Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
criança da pré-escola falando ao telefone celular

Atividades sobre Meios de Comunicação para Educação Infantil

A comunicação é uma habilidade essencial que começa a se desenvolver desde os primeiros anos de vida. Na educação infantil, especialmente na pré-escola, é fundamental introduzir as crianças a diferentes meios de comunicação de forma lúdica e interativa. Este artigo apresenta uma variedade de atividades que não apenas ensinam sobre os meios de comunicação, mas também estimulam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Vamos explorar atividades que vão desde a confecção de “telefones” caseiros até dramatizações e contação de histórias, todas projetadas para engajar os pequenos e facilitar a aprendizagem de forma divertida.

Escrevemos um Ótimo Plano de Aula sobre Este Tema: Plano de Aula Meios de Comunicação: Educação Infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Quais Atividades Veremos?

  • Confecção de Telefones de Brinquedo: As crianças podem criar seus próprios telefones usando copos plásticos e cordas, aprendendo sobre comunicação à distância.
  • Teatro de Fantoches: Utilizar fantoches para encenar histórias ajuda as crianças a expressar emoções e entender a narrativa, além de desenvolver a oralidade.
  • Caça ao Tesouro com Mensagens: Criar pistas escritas que as crianças devem seguir para encontrar um tesouro, promovendo a leitura e a interpretação de textos.
  • Contação de Histórias: Ler ou contar histórias interativas, onde as crianças podem participar, ajudando a desenvolver o vocabulário e a imaginação.
  • Jogo de Adivinhações: Utilizar perguntas e respostas sobre diferentes meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, para estimular o raciocínio e a curiosidade.
  • Exploração de Sons: Fazer uma atividade onde as crianças identificam sons de diferentes meios de comunicação, como o toque de um telefone ou o som de uma televisão.
  • Desenho e Pintura: Pedir que as crianças desenhem seus meios de comunicação favoritos, ajudando a desenvolver habilidades motoras e a expressão artística.
  • Dinâmicas de Grupo: Jogos que envolvem comunicação não verbal, como mímica, para ensinar a importância da linguagem corporal.

Essas atividades são projetadas para serem divertidas e educativas, proporcionando um ambiente de aprendizado rico e interativo.

Ao integrar os meios de comunicação nas atividades diárias, os educadores podem ajudar as crianças a entender melhor como se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor.

Escrevemos um Ótimo Projeto sobre este Assunto: Projeto Meios de Comunicação para Educação Infantil

Veja também:

Confecção de Telefones de Brinquedo

criança da pré-escola falando ao telefone celular

A atividade de confecção de telefones de brinquedo é uma maneira divertida e prática de ensinar às crianças sobre a comunicação à distância. Utilizando materiais simples, como copos plásticos e cordas, as crianças não apenas se divertem, mas também aprendem conceitos básicos sobre como a comunicação funciona. A seguir, detalhamos como desenvolver essa atividade de forma envolvente e educativa.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Objetivos da Atividade

  • Compreender o conceito de comunicação à distância: As crianças aprenderão como as mensagens podem ser transmitidas mesmo quando as pessoas estão longe uma da outra.
  • Desenvolver habilidades motoras: A atividade envolve manuseio de materiais, o que ajuda a aprimorar a coordenação motora fina.
  • Estimular a criatividade: As crianças poderão personalizar seus telefones, incentivando a expressão artística.

Materiais Necessários

  • Copos plásticos (dois por criança)
  • Fio ou corda resistente (cerca de 2 metros por telefone)
  • Tesoura (para uso do educador)
  • Canetinhas, tintas ou adesivos (para decoração)
  • Fita adesiva (opcional)

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução: Comece a atividade conversando com as crianças sobre como as pessoas se comunicam. Pergunte se elas já usaram um telefone e o que acham que acontece quando falamos ao telefone.
  2. Preparação dos Materiais: Distribua os copos plásticos e as cordas para cada criança. Explique que elas vão criar seus próprios telefones.
  3. Fazendo o Telefone:
  • Peça que as crianças façam um pequeno furo no fundo de cada copo (o educador pode ajudar com a tesoura).
  • Em seguida, insira uma extremidade da corda em um dos furos e a outra extremidade no outro copo, amarrando para que não saia. Isso formará o “telefone”.
  1. Decoração: Após a montagem, permita que as crianças decorem seus copos com canetinhas, tintas ou adesivos, incentivando a personalização e a criatividade.
  2. Experiência de Comunicação: Organize as crianças em duplas ou grupos. Uma criança pode falar em um copo enquanto a outra escuta no copo oposto. Explique que, para que a comunicação funcione, elas devem manter a corda esticada.
  3. Reflexão: Após a atividade, reúna as crianças e pergunte o que elas aprenderam. Incentive-as a compartilhar suas experiências e o que acharam mais divertido.

Teatro de Fantoches: Encenando com Meios de Comunicação

um teatro de fantoches para trabalhar os meios de comunicação com crianças da creche

O teatro de fantoches é uma atividade envolvente que combina criatividade e aprendizado, permitindo que as crianças explorem diferentes meios de comunicação de forma lúdica.

Ao encenar histórias com fantoches, os pequenos têm a oportunidade de expressar emoções, desenvolver habilidades de oralidade e entender como as mensagens são transmitidas em diferentes contextos.

Esta atividade não apenas diverte, mas também educa, proporcionando um espaço seguro para que as crianças se comuniquem e interajam com os colegas.

A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, com foco nos meios de comunicação.

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Objetivos da Atividade

  • Compreender os meios de comunicação: As crianças aprenderão sobre diferentes formas de comunicação, como a oralidade e a expressão não verbal, através da encenação.
  • Estimular a expressão emocional: Os fantoches permitem que as crianças identifiquem e expressem emoções, ajudando-as a entender como a comunicação pode transmitir sentimentos.
  • Desenvolver a oralidade: A atividade incentiva as crianças a praticar a fala em público, melhorando a dicção e a entonação.

Materiais Necessários

  • Fantoches (podem ser comprados ou feitos com meias, papel, feltro, etc.)
  • Um pequeno palco (pode ser uma mesa coberta com um pano)
  • Livros de histórias ou roteiros simples que abordem temas de comunicação
  • Materiais para decoração (papel, canetinhas, colas)
  • Música ou efeitos sonoros (opcional)

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução ao Teatro de Fantoches: Comece a atividade conversando com as crianças sobre o que é um teatro de fantoches. Pergunte se elas já assistiram a uma apresentação e o que acharam. Explique que elas terão a chance de criar suas próprias histórias que envolvem diferentes meios de comunicação.
  2. Criação dos Fantoches: Se os fantoches não forem comprados, envolva as crianças na confecção. Utilize meias, papel ou feltro para criar personagens que representem diferentes formas de comunicação, como um telefone, uma carta ou um rádio. Incentive-as a personalizar seus fantoches com cores, roupas e acessórios.
  3. Escolha da História: Apresente algumas histórias que envolvam comunicação, como contos sobre amigos que se comunicam à distância ou fábulas que ensinam sobre a importância de ouvir. Pergunte às crianças quais personagens e meios de comunicação gostariam de incluir e como a história deve se desenrolar.
  4. Ensaio: Divida as crianças em grupos e permita que ensaiem suas cenas. Dê dicas sobre como usar a voz e os movimentos dos fantoches para expressar emoções e transmitir mensagens. Incentive-as a pensar em como cada personagem se comunica e como isso afeta a história.
  5. Apresentação: Organize uma apresentação onde cada grupo possa mostrar seu teatro de fantoches para os colegas. Crie um ambiente acolhedor, talvez com uma pequena plateia, e incentive aplausos e encorajamento.
  6. Reflexão e Compartilhamento: Após as apresentações, reúna as crianças e converse sobre a experiência. Pergunte o que elas aprenderam sobre os diferentes meios de comunicação representados nas histórias e como se sentiram durante a apresentação. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e promove a autoavaliação.

Caça ao Tesouro com Mensagens: Praticando Meios de Comunicação

criança pequena da pré-escola lendo um bilhete e aprendendo sobre meios de comunicação

A atividade de caça ao tesouro com mensagens é uma maneira divertida e dinâmica de ensinar às crianças sobre os meios de comunicação, ao mesmo tempo em que promove a leitura e a interpretação de textos.

Ao criar pistas escritas que as crianças devem seguir para encontrar um tesouro, elas se envolvem em um jogo que estimula a curiosidade, a colaboração e o aprendizado ativo.

A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, com foco nos meios de comunicação.

Objetivos da Atividade

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado
  • Promover a leitura e a interpretação: As crianças praticarão a leitura de pistas escritas, desenvolvendo habilidades de compreensão e interpretação de textos.
  • Entender a importância da comunicação: A atividade destaca como as mensagens podem ser transmitidas de diferentes formas e a relevância de se comunicar de maneira clara.
  • Estimular o trabalho em equipe: As crianças aprenderão a colaborar e a se comunicar entre si para resolver os desafios da caça ao tesouro.

Materiais Necessários

  • Papel e canetinhas ou impressora para criar as pistas
  • Um “tesouro” (pode ser um brinquedo, um livro ou um lanche)
  • Um mapa ou diagrama da área onde a caça ao tesouro ocorrerá
  • Fita adesiva ou prendedores para fixar as pistas

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução à Atividade: Comece conversando com as crianças sobre o que é uma caça ao tesouro e como as pistas são uma forma de comunicação que as guiam em uma jornada. Explique que elas vão criar e seguir pistas escritas para encontrar um tesouro.
  2. Criação das Pistas: Junte as crianças em grupos e peça que ajudem a criar pistas que levem a diferentes locais dentro da sala de aula ou do pátio. As pistas podem ser simples, como rimas ou pequenas charadas, e devem incluir elementos que envolvam os meios de comunicação, como “Onde você escuta músicas?” (indicando um rádio) ou “Onde você vê imagens em movimento?” (indicando a TV).
  3. Escondendo as Pistas: Após criar as pistas, esconda-as em locais estratégicos, garantindo que cada pista leve à próxima até chegar ao tesouro final. Certifique-se de que as crianças compreendam a ordem das pistas.
  4. Início da Caça ao Tesouro: Divida as crianças em grupos e entregue a primeira pista para cada grupo. Explique que elas devem ler as pistas em voz alta e trabalhar juntas para decifrar o que cada uma significa e onde leva.
  5. Resolvendo os Desafios: À medida que as crianças seguem as pistas, incentive-as a discutir e comunicar entre si. Isso não apenas reforça a leitura, mas também promove a colaboração e a troca de ideias.
  6. Encontrando o Tesouro: Quando os grupos chegarem ao tesouro, celebre a conquista! Pode ser interessante fazer uma pequena cerimônia de entrega do tesouro, onde cada grupo compartilha o que aprenderam durante a caça.
  7. Reflexão e Compartilhamento: Após a atividade, reúna as crianças e converse sobre a experiência. Pergunte o que elas acharam mais divertido e o que aprenderam sobre os meios de comunicação através das pistas. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e promove a autoavaliação.

Contação de Histórias: Explorando os Meios de Comunicação

professora realizando uma contação de história sobre comunicação

A contação de histórias é uma atividade mágica que não apenas encanta as crianças, mas também é uma poderosa ferramenta de aprendizado.

Ao ler ou contar histórias interativas, onde as crianças podem participar ativamente, promovemos o desenvolvimento do vocabulário, da imaginação e da compreensão dos diferentes meios de comunicação.

Essa prática estimula a criatividade e a oralidade, permitindo que os pequenos se conectem com as narrativas de forma lúdica e significativa. A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, com foco nos meios de comunicação.

Objetivos da Atividade

  • Desenvolver o vocabulário: As crianças ampliam seu repertório linguístico ao ouvir novas palavras e expressões durante a contação de histórias.
  • Estimular a imaginação: A atividade incentiva a criatividade, permitindo que as crianças visualizem e interpretem as histórias de maneira única.
  • Compreender a narrativa e os meios de comunicação: Ao interagir com a história, as crianças aprendem sobre a estrutura narrativa e como as mensagens são transmitidas através da linguagem oral e escrita.

Materiais Necessários

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado
  • Livros de histórias ilustrados ou objetos que representem a narrativa
  • Materiais para criar fantoches ou adereços (opcional)
  • Um espaço confortável para a contação (pode ser um tapete ou uma área com almofadas)
  • Música ou sons que complementem a história (opcional)

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução à Contação de Histórias: Comece a atividade reunindo as crianças em um espaço confortável. Explique que elas vão embarcar em uma aventura através das histórias e que elas terão a oportunidade de participar ativamente.
  2. Escolha da História: Selecione uma história que envolva temas de comunicação, como contos sobre amizade, cartas ou mensagens. Livros que apresentam personagens que se comunicam de maneiras diferentes (por exemplo, um telefone, uma carta ou até mesmo a linguagem dos animais) são ótimas opções.
  3. Leitura ou Narração: Leia a história em voz alta ou narre-a de forma envolvente, utilizando diferentes entonações e expressões faciais. Incentive as crianças a se envolverem, fazendo perguntas sobre o que acham que vai acontecer a seguir ou como os personagens se sentem.
  4. Interação com as Crianças: Durante a contação, crie momentos interativos. Pergunte às crianças como elas se comunicariam se fossem os personagens da história ou o que fariam em determinadas situações. Isso estimula a reflexão e a participação ativa.
  5. Criação de Fantoches ou Adereços: Após a contação, você pode propor que as crianças criem fantoches ou adereços que representem os personagens da história. Isso permite que elas se conectem ainda mais com a narrativa e explorem a comunicação de forma prática.
  6. Recontando a História: Divida as crianças em grupos e incentive-as a recontar a história usando os fantoches ou adereços que criaram. Isso não apenas reforça a compreensão da narrativa, mas também desenvolve a habilidade de falar em público e a confiança.
  7. Reflexão e Compartilhamento: Após as apresentações, reúna as crianças e converse sobre a experiência. Pergunte o que elas aprenderam sobre os diferentes meios de comunicação utilizados na história e como se sentiram ao participar. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e promove a autoavaliação.

Jogo de Adivinhações: Aprendendo sobre Meios de Comunicação

crianças da educação infantil realizando um jogo de adivinhações sobre meios de comunicação

O jogo de adivinhações é uma atividade divertida e interativa que estimula o raciocínio, a curiosidade e o aprendizado sobre os diferentes meios de comunicação.

Ao utilizar perguntas e respostas relacionadas a veículos como rádio, televisão e internet, as crianças não apenas se divertem, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico e ampliação de conhecimento.

A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, focando nos meios de comunicação.

Objetivos da Atividade

  • Estimular o raciocínio lógico: As crianças exercitam suas habilidades de pensamento crítico ao tentar adivinhar as respostas corretas.
  • Ampliar o conhecimento sobre meios de comunicação: A atividade proporciona uma oportunidade para discutir e aprender sobre diferentes formas de comunicação.
  • Fomentar a curiosidade: As perguntas despertam o interesse das crianças em explorar mais sobre os temas abordados.

Materiais Necessários

  • Cartões ou papéis com perguntas e respostas sobre meios de comunicação
  • Um quadro ou flip chart para anotar as respostas
  • Um cronômetro (opcional, para adicionar um elemento de competição)
  • Prêmios simbólicos (opcional, como adesivos ou pequenos brinquedos)

Passo a Passo da Atividade

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado
  1. Introdução ao Jogo de Adivinhações: Reúna as crianças em um círculo e explique que vocês vão jogar um jogo de adivinhações sobre meios de comunicação. Fale brevemente sobre os diferentes meios que serão abordados, como rádio, televisão e internet, para contextualizar as perguntas.
  2. Preparação das Perguntas: Antes da atividade, prepare uma lista de perguntas relacionadas aos meios de comunicação. As perguntas podem variar em dificuldade e podem incluir:
  • “O que usamos para ouvir músicas e notícias?” (Resposta: Rádio)
  • “Qual é o meio onde podemos assistir a filmes e programas?” (Resposta: Televisão)
  • “Onde podemos encontrar informações e nos comunicar com amigos?” (Resposta: Internet)
  1. Divisão em Grupos: Divida as crianças em pequenos grupos. Isso promove a colaboração e permite que elas discutam as respostas entre si.
  2. Início do Jogo: Comece a fazer as perguntas para os grupos. Dê um tempo para que eles discutam e cheguem a uma resposta. Se desejar, você pode usar um cronômetro para adicionar um elemento de competição, desafiando-os a responder rapidamente.
  3. Anotação das Respostas: À medida que os grupos respondem, anote as respostas corretas em um quadro ou flip chart. Isso ajuda a visualizar o desempenho de cada grupo e cria um ambiente de aprendizado colaborativo.
  4. Discussão sobre as Respostas: Após cada pergunta, reserve um momento para discutir a resposta correta. Pergunte às crianças o que elas sabem sobre o meio de comunicação mencionado e como ele é utilizado no dia a dia. Isso ajuda a aprofundar o entendimento e a curiosidade sobre o tema.
  5. Reflexão Final: Ao final do jogo, reúna as crianças e converse sobre o que aprenderam. Pergunte quais meios de comunicação elas usam em casa e como se sentem sobre cada um deles. Isso promove a autoavaliação e o compartilhamento de experiências.

Exploração de Sons: Descobrindo os Meios de Comunicação

sons de meios de comunicação

A atividade de exploração de sons é uma forma envolvente e sensorial de ensinar às crianças sobre os diferentes meios de comunicação.

Ao identificar e reconhecer sons característicos, como o toque de um telefone, o som de uma televisão ou a música de um rádio, as crianças desenvolvem habilidades auditivas e ampliam seu entendimento sobre como os sons desempenham um papel fundamental na comunicação.

A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, focando nos meios de comunicação.

Objetivos da Atividade

  • Desenvolver habilidades auditivas: As crianças praticarão a escuta atenta e a identificação de diferentes sons relacionados aos meios de comunicação.
  • Compreender a importância dos sons na comunicação: A atividade ajuda as crianças a entender como os sons transmitem mensagens e informações.
  • Estimular a curiosidade e a criatividade: Ao explorar os sons, as crianças são incentivadas a pensar sobre como se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor.

Materiais Necessários

  • Gravações de sons de diferentes meios de comunicação (toque de telefone, som de televisão, música de rádio, etc.)
  • Um dispositivo de reprodução de áudio (como um computador, tablet ou caixa de som)
  • Papel e canetinhas para que as crianças desenhem ou anotem suas respostas
  • Um espaço confortável para a atividade

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução à Atividade: Reúna as crianças em um espaço confortável e explique que vocês farão uma exploração de sons. Fale sobre como os sons estão presentes em diversos meios de comunicação e como eles nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor.
  2. Apresentação dos Sons: Comece a tocar os sons previamente selecionados. Você pode criar uma lista com diferentes sons, como:
  • Toque de um telefone
  • Som de uma televisão ligando
  • Música de rádio
  • Alerta de mensagem de texto
  • Som de uma campainha
  1. Identificação dos Sons: Após tocar cada som, pergunte às crianças se elas conseguem identificar de onde vem aquele som. Incentive-as a levantar a mão para responder e discuta brevemente o que cada som representa. Por exemplo, “O que você faz quando ouve o toque de um telefone?”
  2. Atividade de Desenho: Após a identificação dos sons, peça que as crianças desenhem algo que represente o som que ouviram. Por exemplo, elas podem desenhar um telefone, uma televisão ou uma pessoa ouvindo música. Isso ajuda a conectar a experiência auditiva com a expressão visual.
  3. Discussão sobre os Sons: Após a atividade de desenho, reúna as crianças novamente e peça que compartilhem seus desenhos. Pergunte como cada som as faz sentir e em que situações elas costumam ouvir esses sons. Isso promove a reflexão e a troca de experiências.
  4. Criação de Sons: Para tornar a atividade ainda mais interativa, você pode convidar as crianças a criar seus próprios sons usando objetos da sala de aula, como bater palmas, fazer ruídos com instrumentos musicais simples ou até mesmo imitar sons de animais. Isso estimula a criatividade e a expressão.
  5. Reflexão Final: Ao final da atividade, converse com as crianças sobre a importância dos sons na comunicação. Pergunte como os sons ajudam a transmitir mensagens e como eles se sentem ao ouvir diferentes sons em suas vidas diárias.

Desenho e Pintura: Expressando os Meios de Comunicação

crianças fazendo pinturas sobre meios de comunicação

A atividade de desenho e pintura é uma maneira maravilhosa de incentivar as crianças a expressarem suas ideias e sentimentos sobre os meios de comunicação.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Ao pedir que desenhem seus meios de comunicação favoritos, as crianças não apenas exercitam suas habilidades motoras, mas também exploram sua criatividade e desenvolvem a expressão artística.

Esta atividade proporciona um espaço para que os pequenos reflitam sobre como se comunicam e como os diferentes meios influenciam suas vidas.

A seguir, apresentamos um guia prático para implementar essa atividade na educação infantil, focando nos meios de comunicação.

Objetivos da Atividade

  • Desenvolver habilidades motoras: A atividade de desenhar e pintar ajuda a aprimorar a coordenação motora fina das crianças.
  • Estimular a criatividade: Ao expressar suas ideias sobre meios de comunicação, as crianças exercitam sua imaginação e originalidade.
  • Refletir sobre a comunicação: A atividade proporciona uma oportunidade para que as crianças pensem sobre como os diferentes meios de comunicação afetam suas vidas e interações.

Materiais Necessários

  • Papel em branco ou folhas de desenho
  • Lápis, canetinhas, tintas ou giz de cera
  • Pincéis e recipientes para água (se estiver usando tintas)
  • Um espaço adequado para a pintura e o desenho
  • Exemplos de meios de comunicação (imagens de telefones, computadores, rádios, etc.) para inspirar as crianças

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução à Atividade: Reúna as crianças em um espaço confortável e explique que vocês vão fazer uma atividade de desenho e pintura sobre meios de comunicação. Pergunte a elas quais são seus meios de comunicação favoritos e o que elas gostam de fazer com esses meios.
  2. Discussão sobre Meios de Comunicação: Converse brevemente sobre diferentes meios de comunicação, como rádio, televisão, internet, cartas, e telefone. Pergunte como cada um deles é utilizado e o que eles representam para as crianças. Isso ajudará a estimular ideias para os desenhos.
  3. Distribuição dos Materiais: Entregue papel e materiais de desenho para as crianças. Explique que elas podem desenhar qualquer meio de comunicação que gostem, seja um telefone, um computador, uma televisão ou até mesmo uma carta.
  4. Desenho e Pintura: Dê tempo para que as crianças desenhem e pintem. Enquanto elas trabalham, circule pela sala, converse com elas sobre seus desenhos e faça perguntas que estimulem a reflexão, como “Por que você escolheu desenhar esse meio de comunicação?” ou “Como você se sente quando usa esse meio?”
  5. Exposição dos Trabalhos: Após a conclusão dos desenhos, organize uma pequena exposição onde cada criança pode mostrar seu trabalho. Dê a oportunidade para que elas compartilhem o que desenharam e expliquem por que escolheram aquele meio de comunicação. Isso promove a confiança e a habilidade de falar em público.
  6. Reflexão e Compartilhamento: Após a exposição, reúna as crianças e converse sobre a experiência. Pergunte o que aprenderam sobre os meios de comunicação e como se sentem ao usá-los. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e promove a autoavaliação.
  7. Integração com Outras Atividades: Para enriquecer ainda mais a experiência, você pode integrar esta atividade com outras, como a contação de histórias, onde as crianças podem usar seus desenhos como parte de uma narrativa, ou até mesmo uma dramatização onde elas representam o uso de diferentes meios de comunicação.

Dinâmicas de Grupo: Explorando a Comunicação Não Verbal

crianças da educação infantil participando de uma dinâmica de grupo sobre meios de comunicação

As dinâmicas de grupo que envolvem comunicação não verbal, como a mímica, são atividades divertidas e interativas que ensinam às crianças a importância da linguagem corporal na comunicação.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Ao participar de jogos que desafiam a expressão sem palavras, os pequenos desenvolvem habilidades de observação, interpretação e empatia, além de aprenderem a se comunicar de maneiras criativas.

Essas atividades não apenas entretêm, mas também promovem o trabalho em equipe, a criatividade e a compreensão de que existem muitas formas de se comunicar.

A seguir, veja um guia prático para implementar essas dinâmicas na educação infantil, focando na comunicação não verbal.

Objetivos da Atividade

  • Desenvolver habilidades de observação e interpretação: As crianças aprendem a prestar atenção aos gestos, expressões faciais e linguagem corporal dos outros.
  • Estimular a criatividade e a expressão: Os jogos de mímica desafiam as crianças a se comunicarem de maneiras inovadoras, além de permitir que elas se expressem livremente.
  • Promover o trabalho em equipe e a empatia: Ao participar das dinâmicas em grupo, as crianças aprendem a colaborar, a respeitar as ideias dos outros e a se colocar no lugar do outro.

Materiais Necessários

  • Cartões ou papéis com temas ou palavras para a mímica (opcional)
  • Música animada para criar um ambiente descontraído (opcional)
  • Espaço suficiente para que as crianças se movimentem livremente

Passo a Passo da Atividade

  1. Introdução à Comunicação Não Verbal: Reúna as crianças em um círculo e converse sobre a comunicação não verbal. Pergunte se elas já observaram alguém se comunicando sem usar palavras e peça que compartilhem exemplos. Explique que vocês vão participar de jogos que envolvem esse tipo de comunicação.
  2. Jogo da Mímica: Divida as crianças em pequenos grupos. Peça que cada grupo escolha um voluntário para ir à frente e pegar um cartão com uma palavra ou tema. O voluntário deve então atuar a palavra ou tema usando apenas gestos e expressões faciais, sem falar. O restante do grupo tenta adivinhar o que está sendo representado. Quando alguém acerta, o próximo voluntário vai à frente.
  3. Variações do Jogo: Para tornar o jogo mais desafiador, você pode:
  • Definir um tempo limite para as mímicas
  • Proibir o uso de sons ou ruídos
  • Pedir que as crianças atuem em duplas ou trios
  1. Discussão sobre as Mímicas: Após cada rodada, converse com as crianças sobre as mímicas. Pergunte o que as ajudou a adivinhar o que estava sendo representado e como elas se sentiram ao ter que se comunicar sem palavras.
  2. Jogo do Espelho: Divida as crianças em pares. Uma criança faz movimentos lentos, enquanto a outra tenta espelhá-los com precisão. Depois, elas trocam de papel. Esse jogo ajuda a desenvolver a atenção e a coordenação.
  3. Reflexão Final: Ao final da atividade, reúna as crianças e converse sobre a importância da comunicação não verbal. Pergunte em quais situações elas acham que a linguagem corporal é especialmente importante e como se sentiram ao se comunicar dessa forma.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Promover o conhecimento e a compreensão dos meios de comunicação do dia a dia, estimulando a expressão e a comunicação das crianças.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar os principais meios de comunicação utilizados no dia a dia.
    • Compreender a importância dos meios de comunicação na sociedade.
    • Estimular a expressão e a comunicação das crianças por meio dos diferentes meios de comunicação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
    • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças e a cultura de outras pessoas.
  • BRINCAR: Explorar a imaginação e a criatividade nas atividades propostas.
  • EXPRESSAR: Comunicar ideias e sentimentos de forma livre e respeitosa.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Meios de comunicação do dia a dia: televisão, rádio, celular, computador, jornal, revista.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com exploração dos meios de comunicação por meio de brincadeiras, histórias e atividades práticas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre os meios de comunicação que as crianças conhecem. Estimular a participação de todos, incentivando a expressão oral.
  2. Exploração dos Meios de Comunicação: Apresentar os diferentes meios de comunicação (televisão, rádio, celular, computador, jornal, revista) de forma lúdica. Propor brincadeiras que simulem o uso desses meios.
  3. Produção de Roteiros: Dividir as crianças em grupos e propor a criação de roteiros para programas de televisão ou rádio. Cada grupo poderá apresentar seu roteiro para a turma.
  4. Produção de Jornal: Estimular a criação de um jornal da turma, com notícias e desenhos feitos pelas crianças. Explorar a escrita e a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Televisão, rádio (ou músicas), celular (para mostrar imagens ou vídeos), computador, jornais e revistas, papel, lápis de cor.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o interesse das crianças nas atividades propostas, assim como a compreensão dos meios de comunicação abordados.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa e Exploração dos Meios de Comunicação
  • Aula 2: Produção de Roteiros
  • Aula 3: Produção de Jornal e Encerramento do Tema.

Conclusão

As atividades sobre meios de comunicação propostas neste artigo oferecem uma abordagem lúdica e educativa para o aprendizado na educação infantil. Desde a confecção de telefones de brinquedo até a exploração de sons e dinâmicas de grupo, cada atividade foi projetada para engajar as crianças de maneira criativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, colaboração e expressão artística.

Essas experiências ajudam as crianças a compreenderem melhor os diferentes meios de comunicação que as cercam, ao passo que estimulam a curiosidade e a imaginação. Ao participar de atividades interativas, como contação de histórias e jogos de adivinhações, os pequenos aprendem a importância da comunicação verbal e não verbal, desenvolvendo um repertório rico que será fundamental em suas interações sociais.

Ao final de cada atividade, as crianças se divertem e constroem memórias afetivas e aprendizados significativos que as acompanharão ao longo de sua jornada. A educação infantil é um momento crucial para cultivar o interesse pela comunicação e pela expressão, e essas atividades são ferramentas valiosas para os educadores que desejam criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo.

Incentivar a exploração dos meios de comunicação desde cedo prepara as crianças para se tornarem comunicadores confiantes e criativos, capazes de interagir de maneira eficaz em um mundo cada vez mais conectado.

Portanto, ao implementar essas atividades, estamos não apenas ensinando sobre comunicação, mas também promovendo o desenvolvimento integral dos pequenos, preparando-os para um futuro onde a expressão e a compreensão são fundamentais.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima