Pular para o conteúdo
Início » Artigos do Blog » Plano de Aula Estações do Ano para Educação Infantil – BNCC

Plano de Aula Estações do Ano para Educação Infantil – BNCC

Aqui discutimos o tema, sugerimos atividades e apresentamos um Plano de Aula Pronto para uso!

O plano de aula sobre as estações do ano para educação infantil é uma excelente oportunidade de ensinar às crianças sobre as mudanças climáticas, os ciclos da natureza e a importância da preservação do meio ambiente. As atividades propostas devem ser lúdicas e interativas, permitindo que as crianças aprendam de forma divertida e prática.

Plano de Aula Estações do Ano

Com este conteúdo esperamos ajudar você a elaborar um ótimo plano de aula sobre as estações do ano para alunos da educação infantil.

Para isso, discorreremos sobre as características individuais de cada estação, agregando ideias de atividades que podem ser realizadas para fixação do conteúdo.

Ainda, falaremos sobre as diferenças climáticas dentro do território Brasileiro e porque você deve incentivar a observação dos alunos quanto a estas diferenças.

Por fim, responderemos as perguntas mais frequentes além de deixar um plano de aula pronto para você usar como exemplo.

Entendendo as Estações do Ano

Antes de começar com as atividades, é importante que os professores expliquem às crianças o que são as estações do ano e como elas funcionam.

É necessário que as crianças compreendam que as estações são causadas pela inclinação do eixo da Terra em relação ao sol, o que faz com que a quantidade de luz e calor recebida em cada hemisfério varie ao longo do ano.

Estações Verão, Outono, Inverno e Primavera

Cada estação do ano tem suas características específicas, como clima, flora e fauna. Durante o verão, por exemplo, as temperaturas são mais altas, e as atividades ao ar livre são mais frequentes.

Já no outono, as folhas das árvores começam a cair, e as temperaturas começam a diminuir. No inverno, as temperaturas são mais baixas, e as atividades são mais restritas ao ambiente interno.

Por fim, na primavera, as flores começam a desabrochar, e as temperaturas começam a subir novamente.

Pontos Principais

  • O plano de aula sobre as estações do ano para educação infantil é uma oportunidade para ensinar às crianças sobre as mudanças climáticas, os ciclos da natureza e a importância da preservação do meio ambiente.
  • É importante que os professores expliquem às crianças o que são as estações do ano e como elas funcionam antes de começar com as atividades.
  • Cada estação do ano tem suas características específicas, como clima, flora e fauna.

Entendendo as Estações do Ano

As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre em nosso planeta. Elas são divididas em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Cada estação tem suas próprias características e é influenciada pelo tempo, natureza e clima.

A translação da Terra ao redor do Sol é o que determina as estações do ano. A Terra leva cerca de 365 dias para completar uma volta ao redor do Sol. Durante esse período, a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol muda, o que afeta a quantidade de luz solar que atinge diferentes áreas do planeta.

A primavera é a estação em que a natureza floresce. As árvores e as flores começam a brotar, e os dias começam a ficar mais longos. O clima é ameno, nem muito quente nem muito frio.

O verão é a estação mais quente do ano. É o momento em que as pessoas vão à praia e aproveitam o sol. As noites são mais curtas, e as temperaturas podem chegar a ser muito altas.

O outono é a estação em que as folhas das árvores começam a cair. As temperaturas começam a cair também, e os dias começam a ficar mais curtos. É uma época em que as pessoas costumam colher frutas e legumes.

O inverno é a estação mais fria do ano. É quando neva em algumas regiões do planeta e inclusive do Brasil. As noites são mais longas, e as temperaturas podem chegar a ser muito baixas. É uma época em que as pessoas costumam se agasalhar mais e ficar dentro de casa.

As características das estações do ano são diferentes em cada região do país. Em algumas partes do Brasil, por exemplo, não há inverno ou neve. Em outras regiões, as estações são mais definidas e as mudanças são mais perceptíveis.

Assim, vemos que as estações do ano são um fenômeno natural que afeta a vida em nosso planeta. É importante que os alunos aprendam sobre as características das estações do ano desde cedo, para que possam compreender melhor o mundo em que vivem.

Estação Verão

Durante o verão, as temperaturas são mais quentes e a incidência solar é mais intensa. Por isso, é importante que as crianças estejam protegidas do sol, usando protetor solar e chapéus.

Além disso, é recomendado que as atividades físicas sejam realizadas em horários mais frescos do dia, para evitar a exposição excessiva ao sol.

Uma das atividades mais comuns durante o verão é ir à praia. Nesse caso, é importante que as crianças estejam vestidas de forma adequada, com roupas leves e frescas, além de chapéus e óculos de sol.

É recomendado também que sejam evitados horários de pico, quando a praia está mais cheia e o sol mais forte.

Durante o verão, é necessário que as crianças se hidratem adequadamente, bebendo bastante água e sucos naturais. Além disso, é preciso prestar atenção na alimentação, consumindo alimentos leves e frescos, como frutas e saladas.

Em relação às atividades em sala de aula, o verão pode ser explorado de diversas formas.

Pode-se falar sobre as características da estação, como o calor e a incidência solar mais intensa. Além disso, pode-se abordar temas relacionados às férias de verão, como viagens e lazer.

Estação Outono

O outono é uma das quatro estações do ano, que ocorre entre o verão e o inverno.

No hemisfério sul, o outono começa em março e termina em junho. Durante essa estação, as temperaturas começam a cair gradualmente, e as árvores perdem suas folhas.

As árvores são um dos principais símbolos do outono. Durante essa estação, as folhas das árvores mudam de cor, passando de verde para tons de amarelo, laranja e vermelho.

Em seguida, as folhas caem, cobrindo o chão e criando uma paisagem única e colorida.

No Brasil, o outono é menos marcado do que em outros países, como os Estados Unidos e o Canadá.

Isso ocorre porque o país está localizado próximo ao equador, onde as mudanças de temperatura são menos acentuadas. No entanto, ainda é possível notar algumas mudanças na natureza durante essa estação.

No outono, as regiões mais ao norte do Brasil começam a receber menos chuvas, enquanto as regiões mais ao sul começam a se preparar para o inverno. As temperaturas começam a cair gradualmente, e as pessoas começam a usar roupas mais quentes.

Estação Inverno

Durante o inverno, a temperatura diminui consideravelmente, tornando-se mais fria. Em algumas regiões, há a ocorrência de neve, o que pode ser uma experiência bastante interessante para as crianças.

Uma das principais características do inverno é o frio intenso. Por isso, é necessário que as crianças estejam bem agasalhadas para evitar problemas de saúde.

É fundamental ensinar aos alunos sobre as roupas adequadas para essa estação, como casacos, gorros, luvas e cachecóis.

Outra atividade interessante para se realizar durante o inverno é a observação da neve, caso ocorra na região.

As crianças podem aprender sobre a formação da neve e como ela é importante para a natureza. Além disso, é possível realizar atividades lúdicas como a construção de bonecos de neve.

Estação Primavera

A Primavera é uma das quatro estações do ano, caracterizada pelo renascimento da natureza, quando as árvores florescem e o clima se torna mais ameno, com temperaturas mais elevadas.

Na Educação Infantil, o ensino sobre as estações do ano é fundamental para que as crianças compreendam a natureza e as mudanças que ocorrem ao longo do ano.

A Primavera é uma estação muito rica em cores e aromas, e é um momento ideal para trabalhar a criatividade das crianças.

Durante a Primavera, é possível observar as flores desabrochando e as árvores ganhando folhas novas, o que pode ser explorado em atividades como desenhos e colagens.

Além disso, é possível trabalhar com a importância da preservação da natureza, incentivando as crianças a cuidar das plantas e dos animais.

A estação Primavera também pode ser um momento para trabalhar com a alimentação saudável, já que é uma época em que muitas frutas e verduras estão em alta.

As crianças podem aprender sobre os alimentos típicos da estação e como eles contribuem para a saúde do corpo.

A estação Primavera é uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre a natureza, as cores e os aromas que a estação traz, além de ser um momento para trabalhar a criatividade, a preservação ambiental e a alimentação saudável.

Atividades para Educação Infantil

Plano de Aula Estações do Ano
Plano de Aula Estações do Ano

As atividades para Educação Infantil sobre as estações do ano são muito importantes para desenvolver o raciocínio lógico, a imaginação e o trabalho em equipe das crianças.

Sempre é bom lembrar que as atividades educativas para alunos da educação infantil devem ser divertidas e estimulantes para que as crianças possam aprender brincando.

Uma das atividades que pode ser realizada é a dramatização das estações do ano.

As crianças podem se vestir com roupas adequadas para cada estação e encenar situações típicas, como brincar na neve no inverno ou colher frutas no verão. Isso ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças.

Outra atividade interessante é a realização de desenhos sobre as estações do ano.

As crianças podem desenhar paisagens típicas de cada estação, como árvores com folhas coloridas no outono ou flores na primavera. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora das crianças e a criatividade.

As brincadeiras também são uma ótima maneira de aprender sobre as estações do ano. As crianças podem brincar de pega-pega ou esconde-esconde no parque e observar as mudanças na natureza ao longo do ano.

Isso ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e a percepção das crianças sobre o ambiente ao seu redor.

Por fim, é importante lembrar que atividades ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Elas podem observar as mudanças na natureza, como as folhas caindo no outono ou as flores brotando na primavera. Isso ajuda a desenvolver a curiosidade e a percepção das crianças sobre o mundo ao seu redor.

Plano de Aula

O plano de aula é uma ferramenta fundamental para o trabalho do professor, especialmente na educação infantil.

Desse modo, o plano de aula sobre as estações do ano é uma das habilidades que devem ser trabalhadas com as crianças.

Esse plano de aula tem como objetivo ensinar as crianças sobre as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

O plano de aula deve ser estruturado de forma clara, objetiva e didática. É importante que o professor apresente as características de cada estação do ano de forma lúdica, por meio de atividades que estimulem a curiosidade e a criatividade das crianças.

Dentre as habilidades que podem ser trabalhadas nesse plano de aula, destacam-se a observação, a descrição, a comparação e a identificação das características das estações do ano.

Para isso, o professor pode utilizar diferentes recursos, como vídeos, imagens, música e brincadeiras.

Os planos de aula devem ser elaborados de acordo com as necessidades e características de cada turma, levando em consideração o nível de conhecimento prévio dos alunos.

Além disso, é importante que o plano de aula seja flexível e permita a adaptação de acordo com as necessidades da turma, bem como, deve seguir as diretrizes da bncc.

Recursos Didáticos

Para o ensino das estações do ano na educação infantil, é fundamental utilizar recursos didáticos que estimulem a curiosidade e a aprendizagem das crianças.

É importante que esses recursos estejam alinhados com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os objetivos pedagógicos do plano de aula.

Uma opção interessante é o uso de vídeos educacionais que apresentem de forma lúdica e interativa as características de cada estação do ano.

Esses vídeos podem ser reproduzidos em sala de aula ou baixados para que as crianças possam assistir em casa com seus familiares, reforçando o aprendizado.

Outra opção é o uso de recursos visuais, como cartazes e imagens que ilustrem as diferenças entre as estações do ano.

Esses materiais podem ser utilizados para estimular a observação e a comparação entre as características de cada estação.

É possível ainda utilizar jogos e brincadeiras que envolvam as estações do ano, como por exemplo, jogos de memória com imagens das diferentes estações ou brincadeiras que estimulem a identificação das características de cada estação.

É importante lembrar que os recursos didáticos devem ser escolhidos de acordo com as necessidades e objetivos pedagógicos do plano de aula, além de serem adequados para a faixa etária das crianças.

Integrando uma Fábula ao Conteúdo

A fábula é um gênero literário que pode ser uma ótima ferramenta para trabalhar com as crianças sobre valores e comportamentos, além de ser uma forma divertida de aprender sobre a vida e as estações do ano.

Na educação infantil, a fábula pode ser integrada ao plano de aula sobre as estações do ano, como forma de ensinar sobre as mudanças que ocorrem na natureza e como os animais se adaptam a elas.

Uma das fábulas mais conhecidas é a da Cigarra e a Formiga. Nessa história, a cigarra canta e se diverte durante o verão, enquanto a formiga trabalha incansavelmente para armazenar alimentos para o inverno.

Quando o inverno chega, a cigarra fica sem comida e pede ajuda à formiga, que a ajuda com a condição de que a cigarra aprenda a lição e trabalhe para se preparar para o próximo inverno.

Essa fábula pode ser trabalhada em conjunto com um poema sobre as estações do ano, para ajudar as crianças a entender como a natureza muda ao longo do ano.

Uma ideia interessante é utilizar a fábula como base para atividades de arte, em que as crianças desenham a cigarra e a formiga em diferentes estações do ano.

Outra forma de integrar a fábula ao plano de aula é através da alimentação. É possível ensinar as crianças sobre os alimentos que são colhidos em cada estação do ano, e como os animais se alimentam de acordo com essas mudanças.

Por exemplo, no outono, as formigas coletam sementes e frutas para armazenar, enquanto no inverno, elas se alimentam de suas reservas.

A fábula pode ser uma ferramenta valiosa para integrar ao plano de aula sobre as estações do ano para educação infantil.

Ela pode ajudar as crianças a entender como a natureza muda ao longo do ano, como os animais se adaptam a essas mudanças, e como podemos aprender com esses exemplos para nos prepararmos para o futuro.

Preservação do Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente é um tema importante que deve ser abordado em todas as disciplinas, inclusive na educação infantil.

É fundamental que as crianças aprendam desde cedo a importância de cuidar da natureza para garantir um futuro sustentável.

Para ensinar sobre preservação do meio ambiente, é necessário que o plano de aula inclua atividades que estimulem o contato das crianças com a natureza, como plantio de árvores, observação de animais e coleta de lixo em áreas verdes.

É preciso ainda que as crianças aprendam sobre a importância da água e outros líquidos para a vida na Terra e como podemos economizá-los. O uso consciente da água é fundamental para garantir a sobrevivência de todos os seres vivos.

Outro aspecto importante da preservação do meio ambiente é a conscientização sobre a importância das árvores.

As árvores são responsáveis por fornecer oxigênio, abrigo e alimento para muitos animais. Além disso, elas ajudam a regular o clima e a evitar a erosão do solo.

Por fim, deve ser trabalhada ainda a importância de preservar os animais e seus habitats naturais.

A preservação da biodiversidade é fundamental para garantir a sobrevivência de muitas espécies e para manter o equilíbrio ecológico.

Hábitos e Alimentação

A educação infantil é uma fase em que as crianças estão aprendendo hábitos e comportamentos que irão levá-las à vida adulta. Por isso, é importante que as escolas e professores incentivem hábitos alimentares saudáveis.

As estações do ano podem influenciar na alimentação das crianças, visto que em cada estação há alimentos próprios, como frutas e legumes da época.

Além disso, a temperatura também pode influenciar na escolha dos alimentos, já que em dias mais quentes as frutas e saladas são mais atrativas.

As escolas precisam promover atividades que incentivem a alimentação saudável, como aulas práticas envolvendo a criança com o alimento.

Essas atividades podem ajudar a criança a fazerem mudanças em seus hábitos alimentares com a escolha de alimentos de qualidade e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

Além da alimentação, os hábitos de vestuário também mudam de acordo com as estações do ano.

Parece brincaira, mas não é! As escolas precisam orientar os pais e responsáveis sobre a escolha adequada de roupas para as crianças, de acordo com a temperatura e clima da região.

As crianças não possuem maturidade para entender a importância da proteção contra o frio, ou o excesso de roupas durante os dias quentes.

Conhecendo as Regiões do Brasil

Para ensinar as estações do ano para a educação infantil, os educadores precisam conhecer as particularidades de cada região do Brasil.

O país é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada uma dessas regiões possui características climáticas diferentes que influenciam diretamente as estações do ano.

No Norte do Brasil, as estações do ano não são tão bem definidas como em outras regiões.

Isso acontece porque a região está próxima à linha do Equador e possui clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas frequentes durante todo o ano.

No entanto, é possível perceber que os meses de dezembro a março são mais chuvosos, enquanto os meses de junho a setembro são mais secos.

Já no Nordeste, as estações do ano são mais definidas, com um período mais chuvoso entre os meses de março e julho e um período mais seco entre os meses de agosto e fevereiro.

Mas, é importante lembrar que o clima do Nordeste é influenciado pela Zona de Convergência Intertropical, que pode causar chuvas intensas em algumas regiões.

Na região Centro-Oeste, as estações do ano são bem definidas, com um período de chuvas entre os meses de outubro e março e um período mais seco entre os meses de abril e setembro. O clima da região é tropical, com temperaturas elevadas durante todo o ano.

No Sudeste, as estações do ano são bem definidas, com um período de chuvas entre os meses de outubro e março e um período mais seco entre os meses de abril e setembro. As temperaturas são mais amenas do que em outras regiões do país, especialmente no inverno.

Por fim, na região Sul, as estações do ano também são bem definidas, com um inverno rigoroso e um verão quente e úmido. O inverno é caracterizado por temperaturas baixas e geadas, enquanto o verão é marcado por chuvas intensas e temperaturas elevadas.

Conhecer as características de cada região do Brasil é fundamental para que os professores possam ensinar as estações do ano de forma mais clara e precisa para a educação infantil.

Plano de Aula Pronto

Plano de Aula: Estações do Ano na Educação Infantil

Objetivo Geral: Desenvolver o entendimento das estações do ano, promovendo a observação, identificação e compreensão das características de cada uma.

Campos de Experiência:

  1. O Eu, o Outro e o Nós:
    • Desenvolver a autonomia ao explorar o próprio corpo e suas sensações nas diferentes estações.
    • Estimular a interação e o trabalho em grupo, promovendo a cooperação.
  2. Corpo, Gestos e Movimentos:
    • Identificar as mudanças no ambiente e no próprio corpo relacionadas às diferentes estações.
    • Explorar movimentos corporais que representem as características de cada estação.
  3. Traços, Sons, Cores e Formas:
    • Desenvolver a percepção visual e auditiva ao observar as mudanças nas cores da natureza e nos sons característicos de cada estação.
    • Expressar criativamente as diferentes estações por meio de desenhos, pinturas e colagens.
  4. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:
    • Estimular a comunicação oral ao compartilhar observações e experiências relacionadas às estações.
    • Desenvolver a imaginação ao criar histórias e brincadeiras relacionadas às características de cada estação.

Atividades:

1. Roda de Conversa (30 minutos):

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as estações do ano.
  • Estimular os alunos a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre as mudanças nas estações.

2. Estação do Ano em Movimento (40 minutos):

  • Propor atividades que representem movimentos característicos de cada estação (ex: movimentos de vento para representar o outono, pulos na folhas secas, etc.).
  • Utilizar músicas relacionadas às estações para estimular a expressão corporal.

3. Observação da Natureza (30 minutos):

  • Levar os alunos para um espaço externo, como um jardim ou pátio da escola, para observar as mudanças na natureza conforme as estações.
  • Registrar as observações por meio de desenhos ou fotografias.

4. Atividade Artística (40 minutos):

  • Propor uma atividade artística relacionada às estações, como pintura com folhas, colagem de elementos naturais, ou desenhos representando as características de cada estação.

5. Contação de História (20 minutos):

  • Contar uma história relacionada às estações do ano, estimulando a imaginação e a compreensão das mudanças na natureza.
  • Incentivar os alunos a recontarem a história com suas palavras.

Recursos:

  1. Materiais artísticos (papel, tintas, folhas, colagem, etc.).
  2. Músicas relacionadas às estações.
  3. Livros e histórias infantis sobre o tema.
  4. Câmera ou smartphone para registro das atividades.
  5. Espaço externo para a observação da natureza.

Avaliação: Observar a participação e envolvimento dos alunos nas atividades, a capacidade de expressar suas percepções sobre as estações e a criatividade nas atividades artísticas. Registrar as observações para avaliação contínua do desenvolvimento.

Observações: Adapte as atividades de acordo com a faixa etária e necessidades específicas dos alunos. O objetivo é proporcionar uma experiência lúdica e significativa para o aprendizado sobre as estações do ano.

Perguntas Frequentes

Quais as principais habilidades da BNCC relacionadas às estações do ano na educação infantil?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as principais habilidades relacionadas às estações do ano na educação infantil são: compreender as características das diferentes estações do ano, reconhecer as mudanças no ambiente ao longo do ano e identificar as atividades humanas que se relacionam com cada estação.

Como planejar atividades sobre as estações do ano para crianças de diferentes idades?

Ao planejar atividades sobre as estações do ano para crianças de diferentes idades, é importante considerar o nível de desenvolvimento cognitivo e emocional de cada faixa etária. Para crianças mais novas, é recomendado utilizar recursos visuais e sensoriais para ajudá-las a compreender as mudanças nas estações do ano. Já para crianças mais velhas, pode-se explorar conceitos mais complexos, como a relação entre as estações do ano e o clima.

Quais são os objetivos de trabalhar as estações do ano na educação infantil?

Os principais objetivos de trabalhar as estações do ano na educação infantil são: desenvolver a capacidade de observação e compreensão do ambiente natural, estimular a curiosidade e o interesse pelas ciências, promover a interação social e a cooperação entre as crianças, e favorecer o desenvolvimento da linguagem e da expressão oral.

Como explorar as características de cada estação do ano com as crianças?

Para explorar as características de cada estação do ano com as crianças, é possível utilizar recursos visuais, como imagens e fotografias, e recursos sensoriais, como objetos que representem as características de cada estação. Além disso, é importante incentivar as crianças a observar o ambiente natural e a identificar as mudanças que ocorrem em cada estação.

Que tipos de atividades podem ser realizadas para ensinar sobre as estações do ano na educação infantil?

Algumas atividades que podem ser realizadas para ensinar sobre as estações do ano na educação infantil incluem: observação do ambiente natural, confecção de materiais relacionados às estações do ano, como cartazes e murais, leitura de livros e histórias sobre as estações do ano, e realização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras.

Como avaliar o aprendizado das crianças sobre as estações do ano?

Para avaliar o aprendizado das crianças sobre as estações do ano, é possível utilizar diferentes estratégias, como observação direta, registro de atividades realizadas, questionários e entrevistas. É importante lembrar que a avaliação deve ser contínua e formativa, ou seja, deve ser utilizada para orientar o planejamento das atividades e identificar as necessidades de cada criança.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezado(a) Educador(a), o Conteúdo Integral deste artigo é Exclusivo para Assinantes.

Seja ASSINANTE e veja o conteúdo integral dos Artigos.
Tenha acesso livre aos -Planos de Aula - e -Atividades-

Torne-se ASSINANTE e tenha Acesso às Ferramentas Inteligentes:
Gerador Automático de Planos de Aula -
-Gerador de Ideias de Atividades-

Ganhe BRINDES de Atividades para Imprimir; desfrute de Vantagens Exclusivas!👇