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professora ensinando boas maneiras a seus alunos

5 Planos de Aula sobre Boas Maneiras: Educação Infantil

Na educação infantil, cada interação é uma oportunidade de aprendizado, e é nesse ambiente mágico que as sementes da empatia, respeito e gentileza são plantadas. Neste artigo, vamos explorar como a implementação de planos de aula voltados para boas maneiras e habilidades sociais pode transformar a experiência educativa das crianças. Confira agora, 5 planos de aula sobre boas maneiras.

No conteúdo a seguir, abordaremos atividades dinâmicas e envolventes que incentivam o uso de palavras mágicas, a compreensão de regras de convivência, a importância da partilha e cooperação, e a prática da gentileza nas relações interpessoais.

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Com uma abordagem lúdica e interativa, esses planos de aula não apenas promovem um ambiente escolar mais harmonioso, mas também preparam os pequenos para se tornarem cidadãos respeitosos e solidários.

Venha conosco nessa jornada educativa e descubra como cultivar boas maneiras pode fazer toda a diferença na formação das futuras gerações!

Veja Também:

1º Plano de Aula: Praticando Palavras Mágicas

um livro que ensina palavras mágicas de  boas maneiras

O plano de aula “Palavras Mágicas e Boas Maneiras” é uma proposta rica e envolvente que visa ensinar as crianças sobre boas maneiras, e a cultivar habilidades sociais essenciais.

Um dos objetivos centrais deste plano de aula é desenvolver a empatia e o respeito entre os alunos.

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Ao trabalhar com palavras mágicas, as crianças aprendem a reconhecer e valorizar os sentimentos dos outros.

Isso é crucial na formação de um ambiente escolar saudável, onde cada aluno se sente respeitado e ouvido. A empatia é uma habilidade fundamental que influenciará as interações sociais ao longo da vida.

O foco no uso de palavras mágicas e boas maneiras no cotidiano é um dos pontos mais impactantes deste plano de aula para Educação Infantil. 

PLANO DE AULA: A Magia das Palavras Mágicas

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a empatia e o respeito em relação ao próximo.
  • Estimular a comunicação e a expressão de ideias e sentimentos.
  • Promover a cooperação e a participação ativa em atividades em grupo.
  • Incentivar o uso de palavras mágicas e boas maneiras no dia a dia.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, demonstrando respeito e empatia.
  • Explorar diferentes formas de expressão e comunicação.
  • Participar ativamente das atividades propostas, contribuindo com suas ideias e sentimentos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância das palavras mágicas e boas maneiras no convívio social.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema.
  • Contação de história sobre a importância das palavras mágicas.
  • Atividades lúdicas para praticar boas maneiras e o uso de palavras mágicas.
  • Dinâmicas em grupo para promover a cooperação e a empatia.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância de dizer “por favor”, “obrigado”, “com licença” e outras palavras mágicas.
  2. Contação de história: Contar uma história que exemplifique situações em que as palavras mágicas são importantes para o convívio social.
  3. Atividades lúdicas: Propor jogos e brincadeiras que incentivem o uso das palavras mágicas, como simulações de situações do dia a dia.
  4. Dinâmicas em grupo: Realizar atividades em grupo que promovam a cooperação e a empatia, como trabalhos colaborativos e resolução de conflitos de forma respeitosa.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros infantis sobre boas maneiras e palavras mágicas.
  • Material para atividades práticas, como papel, lápis de cor e outros materiais de artes.
  • Espaço amplo para as atividades em grupo.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do comportamento e participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Feedback individual sobre o uso das palavras mágicas no dia a dia.
  • Registro de evolução e desenvolvimento das habilidades sociais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e contação de história.
  • Aula 2: Atividades lúdicas sobre palavras mágicas.
  • Aula 3: Dinâmicas em grupo e encerramento do tema.

2º Plano de Aula: Estabelecendo Regras de Convivência

crianças felizes que aprenderam sobre regras de convivência e boas maneiras.

Assim como no plano de aula anterior, neste o principal objetivo é desenvolver a empatia entre os alunos com a prática de boas maneiras.

Ao aprender, perceber e respeitar as necessidades e sentimentos dos colegas, as crianças se tornam mais conscientes das diferenças individuais.

Essa habilidade é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a promoção de um ambiente escolar onde todos se sintam acolhidos e respeitados.

Este plano de aula enfatiza a importância de comunicar ideias e sentimentos de forma clara e respeitosa.

Outro aspecto importante abordado neste plano de aula é a adoção de hábitos de autocuidado e o respeito pelo espaço do outro.

Ensinar as crianças a cuidar de si mesmas e a respeitar os limites dos colegas é essencial para a convivência em grupo. 

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de conviver respeitosamente em grupo, compreendendo a importância das regras de convivência e combinados.
  • Objetivos Específicos:
    1. Demonstrar empatia pelos colegas, percebendo que cada um tem suas próprias necessidades e sentimentos.
    2. Comunicar suas ideias e sentimentos de forma clara e respeitosa.
    3. Adotar hábitos de autocuidado relacionados à convivência em grupo, como respeitar o espaço do outro.
    4. Manifestar interesse e respeito pelas regras estabelecidas em grupo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • Códigos e Descrições:
    • EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
    • EI03CG04: Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
    • EI03EO06: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças e as regras estabelecidas em grupo.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Regras de convivência e combinados em grupo.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será lúdica e participativa, com atividades que estimulem a reflexão e a prática das regras de convivência. Serão utilizadas músicas, histórias e brincadeiras para abordar o tema de forma leve e significativa.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das regras de convivência e combinados em grupo.
  2. História Interativa: Contar uma história que aborde o tema, incentivando a participação das crianças com perguntas e diálogos.
  3. Jogo das Regras: Criar um jogo em que as crianças devem seguir as regras estabelecidas para cumprir determinadas tarefas.
  4. Desenho das Regras: Pedir para que as crianças desenhem as regras de convivência que consideram importantes para o grupo.
  5. Música das Regras: Criar uma música com as regras de convivência, para que as crianças possam cantar e memorizar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros com histórias sobre convivência em grupo, materiais para desenho, músicas, objetos para o jogo das regras.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o entendimento das crianças durante as atividades propostas. Será levado em consideração o respeito às regras de convivência e a capacidade de comunicação e empatia demonstrada.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa e História Interativa
  • Aula 2: Jogo das Regras e Desenho das Regras
  • Aula 3: Música das Regras e Avaliação Final.

3º Plano de Aula: Praticando Partilha e Cooperação

crianças felizes que praticam a partilha como forma de boas maneiras

Um dos objetivos centrais deste plano de aula é desenvolver a capacidade de compartilhar e trabalhar em equipe.

Ao aprender a dividir brinquedos e materiais, as crianças não apenas praticam a generosidade, mas também começam a compreender a importância do trabalho em conjunto.

Essa habilidade é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a promoção de um ambiente onde todos se sentem valorizados.

Este plano de aula enfatiza a cooperação entre os alunos, um aspecto vital para a convivência em grupo.

As atividades práticas em equipe, como montar um quebra-cabeça ou construir uma torre com blocos, permitem que as crianças experimentem a dinâmica de trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.

Essa experiência fortalece os laços entre os alunos ao passo que ensina a importância de colaborar e ouvir as ideias dos outros, praticando assim as boas maneiras.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a capacidade de compartilhar e trabalhar em equipe;
  • Estimular a cooperação entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da partilha e cooperação;
  • Trabalho em equipe.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para explicar a importância da partilha e cooperação;
  • Atividades práticas em grupo para vivenciar a cooperação.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula explicando o tema da partilha e cooperação, incentivando os alunos a compartilharem suas ideias e experiências.
  2. Atividade em Grupo: Dividir os alunos em equipes e propor uma atividade em que precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum, como montar um quebra-cabeça ou construir uma torre com blocos.
  3. Brincadeira da Partilha: Propor uma brincadeira em que os alunos devem compartilhar brinquedos ou materiais entre si, estimulando a colaboração e a generosidade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Brinquedos e materiais diversos para as atividades práticas;
  • Quadro ou painel para a roda de conversa.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do comportamento dos alunos durante as atividades em grupo, avaliando a capacidade de partilhar e cooperar.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre partilha e cooperação;
  • 2ª aula: Atividade em grupo para vivenciar a cooperação;
  • 3ª aula: Brincadeira da partilha.

4º Plano de Aula: Conhecendo e Praticando a Gentileza

crianças felizes que aprenderam regras de gentileza e boas maneiras

Um dos principais objetivos deste plano de aula é fazer com que as crianças compreendam o significado da regra de ouro: “Trate os outros como gostaria de ser tratado”.

Essa regra é um princípio fundamental que orienta comportamentos respeitosos e gentis.

Ao refletir sobre essa máxima, as crianças começam a entender a importância de considerar os sentimentos e necessidades dos outros, o que é essencial para a construção de relações saudáveis.

A proposta de estimular a prática da gentileza no dia a dia é um dos aspectos mais impactantes deste plano de aula, e certamente a prática da gentileza é uma das melhores formas de cultivar as boas maneiras.

Ao envolver as crianças em atividades práticas e discussões sobre como podem ser gentis em suas interações diárias, o plano promove um comportamento proativo em relação à empatia.

Isso não apenas melhora o clima da sala de aula, mas também incentiva os alunos a levar essa atitude para fora da escola, impactando suas famílias, amigos e a comunidade em geral.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Promover a reflexão sobre a importância da gentileza e empatia nas relações interpessoais.
  • Objetivos Específicos:
    • Compreender o significado da regra de ouro: “Trate os outros como gostaria de ser tratado”;
    • Desenvolver a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro;
    • Estimular a prática da gentileza no dia a dia.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Significado da regra de ouro: “Trate os outros como gostaria de ser tratado”;
  • Importância da gentileza e empatia nas relações interpessoais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema;
  • Contação de história sobre gentileza e empatia;
  • Atividades práticas de simulação de situações onde a gentileza pode ser aplicada;
  • Produção de desenhos ou cartazes sobre gentileza.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa:
    • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o tema da gentileza, explicando a regra de ouro e sua importância nas relações interpessoais.
  2. Contação de História:
    • Contar uma história que aborde o tema da gentileza e empatia, estimulando a reflexão das crianças.
  3. Atividade Prática:
    • Propor situações do dia a dia em que a gentileza pode ser aplicada e incentivar as crianças a agirem de acordo com a regra de ouro.
  4. Produção de Desenhos ou Cartazes:
    • Pedir para as crianças produzirem desenhos ou cartazes que representem a gentileza e empatia.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros infantis sobre gentileza e empatia;
  • Materiais para desenho e escrita;
  • Cartolinas e lápis de cor.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do comportamento das crianças durante as atividades propostas, verificando se demonstraram compreensão do tema e aplicação da regra de ouro em situações práticas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Roda de conversa sobre gentileza e empatia;
    • Contação de história;
    • Atividade prática de simulação de situações de gentileza.
  • Aula 2:
    • Atividade prática de aplicação da regra de ouro em situações do dia a dia;
    • Produção de desenhos ou cartazes sobre gentileza.
  • Aula 3:
    • Apresentação dos desenhos ou cartazes.

5º Plano de Aula: Respeitando os Professores e o Ambiente Escolar

uma professora da educação infantil recendo o carinho e respeito de um aluno que aprendeu sobre boas maneiras

Na educação infantil, cultivar o respeito pelos professores e o cuidado com o ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e uma indispensável prática de boas maneiras. 

Um dos principais objetivos deste plano é desenvolver a empatia e o respeito pelos professores e colegas.

Ao compreender que cada pessoa tem seus próprios sentimentos, necessidades e maneiras de agir, as crianças aprendem a valorizar as diferenças e a se relacionar de forma respeitosa.

Essa habilidade é essencial para a construção de um ambiente escolar harmonioso e acolhedor.

Este plano de aula também destaca a importância de cuidar do ambiente escolar e dos materiais.

Ao participar de atividades práticas de organização e limpeza da sala, as crianças aprendem a valorizar o espaço em que vivem e estudam.

Essa consciência sobre a preservação do ambiente e dos recursos é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

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  • Desenvolver a empatia e o respeito pelos professores e colegas.
  • Estimular a autonomia e a confiança das crianças em suas capacidades.
  • Promover a cooperação e a participação ativa na escola.
  • Valorizar a importância de cuidar do ambiente escolar e dos materiais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando a autoridade do professor e a diversidade de opiniões.
  • Participar ativamente das atividades escolares, demonstrando interesse e respeito pelo ambiente e materiais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância de respeitar os professores e colegas.
  • Cuidados com o ambiente escolar e materiais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para discutir a importância de respeitar os professores e cuidar da escola.
  • Atividades práticas de cuidados com o ambiente escolar, como organização da sala e recolhimento de materiais.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre a importância de respeitar os professores e cuidar da escola.
  2. Jogo da memória com imagens representando atitudes de respeito e cuidado.
  3. Atividade prática de organização da sala de aula, com as crianças ajudando a arrumar e limpar o ambiente.
  4. Confecção de cartazes com regras de convivência e cuidados com os materiais escolares.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartolinas e materiais de desenho.
  • Imagens para o jogo da memória.
  • Materiais de limpeza para a atividade prática.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante as atividades, verificando o envolvimento e a compreensão dos conceitos abordados.
  • Registro fotográfico das atividades como forma de documentação do processo de aprendizagem.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e jogo da memória.
  • Aula 2: Atividade prática de organização da sala.
  • Aula 3: Confecção de cartazes e revisão dos conceitos abordados.

Conclusão

Ao implementar planos de aula focados em boas maneiras, como o uso de palavras mágicas, a prática da gentileza, a cooperação e o respeito às regras de convivência, os educadores têm a oportunidade de moldar um ambiente escolar positivo e acolhedor.

Essas experiências certamente enriquecem o aprendizado e ajudam a formar cidadãos mais empáticos e respeitosos.

Ao cultivar essas competências desde cedo, estamos investindo em um futuro onde a gentileza e a empatia são valores fundamentais nas interações sociais.

Que possamos continuar a promover a educação para a convivência harmoniosa, preparando nossos pequenos para um mundo mais gentil e solidário.

Boa aula!

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