Pular para o conteúdo
Início » Mapa do Site » Plano de Aula sobre Meio Ambiente para Alunos do 3º Ano

Plano de Aula sobre Meio Ambiente para Alunos do 3º Ano

Plano de Aula sobre Meio Ambiente

Ao longo deste artigo, veremos ideias de como elaborar e como trabalhar em sala de aula, um plano de aula sobre a temática do meio ambiente para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Ao final, deixaremos um plano de aula pronto para que você possa usar e adaptar livremente.

Dica de Ouro: Confira nos botões abaixo, Planos de Aula Prontos e Editáveis, com Códigos da BNCC para Todo o Ano Letivo:

Atividades e Materiais Relacionadas

Confira nos links a seguir Sugestões de Atividades e Materiais Úteis para este Tema:

  1. Atividades para Datas Comemorativas
  2. Jogos Pedagógicos
  3. Atividades Para Alfabetização

Um plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental é uma excelente ferramenta para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. A educação ambiental é um tema que deve ser abordado desde cedo, para que as crianças possam entender a importância de cuidar do meio ambiente e contribuir para um futuro mais sustentável.

O plano de aula pode incluir atividades que ajudem os alunos a compreender a interferência humana no meio ambiente e como preservá-lo. Além disso, pode ser uma oportunidade para ensinar sobre reciclagem, sustentabilidade e o Dia do Meio Ambiente. O plano de aula também deve ser alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atendidos.

Resumindo nosso assunto

  • Um plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental é uma maneira eficaz de conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental desde cedo.
  • O plano de aula pode incluir atividades que ajudem os alunos a entender a interferência humana no meio ambiente e como preservá-lo, além de ensinar sobre reciclagem, sustentabilidade e o Dia do Meio Ambiente.
  • O plano de aula deve ser alinhado com a BNCC para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atendidos.

A Importância do Meio Ambiente

O meio ambiente é um tema cada vez mais importante na sociedade em que vivemos. A preservação da natureza é fundamental para garantir a qualidade de vida das pessoas e a sobrevivência das espécies que habitam o planeta. Por isso, é essencial que desde cedo as crianças aprendam sobre a importância do meio ambiente e como cuidar dele.

O homem é um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente. A exploração desenfreada dos recursos naturais, a poluição do ar, da água e do solo, o desmatamento, entre outras atividades, têm causado danos irreparáveis ao planeta. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam desde cedo a importância de preservar a natureza e como agir de forma sustentável.

A importância do meio ambiente não se limita apenas à preservação da natureza. O meio ambiente também é fundamental para a saúde humana. A poluição do ar, da água e do solo pode causar uma série de doenças, como problemas respiratórios, alergias, câncer, entre outras. Além disso, a natureza é uma fonte de recursos importantes para a alimentação, a medicina e outros setores da economia.

Assim, preservar o meio ambiente é fundamental para garantir a qualidade de vida das pessoas e a sobrevivência das espécies que habitam o planeta. É essencial que as crianças aprendam desde cedo a importância de preservar a natureza e como agir de forma sustentável, para poderem contribuir com um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Conscientização e Educação Ambiental

A conscientização e a educação ambiental são as chaves para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. No contexto escolar, é importante que os alunos do 3º ano do ensino fundamental sejam estimulados a desenvolver a consciência ecológica e a compreender a importância da sustentabilidade para a preservação do planeta.

Para promover a conscientização ambiental, é necessário que o plano de aula seja estruturado de forma a incentivar a reflexão sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. O professor pode utilizar atividades lúdicas e dinâmicas que permitam aos alunos entender a relação entre as suas ações e o meio ambiente. Além disso, é importante que sejam discutidos temas como a importância da reciclagem, a economia de água e energia, o uso consciente dos recursos naturais, entre outros.

Para que os alunos desenvolvam a consciência ecológica, é necessário que a educação ambiental seja trabalhada de forma interdisciplinar. O professor pode abordar o tema em diferentes disciplinas, como ciências, geografia, história, português, entre outras. Dessa forma, os alunos terão uma visão mais ampla e integrada sobre o meio ambiente e poderão compreender a importância da sustentabilidade em diferentes contextos.

Por fim, é importante que o plano de aula seja estruturado de forma a permitir que os alunos sejam agentes transformadores em relação ao meio ambiente. O professor pode incentivar a realização de atividades práticas que permitam aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, como a realização de projetos de reciclagem ou a criação de hortas escolares. Dessa forma, os alunos poderão compreender a importância da sustentabilidade na prática e se tornarão cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Recursos para o Plano de Aula

O ensino sobre meio ambiente pode ser mais efetivo quando são utilizados recursos didáticos que despertem o interesse dos alunos. Dessa forma, o professor pode explorar diferentes tipos de recursos para tornar as aulas mais atrativas e envolventes.

Recursos Naturais

Os recursos naturais podem ser utilizados para demonstrar a importância da preservação do meio ambiente. O professor pode levar para a sala de aula materiais como sementes, folhas, pedras, entre outros, para que os alunos possam observar e conhecer melhor a natureza.

Imagens

As imagens são recursos visuais que ajudam a ilustrar e exemplificar conceitos relacionados ao meio ambiente. O professor pode utilizar imagens de animais, plantas, paisagens naturais, entre outros, para enriquecer as aulas e despertar a curiosidade dos alunos.

Música

A música é um recurso que pode ser utilizado para chamar a atenção dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas. O professor pode utilizar músicas que abordem temas relacionados ao meio ambiente, como a preservação da natureza e a importância da reciclagem, por exemplo.

Jogos

Os jogos são recursos lúdicos que podem ser utilizados para ensinar de forma mais divertida e descontraída. O professor pode utilizar jogos educativos que abordem temas relacionados ao meio ambiente, como jogos de memória com imagens de animais ou jogos de tabuleiro que ensinem sobre a reciclagem.

PDF e PPT

Os arquivos em PDF e PPT são recursos que podem ser utilizados para apresentar informações de forma mais organizada e estruturada. O professor pode utilizar apresentações em PowerPoint ou documentos em PDF para apresentar conceitos relacionados ao meio ambiente, como a importância da preservação da fauna e flora.

O uso de diferentes recursos pode tornar as aulas mais interessantes e efetivas no ensino sobre meio ambiente. O professor pode explorar recursos naturais, imagens, música, jogos, PDF e PPT para enriquecer as aulas e despertar o interesse dos alunos.

Atividades Sugeridas

Para o plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental, há várias sugestões de atividades que podem ser incluídas para aumentar a criatividade das crianças e desenvolver seu interesse pelo tema.

Uma ideia é incentivar os alunos a fazerem uma pesquisa sobre animais em extinção e criar cartazes para conscientizar outras pessoas sobre a importância de proteger essas espécies. Além disso, pode-se promover uma atividade de plantio de mudas em uma área verde próxima à escola, onde as crianças possam aprender sobre a importância das árvores e do cuidado com o meio ambiente.

Outra sugestão é organizar uma aula de campo em uma reserva ambiental, onde os alunos possam observar a fauna e a flora local e aprender sobre a importância da preservação desses ecossistemas. Durante a aula, pode-se incentivar as crianças a fazerem anotações e desenhos em seus cadernos, para que possam registrar suas impressões e aprendizados.

Para desenvolver a criatividade dos alunos, pode-se promover uma atividade de produção de arte com materiais reciclados, onde as crianças possam criar esculturas, pinturas ou objetos utilizando materiais que seriam descartados. Isso pode ajudar a conscientizá-las sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Por fim, pode-se promover uma atividade de dramatização, onde os alunos possam interpretar personagens que lutam pela preservação do meio ambiente. Isso pode ajudar a desenvolver a empatia das crianças e incentivá-las a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

Com essas sugestões de atividades, é possível criar um plano de aula que seja educativo, criativo e divertido para as crianças.

Avaliação e Feedback

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem e permite que os professores avaliem o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem. No contexto de um plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental, a avaliação pode ser feita de várias maneiras.

Uma opção é usar a avaliação formativa, que é uma abordagem contínua que permite aos professores monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback para ajudá-los a melhorar. Isso pode ser feito por meio de atividades em sala de aula, como perguntas orais, exercícios escritos e discussões em grupo. Os professores também podem usar rubricas para avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedback específico sobre o que eles estão fazendo bem e onde precisam melhorar.

Outra opção é usar a avaliação somativa, que é uma avaliação mais formal que é usada para medir o desempenho dos alunos em relação a um conjunto de critérios específicos. Isso pode ser feito por meio de testes, trabalhos escritos e projetos. Os professores devem fornecer feedback após a avaliação somativa, para que os alunos possam entender onde precisam melhorar e como podem melhorar.

Independentemente do tipo de avaliação usado, é importante que os professores forneçam feedback aos alunos. O feedback deve ser específico, construtivo e relacionado aos objetivos de aprendizagem. Os professores também devem fornecer feedback oportuno, para que os alunos possam usar o feedback para melhorar seu desempenho.

No contexto de um plano de aula sobre o meio ambiente, os professores podem usar o feedback para ajudar os alunos a entender a importância do meio ambiente e como eles podem ajudar a protegê-lo. Os professores podem fornecer feedback sobre como os alunos estão se saindo em atividades relacionadas ao meio ambiente, como reciclagem, conservação de energia e conservação de água. Os professores também podem fornecer feedback sobre como os alunos estão se comunicando sobre o meio ambiente com seus colegas e familiares.

Em resumo, a avaliação e o feedback são partes importantes de um plano de aula. Os professores devem usar uma variedade de métodos de avaliação, incluindo avaliação formativa e somativa, e fornecer feedback específico e construtivo aos alunos. O feedback deve ser oportuno e relacionado aos objetivos de aprendizagem, e os professores devem usar o feedback para ajudar os alunos a entender a importância do meio ambiente e como eles podem ajudar a protegê-lo.

Interferência Humana e Preservação

A interferência humana tem se tornado cada vez mais presente no meio ambiente, causando danos que afetam diretamente a fauna e a flora. Por isso, é importante que as crianças desde cedo entendam a importância da preservação do meio ambiente e como a ação do homem pode ser prejudicial.

Durante as aulas, é fundamental abordar o tema de interferência humana e preservação, mostrando aos alunos as consequências negativas que ações como desmatamento, poluição e caça ilegal podem causar no meio ambiente. É importante que as crianças entendam que todas as ações humanas têm um impacto no meio ambiente, e que é possível adotar medidas para minimizar esses impactos.

Para ajudar os alunos a entender melhor o tema, é interessante propor atividades práticas, como a visita a uma área de preservação ambiental ou a realização de uma campanha de reciclagem na escola. Dessa forma, as crianças poderão ver na prática como as ações humanas podem interferir no meio ambiente, e como é possível adotar medidas para preservá-lo.

Por fim, é importante ressaltar que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e que as crianças podem fazer a diferença adotando pequenas ações no dia a dia, como economizar água e energia, evitar o desperdício e reciclar o lixo.

Reciclagem e Sustentabilidade

A reciclagem é uma prática que visa reduzir a quantidade de resíduos que são descartados no meio ambiente. Ela consiste em coletar, separar e processar materiais que podem ser transformados em novos produtos. Essa prática é essencial para a preservação ambiental, pois reduz a quantidade de lixo que é jogado em aterros sanitários e diminui a extração de matérias-primas naturais.

Além disso, a reciclagem é uma importante ferramenta para a promoção da sustentabilidade. Ela contribui para a redução da emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, que são liberados durante a extração e produção de novos materiais. Ao reciclar, é possível economizar energia e água, recursos que são utilizados em grande quantidade na produção de novos produtos.

Para que a reciclagem seja efetiva, é importante que haja uma conscientização sobre a importância da prática. É necessário que sejam criados programas de coleta seletiva nas escolas, empresas e comunidades, para que os materiais possam ser separados de forma adequada e encaminhados para a reciclagem.

A sustentabilidade é um conceito que está diretamente relacionado à reciclagem. Ela se refere à capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades. A reciclagem é uma prática que contribui para a promoção da sustentabilidade, pois permite que os recursos naturais sejam utilizados de forma consciente e responsável.

Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e promover ações que contribuam para a sustentabilidade do planeta.

Nesse dia, diversas atividades são realizadas em todo o mundo, como palestras, exposições, plantio de árvores, limpeza de praias e rios, entre outras. As escolas também podem contribuir com a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, é possível elaborar um plano de aula sobre o tema, abordando assuntos como a importância da reciclagem, a economia de água e energia, a preservação da fauna e flora, entre outros. É importante que o professor utilize uma linguagem simples e objetiva, de forma a facilitar a compreensão dos alunos.

Algumas atividades que podem ser realizadas no Dia do Meio Ambiente incluem:

  • Plantio de mudas de árvores;
  • Limpeza de uma área verde próxima à escola;
  • Confecção de materiais recicláveis, como porta-lápis com rolos de papel higiênico;
  • Palestras com especialistas em meio ambiente;
  • Exposição de trabalhos e projetos sobre o tema.

O importante é que os alunos possam compreender a importância da preservação do meio ambiente e se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento, levando-o para suas famílias e comunidades.

BNCC e Plano de Aula

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem adquirir em cada etapa da educação básica. Ela é uma referência obrigatória para a elaboração dos planos de aula em todas as escolas do país.

No caso do plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental, a BNCC é especialmente importante, já que esse tema é um dos eixos estruturantes do documento. De acordo com a BNCC, os alunos devem desenvolver a capacidade de compreender a relação entre ser humano e meio ambiente, identificar e analisar problemas ambientais e propor soluções para eles.

Para elaborar um plano de aula que atenda às exigências da BNCC, é preciso levar em conta os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos para a etapa de ensino em questão. Além disso, é importante considerar as habilidades e competências que os alunos já possuem e as que precisam desenvolver.

O plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental deve abordar temas como poluição, preservação da natureza, reciclagem, entre outros. É importante que os alunos aprendam a identificar os principais problemas ambientais de sua comunidade e a propor soluções para eles.

Para isso, o plano de aula pode incluir atividades como pesquisas, debates, produção de textos, visitas a locais que exemplifiquem os problemas ambientais, entre outras. É importante que as atividades sejam planejadas de forma a promover a participação ativa dos alunos e a desenvolver habilidades como a observação, a análise crítica e a proposição de soluções.

Plano de Aula Pronto sobre Meio Ambiente para Alunos do 3º Ano

Plano de Aula: Meio Ambiente – 3º Ano do Ensino Fundamental

Tema: Meio Ambiente

Duração: 4 aulas (45 minutos cada)

Campos de Experiência Trabalhados:

  1. O eu, o outro e o nós.
  2. Corpo, gestos e movimentos.
  3. Traços, sons, cores e formas.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos:

  • Compreender a importância do meio ambiente para a vida no planeta.
  • Identificar elementos naturais e impactos humanos no meio ambiente.
  • Desenvolver atitudes de preservação e conscientização ambiental.
  • Estimular a criatividade e a expressão por meio de atividades lúdicas.

Atividades:

Aula 1 – Introdução ao Meio Ambiente Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

  1. Roda de Conversa (15 minutos): Iniciar a aula com uma conversa sobre o que é o meio ambiente, o que os alunos já conhecem sobre o assunto e por que é importante cuidar dele.
  2. Vídeo Educativo (10 minutos): Apresentar um vídeo curto sobre a importância do meio ambiente e as consequências dos danos causados.
  3. Atividade Lúdica – “Criação de um Painel” (20 minutos): Dividir a turma em grupos e fornecer materiais como revistas, tesouras, cola e cartolinas. Cada grupo deverá recortar imagens de elementos naturais (árvores, animais, rios etc.) e elementos impactantes (lixo, poluição etc.) e criar um painel mostrando a diferença entre um ambiente saudável e um prejudicado.

Aula 2 – Componentes do Meio Ambiente Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

  1. Atividade Interativa – “Jogo dos Componentes” (20 minutos): Preparar cartas com imagens dos principais componentes do meio ambiente (sol, árvores, animais, lixo etc.). Organizar um jogo da memória em que os alunos precisam encontrar as combinações corretas.
  2. Exploração no Pátio Escolar (15 minutos): Levar os alunos para uma breve exploração no pátio da escola. Identificar e discutir os elementos do meio ambiente presentes no local.
  3. Desenho Criativo (10 minutos): Cada aluno deve escolher um componente do meio ambiente e desenhá-lo de forma criativa em seu caderno.

Aula 3 – Ação e Consequência Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

  1. Dramatização (20 minutos): Dividir a turma em grupos e pedir que criem pequenas dramatizações representando ações positivas e negativas para o meio ambiente. Exemplo: reciclar o lixo versus jogar lixo no chão.
  2. Discussão em Grupo (10 minutos): Após as dramatizações, conduzir uma discussão sobre as ações e suas consequências no meio ambiente.
  3. Atividade Escrita – “Carta ao Planeta” (15 minutos): Cada aluno escreverá uma carta ao planeta, expressando seu compromisso em cuidar do meio ambiente e o que fará para contribuir.

Aula 4 – Cuidando do Meio Ambiente Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  1. Atividade de Plantio (20 minutos): Realizar uma atividade prática de plantio de sementes em vasos. Explicar como as plantas contribuem para o equilíbrio do meio ambiente.
  2. Conversa Sobre Reciclagem (10 minutos): Falar sobre a importância da reciclagem e como separar corretamente o lixo.
  3. Atividade Lúdica – “Jogo da Reciclagem” (15 minutos): Preparar um jogo de tabuleiro em que os alunos avançam por cumprir tarefas relacionadas à reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

Recursos Utilizados:

  • Vídeos educativos sobre o meio ambiente.
  • Cartolinas, tesouras, cola, revistas.
  • Cartas com imagens para o jogo da memória.
  • Materiais para desenho.
  • Sementes e vasos para atividade de plantio.
  • Materiais para o jogo de tabuleiro.

Avaliação: A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a compreensão dos conceitos, a criatividade nas produções e o engajamento nas discussões sobre o meio ambiente e suas ações.

Observações:

  • O plano de aula pode ser adaptado de acordo com as necessidades da turma e do contexto da escola.
  • É importante manter um ambiente de respeito e escuta durante as discussões, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e ideias.
  • Incentivar a conexão entre o aprendizado em sala de aula e a vida cotidiana dos alunos, para que eles se tornem agentes ativos na preservação do meio ambiente.

Perguntas Frequentes sobre Este Assunto

Quais são as habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas no plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental?

No plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano do ensino fundamental, várias habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser trabalhadas. Aqui estão algumas das principais habilidades relacionadas a cada campo de experiência:

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

  1. Conviver: Compreender a importância do respeito às diferenças e à diversidade na relação com o meio ambiente e seus habitantes.
  2. Brincar: Participar de atividades lúdicas que envolvam a conscientização ambiental, desenvolvendo a criatividade e a expressão.

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

  1. Explorar: Explorar o ambiente natural, identificando componentes como árvores, animais e elementos que compõem a paisagem.
  2. Expressar: Expressar-se por meio de atividades de desenho e dramatização, relacionando-se com elementos naturais e de impacto ambiental.

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas

  1. Explorar: Explorar as formas e cores presentes no ambiente natural, estimulando a observação e a percepção das características do meio ambiente.
  2. Comunicar: Utilizar recursos visuais (desenhos, colagens) para comunicar ideias e reflexões sobre o meio ambiente.

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

  1. Comunicar: Participar de conversas e discussões sobre o meio ambiente, expressando suas ideias, ouvindo os outros e construindo conhecimento coletivamente.
  2. Imaginar: Utilizar a imaginação para criar soluções e ações de cuidado com o meio ambiente, como escrever uma carta ao planeta.

Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  1. Explorar: Identificar transformações no meio ambiente ao longo do tempo, como o crescimento de plantas, e entender as relações entre elementos naturais e impactos humanos.
  2. Resolver: Propor ações e estratégias para cuidar do meio ambiente, considerando quantidades de lixo reciclável e a importância da reciclagem.

Portanto, ao realizar as atividades propostas no plano de aula, você estará trabalhando habilidades essenciais da BNCC em diferentes campos de experiência, promovendo uma educação integral e contextualizada para os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Como desenvolver atividades sobre sustentabilidade para alunos do 3º ano do ensino fundamental?

Para desenvolver atividades sobre sustentabilidade para alunos do 3º ano do ensino fundamental, é importante utilizar uma linguagem clara e objetiva, que seja adequada à faixa etária dos alunos. Além disso, é importante utilizar recursos didáticos que possam auxiliar na compreensão dos conceitos, tais como: jogos, vídeos, imagens, entre outros.

Quais são as competências e habilidades necessárias para trabalhar o tema meio ambiente com alunos do 3º ano do ensino fundamental?

Para trabalhar o tema meio ambiente com alunos do 3º ano do ensino fundamental, é necessário ter conhecimento sobre os conceitos básicos relacionados ao tema, tais como: ecossistema, cadeia alimentar, poluição, entre outros. Além disso, é importante ter habilidade para utilizar recursos didáticos que possam auxiliar na compreensão dos conceitos pelos alunos.

Como introduzir o conceito de meio ambiente para alunos do 3º ano do ensino fundamental?

Para introduzir o conceito de meio ambiente para alunos do 3º ano do ensino fundamental, é importante utilizar recursos didáticos que possam auxiliar na compreensão dos conceitos, tais como: vídeos, imagens, jogos, entre outros. Além disso, é importante utilizar uma linguagem clara e objetiva, que seja adequada à faixa etária dos alunos.

Quais são as principais formas de preservação do meio ambiente que podem ser ensinadas para alunos do 3º ano do ensino fundamental?

Algumas das principais formas de preservação do meio ambiente que podem ser ensinadas para alunos do 3º ano do ensino fundamental são: reduzir o consumo de energia elétrica, economizar água, fazer a separação correta do lixo, não jogar lixo na rua, entre outras.

Como elaborar um plano de aula sobre meio ambiente para alunos do 3º ano do ensino fundamental de acordo com a BNCC?

Para elaborar um plano de aula sobre meio ambiente para alunos do 3º ano do ensino fundamental de acordo com a BNCC, é importante identificar as habilidades e competências que serão trabalhadas, definir os objetivos da aula, selecionar os recursos didáticos que serão utilizados, planejar as atividades e avaliações, entre outras etapas importantes.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *