Pular para o conteúdo
Início » Planos de Aula e Conteúdos para Educação Infantil » Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas: Educação Infantil

Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas: Educação Infantil

Anúncio

Confira o(s) Plano(s) de Aula Pronto(s) ao Final

Na jornada emocionante da educação infantil, cada plano de aula é uma oportunidade de inspirar, cativar e nutrir o potencial único de cada criança. E que maneira mais vibrante de fazer isso do que mergulhar nos fascinantes universos dos traços, sons, cores e formas? Neste artigo, veremos como criar um plano de aula que não apenas atenda aos padrões exigidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também encante e estimule os jovens aprendizes.

Discutindo o Tema

Ao longo deste artigo, vamos desvendar estratégias práticas, dicas e exemplos inspiradores que ajudarão educadores a planejar e executar aulas que estimulem a criatividade, a cognição e a expressão artística das crianças.

Seja você um professor experiente em busca de novas ideias ou um educador iniciante ansioso para mergulhar de cabeça no mundo encantador da educação infantil, este guia será sua bússola confiável.

Então, prepare-se para descobrir como transformar traços simples em obras-primas, sons em sinfonias de aprendizado, cores em paletas de imaginação e formas em estruturas para construir o futuro.

Junte-se a nós nesta jornada emocionante e inspiradora enquanto exploramos o poder transformador do ensino na educação infantil, à luz dos princípios da BNCC.

Confira o plano de aula pronto para usar e adaptar com sua turma.

plano de aula traços sons cores e formas educação infantil

A educação infantil é uma fase muito importante na vida das crianças, e o plano de aula é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras e sociais.

O Plano de Aula Traços, Sons, Cores e Formas é uma das propostas pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil, que tem como objetivo estimular a criatividade, a percepção visual e tátil, a coordenação motora e a socialização dos alunos.

Esse plano de aula consiste em atividades lúdicas e interativas que envolvem a exploração de diferentes materiais, como tintas, lápis de cor, massinhas, entre outros.

As crianças são incentivadas a experimentar e criar livremente, sem julgamentos ou regras preestabelecidas. O foco é no processo criativo em si, e não no resultado final.

Ao seguir o Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas, os professores podem ajudar as crianças a desenvolverem sua imaginação, autoestima, autonomia e cooperação.

Além disso, essa proposta pedagógica está em conformidade com as diretrizes da BNCC para a educação infantil, que visam promover uma educação mais inclusiva, diversa e humanizada.

Educação Infantil e BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para a educação no Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Na Educação Infantil, a BNCC define os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 5 anos, divididos em cinco campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Oralidade e Escrita; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O campo de experiência Traços, sons, cores e formas é um dos cinco campos definidos pela BNCC para a Educação Infantil.

Ele abrange as atividades que ajudam as crianças a desenvolver a capacidade de perceber, sentir e expressar-se por meio de diferentes linguagens, como a música, a arte e a literatura.

Neste campo, as crianças são incentivadas a explorar diferentes materiais, como tintas, lápis de cor, argila, papel e tecidos, a fim de desenvolver suas habilidades motoras finas e a criatividade.

O Plano de Aula Traços, sons, cores e formas para a Educação Infantil é uma proposta de atividades que podem ser realizadas com crianças de diferentes idades, desde bebês até crianças pequenas.

Ele tem como objetivo promover o desenvolvimento da percepção visual e auditiva, da coordenação motora e da criatividade das crianças, por meio de atividades lúdicas e divertidas.

A BNCC para a Educação Infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas necessidades e potencialidades.

Ela valoriza a autonomia das crianças, incentivando a participação delas nas atividades propostas, e reconhece a importância do brincar no processo de aprendizagem.

Dessa forma, os planos de aula para a Educação Infantil devem ser elaborados de forma a respeitar o ritmo e as características individuais de cada criança, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante para o desenvolvimento integral delas.

O Plano de Aula

O plano de aula é uma ferramenta importante para o planejamento e organização das atividades pedagógicas na educação infantil.

Ele é um guia que ajuda os professores a definir objetivos, métodos e recursos didáticos, bem como a avaliação do desempenho dos alunos.

No campo “Traços, Sons, Cores e Formas” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível encontrar diversas sugestões de atividades para trabalhar com as crianças, desde o maternal até o jardim II.

Essas atividades têm como objetivo estimular o desenvolvimento da percepção visual, auditiva e tátil, além de promover a criatividade e a expressão artística.

Para elaborar um plano de aula sobre “Traços, Sons, Cores e Formas”, o professor pode seguir os seguintes passos:

  1. Definir os objetivos da atividade, levando em consideração as habilidades que se pretende desenvolver nas crianças.
  2. Escolher os recursos didáticos mais adequados para a atividade, como lápis de cor, tinta guache, pincéis, papel, cartolina, entre outros.
  3. Planejar as etapas da atividade, desde a introdução até a avaliação do desempenho dos alunos.
  4. Preparar o ambiente de aprendizagem, organizando os materiais e o espaço físico da sala de aula.
  5. Realizar a atividade com as crianças, acompanhando e orientando o desenvolvimento das tarefas.
  6. Avaliar o desempenho dos alunos, levando em consideração os objetivos propostos e o processo de aprendizagem.

Com um plano de aula bem elaborado, o professor pode garantir uma aprendizagem significativa e prazerosa para as crianças, estimulando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Objetivos Gerais e Específicos

Considere os objetivos a seguir como exemplo para uso em seu plano de aula.

Objetivos Gerais:

  1. Estimular a Expressão Criativa: Proporcionar um ambiente que encoraje as crianças a explorar sua expressão artística através de traços, sons, cores e formas.
  2. Promover a Observação Atenta: Desenvolver habilidades de observação e atenção às características visuais e auditivas do ambiente ao redor.
  3. Fomentar o Desenvolvimento Sensorial: Estimular os sentidos das crianças, promovendo a percepção tátil, visual e auditiva de maneira lúdica e envolvente.
  4. Desenvolver a Coordenação Motora: Oferecer atividades que incentivem o uso preciso das mãos, olhos e ouvidos, contribuindo para o aprimoramento da coordenação motora fina e grossa.

Objetivos Específicos:

  1. Traços:
    • Desenvolver habilidades de desenho e pintura, explorando diferentes materiais como lápis de cor, giz de cera e tintas.
    • Experimentar diferentes tipos de traços (retos, curvos, pontilhados) e suas combinações para criar padrões e formas.
    • Praticar a coordenação olho-mão ao desenhar e pintar formas simples, como círculos, quadrados e triângulos.
  2. Sons:
    • Identificar e reproduzir sons do ambiente, como o som da chuva, dos pássaros ou de instrumentos musicais simples.
    • Experimentar diferentes materiais para produzir sons, como tambores feitos de latas ou caixas de papelão.
    • Explorar a relação entre diferentes sons e suas características, como volume, ritmo e timbre.
  3. Cores:
    • Reconhecer e nomear cores básicas, como vermelho, azul, amarelo, verde e roxo.
    • Misturar cores primárias para criar novas cores secundárias.
    • Explorar a influência das cores no humor e na percepção visual, através de atividades de pintura e colagem.
  4. Formas:
    • Identificar e nomear formas geométricas simples, como círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
    • Construir e classificar objetos utilizando diferentes formas geométricas.
    • Explorar as propriedades das formas, como número de lados e ângulos, através de brincadeiras e jogos educativos.

Traços, Sons, Cores e Formas

O campo de experiência de Traços, Sons, Cores e Formas é um dos cinco campos de experiência presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Ele está relacionado às artes visuais e sua finalidade é proporcionar às crianças a possibilidade de explorar e experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas, estimulando a criatividade e a expressão pessoal.

Durante as atividades relacionadas a este campo de experiência, as crianças são incentivadas a utilizar diferentes materiais para criar desenhos, pinturas, colagens e esculturas.

Além disso, elas aprendem sobre as cores, texturas e formas, desenvolvendo habilidades de observação e percepção.

As atividades artísticas também são importantes para a valorização da cultura e da diversidade. Através da arte, as crianças podem conhecer diferentes manifestações culturais e aprender a respeitar as diferenças.

As atividades artísticas são uma forma de comunicação e expressão. Através da arte, as crianças podem expressar seus sentimentos, emoções e ideias de forma criativa e livre.

Por isso, é importante que os professores da Educação Infantil incluam atividades relacionadas ao campo de experiência de Traços, Sons, Cores e Formas em seus planos de aula.

Essas atividades devem ser planejadas de forma a estimular a criatividade e a expressão pessoal das crianças, respeitando suas individualidades e diferenças.

Atividades Sugeridas

Aqui estão alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas para explorar os conceitos de traços, sons, cores e formas na educação infantil:

  1. Atividade de Traços:
    • Pintura Livre: Forneça uma variedade de materiais de arte, como lápis de cor, giz de cera, tintas e papel em branco. Encoraje as crianças a criar desenhos livres, explorando diferentes tipos de traços e padrões.
    • Desenho em Areia ou Farinha: Espalhe uma fina camada de areia ou farinha em uma bandeja. As crianças podem usar seus dedos ou utensílios de desenho (como pincéis ou palitos) para fazer desenhos na superfície, experimentando diferentes tipos de traços e texturas.
  2. Atividade de Sons:
    • Caixa de Sons Surpresa: Coloque diferentes objetos que produzem sons (como chocalhos, sinos, tampas de panela) dentro de caixas ou recipientes opacos. As crianças podem agitar as caixas e adivinhar qual objeto está dentro, com base no som que ouvem.
    • Criação de Instrumentos Musicais: Ajude as crianças a criar seus próprios instrumentos musicais simples, como tambores feitos de latas vazias, chocalhos feitos com garrafas plásticas e arroz, ou flautas de canudos. Depois, podem explorar os sons que esses instrumentos produzem.
  3. Atividade de Cores:
    • Mistura de Cores: Proporcione tintas nas cores primárias (vermelho, azul, amarelo) e convide as crianças a misturá-las para criar novas cores. Elas podem experimentar misturar as tintas em papel branco ou em recipientes transparentes.
    • Caça às Cores: Organize uma atividade em que as crianças devem encontrar objetos de diferentes cores ao redor da sala ou do ambiente externo. Elas podem fotografar ou coletar os objetos para criar uma colagem de cores.
  4. Atividade de Formas:
    • Montagem de Quebra-Cabeças: Ofereça quebra-cabeças simples com peças de formas geométricas básicas (como círculos, quadrados e triângulos). As crianças podem montar os quebra-cabeças e discutir sobre as formas que encontram.
    • Construção com Blocos: Forneça blocos de diferentes formas e tamanhos (como blocos de madeira, LEGO ou blocos magnéticos) e desafie as crianças a construir estruturas usando suas habilidades de empilhamento e encaixe. Eles podem criar torres, casas e outras formas imaginativas.

Explorando os Sentidos

Ao trabalhar com o plano de aula “Traços, Sons, Cores e Formas” na educação infantil, é importante explorar os sentidos das crianças.

Através da observação, descobertas e comparações, as crianças podem aprender sobre as semelhanças e diferenças entre diferentes objetos e materiais.

Ao explorar os sons, as crianças podem aprender sobre a acústica e a música. Elas podem experimentar diferentes instrumentos musicais e aprender sobre as diferentes notas e ritmos.

Também podem explorar os sons da natureza, como o canto dos pássaros e o som da chuva.

Ao explorar as cores, as crianças podem aprender sobre a mistura de cores primárias e secundárias. Elas podem experimentar diferentes tintas e cores e criar suas próprias obras de arte.

Também podem aprender sobre as cores na natureza e como as cores podem afetar o nosso humor e emoções.

Ao explorar as formas, as crianças podem aprender sobre geometria e arquitetura. Elas podem experimentar com diferentes formas e construir suas próprias estruturas.

Também podem aprender sobre as formas na natureza, como as formas das folhas e das nuvens.

Além disso, é importante explorar outros sentidos, como o cheiro e o tato. As crianças podem aprender sobre diferentes cheiros e como eles afetam nossas emoções e memórias.

As crianças também podem experimentar diferentes texturas e materiais e aprender sobre as diferentes sensações táteis.

Ao explorar os sentidos, as crianças podem aprender de forma lúdica e interativa sobre o mundo ao seu redor.

O plano de aula “Traços, Sons, Cores e Formas” é uma ótima maneira de incentivar a curiosidade e a criatividade das crianças na educação infantil.

Materiais e Recursos

Este plano de aulal exige uma variedade de materiais e recursos para tornar a aprendizagem mais significativa e lúdica.

Os educadores precisam estar atentos às necessidades dos alunos e dispor de diferentes suportes e objetos para explorar as habilidades artísticas e motoras das crianças.

Entre os materiais mais utilizados estão os lápis de cor, pincéis, argila, plástico e outros materiais manipuláveis que permitem que as crianças experimentem diferentes texturas e formas.

Além disso, geralmente são necessários papéis de diferentes tamanhos e texturas, telas e outros materiais que possam ser utilizados para a criação de obras de arte.

Os educadores devem estar atentos às habilidades e interesses dos alunos e oferecer diferentes recursos para que eles possam explorar suas habilidades artísticas e motoras.

É importante que os materiais e recursos sejam adequados à faixa etária dos alunos e que sejam utilizados de forma segura e adequada.

Atividades Lúdicas

As atividades lúdicas são uma forma divertida e eficaz de ensinar as crianças sobre os traços, sons, cores e formas.

Elas ajudam a desenvolver habilidades importantes, como a associação e o raciocínio lógico, enquanto as crianças brincam e se divertem.

Uma das brincadeiras que pode ser utilizada é o jogo da memória, onde as crianças devem encontrar pares de cartas com imagens que possuem a mesma cor, forma ou som.

Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de trabalhar a associação entre diferentes elementos.

Outra brincadeira que pode ser utilizada é o jogo de encaixe, onde as crianças devem encaixar peças com formas diferentes em um tabuleiro.

Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção visual das crianças.

Além disso, as atividades precisam ser lúdicas e planejadas de forma a permitir que todas as crianças possam participar e se divertir.

É preciso levar em consideração as diferentes habilidades e interesses de cada criança, para que todas possam se sentir incluídas e motivadas a participar.

Sugestão de Atividades Lúdicas

Aqui estão algumas atividades lúdicas para explorar os conceitos de traços, sons, cores e formas na educação infantil:

  1. Atividades de Traços:
    • Trilha de Giz: Desenhe uma trilha simples no chão com giz colorido, com curvas, linhas retas e pontos de parada. As crianças podem seguir a trilha pulando, andando de costas, ou até mesmo rastejando, enquanto exploram os diferentes tipos de traços.
    • Brincadeira de Estampagem: Crie carimbos simples utilizando diferentes materiais, como esponjas cortadas em formas diversas (círculos, estrelas, corações). As crianças podem mergulhar os carimbos na tinta e carimbá-los em papel, explorando diferentes padrões e texturas.
  2. Atividades de Sons:
    • Jogo de Imitação de Sons: Uma criança pode fazer um som de animal ou objeto, e as outras devem adivinhar o que é e imitar o som. Por exemplo, uma criança pode fazer o som de um pássaro, e as outras devem imitar o som e agir como pássaros.
    • Orquestra de Instrumentos Caseiros: Forneça uma variedade de materiais que produzem sons, como caixas vazias, potes de plástico, panelas e colheres. As crianças podem formar uma “orquestra” e criar músicas improvisadas, experimentando diferentes ritmos e combinações de sons.
  3. Atividades de Cores:
    • Caça ao Tesouro Colorido: Esconda objetos coloridos ao redor da sala ou área externa. Cada criança recebe uma lista de cores e deve encontrar um objeto correspondente a cada cor. Por exemplo, eles podem procurar algo vermelho, algo azul, etc.
    • Pintura com Bolhas de Sabão: Misture tinta líquida com água e detergente para criar uma solução de bolhas de sabão colorida. As crianças podem assoprar bolhas de sabão na direção de uma folha de papel, criando padrões coloridos únicos.
  4. Atividades de Formas:
    • Corrida de Formas: Coloque vários cartões com diferentes formas geométricas pelo chão. Quando você mencionar uma forma específica, as crianças devem correr e pisar na forma correta o mais rápido possível.
    • Construção com Massa de Modelar: Forneça massa de modelar e moldes de diferentes formas (como círculos, quadrados, triângulos) e desafie as crianças a criar suas próprias esculturas e formas geométricas. Eles podem até tentar reproduzir objetos do mundo real usando as formas.

Expressão e Criatividade

A expressão e a criatividade são habilidades fundamentais para o desenvolvimento infantil.

O Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas na Educação Infantil, alinhado com a BNCC, propõe atividades que estimulam essas habilidades, permitindo que as crianças se expressem de forma livre e criativa.

Durante as atividades do plano de aula, as crianças são incentivadas a expressar suas emoções e sentimentos por meio de gestos, movimentos e dança.

A música é uma ferramenta importante nesse processo, pois permite que as crianças experimentem diferentes intensidades e alturas, além de aprenderem a tocar instrumentos musicais simples.

Através da exploração de diferentes cores, formas e texturas, as crianças também são incentivadas a expressar sua criatividade, desenvolvendo habilidades artísticas e visuais.

Durante as atividades, elas são encorajadas a criar livremente, sem medo de errar, o que ajuda a desenvolver sua autoestima e autoconfiança.

O Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas na Educação Infantil é uma ferramenta valiosa para os educadores que desejam estimular a expressão e a criatividade das crianças.

As atividades propostas são simples, divertidas e eficazes, permitindo que as crianças se desenvolvam de forma integral e saudável.

Ambiente e Espaço

O ambiente e o espaço são fundamentais para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ambiente deve ser acolhedor, seguro e desafiador, proporcionando uma experiência rica e diversificada para as crianças.

O espaço deve ser organizado de forma a permitir a livre circulação das crianças e a exploração de diferentes materiais e brinquedos.

Além disso, é importante que o espaço seja adaptado às necessidades e interesses das crianças, permitindo que elas se sintam confortáveis e seguras.

As relações também são importantes no ambiente escolar. É fundamental que os educadores estabeleçam uma relação de confiança e respeito com as crianças, promovendo um ambiente de diálogo e cooperação.

As transformações no ambiente e no espaço também são importantes na educação infantil.

É necessário que os educadores estejam atentos às necessidades das crianças e promovam mudanças no ambiente e no espaço sempre que necessário, para que as crianças possam explorar e aprender de forma mais efetiva.

O ambiente e o espaço são elementos fundamentais na educação infantil, pois proporcionam uma experiência rica e diversificada para as crianças, permitindo que elas explorem e aprendam de forma mais efetiva.

Os educadores devem estar atentos às necessidades das crianças e promover um ambiente acolhedor, seguro e desafiador, estabelecendo relações de confiança e respeito e promovendo transformações sempre que necessário.

Linguagem e Comunicação

A BNCC destaca a importância da comunicação e da linguagem na Educação Infantil, reconhecendo que a criança é um ser social e que se comunica desde muito cedo.

Através da escuta, fala e interação, as crianças vão construindo suas identidades e ampliando seus conhecimentos sobre o mundo.

O Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas na Educação Infantil está alinhado com essa visão, uma vez que busca desenvolver a linguagem e a comunicação das crianças através de atividades lúdicas e criativas.

Ao explorar as diferentes formas de expressão, como a música, a arte e a literatura, as crianças são incentivadas a se expressar e a se comunicar com os outros.

Através das atividades propostas no Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas, as crianças são estimuladas a desenvolver a escuta e a fala, aprendendo a se comunicar de forma clara e objetiva.

Além disso, elas são incentivadas a se expressar de forma criativa, utilizando diferentes linguagens e formas de comunicação.

Ao desenvolver a linguagem e a comunicação das crianças, o Plano de Aula Traços Sons Cores e Formas na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento integral dos pequenos, preparando-os para uma vida em sociedade e para o aprendizado ao longo de toda a vida.

Plano de Aula Pronto

Lembre-se de que a implementação e adaptação do plano devem considerar as necessidades, interesses e o contexto específico de cada grupo de crianças.

TÓPICOSDESCRIÇÃO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOSGerais: Desenvolver a expressão criativa e a sensibilidade estética das crianças por meio da exploração de traços, sons, cores e formas, utilizando diversas linguagens artísticas.
Específicos: Explorar materiais variados na criação artística; Reconhecer e produzir diferentes sons; Desenvolver o senso estético através da experimentação com cores e formas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EI03TS01) Utilizar sons de diversos materiais e instrumentos; (EI03TS02) Expressar-se artisticamente por meio de desenhos, pinturas e esculturas; (EI03TS03) Reconhecer propriedades do som como intensidade e timbre.
DIREITOS DE APRENDIZAGEMConviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIATraços, sons, cores e formas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOExploração de diferentes técnicas artísticas (pintura, desenho, colagem); Criação de instrumentos musicais simples e experimentação de sons; Atividades sensoriais com foco em cores e formas.
METODOLOGIA PEDAGÓGICAMetodologia participativa e lúdica, incentivando a experimentação e a expressão individual das crianças. Abordagem interdisciplinar que integra artes visuais, música e expressão corporal.
ATIVIDADESArte com Traços e Cores: crianças criam livremente com tintas e giz; Orquestra de Objetos: construção de instrumentos com material reciclável; Caça às Formas: atividade de reconhecimento de formas na natureza e no ambiente escolar.
RECURSOS DIDÁTICOSMateriais de arte (papéis, tintas, giz de cera, colas, tesouras); Objetos recicláveis; Instrumentos musicais simples.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOAvaliação formativa, observando a participação, o engajamento e a expressão individual das crianças nas atividades propostas. Registros fotográficos e em vídeo das atividades e produções das crianças.
CRONOGRAMA DE AULASSemana 1: Introdução e exploração de materiais; Semana 2: Atividades focadas em sons e música; Semana 3: Exploração de cores e formas; Semana 4: Projeto integrador com apresentação das produções das crianças.

Implementação do Plano de Aula

Este Plano de Aula é Exclusivo para Assinantes. Faça sua Assinatura para ter acesso liberado a Todos os Planos de Aula deste Site - Apenas R$ 12,00 por Ano:

Passo 1: Preparação

  1. Revisão do Plano: Inicie revisando o plano de aula para se familiarizar com os objetivos, atividades, materiais necessários e métodos de avaliação.
  2. Organização dos Materiais: Prepare e organize todos os materiais didáticos listados para cada atividade. Isso inclui tintas, papéis, instrumentos musicais, materiais recicláveis, etc.
  3. Configuração do Espaço de Aprendizagem: Adapte o espaço onde as atividades serão realizadas para garantir segurança, acessibilidade e inspiração para as crianças. O espaço deve ser convidativo e estimular a criatividade.

Passo 2: Introdução

  1. Apresentação do Tema: Comece apresentando o tema da aula às crianças de maneira lúdica e envolvente. Use histórias, imagens ou objetos que despertem a curiosidade sobre traços, sons, cores e formas.
  2. Discussão Inicial: Faça perguntas para estimular o pensamento crítico e a expressão oral das crianças sobre o tema, como “O que vocês sabem sobre cores?” ou “Quais sons podemos fazer com nosso corpo?”

Passo 3: Desenvolvimento das Atividades

  1. Arte com Traços e Cores: Convide as crianças a explorar livremente os materiais de arte, incentivando a experimentação com traços e cores. Circule pela sala, observando e dialogando sobre as escolhas feitas pelas crianças.
  2. Orquestra de Objetos: Apresente os objetos recicláveis e discuta suas possibilidades sonoras. Auxilie as crianças na criação de seus próprios instrumentos e na exploração de diferentes sons.
  3. Caça às Formas: Realize uma atividade ao ar livre ou dentro da sala, onde as crianças possam buscar e identificar formas no ambiente ao seu redor. Use esta atividade para explorar conceitos matemáticos básicos de forma lúdica.

Passo 4: Conclusão e Reflexão

  1. Compartilhamento: Ao final das atividades, reúna as crianças para compartilhar suas experiências e criações. Este momento é crucial para valorizar o processo de aprendizagem individual e coletivo.
  2. Reflexão: Faça perguntas reflexivas que encorajem as crianças a pensar sobre o que aprenderam e sentiram durante as atividades.

Passo 5: Avaliação

  1. Observação: Avalie o engajamento, a participação e o desenvolvimento das habilidades das crianças de forma contínua, utilizando critérios claros e justos.
  2. Documentação: Registre os momentos significativos por meio de fotografias, vídeos ou anotações. Esses registros serão úteis para avaliar o progresso das crianças e para planejar futuras atividades.
  3. Feedback: Forneça feedback positivo e construtivo para as crianças, destacando suas conquistas e áreas para crescimento.

Passo 6: Reflexão Profissional

  1. Autoavaliação: Após a implementação do plano, reserve um tempo para refletir sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Considere tanto a resposta das crianças quanto a sua própria prática pedagógica.
  2. Planejamento Futuro: Use as informações coletadas durante a avaliação e reflexão para ajustar e planejar futuras atividades, visando sempre enriquecer a experiência de aprendizagem das crianças.

Este passo a passo destina-se a fornecer uma estrutura flexível que pode ser adaptada conforme necessário para atender às necessidades específicas das crianças e do contexto educacional.

Outras Atividades Sugeridas

Incluir uma variedade de atividades pode enriquecer ainda mais o plano de aula “Traços, Sons, Cores e Formas”, promovendo diferentes formas de aprendizagem e expressão. Aqui estão algumas sugestões adicionais:

1. Exploração Sensorial com Massa de Modelar

  • Objetivo: Estimular a criatividade e a coordenação motora fina.
  • Atividade: Forneça massa de modelar de diferentes cores às crianças. Incentive-as a criar formas que representem objetos do cotidiano, animais ou elementos da natureza. Explore a mistura de cores para criar novas tonalidades.

2. Caminhada Sonora

  • Objetivo: Desenvolver a percepção auditiva e a capacidade de escutar ativamente.
  • Atividade: Realize uma caminhada silenciosa, dentro ou fora da sala de aula, onde as crianças são encorajadas a ouvir e identificar os diferentes sons do ambiente. Após a caminhada, discuta os sons ouvidos e explore como podem ser reproduzidos utilizando objetos ou instrumentos.

3. Teatro de Sombras

  • Objetivo: Estimular a imaginação e a narrativa criativa.
  • Atividade: Utilize uma lâmpada e uma parede ou tela branca para criar um teatro de sombras. As crianças podem usar as mãos ou recortes de papel para criar personagens e cenas, inventando histórias que serão apresentadas ao grupo.

4. Mural da Natureza

  • Objetivo: Promover a apreciação pela beleza natural e a consciência ambiental.
  • Atividade: Organize uma saída para coletar elementos naturais, como folhas, flores, pequenos galhos e pedras. De volta à sala, crie um grande mural coletivo onde as crianças possam colar seus achados, formando uma composição artística com os elementos da natureza.

5. Dança das Cores

  • Objetivo: Associar cores a sentimentos e movimentos, promovendo expressão corporal.
  • Atividade: Escolha músicas que sugiram diferentes humores ou sentimentos. Atribua uma cor a cada música e peça às crianças que dancem expressando o que sentem com movimentos que imaginam ser da cor da música.

6. Ateliê de Reciclagem Criativa

  • Objetivo: Incentivar a conscientização sobre reciclagem e criatividade no uso de materiais reutilizáveis.
  • Atividade: Reúna uma variedade de materiais recicláveis e desafie as crianças a transformá-los em obras de arte ou novos objetos úteis. Por exemplo, garrafas plásticas podem se tornar vasos decorativos, e caixas de papelão podem ser transformadas em casinhas ou carros.

7. Jogo das Texturas

  • Objetivo: Desenvolver a sensibilidade tátil e a descrição verbal.
  • Atividade: Prepare uma caixa de texturas com materiais diversos (liso, áspero, macio, duro, etc.). As crianças, vendadas, devem explorar os materiais com as mãos e tentar descrevê-los ou identificá-los.

Essas atividades adicionais podem ser adaptadas e incorporadas ao plano de aula conforme a faixa etária das crianças, seus interesses e as condições do ambiente escolar. A chave é oferecer experiências ricas e diversificadas que engajem as crianças em múltiplos níveis sensoriais e cognitivos.

Exposição e Avaliação

O plano de aula “Traços, Sons, Cores e Formas” para a Educação Infantil, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos alunos.

Para que isso ocorra, é fundamental que o professor planeje e execute atividades que permitam aos alunos uma ampla exposição aos conteúdos propostos.

A exposição dos alunos aos conteúdos deve ser feita de forma gradual e planejada, considerando as características e necessidades de cada turma.

O professor deve utilizar diferentes estratégias, recursos e materiais didáticos para que os alunos possam explorar e experimentar de diferentes formas os conceitos trabalhados.

Além da exposição, a avaliação do desempenho dos alunos é um elemento fundamental do processo de ensino e aprendizagem.

Para avaliar o desempenho dos alunos, é importante que o professor observe atentamente o desenvolvimento de cada um, levando em consideração as habilidades e competências previstas na BNCC.

A avaliação deve ser feita de forma contínua e sistemática, permitindo ao professor identificar as dificuldades e avanços dos alunos ao longo do processo.

O professor pode utilizar diferentes instrumentos de avaliação, como observação, registro de atividades, trabalhos em grupo, entre outros, para que possa obter uma visão ampla do desempenho dos alunos.

A exposição e avaliação são elementos fundamentais para o sucesso do plano de aula “Traços, Sons, Cores e Formas” para a Educação Infantil.

O professor deve planejar e executar atividades que permitam aos alunos uma ampla exposição aos conteúdos propostos, utilizando diferentes estratégias, recursos e materiais didáticos.

Além disso, deve avaliar o desempenho dos alunos de forma contínua e sistemática, utilizando diferentes instrumentos de avaliação para obter uma visão ampla do processo de aprendizagem.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Milhares de Professores Já Estão Desfrutando dos Benefícios de Nossa Assinatura!

Atenção! Por Tempo Limitado: Assine e Ganhe 1000 Atividades para Imprimir!👇

Seja ASSINANTE e Tenha Acesso Integral:

check box Planos de Aula para Educação Infantil;
check box Planos de Aula com Códigos da BNCC;
check box Ideias e Dicas de Atividades;

check box Passo a Passo de Aulas;
check box Ferramentas Inteligentes;
check box Brindes de Atividades Para Imprimir!

Atenção! Por tempo limitado: Assine e Ganhe 1000 Atividades para Imprimir!👇