Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
crianças pequenas pulando corda em uma aula de educação física

05 Planos de Aula de Educação Física para Educação Infantil

Se você é professor de educação física para estudantes da educação infantil, sabe como é importante manter as aulas divertidas e envolventes. Afinal, as crianças dessa faixa etária aprendem melhor quando estão se divertindo. Neste artigo, iremos apresentar 05 planos de aula de educação física especialmente projetados para crianças em idade pré-escolar.

05 Planos de Aula de Educação Física Divertidos para Alunos da Educação Infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Nossos planos de aula têm como objetivo principal promover o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos, através de atividades lúdicas e interativas.

Vamos explorar temas como coordenação motora, equilíbrio, habilidades de arremesso e recebimento, além de jogos em grupo para estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Cada plano de aula foi cuidadosamente elaborado para garantir que as crianças se divirtam enquanto aprendem importantes conceitos de educação física.

Desde jogos clássicos adaptados para incluir elementos de movimento até atividades sensoriais e desafios individuais, haverá algo para todos os tipos de alunos.

Venha conferir esses planos de aula de educação física que irão deixar suas aulas ainda mais animadas e cativar a atenção de seus alunos da educação infantil.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Pronto para colocar essas ideias em prática? Vamos lá!

crianças pequenas pulando corda em uma aula de educação física

A importância de planejar aulas divertidas

Quando se trata de ensinar Educação Física para crianças em idade pré-escolar, é essencial que as aulas sejam divertidas e envolventes.

Nessa faixa etária, as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo.

Além disso, a Educação Física é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio, lançamento e recepção de objetos.

Ao planejar aulas divertidas, os professores podem garantir que as crianças estejam motivadas e engajadas, ao mesmo tempo em que aprendem conceitos importantes da Educação Física.

As atividades lúdicas também promovem a socialização e o trabalho em equipe, à medida que as crianças interagem e colaboram umas com as outras durante os jogos e atividades.

Plano: Jogos cooperativos para desenvolver habilidades motoras

Jogos cooperativos são uma excelente maneira de desenvolver habilidades motoras, ao mesmo tempo em que promovem a cooperação e o trabalho em equipe.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Nesse plano de aula, os alunos serão divididos em grupos e participarão de jogos que exigem a colaboração entre os membros da equipe.

Um exemplo de jogo cooperativo é o “Transporte da bola”. Os alunos se organizam em uma fila e devem passar uma bola de uma ponta à outra da quadra ou espaço de aula, usando apenas as mãos.

O desafio é manter a bola em movimento sem deixá-la cair. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a comunicação entre os alunos, que precisam se comunicar para manter a bola em movimento.

Outro jogo cooperativo é o “Circuito dos obstáculos”. Nessa atividade, os alunos devem atravessar um circuito com diversos obstáculos, como cones, bambolês e cordas.

O objetivo é que todos os alunos consigam atravessar o circuito juntos, ajudando uns aos outros a superar os obstáculos.

Esse jogo desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a capacidade de trabalhar em equipe.

Veja a seguir o plano de aula pronto:

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Circuito de Obstáculos usando a habilidade (EI03CG02)

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e controle do corpo das crianças, por meio da criação e realização de um circuito de obstáculos.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a confiança e autonomia das crianças ao superarem os obstáculos do circuito.
  2. Estimular a criatividade e imaginação das crianças na criação de diferentes desafios.
  3. Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe, ao participarem do circuito juntos.
  4. Promover a socialização e interação entre as crianças, respeitando as diferenças e limitações de cada um.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Criação e realização de um circuito de obstáculos, envolvendo diferentes desafios que estimulem a coordenação motora, equilíbrio e controle do corpo das crianças.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco na aprendizagem por meio do brincar. As crianças serão estimuladas a participar ativamente da criação do circuito de obstáculos, utilizando materiais diversos e incentivando a criatividade.

ATIVIDADES:

  1. Criação do Circuito de Obstáculos: As crianças serão divididas em grupos e terão a tarefa de criar diferentes desafios para o circuito, como pular pneus, passar por túneis feitos com tecidos, equilibrar-se em troncos, entre outros.
  2. Realização do Circuito: Cada grupo terá a oportunidade de percorrer o circuito de obstáculos criado pelos colegas, incentivando a cooperação, superação de desafios e desenvolvimento da coordenação motora.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Pneus, tecidos, troncos, cordas, cones, fitas coloridas, entre outros materiais que possam ser utilizados na criação do circuito de obstáculos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e autonomia das crianças ao enfrentarem os desafios do circuito de obstáculos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Apresentação do tema e divisão dos grupos para criação do circuito de obstáculos.
  • 2ª aula: Criação dos desafios e montagem do circuito.
  • 3ª aula: Realização do circuito de obstáculos e reflexão sobre a experiência.

Plano: Atividades de equilíbrio e coordenação motora

Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora é essencial para o desenvolvimento físico das crianças em idade pré-escolar.

Nesse plano de aula, serão apresentadas atividades divertidas que estimulam essas habilidades.

Uma atividade simples é o “Caminho da linha”. Os alunos devem caminhar ao longo de uma linha desenhada no chão, tentando manter o equilíbrio.

À medida que os alunos ganham confiança, a linha pode ser tornar mais estreita ou sinuosa, aumentando o desafio.

Outra atividade é o “Equilíbrio com objetos”. Os alunos devem equilibrar objetos, como bastões ou pratos de plástico, em diferentes partes do corpo, como a palma da mão ou a ponta do nariz.

Essa atividade promove a concentração, o equilíbrio e a coordenação motora fina.

Confira a seguir o plano de aula pronto:

PLANO DE AULA: Equilíbrio de Objetos

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio das crianças por meio de atividades lúdicas.
  • Objetivos Específicos:
    • Desenvolver a percepção de equilíbrio das crianças.
    • Estimular a concentração e a coordenação motora.
    • Promover a interação e o trabalho em grupo.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • EI03CG02: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • EXPRESSAR: Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Equilíbrio de objetos através de atividades lúdicas.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com atividades que estimulem o equilíbrio das crianças de forma lúdica e divertida.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1 – Equilibrando objetos: As crianças serão divididas em grupos e terão que equilibrar objetos (como bolinhas, copos plásticos, blocos de construção) em diferentes partes do corpo, como cabeça, mãos, cotovelos, etc. O objetivo é manter o equilíbrio por um determinado tempo.
  • Atividade 2 – Corrida do equilíbrio: As crianças terão que percorrer um trajeto equilibrando um objeto em uma colher. O desafio é chegar ao final do percurso sem deixar o objeto cair.
  • Atividade 3 – Estátua do equilíbrio: As crianças terão que ficar em equilíbrio em uma perna durante um tempo determinado, como se fossem estátuas. Quem conseguir ficar mais tempo sem perder o equilíbrio, ganha.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos diversos para equilibrar (bolinhas, copos plásticos, blocos de construção)
  • Colheres
  • Espaço amplo para as atividades

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas. Será levado em consideração o equilíbrio demonstrado, a coordenação motora e a interação em grupo.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e das atividades. Realização das atividades 1 e 2.
  • Aula 2: Continuação das atividades 1 e 2 e realização da atividade 3.
  • Aula 3: Revisão das atividades e momentos de reflexão sobre o equilíbrio e a importância da coordenação motora.

Plano: Brincando com música e dança

A música e a dança são ótimas maneiras de envolver as crianças em atividades físicas.

Nesse plano de aula, os alunos serão convidados a explorar o movimento e a expressão corporal por meio da música e da dança.

Uma atividade divertida é a “Dança das cores”. Os alunos devem se movimentar de acordo com a cor que é anunciada pelo professor.

Por exemplo, quando o professor diz “vermelho”, os alunos devem dançar de forma enérgica; quando o professor diz “azul”, os alunos devem dançar de forma suave e fluída.

Essa atividade promove a consciência corporal, a expressão e a coordenação motora.

Outra atividade é o “Baile das estátuas”. Os alunos devem dançar livremente enquanto a música está tocando, mas devem congelar e ficar imóveis quando a música para.

Essa atividade desenvolve o controle motor, a atenção e a capacidade de seguir instruções.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

PLANO DE AULA: Baile das Estátuas

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover a expressão corporal, a criatividade e a socialização dos alunos.
  • Específicos:
    • Desenvolver a capacidade de expressar sentimentos e emoções através do corpo.
    • Estimular o controle e a adequação do uso do corpo em brincadeiras.
    • Promover a interação e cooperação entre os alunos.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR: Ampliando e diversificando o acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Expressão corporal
  • Controle do corpo
  • Interatividade e cooperação

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o que é o Baile das Estátuas e como funciona.
  • Realizar uma breve demonstração para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos para praticar o Baile das Estátuas.
  • Incentivar a criatividade e a expressão dos alunos durante a atividade.

7-ATIVIDADES:

  • Os alunos irão participar de um Baile das Estátuas, onde deverão dançar livremente enquanto a música toca e ficar parados como estátuas quando a música parar.
  • Durante a atividade, os alunos poderão expressar diferentes sentimentos e emoções através de movimentos corporais.
  • Os alunos serão incentivados a interagir e cooperar entre si durante o Baile das Estátuas.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Música
  • Espaço amplo para dança
  • Professores ou monitores para auxiliar na atividade

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação, expressão corporal, interação e cooperação dos alunos durante o Baile das Estátuas.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Explicação do Baile das Estátuas
  • 20 minutos: Demonstração e prática da atividade
  • 20 minutos: Realização do Baile das Estátuas em grupos
  • 10 minutos: Discussão e feedback sobre a atividade.

Plano: Jogos pré-esportivos para incentivar o trabalho em equipe

Os jogos pré-esportivos são uma ótima maneira de introduzir conceitos esportivos, como cooperação e trabalho em equipe, para crianças em idade pré-escolar.

Nesse plano de aula, os alunos participarão de jogos que promovem a socialização e o trabalho em equipe.

Um exemplo de jogo pré-esportivo é o “Pega-pega coletivo”. Os alunos são divididos em duas equipes e devem se movimentar pela quadra ou espaço de aula, tentando tocar os membros da equipe adversária.

Quando um aluno é tocado, ele deve se juntar à equipe que o tocou. O objetivo é tocar todos os membros da equipe adversária para vencer o jogo.

Essa atividade desenvolve a velocidade, o trabalho em equipe e a tomada de decisões rápidas.

Outro jogo pré-esportivo é o “Passa-passa com bola”. Os alunos formam um círculo e devem passar uma bola de um para o outro, enquanto se movimentam pela quadra ou espaço de aula.

O objetivo é manter a bola em movimento e evitar que ela caia no chão. Essa atividade desenvolve a coordenação motora, o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

PLANO DE AULA: Pega pega Coletivo

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver o espírito de cooperação e participação em atividades coletivas;
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças entre as crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pega pega coletivo e cooperação entre as crianças.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando as regras do jogo de pega pega coletivo, enfatizando a importância da cooperação e do respeito entre os participantes.
  • Realizar uma roda de conversa para discutir sobre a importância de trabalhar em equipe e de ajudar os colegas durante o jogo.
  • Incentivar a participação de todas as crianças, valorizando as atitudes de cooperação e respeito.

ATIVIDADES:

  1. Pega pega coletivo: Dividir as crianças em dois grupos e explicar que o objetivo é que todos os participantes de um grupo peguem todos os participantes do outro grupo. Incentivar a cooperação e a estratégia para alcançar o objetivo.
  2. Roda de conversa: Após o jogo, reunir as crianças em uma roda de conversa para discutir sobre as experiências durante a atividade. Reforçar a importância da cooperação e do respeito.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Espaço amplo para a realização da atividade.
  • Apitos para sinalizar o início e o fim do jogo.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do comportamento das crianças durante o jogo, verificando a participação, cooperação e respeito entre elas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Explicação das regras do jogo e divisão dos grupos.
  • 2ª aula: Realização do jogo de pega pega coletivo.
  • 3ª aula: Roda de conversa para reflexão sobre a atividade e os valores trabalhados.

Plano: Circuitos de obstáculos para desenvolver agilidade e resistência

Os circuitos de obstáculos são excelentes para desenvolver a agilidade, a resistência e a coordenação motora das crianças em idade pré-escolar.

Nesse plano de aula, os alunos serão desafiados a atravessar circuitos com obstáculos variados.

Um exemplo de circuito de obstáculos é o “Caminho dos cones”. Os alunos devem atravessar um caminho formado por cones, pulando sobre eles ou desviando.

À medida que os alunos ganham confiança, o número de cones pode ser aumentado ou a distância entre eles pode ser reduzida, aumentando o desafio.

Outro circuito de obstáculos é o “Túnel de cordas”. Os alunos devem rastejar por baixo de uma corda esticada no chão, em um movimento de cobra. Essa atividade desenvolve a coordenação motora, a força e a resistência física.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

Plano de Aula Circuito de Obstáculos

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, de expressão corporal e de criatividade por meio da construção e superação de um circuito de obstáculos.
  • Objetivos Específicos:
  1. Demonstrar controle e coordenação motora ao percorrer o circuito de obstáculos.
  2. Expressar emoções e sentimentos por meio de gestos e movimentos durante a atividade.
  3. Estimular a criatividade e imaginação na construção do circuito.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Brincar: Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • Explorar: Conhecer e respeitar as características de seu corpo e dos outros.
  • Expressar: Expressar sentimentos e emoções por meio de gestos e movimentos.
  • Conhecer-se: Construir uma imagem positiva de si por meio da superação de desafios.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Construção de um circuito de obstáculos utilizando materiais diversos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, que consiste em ensinar por meio do brincar. A atividade será estruturada de forma a permitir que as crianças construam o circuito de obstáculos de maneira colaborativa, estimulando a criatividade e a cooperação.

ATIVIDADES:

  1. Construção do Circuito: As crianças serão divididas em grupos e terão a tarefa de construir um circuito de obstáculos utilizando materiais como almofadas, cadeiras, caixas, cordas, entre outros. Elas serão incentivadas a pensar em diferentes desafios para serem superados.
  2. Percurso no Circuito: Após a construção do circuito, cada grupo terá a oportunidade de percorrê-lo, demonstrando controle e coordenação motora ao superar os obstáculos. Durante essa etapa, as crianças poderão expressar suas emoções e sentimentos por meio de gestos e movimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Almofadas, cadeiras, caixas, cordas, cones, fita adesiva colorida, entre outros materiais que possam ser utilizados na construção do circuito de obstáculos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento das habilidades motoras, de expressão corporal e de criatividade das crianças durante a atividade. Serão considerados aspectos como a capacidade de superação de desafios, a cooperação com os colegas e a expressão de emoções.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e divisão das crianças em grupos.
  • Aula 2: Construção do circuito de obstáculos.
  • Aula 3: Percurso no circuito e atividades de expressão corporal.
  • Aula 4: Avaliação e encerramento do projeto.

Recursos e materiais para aulas divertidas de Educação Física

Para tornar as aulas de Educação Física ainda mais divertidas, é importante contar com recursos e materiais adequados. Alguns recursos que podem ser utilizados são:

  • Cones coloridos: os cones coloridos podem ser utilizados para demarcar espaços ou criar circuitos de obstáculos.
  • Bolas de diferentes tamanhos: as bolas podem ser utilizadas em jogos, como o “Transporte da bola”, ou para praticar habilidades de lançamento e recepção.
  • Música: a música pode ser utilizada para animar as atividades e incentivar a dança e o movimento.
  • Cordas e bambolês: cordas e bambolês podem ser utilizados para criar circuitos de obstáculos e desenvolver habilidades de equilíbrio e coordenação motora.

É importante adaptar os recursos e materiais de acordo com a idade e habilidades dos alunos, garantindo a segurança e o envolvimento de todos.

Dicas para adaptar os planos de aula para diferentes faixas etárias e habilidades

Ao planejar as aulas de Educação Física para crianças em idade pré-escolar, é importante levar em consideração as diferenças individuais, habilidades e interesses dos alunos.

Algumas dicas para adaptar os planos de aula são:

  • Leve em consideração o nível de habilidade dos alunos: adapte as atividades de acordo com o nível de habilidade dos alunos, garantindo que todas as crianças possam participar e se sentir desafiadas.
  • Varie as atividades: inclua uma variedade de atividades, como jogos, danças e circuitos de obstáculos, para atender aos diferentes interesses dos alunos.
  • Ofereça opções de intensidade: adapte a intensidade das atividades de acordo com a energia e disposição dos alunos, oferecendo opções mais calmas ou mais enérgicas.
  • Incentive a participação de todos: crie um ambiente inclusivo e encoraje a participação de todos os alunos, adaptando as atividades para permitir diferentes níveis de envolvimento.

Ao adaptar os planos de aula para diferentes faixas etárias e habilidades, os professores podem garantir que todas as crianças tenham uma experiência positiva na Educação Física.

A importância contínua da Educação Física na Educação Infantil

A Educação Física desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças em idade pré-escolar.

Ao planejar aulas divertidas e envolventes, os professores podem promover o aprendizado por meio de atividades lúdicas e interativas, estimulando o desenvolvimento motor, a socialização e o trabalho em equipe.

Os planos de aula apresentados neste artigo oferecem uma variedade de atividades que podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias e habilidades.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Desde jogos cooperativos até atividades de equilíbrio, danças e jogos pré-esportivos, há opções para todos os tipos de alunos.

A Educação Física na Educação Infantil não se resume apenas a atividades físicas, mas também contribui para o desenvolvimento global das crianças.

Portanto, é essencial que os professores valorizem e priorizem essa disciplina, garantindo que as aulas sejam divertidas, inclusivas e relevantes para as necessidades e interesses dos alunos.

Ao implementar esses planos de aula e continuar a promover a importância da Educação Física na Educação Infantil, os professores estarão contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para um estilo de vida ativo e saudável.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima