Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula sobre a Páscoa

Plano de Aula sobre a Páscoa: Educação Infantil

Uma das datas comemorativas mais importantes do calendário cristão é a Páscoa. Para as crianças, essa data é um momento de muita diversão, com muitas brincadeiras e chocolates. Mas, além disso, a Páscoa pode ser uma oportunidade de ouro para os professores da educação infantil elaborarem um ótimo plano de aula sobre o assunto. Neste artigo, veremos como elaborar e aplicar um plano de aula sobre a Páscoa para alunos da Educação Infantil.

A Páscoa é um momento oportuno para serem trabalhados temas importantes em sala de aula, como a solidariedade, a amizade e a generosidade. Valores fundamentais para educação infantil.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

No conteúdo a seguir, vamos entender melhor a Páscoa, seu significado para o povo cristão e como podemos construir um plano de aula alinhado às diretrizes da BNCC.

Ainda, traremos exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, responderemos as perguntas mais frequentes sobre este tema, e ao final, deixaremos um exemplo de plano de aula pronto para você usar e adaptar livremente.

Plano de Aula sobre a Páscoa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Na Educação Infantil, a BNCC define cinco áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento.

O Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, deve estar alinhado com essas áreas de conhecimento e ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

O Plano de Aula deve ainda, ser elaborado com muito cuidado e atenção aos detalhes. É importante que o professor conheça bem os objetivos de aprendizagem e as habilidades que deseja desenvolver em seus alunos.

Além disso, é fundamental selecionar atividades e recursos adequados à faixa etária e ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Com um bom planejamento, é possível transformar a Páscoa em um momento de aprendizagem e diversão para as crianças.

Pontos Principais

  • O Plano de Aula sobre a Páscoa para Educação Infantil, é uma ferramenta pedagógica valiosa para os educadores trabalharem temas importantes em sala de aula.
  • A BNCC define cinco áreas de conhecimento para a Educação Infantil: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento.
  • É fundamental que o professor conheça bem os objetivos de aprendizagem e as habilidades que deseja desenvolver em seus alunos para elaborar um Plano de Aula sobre a Páscoa, conforme as diretrizes da BNCC.

Entendendo a Páscoa

Plano de Aula sobre a Páscoa
Plano de Aula sobre a Páscoa

A Páscoa é uma celebração religiosa cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é considerada a festa mais importante do calendário cristão e é celebrada em todo o mundo por cristãos de diferentes denominações.

O significado da Páscoa está relacionado à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, Jesus foi crucificado e morto pelos romanos, mas ressuscitou três dias depois, mostrando que a morte não é o fim e que a vida continua após a morte.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no hemisfério norte) ou de outono (no hemisfério sul), que geralmente ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Essa data é determinada pelo calendário lunar e pode variar de ano para ano.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

A história da Páscoa remonta aos tempos bíblicos, quando o povo judeu celebrava a Páscoa como uma festa da colheita, em que se agradecia a Deus pelas colheitas e se lembrava da libertação do povo judeu da escravidão no Egito.

Para os cristãos, a Páscoa é uma festa de renovação espiritual, em que se celebra a vitória de Jesus sobre a morte e a esperança de vida eterna.

A simbologia da Páscoa está relacionada à vida, à renovação e à esperança. O ovo, por exemplo, é um símbolo de vida e renovação, pois representa o nascimento de algo novo. O coelho, por sua vez, é um símbolo de fertilidade e renovação, pois representa a capacidade de gerar novas vidas.

As tradições e costumes da Páscoa variam de país para país e de cultura para cultura. No Brasil, por exemplo, é comum a troca de ovos de chocolate entre amigos e familiares, além da realização de missas e cultos religiosos.

Em outros países, como nos Estados Unidos, é comum a realização de caças aos ovos de Páscoa e a decoração de ovos cozidos.

Para a Educação Infantil, é importante que as crianças compreendam o significado da Páscoa e as tradições e costumes associados a ela.

Dessa forma, é possível trabalhar valores como solidariedade, respeito e amor ao próximo, além de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Contudo, nunca é demais lembrar que é importante que as atividades desenvolvidas na Educação Infantil estejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular.

A Páscoa, assim como outras celebrações e costumes religiosos é um tema que deve ser abordado de forma neutra e imparcial pelos professores, sempre valorizando a pluralidade de religiões constantes em sala de aula.

BNCC e Educação Infantil

v2 28ryu cq05g

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil.

Ela define os códigos da BNCC, que são uma série de códigos alfanuméricos que identificam cada objeto de conhecimento e cada habilidade previstos para cada área do conhecimento e para cada ano escolar do ensino fundamental.

Na Educação Infantil, a BNCC define os Campos de Experiência, que são cinco grandes áreas de aprendizado que devem ser trabalhadas nas escolas. São eles: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Dentro de cada Campo de Experiência, a BNCC define os Objetos de Conhecimento, que são os conhecimentos específicos que as crianças devem adquirir. Além disso, a BNCC também define as habilidades que as crianças devem desenvolver em cada objeto de conhecimento.

Ao planejar uma aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil, é importante que o professor leve em consideração os Campos de Experiência e os Objetos de Conhecimento previstos na BNCC.

Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as diretrizes estabelecidas pelo documento.

O processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil deve ser voltado para o desenvolvimento integral das crianças, considerando seus aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais.

Por isso, é importante que o professor utilize metodologias adequadas e que esteja atento às necessidades e interesses de cada criança.

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Planejamento da Aula

v2 28rz3

Como já visto anteriormente, para a educação infantil, o planejamento da aula sobre a Páscoa deve ser elaborado de acordo com a BNCC, que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Objetivos do Plano de Aula

Aqui estão alguns exemplos de objetivos que podem ser incorporados em um plano de aula sobre a Páscoa para alunos da Educação Infantil:

  1. Objetivo Cognitivo:
    • Compreender os símbolos da Páscoa, como coelhos, ovos e cestas, através de atividades lúdicas e histórias.
  2. Objetivo Artístico:
    • Desenvolver habilidades motoras finas por meio de atividades artísticas, como decorar ovos de Páscoa ou criar coelhinhos de papel.
  3. Objetivo Social e Emocional:
    • Promover a partilha e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trocar ideias, materiais e ajudar uns aos outros nas atividades.
  4. Objetivo Linguístico:
    • Ampliar o vocabulário relacionado à Páscoa através da leitura de histórias, canções e conversas sobre a celebração.
  5. Objetivo Matemático:
    • Praticar noções matemáticas básicas, como contar e classificar, utilizando ovos decorativos ou outras figuras temáticas.
  6. Objetivo Sensorial:
    • Estimular os sentidos das crianças através de atividades que envolvam texturas, cores e aromas relacionados à Páscoa.
  7. Objetivo de Valores:
    • Reforçar valores como solidariedade e amizade, destacando a importância de compartilhar e cuidar uns dos outros.
  8. Objetivo Cultural:
    • Reconhecer e respeitar diferentes tradições de celebração da Páscoa ao redor do mundo, promovendo a diversidade cultural.
  9. Objetivo Motor:
    • Aprimorar habilidades motoras grossas por meio de atividades físicas como caça aos ovos, pulos de coelho, entre outras brincadeiras.
  10. Objetivo Criativo:
    • Estimular a criatividade das crianças ao criar suas próprias cestas de Páscoa, coelhinhos ou outros projetos artísticos relacionados.
  11. Objetivo de Conhecimento Religioso (se aplicável):
    • Para escolas que abordam aspectos religiosos, entender o significado religioso da Páscoa e respeitar as diferentes tradições.
  12. Objetivo de Expressão Oral:
    • Encorajar as crianças a compartilhar suas experiências, pensamentos e sentimentos sobre a Páscoa de maneira verbal, promovendo a expressão oral.

Lembrando que os objetivos devem ser adaptados de acordo com a faixa etária, o contexto da escola e as necessidades específicas dos alunos.

Observe Ainda:

O plano de aula deve ter uma duração adequada à idade das crianças, considerando que elas têm uma capacidade de concentração limitada.

É importante que o professor utilize métodos e recursos didáticos adequados, como histórias, músicas, jogos, atividades lúdicas e artísticas, que estimulem a criatividade e a imaginação dos alunos.

O método de avaliação deve ser compatível com o objetivo da aula, que é proporcionar aos alunos informações sobre a Páscoa e seus significados, bem como estimular o respeito às diferenças culturais e religiosas.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

A avaliação dos alunos deve ser feita de forma contínua, considerando a participação, o interesse, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades propostas.

O projeto Páscoa pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo disciplinas como história, geografia, matemática, artes e língua portuguesa.

O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão ampla e integrada sobre a Páscoa, seus símbolos e tradições, bem como estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Desse modo, o plano de aula sobre a Páscoa para deve ser elaborado de forma cuidadosa e planejada, considerando as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, a duração adequada à idade das crianças, os métodos e recursos didáticos adequados, o método de avaliação compatível com o objetivo da aula, e o projeto Páscoa desenvolvido de forma interdisciplinar (Se implementado).

Atividades e Recursos

v2 28rzd w9b58

Para trabalhar a temática da Páscoa na Educação Infantil, é importante utilizar atividades lúdicas e recursos que estimulem a criatividade e a coordenação motora das crianças.

As atividades devem estar alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento integral das crianças, contemplando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais.

Exemplos de Atividades

Aqui estão alguns exemplos de atividades relacionadas à Páscoa, juntamente com os respectivos campos de experiência da BNCC:

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Atividade: Decoração de Ovos de Páscoa

Campos de Experiência:

  1. O eu, o outro e o nós:
    • Desenvolver a identidade e autonomia das crianças ao decorarem seus próprios ovos, expressando criatividade e escolhendo suas cores e padrões preferidos.
  2. Corpo, gestos e movimentos:
    • Aprimorar as habilidades motoras finas através do manuseio de pincéis, tintas e materiais de decoração para enfeitar os ovos.

Atividade: Caça aos Ovos

Campos de Experiência:

  1. Traços, sons, cores e formas:
    • Estimular o reconhecimento de formas e cores ao esconder ovos de Páscoa coloridos pela sala ou área externa para que as crianças os encontrem.
  2. O eu, o outro e o nós:
    • Promover a interação social e cooperação entre as crianças durante a caça aos ovos, incentivando a partilha e a colaboração.

Atividade: Contação de História

Campos de Experiência:

  1. Escuta, fala, pensamento e imaginação:
    • Desenvolver a capacidade de escutar e expressar ideias ao ouvir histórias sobre a Páscoa, promovendo a imaginação e o pensamento crítico.
  2. Corpo, gestos e movimentos:
    • Incorporar movimentos corporais e gestos ao contar histórias, envolvendo as crianças de maneira física na narrativa.

Atividade: Confecção de Cestas de Páscoa

Campos de Experiência:

  1. Traços, sons, cores e formas:
    • Explorar diferentes materiais, texturas e cores na criação de suas próprias cestas de Páscoa.
  2. O eu, o outro e o nós:
    • Estimular a autonomia e a expressão das crianças ao personalizarem suas cestas, refletindo suas preferências e personalidades.

Atividade: Músicas e Danças Temáticas

Campos de Experiência:

  1. Corpo, gestos e movimentos:
    • Promover a expressão corporal e a coordenação motora através de músicas e danças relacionadas à Páscoa.
  2. Traços, sons, cores e formas:
    • Explorar diferentes ritmos e sons associados à celebração da Páscoa.

Atividade: Plantio de Sementes

Campos de Experiência:

  1. O eu, o outro e o nós:
    • Desenvolver o senso de responsabilidade ao plantar sementes em pequenos vasos, relacionando o renascimento e crescimento com o tema da Páscoa.
  2. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
    • Compreender noções de tempo e transformações naturais à medida que as sementes germinam e crescem.

Explore Ainda:

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Artes e Ofícios

As atividades de artes e ofícios são essenciais para trabalhar a criatividade e a coordenação motora das crianças. Utilizando materiais como papel, cola, tesoura e tintas, é possível criar diversas opções de atividades, como desenhos, pinturas, dobraduras e recortes. É importante explorar as cores e as formas, estimulando a imaginação das crianças.

Música e Movimento

A música e o movimento são recursos importantes para trabalhar a coordenação motora e a linguagem oral das crianças. Utilizando músicas e gestos, é possível criar atividades que envolvam movimentos e danças, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças.

Jogos e Brincadeiras

Os jogos e as brincadeiras são recursos importantes para trabalhar o raciocínio lógico e a socialização das crianças. É possível criar jogos que envolvam a temática da Páscoa, como caça aos ovos, jogo da memória, entre outros.

Leitura e Escrita

A leitura e a escrita são recursos importantes para trabalhar a interpretação de textos e a linguagem escrita das crianças. É possível utilizar livros e histórias que falem sobre a Páscoa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.

Pesquisa e Discussão

A pesquisa e a discussão são recursos importantes para trabalhar a curiosidade e a reflexão das crianças. É possível explorar imagens e fotos que falem sobre a Páscoa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.

Visual e Criação

A visualização e a criação são recursos importantes para trabalhar a criatividade e a imaginação das crianças. É possível utilizar materiais como papel, cola, tesoura e tintas, para criar atividades que envolvam a criação de coelhinhos, ovos de chocolate, entre outros.

Valores e Reflexão

Os valores e a reflexão são recursos importantes para trabalhar a gratidão e a solidariedade das crianças. É possível criar atividades que envolvam a reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, estimulando a compreensão e a empatia das crianças.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Celebração e Lembrancinhas

A celebração e as lembrancinhas também são recursos próprios para trabalhar a criatividade e a imaginação das crianças. É possível criar atividades que envolvam a criação de lembrancinhas para presentear familiares e amigos, estimulando a socialização e a amizade das crianças.

Confira este artigo também: Atividades da Páscoa para Educação Infantil: Ideias Divertidas

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças da Educação Infantil experiências lúdicas e significativas relacionadas à comemoração da Páscoa, promovendo o respeito às tradições culturais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
  • Objetivos Específicos:
  1. Reconhecer e respeitar as diferenças culturais relacionadas à comemoração da Páscoa.
  2. Estimular a expressão de sentimentos e emoções por meio de atividades artísticas.
  3. Promover a cooperação e a participação em atividades coletivas.
  4. Desenvolver habilidades motoras finas e coordenação motora ampla em atividades relacionadas à Páscoa.
  5. Estimular a criatividade e a imaginação por meio de produções artísticas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais e instrumentos musicais.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura e escultura.

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções.

Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças culturais e as tradições da Páscoa.
  • Brincar de forma criativa e expressiva, explorando diferentes linguagens artísticas.
  • Participar ativamente das atividades propostas, demonstrando cooperação e interesse.
  • Explorar movimentos, gestos e sons relacionados à Páscoa.
  • Expressar sentimentos e emoções de forma livre e criativa.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Origem e significado da Páscoa
  • Tradições e símbolos pascais
  • Atividades artísticas relacionadas à Páscoa
  • Músicas e danças tradicionais da Páscoa

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema
  • Atividades artísticas como pintura de ovos, confecção de coelhos de papel, entre outras
  • Músicas e danças relacionadas à Páscoa
  • Contação de histórias sobre a Páscoa

ATIVIDADES:

  1. Pintura de Ovos de Páscoa: As crianças poderão pintar ovos de plástico ou papel com tintas coloridas, explorando cores e formas.
  2. Confecção de Coelhos de Páscoa: Utilizando materiais como papel, algodão e cola, as crianças poderão criar coelhinhos para enfeitar a sala.
  3. Dança da Páscoa: Propor uma dança simples com músicas tradicionais

Perguntas Frequentes

v2 28rzo 6mhu8

Como trabalhar a Páscoa na Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Para trabalhar a Páscoa na Educação Infantil de acordo com a BNCC, é importante utilizar a data como uma oportunidade para ensinar valores e habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças, como empatia, cooperação, respeito e solidariedade. Além disso, é fundamental que as atividades realizadas estejam de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC para a Educação Infantil.

Quais habilidades da BNCC podem ser desenvolvidas ao trabalhar a Páscoa na Educação Infantil?

Ao trabalhar a Páscoa na Educação Infantil, é possível desenvolver diversas habilidades e competências previstas na BNCC, como a capacidade de se expressar, de se relacionar com os outros, de compreender e respeitar as diferenças, de trabalhar em equipe, de resolver problemas e de tomar decisões.

Quais atividades podem ser realizadas para ensinar sobre a Páscoa na Educação Infantil?

Algumas atividades que podem ser realizadas para ensinar sobre a Páscoa na Educação Infantil incluem a confecção de cartões, a decoração de ovos, a realização de jogos e brincadeiras, a contação de histórias, a apresentação de peças teatrais e a realização de atividades que envolvam a partilha e a solidariedade.

Qual o objetivo de trabalhar a Páscoa na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a Páscoa na Educação Infantil é proporcionar às crianças um momento de aprendizado e reflexão sobre valores importantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, é uma oportunidade de promover o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC para a Educação Infantil.

Como desenvolver um plano de aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil?

Para desenvolver um plano de aula sobre a Páscoa para a Educação Infantil, é importante levar em consideração as habilidades e competências previstas na BNCC para a Educação Infantil, bem como as características e necessidades das crianças. É fundamental que as atividades propostas estejam de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos e que sejam adequadas ao contexto em que estão inseridos.

Qual o papel do projeto Páscoa é valores na Educação Infantil?

O projeto Páscoa é valores tem como objetivo promover o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a empatia, o respeito e a cooperação entre as crianças da Educação Infantil. Além disso, busca estimular o aprendizado de habilidades e competências previstas na BNCC, por meio de atividades lúdicas e significativas relacionadas à Páscoa.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima