Procurando por ideias incríveis para ensinar as vogais na educação infantil? Neste artigo, vamos apresentar 05 planos de aula que vão tornar esse aprendizado divertido e envolvente para os pequenos estudantes.
05 ideias incríveis de planos de aula para ensinar as vogais na educação infantil
Entender as vogais é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e leitura das crianças. Por isso, é essencial criar atividades que despertem o interesse e incentivem a participação ativa dos alunos.
Com nossas propostas de planos de aula, você poderá estimular habilidades de identificação, pronúncia e escrita das vogais, de forma lúdica e interativa.
Desde brincadeiras com objetos do dia a dia até jogos educativos, você encontrará diversas opções para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Não perca a oportunidade de proporcionar uma educação de qualidade, aliando diversão e aprendizado.
Confira nossas ideias incríveis de planos de aula e seja o(a) professor(a) que estimula o interesse dos alunos na leitura e na comunicação desde cedo.
São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!
Conteúdo Patrocinado
Pronto(a) para colocar esses planos em prática? Vamos lá!
Atividades divertidas para ensinar vogais
Agora que entendemos a importância de ensinar as vogais na educação infantil, vamos explorar algumas atividades divertidas que podem ser utilizadas para ensinar as vogais de maneira lúdica e envolvente.
Caça às vogais: Esta atividade envolve esconder objetos que representam as vogais ao redor da sala de aula ou do pátio da escola. As crianças devem procurar as vogais e identificar o som correspondente a cada uma delas. Por exemplo, se uma criança encontra um objeto que representa a vogal “A”, ela deve dizer o som “A” em voz alta. Essa atividade ajuda as crianças a associarem os sons das vogais com os objetos e a praticarem a identificação das vogais.
Jogo de memória de vogais: Neste jogo, as crianças devem combinar cartas com imagens que representam as vogais correspondentes. Por exemplo, uma carta pode mostrar um objeto que começa com a vogal “E” e outra carta pode mostrar a letra “E”. As crianças devem combinar as cartas corretamente, associando a imagem com a letra correspondente. Esse jogo ajuda as crianças a associarem as letras das vogais com os seus sons e a praticarem a correspondência entre letras e imagens.
Roda das vogais: Essa atividade pode ser realizada em grupo, com as crianças sentadas em roda. Um objeto que representa cada vogal é colocado no centro da roda. As crianças passam o objeto de mão em mão, enquanto cantam uma música ou recitam um poema sobre as vogais. Quando a música ou o poema para, a criança que estiver segurando o objeto deve dizer o som da vogal correspondente. Essa atividade estimula a memorização dos sons das vogais e promove a interação social entre as crianças.
Essas são apenas algumas ideias de atividades divertidas para ensinar as vogais na educação infantil.
O importante é tornar o aprendizado das vogais interessante e envolvente para as crianças, para que elas se sintam motivadas a participar ativamente e a aprender mais.
Confira a seguir um plano de aula pronto:
Plano de Aula Pronto nº 1
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Desenvolver a linguagem oral e escrita, bem como a capacidade de concentração e memória dos alunos, por meio do jogo da memória com palavras e vogais.
Objetivos Específicos:
Identificar e reconhecer as vogais do alfabeto.
Ampliar o vocabulário dos alunos.
Estimular a concentração e a atenção.
Desenvolver a memória visual e auditiva.
Promover a interação e cooperação entre os alunos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Vogais do alfabeto
Palavras simples
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será lúdica e participativa, com a aplicação do jogo da memória com palavras e vogais. Os alunos serão divididos em duplas e irão se revezar para virar as cartas e encontrar as combinações corretas.
ATIVIDADES:
Jogo da Memória com Palavras e Vogais:
Os alunos serão divididos em duplas.
Cada dupla terá um jogo da memória com cartas contendo palavras simples e suas respectivas imagens.
As cartas serão viradas e os alunos deverão encontrar as combinações corretas, identificando a palavra e a vogal inicial.
Durante o jogo, os alunos deverão falar em voz alta a palavra encontrada e a vogal correspondente.
Escrita Espontânea:
Após o jogo da memória, os alunos serão incentivados a escrever as palavras encontradas, destacando a vogal inicial.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartas do jogo da memória com palavras e imagens
Lápis de cor
Papel sulfite
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a capacidade de concentração e memória, bem como a interação e cooperação durante as atividades.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1:
Apresentação do tema e explicação das regras do jogo da memória.
Realização do jogo em duplas.
Aula 2:
Revisão das palavras e vogais trabalhadas na aula anterior.
Atividade de escrita espontânea das palavras encontradas.
Aula 3:
Revisão das vogais do alfabeto.
Novas atividades lúdicas para fixação do conteúdo.
Jogos para aprender as vogais
Além das atividades divertidas, os jogos também são uma ótima maneira de ensinar as vogais na educação infantil.
Os jogos proporcionam um ambiente lúdico e interativo, onde as crianças podem praticar e consolidar seus conhecimentos sobre as vogais.
Nesta seção, vamos explorar alguns jogos que podem ser utilizados para ensinar as vogais de maneira divertida e eficaz.
Bingo das vogais: O bingo é um jogo clássico que pode ser adaptado para ensinar as vogais. Em vez de números, as cartelas de bingo contêm imagens que representam as vogais. O professor ou a professora chama as letras das vogais em voz alta e as crianças devem marcar as imagens correspondentes em suas cartelas. O primeiro jogador a completar uma linha ou uma cartela inteira grita “Bingo!” e é o vencedor. Esse jogo ajuda as crianças a praticarem a identificação das vogais e a associarem as letras com os seus sons.
Corrida das vogais: Neste jogo, as crianças são divididas em equipes e cada equipe recebe um conjunto de cartas com as vogais escritas. As cartas são espalhadas pelo chão da sala de aula ou do pátio da escola. Quando o professor ou a professora diz um som de vogal em voz alta, uma criança de cada equipe deve correr e encontrar a carta correspondente. A primeira criança a encontrar a carta correta marca um ponto para sua equipe. Esse jogo ajuda as crianças a associarem os sons das vogais com as letras correspondentes e a praticarem a identificação rápida das vogais.
Quebra-cabeça das vogais: Essa atividade envolve a criação de quebra-cabeças com as letras das vogais. Cada quebra-cabeça é composto por uma letra de vogal e uma imagem que começa com essa vogal. As crianças devem montar o quebra-cabeça, associando a letra com a imagem correspondente. Essa atividade ajuda as crianças a reconhecerem as letras das vogais e a associá-las com os sons e as palavras correspondentes.
Esses são apenas alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados para ensinar as vogais na educação infantil.
O importante é escolher jogos que sejam adequados para a idade e o nível de desenvolvimento das crianças, e que proporcionem um ambiente lúdico e interativo para o aprendizado das vogais.
Confira a seguir mais um plano de aula pronto:
Plano de Aula Pronto nº 2
PLANO DE AULA: Quebra-cabeça das Vogais
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Desenvolver a habilidade de reconhecimento das vogais.
Estimular a coordenação motora fina.
Promover a interação e a cooperação entre os alunos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Respeitar a cultura e as diferenças entre as pessoas.
BRINCAR: Ampliar o acesso a produções culturais e experiências diversas.
PARTICIPAR: Participar ativamente das atividades propostas.
EXPLORAR: Ampliar os saberes sobre a cultura.
EXPRESSAR: Expressar necessidades, emoções e opiniões.
CONHECER-SE: Construir sua identidade pessoal e social.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Reconhecimento e identificação das vogais (A, E, I, O, U).
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Inicialmente, apresentar as vogais de forma lúdica, através de músicas e brincadeiras.
Em seguida, propor a montagem de quebra-cabeças das vogais, onde os alunos terão que identificar e encaixar as peças corretamente.
Estimular a cooperação entre os alunos, incentivando a ajuda mútua na resolução dos quebra-cabeças.
ATIVIDADES:
Música das Vogais: Iniciar a aula com uma música que destaque as vogais, incentivando os alunos a cantar e repetir os sons.
Montagem do Quebra-cabeça: Distribuir os quebra-cabeças das vogais para os alunos, orientando-os a identificar e encaixar as peças corretamente.
Atividade de Escrita: Após a montagem dos quebra-cabeças, propor que os alunos escrevam as vogais em um papel, praticando a escrita e a identificação das letras.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Quebra-cabeças das vogais
Músicas sobre as vogais
Papel e lápis para atividade de escrita
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação do engajamento e participação dos alunos nas atividades.
Verificação da capacidade de identificação e escrita das vogais.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Apresentação das vogais e música das vogais.
Aula 2: Montagem do quebra-cabeça das vogais.
Aula 3: Atividade de escrita das vogais.
Materiais de ensino para trabalhar com as vogais na sala de aula
Para ensinar as vogais de forma eficaz na educação infantil, é importante ter materiais de ensino adequados.
Os materiais certos podem tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, ajudando as crianças a se envolverem e a aprenderem mais.
Nesta seção, vamos explorar alguns materiais de ensino que podem ser utilizados para trabalhar com as vogais na sala de aula.
Cartazes das vogais: Ter cartazes com as letras das vogais em destaque na sala de aula é uma ótima maneira de reforçar o aprendizado das vogais. Os cartazes podem ter a letra maiúscula e minúscula de cada vogal, juntamente com uma imagem que comece com essa vogal. Os cartazes devem ser colocados em locais visíveis da sala de aula, para que as crianças possam vê-los facilmente e praticar a identificação das vogais.
Livros ilustrados: Os livros ilustrados são uma excelente ferramenta para ensinar as vogais na educação infantil. Os livros devem conter palavras e imagens que começam com cada vogal, para que as crianças possam associar as letras com os sons e as palavras correspondentes. Durante as atividades de leitura em sala de aula, o professor ou a professora pode enfatizar as vogais e incentivar as crianças a identificarem as palavras com as vogais correspondentes.
Jogos educativos: Existem diversos jogos educativos disponíveis que podem ser utilizados para ensinar as vogais na educação infantil. Esses jogos podem ser jogados individualmente ou em grupo, e ajudam as crianças a praticarem a identificação das vogais, a associação entre letras e sons, e a formação de palavras. Os jogos educativos também podem ser adaptados para trabalhar outras habilidades, como a discriminação visual e auditiva.
Além desses materiais, é importante ter acesso a recursos visuais, como flashcards e vídeos, que possam auxiliar no ensino das vogais.
Os recursos visuais ajudam as crianças a visualizarem as letras das vogais e a associá-las com os sons e as palavras correspondentes. Eles também tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes, estimulando o interesse e a participação das crianças.
Ao utilizar esses materiais de ensino, é importante adaptá-los de acordo com as necessidades e o nível de desenvolvimento das crianças.
É fundamental garantir que os materiais sejam adequados para a faixa etária das crianças e que proporcionem um ambiente lúdico e interativo para o aprendizado das vogais.
Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.
Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula Pronto nº 3
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar as vogais por meio da produção de cartazes.
Objetivos Específicos:
Reconhecer as vogais do alfabeto;
Identificar as vogais em palavras simples;
Desenvolver a habilidade de produção de cartazes de forma criativa e lúdica.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Direito de Aprendizagem:
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Reconhecimento e identificação das vogais do alfabeto;
Produção de cartazes das vogais;
Associação das vogais com palavras simples.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com uso de materiais visuais e manipulativos. Serão realizadas atividades que estimulem a criatividade e a expressão das crianças.
ATIVIDADES:
Atividade Lúdica:
Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as vogais, estimulando os alunos a falarem palavras que comecem com cada vogal.
Atividade de Escrita:
Distribuir materiais para a produção de cartazes das vogais, incentivando as crianças a desenharem e escreverem palavras que comecem com cada vogal.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartolinas coloridas;
Canetinhas;
Figuras de objetos que comecem com as vogais;
Tesoura;
Cola.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças na identificação das vogais e na produção dos cartazes.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1:
Roda de conversa sobre as vogais;
Produção dos cartazes das vogais.
Aula 2:
Revisão das vogais com base nos cartazes produzidos;
Jogo de associação de vogais com figuras de objetos.
Exercícios de escrita e leitura com as vogais
Além de identificar e pronunciar corretamente as vogais, é importante que as crianças desenvolvam suas habilidades de escrita e leitura das vogais.
Nesta seção, vamos explorar alguns exercícios que podem ser utilizados para ajudar as crianças a praticarem a escrita e a leitura das vogais.
Rastreamento de letras: Nesse exercício, as crianças devem rastrear as letras das vogais com o dedo, seguindo a direção correta da escrita. Por exemplo, o professor ou a professora pode fornecer uma folha de papel com a letra “A” maiúscula e minúscula escrita no topo. As crianças devem rastrear as letras com o dedo, praticando os movimentos corretos da escrita. Esse exercício ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora fina e a memorizarem a forma correta das letras das vogais.
Formação de palavras: Nesse exercício, as crianças devem formar palavras utilizando as letras das vogais. O professor ou a professora pode fornecer um conjunto de cartas com as letras das vogais e algumas consoantes. As crianças devem combinar as letras para formar palavras que comecem com as vogais. Por exemplo, se as cartas fornecidas são “A”, “B” e “T”, as crianças devem formar a palavra “AT”. Esse exercício ajuda as crianças a praticarem a associação entre letras e sons, e a formação de palavras.
Leitura de palavras: Nesse exercício, as crianças devem ler palavras que começam com as vogais. O professor ou a professora pode fornecer uma lista de palavras e pedir que as crianças as leiam em voz alta. Por exemplo, se a lista contém as palavras “amigo”, “elefante” e “ovo”, as crianças devem identificar que todas essas palavras começam com a vogal “A”. Esse exercício ajuda as crianças a praticarem a leitura e a associação entre letras e sons.
Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que podem ser utilizados para ajudar as crianças a praticarem a escrita e a leitura das vogais.
É importante adaptar os exercícios de acordo com as necessidades e o nível de desenvolvimento das crianças, garantindo que sejam desafiadores, mas alcançáveis.
Ao praticar a escrita e a leitura das vogais, as crianças estão desenvolvendo habilidades fundamentais para a alfabetização e a comunicação efetiva.
Confira a seguir mais um plano de aula pronto:
Plano de Aula Pronto nº 4
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade de combinar vogais para formar palavras, estimulando a linguagem oral e escrita dos alunos.
Objetivos Específicos:
Identificar e reconhecer as vogais do alfabeto.
Combinar as vogais para formar palavras simples.
Desenvolver a habilidade de expressar ideias por meio da linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Direitos Correspondentes:
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Campos Correspondentes:
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Identificação das vogais do alfabeto.
Combinação de vogais para formar palavras simples.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com uso de jogos, músicas e atividades que estimulem a combinação de vogais para formar palavras. Serão utilizados recursos visuais e materiais manipulativos para facilitar a compreensão dos alunos.
ATIVIDADES:
Jogo das Vogais: Os alunos serão divididos em grupos e terão que combinar as vogais em um tabuleiro para formar palavras simples. Cada grupo terá que falar a palavra formada em voz alta.
Música das Vogais: Será apresentada uma música com as vogais do alfabeto, e os alunos terão que repetir e identificar as vogais conforme são cantadas.
Atividade de Escrita: Cada aluno terá um papel e lápis para escrever palavras simples formadas pelas vogais trabalhadas na aula.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Tabuleiro com vogais.
Música das vogais.
Papel e lápis para atividades de escrita.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, o entendimento da combinação de vogais para formar palavras e a capacidade de expressar ideias por meio da linguagem oral e escrita.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Introdução das vogais e explicação da atividade.
Aula 2: Desenvolvimento do Jogo das Vogais.
Aula 3: Apresentação da Música das Vogais.
Aula 4: Realização da Atividade de Escrita e avaliação do aprendizado.
Planos de aula para ensinar as vogais de forma integrada com outras habilidades
Ensinar as vogais de forma integrada com outras habilidades é uma ótima maneira de tornar as aulas mais dinâmicas e abrangentes.
Nesta seção, vamos explorar alguns planos de aula que podem ser utilizados para ensinar as vogais de forma integrada com outras habilidades, como a matemática, as artes e a ciência.
Vogais e números: Nesse plano de aula, as crianças devem associar as vogais com os números correspondentes. O professor ou a professora pode fornecer uma folha de papel com os números de 1 a 5 escritos em uma coluna e as letras das vogais escritas em outra coluna. As crianças devem traçar uma linha para ligar cada número com a vogal correspondente. Por exemplo, o número 1 deve ser ligado à letra “A”, o número 2 à letra “E” e assim por diante. Esse plano de aula ajuda as crianças a praticarem a identificação das vogais e a associação entre letras e números.
Vogais e artes: Nesse plano de aula, as crianças devem criar uma obra de arte utilizando as letras das vogais. O professor ou a professora pode fornecer cartas de papel com as letras das vogais, tinta, pincéis e papel branco. As crianças devem mergulhar as letras nas tintas e carimbá-las no papel, criando padrões e formas interessantes. Durante a atividade, o professor ou a professora pode enfatizar as vogais e incentivar as crianças a identificarem as letras enquanto criam suas obras de arte. Esse plano de aula ajuda as crianças a praticarem a identificação das vogais e a desenvolverem suas habilidades artísticas.
Vogais e ciência: Nesse plano de aula, as crianças devem explorar os sons das vogais utilizando instrumentos musicais simples. O professor ou a professora pode fornecer instrumentos musicais de diferentes tipos, como chocalhos, pandeiros e flautas. As crianças devem experimentar os instrumentos e criar sons diferentes, associando cada som a uma vogal. Por exemplo, um som agudo pode ser associado à vogal “I” e um som grave pode ser associado à vogal “O”. Durante a atividade, o professor ou a professora pode incentivar as crianças a identificarem os sons das vogais e a associá-los com os instrumentos correspondentes. Esse plano de aula ajuda as crianças a praticarem a identificação dos sons das vogais e a desenvolverem suas habilidades musicais e científicas.
Esses são apenas alguns exemplos de planos de aula que podem ser utilizados para ensinar as vogais de forma integrada com outras habilidades.
O importante é adaptar os planos de aula de acordo com os interesses e as necessidades das crianças, garantindo que sejam desafiadores, mas alcançáveis.
Ao ensinar as vogais de forma integrada, as crianças estão desenvolvendo habilidades múltiplas e se tornando aprendizes mais completos.
Confira a seguir mais um plano de aula pronto:
Plano de Aula Pronto nº 5
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Desenvolver o reconhecimento das vogais (a, e, i, o, u) e dos números de 1 a 5.
Estimular a associação entre as vogais e os números.
Promover a interação e a socialização entre as crianças.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
BRINCAR: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.
PARTICIPAR: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Vogais (a, e, i, o, u)
Números de 1 a 5
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Utilização de jogos educativos, músicas e atividades lúdicas para fixação do conteúdo.
ATIVIDADES:
Jogo das vogais e números: Distribuir cartas com vogais e números de 1 a 5 para as crianças. Elas deverão encontrar o par correto, associando a vogal ao número correspondente.
Cantinho das vogais: Montar um espaço com materiais variados e desafiar as crianças a identificarem e nomearem objetos que iniciam com as vogais trabalhadas.
Pintando os números: Propor que as crianças pintem os números de 1 a 5, associando a quantidade de pontos de cada número à quantidade correspondente.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartas com vogais e números de 1 a 5
Materiais diversos para o Cantinho das vogais
Lápis de cor e folhas para pintura dos números
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação do engajamento e participação das crianças nas atividades.
Verificação da associação correta entre vogais e números.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Introdução das vogais e números, explicação das atividades.
Aula 2: Realização das atividades propostas.
Aula 3: Consolidação do aprendizado, revisão das vogais e números.
Dicas para envolver os pais no processo de aprendizado das vogais
Envolver os pais no processo de aprendizado das vogais é fundamental para o sucesso das crianças. Os pais desempenham um papel crucial no apoio e no estímulo ao aprendizado das vogais em casa.
Nesta seção, vamos explorar algumas dicas para envolver os pais no processo de aprendizado das vogais.
Compartilhar informações: É importante compartilhar informações com os pais sobre a importância de ensinar as vogais e as atividades que estão sendo realizadas em sala de aula. Os pais devem estar cientes dos objetivos de aprendizagem e das estratégias utilizadas para ensinar as vogais. Isso ajuda os pais a entenderem a importância do aprendizado das vogais e a apoiarem seus filhos em casa.
Enviar atividades para casa: Uma maneira eficaz de envolver os pais no aprendizado das vogais é enviar atividades para casa. O professor ou a professora pode fornecer atividades simples, como caça-palavras ou cartões de memória, para que as crianças pratiquem as vogais em casa com seus pais. Isso ajuda os pais a se envolverem no aprendizado das vogais e a apoiarem seus filhos de forma prática.
Realizar reuniões e workshops: Realizar reuniões e workshops com os pais é uma ótima maneira de envolvê-los no processo de aprendizado das vogais. Durante essas reuniões, o professor ou a professora pode compartilhar informações sobre a importância das vogais, fornecer dicas práticas para apoiar o aprendizado em casa e responder às perguntas dos pais. Isso cria uma parceria entre a escola e os pais, onde todos estão trabalhando juntos para o sucesso das crianças.
Criar um ambiente de aprendizado em casa: Os pais podem criar um ambiente de aprendizado em casa, onde as vogais são valorizadas e praticadas diariamente. Isso pode incluir a leitura de livros com as vogais, a criação de jogos com as vogais e até mesmo a exposição das crianças a diferentes tipos de mídia que enfatizem as vogais, como músicas e vídeos. Ao criar um ambiente de aprendizado em casa, os pais estão reforçando o que as crianças estão aprendendo na escola e ajudando-as a se envolverem e a praticarem as vogais no dia a dia.
Essas são apenas algumas dicas para envolver os pais no processo de aprendizado das vogais.
É importante lembrar que cada família é única e que as estratégias de envolvimento podem variar de acordo com as necessidades e os interesses individuais.
O importante é criar uma parceria entre a escola e os pais, onde todos estão trabalhando juntos para o sucesso das crianças.
Recursos online para ajudar a ensinar as vogais
Além das atividades e dos materiais de ensino, existem diversos recursos online que podem ser utilizados para ajudar a ensinar as vogais na educação infantil.
Nesta seção, vamos explorar alguns recursos online que podem ser utilizados para enriquecer o aprendizado das vogais.
Aplicativos educativos: Existem diversos aplicativos educativos disponíveis que ajudam as crianças a praticarem as vogais de forma interativa e divertida. Esses aplicativos apresentam jogos, atividades e quebra-cabeças que ensinam as vogais de maneira lúdica e envolvente. Os aplicativos também podem ser personalizados de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças, permitindo que elas pratiquem as vogais de forma adequada e desafiadora.
Vídeos educativos: Os vídeos educativos são uma ótima maneira de envolver as crianças no aprendizado das vogais. Existem diversos vídeos disponíveis online que ensinam as vogais de maneira divertida e interativa. Esses vídeos apresentam músicas, animações e personagens que ajudam as crianças a praticarem a identificação e a pronúncia correta das vogais.
Websites educativos: Existem diversos websites educativos que oferecem atividades e recursos para ensinar as vogais. Esses websites incluem jogos, atividades para impressão, fichas de trabalho e até mesmo planos de aula completos. Os websites educativos são uma excelente fonte de recursos para os professores e as professoras, fornecendo ideias e materiais para enriquecer o aprendizado das vogais.
Ao utilizar esses recursos online, é importante selecionar aqueles que sejam adequados para a faixa etária e o nível de desenvolvimento das crianças.
Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.
Conteúdo Patrocinado
Os recursos online devem ser utilizados como ferramentas complementares ao ensino em sala de aula, oferecendo uma variedade de atividades para enriquecer o aprendizado das vogais.
5/5 - (1 voto)
Fechar
Apenas Assinantes Podem Ver o Plano de Aula Pronto
Assine hoje e Ganhe Milhares de Atividades para Imprimir!