Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plantas em germinação em um jardim de escola da educação infantil

Plano de Aula: Observando o Ciclo de Vida das Plantas

Na educação infantil a curiosidade natural e a capacidade de observação podem ser estimuladas de maneira lúdica e envolvente. Neste plano de aula sobre o Ciclo de Vida das Plantas, as crianças são convidadas a explorar o fascinante mundo das plantas, desde a germinação até a dispersão de sementes. Através de atividades práticas e interativas, os pequenos aprenderão sobre as diferentes etapas do ciclo de vida das plantas, desenvolvendo não apenas o conhecimento científico, mas também uma apreciação pela natureza e sua importância

Objetivos

Os objetivos deste plano de aula são divididos em gerais e específicos, permitindo que os educadores direcionem suas atividades de forma eficaz e significativa.

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças o conhecimento sobre o ciclo de vida das plantas, compreendendo os processos de germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.

Objetivos Específicos

  • Identificar as etapas do ciclo de vida das plantas: as crianças serão incentivadas a reconhecer e nomear as diferentes fases do ciclo de vida das plantas, como germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão.
  • Observar e descrever as transformações que ocorrem durante o ciclo de vida das plantas: por meio de atividades práticas, como o plantio de sementes e o acompanhamento do crescimento das plantas, os alunos poderão observar as mudanças e transformações que ocorrem em cada etapa, desenvolvendo habilidades de observação e descrição.
  • Compreender a importância das plantas para o meio ambiente e para a vida humana: as atividades incluirão discussões sobre como as plantas contribuem para o equilíbrio ecológico, a produção de oxigênio e a alimentação humana, promovendo uma consciência ambiental desde cedo.

Com este plano de aula, espera-se que as crianças não apenas aprendam sobre o ciclo de vida das plantas, mas também desenvolvam um amor pela natureza e uma compreensão fundamental de seu papel essencial no nosso mundo.

Confira ao final do artigo um plano de aula pronto sobre este tema. Use e adapte livremente em sua prática pedagógica.

Campo de Experiência Associado a este Planejamento

crianças pintando desenhos sobre o ciclo de vida das plantas em uma sala de aula

O tema “Observando o Ciclo de Vida das Plantas” está intimamente relacionado ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC para a Educação Infantil.

Esse campo visa proporcionar às crianças a exploração e a compreensão do mundo natural e social ao seu redor, promovendo o aprendizado sobre os seres vivos, seus habitats e as interações que ocorrem na natureza.

Ao observar o ciclo de vida das plantas, as crianças estarão:

  • Explorando espaços: elas poderão observar as plantas em diferentes ambientes, como a sala de aula, o pátio da escola ou um jardim.
  • Percebendo transformações ao longo do tempo: as crianças acompanharão as mudanças que ocorrem nas plantas durante a germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.
  • Estabelecendo relações: elas poderão comparar as características das plantas em diferentes estágios do ciclo de vida, observando semelhanças e diferenças.
  • Trabalhando conceitos matemáticos: ao observar o crescimento das plantas, as crianças poderão desenvolver noções de medida, comparação de tamanhos e contagem.

Além disso, ao compreender a importância das plantas para o meio ambiente e para a vida humana, as crianças estarão estabelecendo relações entre os seres vivos e seu entorno, ampliando sua compreensão sobre o mundo natural.

Portanto, o tema “Observando o Ciclo de Vida das Plantas” se alinha perfeitamente aos objetivos do campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, proporcionando oportunidades ricas de aprendizado e exploração para as crianças da Educação Infantil.

Direitos de Aprendizagem Relacionados

Os principais direitos de aprendizagem que podem ser abordados neste plano incluem:

  1. Conviver: as atividades em grupo, como o plantio e a observação das plantas, promovem a interação entre as crianças, permitindo que elas aprendam a trabalhar em equipe e a respeitar as opiniões e contribuições dos colegas.
  2. Brincar: a exploração do ciclo de vida das plantas pode ser realizada através de jogos e brincadeiras, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido, o que é essencial para o desenvolvimento infantil.
  3. Participar: as crianças são incentivadas a participar ativamente das atividades, como o acompanhamento do crescimento das plantas, promovendo um senso de pertencimento e engajamento no processo de aprendizagem.
  4. Explorar: o plano de aula permite que as crianças explorem o ambiente ao seu redor, observando as plantas em diferentes estágios de crescimento e desenvolvendo habilidades de observação e investigação.
  5. Expressar: as crianças têm a oportunidade de expressar suas descobertas e sentimentos sobre as plantas e a natureza, seja através de desenhos, relatos ou discussões em grupo.
  6. Conhecer-se: ao interagir com as plantas e compreender seu ciclo de vida, as crianças também aprendem sobre si mesmas, suas emoções e como se relacionam com o mundo natural.

Esses direitos de aprendizagem garantem que as experiências educativas sejam significativas e integradas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.

Trabalhando o Tema de Forma Interdisciplinar Na Educação Infantil

plantas germinando em um jardim da escola

A abordagem interdisciplinar é especialmente importante na educação infantil, pois permite que as crianças aprendam de forma integrada e contextualizada.

Ao trabalhar um tema central, como o ciclo de vida das plantas, de maneira interdisciplinar, os professores criam oportunidades para as crianças estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento.

Veja alguns exemplos interessantes para inserir em um plano de aula.

Atividade 1: Plantando Sementes

  • Ciências: Explique o processo de germinação e as condições necessárias para o crescimento das plantas, como luz, água e solo.
  • Matemática: Introduza conceitos de medição ao pedir que as crianças meçam a altura das plantas ao longo do tempo, registrando os dados em tabelas.

Atividade 2: Medindo o crescimento

  • Matemática: Utilize gráficos para que as crianças visualizem o crescimento das plantas, promovendo a compreensão de dados e a interpretação gráfica.
  • Ciências: Discuta a importância da observação e da coleta de dados na ciência, relacionando isso ao método científico.

Atividade 3: Partes da planta

  • Ciências: Ensine sobre as diferentes partes da planta e suas funções, como raízes, caule, folhas, flores e frutos.
  • Artes: Permita que as crianças desenhem e pintem as partes da planta, incentivando a expressão criativa e a observação detalhada.

Atividade 4: Poesia sobre plantas

  • Língua Portuguesa: Trabalhe a construção de versos e rimas, estimulando a criatividade e a linguagem.
  • Artes: A atividade de ilustração das poesias pode ser uma forma de integrar artes visuais e literatura, promovendo a expressão artística.

Atividade 5: Visita ao jardim

  • Ciências: A visita permite a observação direta de diferentes tipos de plantas, discutindo a biodiversidade e os ecossistemas.
  • Movimento: A atividade física de caminhar e explorar o jardim promove o desenvolvimento motor e a conexão com a natureza.

Dicas para o(a) Professor(a)

  1. Incentive a observação detalhada: encoraje as crianças a observar atentamente as plantas, notando cores, texturas, formas e mudanças ao longo do tempo. Forneça lupas e outros instrumentos de observação para ampliar suas experiências sensoriais.
  2. Promova a curiosidade e o questionamento: estimule as crianças a fazer perguntas sobre as plantas e seu ciclo de vida. Incentive-as a compartilhar suas ideias, hipóteses e descobertas com o grupo.
  3. Conecte o aprendizado com a vida real: relate o ciclo de vida das plantas a experiências cotidianas, como a importância das plantas para a alimentação, a respiração e o equilíbrio ambiental. Essa conexão torna o aprendizado mais significativo e relevante para as crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Proporcionar às crianças o conhecimento sobre o ciclo de vida das plantas, compreendendo os processos de germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.
  • Específicos:
  1. Identificar as etapas do ciclo de vida das plantas.
  2. Observar e descrever as transformações que ocorrem durante o ciclo de vida das plantas.
  3. Compreender a importância das plantas para o meio ambiente e para a vida humana.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Ciclo de vida das plantas: germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada, utilizando recursos visuais como imagens e vídeos.
  • Atividades práticas de observação de plantas em diferentes estágios do ciclo de vida.
  • Roda de conversa para compartilhar as observações e reflexões das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Observação de plantas: Levar diferentes tipos de plantas para a sala de aula e permitir que as crianças observem e identifiquem as etapas do ciclo de vida de cada uma.
  2. Desenho do ciclo de vida: Após a observação, pedir para que as crianças desenhem as diferentes etapas do ciclo de vida de uma planta.
  3. Música das plantas: Criar uma música utilizando sons produzidos por objetos que representem as diferentes fases do ciclo de vida das plantas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Plantas em diferentes estágios de crescimento
  • Imagens e vídeos explicativos sobre o ciclo de vida das plantas
  • Materiais para desenho e pintura
  • Instrumentos musicais para a atividade de criação de sons

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante as atividades práticas.
  • Análise dos desenhos e registros feitos pelas crianças.
  • Roda de conversa para avaliar o nível de compreensão e participação dos alunos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Observação e identificação das plantas
  • Aula 2: Desenho do ciclo de vida das plantas
  • Aula 3: Atividade musical das plantas
  • Aula 4: Roda de conversa e avaliação final.

Conclusão

O plano de aula sobre o Ciclo de Vida das Plantas oferece uma oportunidade valiosa para as crianças da educação infantil explorarem e compreenderem o mundo natural de forma lúdica e envolvente.

Ao integrar diferentes áreas do conhecimento, como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Artes, os educadores não apenas promovem a curiosidade e a observação, mas também ajudam as crianças a desenvolverem habilidades essenciais para sua formação integral.

Através de atividades práticas e interativas, os pequenos aprendem sobre as etapas do ciclo de vida das plantas, ao mesmo tempo em que cultivam uma apreciação pela natureza e uma consciência ambiental desde cedo.

Essa abordagem interdisciplinar enriquece o aprendizado, tornando-o mais significativo e conectado à realidade das crianças, preparando-as para se tornarem cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo.

Ao final, espera-se que essa experiência não apenas amplie o conhecimento sobre as plantas, mas também desperte um amor duradouro pela natureza e pelo aprendizado contínuo.

Boa aula!

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima