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Plano de Aula sobre Parlendas para Educação Infantil – BNCC

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Prepare-se para adentrar no universo lúdico das parlendas e desvendar como essas rimas tradicionais podem ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil. Neste artigo, veremos como desenvolver um plano de aula sobre parlendas para alunos da Educação Infantil. Vamos conhecer as maravilhas das parlendas e como elas se alinham perfeitamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando uma aprendizagem significativa e divertida para os pequenos.

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jogos pedagógicos

Entenda como as parlendas estimulam a memória, a atenção e a coordenação motora, ao mesmo tempo em que introduzem as crianças ao ritmo, à musicalidade e à estrutura da língua de forma natural e prazerosa.

Além disso, discutiremos como essas atividades promovem a socialização e a expressão criativa, elementos cruciais na primeira infância.

E o melhor de tudo? Ao final deste artigo, deixaremos um plano de aula completo, pronto para ser implementado e adaptado conforme as necessidades da sua turma.

Não perca a chance de enriquecer suas aulas com o encanto das parlendas!

Vamos começar?

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Uma sala de aula colorida com crianças sentadas em círculo, ouvindo a professora ler parlendas de um grande livro. Cartazes educativos e adereços sobre parlendas decoram as paredes

Educação infantil representa um momento crucial no desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que norteiam o ensino, assegurando uma educação integral e de qualidade.

O plano de aula, estratégico para o alcance desses objetivos, precisa ser elaborado com especial atenção às peculiaridades e interesses dos alunos dessa faixa etária.

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atividades para alfabetização

As parlendas, por exemplo, são poderosas ferramentas pedagógicas que ressoam com o universo lúdico infantil e oferecem ricas possibilidades para o desenvolvimento da oralidade, do ritmo e da memória.

Ao planejar aulas que envolvem parlendas, o educador deve considerar os eixos de aprendizagem e os objetivos da BNCC para a educação infantil.

As atividades devem ser projetadas para promover interações e o brincar, elementos fundamentais para a aprendizagem nessa etapa da vida escolar.

Parlendas, como formas tradicionais de versos infantis, propiciam não apenas a diversão, mas também o aprendizado de novas palavras, a percepção de rimas e o estímulo à criatividade através de explorações sonoras e gestuais.

Em conformidade com as diretrizes da BNCC, um plano de aula bem estruturado que incorpore parlendas deve buscar o equilíbrio entre os aspectos lúdicos e os pedagógicos.

Isso significa criar situações nas quais a brincadeira com as palavras se transforma em oportunidade para explorar recursos da língua, estruturar o pensamento e motivar a interação com o outro de maneira respeitosa e construtiva.

Além disso, tais planos devem ser adaptáveis às diferentes realidades e contextos dos alunos, garantindo que todos participem e se beneficiem dos processos de ensino e aprendizagem.

Compreendendo as Parlendas

A colorful classroom with children sitting in a circle, reciting parlendas with enthusiasm. Educational materials and visual aids are displayed around the room

Antes de adentrarmos nas atividades didáticas com parlendas, é essencial entender o que são, suas origens, e sua relevância no contexto da educação infantil.

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atividades para educação especial

Definição e Origens

As parlendas são versos infantis rimados e com ritmo, que fazem parte do folclore brasileiro e da cultura popular. Elas são transmitidas de geração em geração, caracterizando-se como uma expressão da oralidade.

Com frequência, são acompanhadas de brincadeiras ou jogos, o que implica uma forte conexão com a arte e a literatura.

Exemplos de Parlendas Conhecidas

Aqui estão algumas parlendas conhecidas:

  1. “Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar, Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar.”
  2. “Atirei o pau no gato, Mas o gato não morreu, Dona Chica admirou-se Do berro que o gato deu.”
  3. “Batatinha quando nasce, Espalha a rama pelo chão. Menininha quando dorme, Põe a mão no coração.”
  4. “Sapo cururu Na beira do rio Quando o sapo canta Ê, menino, é sinal Que o amor está por perto Ê, menina, é sinal Que o amor está por certo”
  5. “O cravo brigou com a rosa, Debaixo de uma sacada. O cravo saiu ferido, E a rosa despedaçada.”

Essas são apenas algumas das muitas parlendas conhecidas.

Importância no Desenvolvimento Infantil

No desenvolvimento infantil, as parlendas desempenham um papel crucial. Elas estimulam a memória, a pronúncia e a alfabetização, além de introduzir as crianças aos ritmos da língua portuguesa.

Essa prática lúdica fomenta a criatividade e contribui para o desenvolvimento afetivo-social da criança.

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atividades para datas comemorativas

Parlendas e a BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as parlendas integram os “campos de experiência” que são essenciais na educação infantil.

Elas auxiliam no desenvolvimento de habilidades previstas pela BNCC, tal como a capacidade de escutar, falar, pensar e se expressar.

Assim, são valiosas ferramentas para o processo de alfabetização e conhecimento na primeira etapa da educação.

Construção do Plano de Aula

Uma educadora prepara um plano de aula sobre canções infantis para crianças em idade pré-escolar, seguindo orientações educacionais

Ao construir um plano de aula sobre parlendas para a educação infantil, o professor deve selecionar conteúdos apropriados, definir objetivos claros, elaborar estratégias pedagógicas eficazes e escolher materiais didáticos pertinentes, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Seleção de Conteúdo

O professor deve compor um repertório de parlendas que ressoem com o tema escolhido e que sejam adequadas ao nível de entendimento e interesse das crianças na educação infantil.

As parlendas devem ser escolhidas não apenas por sua sonoridade e ritmo, mas também por seu potencial de estimular a escrita e criar oportunidades para exploração da língua.

Definição dos Objetivos

Os objetivos devem estar alinhados com as competências linguísticas descritas pela BNCC.

Espera-se que os alunos sejam capazes de ampliar o vocabulário, reconhecer rimas e desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da interação com parlendas.

Os objetivos devem igualmente promover a interação social e o desenvolvimento cognitivo através brincadeiras e jogos.

Exemplos de Objetivos Gerais e Específicos

Aqui estão alguns exemplos de objetivos gerais e específicos que podem ser usados em um plano de aula sobre parlendas para a educação infantil:

Objetivos Gerais:

  1. Promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.
  2. Estimular a criatividade e a imaginação por meio da exploração de parlendas.
  3. Valorizar e resgatar a cultura popular e tradicional por meio das parlendas.
  4. Desenvolver habilidades socioemocionais, como cooperação e empatia, por meio de atividades colaborativas relacionadas às parlendas.
  5. Promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciências e artes, por meio das parlendas.

Objetivos Específicos:

  1. Identificar e reconhecer parlendas como gênero textual.
  2. Memorizar e recitar parlendas de forma oral.
  3. Compreender o significado das parlendas por meio de atividades de interpretação.
  4. Explorar os elementos linguísticos e sonoros das parlendas, como rimas, repetições e ritmo.
  5. Realizar atividades de dramatização das parlendas para vivenciar seus conteúdos de forma lúdica.
  6. Criar ilustrações e representações visuais das parlendas por meio de atividades artísticas.
  7. Produzir escrita própria inspirada nas parlendas, como versões modificadas ou novas parlendas.
  8. Investigar e pesquisar sobre a origem e o contexto cultural das parlendas.
  9. Participar de atividades de roda de conversa para compartilhar experiências e sentimentos relacionados às parlendas.
  10. Colaborar em atividades de grupo para criar performances ou apresentações baseadas em parlendas.

Esses objetivos gerais e específicos podem ser adaptados de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças, seus interesses e as características específicas da turma.

Eles fornecem uma base sólida para a elaboração de um plano de aula abrangente e enriquecedor sobre parlendas na educação infantil.

Estratégias Pedagógicas

As estratégias pedagógicas devem incluir práticas lúdicas como recitar em coro, jogos de imitação e atividades de memorização.

A interação é fundamental, portanto, a abordagem pode ser diversificada entre atividades em grupo e individuais.

Também é crucial envolver as crianças em um processo ativo de exploração das rimas e ritmos das parlendas.

Aqui estão algumas estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para trabalhar com parlendas na educação infantil:

  1. Dramatização e Encenação: Permita que as crianças dramatizem as parlendas, interpretando os personagens e recriando as situações descritas. Isso ajuda a internalizar o conteúdo das parlendas de forma lúdica e envolvente.
  2. Exploração Sensorial: Utilize elementos sensoriais para explorar as parlendas, como objetos táteis relacionados à história, música para acompanhar o ritmo da parlenda, aromas que remetam aos ambientes descritos, entre outros.
  3. Atividades Artísticas: Promova atividades artísticas inspiradas nas parlendas, como desenho, pintura, modelagem ou colagem. Isso permite que as crianças expressem sua compreensão e interpretação das parlendas de forma criativa.
  4. Jogos e Brincadeiras: Desenvolva jogos e brincadeiras que envolvam as parlendas, como quebra-cabeças com imagens relacionadas à história, jogos de memória com versos das parlendas, ou jogos de adivinhação com trechos das parlendas.
  5. Produção de Textos: Incentive as crianças a produzirem seus próprios textos inspirados nas parlendas, como versões modificadas, continuação da história ou criação de parlendas originais. Isso promove a escrita criativa e o desenvolvimento da linguagem escrita.
  6. Atividades de Leitura Compartilhada: Realize leituras compartilhadas das parlendas em grupo, incentivando as crianças a participarem ativamente da leitura, fazendo perguntas sobre o texto, identificando rimas e repetições, e discutindo sobre o significado da história.
  7. Pesquisa e Exploração Cultural: Conduza atividades de pesquisa sobre a origem e o contexto cultural das parlendas, explorando sua história, as regiões onde são mais populares e as tradições associadas a elas. Isso amplia o conhecimento das crianças sobre o folclore e a cultura popular.
  8. Integração Interdisciplinar: Explore as parlendas de forma interdisciplinar, integrando-as a outras áreas do currículo, como matemática (explorando padrões e sequências), ciências (investigando elementos naturais mencionados nas parlendas), e estudos sociais (aprendendo sobre tradições culturais).

Essas estratégias pedagógicas proporcionam uma abordagem variada e estimulante para o trabalho com parlendas na educação infantil, promovendo o engajamento das crianças e o desenvolvimento de múltiplas habilidades.

Materiais e Recursos Didáticos

Os materiais didáticos devem incluir livros com ilustrações atrativas, vídeos educativos e PDFs com as parlendas escritas.

Recursos visuais e auditivos são ótimos para reforçar o aprendizado. Materiais concretos, como objetos que representem elementos das parlendas, podem ser utilizados para enriquecer a prática pedagógica.

Metodologias de Ensino

A colorful classroom with a chalkboard displaying a lesson plan on "parlendas" for preschoolers, surrounded by educational materials and playful decorations

A elaboração de um plano de aula sobre parlendas para alunos da educação infantil exige um entendimento profundo das metodologias de ensino que se alinham às diretrizes da BNCC.

É fundamental que os professores selecionem técnicas que fomentem a oralidade e a apreciação de poesia, enquanto incentivam a participação ativa dos alunos por meio de música, jogos e brincadeiras adequadas a esse nível de ensino.

Abordagem Lúdica e Participativa

Para trabalhar com parlendas na educação infantil, uma metodologia que se coaduna bem é a abordagem lúdica e participativa.

Aqui estão algumas estratégias e metodologias que podem ser utilizadas:

  1. Experiências Sensoriais: Permita que as crianças explorem as parlendas por meio de experiências sensoriais. Isso pode incluir atividades como dramatização, manipulação de objetos relacionados à parlenda, uso de música e dança para acompanhar a ritmo da parlenda, entre outras atividades que envolvam os sentidos.
  2. Aprendizagem Ativa: Incentive a participação ativa das crianças na exploração das parlendas. Isso pode ser feito por meio de perguntas abertas que estimulem a reflexão e a discussão sobre o significado das parlendas, sua origem, personagens envolvidos, entre outros aspectos.
  3. Arte e Expressão Criativa: Promova atividades artísticas relacionadas às parlendas, como desenho, pintura, colagem, modelagem, entre outras. Isso permite que as crianças expressem sua compreensão e interpretação das parlendas de forma criativa.
  4. Integração com outras áreas do conhecimento: Explore as parlendas de forma interdisciplinar, integrando-as a outras áreas do currículo, como linguagem, matemática, ciências, artes, entre outras. Por exemplo, você pode explorar conceitos matemáticos, como padrões e sequências, por meio das parlendas, ou incorporar atividades de ciências explorando elementos naturais mencionados nas parlendas.
  5. Atividades de Leitura e Escrita: Utilize as parlendas como base para atividades de leitura e escrita, incentivando as crianças a lerem as parlendas em voz alta, a escreverem versões próprias das parlendas, a criarem suas próprias parlendas, entre outras atividades que promovam o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita.
  6. Valorização da Cultura Local e Tradicional: Explore parlendas que façam parte da cultura local e tradicional da comunidade das crianças, promovendo assim o resgate e a valorização das tradições locais.

Essas são algumas sugestões de metodologias que se coadunam bem com o trabalho com parlendas na educação infantil.

O mais importante é proporcionar experiências ricas e significativas que estimulem a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento integral das crianças.

Outras Abordagens de Ensino

A abordagem de ensino para o trabalho com parlendas na educação infantil deve privilegiar a interação e a expressão criativa das crianças.

Técnicas de arte e a narração de histórias podem ser empregadas para trabalhar a oralidade e a memorização.

O tempo dedicado na rotina diária para o desenvolvimento dessas atividades precisa ser considerado no plano, para integrar gradualmente as crianças ao mundo exterior por meio das parlendas.

Atividades Práticas

As atividades práticas são peças-chave para a efetiva fixação do conteúdo.

Professores podem organizar:

  • Brincadeiras de roda que combinem cantigas com movimentos corporais, estimulando a noção de espaço e quantidades.
  • Jogos que propiciem a descoberta de palavras, incentivando o desenvolvimento da oralidade.
  • Oficinas de criação onde os alunos possam produzir suas próprias parlendas, associadas a desenhos ou outras formas de arte.

Integração das Parlendas ao Currículo

A integração das parlendas ao currículo da educação infantil visa a criação de um ambiente de aprendizado que considera a criança como protagonista.

Os professores devem elaborar planos de aula que articulem as parlendas com outros componentes curriculares, usando-as como ponto de partida para explorar temas variados, desde matemática até ciências, conectando a sala de aula ao mundo exterior de forma lúdica e significativa.

Trabalhando de Forma Interdisciplinar

As parlendas podem ser utilizadas para criar planos de aula interdisciplinares de várias maneiras, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma aprendizagem mais rica e conectada.

Aqui estão algumas sugestões:

  1. Língua Portuguesa: Utilize as parlendas para trabalhar a fluência leitora, a escrita criativa e a análise linguística, explorando rimas, ritmo e estrutura das frases.
  2. Matemática: Desenvolva atividades que envolvam contagem e sequências numéricas presentes nas parlendas, além de explorar conceitos de medidas de tempo, como a duração de recitar uma parlenda.
  3. Artes: Encoraje os alunos a ilustrarem parlendas, criando desenhos que representem o conteúdo das rimas, ou a encenarem as parlendas, promovendo a expressão corporal e dramática.
  4. História e Geografia: Contextualize as parlendas dentro da cultura brasileira, explorando suas origens e a forma como refletem a história e a geografia do país.
  5. Ciências: Use parlendas que mencionem elementos da natureza para introduzir conceitos básicos de biologia, ecologia e ciências físicas.
  6. Educação Física: Crie jogos e brincadeiras que incorporem as parlendas, incentivando a coordenação motora e o movimento sincronizado com as palavras.

Ao integrar as parlendas em diferentes disciplinas, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos podem fazer conexões entre diferentes campos de conhecimento e aplicar o que aprenderam de maneira prática e significativa.

Avaliação e Acompanhamento

Uma educadora cria um plano de aula sobre canções infantis para jovens estudantes, seguindo orientações educacionais

A adequada avaliação e o acompanhamento são fundamentais no processo de aprendizagem das crianças, principalmente quando se trata de atividades com parlendas na educação infantil, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Eles não apenas ajudam a mensurar o progresso dos alunos, mas também orientam o professor na adaptação do plano de aula para promover o desenvolvimento contínuo da turma.

Métodos de Avaliação

Para garantir eficiência na avaliação e acompanhamento, o professor deve utilizar métodos que considerem a individualidade de cada aluno e as transformações ocorridas ao longo do processo educativo.

A avaliação deve ser contínua, formativa e diagnóstica, proporcionando um registro detalhado do progresso do aluno.

  • Observação Direta: O professor deve observar as interações das crianças com as parlendas, notando como elas reagem, se expressam e participam das atividades propostas.
  • Portfólios: Criar portfólios dos trabalhos dos alunos, com registros de desenhos, escritos e outras produções que permitam acompanhar a evolução de suas habilidades.
  • Autoavaliação: Encorajar que os alunos façam uma autoavaliação é uma forma de desenvolver a autoconsciência sobre o próprio aprendizado.
  • Feedback Construtivo: Fornecer aos alunos um retorno sobre seu desempenho, ressaltando pontos positivos e áreas para melhoria.
  • Registro de Desenvolvimento: Manter um acompanhamento regular do desenvolvimento dos alunos por meio de relatórios ou diários de classe.

Essas estratégias permitem que o professor adeque o plano de aula às necessidades da turma e promova uma aprendizagem significativa.

Recursos Complementares

Uma sala de aula colorida com desenhos infantis nas paredes, uma mesa com materiais de arte e um quadro branco com os passos para criar um plano de aula sobre cantigas infantis para alunos da pré-escola

Ao planejar uma aula de parlendas para a educação infantil alinhada às diretrizes da BNCC, é essencial dispor de recursos complementares que enriquecem a experiência educativa.

Esses materiais estimulam o desenvolvimento da leitura e escrita, ampliando o repertório lúdico e cultural das crianças.

Material de Apoio Pedagógico

Os educadores podem criar vídeos demonstrativos de parlendas, utilizando recursos visuais como ilustrações e murais feitos em papel cartão para captar o interesse das crianças.

O uso de livros de parlendas também representa um suporte valioso, permitindo que as crianças acompanhem as ilustrações enquanto ouvem as histórias.

Disponibilizar o conteúdo das parlendas em PDF pode auxiliar os pais e responsáveis a dar continuidade ao aprendizado em casa, acessando as atividades no conforto do lar.

  • Vídeos: Crie clipes curtos com animações ou dramatizações das parlendas.
  • Murais: Use murais coloridos na sala de aula para ilustrar as parlendas e criar um ambiente estimulante.
  • Ilustrações: Forneça imagens que representem as parlendas, facilitando a memorização e compreensão das histórias.

Sugestões de Leitura e Expansão

Para promover a leitura e escrita, recomenda-se a inclusão de uma biblioteca de classe com uma seção dedicada a livros de parlendas e poesias.

Além disso, sugerir títulos adicionais que possam ser explorados em casa é uma forma eficaz de ampliar o repertório das crianças.

Prover uma lista de títulos recomendados e materiais acessíveis via internet encoraja os alunos a explorarem novas parlendas e histórias, aumentando seu engajamento com o mundo da literatura.

  1. Biblioteca de classe: Organize um espaço de fácil acesso com uma coletânea de livros ilustrados de parlendas.
  2. Lista de leitura: Forneça uma seleção de títulos relacionados para serem lidos na sala ou como atividade de casa.

Plano de Aula Pronto

Aqui está um plano de aula completo para o tema “Diversão e Aprendizado com Parlendas”, seguindo as diretrizes da BNCC:

ETAPADESCRIÇÃO
1 – OBJETIVOSGerais: Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas por meio das parlendas. Específicos: Estimular a memória, a atenção, a expressão oral e a consciência fonológica.
2 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADESParticipar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos: Este objetivo está alinhado com a habilidade (EI03EF01), que se concentra na expressão de ideias, desejos e sentimentos por meio da linguagem oral.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e parlendas: Esta habilidade corresponde ao código (EI02EF03), que envolve a atenção e o interesse durante a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
3 – DIREITOS DE APRENDIZAGEMConviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
4 – CAMPOS DE EXPERIÊNCIAO eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICOParlendas populares brasileiras.
6 – METODOLOGIAAbordagem lúdica e participativa, com ênfase na repetição e na musicalidade das parlendas.
7 – ATIVIDADESRoda de parlendas: Crianças em círculo recitam parlendas, uma após a outra.
Memória das parlendas: Jogo de memória com versos das parlendas.
Parlenda cantada: Cantar parlendas com acompanhamento de gestos.
8 – RECURSOS DIDÁTICOSCartões ilustrados com versos das parlendas, instrumentos musicais simples como chocalhos e tamborins.
9 – METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOObservação participativa do envolvimento e progresso das crianças durante as atividades.
10 – CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO5 dias, com 30 minutos dedicados a cada atividade por dia.

Instruções para Atividades:

  • Roda de Parlendas: O professor inicia recitando uma parlenda e passa a vez para a criança ao lado, que escolhe outra parlenda para recitar.
  • Memória das Parlendas: Distribua os cartões virados para baixo. As crianças devem encontrar os pares correspondentes dos versos das parlendas.
  • Parlenda Cantada: Ensine a melodia de uma parlenda e incentive as crianças a cantarem juntas, realizando gestos que acompanhem a letra.

Este plano de aula é uma forma divertida e interativa de incorporar as parlendas na rotina educacional, alinhando-se com os objetivos da BNCC e promovendo o desenvolvimento integral das crianças.

Perguntas Frequentes

Ambiente de sala de aula com cartazes coloridos e mesinhas, onde jovens estudantes participam de uma animada discussão sobre parlendas

A inclusão das parlendas no plano de aula da educação infantil contribui significativamente para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças.

Esta seção visa a esclarecer como utilizar essa ferramenta pedagógica em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como elaborar um plano de aula que integre parlendas à educação infantil alinhado à BNCC?

Para elaborar um plano de aula que integre parlendas à educação infantil, analise os objetivos da BNCC relativos à faixa etária e utilize as parlendas para estimular a oralidade, a memória e a atenção das crianças.

Selecione parlendas que possam ser associadas a atividades de reconhecimento de rimas e de ritmo.

Quais objetivos didáticos podem ser alcançados ao trabalhar com parlendas na educação infantil?

Trabalhar com parlendas na educação infantil pode alcançar vários objetivos didáticos, como o desenvolvimento da oralidade, a consciência fonológica, a memorização e a compreensão auditiva.

As parlendas também ajudam na aquisição de novos vocabulários e no entendimento de estruturas rítmicas e rimas.

Como as parlendas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades previstas pela BNCC em alunos de educação infantil?

As parlendas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades previstas pela BNCC, como a linguagem oral e escrita, o pensamento lógico e a interação social.

Por meio das repetições e associações lúdicas, as crianças desenvolvem a memória, a atenção e a capacidade de seguir regras.

Quais atividades lúdicas envolvendo parlendas são adequadas para crianças de 4 anos dentro do contexto da BNCC?

Atividades lúdicas envolvendo parlendas para crianças de 4 anos podem incluir jogos que envolvam cantar em grupo, bater palmas seguindo o ritmo das rimas e criar novos versos para as parlendas conhecidas.

Essas atividades estimulam a expressão oral e a criatividade, além de promover a integração do grupo.

De que maneira a sequência didática com parlendas pode ser estruturada para o primeiro ano da educação infantil seguindo as diretrizes da BNCC?

Uma sequência didática com parlendas para o primeiro ano da educação infantil pode começar com a escolha de parlendas simples e curtas, seguida pela exploração dos sons e ritmos, e gradualmente incluir atividades associativas entre palavras e imagens, incentivando as habilidades de leitura e escrita iniciais.

Quais habilidades da BNCC são desenvolvidas através do trabalho com parlendas na educação infantil?

As habilidades da BNCC desenvolvidas através do trabalho com parlendas na educação infantil incluem aquelas relacionadas à linguagem oral e escrita.

Isso abrange a articulação da fala, a capacidade de escutar e interpretar histórias e a construção de narrativas próprias.

Além disso, abrange habilidades socioemocionais, como a colaboração e o respeito mútuo.

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