Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de aula brincando com tecidos

Plano de Aula Brincando com Tecidos: Educação Infantil

O Plano de Aula Brincando com Tecidos é uma metodologia lúdica e criativa que tem como objetivo estimular o desenvolvimento infantil por meio da exploração de diferentes tecidos. A ideia é que as crianças possam criar, brincar e aprender ao mesmo tempo, utilizando a imaginação e a curiosidade para descobrir novas possibilidades.

Etapas Importantes

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Para elaborar o Plano de Aula Brincando com Tecidos, o professor precisa ter em mente algumas etapas importantes.

Primeiramente, é preciso definir os objetivos pedagógicos que se deseja alcançar com a atividade.

Em seguida, é necessário selecionar os materiais adequados e preparar o ambiente de forma a proporcionar uma experiência enriquecedora para as crianças.

Uma vez elaborado o plano, é hora de colocá-lo em prática. Durante a atividade, é importante que o professor esteja atento às necessidades e interesses dos alunos, estimulando a criatividade e a participação ativa de todos.

Ao final, é fundamental que haja uma reflexão sobre a experiência, de forma a avaliar os resultados e identificar possibilidades de aprimoramento.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Veja ao final um plano de aula pronto sobre o tema “Brincando com Tecidos”. Use e adapte à vontade, conforme os objetivos de sua aula.

Plano de aula brincando com tecidos

Resumindo nosso assunto

  • O Plano de Aula Brincando com Tecidos é uma metodologia lúdica e criativa que estimula o desenvolvimento infantil.
  • Para elaborar o plano, o professor deve definir objetivos pedagógicos, selecionar materiais adequados e preparar o ambiente.
  • Durante a atividade, é importante estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos, e ao final, realizar uma reflexão sobre a experiência para avaliar os resultados.

Elaboração do Plano de Aula

Objetivo do Plano

O objetivo do Plano de Aula “Brincando com Tecidos” é proporcionar às crianças uma experiência lúdica e criativa, estimulando sua imaginação e habilidades manuais.

O plano tem como objetivo principal desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e tátil, além de promover a socialização entre os alunos.

Desenvolvimento do Conteúdo

O conteúdo do Plano de Aula “Brincando com Tecidos” consiste em atividades que envolvem o manuseio de tecidos, como dobrar, cortar, colar e costurar.

As atividades são desenvolvidas de forma progressiva, começando com exercícios simples e evoluindo para atividades mais complexas.

O conteúdo é estruturado de forma a permitir que as crianças explorem a textura, a cor e o formato dos tecidos, estimulando sua criatividade e imaginação.

O plano também inclui atividades que incentivam a criação de histórias e personagens, permitindo que as crianças desenvolvam sua capacidade de expressão oral e escrita.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Seleção de Recursos Didáticos

Para a implementação do Plano de Aula “Brincando com Tecidos”, é necessário selecionar os recursos didáticos adequados. Dentre os recursos que podem ser utilizados, destacam-se:

  • Tecidos de diferentes texturas, cores e estampas;
  • Tesouras sem ponta;
  • Cola branca;
  • Agulhas de costura sem ponta;
  • Linhas coloridas.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino do Plano de Aula “Brincando com Tecidos” é baseada no aprendizado lúdico e na experimentação.

As atividades são desenvolvidas de forma a permitir que as crianças aprendam brincando, explorando e descobrindo.

O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, estimulando a criatividade e a expressão individual.

É importante que o professor esteja atento às necessidades e dificuldades de cada aluno, oferecendo suporte e orientação quando necessário.

Modelo de Plano de Aula

Para elaborar um Plano de Aula “Brincando com Tecidos”, é possível utilizar o seguinte modelo:

EtapaAtividade
AquecimentoApresentação dos materiais e instruções básicas
DesenvolvimentoAtividades progressivas de manuseio de tecidos
EncerramentoApresentação dos trabalhos e discussão sobre o processo criativo

O modelo deve ser adaptado de acordo com o contexto e as necessidades dos alunos, incluindo atividades específicas para cada faixa etária e nível de habilidade.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Aplicação do Plano de Aula

Depois de elaborar o Plano de Aula “Brincando com Tecidos”, é hora de aplicá-lo em sala de aula.

Nesta seção, serão abordados alguns aspectos importantes para a aplicação do plano, como a organização da rotina e a avaliação do aprendizado.

Organização da Rotina

Para aplicar o Plano de Aula “Brincando com Tecidos”, é importante organizar a rotina da sala de aula de forma que haja tempo suficiente para a realização das atividades propostas.

É recomendável que o professor reserve um período específico para as atividades com tecidos, de forma que os alunos possam se concentrar e aproveitar ao máximo o aprendizado.

Além disso, é importante que o professor esteja preparado para orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e estimulando a criatividade.

O ambiente da sala de aula também deve ser organizado de forma que os alunos tenham espaço suficiente para trabalhar com os tecidos.

Avaliação do Aprendizado

Durante a aplicação do Plano de Aula “Brincando com Tecidos”, é importante que o professor avalie o aprendizado dos alunos de forma contínua.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Para isso, é possível utilizar diferentes estratégias, como observação direta, registro de atividades, conversas individuais e trabalhos em grupo.

A avaliação deve ser feita levando em consideração os objetivos propostos no Plano de Aula, como o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e da capacidade de expressão.

É importante que o professor faça uma análise crítica dos resultados obtidos, identificando pontos positivos e negativos e buscando formas de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

A aplicação do Plano de Aula “Brincando com Tecidos” requer uma organização cuidadosa da rotina da sala de aula e uma avaliação contínua do aprendizado dos alunos.

Com esses cuidados, é possível garantir que os objetivos propostos sejam alcançados e que os alunos tenham uma experiência enriquecedora e divertida com os tecidos.

Brincando com Tecidos

O uso de tecidos em atividades lúdicas pode estimular a criatividade e a imaginação das crianças, além de desenvolver habilidades motoras e sensoriais.

Nesta seção, serão apresentadas algumas sugestões de atividades para elaborar um plano de aula utilizando tecidos.

image 1

Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

Conteúdo Patrocinado

Exploração de Texturas

A exploração de diferentes texturas é uma atividade sensorial que pode ser realizada com bebês e crianças pequenas.

Para isso, pode-se utilizar tecidos de diferentes materiais, como algodão, seda, lã, entre outros.

Os tecidos podem ser cortados em diferentes tamanhos e formatos para que as crianças possam tocá-los e explorar suas características. É importante que os tecidos sejam lavados e higienizados antes do uso.

Criação de Brincadeiras

Os tecidos podem ser utilizados para criar diferentes brincadeiras e atividades. Por exemplo, pode-se criar uma cabana utilizando tecidos e objetos de casa, como cadeiras e almofadas.

As crianças podem brincar de esconde-esconde dentro da cabana. Outra atividade é a criação de fantasias utilizando tecidos e acessórios.

As crianças podem se vestir como personagens de histórias ou criar suas próprias fantasias.

Uso de Músicas

A música pode ser utilizada como um elemento de estímulo para as atividades com tecidos. Pode-se escolher músicas com ritmos diferentes para que as crianças possam explorar os tecidos de acordo com a música.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Por exemplo, pode-se utilizar tecidos leves para acompanhar músicas mais suaves e tecidos mais pesados para acompanhar músicas mais agitadas.

Colagem

Os tecidos também podem ser utilizados para criar colagens. As crianças podem recortar pedaços de tecidos e colá-los em um papel para criar uma obra de arte.

É importante que as crianças tenham liberdade para escolher os tecidos e criar sua própria arte.

Em resumo, o uso de tecidos pode ser uma forma divertida e criativa de desenvolver habilidades motoras e sensoriais em crianças.

As atividades podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária e interesse das crianças, estimulando a criatividade e a imaginação.

Integração com o Campo de Experiência da BNCC

Ao elaborar e aplicar um plano de aula que envolva brincadeiras com tecidos, é importante considerar a integração com o Campo de Experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que está relacionado ao corpo, gestos e movimentos, identidade e autonomia.

Corpo

O Campo de Experiência do Corpo está relacionado ao desenvolvimento da percepção corporal, da imagem e identidade corporal, da expressividade e da corporeidade.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Ao trabalhar com tecidos, é possível estimular a percepção tátil e sensorial, a criatividade e a expressividade corporal das crianças.

Além disso, é possível explorar a diversidade corporal e promover a aceitação das diferenças.

Gestos e Movimentos

O Campo de Experiência dos Gestos e Movimentos está relacionado ao desenvolvimento da coordenação motora, da lateralidade, da orientação espacial e temporal, da noção de ritmo e da expressividade corporal.

Ao brincar com tecidos, as crianças podem desenvolver a coordenação motora fina, a percepção espacial e temporal, a noção de peso e equilíbrio, além de explorar diferentes formas de movimento e expressão corporal.

Identidade e Autonomia

O Campo de Experiência da Identidade e Autonomia está relacionado ao desenvolvimento da autoestima, da identidade, da autonomia, da responsabilidade e da convivência social.

Ao trabalhar com tecidos, as crianças podem explorar sua identidade e expressar sua criatividade, além de desenvolver habilidades como a responsabilidade e a cooperação durante a realização das atividades em grupo.

Ao elaborar e aplicar um plano de aula que envolva brincadeiras com tecidos, é possível promover a integração com o Campo de Experiência da BNCC relacionado ao corpo, gestos e movimentos, identidade e autonomia.

1500 atividades alfabetizacao 600 webp

1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

Conteúdo Patrocinado

Dessa forma, as crianças podem desenvolver habilidades importantes para seu desenvolvimento integral e para sua formação como cidadãos críticos e participativos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças experiências lúdicas e educativas que estimulem o desenvolvimento das habilidades motoras, criatividade, expressão artística, empatia e respeito às diferentes culturas.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a criatividade e expressão artística por meio do manuseio de tecidos.
  2. Estimular a empatia e respeito às diferentes culturas ao explorar diferentes texturas e cores de tecidos.
  3. Trabalhar a coordenação motora fina e grossa por meio de atividades com tecidos.
  4. Promover a interação e cooperação entre as crianças durante as atividades com tecidos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Objetivos Correspondentes:
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração de diferentes texturas e cores de tecidos.
  • Atividades de criação artística utilizando tecidos.
  • Estímulo à expressão criativa e livre por meio dos tecidos.
  • Promoção da empatia e respeito às diferentes culturas através do manuseio de tecidos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a de aprendizagem ativa e participativa, com foco na experimentação e na expressão criativa das crianças. Serão propostas atividades práticas e lúdicas que estimulem a criatividade, a coordenação motora e a interação social.

ATIVIDADES:

  1. Exploração de Tecidos: As crianças serão convidadas a explorar diferentes tipos de tecidos, observando suas texturas, cores e padrões.
  2. Criação Artística: Em seguida, as crianças serão incentivadas a criar produções artísticas utilizando os tecidos, como colagens, dobraduras e esculturas.
  3. Brincadeiras com Tecidos: Serão propostas brincadeiras que envolvam o uso de tecidos, como esconde-esconde, dança com lenços, entre outras.
  4. Roda de Conversa: Ao final das atividades, será realizada uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas experiências e aprendizados.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tecidos de diferentes texturas e cores.
  • Tesouras sem ponta.
  • Colas.
  • Papéis coloridos.
  • Materiais para desenho e pintura.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais das crianças durante as atividades com os tecidos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração de tecidos e criação artística.
  • Aula 2: Brincadeiras com tecidos e atividades em grupo.
  • Aula 3: Roda de conversa e avaliação das atividades.

Reflexão Final

Ao final da aula, é importante que os alunos tenham um momento de reflexão sobre o que foi aprendido e como o uso dos tecidos contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades.

Nessa reflexão, eles devem ser incentivados a pensar sobre as diferentes formas de uso dos tecidos e como isso pode ser aplicado em outras áreas de suas vidas.

É importante que os alunos sejam incentivados a compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade, para que possam aprender uns com os outros e construir um conhecimento coletivo.

O professor pode fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão, como por exemplo: “Como você se sentiu ao criar a sua obra de arte com tecidos?”, “O que você aprendeu sobre as diferentes texturas dos tecidos?”, “Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em outras atividades?”.

Além disso, é fundamental que o professor faça uma avaliação da aula, para identificar pontos positivos e negativos e possíveis melhorias para a próxima vez.

Essa avaliação pode ser feita de forma informal, através de uma conversa com os alunos, ou de forma mais formal, através de um questionário ou ficha de avaliação.

A reflexão final é uma etapa importante do processo de aprendizagem, pois permite que os alunos consolidem o conhecimento adquirido e reflitam sobre como podem aplicá-lo em outras áreas de suas vidas.

O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos nessa etapa, para que possam construir um conhecimento coletivo e identificar possíveis melhorias para a próxima vez que a atividade for realizada.

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima