Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula Cantigas de Roda

Plano de Aula Cantigas de Roda: Educação Infantil

As cantigas de roda são uma forma de expressão cultural que fazem parte do folclore brasileiro. Além de serem divertidas e animadas, elas possuem um grande valor pedagógico, especialmente na educação infantil. Hoje veremos como fazer e implementar um plano de aula especial sobre cantigas de roda para alunos da educação infantil.

O uso das cantigas de roda em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento das crianças em diversas áreas, como a linguagem oral, o movimento corporal, a sociabilidade e a criatividade.

Relevância das Cantigas de Roda na Educação Infantil

As cantigas de roda são uma forma de cultura popular que transmitem valores, costumes e tradições de geração em geração.

Além disso, elas são uma ferramenta pedagógica eficaz para o desenvolvimento das crianças. Ao cantar e dançar em roda, as crianças aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar o espaço e a vez do outro, a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal, além de ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação.

Plano de Aula

Para preparar um plano de aula com cantigas de roda, é importante selecionar as músicas de acordo com a faixa etária das crianças e com os objetivos pedagógicos a serem alcançados.

As atividades podem incluir a aprendizagem da letra e da melodia, o ensaio da coreografia, a produção de instrumentos musicais, a elaboração de desenhos e pinturas relacionados às cantigas, entre outras ideias criativas.

Execução

Durante a execução do plano de aula, é importante que o professor esteja atento à participação e ao envolvimento das crianças nas atividades propostas.

É fundamental que elas se sintam à vontade para cantar, dançar e se expressar livremente, sem medo de errar. O professor também pode incentivar a interação entre as crianças, promovendo a socialização e o respeito mútuo.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre cantigas de roda. Use e adapte livremente conforme seus objetivos pedagógicos.

Plano de Aula Cantigas de Roda

Pontos principais deste artigo

  • Cantigas de roda são uma forma de cultura popular que possuem valor pedagógico na educação infantil.
  • As atividades podem incluir a aprendizagem da letra e da melodia, o ensaio da coreografia, a produção de instrumentos musicais, a elaboração de desenhos e pinturas relacionados às cantigas.
  • É importante que as crianças se sintam à vontade para cantar, dançar e se expressar livremente, sem medo de errar.

Importância das Cantigas de Roda na Educação Infantil

v2 13eaw 8llea

As cantigas de roda são uma importante ferramenta pedagógica na educação infantil. Elas proporcionam diversas atividades que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, linguagem oral, noção de espaço, contexto, rituais e costumes.

Ao brincar de roda, as crianças aprendem a se posicionar no espaço, a respeitar o espaço do outro e a se movimentar de forma coordenada. Além disso, as brincadeiras de roda estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, que criam novas coreografias e adaptações das cantigas.

As cantigas de roda também ajudam no desenvolvimento da linguagem oral, pois as crianças aprendem novas palavras e expressões ao cantar e contar as histórias presentes nas letras das músicas. Ainda, as cantigas de roda fazem parte da tradição oral brasileira e, por isso, contribuem para a preservação da cultura nacional.

Outra vantagem das cantigas de roda é que elas podem ser utilizadas em diversas atividades, como leitura, escrita, dança e canto. Ao trabalhar com as cantigas de roda, os professores podem propor atividades que envolvam a criação de novas letras, a escrita das cantigas, a dança e a interpretação das músicas.

As cantigas de roda são uma excelente forma de proporcionar atividades lúdicas e educativas para as crianças na educação infantil. Elas estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, linguagem oral, noção de espaço, contexto, rituais e costumes, além de contribuir para a preservação da cultura brasileira.

Preparando o Plano de Aula

v2 13eb9 2jo3b

Para preparar um plano de aula sobre cantigas de roda para a educação infantil, é importante que o professor tenha em mente os objetivos que deseja alcançar com a atividade. Além disso, é necessário selecionar um repertório musical adequado, que seja divertido e educativo ao mesmo tempo.

Uma boa forma de começar é fazendo uma pesquisa sobre as cantigas de roda mais populares e tradicionais do Brasil. Livros, revistas e sites especializados podem ser boas fontes de informação. É importante lembrar que as cantigas de roda são parte do folclore brasileiro e, portanto, devem ser valorizadas e preservadas.

Depois de selecionar o repertório musical, o professor pode preparar atividades que envolvam o canto, a dança e os jogos populares. É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que estimulem o desenvolvimento motor, cognitivo e social.

O professor pode utilizar diferentes recursos para apresentar as cantigas de roda, como CDs, cartazes, desenhos, parlendas e jogos. Também pode ser interessante preparar uma apresentação para os pais e familiares, para que eles possam ver o trabalho realizado pelas crianças.

Para facilitar o planejamento e a organização das atividades, o professor pode elaborar um cronograma e um plano de aula detalhado, com os objetivos, as atividades, os materiais necessários e o tempo previsto para cada etapa. É importante que o plano de aula seja claro e objetivo, para que os professores possam executá-lo com facilidade.

Por fim, é importante lembrar que o plano de aula deve ser flexível e adaptável, de acordo com as necessidades e interesses das crianças. O professor deve estar preparado para fazer ajustes e mudanças durante a atividade, para garantir que ela seja divertida e educativa ao mesmo tempo.

Execução do Plano de Aula

v2 13ebk l0led

A execução do plano de aula sobre cantigas de roda pode ser dividida em diversas etapas.

Primeiramente, é importante que o professor apresente as músicas para os alunos, cantando-as e explicando suas letras e origens.

Além disso, é importante que os alunos tenham a oportunidade de se envolverem na confecção de cartazes com as músicas, o que pode ajudar na fixação das letras e na interação com a escrita. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para trabalhar a criatividade e a coordenação motora dos alunos.

Outra atividade interessante é a utilização de instrumentos que revelam a interação com as outras culturas. O professor pode apresentar instrumentos musicais de diferentes países e culturas, explicando suas características e permitindo que os alunos experimentem tocá-los.

Ainda, é possível trabalhar jogos populares com sucatas, que ajudam a desenvolver a criatividade e a coordenação motora dos alunos. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para trabalhar a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças vivências lúdicas e educativas por meio da brincadeira com cantigas de roda, estimulando o desenvolvimento da expressão corporal, da socialização e da criatividade.
  • Objetivos Específicos:
  1. Demonstrar empatia e respeito pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos e maneiras de agir (EI03EO01).
  2. Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções por meio do corpo, em brincadeiras e danças (EI03CG01).
  3. Utilizar sons e movimentos corporais durante as cantigas de roda, explorando diferentes qualidades sonoras e expressivas (EI03TS01).
  4. Expressar ideias, desejos e sentimentos por meio da linguagem oral e corporal, durante as brincadeiras com cantigas de roda (EI03EF01).
  5. Estabelecer relações de comparação entre objetos e pessoas durante as interações nas brincadeiras (EI03ET01).

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cantigas de roda tradicionais
  • Expressão corporal
  • Qualidades sonoras e expressivas
  • Interação social e cooperação

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre cantigas de roda tradicionais e sua importância cultural.
  • Em seguida, propor a brincadeira de cantigas de roda, estimulando a expressão corporal e a interação entre as crianças.
  • Durante a atividade, explorar diferentes qualidades sonoras e movimentos, incentivando a criatividade e a socialização.
  • Ao final, promover uma reflexão sobre as experiências vivenciadas e a importância da cooperação e do respeito mútuo.

ATIVIDADES:

  1. Brincadeira de Cantigas de Roda: As crianças serão convidadas a participar de uma roda para cantar e dançar cantigas tradicionais, explorando movimentos e expressões corporais.
  2. Exploração de Sons: Utilizando instrumentos musicais simples, as crianças poderão experimentar diferentes sons durante as cantigas de roda, estimulando a percepção auditiva e a criatividade.
  3. Expressão Corporal: Após a brincadeira, as crianças serão incentivadas a criar movimentos e gestos que representem as emoções e sentimentos vivenciados durante as cantigas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Instrumentos musicais simples (como chocalhos e tambores)
  • Espaço amplo para as atividades
  • Cantigas de roda tradicionais

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades, o desenvolvimento da expressão corporal e a interação social durante as brincadeiras com cantigas de roda.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução às cantigas de roda e roda de conversa.
  • Aula 2: Brincadeira de cantigas de roda e exploração de sons.
  • Aula 3: Expressão corporal e encerramento das atividades.

Perguntas Frequentes

v2 13ebv l74j6

Quais são as melhores cantigas de roda para trabalhar com crianças na educação infantil?

As melhores cantigas de roda para trabalhar com crianças na educação infantil são aquelas que são conhecidas e apreciadas pelas crianças, como “Ciranda, cirandinha”, “Atirei o pau no gato” e “Peixe vivo”. Essas cantigas são ideais para trabalhar a coordenação motora, o ritmo, a socialização e a expressão corporal.

Como incluir atividades com cantigas de roda em um plano de aula para a educação infantil?

Para incluir atividades com cantigas de roda em um plano de aula para a educação infantil, é importante criar um ambiente acolhedor e desafiador para as crianças. É possível utilizar materiais como bolas, cordas e tecidos para estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Além disso, é importante incentivar a participação ativa das crianças nas atividades, respeitando o ritmo de cada uma.

Qual é a importância das cantigas de roda na educação infantil?

As cantigas de roda são importantes na educação infantil porque estimulam o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. Elas ajudam a desenvolver a coordenação motora, o ritmo, a socialização, a imaginação e a criatividade das crianças. Além disso, as cantigas de roda ajudam a preservar a cultura popular brasileira, transmitindo valores e tradições para as novas gerações.

Como adaptar as cantigas de roda para diferentes faixas etárias na educação infantil?

Para adaptar as cantigas de roda para diferentes faixas etárias na educação infantil, é importante levar em consideração o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Para as crianças mais novas, é importante utilizar cantigas mais simples e movimentos mais básicos. Já para as crianças mais velhas, é possível utilizar cantigas mais complexas e movimentos mais elaborados, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças.

Quais habilidades da BNCC podem ser trabalhadas com cantigas de roda na educação infantil?

As cantigas de roda podem ser utilizadas para trabalhar várias habilidades da BNCC na educação infantil, como a EI01CG02 – Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, a EI01CG03 – Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais e a EI01EO03 – Demonstrar interesse ao ouvir e contar histórias.

Como utilizar a sequência didática com cantigas de roda na alfabetização na educação infantil?

A sequência didática com cantigas de roda pode ser utilizada na alfabetização na educação infantil para estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. É possível utilizar as cantigas de roda como ponto de partida para atividades de leitura, escrita e interpretação de textos. Além disso, as cantigas de roda podem ser utilizadas para trabalhar conceitos como rimas, repetições e estruturação de textos.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima