Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula sobre o carnaval

Plano de Aula sobre O Carnaval: Educação Infantil

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, e é comemorado em todo o país. Para muitos, é um momento de celebração, diversão e alegria, mas também pode ser uma oportunidade para aprender e ensinar sobre a cultura e as tradições brasileiras. É por isso que muitas escolas, incluindo a educação infantil, elaboram planos de aula específicos para o Carnaval. Assim, no artigo de hoje veremos como elaborar e aplicar um plano de aula sobre o Carnaval.

Hoje vamos saber mais sobre esta grande festa típica brasileira, sua importância para a cultura do país e como trabalhar este tema na elaboração de uma plano de aula para alunos da educação infantil.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Veremos ainda, algumas ideias de atividades, como incluir o artesanato no plano de aula e como integrar as disciplinas.

Por fim, responderemos as perguntas mais frequentes sobre este assunto e deixaremos um plano de aula pronto para usar como exemplo.

Vamos lá?

Os planos de aula sobre o Carnaval para a educação infantil podem incluir atividades como:

  • A história do Carnaval;
  • A importância do Carnaval na educação infantil;
  • Atividades de Carnaval;
  • Marchinhas de Carnaval;
  • Artesanato de Carnaval;
  • Projeto Carnaval na escola;
  • Cultura e tradições de Carnaval;
  • Integrar disciplinas; e
  • Trabalhar a prevenção e conscientização.

Os principais objetivos são ensinar as crianças sobre a cultura e as tradições brasileiras, bem como desenvolver habilidades importantes, como a criatividade, a coordenação motora, a comunicação e a colaboração.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula sobre o carnaval

Pontos Principais

  • Os planos de aula sobre o Carnaval para a educação infantil podem incluir uma variedade de atividades, desde a história do Carnaval até o artesanato de Carnaval e muito mais.
  • Os objetivos principais são ensinar as crianças sobre a cultura e as tradições brasileiras, bem como desenvolver habilidades importantes, como a criatividade, a coordenação motora, a comunicação e a colaboração.
  • Com um plano de aula bem elaborado, as crianças podem aprender e se divertir ao mesmo tempo, tornando o Carnaval uma experiência educativa e divertida.

História do Carnaval

A história do Carnaval remonta à antiguidade, com as festas pagãs em homenagem aos deuses da fertilidade e da colheita. Com a chegada do cristianismo, a festa foi incorporada ao calendário religioso e passou a ser celebrada antes do período da Quaresma.

No Brasil, o Carnaval é uma das principais manifestações culturais do país e tem uma história rica e diversa. A primeira celebração do Carnaval no Brasil ocorreu no século XVII, mas foi somente no século XIX que a festa se popularizou, principalmente no Rio de Janeiro.

O Carnaval de rua, com desfiles de blocos e escolas de samba, é uma das principais tradições da festa no país.

A história do Carnaval no Brasil está ligada à cultura afro-brasileira, com a influência dos ritmos e danças trazidos pelos escravos africanos.

A música e a dança são elementos fundamentais da festa, com destaque para o samba, que se tornou o ritmo oficial do Carnaval brasileiro.

Apesar de ser uma festa popular e animada, o Carnaval também tem uma dimensão crítica e política, com desfiles que abordam temas sociais e políticos importantes.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Além disso, a festa é uma oportunidade para a valorização da diversidade cultural brasileira, com a participação de diferentes grupos étnicos e culturais.

A história do Carnaval no Brasil é um grande legado de tradição, cultura e diversidade, que se renova a cada ano com as celebrações em todo o país.

Importância do Carnaval na Educação Infantil

v2 286ge 37q68

Na Educação Infantil, o Carnaval pode ser trabalhado de diversas formas, trazendo benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Uma das principais vantagens do trabalho com o Carnaval na Educação Infantil é a possibilidade de estimular a socialização entre os alunos.

Durante as atividades relacionadas ao Carnaval, as crianças têm a oportunidade de se relacionar com os colegas de forma lúdica e descontraída, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais.

Além disso, o Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar questões relacionadas à aprendizagem, como a observação e o raciocínio.

Durante as atividades, as crianças podem ser estimuladas a observar a decoração, as fantasias e as músicas, o que ajuda no desenvolvimento da capacidade de análise e compreensão.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Outro aspecto positivo do trabalho com o Carnaval na Educação Infantil é a possibilidade de estimular a auto-expressão das crianças.

Durante as atividades, elas podem ser incentivadas a criar suas próprias fantasias e a expressar suas emoções e sentimentos de forma criativa e livre.

Além disso, as atividades relacionadas ao Carnaval podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e da coordenação motora fina das crianças.

Isso porque elas podem ser estimuladas a dançar, a cantar e a criar suas próprias coreografias, o que ajuda no desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio.

Por fim, o trabalho com o Carnaval na Educação Infantil também pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.

Durante as atividades, elas podem ser incentivadas a cantar, a recitar poemas e a escrever cartões e mensagens relacionadas à festa, o que ajuda no desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

O Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar diversas habilidades e competências na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Atividades de Carnaval

v2 286go 1ho9i

O Carnaval é uma data especial que oferece uma ampla gama de possibilidades de atividades lúdicas e educativas para serem trabalhadas com os alunos.

As atividades podem envolver música, dança, arte, letras, ritmo, colorir, dançar, tinta, materiais, imagens, diversão, imaginação, frevo, pintar, cantar, desenhos, blocos, objetos, conto, expressão corporal, rodinha, giz de cera, contação de histórias, lantejoulas, fitas, chocalho, entre outros elementos.

Uma das atividades que pode ser realizada é a confecção de máscaras de Carnaval. As crianças podem usar materiais como papel, tinta, glitter, lantejoulas e fitas para criar suas próprias máscaras. Além disso, a pintura facial também é uma opção divertida para as crianças.

Outra atividade interessante é a dança do frevo, um ritmo tradicional do Carnaval de Pernambuco. As crianças podem aprender os passos básicos do frevo e dançar ao som de músicas carnavalescas. Também é possível trabalhar a expressão corporal e a coordenação motora por meio da dança.

A contação de histórias sobre o Carnaval também pode ser uma atividade enriquecedora. Os contos podem abordar a história do Carnaval, os blocos de rua, os desfiles de escolas de samba, entre outros temas relacionados à festa. As crianças podem participar ativamente da contação de histórias, fazendo perguntas e comentários.

Ainda, as atividades de Carnaval podem ser realizadas em rodinhas, onde as crianças podem cantar músicas carnavalescas, tocar instrumentos musicais simples, como chocalhos e tamborins, e brincar com objetos como serpentinas e confetes. O uso de giz de cera e lápis de cor também é uma opção para as crianças colorirem imagens relacionadas ao Carnaval.

Marchinhas de Carnaval

v2 286gx j63pi

As marchinhas de Carnaval são um dos elementos mais tradicionais e populares dessa festa no Brasil. Elas são músicas alegres, divertidas e que geralmente possuem letras engraçadas e irreverentes.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Muitas delas foram compostas há décadas, mas ainda são muito conhecidas e cantadas por pessoas de todas as idades.

Para trabalhar com as marchinhas de Carnaval em sala de aula, é interessante que as crianças tenham acesso às letras das músicas e possam cantá-las.

Além disso, é possível fazer uma pesquisa sobre as marchinhas mais famosas e suas histórias, contextualizando-as historicamente e culturalmente.

A leitura das letras das marchinhas pode ser feita em conjunto com a turma, e os alunos podem ser incentivados a identificar as rimas, as palavras engraçadas e as expressões populares presentes nas músicas.

Também é possível trabalhar com a criação de novas letras para as marchinhas, incentivando a criatividade e a imaginação dos alunos.

As marchinhas de Carnaval também podem ser relacionadas com outros gêneros musicais, como o samba, por exemplo. É interessante que as crianças conheçam as diferenças entre esses gêneros e possam identificar as características de cada um.

Artesanato de Carnaval

Plano de Aula sobre o carnaval
Plano de Aula sobre o carnaval

O carnaval é uma festa popular que envolve muita criatividade e fantasia. Uma das atividades mais importantes para as escolas de samba e blocos de rua é a confecção de máscaras e fantasias para os desfiles.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Além disso, a decoração das ruas e dos espaços onde ocorrem os bailes de máscaras também é uma parte importante do carnaval.

As máscaras de carnaval são um dos principais símbolos dessa festa. Elas podem ser feitas de diversos materiais, como papel machê, tecido, plástico, entre outros. As cores utilizadas nas máscaras são geralmente vibrantes e alegres, como o verde, o amarelo, o azul e o vermelho.

O artesanato de carnaval é uma ótima oportunidade para ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem. Materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão, podem ser utilizados para criar máscaras e outros itens de decoração para o carnaval.

Outra tradição do carnaval é o confete, que é jogado nas ruas durante os desfiles. O confete pode ser feito em casa com papel colorido e uma furadeira. Essa atividade pode ser uma oportunidade para as crianças desenvolverem sua coordenação motora e criatividade.

Projeto Carnaval na Escola

v2 286hf 82qqj

O projeto Carnaval na Escola é outra ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre a cultura brasileira e ao mesmo tempo se divertirem.

O projeto pode ser aplicado tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, adaptando-se às diferentes faixas etárias.

No maternal, por exemplo, o projeto pode ser focado em atividades lúdicas, como pintura de máscaras e fantasias, danças e músicas típicas do carnaval.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

Já no ensino fundamental, o projeto pode envolver atividades mais complexas, como pesquisa sobre a história e origem do carnaval, confecção de adereços e fantasias, além de exposições e apresentações para a comunidade escolar.

Uma das atividades mais importantes do projeto é a roda de conversa, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o carnaval.

Além disso, é importante que os professores abordem questões como a importância da diversidade cultural e o respeito às diferenças.

A exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante o projeto Carnaval na Escola é uma forma de valorizar o aprendizado e incentivar a criatividade dos estudantes.

As apresentações também são uma oportunidade para que os pais e a comunidade escolar conheçam o trabalho desenvolvido pela escola.

Cultura e Tradições de Carnaval

v2 286hp matwj

O Carnaval é uma festa que tem suas raízes na cultura portuguesa, mas que foi influenciada por diversas culturas, como a africana e a indígena. Essa mistura de culturas é o que torna o Carnaval brasileiro tão especial e único.

Além dos desfiles de blocos e escolas de samba, o Carnaval também é conhecido pelas suas comidas típicas, como o feijão tropeiro, o acarajé, o churrasco e a feijoada. Essas comidas são uma parte importante da festa, pois ajudam a manter a energia dos foliões durante os dias de festa.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

O respeito pelas diferentes culturas é uma parte importante do Carnaval. Durante a festa, as pessoas se vestem com fantasias que representam diferentes culturas e tradições. É importante lembrar que o Carnaval é uma festa de inclusão, onde todas as culturas são celebradas e respeitadas.

Integrando Disciplinas no Carnaval

v2 286ik

O Carnaval é uma época do ano que pode ser explorada em diversas disciplinas do currículo escolar, como linguagem oral e escrita, matemática, ciências e literatura.

Além disso, o uso de lápis de cor e outros materiais pode ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades motoras finas em crianças.

Por exemplo, os alunos podem criar cartazes sobre o Carnaval, utilizando palavras e frases relacionadas ao tema para praticar a linguagem escrita e oral.

Eles também podem explorar a matemática ao contar e classificar os diferentes tipos de máscaras e fantasias usadas durante a festa.

A ciência também pode ser integrada no estudo do Carnaval, pois é possível explorar as diferentes culturas e tradições que envolvem a festa.

Os alunos podem aprender sobre a história e a geografia do Carnaval em diferentes países e regiões, bem como sobre a música e a dança que acompanham a festa.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

A literatura pode ser uma maneira interessante de explorar o Carnaval, com a leitura de livros e histórias que tenham o tema como pano de fundo. Isso pode ajudar a desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças.

Por fim, os alunos podem criar suas próprias fantasias e máscaras, utilizando diferentes cores e texturas para dar vida aos seus projetos.

Prevenção e Conscientização

v2 286it up3fs

O carnaval é uma época de muita festa e alegria, mas é importante lembrar que a prevenção e conscientização devem ser abordadas nas escolas.

Uma das principais questões a serem abordadas é a prevenção ao uso de drogas. É importante que os professores conversem com as crianças sobre os perigos do consumo de drogas e os efeitos que elas podem causar no organismo.

Além disso, é fundamental que os educadores estejam atentos ao comportamento dos alunos e busquem ajuda caso percebam alguma alteração.

Outro ponto importante é a atenção à saúde. Durante o carnaval, é comum que as pessoas se descuidem da alimentação e da hidratação, o que pode levar a problemas de saúde.

Por isso, é inecessário que os professores orientem as crianças sobre a importância de se alimentar bem e beber água regularmente.

image 1

Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

Conteúdo Patrocinado

Além disso, é fundamental que os educadores abordem a questão da conscientização ambiental. Durante o carnaval, é comum que as ruas fiquem sujas e que haja uma grande quantidade de lixo.

É importante que as crianças entendam a importância de preservar o meio ambiente e que sejam incentivadas a não jogar lixo nas ruas.

Por fim, é bom que os professores abordem ainda a questão da segurança. Durante o carnaval, é comum que haja uma grande quantidade de pessoas nas ruas, o que pode aumentar o risco de acidentes.

É fundamental que as crianças sejam orientadas sobre a importância de não se afastar dos pais ou responsáveis e de não conversar com estranhos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:

  • Promover o respeito e a valorização de diferentes culturas e modos de vida, por meio da celebração do Carnaval.

Objetivos Específicos:

  • Manifestar interesse e curiosidade por diferentes manifestações culturais;
  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre as tradições do Carnaval em diversas regiões do Brasil;
  • Participar de atividades lúdicas que promovam a expressão corporal e artística;
  • Desenvolver a criatividade e imaginação por meio de brincadeiras e atividades relacionadas ao tema do Carnaval.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, respeitando as diferenças culturais e valorizando a diversidade.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • História e tradições do Carnaval no Brasil
  • Expressão corporal e artística relacionada ao Carnaval
  • Músicas e danças típicas do Carnaval
  • Confecção de máscaras e adereços carnavalescos

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o Carnaval, suas tradições e diferenças regionais.
  • Apresentar músicas e danças típicas do Carnaval para as crianças conhecerem e se movimentarem.
  • Propor a confecção de máscaras e adereços carnavalescos, estimulando a criatividade e expressão artística.
  • Realizar brincadeiras e atividades lúdicas que remetam ao clima festivo do Carnaval.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula explicando o que é o Carnaval e suas diferentes manifestações no Brasil. Conversar sobre as diferenças culturais entre as regiões.
  2. Expressão Corporal: Propor uma atividade de dança e movimento ao som de músicas carnavalescas, estimulando a coordenação motora e a expressão corporal.
  3. Confecção de Máscaras: Auxiliar as crianças na confecção de máscaras e adereços carnavalescos, utilizando materiais coloridos e criativos.
  4. Baile de Carnaval: Encerrar a aula com um baile de Carnaval, onde as crianças poderão dançar e se divertir ao som de músicas típicas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais para confecção de máscaras (cartolina, tintas, glitter, cola, etc.)
  • Músicas e vídeos sobre o Carnaval
  • Espaço amplo para atividades de dança e movimento

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e participação das crianças nas atividades propostas.
  • Verificação da compreensão das diferenças culturais abordadas durante a roda de conversa.
  • Avaliação da criatividade e expressão artística na confecção das máscaras e adereços.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema do Carnaval, roda de conversa e atividade de expressão corporal.
  • Aula 2: Confecção de máscaras e adereços carnavalescos.
  • Aula 3: Baile de Carnaval e encerramento das atividades.

Perguntas Frequentes

v2 286j7 9pp87

Quais são as habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas ao abordar o carnaval na educação infantil?

Ao abordar o tema do carnaval na educação infantil, é possível trabalhar diversas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a valorização da diversidade cultural, o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, a expressão oral e corporal, a percepção musical, a compreensão de diferentes linguagens artísticas, entre outras.

Como desenvolver um plano de aula sobre o carnaval para crianças da educação infantil?

Para desenvolver um plano de aula sobre o carnaval para crianças da educação infantil, é importante considerar as habilidades da BNCC que serão trabalhadas, selecionar atividades adequadas à faixa etária das crianças, definir os objetivos a serem alcançados, planejar os recursos necessários, estabelecer as etapas do projeto e avaliar os resultados.

Quais objetivos podem ser alcançados ao trabalhar o tema do carnaval na educação infantil?

Ao trabalhar o tema do carnaval na educação infantil, é possível alcançar objetivos como o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, a valorização da diversidade cultural, a compreensão de diferentes linguagens artísticas, a percepção musical, o trabalho em equipe, a expressão oral e corporal, entre outros.

O que é importante considerar ao planejar um projeto de carnaval para a educação infantil?

Ao planejar um projeto de carnaval para a educação infantil, é importante considerar a faixa etária das crianças, as habilidades da BNCC que serão trabalhadas, os objetivos a serem alcançados, os recursos necessários, as etapas do projeto, a avaliação dos resultados e a segurança das crianças.

Como abordar a história do carnaval de forma adequada para crianças da educação infantil?

Para abordar a história do carnaval de forma adequada para crianças da educação infantil, é importante utilizar uma linguagem simples e correspondente à faixa etária das crianças, contextualizar o tema em relação à cultura brasileira, valorizar a diversidade cultural, destacar as principais características do carnaval e explorar a música, a dança e as fantasias.

Quais atividades e temas podem ser trabalhados em um plano semanal sobre o carnaval para a educação infantil?

Em um plano semanal sobre o carnaval para a educação infantil, é possível trabalhar diversas atividades e temas, como a confecção de máscaras e fantasias, a criação de músicas e danças, a exploração de diferentes ritmos musicais, a valorização da cultura popular brasileira, a história do carnaval, a alimentação saudável durante a festa, entre outros.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima