Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Uma sala de aula com um grande sol e uma lua expostos na parede, uma mesa com adereços para uma demonstração diurna e noturna e crianças envolvidas em atividades práticas relacionadas ao conceito

Plano de Aula sobre a Percepção de Dia e Noite: Educação Infantil

Elaborar um plano de aula sobre a percepção de Dia e Noite para alunos da Educação Infantil certamente exige dedicação e estudo, mas se você usar as diretrizes da BNCC terá um norte claro! Para começar, é essencial que os alunos entendam a alternância entre dia e noite como um fenômeno natural que faz parte de suas rotinas diárias. Utilizar recursos visuais e atividades práticas pode tornar essa aprendizagem mais significativa e envolvente. Mas não se preocupe, a seguir, discutiremos o tema desta aula e por fim deixaremos um Plano de Aula Pronto para você usar com seus alunos.

A BNCC destaca a importância de um planejamento pedagógico que envolva os alunos ativamente, proporcionando experiências que vão além da sala de aula.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Para este tema, uma boa estratégia é incluir atividades ao ar livre, onde as crianças possam observar o sol, a sombra e discutir sobre o que acontece durante o dia e a noite. Isso não só ajudará a fixar os conceitos, mas também estimulará a curiosidade natural dos pequenos.

Incorporar histórias e músicas que tratem do tema também é uma excelente forma de engajar as crianças. Utilize materiais lúdicos como fantoches e desenhos para explorar o assunto de maneira divertida e educativa.

Com isso, os alunos não só aprenderão sobre o ciclo do dia e da noite, mas também desenvolverão habilidades cognitivas e emocionais, conforme as orientações da BNCC.

Estas são só algumas dicas iniciais, temos muito conteúdo para ver… vamos aprofundar o assunto?

Sugestão de Conteúdo Relacionado: Plano de Aula Luz e Sombra: Educação Infantil

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

BNCC Aplicada ao Conceito de Dia e Noite

Um dia ensolarado com um céu azul brilhante e nuvens brancas fofas em transição para uma noite estrelada com lua crescente e estrelas cintilantes.

A seguir, você verá como aplicar os princípios e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao conceito de “Dia e Noite” para alunos da educação infantil.

Vamos focar em como usar os campos de experiência para desenvolver um plano de aula significativo.

Princípios da BNCC Aplicados ao Tema

A BNCC orienta que o aprendizado deve ser significativo e contextualizado para as crianças. Ao ensinar sobre dia e noite, você pode fomentar a curiosidade natural dos alunos sobre o mundo ao seu redor.

A BNCC promove o desenvolvimento de competências como:

  • Conhecimento do mundo natural
  • Resolução de problemas
  • Pensamento crítico

Integrar esses princípios ao conceito de “Dia e Noite” pode envolver atividades como observar o céu durante o dia e a noite, discutir a rotação da Terra, e usar histórias e músicas que explicam esses conceitos.

Campos de Experiência Aplicados ao Tema

Os campos de experiência da BNCC são fundamentais para estruturar o plano de aula. Eles permitem que o aprendizado seja dinâmico e interdisciplinar.

No tema “Dia e Noite”, você pode trabalhar principalmente com os campos de “O Eu, o Outro e o Nós” e “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”.

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado

O Eu, o Outro e o Nós: Este campo pode ser explorado ao discutir com as crianças como o dia e a noite afetam suas rotinas e atividades. Debates em grupo e partilha de experiências pessoais são estratégias eficazes.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Para este campo, você pode criar atividades práticas que envolvem a marcação do tempo, como um diário do dia e da noite, ou projetos artísticos que representam as diferentes fases do dia.

Essa abordagem interdisciplinar enriquece o aprendizado e torna a experiência educacional mais completa e alinhada aos princípios da BNCC.

Elementos Essenciais deste Plano de Aula

Uma sala de aula com uma grande janela mostrando a transição do dia para a noite. Um relógio na parede e desenhos do sol e da lua

Para este plano de aula, você precisa definir objetivos de aprendizagem específicos, planejar atividades práticas envolventes e escolher métodos de avaliação apropriados para a percepção do ciclo dia e noite.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem devem ser claros e alinhados com a BNCC. Para esta aula, os alunos devem ser capazes de identificar a diferença entre dia e noite. Eles devem entender conceitos básicos como a rotação da Terra e como isso afeta o ciclo dia-noite.

Você deve também focar no desenvolvimento de habilidades de observação e registro. Garantir que os alunos compreendam a importância destes ciclos na vida diária é outro objetivo essencial. Utilize linguagem simples e adequada para a faixa etária.

Atividades e Recursos Didáticos

Para ensinar sobre a percepção de dia e noite, utilize atividades práticas e recursos didáticos variados. Uma ideia é criar um modelo simples do sistema solar com uma bola de papel machê para representar a Terra e uma lanterna como o Sol.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Faça as crianças girarem a Terra para observar como a luz incide em diferentes áreas, simulando dia e noite. Outra atividade útil seria contar histórias ou mostrar vídeos explicativos sobre o dia e a noite.

Use também planilhas de desenho para que as crianças ilustrem suas observações. Recursos adicionais podem incluir livros, apresentações multimídia, e jogos educativos para reforçar o conteúdo de forma lúdica.

Métodos de Avaliação

A avaliação deve ser contínua e formativa. Observe os alunos durante as atividades e faça perguntas para verificar o entendimento. Avalie desenhos e registros feitos pelas crianças sobre o que aprenderam do ciclo dia e noite.

Você pode ainda realizar uma pequena discussão em grupo onde as crianças compartilhem o que entenderam. Uma abordagem lúdica pode incluir um quiz simples ou atividades práticas onde os alunos demonstrem o que aprenderam.

Certifique-se de fornecer feedback direto e positivo para ajudar no desenvolvimento dos alunos. A avaliação deve ser adaptável, considerando as diferentes formas de aprendizagem e níveis de compreensão dos estudantes.

Explorando o Conceito de Dia e Noite

Um dia ensolarado com um céu azul brilhante e nuvens brancas fofas em transição para uma noite estrelada com lua cheia e estrelas cintilantes

Neste tópico, veremos como introduzir os conceitos de dia e noite, o uso de recursos visuais e a realização de atividades práticas para ajudar os alunos a entenderem melhor essas ocorrências.

Introdução aos Conceitos

Para começar, é importante explicar de forma clara o que são o dia e a noite. Você pode falar sobre a rotação da Terra e como isso resulta na alternância entre luz do dia e escuridão.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

Use exemplos simples para tornar o conceito acessível. Por exemplo, mencionar como o sol aparece de manhã e some à noite pode ajudar crianças pequenas a entenderem o ciclo.

Ter uma conversa sobre como essas mudanças impactam suas rotinas também pode ser útil. Pergunte aos alunos o que fazem durante o dia e à noite.

O Papel dos Recursos Visuais

Recursos visuais são essenciais para tornar o aprendizado mais concreto. Use ilustrações ou animações que mostram a Terra girando e como isso causa dia e noite.

Mapas ou globos interativos também podem ser muito úteis. Você pode usar uma lanterna para simular o sol e mostrar como a luz atinge diferentes partes do globo.

Não deixe de incluir vídeos curtos que expliquem o conceito de maneira simples e direta. Essas ferramentas visuais ajudam a fixar o conceito e tornam a aula mais dinâmica.

Atividades Práticas sobre Dia e Noite

Atividades práticas permitem que os alunos experimentem e percebam o conceito de dia e noite de forma ativa. Uma atividade simples é usar uma laranja e uma lanterna para representar o sol e a Terra.

Peça aos alunos para girar a laranja e observar como a luz da lanterna atinge diferentes partes. Outra ideia é fazer desenhos mostrando o que acontece durante o dia e à noite.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Jogos educativos que descrevem as diferentes atividades que podem ser feitas em diferentes momentos do dia também são úteis. Isso torna o aprendizado mais divertido e interativo.

Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências

Uma sala de aula colorida com atividades práticas e recursos visuais que ilustram o conceito de dia e noite. Crianças envolvidas em aprendizagem interativa

Usar metodologias ativas no ensino de ciências estimula a curiosidade e a criatividade dos alunos. Métodos como a Aprendizagem Baseada em Projetos e o Ensino Híbrido com Tecnologia ajudam no desenvolvimento das habilidades científicas.

Aprendizagem Baseada em Projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia onde os alunos aprendem conceitos científicos através da realização de projetos práticos. Isso envolve a resolução de problemas reais, promovendo a curiosidade e a aplicação do conhecimento.

Os alunos trabalham em grupos, o que fortalece habilidades sociais e de comunicação.

Você pode, por exemplo, criar um projeto onde os alunos observam e registram as mudanças de luz e sombra ao longo do dia, relacionando essas observações com as fases do dia e da noite.

Isso não só ajuda a entender conceitos científicos, mas também incentiva a observação e o registro de dados.

Ensino Híbrido e Tecnologia

O Ensino Híbrido combina aulas presenciais com atividades online, oferecendo uma experiência de aprendizado mais completa.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Essa metodologia permite que os alunos acessem recursos digitais, como vídeos, simuladores e jogos educativos, que tornam o aprendizado de ciências mais dinâmico.

Usar plataformas online para discutir observações e hipóteses sobre o ciclo dia-noite pode aumentar o interesse dos alunos. A tecnologia também permite que você personalize o ensino, adaptando os recursos ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Por exemplo, você pode utilizar aplicativos que mostram a rotação da Terra ou vídeos que explicam a razão da alternância entre dia e noite. Isso ajuda a consolidar o aprendizado de forma interativa e visual.

Integrando as Artes no Aprendizado dos Alunos

Uma sala de aula com uma grande janela mostrando uma cena diurna ensolarada de um lado e uma cena noturna escura do outro. Vários materiais de arte e materiais educacionais estão espalhados pela sala

Integrar artes no aprendizado ajuda as crianças a desenvolverem criatividade e compreensão do mundo ao seu redor. Música e movimento, assim como expressão com cores e formas, são fundamentais nesse processo.

Música e Movimento

Incorporar música e movimento pode tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Use diferentes tipos de sons e ritmos para ajudar as crianças a entenderem conceitos sobre dia e noite. Por exemplo, toques suaves e calmos podem representar a noite, enquanto sons mais vibrantes e rápidos podem ilustrar o dia.

Crie atividades que combinem música com movimento. Você pode usar músicas que abordem temas relacionados ao ciclo do dia e da noite. Leve as crianças a se movimentarem conforme a música, incentivando-as a imitar o movimento de animais noturnos e diurnos.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Atividades de dança podem ajudar a expressar a transição entre dia e noite. Deixe que as crianças criem suas próprias danças, expressando suas percepções sobre essas diferenças temporais.

Expressão com Cores e Formas

Trabalhar com cores e formas é outra maneira eficaz de integrar artes. Utilize cores para representar diferentes períodos do dia. Por exemplo, tons brilhantes como amarelo e laranja podem representar o dia, enquanto azul escuro e preto simbolizam a noite.

Forneça materiais como tintas, lápis de cor e papel para que as crianças possam criar suas próprias obras de arte. Incentive-as a desenhar ou pintar cenas de dia e noite, observando como as cores mudam de acordo com a luz.

Crie atividades em que as crianças recortem e cole figuras representativas do dia e da noite, como sol, lua, estrelas, e nuvens. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades motoras finas e reforçar a compreensão dos conceitos.

Escreva histórias em conjunto, nas quais as crianças ilustrem com cores e formas as suas interpretações de como e por que o dia se transforma em noite, e vice-versa.

Construindo um Ambiente de Aprendizagem

Uma sala de aula com cartazes coloridos sobre o dia e a noite, uma exibição do sol e da lua e atividades interativas para os jovens estudantes explorarem o conceito de dia e noite

Para criar um ambiente de aprendizagem eficaz, é importante considerar como usar o espaço físico disponível e como organizar a rotina e as transições durante a aula.

Esses elementos são cruciais para que as crianças entendam a diferença entre dia e noite.

datas comemorativas 600 webp

Datas Comemorativas: 700 Páginas de Atividades

Explore a magia das Datas Comemorativas com o Pacote de Atividades que vai transformar cada momento especial em uma experiência inesquecível!

Conteúdo Patrocinado

O Uso do Espaço Físico

O espaço físico da sala de aula deve ser organizado de modo que incentive a curiosidade e a exploração. Distribua áreas específicas para diferentes atividades, como leitura, jogos e experiências com a natureza.

Use cartazes para mostrar imagens do dia e da noite, facilitando a percepção das crianças.

Você também pode trazer elementos da natureza para o interior da sala. Plantas e pedras, por exemplo, ajudam a conectar os alunos com o mundo ao seu redor. Uma área de observação próxima à janela permite que as crianças observem a mudança de luz ao longo do dia.

Um cantinho de histórias com livros sobre o ciclo dia e noite é outra boa ideia. Isso reforça o tema de forma visual e interativa.

Rotina e Transições

A rotina diária deve ser estruturada, mas flexível para incluir transições suaves entre atividades. Planeje momentos específicos para discutir e observar a luz do dia e do entardecer, ajudando as crianças a verem as mudanças naturais.

Transições claras são importantes para manter as crianças focadas. Use músicas ou sinalizadores visuais para indicar a mudança de atividades. Por exemplo, ao trocar de uma atividade interna para uma exploração ao ar livre, uma canção sobre o dia ou a noite pode ser usada.

Incorpore também momentos de reflexão onde os alunos podem compartilhar suas percepções sobre o que observaram. Isso não só reforça o aprendizado, mas também promove um senso de comunidade.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Uma rotina bem estruturada com transições suaves ajuda as crianças a se sentirem seguras e engajadas, permitindo que explorem com mais liberdade e entusiasmo.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a percepção das crianças sobre os conceitos de dia e noite de forma lúdica e criativa.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar as características do dia e da noite.
  2. Compreender as diferenças entre o dia e a noite.
  3. Reconhecer as atividades realizadas durante o dia e a noite.
  4. Estimular a expressão oral e escrita das crianças sobre o tema.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver:
    • Desenvolver o respeito em relação às diferenças entre as pessoas.
  • Explorar:
    • Ampliar os saberes sobre a cultura e a natureza.
  • Expressar:
    • Expressar necessidades, emoções e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Características do dia e da noite
  • Atividades realizadas durante o dia e a noite
  • Diferenças entre o dia e a noite

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para abordar o tema da percepção de dia e noite, sugere-se uma metodologia lúdica e participativa. Utilize recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar as diferenças entre o dia e a noite. Promova rodas de conversa para que as crianças possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o tema. Realize atividades práticas, como observação do céu em diferentes horários e confecção de desenhos representando o dia e a noite.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Inicie a aula perguntando às crianças sobre o que elas fazem durante o dia e o que fazem durante a noite. Explore as diferenças de atividades realizadas em cada período.
  2. Observação do Céu: Leve as crianças para um espaço aberto e faça uma observação do céu em diferentes horários, destacando as mudanças de cores e luminosidade que ocorrem durante o dia e a noite.
  3. Confecção de Desenhos: Peça para as crianças desenharem o que fazem durante o dia e o que fazem durante a noite. Incentive a criatividade e a expressão artística.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens e vídeos sobre o dia e a noite
  • Papel e lápis de cor para as atividades de desenho
  • Espaço aberto para a observação do céu

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas. Será avaliada a capacidade de identificar as diferenças entre o dia e a noite, bem como a expressão oral e escrita sobre o tema.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa sobre o tema, observação do céu.
  • Aula 2: Confecção de desenhos representando o dia e a noite, discussão em grupo.
  • Aula 3: Apresentação dos desenhos e conclusão do tema.

Avaliação e Feedback no Processo de Ensino

Neste processo, a avaliação e o feedback são essenciais. Você deve observar o desenvolvimento dos alunos e usar conversas para avaliar de forma eficaz.

Observando o Desenvolvimento

Observar o desenvolvimento dos alunos é essencial. Através de atividades práticas, você pode notar como cada criança compreende a alternância entre dia e noite. Utilize jogos educativos e exercícios interativos, que não só engajam, mas também facilitam a visualização do progresso.

Compare o desempenho individual ao longo do tempo. Mantenha um registro de observações diárias, anotando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Essas informações ajudarão a personalizar o ensino conforme necessário.

Outra ferramenta útil é a autoavaliação, onde crianças falam sobre suas descobertas e dificuldades. Isso encoraja a pensar criticamente sobre seu aprendizado.

A Conversa como Ferramenta de Avaliação

A conversa é uma ferramenta poderosa para a avaliação. Em momentos de diálogo, faça perguntas abertas que permitam aos alunos expressar sua compreensão do tema. Pergunte, por exemplo, “Por que o céu fica escuro à noite?” ou “O que muda quando é dia em vez de noite?”

Durante essas conversas, preste atenção nas respostas detalhadas que mostram uma boa compreensão do ciclo dia e noite. Incentive discussões em grupo, onde as crianças possam colaborar e aprender umas com as outras.

Feedback instantâneo é crucial. Quando uma criança dá uma resposta, reforce positivamente ou corrija de forma construtiva. Isso ajuda a cimentar o aprendizado e a motivar.

Concluindo, a união de observação e conversa cria um ambiente de ensino rico e eficaz para crianças na educação infantil.

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Desenvolvimento Socioemocional e Cognitivo

Neste plano de aula, você vai explorar como o desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças pode ser estimulado através da percepção de Dia e Noite.

Atividades lúdicas são essenciais para ajudar as crianças a aprender brincando e desenvolver habilidades sociais e de pensamento crítico.

Estimulando o Pensamento Crítico

Para estimular o pensamento crítico, você pode usar atividades que incentivem a observação e reflexão. Uma sugestão é pedir às crianças para desenharem o que elas fazem durante o dia e à noite.

Esses desenhos devem ser discutidos em grupo.

Além disso, histórias sobre a diferença entre o dia e a noite também são úteis.

Usar temas relacionados ao cotidiano das crianças facilita a compreensão.

Outra técnica eficaz é fazer perguntas abertas, como “O que você vê no céu durante o dia?” e “O que você vê durante a noite?”.

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Essas perguntas incentivam as crianças a pensarem sobre os conceitos e a desenvolverem suas habilidades cognitivas.

Brincadeiras que Promovem a Socialização

As brincadeiras são fundamentais para a socialização das crianças. Uma boa prática é organizar jogos de papéis onde as crianças se dividem em grupos para representar atividades diurnas e noturnas.

Essas atividades ajudam a criança a entender e a respeitar a rotina e as necessidades do outro.

Cantar canções sobre o dia e a noite também pode ser útil. As letras das músicas podem ensinar conceitos importantes de uma forma divertida.

Além disso, jogos de tabuleiro que envolvam a separação de ícones diurnos e noturnos podem ser realizados em pares, promovendo a colaboração entre os alunos.

Essas atividades não só ensinam sobre a percepção de tempo, mas também ajudam na construção de relações sociais saudáveis.

5/5 - (1 voto)

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima