A educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. É nesse momento que o ensino de números e quantidades é fundamental para que elas possam compreender o mundo ao seu redor e se prepararem para futuros aprendizados na matéria de matemática. O plano de aula é uma ferramenta importante para guiar o professor na construção de atividades pedagógicas que estimulem o interesse e a participação dos alunos. Neste artigo, discutiremos a elaboração de um plano de aula focado em Números e quantidades.
O plano de aula de números e quantidades para educação infantil tem como objetivo principal a promoção da aprendizagem significativa por meio de atividades lúdicas e desafiadoras.
Pacotes de Planos de Aula
Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC
As crianças são instigadas a desenvolver habilidades de contagem, reconhecimento de números, noções de medidas e orientação espacial.
O plano deve ser elaborado de forma clara e objetiva, contemplando atividades que sejam adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos.
Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre números e quantidades. Use e adapte livremente com seus alunos.
Pontos Principais
- O ensino de números e quantidades é fundamental na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
- O plano de aula é uma ferramenta importante para guiar o professor na construção de atividades pedagógicas que estimulem o interesse e a participação dos alunos.
- O plano de aula de números e quantidades deve ser elaborado de forma clara e objetiva, contemplando atividades que sejam adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos.
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem são metas educacionais que os professores devem definir para orientar o planejamento de suas aulas. Eles são fundamentais para que as atividades propostas possam contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas dos alunos.
Na educação infantil, os objetivos de aprendizagem devem estar alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
Maternal: Relatórios de Desenvolvimento
Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!
Conteúdo PatrocinadoNo caso do plano de aula de números e quantidades, é importante que os objetivos estejam relacionados aos campos de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e “O eu, o outro e o nós”.
Para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, é importante que as atividades propostas sejam significativas e desafiadoras para as crianças. Além disso, é fundamental que o professor utilize diferentes estratégias de ensino, como jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, entre outras, para que os alunos possam aprender de forma prazerosa e efetiva.
Entre os objetivos de aprendizagem que podem ser definidos para o plano de aula de números e quantidades, estão:
- Identificar e nomear números até 10;
- Reconhecer e comparar quantidades;
- Estabelecer relações entre números e quantidades;
- Resolver problemas envolvendo números e quantidades;
- Desenvolver o raciocínio lógico e matemático.
Ao definir os objetivos de aprendizagem, o professor deve levar em consideração o nível de desenvolvimento dos alunos e suas necessidades individuais. Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas sejam adequadas e desafiadoras para cada criança, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
Atividades Propostas
As atividades propostas para o plano de aula de números e quantidades para a educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Essas atividades visam estimular o raciocínio lógico, a percepção visual e a capacidade de identificar e relacionar números e quantidades.
Atividades com Números
As atividades com números são essenciais para que as crianças possam compreender a sequência numérica e identificar os números de forma correta. Algumas atividades propostas incluem:
- Identificar os números de 1 a 10;
- Completar sequências numéricas;
- Associar números a objetos;
- Identificar números em cartelas ou jogos.
Essas atividades podem ser realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. É importante que o professor esteja presente e acompanhe o desenvolvimento das crianças, dando suporte e orientação sempre que necessário.
5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!
Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!
Conteúdo PatrocinadoAtividades com Quantidades
As atividades com quantidades são importantes para que as crianças possam compreender a relação entre números e objetos. Algumas atividades propostas incluem:
- Contar objetos de forma oral e escrita;
- Associar quantidades a números;
- Completar sequências de quantidades;
- Comparar quantidades.
Assim como nas atividades com números, é importante que as atividades com quantidades sejam realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. O professor deve estar presente e disponível para orientar as crianças durante o processo de aprendizagem.
Dessa forma, fica claro que as atividades propostas para o plano de aula de números e quantidades para a educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Elas devem ser realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. O professor deve estar presente e disponível para orientar as crianças durante o processo de aprendizagem.
Recursos Necessários
Ao planejar uma aula de matemática para crianças na educação infantil, é importante considerar os recursos necessários para que a atividade seja realizada com sucesso. Os recursos físicos e digitais são essenciais para que a criança possa compreender os conceitos de números e quantidades.
Recursos Físicos
Os recursos físicos são aqueles que podem ser tocados e manipulados pelas crianças. A lousa é um recurso muito utilizado pelos professores para demonstrar os números e quantidades, além de permitir que a criança possa interagir com o conteúdo.
O caderno também é um recurso importante, pois permite que a criança pratique a escrita dos números e realize as atividades propostas pelo professor.
Além desses recursos, é possível utilizar materiais concretos, como números móveis e imagens de animais, para que a criança possa visualizar e compreender melhor os conceitos de números e quantidades.
Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC
Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais
Conteúdo PatrocinadoEsses materiais concretos podem ser utilizados de forma lúdica e divertida, para tornar o aprendizado mais interessante e efetivo.
Recursos Digitais
Os recursos digitais também são importantes para a realização de uma aula de matemática. A TV e o DVD podem ser utilizados para exibir vídeos educativos que expliquem os conceitos de números e quantidades de forma clara e objetiva.
Além disso, os recursos digitais permitem que a criança possa interagir com jogos educativos que auxiliam no aprendizado dos conceitos matemáticos.
É importante lembrar que os recursos digitais devem ser utilizados de forma equilibrada, pois o excesso pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
O professor deve selecionar cuidadosamente os recursos digitais que serão utilizados na aula e garantir que eles sejam adequados à idade e ao nível de desenvolvimento da criança.
Sequência Didática
A sequência didática é uma metodologia de ensino que visa a construção do conhecimento de forma progressiva e organizada. Na educação infantil, a sequência didática é uma excelente ferramenta para trabalhar o aprendizado dos números e quantidades.
A sequência dos números é um dos primeiros conceitos que as crianças aprendem na educação infantil. Por meio da sequência dos números, as crianças aprendem a contar e a identificar os números pelo nome. Com a sequência dos números, as crianças também aprendem a relacionar números às suas respectivas quantidades.
60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas
Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!
Conteúdo PatrocinadoPara trabalhar a sequência dos números na educação infantil, é importante que o professor utilize materiais lúdicos e interativos, como jogos, brinquedos e atividades em grupo. Dessa forma, as crianças conseguem assimilar melhor os conceitos de sequência dos números, número pelo nome e relação entre números e quantidades.
Além disso, é importante que o professor trabalhe com as crianças a identificação do antes, do depois e do entre em uma sequência. Essa habilidade é fundamental para que as crianças possam compreender melhor a sequência dos números e as relações entre eles.
A sequência didática é uma metodologia de ensino que pode ser muito útil para trabalhar o aprendizado dos números e quantidades na educação infantil. Com uma abordagem lúdica e interativa, as crianças conseguem assimilar melhor os conceitos de sequência dos números, número pelo nome, relação entre números e quantidades, e identificação do antes, do depois e do entre em uma sequência.
Plano de Aula Pronto: Números e Quantidades
1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Gerais: Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora.
- Específicos:
- Reconhecer e nomear os números de 1 a 10.
- Contar de 1 a 10 de forma sequencial.
- Associar a quantidade de objetos à representação numérica de 1 a 10.
2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! 3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM: 4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA: 7-ATIVIDADES: 8-RECURSOS DIDÁTICOS: 9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: 10-CRONOGRAMA DE AULAS: A avaliação e o acompanhamento são etapas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A avaliação deve ser contínua e formativa, permitindo ao professor identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos, bem como adequar o planejamento de aulas de acordo com as necessidades de cada um. Nesse sentido, é importante que o professor utilize diferentes estratégias de avaliação, como observações, registros, questionários, atividades em grupo e individuais, entre outras. Dessa forma, é possível avaliar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também suas habilidades, atitudes e valores. Além disso, o acompanhamento é essencial para garantir que os alunos estejam acompanhando o ritmo das aulas e aprendendo de forma significativa. O professor deve estar atento ao desempenho de cada aluno e, caso necessário, propor atividades de reforço ou adaptar o planejamento de aulas. Para avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos números e quantidades, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como: Assim, a avaliação e o acompanhamento são etapas fundamentais para garantir que os alunos estejam aprendendo de forma significativa e para permitir ao professor adequar o planejamento de aulas de acordo com as necessidades de cada um. O uso de diferentes estratégias de avaliação e a utilização de atividades lúdicas e desafiadoras são essenciais para garantir a aprendizagem dos alunos em relação aos números e quantidades. Ao trabalhar com um plano de aula de números e quantidades na educação infantil, é importante que o professor esteja ciente das necessidades individuais de cada aluno e faça as adaptações necessárias para garantir que todos possam participar plenamente da atividade. Algumas adaptações podem ser necessárias para acomodar as diferenças individuais dos alunos, como por exemplo: Algumas diferenciações podem ser necessárias para garantir que os alunos com necessidades especiais possam participar plenamente da atividade, como por exemplo: Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas! Ao fazer as adaptações e diferenciações necessárias, o professor pode garantir que todos os alunos possam participar plenamente da atividade e desenvolver suas habilidades e conhecimentos em relação aos números e quantidades. Para a elaboração do Plano de Aula de Números e Quantidades para a Educação Infantil, é essencial contar com materiais de apoio que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é importante que as referências utilizadas estejam alinhadas com as diretrizes curriculares nacionais. Uma referência importante é a leitura de livros de histórias infantis que abordem temas relacionados a números e quantidades. Essa prática pode ajudar a desenvolver a linguagem e a imaginação das crianças, além de estimular o interesse por temas matemáticos. Músicas infantis também podem ser utilizadas como uma forma lúdica e divertida de trabalhar com números e quantidades. É possível encontrar diversas opções de músicas que abordam esses temas e que podem ser utilizadas em sala de aula. Para complementar as atividades, materiais em PDF e PPT podem ser utilizados como apoio. Com esses materiais, é possível trabalhar exercícios, jogos e atividades que podem ser adaptados para a faixa etária da Educação Infantil. Para elaborar um Plano de Aula de Números e Quantidades para a Educação Infantil, é importante contar com referências e materiais de apoio que estejam alinhados com as diretrizes curriculares nacionais e que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida. Trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil pode ser feito de diversas maneiras, desde atividades lúdicas até o uso de materiais concretos, como blocos e fichas. O importante é que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças, para que elas possam compreender e se envolver nas atividades propostas. Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas! Trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil é importante porque ajuda as crianças a compreender o mundo ao seu redor. Além disso, desenvolve habilidades como a contagem, a comparação de quantidades e a resolução de problemas, que serão úteis ao longo de toda a vida escolar e pessoal. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da Educação Básica. Na Educação Infantil, as habilidades relacionadas aos números incluem a contagem oral, a comparação de quantidades, a identificação de figuras geométricas e a resolução de problemas simples. A habilidade EI03ET07 da BNCC se refere à capacidade das crianças de comparar quantidades de objetos, utilizando termos como “mais” e “menos”. Para desenvolver essa habilidade, é possível utilizar jogos e atividades que envolvam a comparação de quantidades, como contar objetos e colocá-los em ordem crescente ou decrescente. O objetivo do plano de aula sobre números e quantidades é desenvolver habilidades relacionadas aos números na Educação Infantil, como a contagem, a comparação de quantidades e a resolução de problemas simples. Além disso, o plano de aula busca incentivar o interesse das crianças pela Matemática e ajudá-las a compreender o mundo ao seu redor. Para adaptar o plano de aula de números e quantidades para diferentes idades na Educação Infantil, é importante levar em consideração as habilidades e interesses das crianças em cada faixa etária. Por exemplo, atividades que envolvem a contagem podem ser mais simples para crianças mais novas, enquanto as mais velhas podem trabalhar com quantidades maiores e problemas mais complexos.
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Avaliação e Acompanhamento
Adaptações e Diferenciações
60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas
Referências e Materiais de Apoio
Perguntas Frequentes
Como trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil?
60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas
Qual a importância de trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil?
Quais são as habilidades da BNCC relacionadas aos números na Educação Infantil?
Como desenvolver a habilidade EI03ET07 na Educação Infantil?
Quais são os objetivos do plano de aula sobre números e quantidades?
Como adaptar o plano de aula de números e quantidades para diferentes idades na Educação Infantil?