Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Planos de Aula para Trabalhar Natureza e Sociedade

05 Planos de Aula para Trabalhar Natureza e Sociedade

Prepare-se para aprender com a natureza! Neste artigo, vamos compartilhar com você cinco ideias de planos de aula incríveis para ensinar sobre natureza e sociedade na educação infantil. Afinal, proporcionar experiências enriquecedoras para os pequenos é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

05 ideias de planos de aula incríveis para ensinar sobre natureza e sociedade na educação infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Sabemos que é importante despertar o interesse das crianças pelo mundo ao seu redor, e nada melhor do que utilizar o ambiente natural para isso.

Vamos explorar atividades práticas e divertidas que irão estimular a curiosidade e a consciência ambiental dos alunos, enquanto aprendem sobre o funcionamento dos ecossistemas e como se relacionar com o meio ambiente.

Desde a criação de um jardim comunitário até a realização de observações de animais e plantas, esses planos de aula vão proporcionar momentos de aprendizado significativos e duradouros.

Então, junte-se a nós nessa jornada de aprendizado divertida e impactante para preparar crianças conscientes e responsáveis em relação à natureza e à sociedade.

Vamos começar!

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado
um antílope em uma floresta

Plano nº 1: explorando os animais da floresta

Uma maneira divertida e envolvente de ensinar sobre natureza e sociedade é através da exploração dos animais da floresta.

Nesse plano de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer diferentes espécies de animais, entender suas características e aprender sobre a importância de preservar seus habitats.

Para iniciar a atividade, é possível utilizar recursos visuais, como imagens ou vídeos, para apresentar aos alunos os animais que serão estudados.

Em seguida, os estudantes podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por pesquisar e apresentar um animal específico.

Essa pesquisa pode ser feita em livros, enciclopédias ou através de recursos online.

Após a pesquisa, cada grupo poderá compartilhar as informações sobre o animal escolhido com a turma, utilizando recursos visuais como cartazes ou desenhos.

Além disso, é interessante promover uma discussão sobre a importância desses animais para o equilíbrio do ecossistema e incentivar as crianças a pensarem em maneiras de protegê-los.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Essa atividade não apenas ensina sobre os animais da floresta, mas também promove o trabalho em equipe, pesquisa, comunicação e consciência ambiental.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover a pesquisa e a apresentação de informações sobre animais da floresta, estimulando a curiosidade e o interesse das crianças.
  • Específicos:
  1. Desenvolver a empatia em relação aos animais, percebendo suas características e importância na natureza.
  2. Estimular a expressão oral e a comunicação das crianças.
  3. Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
  4. Explorar a diversidade de animais existentes na floresta.
  5. Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pesquisa sobre animais da floresta
  • Apresentação oral das informações coletadas

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre os animais da floresta, estimulando a curiosidade das crianças.
  • Dividir a turma em grupos e atribuir a cada grupo um animal para pesquisar.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa, fornecendo materiais como livros, imagens e recursos digitais.
  • Estimular a criatividade das crianças na apresentação das informações, permitindo que usem desenhos, colagens, dramatizações, entre outras formas de expressão.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre os animais da floresta, incentivando as crianças a compartilharem o que sabem.
  2. Divisão da turma em grupos e atribuição de um animal para cada grupo pesquisar.
  3. Pesquisa em livros, imagens e recursos digitais sobre o animal escolhido.
  4. Preparação da apresentação oral, utilizando materiais visuais e recursos criativos.
  5. Apresentação dos grupos, compartilhando as informações pesquisadas com a turma.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros sobre animais da floresta
  • Imagens
  • Recursos digitais
  • Papel, lápis de cor, colagem

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e interesse das crianças durante a pesquisa e a apresentação.
  • Avaliação da capacidade de expressão oral e comunicação das crianças.
  • Verificação da cooperação e trabalho em grupo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e divisão dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa sobre os animais da floresta
  • Aula 3: Preparação da apresentação
  • Aula 4: Apresentação dos grupos
image 29

Plano nº 2: conhecendo os diferentes tipos de plantas

As plantas são essenciais para a vida na Terra, além de desempenharem um papel fundamental na produção de oxigênio e na manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Ensinar às crianças sobre os diferentes tipos de plantas pode despertar nelas o interesse pela natureza e pelo cuidado com o meio ambiente.

Nesse plano de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer e identificar diferentes tipos de plantas, como árvores, arbustos, flores e plantas carnívoras.

A atividade pode começar com uma visita a um jardim ou parque próximo à escola, onde as crianças poderão observar e explorar as diferentes espécies de plantas.

Durante a visita, os alunos podem ser incentivados a coletar folhas, flores e frutos das plantas para serem analisados em sala de aula.

É interessante promover uma discussão sobre as características de cada tipo de planta e suas funções no ecossistema.

Além disso, essa atividade pode ser complementada com a criação de um jardim na escola, onde as crianças poderão plantar e cuidar de diferentes espécies de plantas.

Essa experiência prática não apenas ensina sobre os diferentes tipos de plantas, mas também estimula a responsabilidade, o cuidado e a consciência ambiental.

datas comemorativas 600 webp

Datas Comemorativas: 700 Páginas de Atividades

Explore a magia das Datas Comemorativas com o Pacote de Atividades que vai transformar cada momento especial em uma experiência inesquecível!

Conteúdo Patrocinado

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover o contato das crianças com a natureza, estimulando o cuidado com o meio ambiente e o trabalho em equipe.
  • Específicos:
    • Despertar o interesse das crianças pela jardinagem e pelo cultivo de plantas.
    • Estimular a criatividade e a expressão por meio da criação de um jardim.
    • Promover a cooperação e o trabalho em equipe na realização das atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar o meio ambiente e valorizar as diferenças culturais.
  • BRINCAR: Explorar o ambiente natural de forma lúdica e criativa.
  • PARTICIPAR: Colaborar com os colegas na criação e manutenção do jardim.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da natureza e do cuidado com o meio ambiente.
  • Noções básicas de jardinagem e cultivo de plantas.
  • Expressão corporal e emocional por meio da interação com a natureza.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das plantas e da natureza.
  • Realizar uma atividade prática de plantio de sementes ou mudas no jardim da escola.
  • Estimular as crianças a expressarem suas emoções e sensações ao interagir com as plantas.

ATIVIDADES:

  1. Exploração do Jardim: Levar as crianças para conhecer o espaço do jardim da escola, observar as plantas e conversar sobre a importância de cuidar da natureza.
  2. Plantio de Sementes ou Mudas: Dividir as crianças em grupos e cada grupo terá a tarefa de plantar sementes ou mudas em um canteiro do jardim.
  3. Expressão Corporal com as Plantas: Promover momentos de dança ou movimentação livre no jardim, incentivando as crianças a se expressarem por meio do corpo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Sementes ou mudas de plantas.
  • Ferramentas de jardinagem (se necessário).
  • Músicas relacionadas à natureza.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas.
  • Registro de possíveis mudanças de comportamento em relação ao cuidado com o meio ambiente.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração do Jardim e Conversa sobre a Natureza.
  • Aula 2: Plantio de Sementes ou Mudas.
  • Aula 3: Expressão Corporal no Jardim e Encerramento do Projeto.
imagem com florestas e água

Plano nº 3: investigando o ciclo da água

A água é um recurso essencial para a vida e um elemento fundamental para compreendermos a relação entre natureza e sociedade.

Ensinar às crianças sobre o ciclo da água é uma maneira de despertar nelas a consciência sobre a importância de preservar e cuidar desse recurso tão precioso.

Nesse plano de aula, as crianças terão a oportunidade de investigar e compreender como ocorre o ciclo da água.

A atividade pode começar com uma explicação teórica sobre os diferentes estágios do ciclo da água, como evaporação, condensação, precipitação e escoamento.

Após a explicação, os alunos podem participar de uma atividade prática, como a simulação do ciclo da água em um recipiente.

Para isso, será necessário um recipiente transparente, água, uma tampa e uma fonte de aquecimento.

Os alunos deverão encher o recipiente com água e colocar a tampa. Em seguida, a fonte de aquecimento será utilizada para aquecer a água e simular o processo de evaporação.

Os alunos poderão observar a formação de gotículas de água na tampa, simulando o processo de condensação.

image 1

Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

Conteúdo Patrocinado

Por fim, a tampa será removida e os alunos poderão observar a água escorrendo, simulando o processo de precipitação e escoamento.

Essa atividade prática permitirá que as crianças compreendam de forma concreta como ocorre o ciclo da água e a importância desse processo para a manutenção da vida.

Além disso, é interessante promover uma discussão sobre a importância de preservar os recursos hídricos e incentivar as crianças a pensarem em maneiras de economizar água em seu dia a dia.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar a curiosidade das crianças em relação ao ciclo da água.
  • Compreender de forma lúdica e prática as etapas do ciclo da água.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Ciclo da água: evaporação.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando de forma simplificada o ciclo da água.
  • Realizar a atividade prática de aquecimento da água para simular a evaporação.
  • Promover uma roda de conversa para que as crianças expressem suas ideias e sentimentos sobre a experiência.

ATIVIDADES:

  1. Encher um recipiente com água e colocar a tampa.
  2. Utilizar uma fonte de aquecimento para aquecer a água e observar a evaporação.
  3. Realizar uma roda de conversa para que as crianças expressem o que observaram e o que aprenderam.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Recipiente com água
  • Tampa
  • Fonte de aquecimento
  • Material para registro (papel e lápis)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante a atividade prática.
  • Registro escrito ou desenho das crianças sobre o que aprenderam.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Explicação do ciclo da água.
  • 2ª aula: Atividade prática de simulação da evaporação.
  • 3ª aula: Roda de conversa e registro das aprendizagens.
tipos de moradias

Plano n° 4: descobrindo os diferentes tipos de moradia

A forma como as pessoas se organizam em sociedade e constroem suas moradias é um reflexo da relação entre natureza e sociedade.

Ensinar às crianças sobre os diferentes tipos de moradia é uma maneira de estimular nelas a reflexão sobre a diversidade cultural e a importância de respeitar as diferentes formas de viver.

Nesse plano de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer e explorar diferentes tipos de moradia, como casas, apartamentos, iglus, tendas e cabanas.

A atividade pode começar com uma roda de conversa, onde os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradia.

Em seguida, os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por pesquisar e apresentar um tipo de moradia específico.

Essa pesquisa pode ser feita em livros, enciclopédias ou através de recursos online.

Após a pesquisa, cada grupo poderá compartilhar as informações sobre o tipo de moradia escolhido com a turma, utilizando recursos visuais como maquetes ou desenhos.

Além disso, é interessante promover uma discussão sobre as características de cada tipo de moradia e as necessidades básicas que devem ser atendidas em cada uma delas.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Essa atividade não apenas ensina sobre os diferentes tipos de moradia, mas também promove o respeito à diversidade cultural e a compreensão de que todas as formas de moradia são igualmente válidas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover o conhecimento e a valorização da diversidade de moradias existentes.
  • Específicos:
    • Desenvolver a empatia e o respeito às diferentes formas de moradia.
    • Estimular a expressão oral e escrita dos alunos.
    • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Tipos de moradias ao redor do mundo.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada sobre a diversidade de moradias.
  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa sobre um tipo de moradia específico.
  • Apresentação dos trabalhos em grupo para a turma.

ATIVIDADES:

  1. Divisão dos alunos em grupos e distribuição dos tipos de moradias para pesquisa.
  2. Pesquisa em livros, internet ou materiais disponíveis na escola.
  3. Elaboração de cartazes ou apresentações sobre o tipo de moradia pesquisado.
  4. Apresentação dos trabalhos para a turma, com espaço para perguntas e comentários dos colegas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros sobre moradias.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais para confecção de cartazes.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação dos alunos na pesquisa e na apresentação dos trabalhos.
  • Avaliação da capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.
  • Feedback individual e em grupo sobre o desempenho na atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa em grupo.
  • Aula 4: Preparação da apresentação.
  • Aula 5: Apresentação dos trabalhos e discussão em grupo.
diferentes meios de transporte em uma cidade

Plano nº 5: explorando os diferentes meios de transporte

Os meios de transporte são essenciais para a mobilidade e para a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

Ensinar às crianças sobre os diferentes meios de transporte é uma maneira de estimular nelas a reflexão sobre a importância da mobilidade sustentável e os impactos que nossas escolhas de transporte podem ter no meio ambiente.

Nesse plano de aula, as crianças terão a oportunidade de explorar e conhecer diferentes meios de transporte, como carros, ônibus, bicicletas, trens e barcos.

A atividade pode começar com uma roda de conversa, onde os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os diferentes meios de transporte.

Em seguida, os alunos podem participar de uma atividade prática, como a construção de maquetes de diferentes meios de transporte utilizando materiais recicláveis.

Essa atividade permitirá que as crianças exercitem sua criatividade e habilidades manuais, além de estimular a reflexão sobre a importância de fazer escolhas de transporte mais sustentáveis.

Além disso, é interessante promover uma discussão sobre os impactos ambientais de cada meio de transporte e incentivar as crianças a pensarem em maneiras de reduzir sua pegada de carbono no transporte.

Essas atividades práticas permitem que as crianças aprendam de forma concreta sobre os diferentes meios de transporte, desenvolvam habilidades motoras e reflexivas, e compreendam a importância de fazer escolhas mais sustentáveis em relação ao transporte.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças.
  • Estimular a coordenação motora fina.
  • Promover a consciência ambiental ao reutilizar materiais recicláveis na construção das maquetes.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Construção de maquetes de meios de transporte utilizando materiais recicláveis.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.
  • Demonstrar exemplos de maquetes de meios de transporte feitas com materiais recicláveis.
  • Auxiliar as crianças na construção das maquetes, incentivando a criatividade e a exploração de diferentes materiais.

ATIVIDADES:

  1. Atividade lúdica: Brincar de “faz de conta” com os meios de transporte, estimulando a imaginação das crianças.
  2. Atividade de escrita: Pedir para que as crianças desenhem ou escrevam sobre o meio de transporte que escolheram para sua maquete.
  3. Atividade prática: Construção das maquetes de meios de transporte com materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, entre outros.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, etc.)
  • Tesoura
  • Cola
  • Tintas e pincéis
  • Papéis coloridos
  • Canetinhas

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças na atividade.
  • Avaliação da criatividade e originalidade das maquetes construídas.
  • Feedback individualizado para cada criança, valorizando seus esforços e aprendizados.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Explicação sobre reciclagem e apresentação dos materiais. Início da construção das maquetes.
  • Aula 2: Continuação da construção das maquetes e atividade de escrita.
  • Aula 3: Finalização das maquetes, exposição e compartilhamento das criações com os colegas.

Recursos adicionais para o ensino sobre natureza e sociedade na educação infantil

Além dos planos de aula apresentados, existem diversos recursos adicionais que podem ser utilizados para enriquecer o ensino sobre natureza e sociedade na educação infantil.

Livros infantis: A leitura de livros infantis que abordem temas relacionados à natureza e sociedade é uma excelente maneira de despertar o interesse das crianças e ampliar seu conhecimento sobre o assunto.

Existem diversos livros disponíveis no mercado que trazem histórias divertidas e educativas sobre animais, plantas, meio ambiente e sociedade.

Recursos visuais: O uso de recursos visuais, como imagens, vídeos e ilustrações, é uma maneira eficaz de envolver as crianças e facilitar a compreensão dos conceitos abordados.

Esses recursos podem ser utilizados durante as aulas, como forma de apresentar os temas de forma lúdica e atrativa.

Visitas a museus e centros de ciências: As visitas a museus e centros de ciências são experiências enriquecedoras para as crianças.

Eles oferecem a oportunidade de conhecer de perto animais, plantas e outros elementos da natureza, além de proporcionar atividades práticas e interativas que estimulam a curiosidade e o aprendizado.

Jogos e atividades lúdicas: Jogos e atividades lúdicas são recursos divertidos e eficazes para ensinar sobre natureza e sociedade.

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Eles permitem que as crianças aprendam de forma prazerosa e interativa, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

Tenha uma ótima aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima