Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula Noção de Tempo para Alunos da Educação Infantil

Plano de Aula Noção de Tempo: Educação Infantil

A noção de tempo é um conceito fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças na educação infantil. Compreender o passado, o presente e o futuro, bem como a ordem cronológica das coisas, é essencial para a formação de uma visão de mundo mais ampla e para a construção de uma identidade pessoal. O plano de aula é a ferramenta ideal para ensinar sobre noção do tempo, por isso, hoje veremos como elaborar e aplicar um plano de aula sobre este conceito.

Certamente, é importante que os educadores trabalhem a noção de tempo de forma lúdica e criativa, utilizando atividades e recursos didáticos que despertem o interesse e a curiosidade dos pequenos.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Neste artigo veremos como trabalhar o plano de aula sobre noção do tempo em sala de aula. Deixaremos ao final um plano de aula pronto sobre este tema.

O plano de aula é uma ferramenta muito útil para o ensino da noção de tempo na educação infantil.

Através dele, é possível planejar atividades que abordem diferentes aspectos do tempo, como a duração, a sequência, a simultaneidade, entre outros.

Além disso, o plano de aula permite que o educador organize o seu trabalho de forma mais eficiente, estabelecendo objetivos claros, selecionando os materiais e recursos mais adequados e avaliando o progresso dos alunos ao longo do processo.

Para ensinar a noção de tempo na educação infantil, é importante que o educador utilize diferentes estratégias pedagógicas e recursos didáticos.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

O relógio e o calendário são ferramentas essenciais para a compreensão da medida do tempo e da sua organização temporal.

No entanto, é preciso explorar outras formas de abordar o tema, como brincadeiras, histórias, músicas, jogos, entre outras atividades que despertem a curiosidade e a imaginação das crianças.

Plano de Aula Noção de Tempo para Alunos da Educação Infantil

Resumindo nosso assunto

  • A noção de tempo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças na educação infantil.
  • O plano de aula é uma ferramenta útil para o ensino da noção de tempo, permitindo que o educador organize o seu trabalho de forma mais eficiente.
  • É importante utilizar diferentes estratégias pedagógicas e recursos didáticos para ensinar a noção de tempo, explorando atividades lúdicas e criativas que despertem o interesse das crianças.

A Importância da Noção de Tempo na Educação Infantil

A noção de tempo é uma habilidade importante que as crianças precisam desenvolver desde cedo. Na educação infantil, é fundamental que os professores trabalhem com atividades que ajudem as crianças a compreender a passagem do tempo e a perceber a sua relação com o mundo ao seu redor.

Ao desenvolver a noção de tempo, as crianças aprendem a organizar suas rotinas diárias, a planejar suas atividades e a estabelecer metas. Essas habilidades são essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Além disso, a noção de tempo ajuda as crianças a compreenderem o mundo ao seu redor. Elas começam a perceber que o tempo está em constante mudança e que tudo ao seu redor também está em constante transformação.

Os professores podem trabalhar com atividades que ajudem as crianças a desenvolverem a noção de tempo, como jogos de memória, calendários, relógios de brinquedo, histórias que envolvam a passagem do tempo, entre outras atividades.

É importante que os professores tenham em mente que a noção de tempo é uma habilidade que se desenvolve gradualmente. As crianças precisam de tempo e de prática para compreenderem a passagem do tempo e a sua relação com o mundo ao seu redor.

1500 atividades alfabetizacao 600 webp

1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

Conteúdo Patrocinado

Como Ensinar Noção de Tempo

Os professores de educação infantil desempenham um papel importante na formação das crianças, incluindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Ensinar a noção de tempo é uma dessas habilidades que é crucial para o sucesso acadêmico e pessoal das crianças.

Existem várias atividades e brincadeiras que os professores podem usar para ensinar a noção de tempo. Por exemplo, jogos de memória com imagens de eventos diários, como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, almoçar, brincar, jantar e dormir, podem ajudar as crianças a entender a ordem cronológica dos eventos.

Outra atividade que pode ser útil é fazer uma linha do tempo com os eventos diários. Os professores podem pedir às crianças que desenhem ou colem imagens de eventos diários em ordem cronológica. Isso ajuda as crianças a entender a sequência dos eventos e a desenvolver habilidades de organização.

Além disso, os professores podem usar tarefas diárias, como fazer a chamada, para ensinar as crianças sobre a passagem do tempo. Os professores podem pedir às crianças que contem quantos minutos se passaram desde o início da aula até a hora da chamada.

Métodos e recursos didáticos também são importantes para ensinar a noção de tempo. Por exemplo, o uso de calendários e relógios pode ajudar as crianças a entender a passagem do tempo e a importância de estar no horário.

Plano de Aula: Noção de Tempo

O objetivo deste plano de aula é ensinar as crianças da Educação Infantil sobre a noção de tempo. Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças poderão compreender melhor o conceito de tempo e como ele se relaciona com o nosso dia a dia.

Materiais

Os materiais necessários para esta aula incluem:

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado
  • Relógios de brinquedo
  • Papel e lápis
  • Cartões com imagens de eventos do dia a dia (ex: café da manhã, almoço, hora de dormir)
  • Livros infantis que abordem o tema do tempo

Conta

A aula começará com uma roda de conversa, onde o professor explicará o conceito de tempo e como ele é importante para organizarmos as nossas atividades diárias. Em seguida, as crianças serão convidadas a participar de uma atividade prática.

Relações

O professor distribuirá cartões com imagens de eventos do dia a dia para cada criança. Em seguida, ele pedirá para que elas organizem esses cartões em ordem cronológica, usando os relógios de brinquedo como referência.

Objetos

Depois de concluída a atividade anterior, o professor lerá um livro infantil que aborde o tema do tempo. Durante a leitura, ele incentivará as crianças a identificarem os diferentes momentos do dia e a relacioná-los com os eventos que elas organizaram anteriormente.

Formas

Para finalizar a aula, o professor pedirá para que as crianças desenhem um relógio e escrevam os números em ordem. Em seguida, ele explicará como ler as horas e incentivará as crianças a praticarem a leitura do relógio.

Com este plano de aula, as crianças poderão compreender melhor o conceito de tempo e como ele se relaciona com o nosso dia a dia. Além disso, elas terão a oportunidade de praticar a leitura do relógio e desenvolver habilidades de organização e planejamento.

A Utilização do Relógio e do Calendário

O relógio e o calendário são ferramentas importantes para o desenvolvimento da noção de tempo nas crianças da educação infantil. Através da utilização desses instrumentos, as crianças podem compreender melhor a passagem do tempo e organizar suas atividades diárias.

O relógio é um instrumento que indica a hora, os minutos e os segundos. É importante que as crianças aprendam a ler as horas para que possam se orientar no tempo e planejar suas atividades. É possível utilizar relógios de diferentes tipos, como relógios de parede, de pulso e digitais.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

O calendário, por sua vez, é uma ferramenta que indica os dias, as semanas, os meses e os anos. É importante que as crianças aprendam a utilizar o calendário para que possam compreender melhor a passagem do tempo e as datas importantes, como feriados e aniversários. É possível utilizar calendários de diferentes tipos, como calendários de parede, de mesa e digitais.

Além disso, é importante que as crianças compreendam a diferença entre dia e noite. É possível utilizar atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, para ajudar as crianças a perceberem a mudança de luminosidade e a compreenderem a alternância entre dia e noite.

Atividades e Brincadeiras para Ensinar Noção de Tempo

A noção de tempo é uma habilidade importante que as crianças precisam desenvolver para se tornarem adultos bem-sucedidos. Ensinar as crianças sobre o tempo pode ser uma tarefa desafiadora, mas também pode ser divertido e interativo. Nesta seção, serão apresentadas algumas atividades e brincadeiras para ajudar a ensinar a noção de tempo na educação infantil.

Atividades

As atividades são uma ótima maneira de ensinar a noção de tempo para as crianças. Aqui estão algumas atividades que podem ser usadas para ensinar a noção de tempo:

  • Calendário: O calendário é uma ótima maneira de ensinar às crianças sobre os dias da semana, meses e datas. As crianças podem marcar eventos importantes, como aniversários e feriados, e aprender a contar os dias até esses eventos.
  • Relógio: Ensinar as crianças a ler um relógio é uma habilidade importante. As crianças podem aprender a ler as horas, minutos e segundos em um relógio analógico e digital.
  • Contagem regressiva: Fazer uma contagem regressiva é uma atividade divertida que pode ajudar as crianças a entender a passagem do tempo. As crianças podem fazer uma contagem regressiva para um evento especial, como o Natal ou uma viagem.

Brincadeiras

As brincadeiras podem ser uma ótima maneira de ensinar a noção de tempo de forma divertida e interativa. Aqui estão algumas brincadeiras que podem ser usadas para ensinar a noção de tempo:

  • Jogo da Memória: O jogo da memória pode ser usado para ensinar as crianças sobre as horas do dia. As crianças podem combinar cartas com imagens de atividades que ocorrem durante o dia, como acordar, tomar café da manhã e ir para a escola.
  • Dança das Horas: A dança das horas é uma brincadeira em que as crianças dançam ao som de uma música enquanto seguem as instruções do professor. As instruções podem incluir coisas como “pular três vezes” ou “girar duas vezes”, ensinando as crianças sobre a passagem do tempo.
  • História do Tempo: Contar histórias é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre o tempo. As crianças podem ouvir histórias sobre eventos que ocorreram no passado, como a história da criação do mundo, ou sobre eventos que ocorrerão no futuro, como uma viagem à praia.

Essas são apenas algumas das atividades e brincadeiras que podem ser usadas para ensinar a noção de tempo na educação infantil. Com criatividade e imaginação, os professores podem ajudar as crianças a entender a passagem do tempo de maneira divertida e interativa.

Explorando a Noção de Tempo em Diferentes Ambientes

O ensino da noção de tempo é uma das atividades mais importantes na educação infantil. A compreensão do tempo é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças e para a sua capacidade de se adaptar às rotinas diárias. Por isso, é importante explorar a noção de tempo em diferentes ambientes para que as crianças possam compreender melhor as transformações que ocorrem no espaço ao seu redor.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Ao explorar a noção de tempo em diferentes ambientes, é possível ajudar as crianças a compreender melhor as transformações que ocorrem no espaço ao seu redor. Por exemplo, é possível explorar a diferença entre o claro e o escuro, mostrando como a luz do sol muda ao longo do dia. Isso ajuda as crianças a compreender a passagem do tempo e a se adaptar às rotinas diárias.

Outro ambiente que pode ser explorado é o espaço ao ar livre. As crianças podem ser incentivadas a observar as mudanças no tempo, como as mudanças nas estações do ano e como isso afeta a natureza ao seu redor. Isso ajuda as crianças a compreender a passagem do tempo e a desenvolver uma apreciação pela natureza.

Além disso, é importante explorar a noção de tempo em diferentes espaços dentro da sala de aula. Por exemplo, é possível usar um relógio de parede para ensinar as crianças a ler as horas. Isso ajuda as crianças a compreender a passagem do tempo e a se adaptar às rotinas diárias da escola.

Recursos e Materiais Didáticos

Ao planejar aulas de educação infantil, é fundamental que sejam utilizados recursos e materiais didáticos que sejam adequados à faixa etária das crianças e que auxiliem no processo de aprendizagem. Esses recursos podem ser variados, tais como livros, vídeos, jogos, brinquedos, entre outros.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que os materiais didáticos devem ser selecionados de forma criteriosa, considerando a proposta pedagógica da instituição de ensino e as necessidades dos alunos. Além disso, a BNCC também destaca a importância de se utilizar espaços variados para a realização das atividades, como bibliotecas, laboratórios e espaços ao ar livre.

No que se refere especificamente ao tema “noção de tempo”, é possível utilizar materiais didáticos que ajudem as crianças a compreender a passagem do tempo, tais como calendários, relógios, ampulhetas, entre outros. É importante que esses materiais sejam apresentados de forma lúdica e que as crianças possam manuseá-los para que possam compreender melhor o conceito.

Além disso, é possível utilizar livros infantis que abordem o tema de forma adequada à faixa etária das crianças. A BNCC destaca a importância da leitura na formação dos alunos e sugere que sejam utilizados livros que abordem temas diversos, para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e desenvolver a empatia.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

PLANO DE AULA: Trabalhando conceitos sobre noção do tempo

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Introduzir os alunos da pré-escola ao conceito de noção do tempo, explorando diferentes formas de representação e compreensão.
  • Específicos:
    • Desenvolver a capacidade de reconhecer e nomear os dias da semana.
    • Compreender a sequência temporal dos dias da semana.
    • Identificar atividades específicas associadas a cada dia da semana.
    • Estimular a organização temporal por meio de atividades lúdicas e práticas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Noção dos dias da semana
  • Sequência temporal dos dias da semana
  • Atividades associadas a cada dia da semana

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada
  • Atividades práticas e lúdicas
  • Utilização de materiais visuais e manipulativos

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre os dias da semana, explorando o conhecimento prévio dos alunos e introduzindo novos conceitos.
  2. Atividade prática de organização dos dias da semana em ordem cronológica, utilizando cartões com os nomes dos dias.
  3. Jogo da memória com atividades associadas a cada dia da semana, estimulando a associação de eventos com os dias correspondentes.
  4. Confecção de um calendário semanal com ilustrações das atividades específicas de cada dia.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com os nomes dos dias da semana
  • Ilustrações das atividades associadas a cada dia
  • Cartolina e materiais de desenho para confecção do calendário

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e compreensão dos alunos durante as atividades.
  • Verificação do correto posicionamento dos dias da semana no calendário.
  • Diálogo individual para verificar a assimilação dos conceitos abordados.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução aos dias da semana e organização temporal
  • Aula 2: Atividades práticas de associação de eventos aos dias da semana
  • Aula 3: Confecção do calendário semanal e revisão dos conceitos aprendidos.

Acompanhamento e Avaliação do Aprendizado

O acompanhamento e avaliação do aprendizado são fundamentais para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Os professores têm a responsabilidade de organizar o plano de aula, registrar observações e avaliar o desempenho dos alunos.

O acompanhamento do aprendizado inclui a observação diária dos alunos e o registro das atividades realizadas. Os professores devem estar atentos ao desenvolvimento das crianças em relação à noção de tempo e outros conceitos importantes. Eles também devem estar disponíveis para responder a perguntas e orientar os alunos quando necessário.

A avaliação do aprendizado é uma forma de verificar se os objetivos do plano de aula foram alcançados. Os professores devem avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial, levando em consideração as diferentes habilidades e níveis de desenvolvimento de cada criança. Os pais também podem ser envolvidos no processo de avaliação, por meio de reuniões e feedbacks.

O acompanhamento e avaliação do aprendizado trazem muitos benefícios para as crianças. Eles ajudam a identificar áreas em que a criança precisa de mais apoio e orientação, bem como áreas em que ela está se destacando. Isso permite que os professores adaptem o plano de aula para atender às necessidades individuais de cada criança.

Conclusão

A noção de tempo é uma habilidade importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil. Os professores desempenham um papel fundamental no ensino dessa habilidade, utilizando estratégias pedagógicas adequadas para estimular o aprendizado.

Ao longo do plano de aula sobre a noção de tempo, as crianças aprendem a associar noções de tempo e espaço, compreendendo a passagem do tempo de forma mais clara e objetiva. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de observação, análise e interpretação.

Os professores devem estar atentos às necessidades individuais de cada aluno, adaptando o plano de aula de acordo com o nível de aprendizado de cada criança. É importante que os educadores ofereçam um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças se sintam confortáveis e motivadas a aprender.

Ao final do plano de aula, espera-se que as crianças tenham adquirido uma compreensão mais clara da passagem do tempo, desenvolvendo habilidades importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. O ensino da noção de tempo é uma etapa importante na educação infantil, que contribui para a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos e conscientes.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

Perguntas Frequentes

Como trabalhar a noção de tempo na Educação Infantil?

Trabalhar a noção de tempo na Educação Infantil pode ser uma tarefa desafiadora, mas é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Uma das formas de trabalhar essa noção é por meio de atividades lúdicas e criativas, que envolvam jogos, histórias e músicas. É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que sejam realizadas de forma gradual, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada uma.

Qual o objetivo de trabalhar o tempo na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a noção de tempo na Educação Infantil é ajudar as crianças a compreenderem as noções de passado, presente e futuro, bem como a desenvolverem a capacidade de planejar e organizar suas atividades diárias. Além disso, ao trabalhar o tempo, as crianças também desenvolvem a capacidade de esperar, de lidar com a frustração e de compreender que nem tudo acontece imediatamente.

O que trabalhar em relação à noção de tempo na Educação Infantil?

Em relação à noção de tempo na Educação Infantil, é importante trabalhar conceitos como dias da semana, meses do ano, estações do ano, horários, duração de atividades, entre outros. É fundamental que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que sejam realizadas de forma lúdica e criativa.

Quais são as noções de tempo que devem ser trabalhadas na Educação Infantil?

As noções de tempo que devem ser trabalhadas na Educação Infantil incluem dias da semana, meses do ano, estações do ano, horários, duração de atividades, entre outros. É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que sejam realizadas de forma lúdica e criativa.

Como planejar atividades sobre a noção de tempo para a Educação Infantil?

Para planejar atividades sobre a noção de tempo para a Educação Infantil, é importante levar em consideração a faixa etária das crianças, os objetivos a serem alcançados e o tempo disponível para realizar as atividades. As atividades devem ser criativas, lúdicas e adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças.

Como avaliar o desenvolvimento das crianças em relação à noção de tempo na Educação Infantil?

Para avaliar o desenvolvimento das crianças em relação à noção de tempo na Educação Infantil, é importante observar como elas compreendem conceitos como dias da semana, meses do ano, estações do ano, horários, duração de atividades, entre outros. É fundamental que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que sejam realizadas de forma lúdica e criativa. A avaliação deve ser realizada de forma contínua, por meio da observação do comportamento das crianças e do registro de suas atividades.

5/5 - (2 votos)

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima