “o” em palavras e contextos diversos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO– (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa; – (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM– Conviver: Participar de atividades que promovam interações e brincadeiras entre as crianças; – Brincar: Participar de brincadeiras cantadas e jogos que envolvam a vogal “o”; – Expressar: Expressar-se criativamente por meio de diferentes linguagens relacionadas à vogal “o”; – Conhecer-se: Participar de atividades que estimulem a autoexpressão e o reconhecimento de suas emoções, sentimentos e opiniões por meio da exploração da vogal “o”.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA– Escuta, fala, pensamento e imaginação; – Traços, sons, cores e formas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO– Reconhecimento da vogal “o”; – Sons da vogal “o” em diferentes palavras; – Identificação visual da letra “o” em textos e imagens.
METODOLOGIA PEDAGÓGICAUtilização de metodologias ativas e participativas, promovendo a interação entre os alunos por meio de jogos, canções e atividades artísticas. As atividades serão desenvolvidas em um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças sejam convidadas a explorar, experimentar e se expressar livremente.
ATIVIDADESLúdicas: Brincadeiras de imitação de animais cujos nomes contenham a vogal “o” (como “coruja”, “touro”); – De escrita: Prática de escrita da vogal “o” com giz de cera em grandes folhas de papel, focando no movimento circular. – Artes: Criação de uma colagem com imagens de objetos e animais que iniciem com a vogal “o”.
RECURSOS DIDÁTICOS– Imagens e cartazes com a vogal “o” e palavras que a contêm; – Giz de cera, papel, cola, tesoura e revistas para recorte; – Áudio de músicas e vídeos educativos sobre a vogal “o”.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOObservação contínua e lúdica do engajamento das crianças nas atividades propostas, avaliando sua capacidade de reconhecer e utilizar a vogal “o” em diferentes contextos. Será dada atenção especial à participação, expressão oral e tentativas de escrita, sem a busca por correção imediata, mas valorizando o processo de

Implementação do Plano de Aula

Para implementar o plano de aula focado na vogal “o” na educação infantil, siga os seguintes passos:

1. Preparação do Ambiente

  • Arrume a sala de forma que as crianças possam se movimentar livremente para as atividades em grupo e individuais.
  • Prepare os materiais didáticos necessários (imagens, cartazes, giz de cera, papel, cola, tesoura, revistas para recorte) e dispositivos para áudio ou vídeo.
  • Decore a sala com imagens e objetos que contenham a vogal “o”, para imersão no tema.

2. Introdução ao Tema

  • Comece com uma história ou música que destaque a vogal “o”, para captar a atenção e introduzir o tema de forma divertida.
  • Dialogue com as crianças sobre a vogal “o”, perguntando se elas conhecem palavras que a contêm.

3. Desenvolvimento das Atividades

Atividade Lúdica

  • Imitação de animais: Faça uma brincadeira de imitação de animais que tenham a vogal “o” em seus nomes. Peça para as crianças imitarem o som e os movimentos dos animais.

Atividade de Escrita

  • Escrita da vogal “o”: Forneça giz de cera e grandes folhas de papel. Demonstre como desenhar a vogal “o” e incentive as crianças a tentarem, elogiando seus esforços.

Atividade Artes

  • Colagem com a vogal “o”: Disponibilize revistas, cola, tesoura (com segurança) e peça para as crianças recortarem e colarem imagens de objetos e animais que iniciem com “o”.

4. Recursos Didáticos

  • Utilize cartazes com a vogal “o” e palavras-chave durante as atividades, apontando e lendo juntos.
  • Músicas e vídeos educativos: Selecione conteúdos que sejam atrativos e educativos sobre a vogal “o” para apresentar às crianças.

5. Avaliação

  • Observe como as crianças interagem com as atividades e entre si, notando seu engajamento e compreensão do tema.
  • Faça perguntas durante e após as atividades para avaliar o reconhecimento da vogal “o”, como “Em que outras palavras encontramos a vogal ‘o’?”.

6. Conclusão

  • Reúna o grupo e revise as atividades do dia, destacando os aprendizados sobre a vogal “o”.
  • Leitura coletiva: Escolha um livro infantil que contenha várias palavras com a vogal “o” e leia para a turma, pedindo que apontem quando ouvirem o som dessa vogal.

7. Feedback e Reflexão

  • Encoraje as crianças a expressarem o que aprenderam sobre a vogal “o” e como se sentiram durante as atividades.
  • Avalie o plano de aula refletindo sobre o que funcionou bem e o que pode ser ajustado para futuras lições.

Implementando este plano de aula de forma sequencial e adaptativa, o professor promoverá um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, focado no desenvolvimento integral das crianças.

Outras Atividades Sugeridas

Explorar o tema da vogal “o” pode ser tanto educativo quanto divertido, utilizando uma variedade de atividades lúdicas e interativas. Aqui estão mais algumas ideias interessantes para complementar o plano de aula:

1. Caça à Vogal “o”

  • Objetivo: Desenvolver a habilidade de reconhecimento visual.
  • Como Fazer: Espalhe pela sala cartões ou pequenos papéis contendo várias letras do alfabeto, incluindo várias ocorrências da vogal “o”. As crianças devem procurar e coletar o maior número possível de “os”.

2. Pintura Criativa

  • Objetivo: Estimular a criatividade e reconhecimento da forma.
  • Como Fazer: Peça para as crianças criarem obras de arte que envolvam o uso da vogal “o”. Elas podem pintar objetos que comecem com “o” ou simplesmente usar a forma circular da letra como base para desenhos abstratos.

3. Oficina de Música

  • Objetivo: Desenvolver a audição e pronúncia.
  • Como Fazer: Com instrumentos musicais simples ou objetos do dia a dia, crie uma música que tenha um refrão simples focado na vogal “o”. Incentive as crianças a acompanharem com os instrumentos ou batendo palmas enquanto cantam.

4. História Coletiva

  • Objetivo: Estimular a imaginação e a expressão oral.
  • Como Fazer: Inicie uma história que envolva palavras com a vogal “o” e peça para cada criança acrescentar uma frase à história. Registre a narrativa e leia novamente para a turma.

5. Jogo da Memória com Palavras

  • Objetivo: Melhorar a memória e o reconhecimento de palavras.
  • Como Fazer: Crie cartões de jogo da memória que tenham imagens de objetos cujos nomes contenham a vogal “o”. As crianças devem encontrar os pares correspondentes.

6. Ditado Divertido

  • Objetivo: Praticar a escrita e audição.
  • Como Fazer: Realize um ditado de palavras que contenham a vogal “o”, mas de forma lúdica. Por exemplo, descreva um objeto sem nomeá-lo diretamente e peça que as crianças adivinhem e escrevam o que é.

7. Quebra-Cabeça de Palavras

  • Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de leitura.
  • Como Fazer: Crie quebra-cabeças simples onde as crianças precisam unir sílabas para formar palavras que contenham a vogal “o”.

8. Teatro de Fantoches

  • Objetivo: Incentivar a expressão oral e criatividade.
  • Como Fazer: Com fantoches ou bonecos, encene uma peça curta que envolva uma história com várias palavras que contenham a vogal “o”. Incentive as crianças a participarem como personagens.

Cada uma dessas atividades pode ser adaptada para adequar-se à faixa etária e ao nível de desenvolvimento das crianças, garantindo que o aprendizado da vogal “o” seja uma experiência rica, divertida e significativa.

Encerramento e Reflexão

Uma sala de aula colorida com objetos “o”, como uma laranja e um polvo, expostos nas paredes. Uma professora lidera um grupo de crianças em idade pré-escolar em uma atividade divertida focada na vogal “o”.

Após a conclusão da atividade, é importante que o professor realize uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido e descoberto durante a aula.

Essa reflexão pode ser feita em grupo, onde cada aluno pode compartilhar suas descobertas e conhecimentos prévios sobre a vogal “o”.

É crucial que o professor estimule a participação ativa de todos os alunos, incentivando-os a compartilhar suas ideias e opiniões.

Dessa forma, os alunos se sentirão mais motivados e engajados na atividade, o que facilitará o processo de aprendizado.

Durante a reflexão, o professor pode utilizar recursos visuais, como cartazes ou imagens, para reforçar os conceitos aprendidos durante a aula.

Além disso, o professor pode destacar a importância da vogal “o” em palavras do cotidiano, ajudando os alunos a entender a relevância desse conhecimento.

Por fim, é importante ainda, que o professor estimule os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre a vogal “o” em seu dia a dia, incentivando-os a utilizar essa habilidade em diferentes contextos.

Perguntas Frequentes

Ilustração de uma sala de aula com materiais coloridos e crianças engajadas em atividades, com foco no ensino da vogal “o” de acordo com a BNCC

Quais atividades lúdicas podem ser aplicadas para ensinar a vogal ‘o’ na educação infantil?

Existem diversas atividades lúdicas que podem ser aplicadas para ensinar a vogal “o” para crianças da educação infantil. Algumas sugestões incluem:

  • Brincadeiras de adivinhação de palavras que contenham a vogal “o”;
  • Jogo da memória com figuras que contenham palavras com a vogal “o”;
  • Confecção de cartazes com palavras que contenham a vogal “o”;
  • Músicas e cantigas que contenham palavras com a vogal “o”;
  • Leitura de histórias infantis que contenham palavras com a vogal “o”.

Como alinhar os objetivos de um plano de aula sobre a vogal ‘o’ com as competências da BNCC?

Para alinhar os objetivos de um plano de aula sobre a vogal “o” com as competências da BNCC, é importante considerar as habilidades e competências previstas para a Educação Infantil.

Dentre as competências gerais da BNCC, destacam-se:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se;
  • Cuidar-se;
  • Comunicar-se.

Sendo assim, o plano de aula deve contemplar atividades que promovam o desenvolvimento dessas competências, utilizando a vogal “o” como um dos recursos pedagógicos.

Além disso, é importante que o plano de aula esteja alinhado com as habilidades específicas previstas para a área de Linguagem, contemplando atividades que permitam o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.

Qual a sequência didática recomendada para introduzir a vogal ‘o’ para crianças de 3 anos?

Para introduzir a vogal “o” para crianças de 3 anos, recomenda-se uma sequência didática que contemple atividades lúdicas e interativas. Algumas sugestões incluem:

  • Apresentação da vogal “o” por meio de figuras e objetos que contenham a letra;
  • Realização de atividades de identificação da vogal “o” em palavras e frases simples;
  • Confecção de cartazes e painéis com palavras que contenham a vogal “o”;
  • Realização de brincadeiras e jogos que envolvam a vogal “o”;
  • Leitura de histórias infantis que contenham palavras com a vogal “o”.

Quais recursos pedagógicos são eficazes para ensinar a vogal ‘o’ no maternal?

Para ensinar a vogal “o” no maternal, é importante utilizar recursos pedagógicos que sejam adequados para a faixa etária das crianças e que permitam o desenvolvimento das habilidades previstas para a Educação Infantil. Algumas sugestões incluem:

  • Jogos e brincadeiras que envolvam a vogal “o”;
  • Atividades de identificação da vogal “o” em palavras e frases simples;
  • Confecção de cartazes e painéis com palavras que contenham a vogal “o”;
  • Leitura de histórias infantis que contenham palavras com a vogal “o”;
  • Realização de atividades de escrita e desenho que envolvam a vogal “o”.

Como avaliar o aprendizado da vogal ‘o’ em alunos da educação infantil conforme a BNCC?

Para avaliar o aprendizado da vogal “o” em alunos da Educação Infantil conforme a BNCC, é importante considerar as competências e habilidades previstas para essa etapa de ensino.

Além disso, é importante utilizar estratégias de avaliação que sejam adequadas para a faixa etária das crianças e que permitam a observação do desenvolvimento das habilidades previstas.

Algumas sugestões de estratégias de avaliação incluem:

  • Observação do desempenho das crianças em atividades de identificação e produção de palavras com a vogal “o”;
  • Registro de observações em fichas de acompanhamento individual;
  • Realização de atividades avaliativas que contemplem as habilidades previstas para a área de Linguagem na BNCC.
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