O plano de aula é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de qualidade. Um exemplo interessante de plano de aula é o “Boneco de Alpiste”, que pode ser trabalhado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hoje veremos como desenvolver e trabalhar este plano de aula com os alunos da educação infantil.
Discutindo o Tema
A BNCC estabelece diretrizes e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo educacional, proporcionando um ensino consistente e significativo para os alunos.
O “Plano de Aula Completo do Boneco de Alpiste” se alinha às diretrizes da BNCC e oferece uma proposta pedagógica lúdica e envolvente.
Por meio dessa atividade, os alunos podem aprender conceitos científicos e desenvolver habilidades relacionadas à observação, análise e registro de informações.
Além disso, essa prática incentiva a integração entre os alunos e a promoção de valores como responsabilidade, cooperação e respeito ao meio ambiente.
Dessa forma, ao seguir as orientações da BNCC e utilizar o “Plano de Aula do Boneco de Alpiste” como recurso, os educadores terão a oportunidade de proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e significativa para seus alunos.
Essa atividade certamente contribuirá para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades importantes no processo de ensino-aprendizagem.
Veja ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre o boneco de alpiste para você usar como exemplo e adaptar aos seus objetivos pedagógicos.
Objetivos da Atividade
O plano de aula com base no “boneco de alpiste” busca atender às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil, considerando aspectos de conhecimento, habilidades e ações relevantes no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
O primeiro objetivo dessa atividade é ampliar o conhecimento das crianças sobre o ciclo de vida das plantas e as necessidades básicas para seu desenvolvimento, como luz solar, água e nutrientes.
Essa atividade permite explorar conceitos científicos de forma lúdica e prática, com a construção do boneco e o acompanhamento do seu crescimento.
Outro objetivo é o desenvolvimento de habilidades motoras finas e percepção espacial, por meio das ações de manuseio do alpiste, modelagem do boneco e posicionamento dos materiais que irão compor o seu corpo.
Além disso, a atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos ao elaborarem suas próprias versões do boneco de alpiste.
A atividade também tem o propósito de favorecer a colaboração e o trabalho em equipe entre as crianças, incentivando ações coletivas na montagem dos bonecos e na partilha de ideias e soluções para o seu crescimento saudável.
Dessa forma, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia, respeito e escuta ativa, tão importantes no convívio escolar.
No contexto da educação infantil, o trabalho com o boneco de alpiste contribui para a construção de uma relação mais significativa e consciente com a natureza e o meio ambiente, abordando temas como a preservação e a sustentabilidade de forma adequada à faixa etária das crianças.
Seguindo esses objetivos e alinhado às diretrizes da BNCC, o plano de aula do boneco de alpiste proporciona uma experiência educativa completa e integrada, fortalecendo habilidades, conhecimentos e ações essenciais para o desenvolvimento pleno do aluno na educação infantil.
Objetivos Gerais e Específicos
Ao elaborar o seu próprio plano de aula sobre o boneco de alpiste, você pode considerar os seguintes exemplos de objetivos gerias e específicos:
Objetivo Geral: Desenvolver a criatividade, coordenação motora e habilidades sociais das crianças por meio da confecção e interação com o boneco de alpiste, promovendo o aprendizado lúdico e a expressão artística na educação infantil.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os Materiais:
- Identificar e manusear os materiais necessários para a confecção do boneco de alpiste, como algodão, alpiste, papel, cola, entre outros.
- Seguir Instruções:
- Desenvolver a habilidade de seguir instruções simples durante o processo de criação do boneco, promovendo autonomia e atenção.
- Estimular a Criatividade:
- Encorajar as crianças a personalizarem seus bonecos, explorando diferentes formas, cores e texturas para expressar sua criatividade individual.
- Promover a Socialização:
- Incentivar a interação entre as crianças durante a atividade, compartilhando ideias e ajudando-se mutuamente na construção dos bonecos.
- Desenvolver a Coordenação Motora Fina:
- Aprimorar a destreza e a coordenação motora fina por meio do manuseio de materiais pequenos, como alpiste, na montagem detalhada dos bonecos.
- Explorar o Tema Natureza:
- Introduzir o conceito de natureza e a importância de cuidar do meio ambiente, relacionando a utilização de alpiste no boneco como um elemento natural.
- Estimular a Expressão Artística:
- Proporcionar um espaço para as crianças expressarem suas emoções e pensamentos por meio da criação artística do boneco de alpiste.
- Apresentar o Resultado:
- Organizar uma exposição ou apresentação dos bonecos confeccionados, promovendo um momento de compartilhamento e orgulho das produções individuais.
Ao estruturar um plano de aula com esses objetivos, é possível criar uma experiência educativa que integra diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, combinando aprendizado prático, expressão artística e interação social.
Materiais Necessários
Para elaborar um plano de aula completo sobre o boneco de alpiste de acordo com as diretrizes da BNCC, é importante listar e providenciar os materiais necessários para a atividade.
Os alunos aprenderão sobre o processo de germinação das sementes enquanto desenvolvem habilidades manuais e criativas.
Os materiais necessários para a confecção do boneco de alpiste incluem:
- Meia ou meia-calça: Será utilizada para dar forma ao boneco e conter as sementes de alpiste.
- Sementes de alpiste: São fundamentais para o projeto, pois serão responsáveis pela germinação e crescimento da “cabeleira” do boneco.
- Serragem: A serragem será usada para dar volume ao boneco, além de reter umidade para que as sementes germinem.
- Cola: A cola será utilizada na montagem do boneco e na fixação de materiais para decorar.
- Tesoura: Essencial para cortar a meia ou meia-calça e outros materiais utilizados na decoração do boneco.
- Elástico: Serve para prender o boneco de alpiste, dividindo a cabeça e o corpo.
- Água: A água é fundamental para o processo de germinação das sementes, sendo necessária para hidratá-las e manter um ambiente propício ao crescimento.
- Materiais para decorar: Incluem itens como olhos e bocas adesivas, caneta permanente ou tecido colorido.
- Garrafa PET: A garrafa PET será utilizada como suporte para o boneco ficar em pé.
- Prato ou copo plástico: Para auxiliar no processo de irrigação das sementes e conter a água.
Ao reunir todos os materiais, o professor deve planejar as etapas de execução do plano de aula com base nas habilidades que desejam desenvolver nos alunos.
O boneco de alpiste é uma atividade lúdica e educativa, que possibilita trabalhar conceitos científicos e artísticos dentro das diretrizes da BNCC.
Passo a Passo para Fazer Boneco de Alpiste
Neste tutorial, você aprenderá como fazer um boneco de alpiste seguindo um plano de aula completo e em conformidade com as diretrizes da BNCC.
Vamos dividir o processo em três subseções: Preparação das Meias, Inserção das Sementes e Terra, e Montagem do Boneco.
Preparação das Meias
- Escolha uma meia fina de tamanho adequado, de preferência de cor branca ou clara, para que as sementes possam germinar adequadamente.
- Corte a parte superior da meia, próxima ao elástico, e descarte essa parte.
- Enrole a meia e deixe uma abertura na parte cortada para inserir as sementes e a terra.
Inserção das Sementes e Terra
- Adicione uma colher de sopa de sementes de alpiste na meia preparada.
- Em seguida, acrescente uma mistura de terra e substrato orgânico para facilitar o crescimento das sementes. A quantidade de terra deve preencher cerca de 3/4 da meia.
- Feche a meia com uma linha grossa ou um elástico, certificando-se de deixar um espaço para o crescimento das sementes.
Montagem do Boneco
- Modele a meia com terra e sementes na forma que desejar para dar o formato do boneco. Exemplo, um boneco com braços, pernas e cabeça.
- Em seguida, utilize pedaços de tecido ou materiais reciclados para criar os olhos, nariz e boca do boneco. Você também pode usar botões ou miçangas para esse fim.
- Prenda um prendedor de roupas no topo da cabeça do boneco, formando um gancho, para que ele possa ser pendurado durante a germinação das sementes.
Após seguir todos esses passos, coloque o boneco de alpiste em um local com luz indireta e umidade adequada. Molhe a meia regularmente para que as sementes permaneçam úmidas e germinem.
Depois de aproximadamente 15 dias, os brotos de alpiste começarão a crescer, criando uma aparência de cabelo verde no boneco.
A atividade pode ser utilizada para ensinar aos alunos a importância do cuidado com a natureza e o ciclo de vida das plantas, contribuindo para atender às diretrizes da BNCC de educação ambiental e sustentabilidade.
Etapas de Desenvolvimento da Atividade
Germinação das Sementes
A germinação das sementes de alpiste é uma etapa fundamental para o desenvolvimento desta atividade educativa.
Inicialmente, é importante que as crianças sejam envolvidas no processo, auxiliando na preparação das sementes e na colocação delas em recipientes adequados.
O uso de um substrato úmido é essencial, já que a disponibilidade de água é um fator determinante para a germinação das sementes.
Durante este processo, os alunos deverão observar atentamente as características de suas sementes, identificando possíveis mudanças à medida que as mesmas germinam.
O professor pode propor discussões sobre as condições ambientais que influenciam a germinação, como umidade, temperatura e luminosidade, fazendo relação com as diretrizes da BNCC.
Crescimento das Plantas
Após a germinação das sementes, é hora de acompanhar o crescimento das plantas.
Durante esta etapa, os alunos deverão observar o desenvolvimento das folhas, caules e raízes. É importante que a luz do sol esteja presente de forma adequada para que as plantas cresçam de forma saudável.
O professor pode propor atividades que envolvam a coleta de dados, como medições do crescimento das plantas e comparação de resultados entre os diferentes grupos de alunos.
Além disso, discussões relativas aos cuidados necessários para a manutenção das plantas, como a quantidade de água e a exposição à luz do sol, podem ser realizadas para aumentar a compreensão das crianças sobre o ciclo de vida das plantas e seu ambiente natural.
A realização desta atividade de acordo com as diretrizes da BNCC permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de observação, pensamento crítico e compreensão dos processos de germinação e crescimento das plantas, além de estimular a curiosidade e interesse pelo ensino de ciências nos anos iniciais.
Resultado da Atividade e Reflexão
Durante a atividade do plano de aula do boneco de alpiste, a observação das crianças é fundamental para compreender todo o processo de desenvolvimento das sementes.
Através dessa observação, os educadores podem analisar o envolvimento e o interesse dos pequenos, percebendo como eles lidavam com as questões relacionadas ao crescimento das sementes e ao cuidado com o meio ambiente.
As atitudes simples adotadas pelas crianças durante a atividade mostraram que pequenas ações podem interferir positivamente no meio ambiente.
A conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado com o nosso planeta foi um dos resultados mais significativos dessa proposta pedagógica.
Outro ponto importante, que pode ser abordado durante essa experiência é a importância da água para os seres vivos.
As crianças podem observar a necessidade de manter o boneco de alpiste úmido para que as sementes germinem e cresçam adequadamente.
Essa compreensão ajuda no desenvolvimento da percepção sobre o fundamental papel da água em todo o ecossistema.
Ao longo do processo, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre suas ações e responsabilidades com relação ao meio ambiente.
A atividade proporciona um ambiente propício para o debate e a troca de ideias entre os estudantes, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.
A aplicação do plano de aula do boneco de alpiste, seguindo as diretrizes da BNCC, mostra-se um excelente recurso pedagógico para trabalhar conceitos e valores importantes com os alunos.
A atividade, além de ser lúdica e envolvente, promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes, reforçando a importância do ensino baseado em experiências reais e contextualizadas.
Plano de Aula Pronto
TÓPICOS | DESCRIÇÃO |
---|---|
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS | Desenvolver habilidades motoras finas, promover o entendimento de processos naturais como o crescimento das plantas, e estimular a criatividade e a expressão individual das crianças ao criar seu próprio boneco de alpiste. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua conservação. (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
DIREITOS DE APRENDIZAGEM | Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | “Corpo, gestos e movimentos” para o desenvolvimento das habilidades manuais e a coordenação motora fina; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” para explorar o crescimento das plantas e entender processos naturais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | Criação de bonecos de alpiste, que envolve o manuseio de materiais diversos como meias velhas, terra, alpiste, e itens decorativos. |
METODOLOGIA PEDAGÓGICA | Aprendizagem baseada em projetos, onde as crianças participam ativamente do processo de criação dos bonecos, desde o planejamento até a execução. |
ATIVIDADES | Construção do Boneco: Cada criança receberá uma meia, encherá com terra e sementes de alpiste, amarrará a extremidade e decorará para formar o rosto do boneco. Observação e Cuidado: Regar o boneco diariamente e observar o crescimento do alpiste. |
RECURSOS DIDÁTICOS | Meias velhas, terra, alpiste, água, pratos de plástico (base para os bonecos), materiais de arte para decoração (olhos móveis, lã, canetas coloridas). |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO | Observação contínua do envolvimento das crianças no processo de criação e cuidado dos bonecos, considerando o desenvolvimento de habilidades manuais, criatividade e compreensão dos processos naturais. |
CRONOGRAMA DE AULAS | Aula 1: Apresentação do projeto e início da construção dos bonecos. Aula 2: Continuação da decoração e plantio das sementes. Aula 3 e subsequentes: Rega e observação do crescimento, com discussões sobre o que as plantas precisam para crescer. |
Implementação do Plano de Aula
Implementar o plano de aula “Boneco de Alpiste” na educação infantil requer organização e criatividade. Aqui está um passo a passo detalhado para te guiar desde a preparação até a execução completa:
Preparação:
- Reúna os Materiais: Antes da aula, prepare todos os materiais necessários para a atividade. Isto inclui meias velhas, terra, alpiste, água, pratos de plástico, e materiais de arte para decoração (como olhos móveis, lã, canetas coloridas).
- Espaço da Sala: Organize a sala de aula de maneira que facilite a movimentação das crianças. Crie estações de trabalho com todos os materiais acessíveis para que as crianças possam trabalhar em pequenos grupos ou individualmente.
- Plano de Fundo Conceitual: Prepare-se para introduzir o conceito de germinação e crescimento das plantas. Pense em uma maneira simples e lúdica de explicar esses conceitos às crianças, utilizando ilustrações ou histórias.
Execução:
Aula 1 – Introdução e Construção:
- Introdução ao Tema: Comece a aula apresentando o tema do “Boneco de Alpiste”. Discuta sobre plantas, como elas crescem e a importância da água e da luz solar.
- Demonstração: Mostre um exemplo de boneco de alpiste pronto e explique as etapas que as crianças seguirão para criar o seu.
- Construção dos Bonecos: Guie as crianças na construção dos bonecos. Comece enchendo a meia com terra e alpiste, amarre a extremidade, e então permita que as crianças decorem o seu boneco.
Aula 2 – Decoração e Cuidados:
- Decoração: Continuem a decoração dos bonecos, incentivando as crianças a expressarem sua criatividade.
- Instruções de Cuidado: Ensine as crianças como cuidar dos seus bonecos, explicando a importância de regá-los regularmente e colocá-los em um local onde possam receber luz.
Aulas Subsequentes – Observação e Diálogo:
- Observação do Crescimento: Nas aulas seguintes, dedique um tempo para que as crianças observem o crescimento do alpiste. Faça perguntas para incentivar a observação e a curiosidade.
- Diálogo e Reflexão: Converse sobre o processo de crescimento das plantas. Faça perguntas como “O que vocês acham que as plantas precisam para crescer?” e discuta as respostas.
Avaliação:
- Avaliação Contínua: Observe e registre como cada criança se envolve no projeto, prestando atenção à sua capacidade de seguir instruções, sua interação com os colegas, e sua expressão criativa.
- Feedback Positivo: Forneça feedback positivo e encorajador para cada criança, focando no esforço e na participação, além da finalização do projeto.
Conclusão:
- Exposição dos Bonecos: Organize uma pequena exposição dos bonecos de alpiste para que as crianças possam mostrar seus trabalhos. Isso pode ser feito na sala de aula ou convidando os pais para verem.
- Reflexão Final: Encerre o projeto com uma reflexão sobre o que foi aprendido. Pergunte às crianças o que mais gostaram de fazer e o que descobriram sobre o crescimento das plantas.
Este passo a passo considera os princípios da BNCC, enfatizando o aprendizado ativo, a exploração e a expressão criativa das crianças. Ao implementá-lo, ajuste as atividades conforme necessário para atender às necessidades e interesses de seus alunos.
Observações Finais:
Este plano de aula visa promover o aprendizado de forma lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais das crianças. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com as necessidades e interesses das crianças, sempre mantendo um ambiente acolhedor e estimulante.