Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula com Massinha

Plano de Aula com Massinha de Modelar: Educação Infantil

A massinha de modelar é um material muito utilizado na educação infantil, pois ajuda a desenvolver a criatividade, a coordenação motora e a percepção tátil das crianças. Além disso, é uma atividade lúdica que pode ser integrada a diversos conteúdos, como arte, matemática e ciências. Por isso, o plano de aula com massinha é uma excelente opção para os professores que desejam trabalhar de forma dinâmica e divertida com seus alunos.

O planejamento do plano de aula com massinha deve ser cuidadoso e detalhado, levando em consideração a faixa etária das crianças, os objetivos da atividade, os materiais necessários e o tempo disponível.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

É importante que o professor defina claramente as etapas da atividade e as estratégias de ensino que serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos.

Além disso, é fundamental que o plano de aula esteja alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira ao final do artigo um plano de aula pronto que utiliza massinha de modelar como ferramenta principal.

Plano de Aula com Massinha

Pontos Principais

  • A massinha de modelar é um material muito utilizado na educação infantil por ajudar no desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e percepção tátil das crianças.
  • O planejamento do plano de aula com massinha deve ser cuidadoso, levando em consideração a faixa etária das crianças, os objetivos da atividade, os materiais necessários e o tempo disponível.
  • É fundamental que o plano de aula esteja alinhado com as diretrizes da BNCC e que o professor defina claramente as etapas da atividade e as estratégias de ensino que serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos.

Importância da Massinha na Educação Infantil

A massinha é um material muito utilizado na educação infantil por seus diversos benefícios para as crianças. Ela é uma ferramenta que permite o desenvolvimento de diversas habilidades, além de ser uma atividade lúdica e divertida.

Uma das principais vantagens da massinha é o estímulo à coordenação motora das crianças. Enquanto brincam com o material, elas trabalham a musculatura das mãos e dos braços, além de aprimorar a habilidade de manipulação e movimentação dos dedos. Isso é fundamental para o desenvolvimento da escrita, por exemplo.

corujinha

Kit Corujinha fonológica: Atividades Educativas

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica

Conteúdo Patrocinado

Além disso, a massinha também ajuda a desenvolver a criatividade das crianças. Elas podem criar diversas formas e objetos com o material, o que estimula a imaginação e a capacidade de criação. Essa atividade também permite que as crianças explorem diferentes texturas e cores, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem.

Outro benefício da massinha é o estímulo à integração social das crianças. Ao brincar com o material, elas aprendem a compartilhar e a trabalhar em equipe, o que é fundamental para o convívio em sociedade.

Por fim, a massinha também contribui para o desenvolvimento do corpo das crianças. Ao manipular o material, elas trabalham a musculatura e a coordenação motora fina, o que é fundamental para a saúde física e mental.

A massinha é uma ferramenta extremamente importante na educação infantil, pois estimula o desenvolvimento de diversas habilidades, além de ser uma atividade lúdica e divertida para as crianças.

Planejamento do Plano de Aula

O planejamento do plano de aula com massinha na educação infantil é uma etapa fundamental para o sucesso da atividade. Os professores devem levar em consideração os objetivos pedagógicos, as habilidades da BNCC e o campo de experiência a ser explorado.

Antes de iniciar o planejamento, é importante que o professor conheça bem seus alunos e saiba quais são seus interesses e necessidades. A partir disso, é possível selecionar os conteúdos que serão trabalhados e definir os objetivos pedagógicos.

Com base nos objetivos pedagógicos, o professor deve escolher as habilidades da BNCC que serão desenvolvidas durante a atividade. É importante que essas habilidades estejam relacionadas ao campo de experiência a ser explorado, para que a atividade tenha um significado para as crianças.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Além disso, é importante que o professor organize os materiais e espaços necessários para a atividade. A massinha de modelar deve estar disponível em quantidade suficiente e os espaços devem ser organizados de forma a permitir que as crianças explorem livremente.

Por fim, o professor deve elaborar o plano de aula, definindo os objetivos pedagógicos, as habilidades da BNCC, os conteúdos a serem trabalhados, os materiais necessários, as estratégias de ensino e a avaliação da aprendizagem. É importante que o plano de aula seja claro e objetivo, para que o professor possa conduzir a atividade de forma eficiente e eficaz.

Atividades Propostas

O plano de aula com massinha é uma excelente maneira de estimular a criatividade e a imaginação das crianças. As atividades propostas podem ser variadas e envolver diversas áreas do conhecimento, como arte, desenho, música, matemática, pintura, dança, partes do corpo e sons.

Uma das atividades que pode ser realizada com massinha é a modelagem de figuras geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a noção espacial das crianças. Além disso, é possível trabalhar conceitos matemáticos, como formas, tamanhos e cores.

Outra atividade interessante é a criação de desenhos com massinha. Nessa atividade, as crianças podem usar a massinha para criar diferentes texturas e formas, estimulando a criatividade e a imaginação. É possível também trabalhar conceitos de cores e propor diferentes desafios, como desenhar objetos, animais ou pessoas.

A música também pode ser integrada ao plano de aula com massinha. As crianças podem criar diferentes sons e ritmos com a massinha, explorando diferentes possibilidades sonoras. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a criatividade musical das crianças.

Outra atividade interessante é a pintura com massinha. Nessa atividade, as crianças podem usar a massinha para criar diferentes texturas e efeitos visuais, explorando diferentes possibilidades artísticas. É possível trabalhar conceitos de cores, luz e sombra, propor diferentes desafios e estimular a criatividade.

image 1

Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

Conteúdo Patrocinado

Por fim, é possível explorar a dança e as partes do corpo com massinha. As crianças podem criar diferentes movimentos e coreografias com a massinha, explorando diferentes possibilidades corporais. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora global e a consciência corporal das crianças.

Integração com Outros Conteúdos

O uso de massinha na educação infantil pode ser uma atividade muito versátil e integrada com outros conteúdos, auxiliando no desenvolvimento das crianças. A seguir, serão apresentadas algumas possibilidades de integração com outros conteúdos:

Linguagem Oral e Escrita

A atividade com massinha pode ser uma oportunidade para trabalhar a linguagem oral e escrita, por meio da criação de histórias e personagens. As crianças podem criar personagens com a massinha e, em seguida, contar histórias envolvendo esses personagens. Dessa forma, é possível estimular a imaginação e a criatividade, além de desenvolver a linguagem oral e escrita.

Língua Portuguesa

A massinha também pode ser utilizada para trabalhar a língua portuguesa, por meio da criação de letras e palavras. As crianças podem modelar as letras com a massinha e, em seguida, formar palavras. Essa atividade pode ser realizada de forma lúdica e divertida, auxiliando no aprendizado da língua portuguesa.

Construção

A atividade com massinha também pode ser integrada com o conteúdo de construção, por meio da criação de objetos e construções. As crianças podem construir casas, prédios, pontes e outros objetos com a massinha. Dessa forma, é possível estimular a criatividade e a imaginação, além de desenvolver habilidades motoras.

Corpo Humano

A massinha também pode ser utilizada para trabalhar o conteúdo de corpo humano, por meio da criação de órgãos e sistemas do corpo. As crianças podem criar os órgãos com a massinha e, em seguida, montar o corpo humano. Essa atividade pode ser realizada de forma lúdica e divertida, auxiliando no aprendizado sobre o corpo humano.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora fina, o reconhecimento das letras do alfabeto e a criatividade por meio da manipulação de massinha de modelar.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular a massinha de modelar;
  • Estimular a criatividade na criação de letras e palavras com a massinha.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento das letras do alfabeto
  • Coordenação motora fina
  • Criatividade na criação de letras e palavras

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as letras do alfabeto e sua importância.
  • Em seguida, apresentar a massinha de modelar e explicar que os alunos irão utilizar a massinha para criar as letras do alfabeto.
  • Demonstrar como moldar as letras com a massinha e incentivar os alunos a tentarem fazer o mesmo.
  • Durante a atividade, circular pela sala para auxiliar e incentivar os alunos, respeitando o ritmo de cada um.
  • Ao final, promover uma exposição das letras criadas pelos alunos e realizar uma atividade de identificação das letras.

ATIVIDADES:

  1. Exploração da massinha: Iniciar a aula com uma exploração livre da massinha de modelar, permitindo que os alunos sintam a textura e experimentem moldar diferentes formas.
  2. Criação de letras: Apresentar as letras do alfabeto de forma visual e incentivar os alunos a criar as letras com a massinha.
  3. Identificação das letras: Após a criação das letras, realizar uma atividade em que os alunos devem identificar e nomear as letras criadas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Massinha de modelar de diversas cores
  • Cartões com as letras do alfabeto
  • Mesa para atividade prática

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos na atividade, o desenvolvimento da coordenação motora fina e o reconhecimento das letras do alfabeto.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Exploração da massinha
  • 2ª aula: Criação de letras
  • 3ª aula: Identificação das letras e exposição das criações dos alunos.

Avaliação e Acompanhamento

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem, e deve estar presente em todas as etapas da educação infantil. No caso do plano de aula com massinha, a avaliação deve ser feita de forma contínua e sistemática, a fim de verificar o progresso dos alunos e identificar eventuais dificuldades.

Para avaliar o desempenho dos alunos, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como observação direta, registro de atividades, produção de desenhos e outros materiais, além de conversas individuais e em grupo. É importante que a avaliação seja feita de forma individualizada, levando em conta as características de cada aluno, sua faixa etária e seu nível de desenvolvimento.

O acompanhamento do plano de aula com massinha deve ser feito de forma regular, a fim de garantir que os objetivos propostos sejam alcançados e que os alunos estejam aprendendo de forma significativa. O professor deve estar atento ao ritmo de aprendizagem de cada aluno e fazer os ajustes necessários no plano de aula, caso seja necessário.

A duração do plano de aula com massinha pode variar de acordo com o público-alvo e com os objetivos propostos. Em geral, as atividades devem ser planejadas de forma a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar a massinha e desenvolver suas habilidades e criatividade.

No ensino fundamental, o plano de aula com massinha pode ser adaptado para atender às necessidades dos alunos, levando em conta sua faixa etária e nível de desenvolvimento. O professor pode incluir atividades mais complexas, que envolvam a criação de objetos tridimensionais, por exemplo.

Recursos Necessários

Para a realização do plano de aula com massinha na educação infantil, são necessários alguns recursos que ajudarão a tornar a atividade mais lúdica e atrativa para as crianças.

Entre os objetos necessários, é importante ter massinha de modelar em quantidade suficiente para todos os alunos, além de materiais para cortar e moldar a massinha, como tesoura e moldes. A fita crepe também é um item importante para fixar a massinha na mesa e evitar que ela se solte durante a atividade.

É importante que o ambiente escolar esteja preparado para a atividade, com mesas e cadeiras suficientes para todos os alunos, além de um espaço adequado para a atividade. Os funcionários da escola devem estar cientes da atividade e orientados a auxiliar os alunos, caso necessário.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

Para deixar a atividade mais atrativa, é possível utilizar balões, trem, carrinhos e outros brinquedos que possam ajudar na criação de histórias e personagens. A roda de conversa também é uma boa opção para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

As revistas e fichas podem ser utilizadas como inspiração para a criação de personagens e cenários, além de ajudar na identificação das cores e formas. É importante que as fichas sejam adequadas à faixa etária dos alunos e que as revistas sejam selecionadas de acordo com o tema da atividade.

Como Utilizar Datas Comemorativas

As datas comemorativas podem ser uma ótima oportunidade para os professores de Educação Infantil criarem atividades lúdicas e envolventes para seus alunos. Ao utilizar temas relacionados a datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Natal, Páscoa, entre outros, é possível trabalhar diversos conteúdos de forma dinâmica e divertida.

Ao planejar uma aula com massinha na Educação Infantil, é possível incluir atividades relacionadas a datas comemorativas. Por exemplo, em uma aula com o tema Chapeuzinho Vermelho, as crianças podem criar suas próprias versões da personagem e dos outros personagens da história usando massinha.

Outra ideia é utilizar o tema do sol ou da água para criar atividades com massinha. As crianças podem criar formas geométricas com a massinha que representem o sol, ou então criar animais marinhos com a massinha para representar o tema da água.

É importante lembrar que as atividades com massinha devem ser planejadas de acordo com a faixa etária dos alunos, para que sejam adequadas e seguras. Além disso, é importante que o professor esteja presente e atento durante toda a atividade, para garantir que os alunos estejam seguros e para auxiliá-los quando necessário.

Ao utilizar datas comemorativas como tema para atividades com massinha na Educação Infantil, os professores podem criar aulas dinâmicas e divertidas que ajudam a desenvolver a criatividade, a coordenação motora e a imaginação dos alunos.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Perguntas Frequentes

Quais são os objetivos de atividades com massinha na educação infantil?

As atividades com massinha na educação infantil têm como objetivo principal estimular o desenvolvimento das crianças de forma lúdica e criativa. Além disso, a massinha é uma ferramenta que pode ser utilizada para desenvolver habilidades motoras, sensoriais e cognitivas.

Como a massinha pode ser utilizada para desenvolver habilidades sensoriais nas crianças?

A massinha pode ser utilizada para desenvolver as habilidades sensoriais das crianças, pois ela permite que as crianças experimentem diferentes texturas, cores e formas. Ao manusear a massinha, as crianças podem desenvolver a percepção tátil, visual e auditiva, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Quais são as possibilidades de atividades com massinha caseira na educação infantil?

As possibilidades de atividades com massinha caseira na educação infantil são muitas. É possível fazer diferentes receitas de massinha caseira, utilizando ingredientes como farinha de trigo, sal, água e corante alimentício. Com a massinha caseira, as crianças podem criar diferentes formas, objetos e personagens, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.

Como a utilização de massinha pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças?

A utilização de massinha pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, pois ao manusear a massinha, as crianças precisam realizar movimentos precisos com as mãos e os dedos. Além disso, a massinha pode ser utilizada para desenvolver a força muscular das mãos e dos dedos, o que é importante para a escrita e outras atividades que exigem habilidades motoras finas.

De que forma as atividades com massinha podem ser integradas ao campo de experiência das linguagens na educação infantil?

As atividades com massinha podem ser integradas ao campo de experiência das linguagens na educação infantil de diversas formas. Por exemplo, as crianças podem criar personagens e histórias com a massinha, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. Além disso, é possível utilizar a massinha para trabalhar a linguagem oral, por meio de conversas e diálogos entre as crianças.

Quais são os benefícios de incluir atividades com massinha na rotina de aula das crianças?

Os benefícios de incluir atividades com massinha na rotina de aula das crianças são muitos. Além de estimular o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo das crianças, as atividades com massinha também promovem a socialização, a imaginação, a criatividade e a autoexpressão. Além disso, as atividades com massinha são divertidas e prazerosas para as crianças, o que contribui para um ambiente de aprendizado mais acolhedor e estimulante.

5/5 - (3 votos)

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima