Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula com Argila

Plano de Aula com Argila: Educação Infantil

O uso da argila como ferramenta educativa na educação infantil tem se mostrado uma excelente forma de estimular a criatividade, a percepção tátil, a coordenação motora e a expressão artística das crianças. Por meio de atividades lúdicas e criativas, o plano de aula com argila pode trazer benefícios significativos para o desenvolvimento infantil. Neste artigo veremos como desenvolver e aplicar um plano de aula com argila para alunos da Educação Infantil.

Os professores que desejam implementar um plano de aula com argila devem ter em mente alguns conceitos importantes, como a escolha dos materiais adequados, o planejamento das atividades e a integração com outras disciplinas.

Além disso, é importante que os professores estejam familiarizados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Argila – Um Material muito Versátil

A argila é um material muito versátil e pode ser utilizada em diversas atividades na educação infantil, como modelagem, pintura, escultura, entre outras.

O uso da argila permite que as crianças experimentem diferentes texturas, formas e cores, o que estimula a criatividade e a imaginação.

Além disso, a argila é uma ferramenta sensorial que ajuda as crianças a desenvolverem a percepção tátil e a coordenação motora fina.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre trabalho com argila na educação infantil. Use e adapte livremente com sua turma.

Plano de Aula com Argila

Pontos Principais sobre este Tema

  • O plano de aula com argila é uma excelente forma de estimular a criatividade, a percepção tátil, a coordenação motora e a expressão artística das crianças na educação infantil.
  • Os professores devem estar familiarizados com a BNCC e planejar atividades que estejam alinhadas com as competências e habilidades estabelecidas na base curricular.
  • O uso da argila permite que as crianças experimentem diferentes texturas, formas e cores, o que estimula a criatividade e a imaginação.

Conceito de Argila na Educação Infantil

A argila é um material muito utilizado na educação infantil, pois é uma ótima maneira de desenvolver habilidades artísticas e motoras nas crianças. Além disso, a utilização da argila pode ser uma atividade lúdica e divertida para as crianças.

Na arte, a argila é utilizada como um material expressivo, que permite a criação de objetos tridimensionais. Através da modelagem com argila, as crianças podem desenvolver sua criatividade e imaginação, criando formas e objetos únicos.

Além disso, a utilização da argila na educação infantil pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras finas, como a coordenação olho-mão e a precisão dos movimentos. A modelagem com argila também pode ajudar no desenvolvimento da percepção tátil, já que as crianças podem sentir a textura da argila e explorar suas propriedades.

Por fim, a utilização da argila na educação infantil pode ser uma atividade muito divertida para as crianças, permitindo que elas se expressem de forma criativa e livre. A modelagem com argila pode ser uma atividade individual ou em grupo, e pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

Planejamento do Plano de Aula

O planejamento do plano de aula com argila é fundamental para que as atividades sejam organizadas e os objetivos sejam alcançados. O professor deve ter em mente que o uso da argila é uma atividade lúdica e criativa, que permite às crianças expressarem suas emoções e desenvolverem habilidades motoras finas.

Para o planejamento da aula com argila, é importante definir os objetivos da atividade. O professor deve ter em mente o que quer que as crianças aprendam e desenvolvam durante a atividade. Alguns exemplos de objetivos podem ser: desenvolver a coordenação motora fina, estimular a criatividade e a imaginação, promover a socialização entre as crianças, entre outros.

Além disso, é importante pensar na organização da atividade. O professor deve definir o tempo disponível para a atividade, o número de crianças por grupo (Se for o caso), o espaço físico necessário e os materiais que serão utilizados.

É importante que o educador tenha em mente que a atividade com argila pode ser bastante bagunçada, por isso é bom pensar em formas de organizar o espaço para que as crianças possam trabalhar com tranquilidade.

Outro ponto importante deste plano de aula é a definição das etapas da atividade. O professor deve pensar em como vai introduzir a atividade, como vai orientar as crianças durante a atividade e como vai concluir a atividade.

É preciso ter em mente que a atividade com argila pode ser muito empolgante, por isso é importante pensar em formas de orientar as crianças sem limitar a criatividade delas.

Por fim, é natural que o professor avalie a atividade após sua realização. Ele deve observar as crianças durante a atividade e avaliar se os objetivos propostos foram alcançados. Além disso, o professor pode avaliar a organização e as etapas da atividade para poder fazer ajustes no plano de aula, caso necessário.

Atividades com Argila

A argila é um material bastante versátil e pode ser utilizada em diversas atividades artísticas com as crianças da educação infantil.

Além de ser uma atividade divertida, trabalha a coordenação motora fina, a criatividade e a percepção das cores.

Nesta seção serão apresentadas algumas atividades com argila que podem ser realizadas em sala de aula.

Moldagem

A moldagem é uma das atividades mais comuns com argila. As crianças podem criar diversas formas e objetos utilizando a argila. É importante que o professor estimule a criatividade dos alunos, mas também forneça algumas orientações básicas. Por exemplo, pode-se pedir para que as crianças criem animais, objetos do cotidiano ou personagens de histórias infantis.

Uma ideia interessante é fazer com que as crianças trabalhem em duplas ou em grupos para criar um objeto maior e mais complexo. Dessa forma, elas podem aprender a trabalhar em equipe e a dividir tarefas.

Pintura

Depois que as crianças terminarem de moldar seus objetos com argila, é possível deixá-los secar e depois pintá-los. Essa é uma ótima oportunidade para trabalhar as cores e a criatividade dos alunos.

Para isso, é necessário fornecer uma variedade de tintas e pincéis para que as crianças possam experimentar diferentes técnicas.

Desenho

Outra atividade interessante com argila é fazer desenhos diretamente na superfície da argila. Isso pode ser feito com palitos ou outros objetos pontiagudos. As crianças podem criar padrões, escrever seus nomes ou desenhar objetos e personagens.

Este tipo de atividade pode requer um pouco mais de estimulo para a experimentação dos alunos. A argila é um material bastante versátil e pode ser utilizada de diversas formas.

Com essas atividades, as crianças podem aprender a trabalhar em equipe, desenvolver a coordenação motora fina e aprimorar suas habilidades artísticas.

Incorporação da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta o currículo escolar em todo o território nacional. A BNCC é composta por um conjunto de habilidades e competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

Na educação infantil, a BNCC está organizada em cinco campos de experiências. Cada campo de experiência representa uma área do conhecimento que deve ser trabalhada com as crianças.

A modelagem com argila é uma atividade que pode ser desenvolvida em diversos campos de experiências, como por exemplo, O Eu, o Outro e o Nós, Corpo, Gestos e Movimentos, Traços, Sons, Cores e Formas, entre outros.

A BNCC tem como objetivo promover uma educação mais integrada e transversal. Isso significa que as habilidades e competências devem ser desenvolvidas de forma integrada, em diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, a modelagem com argila não deve ser vista como uma atividade isolada, mas sim como uma atividade que pode ser integrada a outras áreas do conhecimento.

Ao incorporar a BNCC na elaboração do plano de aula com argila para educação infantil, é importante considerar as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada campo de experiência.

Por exemplo, na área de Linguagem Oral e Escrita, é importante que as crianças desenvolvam a capacidade de se expressar oralmente e por escrito. Nesse sentido, a atividade de modelagem com argila pode ser utilizada como um recurso pedagógico para estimular a expressão oral e escrita das crianças.

Além disso, é necessário que o plano de aula esteja alinhado com as orientações da BNCC em relação às competências socioemocionais.

As competências socioemocionais são habilidades que ajudam as crianças a lidar com suas emoções, a se relacionar com os outros e a resolver conflitos de forma pacífica.

A modelagem com argila pode ser utilizada como um recurso pedagógico para desenvolver essas competências, por exemplo, estimulando a criatividade, a imaginação e a cooperação entre as crianças.

Assim, fica claro que a incorporação da BNCC na elaboração do plano de aula com argila é fundamental para garantir que as habilidades e competências sejam desenvolvidas de forma integrada e transversal.

Os educadores devem sempre considerar as orientações da BNCC em relação aos campos de experiências e competências socioemocionais para elaborar um plano de aula que promova o desenvolvimento integral das crianças.

Integração com Outras Disciplinas

O plano de aula com argila pode ser integrado com outras disciplinas, o que torna a atividade mais rica e interessante para as crianças. A integração com outras disciplinas também ajuda a desenvolver habilidades em diferentes áreas do conhecimento.

Na disciplina de matemática, os alunos podem medir a quantidade de argila que estão usando para moldar suas peças. Eles também podem aprender sobre formas geométricas e como usá-las na criação de suas esculturas.

Na disciplina de história, os alunos podem aprender sobre a história da cerâmica e da argila, desde a antiguidade até os dias atuais. Eles também podem aprender sobre diferentes culturas e como a argila é usada em diferentes partes do mundo.

Na disciplina de música, os alunos podem criar instrumentos musicais usando argila. Eles podem aprender sobre a acústica e como diferentes formas e tamanhos afetam o som produzido pelos instrumentos.

Na disciplina de linguagem oral e escrita, os alunos podem escrever sobre suas criações em argila. Eles também podem trabalhar em grupos para discutir suas ideias e fazer apresentações sobre suas esculturas.

Na disciplina de ciências, os alunos podem aprender sobre as propriedades da argila e como ela é formada. Eles também podem aprender sobre como diferentes tipos de argila são usados em diferentes aplicações, como na construção de tijolos e cerâmica.

A integração com outras disciplinas ajuda a tornar a atividade de plano de aula com argila mais envolvente e significativa para as crianças. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades em diferentes áreas do conhecimento, tornando a experiência de aprendizado mais completa e enriquecedora.

Envolvendo Pais e Colegas

O envolvimento dos pais e colegas é uma ótima opção para o sucesso do plano de aula com argila na educação infantil.

Obviamente, os pais devem ser previamente informados sobre as atividades e objetivos da aula, para que possam apoiar o aprendizado em casa. Além disso, a comunicação entre os pais e o professor pode ajudar a identificar possíveis dificuldades ou necessidades específicas das crianças.

Uma forma de envolver os pais é convidá-los para participar de uma aula de argila com seus filhos. Isso pode ser uma oportunidade para compartilhar o que as crianças estão aprendendo e para que os pais possam ver o progresso de seus filhos.

Não é novidade nenhuma que a participação dos pais pode ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo.

Os colegas também podem ser envolvidos no plano de aula com argila. Os alunos podem trabalhar em projetos em grupo, o que pode ajudar a desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação. Além disso, os alunos podem compartilhar suas ideias e técnicas uns com os outros, o que pode enriquecer a experiência de aprendizado de todos.

É crucial que o professor incentive a comunicação e a colaboração entre os alunos e que crie um ambiente seguro e inclusivo para que todos possam se expressar livremente. O professor também pode usar atividades que incentivem a reflexão e o diálogo, como discussões em grupo ou apresentações em sala de aula.

Desta forma, o envolvimento dos pais e colegas pode ser uma parte importante do plano de aula. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo, além de apoiar o aprendizado das crianças em casa.

Recursos e Materiais Necessários

Para a realização de uma aula de modelagem em argila para educação infantil, é necessário que o arte-educador tenha em mãos alguns recursos e materiais específicos. Dentre eles, destacam-se:

Fita Crepe

A fita crepe é um material importante para proteger a mesa e o chão do local onde a atividade será realizada. Ela evita que a argila grude na superfície e ajuda a manter o ambiente limpo.

Caderno

O caderno é um item fundamental para que as crianças possam anotar as suas ideias e observações durante a atividade. Ele pode ser utilizado para desenhar o que será produzido em argila, fazer anotações sobre as técnicas utilizadas, entre outras coisas.

Massinha

A massinha é um material que pode ser utilizado para que as crianças possam treinar a modelagem antes de começar a trabalhar com a argila. Ela é uma opção mais barata e fácil de manusear do que a argila, o que pode ajudar as crianças a se familiarizarem com o processo.

Objetos

Os objetos são importantes para que as crianças possam criar diferentes formas e texturas na argila. Eles podem ser utilizados como moldes ou para fazer marcações na superfície da argila. Alguns exemplos de objetos que podem ser utilizados são: tampinhas de garrafa, rolos de papel higiênico, palitos de dente, entre outros.

Argila

A argila é o material principal da atividade e deve ser de boa qualidade para que as crianças possam trabalhar com facilidade.

Ela pode ser encontrada em lojas de artesanato ou materiais de construção. É importante que o arte-educador escolha a argila adequada para a idade das crianças e que esteja atento à quantidade necessária para a atividade.

Avaliação e Acompanhamento

A avaliação é uma parte importante do processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA. Ela aparece nos planos de ensino como um acompanhamento de todo o processo no ensino e aprendizagem, permitindo que a professora possa acompanhar o desenvolvimento infantil e identificar possíveis dificuldades.

Durante as aulas, a professora deve sempre estar presente e acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos. Ela deve observar como as crianças manuseiam a argila, se estão seguindo as instruções e se estão compreendendo as técnicas ensinadas. Além disso, a professora deve estar atenta à participação dos alunos, à criatividade e à originalidade de suas criações.

Após a avaliação, é importante que a professora discuta com os alunos como foi o processo de criação, o que eles aprenderam, o que gostaram e o que acharam difícil. Essa reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e a identificar possíveis lacunas no processo de ensino.

A realidade da educação infantil requer um acompanhamento constante e individualizado das crianças. Por isso, a avaliação deve ser feita de forma cuidadosa e respeitando as particularidades de cada aluno. O uso de materiais como argila, que permitem uma grande variedade de criações, é uma forma de estimular a criatividade e a expressão artística das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

Recursos Adicionais

Além dos materiais básicos para a criação de atividades com argila na educação infantil, existem diversos recursos adicionais que podem ser utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes para as crianças.

Um recurso bastante útil é a utilização de moldes de plástico ou silicone para que as crianças possam criar formas mais complexas com a argila. Esses moldes podem ser encontrados em lojas de artesanato ou em sites especializados em materiais para educação infantil.

Outra opção interessante é a utilização de ferramentas de modelagem, como espátulas, facas e carimbos. Esses materiais podem ser utilizados para criar texturas e detalhes nas peças de argila, tornando a atividade mais desafiadora e criativa para as crianças.

Além disso, existem livros e planos de aula disponíveis gratuitamente em sites especializados em educação infantil, que podem servir como fonte de inspiração para a criação de atividades com argila. Esses materiais geralmente contêm sugestões de projetos e atividades que podem ser adaptados de acordo com a faixa etária e o nível de habilidade das crianças.

Por fim, é possível encontrar materiais em formato de PDF que trazem planos de aula completos com atividades que utilizam argila na educação infantil. Esses materiais podem ser encontrados em sites especializados em educação infantil ou em plataformas de compartilhamento de conteúdo educacional.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças por meio da manipulação da argila, estimulando a expressão artística e a exploração sensorial.
  • Objetivos Específicos:
  1. Estimular a criatividade e imaginação das crianças ao manipular a argila.
  2. Desenvolver habilidades motoras finas através da modelagem.
  3. Explorar as possibilidades sensoriais da argila.
  4. Promover a expressão artística das crianças através da criação de peças com argila.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
    • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
    • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Nesta aula, as crianças irão explorar a argila como material artístico, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. Serão incentivadas a criar peças livres, expressando suas emoções e ideias através da modelagem.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será dividida em duas partes: uma introdução explicativa sobre a argila e sua utilização como material artístico, seguida de uma atividade prática de modelagem. Os alunos serão incentivados a criar livremente, sem restrições, explorando a textura e possibilidades da argila.

ATIVIDADES:

  1. Introdução à Argila: O professor irá explicar brevemente sobre a argila, suas características e possibilidades artísticas.
  2. Atividade de Modelagem: As crianças serão convidadas a manipular a argila, criando livremente suas próprias peças.
  3. Rodinha de Conversa: Ao final da atividade, será realizada uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar suas criações e falar sobre o que imaginaram ao modelar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Argila, ferramentas de modelagem (se disponíveis), aventais, mesas para trabalho, papel para forrar mesas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e engajamento das crianças na atividade, sua criatividade na modelagem e capacidade de expressar suas ideias através das peças criadas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  1. Introdução à argila e explicação sobre a atividade – 30 minutos

Tópicos e Perguntas Frequentes

História infantil sobre a utilização da argila na educação infantil

A utilização da argila na educação infantil é uma prática antiga e muito valorizada por educadores e pedagogos. Desde a antiguidade, a argila tem sido utilizada como um meio para desenvolver a criatividade, a concentração e a coordenação motora das crianças.

Plano de aula sobre a natureza com uso da argila na educação infantil

O uso da argila na educação infantil pode ser uma ótima forma de ensinar as crianças sobre a natureza. Um bom plano de aula pode incluir atividades como a criação de animais em argila, a modelagem de plantas e árvores, e a exploração da textura e da cor da argila.

Atividades para desenvolver a expressividade com argila na educação infantil

A argila é um material muito versátil e pode ser utilizada de diversas formas para desenvolver a expressividade das crianças. Algumas atividades que podem ser realizadas incluem a criação de máscaras, a modelagem de figuras humanas e a exploração da textura e da cor da argila.

Objetivos do uso da argila na educação infantil

O uso da argila na educação infantil tem diversos objetivos, como o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora, da concentração e da expressividade das crianças. Além disso, a argila pode ser utilizada para ensinar sobre a natureza, a história e a cultura de diferentes povos.

Experiências sensoriais com argila na educação infantil

As experiências sensoriais com argila são uma forma divertida e educativa de ensinar as crianças sobre o mundo ao seu redor. Algumas atividades que podem ser realizadas incluem a exploração da textura e da cor da argila, a criação de formas e figuras, e a modelagem de animais.

Como elaborar um plano de aula com argila na educação infantil

Para elaborar um plano de aula com argila na educação infantil, é importante considerar os objetivos da atividade, as habilidades que se deseja desenvolver nas crianças, e a idade e o nível de desenvolvimento dos alunos. É importante também definir as atividades que serão realizadas e os materiais necessários para a realização das mesmas.

5/5 - (3 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima