Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
crianças da pré-escola pintando com tintas naturais

Plano de Aula Experimentação com Tintas e Pigmentos Naturais

Imagine um mundo onde a natureza e a arte se encontram em uma sinfonia de cores e texturas, despertando a curiosidade e a criatividade das crianças desde cedo. É exatamente essa experiência mágica que propomos com o Plano de Aula: Experimentação com Tintas e Pigmentos Naturais para Pré-escola.

Este plano foi cuidadosamente elaborado para mergulhar as crianças da pré-escola em um universo de descobertas sensoriais e expressões artísticas, utilizando materiais que a natureza gentilmente nos oferece.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Neste plano de aula empolgante, as crianças serão convidadas a explorar o fascinante processo de extração de pigmentos naturais de frutas, legumes e flores.

Ao invés de recorrer a tintas comerciais, vamos incentivar o uso de alternativas sustentáveis e ecológicas, mostrando que a arte pode ser feita com respeito ao meio ambiente.

Cada etapa deste plano foi pensada para não apenas desenvolver as habilidades artísticas das crianças, mas também para promover um entendimento mais profundo sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

Ao longo de três aulas envolventes, nossos pequenos artistas terão a oportunidade de tocar, cheirar e observar as cores vibrantes que podem ser extraídas dos elementos naturais.

Eles serão guiados na criação de suas próprias tintas, aprendendo sobre misturas e combinações de cores de forma prática e divertida.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

E, finalmente, terão a liberdade de expressar suas ideias e emoções através da pintura, utilizando as tintas que eles mesmos prepararam.

Este plano de aula não apenas promove o desenvolvimento artístico e sensorial das crianças, mas também instila valores importantes como a sustentabilidade e o respeito à natureza.

Ao explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas e cores, as crianças ampliam seus saberes sobre a cultura e o meio ambiente, tornando-se mais conscientes e criativas.

Prepare-se para ver os olhos das crianças brilharem de entusiasmo e curiosidade à medida que mergulham nesta aventura colorida e ecológica.

Vamos juntos despertar a artista interior de cada criança, mostrando que a verdadeira arte está em harmonizar criatividade e respeito ao nosso mundo natural.

crianças da pré-escola pintando com tintas naturais

A Importância deste Plano de Aula

A importância do plano de aula “Experimentação com Tintas e Pigmentos Naturais” para alunos da pré-escola vai além do simples ato de pintar e criar.

Este plano de aula é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças, englobando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e ambientais.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Desenvolvimento Cognitivo e Criativo

Na fase pré-escolar, as crianças estão em um estágio crucial de desenvolvimento cognitivo. Elas estão começando a explorar o mundo ao seu redor com curiosidade e entusiasmo.

Ao experimentar com tintas e pigmentos naturais, as crianças são incentivadas a fazer descobertas científicas simples, como a extração de cores de diferentes elementos naturais.

Esse processo estimula habilidades de observação, experimentação e resolução de problemas.

Além disso, a liberdade de criar suas próprias tintas e pintar com elas incentiva a criatividade e a expressão artística, habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual e emocional.

Estímulo Sensorial

O uso de pigmentos naturais oferece uma rica experiência sensorial. As crianças podem tocar, cheirar e ver as diferentes cores e texturas dos materiais naturais, como frutas, legumes e flores.

Essa interação com diferentes estímulos sensoriais ajuda no desenvolvimento das capacidades perceptivas e sensoriais das crianças.

Ao manusear e misturar os pigmentos, elas aprendem sobre as propriedades dos materiais, desenvolvendo uma compreensão mais profunda e prática do mundo natural.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Educação Ambiental

Incorporar materiais naturais no processo artístico ensina às crianças sobre sustentabilidade e respeito ao meio ambiente desde cedo.

Elas aprendem que a natureza nos oferece recursos incríveis que podem ser utilizados de forma responsável e consciente.

Essa conscientização ambiental é crucial em um mundo onde a sustentabilidade se torna cada vez mais importante.

Ao aprenderem a valorizar e respeitar os recursos naturais, as crianças desenvolvem uma mentalidade ecológica que pode influenciar suas escolhas futuras.

Habilidades Sociais e Emocionais

O trabalho colaborativo é uma parte integrante deste plano de aula. As crianças aprendem a compartilhar materiais, trabalhar em grupo e respeitar as criações uns dos outros.

Essas interações promovem habilidades sociais importantes, como a cooperação, a comunicação e o respeito mútuo.

Além disso, a expressão artística permite que as crianças explorem e expressem suas emoções de maneira saudável, contribuindo para o desenvolvimento emocional e a autoestima.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Integração Curricular

Este plano de aula também integra vários campos de experiência, conforme orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao explorar traços, sons, cores e formas, as crianças ampliam seus conhecimentos sobre a cultura e o mundo ao seu redor.

A experimentação com pigmentos naturais também pode ser ligada a outros conteúdos programáticos, como ciência (aprendendo sobre plantas e cores) e matemática (medindo e misturando proporções).

Confira a seguir o plano de aula pronto para alunos da pré-escola:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar a curiosidade e a criatividade das crianças através da experimentação com tintas e pigmentos naturais.
  • Estimular a expressão artística e sensorial das crianças.
  • Promover o respeito ao meio ambiente através do uso de materiais naturais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Experimentação com tintas e pigmentos naturais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando às crianças sobre a importância de utilizar materiais naturais e sustentáveis.
  • Demonstrar como extrair pigmentos naturais de elementos como frutas, legumes, flores, entre outros.
  • Incentivar as crianças a experimentarem misturar os pigmentos naturais com água para criar tintas.
  • Estimular a criatividade das crianças, encorajando-as a pintar livremente.

ATIVIDADES:

  1. Exploração dos materiais: Apresentar os pigmentos naturais e materiais necessários para a criação das tintas. Deixar as crianças tocarem, cheirarem e observarem as cores dos pigmentos.
  2. Preparação das tintas: Auxiliar as crianças a extrair os pigmentos naturais e misturá-los com água para criar as tintas.
  3. Atividade artística: Deixar as crianças livres para pintarem utilizando as tintas naturais, incentivando a criatividade e a expressão artística.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Frutas, legumes, flores, entre outros elementos para extração de pigmentos.
  • Recipientes para mistura das tintas.
  • Papel ou tela para pintura.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e da criatividade das crianças durante a atividade.
  • Verificar a compreensão das crianças sobre a importância de utilizar materiais naturais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Apresentação dos materiais e explicação sobre a importância dos pigmentos naturais.
  • 2ª aula: Preparação das tintas naturais.
  • 3ª aula: Atividade artística de pintura com as tintas naturais.

Preparação

  1. Reúna os Materiais Necessários:
    • Frutas, legumes e flores (beterraba, espinafre, cúrcuma, cenoura, hibisco, etc.)
    • Recipientes pequenos para misturar os pigmentos
    • Água
    • Pincéis
    • Papel ou telas para pintura
    • Panos e aventais para proteger as roupas das crianças
    • Facas e raladores (para uso exclusivo do professor)
    • Liquidificador ou pilão (opcional, para ajudar na extração dos pigmentos)
  2. Ambiente de Aula:
    • Prepare um espaço seguro e adequado para as atividades práticas.
    • Organize mesas com os materiais necessários para facilitar o acesso das crianças.

1ª Aula: Apresentação dos Materiais e Importância dos Pigmentos Naturais

  1. Introdução:
    • Explique às crianças o que são pigmentos naturais e de onde vêm (frutas, legumes, flores).
    • Discuta brevemente a importância de utilizar materiais naturais e sustentáveis, mencionando como isso ajuda o meio ambiente.
  2. Exploração Sensorial:
    • Apresente os diferentes materiais às crianças, permitindo que elas toquem, cheirem e observem as cores.
    • Faça perguntas para estimular a curiosidade, como “Qual cor vocês acham que podemos obter desta beterraba?”
  3. Demonstração Inicial:
    • Mostre às crianças como extrair um pigmento natural simples (por exemplo, esmagando beterraba para obter suco vermelho).
    • Explique que usaremos esses pigmentos para fazer nossas próprias tintas.

2ª Aula: Preparação das Tintas Naturais

  1. Revisão Rápida:
    • Recapitule o que foi discutido na aula anterior sobre pigmentos naturais.
    • Explique o que será feito nesta aula: preparar tintas naturais.
  2. Extração dos Pigmentos:
    • Divida as crianças em pequenos grupos.
    • Demonstre como extrair pigmentos usando diferentes métodos (ralando, esmagando, usando liquidificador).
    • Auxilie cada grupo a extrair pigmentos de diferentes materiais.
  3. Mistura das Tintas:
    • Ensine como misturar os pigmentos com água em recipientes pequenos para criar as tintas.
    • Incentive as crianças a experimentarem diferentes proporções de pigmento e água para ver como isso afeta a cor e a consistência da tinta.

3ª Aula: Atividade Artística com Tintas Naturais

  1. Preparação:
    • Organize as mesas com os recipientes de tintas naturais, pincéis e papéis/telas.
    • Certifique-se de que todas as crianças estejam usando aventais ou roupas que possam sujar.
  2. Exploração Livre:
    • Explique às crianças que agora elas podem usar as tintas que criaram para pintar livremente.
    • Incentive a criatividade, sugerindo que elas pintem o que quiserem: formas abstratas, paisagens, animais, etc.
  3. Observação e Apoio:
    • Circulando pela sala, observe como as crianças estão usando as tintas.
    • Ofereça suporte e encorajamento, ajudando-as a explorar diferentes técnicas de pintura.
  4. Discussão e Compartilhamento:
    • Após a atividade, reúna as crianças para compartilhar suas obras de arte.
    • Pergunte sobre suas experiências: “Qual foi a parte mais divertida?” “O que vocês aprenderam sobre usar pigmentos naturais?”

Avaliação e Conclusão

  1. Avaliação Contínua:
    • Observe o envolvimento e a criatividade das crianças durante as atividades.
    • Anote as observações sobre como cada criança interage com os materiais e participa das atividades.
  2. Reflexão Final:
    • Conduza uma breve discussão sobre o que as crianças aprenderam sobre pigmentos naturais e sustentabilidade.
    • Reforce a importância de usar materiais naturais e a criatividade em suas expressões artísticas.
  3. Exposição dos Trabalhos:
    • Organize uma pequena exposição dos trabalhos artísticos das crianças na sala de aula ou em um local visível para os pais e visitantes.
    • Encoraje as crianças a explicar suas obras e o processo de criação para os visitantes.

Seguindo esses passos, você proporcionará uma experiência rica e educativa que não só desenvolverá as habilidades artísticas das crianças, mas também promoverá a conscientização ambiental e o trabalho colaborativo.

Conclusão

O plano de aula “Experimentação com Tintas e Pigmentos Naturais” é uma abordagem pedagógica rica e multifacetada que apoia o desenvolvimento holístico das crianças na pré-escola.

Ao estimular a criatividade, o aprendizado sensorial, a conscientização ambiental e as habilidades sociais e emocionais, este plano de aula prepara as crianças para serem pensadores críticos, cidadãos conscientes e indivíduos expressivos.

É uma forma inovadora e eficaz de integrar a educação artística com valores ambientais e sociais, preparando as crianças para um futuro mais sustentável e consciente.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima