Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula Circuito Motor

Plano de Aula Circuito Motor: Educação Infantil

O Plano de aula para circuito motor é uma ferramenta muito importante para planejar o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil em termos de atividade física. Esse tipo de atividade ajuda a aprimorar as habilidades motoras e cognitivas das crianças, além de ser uma forma divertida de aprendizado. Para realizar o circuito motor, é necessário planejar a aula com antecedência e ter os materiais necessários à disposição. Mas não se preocupe, hoje veremos exatamente como fazer isso e ao final deixaremos um plano de aula pronto para você seguir.

O plano de aula para o circuito motor deve ser organizado de forma que as atividades sejam desafiadoras, mas não impossíveis para as crianças.

É importante que as atividades sejam variadas e que haja um equilíbrio entre as atividades físicas e cognitivas.

Além disso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades individuais de cada aluno e faça ajustes na atividade, se necessário.

Como já mencionado, ao final deste artigo será apresentado um plano de aula pronto sobre o Circuito Motor. Use e adapte livremente conforme seus objetivos pedagógicos.

Plano de Aula Circuito Motor

Principais pontos

  • O circuito motor é uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
  • É necessário planejar a aula com antecedência e ter os materiais necessários à disposição.
  • As atividades devem ser desafiadoras, variadas e equilibradas entre as atividades físicas e cognitivas.

Importância do Circuito Motor na Educação Infantil

O circuito motor é uma atividade que tem grande importância na educação infantil, pois ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.

Essa atividade consiste em uma série de exercícios que são realizados em sequência, onde a criança precisa passar por diferentes obstáculos, como pular, rastejar, correr, entre outros.

O circuito motor é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes idades e níveis de habilidade, o que torna essa atividade muito versátil e adequada para a educação infantil.

Além disso, o circuito motor é uma atividade que pode ser realizada em grupo, o que estimula a interação social entre as crianças.

Ao realizar o circuito motor, as crianças desenvolvem habilidades motoras importantes, como a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a força.

Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, pois permitem que elas realizem atividades cotidianas com mais facilidade e segurança.

Por fim, é importante ressaltar que o circuito motor deve ser realizado de forma segura e supervisionada por um adulto.

Além disso, é fundamental que as atividades do circuito motor sejam adequadas ao nível de habilidade e desenvolvimento de cada criança, para que elas possam aproveitar ao máximo os benefícios dessa atividade.

Materiais Necessários para o Circuito

Para a realização do circuito motor na educação infantil, é necessário que se tenha uma série de materiais que possam auxiliar na execução das atividades. Dentre os materiais mais comuns, podemos citar:

  • Corda: é um dos materiais mais versáteis e pode ser utilizado em diversas atividades, como pular corda ou fazer uma corda bamba para equilíbrio;
  • Bambolês: são ótimos para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, além de serem muito divertidos para as crianças;
  • Pneus: podem ser utilizados para criar obstáculos ou para pular dentro, ajudando a desenvolver a força e a resistência física;
  • Colchonete: é um material essencial para a segurança das crianças, pois pode ser utilizado como base para diversas atividades, como saltos e cambalhotas;
  • Tábuas: são ótimas para trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora, além de serem muito versáteis;
  • Caixas: podem ser utilizadas para criar obstáculos ou para saltar por cima, ajudando a desenvolver a força e a resistência física;
  • Túneis: são ótimos para trabalhar a noção de espaço e a coordenação motora, além de serem muito divertidos para as crianças;
  • Macarrão de piscina: é um material muito versátil e pode ser utilizado para diversas atividades, como saltos e equilíbrio;
  • Emborrachados: são ótimos para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, além de serem muito seguros para as crianças.

Além desses materiais, é importante que se tenha também uma série de acessórios, como cones, fitas de marcação e cronômetros, para que se possa criar um circuito completo e desafiador para as crianças.

Com esses materiais em mãos, é possível criar uma série de atividades divertidas e desafiadoras que ajudam a desenvolver diversas habilidades motoras nas crianças.

crianças pequenas da educação infantil percorrendo um circuito de obstáculos em uma aula de educação física na escola

Atividades do Circuito Motor

O circuito motor é uma atividade que tem como objetivo desenvolver a coordenação motora e a capacidade física das crianças, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Durante a realização do circuito, as crianças são expostas a diferentes tipos de movimentos, como andar, correr, saltar, rastejar, subir, descer, pular, passar por cima e escalar.

O circuito motor pode ser adaptado de acordo com a faixa etária das crianças e com o espaço disponível. É importante que as atividades sejam planejadas de forma a garantir a segurança dos participantes.

Além disso, é fundamental que as crianças sejam orientadas sobre a importância de seguir as regras estabelecidas e de respeitar os colegas.

Algumas atividades que podem ser incluídas no circuito motor são:

  • Caminhar em linha reta, na ponta dos pés ou no calcanhar;
  • Saltar em um pé só ou nos dois pés;
  • Rastejar embaixo de obstáculos;
  • Equilibrar-se em uma perna só;
  • Subir e descer escadas ou rampas;
  • Pular obstáculos;
  • Passar por cima de obstáculos;
  • Escalar obstáculos;
  • Realizar atividades que envolvam lateralidade, como chutar uma bola com o pé direito e depois com o pé esquerdo.

As atividades do circuito motor devem ser realizadas de forma lúdica e descontraída, de modo a estimular a participação das crianças.

É importante que o professor esteja atento às necessidades e limitações de cada criança, para que possa adaptar as atividades de acordo com as suas habilidades.

Organização e Planejamento da Aula

Ao planejar uma aula de circuito motor para a educação infantil, leve em consideração aspectos, como o tempo disponível, a idade dos alunos, o espaço físico da escola, entre outros fatores.

O plano de aula deve ser bem estruturado e organizado, de forma a garantir que os objetivos da atividade sejam alcançados e que os alunos tenham uma experiência positiva e enriquecedora.

É importante que o professor defina claramente quais são os objetivos da atividade, quais serão os exercícios e atividades realizados, e como será feita a avaliação do desempenho dos alunos.

Além disso, é fundamental que o professor leve em consideração as características individuais de cada aluno e do grupo como um todo, com o objetivo de adaptar a atividade às necessidades e habilidades de cada um.

Para isso, é importante que o professor conheça bem seus alunos, estabelecendo uma relação de confiança e respeito com cada um deles.

Outro aspecto importante é a comunicação com os alunos e com os pais. O professor deve explicar claramente aos alunos quais são os objetivos da atividade, como ela será realizada, e quais são as expectativas em relação ao desempenho de cada um.

Além disso, é importante manter uma comunicação efetiva com os pais, informando-os sobre o que será trabalhado em sala de aula e como eles podem ajudar seus filhos em casa.

Por fim, é importante que o professor esteja sempre atualizado e em constante formação, buscando novas estratégias e metodologias para aprimorar sua prática pedagógica.

O uso de grupos de WhatsApp ou outras ferramentas de comunicação pode ser uma boa forma de compartilhar experiências e trocar informações com outros professores, enriquecendo assim o processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação e Acompanhamento

A avaliação das habilidades motoras é fundamental para verificar o progresso e a evolução das crianças na Educação Infantil.

O plano de aula circuito motor permite que o professor avalie a coordenação motora, força muscular, resistência, agilidade e flexibilidade das crianças de forma lúdica e divertida.

Durante a realização do circuito motor, o professor pode acompanhar de perto o desempenho de cada criança e identificar possíveis dificuldades e necessidades.

É importante que o professor registre as observações e resultados da avaliação para que possa planejar atividades específicas para cada criança.

Além da avaliação durante a realização do circuito motor, o professor pode utilizar outras ferramentas para avaliar as habilidades motoras das crianças.

Testes específicos e questionários podem ser aplicados para verificar o desenvolvimento motor das crianças ao longo do tempo.

O acompanhamento do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil é fundamental para garantir que elas estejam se desenvolvendo adequadamente.

O plano de aula circuito motor permite que o professor acompanhe e estimule o desenvolvimento motor de cada criança de forma individualizada e lúdica.

Ao acompanhar o desenvolvimento motor das crianças, o professor pode identificar possíveis dificuldades e necessidades e planejar atividades específicas para cada criança.

É importante que o professor esteja atento ao desenvolvimento motor de cada criança e que trabalhe de forma individualizada para garantir que todas as crianças estejam se desenvolvendo adequadamente.

Integração com Outras Atividades

O circuito motor é uma atividade que pode ser integrada com outras atividades para tornar o aprendizado mais lúdico e divertido para as crianças.

As atividades físicas, jogos, brincadeiras, músicas e vídeos podem ser utilizados para enriquecer o circuito motor e torná-lo mais desafiador e divertido para as crianças.

Os obstáculos podem ser utilizados para criar um percurso mais desafiador para as crianças. Os cones podem ser utilizados para marcar o percurso e indicar as direções que as crianças devem seguir.

A bola pode ser utilizada para criar desafios corporais, como equilibrar a bola na cabeça ou chutá-la em um alvo.

As atividades físicas podem ser integradas com o circuito motor para trabalhar diferentes habilidades motoras, como a coordenação motora e o equilíbrio.

As brincadeiras podem ser utilizadas para tornar o circuito motor mais divertido e estimulante para as crianças.

As músicas e os vídeos podem ser utilizados para criar um clima mais descontraído e divertido durante o circuito motor.

As crianças podem dançar e se movimentar ao som das músicas, o que torna a atividade mais agradável e estimulante.

As dificuldades podem ser utilizadas para desafiar as crianças e estimular o desenvolvimento de suas habilidades motoras.

Os desafios corporais, como pular obstáculos ou equilibrar-se em um pé só, podem ser integrados ao circuito motor para torná-lo mais desafiador.

Em resumo, a integração com outras atividades pode tornar o circuito motor mais divertido e desafiador para as crianças. As atividades físicas, jogos, brincadeiras, músicas e vídeos podem ser utilizados para enriquecer o circuito motor e torná-lo mais estimulante para as crianças.

image 50

Benefícios do Circuito Motor

O circuito motor é uma atividade física que traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Através dele, é possível trabalhar habilidades como resistência, força muscular e autonomia, além de promover disposição e melhorar a coordenação motora.

Ao realizar o circuito motor, as crianças são incentivadas a movimentar o corpo de forma lúdica e divertida. Isso ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação, além de estimular a socialização e a comunicação entre elas.

O circuito motor também é uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora grossa, que envolve movimentos corporais amplos como correr, pular, rastejar e subir.

Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, já que está relacionada à aprendizagem de outras habilidades motoras finas, como escrever e desenhar.

Além disso, o circuito motor ajuda a desenvolver a resistência física das crianças, já que envolve atividades que exigem esforço físico e contínuo.

Isso contribui para aumentar a disposição e a energia das crianças, melhorando sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Em resumo, o circuito motor é uma atividade física que traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Ele ajuda a trabalhar habilidades como resistência, força muscular e autonomia, além de promover disposição e melhorar a coordenação motora. Por isso, é uma excelente opção para incluir no plano de aula das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora ampla e fina, a consciência corporal e a expressão criativa por meio de um circuito motor.
  • Objetivos Específicos:
  1. Estimular a coordenação motora ampla e fina das crianças.
  2. Desenvolver a consciência corporal.
  3. Promover a expressão criativa por meio do movimento.
  4. Incentivar a socialização e cooperação entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.
  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Circuito Motor: atividades que envolvam diferentes tipos de movimentos, como correr, pular, rastejar, equilibrar, entre outros.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será lúdica e participativa, com atividades que estimulem a coordenação motora e a consciência corporal das crianças. Serão propostas brincadeiras e desafios que envolvam o circuito motor, incentivando a exploração e a criatividade dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Aquecimento: Iniciar a aula com um aquecimento leve, como uma música animada para as crianças dançarem e se movimentarem livremente.
  2. Montagem do Circuito Motor: Organizar diferentes estações com atividades que estimulem a coordenação motora, como pular em um pé só, rastejar por um túnel, equilibrar-se em uma trave, entre outras.
  3. Exploração do Circuito: Permitir que as crianças explorem livremente o circuito motor, experimentando cada estação e se movimentando de forma criativa.
  4. Desafios em Grupo: Propor desafios em grupo, onde as crianças devem cooperar e se ajudar para completar determinadas atividades do circuito.
  5. Discussão e Reflexão: Ao final da aula, promover uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas experiências e aprendizados durante o circuito motor.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Colchonetes
  • Túneis
  • Traves de equilíbrio
  • Cordas para pular
  • Música animada

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais das crianças durante as atividades do circuito motor.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Aquecimento e montagem do circuito motor.
  • Aula 2: Exploração do circuito e desafios em grupo.
  • Aula 3: Discussão e reflexão sobre as atividades realizadas.

Considerações Finais

Este plano de aula visa proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, promovendo o desenvolvimento motor e a comunicação.

As atividades foram planejadas de forma lúdica e criativa, alinhadas às diretrizes da BNCC para a Educação Infantil.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima