Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula Números e Quantidades

Plano de Aula Números e Quantidades: Educação Infantil

A educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. É nesse momento que o ensino de números e quantidades é fundamental para que elas possam compreender o mundo ao seu redor e se prepararem para futuros aprendizados na matéria de matemática. O plano de aula é uma ferramenta importante para guiar o professor na construção de atividades pedagógicas que estimulem o interesse e a participação dos alunos. Neste artigo, discutiremos a elaboração de um plano de aula focado em Números e quantidades.

O plano de aula de números e quantidades para educação infantil tem como objetivo principal a promoção da aprendizagem significativa por meio de atividades lúdicas e desafiadoras.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

As crianças são instigadas a desenvolver habilidades de contagem, reconhecimento de números, noções de medidas e orientação espacial.

O plano deve ser elaborado de forma clara e objetiva, contemplando atividades que sejam adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre números e quantidades. Use e adapte livremente com seus alunos.

Plano de Aula Números e Quantidades

Pontos Principais

  • O ensino de números e quantidades é fundamental na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
  • O plano de aula é uma ferramenta importante para guiar o professor na construção de atividades pedagógicas que estimulem o interesse e a participação dos alunos.
  • O plano de aula de números e quantidades deve ser elaborado de forma clara e objetiva, contemplando atividades que sejam adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são metas educacionais que os professores devem definir para orientar o planejamento de suas aulas. Eles são fundamentais para que as atividades propostas possam contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas dos alunos.

Na educação infantil, os objetivos de aprendizagem devem estar alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

No caso do plano de aula de números e quantidades, é importante que os objetivos estejam relacionados aos campos de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e “O eu, o outro e o nós”.

Para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, é importante que as atividades propostas sejam significativas e desafiadoras para as crianças. Além disso, é fundamental que o professor utilize diferentes estratégias de ensino, como jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, entre outras, para que os alunos possam aprender de forma prazerosa e efetiva.

Entre os objetivos de aprendizagem que podem ser definidos para o plano de aula de números e quantidades, estão:

  • Identificar e nomear números até 10;
  • Reconhecer e comparar quantidades;
  • Estabelecer relações entre números e quantidades;
  • Resolver problemas envolvendo números e quantidades;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e matemático.

Ao definir os objetivos de aprendizagem, o professor deve levar em consideração o nível de desenvolvimento dos alunos e suas necessidades individuais. Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas sejam adequadas e desafiadoras para cada criança, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Atividades Propostas

As atividades propostas para o plano de aula de números e quantidades para a educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Essas atividades visam estimular o raciocínio lógico, a percepção visual e a capacidade de identificar e relacionar números e quantidades.

Atividades com Números

As atividades com números são essenciais para que as crianças possam compreender a sequência numérica e identificar os números de forma correta. Algumas atividades propostas incluem:

  • Identificar os números de 1 a 10;
  • Completar sequências numéricas;
  • Associar números a objetos;
  • Identificar números em cartelas ou jogos.

Essas atividades podem ser realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. É importante que o professor esteja presente e acompanhe o desenvolvimento das crianças, dando suporte e orientação sempre que necessário.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Atividades com Quantidades

As atividades com quantidades são importantes para que as crianças possam compreender a relação entre números e objetos. Algumas atividades propostas incluem:

  • Contar objetos de forma oral e escrita;
  • Associar quantidades a números;
  • Completar sequências de quantidades;
  • Comparar quantidades.

Assim como nas atividades com números, é importante que as atividades com quantidades sejam realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. O professor deve estar presente e disponível para orientar as crianças durante o processo de aprendizagem.

Dessa forma, fica claro que as atividades propostas para o plano de aula de números e quantidades para a educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Elas devem ser realizadas de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brinquedos educativos e materiais concretos. O professor deve estar presente e disponível para orientar as crianças durante o processo de aprendizagem.

Recursos Necessários

Ao planejar uma aula de matemática para crianças na educação infantil, é importante considerar os recursos necessários para que a atividade seja realizada com sucesso. Os recursos físicos e digitais são essenciais para que a criança possa compreender os conceitos de números e quantidades.

Recursos Físicos

Os recursos físicos são aqueles que podem ser tocados e manipulados pelas crianças. A lousa é um recurso muito utilizado pelos professores para demonstrar os números e quantidades, além de permitir que a criança possa interagir com o conteúdo.

O caderno também é um recurso importante, pois permite que a criança pratique a escrita dos números e realize as atividades propostas pelo professor.

Além desses recursos, é possível utilizar materiais concretos, como números móveis e imagens de animais, para que a criança possa visualizar e compreender melhor os conceitos de números e quantidades.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Esses materiais concretos podem ser utilizados de forma lúdica e divertida, para tornar o aprendizado mais interessante e efetivo.

Recursos Digitais

Os recursos digitais também são importantes para a realização de uma aula de matemática. A TV e o DVD podem ser utilizados para exibir vídeos educativos que expliquem os conceitos de números e quantidades de forma clara e objetiva.

Além disso, os recursos digitais permitem que a criança possa interagir com jogos educativos que auxiliam no aprendizado dos conceitos matemáticos.

É importante lembrar que os recursos digitais devem ser utilizados de forma equilibrada, pois o excesso pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

O professor deve selecionar cuidadosamente os recursos digitais que serão utilizados na aula e garantir que eles sejam adequados à idade e ao nível de desenvolvimento da criança.

Sequência Didática

A sequência didática é uma metodologia de ensino que visa a construção do conhecimento de forma progressiva e organizada. Na educação infantil, a sequência didática é uma excelente ferramenta para trabalhar o aprendizado dos números e quantidades.

A sequência dos números é um dos primeiros conceitos que as crianças aprendem na educação infantil. Por meio da sequência dos números, as crianças aprendem a contar e a identificar os números pelo nome. Com a sequência dos números, as crianças também aprendem a relacionar números às suas respectivas quantidades.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

Para trabalhar a sequência dos números na educação infantil, é importante que o professor utilize materiais lúdicos e interativos, como jogos, brinquedos e atividades em grupo. Dessa forma, as crianças conseguem assimilar melhor os conceitos de sequência dos números, número pelo nome e relação entre números e quantidades.

Além disso, é importante que o professor trabalhe com as crianças a identificação do antes, do depois e do entre em uma sequência. Essa habilidade é fundamental para que as crianças possam compreender melhor a sequência dos números e as relações entre eles.

A sequência didática é uma metodologia de ensino que pode ser muito útil para trabalhar o aprendizado dos números e quantidades na educação infantil. Com uma abordagem lúdica e interativa, as crianças conseguem assimilar melhor os conceitos de sequência dos números, número pelo nome, relação entre números e quantidades, e identificação do antes, do depois e do entre em uma sequência.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Gerais: Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora.
  • Específicos:
    • Reconhecer e nomear os números de 1 a 10.
    • Contar de 1 a 10 de forma sequencial.
    • Associar a quantidade de objetos à representação numérica de 1 a 10.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03ET02) Contar até 10.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre os colegas ao participar das atividades.
  • BRINCAR: Utilizar o lúdico para desenvolver o aprendizado dos números.
  • PARTICIPAR: Colaborar com os colegas nas atividades propostas.
  • EXPLORAR: Investigar a relação entre a quantidade de objetos e os números.
  • EXPRESSAR: Comunicar suas descobertas e pensamentos durante as atividades.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas habilidades e limitações na contagem.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contagem de 1 a 10.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de jogos, brincadeiras e materiais manipulativos para facilitar a aprendizagem dos números.
  • Exploração de situações do cotidiano para contar objetos e associar à representação numérica.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade lúdica: Jogo da memória numérica – confeccionar cartas com números de 1 a 10 e jogar em duplas, virando as cartas e encontrando os pares de números e quantidades correspondentes.
  • Atividade de escrita: Desenhar a quantidade de objetos correspondente a cada número de 1 a 10.
  • Exploração de objetos do cotidiano para contar e associar à representação numérica.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartas com números de 1 a 10.
  • Objetos do cotidiano para contar.
  • Papel e lápis para atividades de escrita.

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do professor durante as atividades para verificar o entendimento dos alunos na contagem até 10.
  • Verificação da participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução aos números de 1 a 5.
  • Aula 2: Contagem de 1 a 5 com objetos do cotidiano.
  • Aula 3: Introdução aos números de 6 a 10.
  • Aula 4: Contagem de 6 a 10 com jogos e atividades lúdicas.
  • Aula 5: Revisão e avaliação da aprendizagem.

Avaliação e Acompanhamento

A avaliação e o acompanhamento são etapas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A avaliação deve ser contínua e formativa, permitindo ao professor identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos, bem como adequar o planejamento de aulas de acordo com as necessidades de cada um.

Nesse sentido, é importante que o professor utilize diferentes estratégias de avaliação, como observações, registros, questionários, atividades em grupo e individuais, entre outras. Dessa forma, é possível avaliar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também suas habilidades, atitudes e valores.

Além disso, o acompanhamento é essencial para garantir que os alunos estejam acompanhando o ritmo das aulas e aprendendo de forma significativa. O professor deve estar atento ao desempenho de cada aluno e, caso necessário, propor atividades de reforço ou adaptar o planejamento de aulas.

Para avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos números e quantidades, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como:

  • Verificar se as crianças conseguem realizar atividades em que identificam o número e a quantidade de objetos;
  • Estimular a contagem oral e a escrita dos números;
  • Propor atividades em que as crianças tenham que comparar quantidades e identificar qual é maior ou menor;
  • Utilizar jogos e brincadeiras que envolvam números e quantidades.

Assim, a avaliação e o acompanhamento são etapas fundamentais para garantir que os alunos estejam aprendendo de forma significativa e para permitir ao professor adequar o planejamento de aulas de acordo com as necessidades de cada um. O uso de diferentes estratégias de avaliação e a utilização de atividades lúdicas e desafiadoras são essenciais para garantir a aprendizagem dos alunos em relação aos números e quantidades.

Adaptações e Diferenciações

Ao trabalhar com um plano de aula de números e quantidades na educação infantil, é importante que o professor esteja ciente das necessidades individuais de cada aluno e faça as adaptações necessárias para garantir que todos possam participar plenamente da atividade.

Algumas adaptações podem ser necessárias para acomodar as diferenças individuais dos alunos, como por exemplo:

  • Espaços: é importante que o espaço físico seja adequado para todos os alunos, permitindo que eles se movimentem livremente e tenham acesso aos materiais necessários.
  • Tempos: é importante que o tempo seja suficiente para que todos os alunos possam completar a atividade, considerando as diferenças individuais de cada um.
  • Quantidades: é importante que a quantidade de materiais seja adequada para cada aluno, levando em consideração as suas habilidades e necessidades.
  • Relações e transformações: é importante que o professor esteja ciente das diferentes formas como os alunos podem entender e representar os números e quantidades, e esteja preparado para adaptar a atividade de acordo com essas diferenças.
  • Espaço: é importante que o professor esteja ciente das diferentes formas como os alunos podem entender e representar o espaço, e esteja preparado para adaptar a atividade de acordo com essas diferenças.

Algumas diferenciações podem ser necessárias para garantir que os alunos com necessidades especiais possam participar plenamente da atividade, como por exemplo:

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado
  • Utilização de materiais adaptados, como objetos com texturas diferentes para alunos com deficiência visual.
  • Utilização de linguagem visual para alunos com deficiência auditiva, como gestos e expressões faciais.
  • Modificação da atividade para alunos com dificuldades de aprendizagem, como a utilização de jogos ou atividades lúdicas que possam ajudá-los a compreender melhor os conceitos.

Ao fazer as adaptações e diferenciações necessárias, o professor pode garantir que todos os alunos possam participar plenamente da atividade e desenvolver suas habilidades e conhecimentos em relação aos números e quantidades.

Referências e Materiais de Apoio

Para a elaboração do Plano de Aula de Números e Quantidades para a Educação Infantil, é essencial contar com materiais de apoio que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é importante que as referências utilizadas estejam alinhadas com as diretrizes curriculares nacionais.

Uma referência importante é a leitura de livros de histórias infantis que abordem temas relacionados a números e quantidades. Essa prática pode ajudar a desenvolver a linguagem e a imaginação das crianças, além de estimular o interesse por temas matemáticos.

Músicas infantis também podem ser utilizadas como uma forma lúdica e divertida de trabalhar com números e quantidades. É possível encontrar diversas opções de músicas que abordam esses temas e que podem ser utilizadas em sala de aula.

Para complementar as atividades, materiais em PDF e PPT podem ser utilizados como apoio. Com esses materiais, é possível trabalhar exercícios, jogos e atividades que podem ser adaptados para a faixa etária da Educação Infantil.

Para elaborar um Plano de Aula de Números e Quantidades para a Educação Infantil, é importante contar com referências e materiais de apoio que estejam alinhados com as diretrizes curriculares nacionais e que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil?

Trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil pode ser feito de diversas maneiras, desde atividades lúdicas até o uso de materiais concretos, como blocos e fichas. O importante é que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças, para que elas possam compreender e se envolver nas atividades propostas.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

Qual a importância de trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil?

Trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil é importante porque ajuda as crianças a compreender o mundo ao seu redor. Além disso, desenvolve habilidades como a contagem, a comparação de quantidades e a resolução de problemas, que serão úteis ao longo de toda a vida escolar e pessoal.

Quais são as habilidades da BNCC relacionadas aos números na Educação Infantil?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da Educação Básica. Na Educação Infantil, as habilidades relacionadas aos números incluem a contagem oral, a comparação de quantidades, a identificação de figuras geométricas e a resolução de problemas simples.

Como desenvolver a habilidade EI03ET07 na Educação Infantil?

A habilidade EI03ET07 da BNCC se refere à capacidade das crianças de comparar quantidades de objetos, utilizando termos como “mais” e “menos”. Para desenvolver essa habilidade, é possível utilizar jogos e atividades que envolvam a comparação de quantidades, como contar objetos e colocá-los em ordem crescente ou decrescente.

Quais são os objetivos do plano de aula sobre números e quantidades?

O objetivo do plano de aula sobre números e quantidades é desenvolver habilidades relacionadas aos números na Educação Infantil, como a contagem, a comparação de quantidades e a resolução de problemas simples. Além disso, o plano de aula busca incentivar o interesse das crianças pela Matemática e ajudá-las a compreender o mundo ao seu redor.

Como adaptar o plano de aula de números e quantidades para diferentes idades na Educação Infantil?

Para adaptar o plano de aula de números e quantidades para diferentes idades na Educação Infantil, é importante levar em consideração as habilidades e interesses das crianças em cada faixa etária. Por exemplo, atividades que envolvem a contagem podem ser mais simples para crianças mais novas, enquanto as mais velhas podem trabalhar com quantidades maiores e problemas mais complexos.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima