×
🔒

Conteúdo Exclusivo para Assinantes!

Assine agora e tenha acesso completo para copiar textos, imagens e muito mais!

Conheça as Vantagens

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

image 2

Plano de Aula sobre Vogais Maiúsculas e Minúsculas

Aprender as vogais é um dos primeiros passos para a alfabetização na educação infantil. Ensinar as crianças a reconhecer e diferenciar vogais maiúsculas e minúsculas não só desenvolve habilidades linguísticas, mas também estimula a curiosidade e a criatividade. Neste artigo, apresentamos um plano de aula completo sobre vogais maiúsculas e minúsculas, alinhado às diretrizes da BNCC, com atividades práticas e dinâmicas para encantar os pequenos e facilitar o trabalho dos professores.

Se você é educador da educação infantil em busca de ideias criativas e eficazes, este guia é para você! Vamos explorar os objetivos, materiais, passo a passo e dicas para tornar o aprendizado inesquecível.

Por que Ensinar Vogais Maiúsculas e Minúsculas na Educação Infantil?

As vogais (A, E, I, O, U) são a base da escrita e da leitura. Na fase inicial da alfabetização, as crianças precisam compreender que essas letras podem aparecer em dois formatos: maiúsculas e minúsculas. Esse aprendizado é essencial para:

  • Reconhecer padrões na linguagem escrita;
  • Desenvolver a coordenação motora ao traçar as letras;
  • Preparar o terreno para a formação de palavras e frases.

De acordo com a BNCC, no campo de experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”, o objetivo é que as crianças participem de situações que envolvam a identificação de sons e a relação entre oralidade e escrita. Ensinar vogais maiúsculas e minúsculas é um passo concreto nesse processo.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o reconhecimento e a diferenciação das vogais maiúsculas e minúsculas, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita nas crianças.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar as vogais maiúsculas e minúsculas em palavras do cotidiano.
    • Criar associações entre as vogais e objetos/animais que começam com cada uma delas.
    • Estimular a expressão oral ao falar sobre as vogais e seus sons.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 49,00 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
    • (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.
  • PARTICIPAR ativamente da escolha das brincadeiras e dos materiais.
  • EXPLORAR sons, formas e cores, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • EXPRESSAR suas necessidades e emoções por meio de diferentes linguagens.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

5-CONTÉUDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento das vogais (A, E, I, O, U) em suas formas maiúsculas e minúsculas.
  • Atividades lúdicas relacionadas às vogais, como jogos e artes.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA: A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, músicas e atividades artísticas para facilitar a aprendizagem. O educador atuará como mediador, estimulando a participação e a troca de ideias entre os alunos.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Jogo das Vogais
    • As crianças receberão cartões com as vogais maiúsculas e minúsculas. O educador dirá um objeto ou animal que começa com uma vogal, e as crianças devem levantar o cartão correspondente.
  • Atividade 2: Pintura das Vogais
    • Cada criança escolherá uma vogal e, em uma folha, irá desenhar ou colar imagens de objetos que comecem com essa vogal. Em seguida, compartilharão suas criações com a turma, falando sobre a vogal escolhida.
  • Atividade 3: Canções das Vogais
    • O educador ensinará uma canção simples sobre as vogais, incentivando as crianças a cantar e dançar, reforçando a sonoridade de cada uma.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com as vogais maiúsculas e minúsculas.
  • Folhas de papel, lápis de cor, tintas e materiais para colagem.
  • Aparelho de som para tocar músicas e canções.

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua e observacional, levando em consideração a participação das crianças nas atividades, a capacidade de identificar as vogais e a expressão oral ao compartilhar suas produções. O educador fará anotações sobre o progresso de cada aluno.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Dia 1: Introdução ao tema com o Jogo das Vogais (30 minutos) e Pintura das Vogais (30 minutos).
  • Dia 2: Continuação da Pintura das Vogais (30 minutos) e Canções das Vogais (30 minutos).
  • Dia 3: Revisão das vogais por meio de atividades lúdicas e apresentação dos trabalhos feitos pelas crianças

Dicas Extras para Professores

image
  • Adapte para a realidade da turma: Use objetos ou palavras que façam parte do cotidiano das crianças.
  • Inclua tecnologia: Se possível, mostre um vídeo curto com animações das vogais.
  • Reforce com brincadeiras: Crie um bingo de vogais para fixar o aprendizado.

Use sua imaginação e adapte atividades sobre vogais para educação infantil com sua turma!

Benefícios deste Plano de Aula para a Alfabetização

Esse plano de aula não só atende às metas da BNCC, mas também promove:

  • Desenvolvimento da percepção visual e auditiva;
  • Estímulo à motricidade fina;
  • Interesse pela leitura e escrita desde cedo.

Com atividades lúdicas e interativas, as crianças aprendem enquanto se divertem, o que torna o processo natural e prazeroso.

Conclusão

O ensino de vogais maiúsculas e minúsculas é um marco na educação infantil. Com este plano de aula sobre vogais, você tem em mãos uma ferramenta prática, divertida e alinhada à BNCC para transformar suas aulas. Experimente essas ideias, adapte-as ao seu contexto e veja o brilho nos olhos dos seus alunos enquanto descobrem o mundo das letras!

Está pronto para levar esse aprendizado às suas aulas? Compartilhe este artigo com outros professores e deixe suas sugestões nos comentários!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima