Neste artigo, apresentaremos 10 planos de aula sobre meio ambiente especialmente projetados para alunos da educação infantil e separados entre Bebês (Maternal), Creche e Pré-Escola. São planos de aula com atividades educativas e extremamente divertidas, garantindo que os pequenos aprendam sobre a importância da sustentabilidade enquanto brincam.
Os planos de aula explorados neste artigo são os seguintes:
PLANO DE AULA: Exploração Sensorial com Texturas Naturais
PLANO DE AULA: Exploração Natural ao Ar Livre
PLANO DE AULA: Arte com Elementos Naturais
PLANO DE AULA: Dia de Plantio
PLANO DE AULA: Reciclagem Divertida
PLANO DE AULA: Exploração da Natureza
PLANO DE AULA: Pequenos Cientistas: Explorando a Água
PLANO DE AULA: Ciclo de Vida das Plantas
PLANO DE AULA: A Importância das Abelhas
PLANO DE AULA: Separação Correta do Lixo
De projetos artísticos usando materiais recicláveis a experiências práticas como plantar suas próprias sementes, cada plano de aula é uma oportunidade de explorar conceitos ecológicos de maneira acessível e engajadora.
Se você é um educador procurando inspiração para enriquecer seu currículo com lições valiosas sobre o cuidado com o meio ambiente, continue lendo.
Estes planos de aula são fáceis de implementar e têm grande potencial para impactar positivamente a percepção ambiental de seus alunos desde a mais tenra idade.
Vamos transformar a aprendizagem em uma aventura emocionante pelo mundo da ecologia e do meio ambiente!
Planos de Aula para Bebês – Maternal
Para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses, os planos de aula devem focar em atividades sensoriais, motoras e de interação social, que são essenciais para o desenvolvimento nesta fase inicial da vida.
Explore a magia das Datas Comemorativas com o Pacote de Atividades que vai transformar cada momento especial em uma experiência inesquecível!
Conteúdo Patrocinado
Aqui estão três exemplos de planos de aula adaptados para esta faixa etária:
1 – PLANO DE AULA: Exploração Sensorial com Texturas Naturais
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
GERAL: Proporcionar experiências sensoriais e estimular a curiosidade das crianças através da exploração de diferentes texturas naturais.
ESPECÍFICOS: Desenvolver a percepção tátil das crianças; Estimular a criatividade e a imaginação; Promover a interação social e a comunicação.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER
BRINCAR
EXPLORAR
EXPRESSAR
CONHECER-SE
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Exploração de diferentes texturas naturais (macio, áspero, liso, rugoso, etc.);
Estimulação tátil através do contato com materiais variados;
Desenvolvimento da linguagem oral e gestual durante a exploração.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Utilização de materiais sensoriais variados (areia, algodão, argila, etc.);
Estímulo à livre exploração das texturas;
Estimulação da comunicação entre as crianças durante a atividade.
ATIVIDADES:
Atividade Sensorial: Disponibilizar diferentes materiais naturais com texturas variadas para as crianças explorarem livremente. Observar e incentivar a interação e comunicação entre elas.
Roda de Conversa: Após a atividade sensorial, promover uma roda de conversa para que as crianças expressem suas sensações e experiências com as texturas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Areia, algodão, argila, entre outros materiais com texturas naturais e diferentes.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação do comportamento das crianças durante a atividade sensorial e na roda de conversa;
Registro das principais reações e interações das crianças com as texturas.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Atividade
Data
Atividade Sensorial
/ /
Roda de Conversa
/ /
2 – PLANO DE AULA: Exploração Natural ao Ar Livre
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
GERAL: Promover o contato das crianças com a natureza, estimulando a curiosidade, a criatividade e o respeito ao meio ambiente.
ESPECÍFICOS: Estimular a observação e a exploração de elementos naturais ao ar livre; Desenvolver a consciência ambiental e o cuidado com a natureza; Promover a interação e a socialização entre as crianças durante as atividades ao ar livre.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços naturais.
EXPLORAR: Descobrir as propriedades de objetos e materiais naturais.
PARTICIPAR: Participar ativamente das atividades ao ar livre, contribuindo com suas descobertas e opiniões.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Observação e exploração de elementos naturais ao ar livre.
Cuidado com o meio ambiente.
Interação e socialização durante as atividades ao ar livre.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Realização de atividades ao ar livre que estimulem a observação, a exploração e a interação das crianças com a natureza.
Estímulo à curiosidade e ao questionamento sobre os elementos naturais encontrados.
ATIVIDADES:
Caça ao Tesouro Natural: Esconder objetos naturais pelo espaço ao ar livre e incentivar as crianças a encontrá-los, estimulando a observação e a exploração.
Montagem de um Jardim Sensorial: Propor a criação de um jardim com diferentes texturas, cores e odores, para estimular os sentidos das crianças.
Brincadeiras Livres ao Ar Livre: Permitir que as crianças explorem livremente o ambiente natural, interagindo umas com as outras e com os elementos da natureza.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Objetos naturais como folhas, galhos, pedras, flores.
Espaço ao ar livre para realização das atividades.
Materiais para montagem do jardim sensorial.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação do engajamento e interesse das crianças durante as atividades ao ar livre.
Registro fotográfico das interações e descobertas das crianças.
Conversas informais para verificar o aprendizado e a conscientização ambiental das crianças.
CRONOGRAMA DE AULAS:
1ª aula: Caça ao Tesouro Natural
2ª aula: Montagem do Jardim Sensorial
3ª aula: Brincadeiras Livres ao Ar Livre
3 – PLANO DE AULA: Arte com Elementos Naturais
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
GERAL: Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças por meio da utilização de elementos naturais.
ESPECÍFICOS: Proporcionar experiências sensoriais com elementos da natureza; Estimular a percepção estética das crianças; Promover a interação e cooperação entre os alunos durante as atividades artísticas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Corpo, Gestos e Movimentos
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Traços, Sons, Cores e Formas
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas em diferentes suportes usando instrumentos riscantes e tintas.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Utilização de elementos naturais (folhas, galhos, flores, pedras) na produção de arte.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Roda de conversa para apresentação dos elementos naturais;
Exploração livre dos materiais;
Atividades de pintura e colagem com elementos naturais;
Roda de apreciação das produções.
ATIVIDADES: 1- Os alunos serão convidados a explorar os elementos naturais disponíveis na sala de aula, tocando, cheirando e observando suas características. 2- Em seguida, serão propostas atividades de pintura e colagem, onde os alunos poderão utilizar os elementos naturais para criar suas obras de arte. 3- Ao final, os alunos participarão de uma roda de apreciação, onde cada um poderá compartilhar sua produção e ouvir os comentários dos colegas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Elementos naturais (folhas, galhos, flores, pedras);
Tintas, pincéis, cola, papel;
Materiais de apoio para a roda de conversa e apreciação.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como a criatividade e a expressividade presentes em suas produções.
CRONOGRAMA DE AULAS:
1ª aula: Exploração dos elementos naturais e início das atividades artísticas;
2ª aula: Continuação das atividades artísticas e roda de apreciação das produções.
Planos de Aula para Creche
Para alunos da creche, com idades entre 2 e 3 anos, os planos de aula podem ser mais interativos e começar a incorporar conceitos básicos sobre o meio ambiente de forma lúdica e educativa.
Aqui estão três exemplos de planos de aula que focam no tema do meio ambiente para essa faixa etária:
4 – PLANO DE AULA: Dia de Plantio
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: O objetivo geral desta aula é proporcionar às crianças experiências de plantio, estimulando o cuidado com a natureza e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
Os objetivos específicos são:
Plantar sementes em um vaso;
Observar o crescimento das plantas;
Desenvolver a consciência ambiental e o cuidado com o meio ambiente.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI02ET03) Compartilhar com outras crianças situações de cuidado de plantas nos espaços da instituição e fora dela.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para plantar sementes em um vaso.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais ao plantar as sementes no vaso.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Participar ativamente do plantio, compartilhando a experiência com outras crianças.
EXPLORAR: Explorar o processo de plantio, observando as transformações das plantas.
PARTICIPAR: Participar do cuidado com as plantas, desenvolvendo atitudes de responsabilidade e cuidado.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Nesta aula, as crianças irão plantar sementes em um vaso, observar o processo de crescimento das plantas e aprender sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA: A metodologia utilizada será a aprendizagem vivencial, onde as crianças terão a oportunidade de plantar as sementes, regar as plantas e observar seu crescimento. Serão incentivadas a participar ativamente do processo, estimulando a autonomia e o cuidado com a natureza.
ATIVIDADES:
Plantio das sementes: As crianças serão divididas em grupos e cada grupo terá a oportunidade de plantar sementes em um vaso, seguindo as orientações do educador.
Observação do crescimento: Durante as próximas aulas, as crianças serão incentivadas a observar diariamente o crescimento das plantas, registrando suas descobertas em um diário de bordo.
Cuidado com as plantas: As crianças serão responsáveis por regar as plantas, cuidando-as e observando as mudanças ao longo do tempo.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Vasos
Sementes
Terra
Regador
Diário de bordo para registro das observações
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua, observando o envolvimento e participação das crianças no processo de plantio, cuidado e observação das plantas. Será valorizado o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e consciência ambiental.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Plantio das sementes
Aula 2-5: Observação do crescimento e cuidado com as plantas
Aula 6: Encerramento do projeto, com reflexão sobre o processo e as aprendizagens adquiridas.
5 – PLANO DE AULA: Reciclagem Divertida
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Geral: Promover a conscientização ambiental e a importância da reciclagem de materiais.
Específicos:Estimular a criatividade das crianças na reutilização de materiais; Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades manuais; Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe;
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Respeitar o ambiente e os materiais utilizados.
BRINCAR: Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
PARTICIPAR: Colaborar com os colegas na realização das atividades.
EXPLORAR: Utilizar diferentes materiais de forma lúdica e educativa.
EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos por meio das atividades propostas.
CONHECER-SE: Desenvolver a identidade pessoal e social através das interações.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Reciclagem de materiais e sua importância para o meio ambiente.
Reutilização de materiais para criar novos objetos.
Exploração de cores, texturas e formas na criação de trabalhos manuais.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Roda de conversa sobre a importância da reciclagem.
Atividades práticas de reutilização de materiais.
Estímulo à criatividade e autonomia das crianças na criação de objetos.
ATIVIDADES:
Confecção de brinquedos com materiais recicláveis:
As crianças serão incentivadas a criar brinquedos utilizando materiais como caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, entre outros.
Os educadores irão auxiliar na montagem e decoração dos brinquedos.
Pintura com materiais alternativos:
Utilização de pincéis feitos com materiais recicláveis, como tampas de garrafa e algodão em palitos de sorvete.
As crianças poderão explorar diferentes texturas e cores na pintura.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Materiais recicláveis variados (caixas, garrafas, rolos de papel, etc.).
Tintas, pincéis, cola, tesoura.
Cartolinas e papéis coloridos.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação do engajamento e participação das crianças nas atividades.
Avaliação da criatividade e autonomia na criação dos objetos.
Feedback individualizado durante as atividades.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Roda de conversa sobre reciclagem e apresentação dos materiais.
Aula 2: Confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
Aula 3: Pintura com materiais alternativos e finalização dos trabalhos.
6 – PLANO DE AULA: Exploração da Natureza
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Geral: Promover a interação das crianças com a natureza, estimulando a curiosidade, a observação e o respeito ao meio ambiente.
Específicos:
Explorar elementos da natureza, como plantas, animais, pedras, terra, água, entre outros.
Estimular a criatividade e a imaginação das crianças por meio de atividades ao ar livre.
Desenvolver o senso de responsabilidade ambiental e o cuidado com o meio ambiente desde a primeira infância.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI02ET03) Compartilhar com outras crianças situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
PARTICIPAR: Ativamente, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Exploração da natureza: plantas, animais, elementos naturais, observação e cuidado com o meio ambiente.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será a pedagogia de projetos, onde as crianças serão estimuladas a explorar a natureza por meio de atividades práticas e lúdicas ao ar livre. Serão propostas brincadeiras, observações e interações com elementos naturais.
ATIVIDADES:
Caça ao tesouro na natureza: As crianças serão divididas em grupos e terão que encontrar elementos da natureza, como folhas, flores, pedras, entre outros. Ao encontrar cada item, deverão observar suas características.
Piquenique ao ar livre: As crianças serão levadas para um espaço externo da escola, onde poderão interagir com a natureza enquanto fazem um piquenique.
Plantio de sementes: Cada criança terá a oportunidade de plantar uma semente em um vaso, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância do cuidado com o meio ambiente.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Vasos para plantio, sementes, elementos da natureza para a caça ao tesouro, cestas para o piquenique, materiais de desenho para registrar as observações.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma contínua, observando o interesse e a participação das crianças nas atividades propostas, bem como sua capacidade de observação e interação com a natureza.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Caça ao tesouro na natureza
Aula 2: Piquenique ao ar livre
Aula 3: Plantio de sementes e cuidado com as plantas
Planos de Aula para Pré-Escola
Para alunos da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos, os planos de aula podem começar a incluir atividades mais estruturadas que incentivam a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades críticas.
Aqui estão quatro exemplos de planos de aula focados no tema do meio ambiente para essa faixa etária:
7 – PLANO DE AULA: Pequenos Cientistas: Explorando a Água
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos experiências de exploração e descoberta por meio da água, estimulando a curiosidade, a observação e a experimentação.
Objetivos Específicos:
Explorar as propriedades da água, como temperatura, densidade e capacidade de dissolver substâncias.
Observar e descrever as mudanças que ocorrem na água em diferentes situações.
Estimular a criatividade e a imaginação por meio de brincadeiras e experimentos com água.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a diversidade cultural.
BRINCAR: Experimentar e explorar de forma lúdica e criativa.
EXPLORAR: Investigar e descobrir as propriedades da água.
EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Propriedades da água
Experimentação com diferentes temperaturas da água
Observação de transformações da água
Exploração das possibilidades de brincadeiras com água
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será a investigativa e lúdica, por meio de experimentos práticos, observação e exploração direta da água. Serão propostas brincadeiras e atividades que estimulem a curiosidade e a criatividade dos alunos.
ATIVIDADES:
Explorando as Propriedades da Água: Os alunos poderão observar e descrever as características da água em diferentes situações, como gelada, quente, com sal, etc.
Brincadeiras com Água: Serão propostas atividades lúdicas, como brincar de lavar louça de mentirinha, fazer bolhas de sabão, entre outras.
Experimentos com Água: Realização de experimentos simples, como misturar água com óleo, observar a formação de bolhas, entre outros.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Recipientes plásticos
Água em diferentes temperaturas
Corantes alimentícios
Sabão
Óleo de cozinha
Utensílios de cozinha (colheres, copos, etc.)
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e processual, observando a participação dos alunos nas atividades, o interesse demonstrado, a capacidade de observação e descrição das propriedades da água, bem como a criatividade nas brincadeiras e experimentos.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Exploração das propriedades da água
Aula 2: Brincadeiras com água
Aula 3: Experimentos com água e avaliação final.
8 – PLANO DE AULA: Ciclo de Vida das Plantas
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral:
Promover o conhecimento sobre o ciclo de vida das plantas, incentivando a observação e compreensão das etapas do crescimento de uma planta.
Objetivos Específicos:
Identificar as etapas do ciclo de vida de uma planta.
Reconhecer a importância das plantas para o meio ambiente.
Estimular o cuidado e a responsabilidade com as plantas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Ciclo de vida das plantas: semente, germinação, crescimento, floração, frutificação e dispersão de sementes.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Aula expositiva dialogada, observação de imagens e vídeos, atividades práticas de plantio de sementes, cuidado com as plantas e registro em diário de bordo.
ATIVIDADES:
Observação do ciclo de vida das plantas: Apresentar imagens ou vídeos ilustrativos das etapas do ciclo de vida das plantas e discutir em roda de conversa.
Plantio de sementes: Realizar atividade prática de plantio de sementes em pequenos vasos, explicando o processo de germinação e crescimento.
Cuidado com as plantas: Estimular a responsabilidade e o cuidado com as plantas plantadas pelas crianças, regando e observando diariamente.
Registro em diário de bordo: Incentivar as crianças a registrarem o desenvolvimento das plantas em um diário de bordo, desenhando e escrevendo sobre as mudanças observadas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Imagens e vídeos ilustrativos do ciclo de vida das plantas.
Sementes, vasos, terra e água para o plantio.
Diário de bordo para registro das observações.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando o interesse, participação e compreensão dos alunos durante as atividades propostas. Serão considerados os registros feitos pelas crianças no diário de bordo.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Apresentação do tema e das etapas do ciclo de vida das plantas.
Atividade prática de plantio de sementes.
Cuidado e observação das plantas.
Registro no diário de bordo e discussão sobre as mudanças observadas.
Encerramento e avaliação das atividades realizadas.
9 – PLANO DE AULA: A Importância das Abelhas
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.
Objetivos Específicos: Identificar as abelhas como importantes agentes polinizadores; Compreender a relação das abelhas com a produção de alimentos; Conhecer os diferentes produtos derivados do mel; Valorizar e respeitar a presença das abelhas no ecossistema;
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER: Valorizar a importância das abelhas no ecossistema e na produção de alimentos, respeitando sua presença.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.
Relação das abelhas com a polinização.
Produtos derivados do mel.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Roda de conversa para introduzir o tema.
Apresentação de imagens e vídeos sobre abelhas.
Atividades práticas como desenhos e colagens relacionados ao tema.
Contação de histórias sobre abelhas.
ATIVIDADES:
Roda de Conversa:
Iniciar a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre abelhas.
Explicar a importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.
Atividade de Desenho:
Pedir aos alunos que desenhem uma abelha e seu habitat.
Incentivar a criatividade e a atenção aos detalhes.
Contação de História:
Contar uma história relacionada às abelhas, destacando sua importância na natureza.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Imagens e vídeos sobre abelhas.
Papéis, lápis de cor e materiais para desenho.
Livros infantis sobre abelhas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Observação da participação dos alunos nas atividades.
Verificação do entendimento dos conceitos abordados sobre a importância das abelhas.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1:
Roda de conversa sobre abelhas e sua importância.
Atividade de desenho.
Aula 2:
Apresentação de vídeos e imagens sobre abelhas.
Contação de história.
Aula 3:
Revisão do conteúdo aprendido.
Atividade prática relacionada às abelhas.
10 – PLANO DE AULA: Separação Correta do Lixo
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos sobre a importância da separação do lixo para o meio ambiente e para a sociedade, incentivando atitudes sustentáveis desde a infância.
Objetivos Específicos:
Identificar os diferentes tipos de lixo e sua classificação (orgânico, reciclável e rejeito).
Compreender a importância da separação do lixo para a reciclagem e preservação do meio ambiente.
Estimular a prática da separação do lixo corretamente na escola e em casa.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.
Torne-se Assinante para Ver:
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir
Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
CONVIVER:
Respeitar as diferenças entre as pessoas e culturas.
Participar ativamente das atividades propostas.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O Eu, o Outro e o Nós
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Identificação dos tipos de lixo (orgânico, reciclável e rejeito).
Importância da separação do lixo para o meio ambiente.
Prática da separação do lixo na escola e em casa.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A aula será desenvolvida de forma lúdica e participativa, com músicas, histórias e atividades práticas que estimulem a reflexão sobre a separação do lixo.
ATIVIDADES:
História Interativa: Contar uma história sobre a importância da separação do lixo, incentivando a participação das crianças com perguntas e diálogos.
Jogo da Separação: Dividir os alunos em grupos e apresentar diferentes tipos de lixo para que classifiquem corretamente em orgânico, reciclável ou rejeito.
Confecção de Lixeiras: Propor a criação de lixeiras decoradas para cada tipo de lixo, incentivando a prática da separação.
RECURSOS DIDÁTICOS:
História ilustrada sobre separação do lixo.
Materiais para confecção de lixeiras.
Diferentes tipos de lixo para classificação.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, o entendimento sobre a separação do lixo e a prática correta da separação na escola e em casa.
CRONOGRAMA DE AULAS:
Aula 1: Apresentação do tema e contação da história interativa.
Aula 2: Jogo da Separação do Lixo.
Aula 3: Confecção das lixeiras e prática da separação do lixo na escola.
Conclusão
Ao integrar atividades práticas e envolventes sobre meio ambiente nos currículos da pré-escola, estamos não apenas enriquecendo a experiência educacional dos nossos pequenos, mas também plantando as sementes para uma futura geração mais consciente e responsável.
As atividades que discutimos, desde plantar uma simples semente até explorar os conceitos de clima e tempo, não apenas despertam a curiosidade e o respeito pela natureza, mas também desenvolvem habilidades essenciais como observação, pensamento crítico e cuidado com o ambiente.
É vital que as crianças aprendam a valorizar e cuidar do mundo ao seu redor desde os primeiros anos de vida. Ao fazer isso, ajudamos a formar indivíduos que são mais propensos a agir de maneira sustentável e a fazer escolhas que beneficiarão o meio ambiente no futuro.
Incentivar essa conscientização em uma idade tão tenra garante que estamos construindo uma base sólida não apenas para a educação das crianças, mas também para a saúde do nosso planeta.
Afinal, a educação ambiental é uma jornada que começa no coração da infância e se estende por toda a vida.
Forte abraço!
5/5 - (1 voto)
Fechar
Apenas Assinantes Podem Ver o Plano de Aula Pronto
Assine hoje e Ganhe Milhares de Atividades para Imprimir!