Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
painel com várias fotos de crianças expressando emoções

05 Planos de Aula para Trabalhar Sentimentos e Emoções

Se você é professor(a) da educação infantil, sabe que explorar os sentimentos e emoções das crianças é uma parte essencial do desenvolvimento emocional e social delas. Mas como criar planos de aula que sejam realmente incríveis e envolventes para abordar esse tema? Vamos juntos encontrar essa resposta! Confira a seguir 05 planos de aula prontos para você trabalhar sentimentos e emoções com seus alunos.

05 Ideias Incríveis de Planos de Aula para Explorar Sentimentos e Emoções na Educação Infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Neste artigo, vamos apresentar 05 ideias incríveis de planos de aula que vão ajudar você a explorar os sentimentos e emoções na educação infantil.

Essas atividades foram cuidadosamente selecionadas para estimular a expressão emocional das crianças, fortalecer a empatia e incentivar a linguagem emocional.

Você vai descobrir como utilizar jogos, histórias, objetos sensoriais e até mesmo música para proporcionar experiências enriquecedoras aos seus alunos.

Além disso, esses planos de aula são flexíveis e podem ser adaptados de acordo com a faixa etária e necessidades dos seus alunos.

Prepare-se para se surpreender com atividades emocionantes e criativas que vão transformar o aprendizado dos seus alunos.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Pegue papel e caneta, e vamos embarcar nessa jornada de descoberta das emoções na educação infantil!

crianças amorosas

Benefícios de abordar sentimentos e emoções na sala de aula

Abordar os sentimentos e emoções na sala de aula traz uma série de benefícios para as crianças.

Ao criar um ambiente onde elas se sintam seguras para expressar seus sentimentos e emoções, os professores estão ajudando a desenvolver habilidades sociais essenciais e promovendo o bem-estar emocional dos alunos.

Ao explorar os sentimentos e emoções, as crianças aprendem a reconhecer e nomear suas emoções, desenvolvendo maior consciência emocional.

Isso permite que elas expressem seus sentimentos de maneira mais adequada e encontrem formas saudáveis ​​de lidar com eles.

Além disso, abordar os sentimentos e emoções na sala de aula também fortalece a empatia.

As atividades que envolvem a compreensão das emoções dos outros ajudam as crianças a desenvolverem a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender suas perspectivas.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Estratégias para ensinar sobre sentimentos e emoções na educação infantil

Ensinar sobre sentimentos e emoções na educação infantil requer a utilização de estratégias adequadas para que as crianças compreendam e se envolvam de maneira significativa com o tema.

Uma estratégia eficaz é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos.

Os professores podem utilizar atividades que estimulem a expressão emocional, como desenhos, escrita criativa ou dramatizações.

Outra estratégia importante é utilizar materiais sensoriais para explorar as emoções. Isso pode envolver o uso de objetos táteis, como massinha de modelar ou areia, que permitem que as crianças expressem seus sentimentos de forma não verbal.

Além disso, as histórias e os jogos também são ótimas ferramentas para ensinar sobre sentimentos e emoções.

Os professores podem selecionar livros que retratem diferentes emoções e discutir com as crianças como os personagens estão se sentindo.

Os jogos também podem ser adaptados para ajudar as crianças a reconhecerem e expressarem suas próprias emoções.

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Plano nº 1: Identificando e nomeando emoções

faces de crianças expressando diversas emoções

Este plano de aula tem como objetivo ajudar as crianças a identificar e nomear diferentes emoções.

Comece mostrando ilustrações ou fotos de pessoas expressando diferentes emoções, como felicidade, tristeza, raiva e medo.

Peça às crianças que observem as expressões faciais e identifiquem a emoção representada. Em seguida, forneça cartões ou desenhos com diferentes emoções escritas.

As crianças devem associar a emoção escrita à expressão facial correspondente. Você também pode pedir que elas criem suas próprias expressões faciais para representar diferentes emoções.

Para consolidar o aprendizado, as crianças podem criar um mural com as diferentes emoções identificadas.

Esse mural pode ser usado como referência durante outras atividades relacionadas às emoções.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

1500 atividades alfabetizacao 600 webp

1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

Conteúdo Patrocinado
  • Desenvolver a capacidade de expressar e identificar diferentes emoções por meio de fotos.
  • Estimular a empatia e a compreensão das emoções dos outros.
  • Promover a valorização das características individuais e a diversidade emocional.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Expressão de emoções por meio de fotos.
  • Identificação e nomeação de diferentes emoções.
  • Valorização da diversidade emocional.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre emoções, incentivando as crianças a falarem sobre como se sentem em determinadas situações.
  • Apresentar um mural em branco e explicar que cada criança terá sua foto com uma expressão de emoção.
  • Auxiliar as crianças na escolha da emoção a ser expressa e na produção das fotos.
  • Após a produção das fotos, montar o mural das emoções em conjunto, nomeando e conversando sobre cada emoção representada.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Roda de conversa sobre emoções, incentivando as crianças a compartilharem suas experiências.
  • Atividade 2: Produção das fotos com expressões de emoções, com auxílio dos professores.
  • Atividade 3: Montagem do mural das emoções em conjunto, com nomeação e conversa sobre cada emoção representada.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Câmera fotográfica ou celular para tirar as fotos.
  • Papel para impressão das fotos.
  • Mural em branco para montagem das fotos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante as atividades, verificando a capacidade das crianças de expressar emoções e identificar as emoções dos outros.
  • Registro fotográfico do mural das emoções como forma de avaliação do desenvolvimento emocional das crianças.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa sobre emoções e produção das fotos.
  • Aula 2: Montagem do mural das emoções e discussão sobre as emoções representadas.

Plano nº 2: Expressando emoções por meio da arte

desenho de rosto de criança sorridente

A arte é uma forma poderosa de expressão emocional. Este plano de aula visa incentivar as crianças a expressarem suas emoções por meio de diferentes formas de arte, como pintura, desenho ou modelagem.

Comece discutindo com as crianças sobre as diferentes emoções que elas experimentam e como essas emoções podem ser representadas visualmente.

Em seguida, forneça materiais artísticos, como tintas, pincéis, lápis de cor ou massinha de modelar, e peça às crianças que criem obras de arte que representem suas emoções.

Após a conclusão das obras de arte, permita que as crianças compartilhem suas criações com os colegas.

Crie um espaço onde elas possam falar sobre as emoções que tentaram expressar em suas obras e como se sentiram durante o processo criativo.

Essa atividade não apenas permite que as crianças expressem suas emoções de forma criativa, mas também promove a comunicação e a compreensão mútua entre os colegas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a expressão artística por meio da pintura;
  • Estimular a identificação e expressão de emoções;
  • Promover a autonomia e confiança das crianças em suas capacidades artísticas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pinturas que representam emoções

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para desenvolver a atividade, propõe-se uma abordagem lúdica e sensorial, onde as crianças serão convidadas a explorar diferentes cores, formas e texturas para expressar suas emoções por meio da pintura. O professor poderá iniciar uma roda de conversa sobre as emoções, incentivando as crianças a identificar e falar sobre o que estão sentindo.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre emoções, incentivando as crianças a identificar e falar sobre suas próprias emoções.
  2. Apresentação de materiais de pintura (tintas, pincéis, papel, etc.).
  3. As crianças serão convidadas a pintar um quadro que represente uma emoção específica que escolherem.
  4. Ao final, cada criança terá a oportunidade de compartilhar sua pintura com o grupo, explicando a emoção que escolheu representar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais de pintura (tintas, pincéis, papel, etc.);
  • Espaço adequado para a atividade.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma processual, observando a participação e engajamento das crianças na atividade, bem como a capacidade de expressar suas emoções por meio da pintura.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre emoções e apresentação dos materiais.
  • 2ª aula: Atividade de pintura das emoções.
  • 3ª aula: Compartilhamento das pinturas e reflexão sobre as emoções expressas.

Plano nº 3: Desenvolvendo empatia e compreensão emocional

criança pequena ajudando outra criança pequena a se levantar como gesto de empatia

A empatia é uma habilidade social importante que pode ser desenvolvida desde a infância. Este plano de aula tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolverem a empatia e a compreensão emocional por meio da observação e discussão de diferentes situações.

Comece selecionando histórias ou vídeos que retratem situações emocionalmente desafiadoras, como uma criança que está triste porque perdeu um brinquedo ou um amigo que está com medo de falar em público.

Após a leitura ou exibição, discuta com as crianças como os personagens estão se sentindo e o que eles poderiam fazer para ajudar.

Em seguida, peça às crianças que compartilhem suas próprias experiências emocionais semelhantes e como elas se sentiram nessas situações.

Isso permitirá que elas se conectem emocionalmente com os personagens e desenvolvam maior compreensão e empatia.

Para fortalecer ainda mais a empatia, as crianças podem ser incentivadas a realizar ações concretas para ajudar os outros.

Isso pode ser feito por meio de atividades de serviço comunitário, como a criação de cartões de incentivo para os pais ou a organização de uma campanha de arrecadação de alimentos para os necessitados.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado
  • Desenvolver o sentimento de empatia nas crianças, reconhecendo a importância de incentivar e valorizar as pessoas ao seu redor.
  • Estimular a criatividade e a expressão das emoções por meio da confecção de cartões.
  • Promover a interação entre as crianças e a valorização das relações familiares.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Confecção de cartões de incentivo para os pais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o que são cartões de incentivo e a importância de demonstrar apoio e carinho aos pais.
  • Estimular as crianças a pensar em mensagens positivas e encorajadoras para escrever nos cartões.
  • Fornecer materiais como papel colorido, canetinhas, adesivos, glitter, entre outros, para a confecção dos cartões.
  • Incentivar a criatividade e a expressão das emoções durante a elaboração dos cartões.

ATIVIDADES:

  1. Confecção dos Cartões: As crianças irão criar cartões de incentivo para seus pais, escrevendo mensagens positivas e desenhando ou decorando de acordo com a sua criatividade.
  2. Apresentação dos Cartões: Em um momento de roda, cada criança poderá apresentar o cartão que fez, explicando a mensagem escolhida e o motivo de incentivar seus pais.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel colorido
  • Canetinhas
  • Adesivos
  • Glitter
  • Tesoura
  • Cola

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças na atividade de confecção dos cartões.
  • Avaliar a capacidade das crianças de expressar emoções e sentimentos por meio das mensagens escritas nos cartões.
  • Analisar a criatividade e a originalidade das produções realizadas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Explicação sobre a atividade e início da confecção dos cartões.
  • 2ª aula: Continuação da confecção dos cartões e apresentação dos mesmos.
  • 3ª aula: Discussão sobre a importância de incentivar e valorizar as pessoas ao nosso redor.

Plano nº 4: Lidando com conflitos e resolvendo problemas emocionais

crianças se olhando

Conflitos e problemas emocionais fazem parte da vida de qualquer criança. Este plano de aula tem como objetivo fornecer às crianças ferramentas para lidar com conflitos e resolver problemas emocionais de maneira saudável e construtiva.

Comece discutindo com as crianças sobre diferentes situações de conflito que elas possam enfrentar, como brigas com os colegas ou sentimentos de exclusão. Peça-lhes que compartilhem como se sentiram nessas situações e como lidaram com elas.

Em seguida, apresente estratégias para resolver conflitos e problemas emocionais, como a importância de ouvir os outros, expressar sentimentos de forma respeitosa, pedir desculpas e encontrar soluções em conjunto.

Promova atividades de dramatização em que as crianças possam praticar essas estratégias e encontrar soluções para diferentes situações de conflito.

As crianças também podem criar um “kit de resolução de problemas emocionais”, contendo cartões com estratégias para lidar com diferentes emoções negativas.

Esse kit pode ser uma ferramenta útil para as crianças lidarem com problemas emocionais de forma independente.

Introduza uma rotina de uso de palavras de respeito (Palavras Mágicas), como forma de prevenção de conflitos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado
  • Desenvolver a empatia e o respeito pelos outros, utilizando palavras de cortesia.
  • Estimular a comunicação e a expressão de ideias e sentimentos de forma respeitosa.
  • Promover a valorização das características individuais e o respeito às diferenças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

 Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Uso de palavras de respeito, como “com licença”, “por favor” e “obrigado”.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introduzir o tema e discutir a importância das palavras mágicas.
  • Atividades lúdicas para praticar o uso das palavras de respeito.
  • Leitura de histórias que abordam o tema.
  • Produção de cartazes com as palavras mágicas para serem utilizados no dia a dia.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula explicando o tema e discutindo com os alunos a importância de usar palavras de respeito.
  2. Jogo das palavras mágicas: Em pequenos grupos, os alunos devem praticar o uso das palavras de respeito em situações do cotidiano.
  3. Leitura de histórias: Ler histórias que abordam o tema das palavras mágicas e promover uma reflexão em grupo.
  4. Confecção de cartazes: Os alunos podem criar cartazes com as palavras de respeito para serem utilizados na sala de aula.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros infantis sobre o tema.
  • Cartolinas e materiais de escrita.
  • Espaço adequado para a realização das atividades.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do uso das palavras de respeito durante as atividades.
  • Participação e envolvimento dos alunos nas discussões e atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e introdução ao tema.
  • Aula 2: Jogo das palavras mágicas.
  • Aula 3: Leitura de histórias e reflexão em grupo.
  • Aula 4: Confecção de cartazes e encerramento do projeto.

Plano nº 5: Promovendo a inteligência emocional por meio de jogos e atividades lúdicas

image 19

Os jogos e atividades lúdicas são ótimas maneiras de promover a inteligência emocional nas crianças.

Este plano de aula tem como objetivo promover a consciência emocional, a autorregulação e a empatia por meio de jogos e brincadeiras divertidas.

Comece com jogos de adivinhação de emoções, onde as crianças devem identificar a emoção representada por expressões faciais ou descrições de situações emocionais.

Esses jogos ajudam as crianças a desenvolverem a habilidade de reconhecer e interpretar as emoções dos outros.

Outra atividade divertida é o jogo da memória emocional, onde as crianças devem encontrar pares de cartas que representam a mesma emoção. Essa atividade estimula a memória, a concentração e a conexão emocional.

Também é possível criar um jogo de tabuleiro emocional, onde as crianças devem avançar no tabuleiro respondendo a perguntas relacionadas às emoções.

Essa atividade promove a reflexão e a discussão sobre as emoções, incentivando a autorreflexão e a comunicação.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado
  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da empatia e da compreensão das emoções, incentivando a expressão e a identificação das diferentes emoções.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a capacidade de identificar e nomear diferentes emoções.
  2. Estimular a empatia e o respeito pelas emoções dos outros.
  3. Promover a expressão das próprias emoções de forma saudável.
  4. Estimular a comunicação e a linguagem oral.
  5. Incentivar a criatividade e a imaginação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • O Eu, o Outro e o Nós:
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
    • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
    • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e nomeação de emoções.
  • Expressão das próprias emoções.
  • Empatia e respeito pelas emoções dos outros.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para trabalhar o tema do jogo de adivinhação de emoções, sugere-se uma abordagem lúdica e interativa. Utilize recursos visuais, como cartões com expressões faciais ou descrições de situações emocionais. Incentive as crianças a expressarem suas próprias emoções e a identificarem as emoções representadas nos cartões.

ATIVIDADES:

  1. Jogo de Adivinhação de Emoções: Apresente cartões com expressões faciais ou descrições de situações emocionais e peça para as crianças identificarem a emoção representada. Incentive a discussão sobre as emoções e estimule a expressão das próprias emoções.
  2. Roda de Conversa: Promova uma roda de conversa sobre as diferentes emoções, incentivando as crianças a compartilharem experiências e sentimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com expressões faciais.
  • Cartões com descrições de situações emocionais.
  • Espaço para roda de conversa.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação das crianças nas atividades propostas, a capacidade de identificar e nomear as emoções, a expressão das próprias emoções e o respeito pelas emoções dos outros.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e explicação das regras do jogo.
  • Aula 2: Realização do jogo de adivinhação de emoções.
  • Aula 3: Roda de conversa sobre as emoções vivenciadas no jogo.

Recursos e materiais para ajudar a ensinar sobre sentimentos e emoções

Para ajudar os professores a ensinar sobre sentimentos e emoções, existem uma série de recursos e materiais disponíveis. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Livros: Existem muitos livros infantis que abordam o tema das emoções de maneira acessível e envolvente. Alguns exemplos incluem “O monstro das cores”, de Anna Llenas, e “Quando estou com ciúmes”, de Trace Moroney.
  2. Cartões de emoções: Cartões com ilustrações de diferentes emoções podem ser usados ​​para ajudar as crianças a identificar e nomear emoções. Esses cartões também podem ser usados ​​em atividades de dramatização ou jogos de adivinhação.
  3. Massinha de modelar ou argila: Esses materiais sensoriais permitem que as crianças expressem suas emoções de forma não verbal, criando formas que representem suas emoções.
  4. Música: A música é uma ótima ferramenta para explorar as emoções. Crie uma playlist com músicas que representam diferentes emoções e permita que as crianças expressem seus sentimentos por meio da dança ou da criação de coreografias.
  5. Jogos de cartas: Existem jogos de cartas disponíveis que foram projetados especificamente para ensinar sobre emoções. Esses jogos são divertidos e interativos, permitindo que as crianças pratiquem o reconhecimento e a expressão emocional.

Conclusão: O impacto positivo de abordar sentimentos e emoções na educação infantil

Abordar os sentimentos e emoções na educação infantil traz um impacto positivo significativo para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Ao criar planos de aula que explorem esse tema de maneira envolvente e criativa, os professores estão proporcionando experiências enriquecedoras que promovem a expressão emocional, a empatia e a linguagem emocional.

Ao ajudar as crianças a compreenderem e expressarem seus sentimentos, os professores estão capacitando-as a lidar com conflitos, resolver problemas emocionais e desenvolver habilidades sociais importantes.

Portanto, não deixe de aproveitar as incríveis ideias de planos de aula apresentadas neste artigo. Com recursos adequados e atividades envolventes, você estará preparando seus alunos para uma vida emocionalmente saudável e equilibrada.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades dos seus alunos. Com dedicação e criatividade, você estará proporcionando momentos de aprendizado valiosos e transformadores.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima