Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

plano de aula sobre o conto dos 3 porquinhos

Plano de Aula Os Três Porquinhos: Educação Infantil

Neste artigo, vamos explorar como o “Plano de Aula: Os Três Porquinhos” pode ser adaptado à BNCC, oferecendo uma experiência de aprendizado significativa e prazerosa para os alunos. A partir de atividades lúdicas e desafiadoras, os estudantes poderão desenvolver habilidades importantes para a vida, como a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração. Veremos como elaborar e aplicar o plano de aula sobre o conto dos Três Porquinhos.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que visa orientar as escolas brasileiras na elaboração de seus currículos. Ela define o que os alunos devem aprender em cada etapa da educação básica. Com a implementação da BNCC, os planos de aula precisam ser revistos para atender aos novos critérios.

Nesse contexto, o conto infantil “Os Três Porquinhos” pode ser uma excelente ferramenta para o ensino de diversos temas, como contagem e matemática, desenvolvimento da linguagem oral, personagens e enredo, entre outros. Além disso, as atividades práticas relacionadas à história podem ser muito divertidas e envolventes para as crianças.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre este famoso conto da literatura mundial. Use e adapte livremente com seus alunos.

plano de aula sobre o conto dos 3 porquinhos

Pontos Principais

  • Os Três Porquinhos é uma história que pode ser utilizada para ensinar diversos temas, como matemática, linguagem e literatura.
  • As atividades práticas relacionadas à história podem ser muito divertidas e envolventes para as crianças, ajudando a desenvolver habilidades importantes para a vida.
  • Ao adaptar o Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos à BNCC, é possível oferecer uma experiência de aprendizado significativa e prazerosa para os alunos.

Letramento Científico na Educação Infantil

O Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos além de uma ferramenta de ensino é também uma forma lúdica e eficiente de trabalhar o letramento científico na Educação Infantil, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A história dos Três Porquinhos é uma narrativa conhecida e amada pelas crianças, o que torna a atividade mais atrativa e envolvente.

O plano de aula deve ser elaborado de forma a contemplar os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC. É importante que os professores planejem atividades que trabalhem os campos de experiência (CE) de forma integrada, a fim de propiciar uma aprendizagem significativa e completa para as crianças.

A BNCC destaca a importância de se trabalhar os CE de forma lúdica e alinhada às necessidades e interesses das crianças. Dessa forma, o Plano de Aula sobre o conto “Os Três Porquinhos” é uma excelente opção para os professores que desejam trabalhar o letramento científico de forma prática e divertida.

Existem diversos recursos disponíveis para auxiliar os professores na elaboração do Plano de Aula, como materiais em PDF, PPT, login e cadastro gratuito em plataformas educacionais, entre outros. É importante que os professores pesquisem e selecionem os recursos mais adequados para suas turmas e objetivos de aprendizagem.

Assim, temos que o Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos é uma atividade que pode ser desenvolvida de forma lúdica e eficiente, contemplando os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC. Os professores devem planejar as atividades de forma integrada, utilizando recursos adequados e alinhados às necessidades e interesses das crianças.

Contagem e Matemática

Acolhida e Calendário

O plano de aula sobre Os Três Porquinhos pode ter como objetivo trabalhar a literatura infantil em conjunto com a matemática, utilizando a contagem como ferramenta para o desenvolvimento de conceitos matemáticos. A aula deve começar com uma acolhida, onde o professor pode apresentar a história dos Três Porquinhos e perguntar aos alunos qual é a sua parte favorita da história. Em seguida, é importante fazer uma revisão do calendário, perguntando aos alunos qual é o dia da semana, o mês e a data. Essa revisão ajuda a desenvolver o conceito de tempo e a compreensão da passagem dos dias.

Conceitos Matemáticos

A partir da história dos Três Porquinhos, é possível trabalhar diversos conceitos matemáticos, como a contagem, os números e a geometria. Durante a leitura da história, o professor pode pedir aos alunos que contem quantos porquinhos aparecem em cada cena, quantas vezes o lobo aparece, quantas casas são construídas e assim por diante. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de contar e a compreensão dos números.

Além disso, é possível trabalhar a geometria a partir da construção das casas dos porquinhos. O professor pode pedir aos alunos que desenhem as casas e identifiquem as formas geométricas presentes em cada uma delas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de identificar e nomear as formas geométricas.

Por fim, é importante destacar que o plano de aula sobre Os Três Porquinhos deve estar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde a educação infantil. Ao utilizar a literatura infantil como ferramenta para o ensino da matemática, o professor pode tornar a aprendizagem mais lúdica e significativa para os alunos.

Desenvolvimento da Linguagem Oral

A linguagem oral é um dos aspectos mais importantes a serem desenvolvidos na educação infantil, e o conto “Os Três Porquinhos” é uma ótima ferramenta para trabalhar essa habilidade com as crianças. A BNCC destaca a importância da linguagem oral para a formação das crianças, e o plano de aula deve ser planejado de forma a estimular a capacidade de falar e ouvir dos alunos.

Rodinha de Conversa

Uma das atividades que pode ser realizada para desenvolver a linguagem oral é a “rodinha de conversa”. Nela, as crianças se sentam em círculo e compartilham suas ideias e experiências sobre o conto “Os Três Porquinhos”. O professor pode fazer perguntas abertas para estimular a discussão, como “Qual personagem você mais gostou?” ou “O que você faria se fosse um dos porquinhos?”.

Leitura do Conto

Outra atividade importante é a leitura do conto em si. O professor pode ler o conto em voz alta e pedir para as crianças acompanharem a história. É importante que o professor faça pausas e explique o significado de palavras desconhecidas para as crianças. Além disso, é interessante que o professor faça perguntas sobre a história para estimular a compreensão das crianças.

Durante a leitura do conto, é possível utilizar recursos visuais para ajudar na compreensão da história. O professor pode exibir imagens dos personagens da história, por exemplo, para que as crianças possam associar as palavras à imagem correspondente. Além disso, é possível utilizar música para criar um ambiente mais lúdico e atrativo para as crianças.

O desenvolvimento da linguagem oral é fundamental para a formação das crianças, e o conto “Os Três Porquinhos” é uma excelente ferramenta para trabalhar essa habilidade. Através da “rodinha de conversa” e da leitura do conto, é possível estimular a capacidade de falar e ouvir dos alunos, além de desenvolver a compreensão e a interpretação de histórias.

image 66

Personagens e Enredo

O conto popular “Os Três Porquinhos” é uma história que conta a jornada de três irmãos porquinhos que decidem construir suas próprias casas. Cada um escolhe um material diferente para construir sua casa: palha, madeira e tijolos. O enredo da história é centrado na luta dos porquinhos contra o lobo mau, que tenta derrubar suas casas para comê-los.

Os personagens principais da história são os três porquinhos e o lobo mau. Cada porquinho é retratado com uma personalidade distinta: o primeiro é preguiçoso e escolhe construir sua casa com palha, o segundo é um pouco mais trabalhador e escolhe construir sua casa com madeira, e o terceiro é o mais trabalhador e escolhe construir sua casa com tijolos. O lobo mau é retratado como um vilão astuto e malvado, que tenta enganar os porquinhos para derrubar suas casas.

A história dos três porquinhos é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do letramento literário na educação infantil, pois permite que as crianças se identifiquem com os personagens e se envolvam na história. Além disso, a história pode ser utilizada para trabalhar diversos temas importantes, como a importância do trabalho árduo, a importância da escolha de materiais adequados e a importância da união em momentos difíceis.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o uso de histórias infantis, com seus enredos, personagens, paisagens e situações, pode contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como a capacidade de compreender e interpretar diferentes tipos de texto, a capacidade de produzir textos escritos e orais, a capacidade de trabalhar em equipe e a capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável. Portanto, o uso da história dos três porquinhos como base para um plano de aula pode ser uma excelente forma de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

Atividades Práticas

As atividades práticas são uma parte importante do plano de aula dos Três Porquinhos alinhado com a BNCC. Elas envolvem uma série de exercícios sensoriais e criativos que ajudam no desenvolvimento das crianças.

Hora da História

A hora da história é um momento chave do plano de aula dos Três Porquinhos. Durante esse momento, o professor lê o livro para as crianças e utiliza imagens para ajudá-las a visualizar a história. Isso ajuda a acolhida das crianças e as prepara para as atividades práticas que virão a seguir.

Atividades Sensoriais e Criativas

As atividades sensoriais e criativas são uma parte importante do plano de aula. Elas ajudam no desenvolvimento das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade, além de melhorar sua coordenação motora fina.

Algumas atividades que podem ser realizadas incluem:

  • Colagem com palitos de picolé para construir a casa dos porquinhos. Isso ajuda no desenvolvimento do movimento e atenção visual das crianças.
  • Recorte de papel cartão para construir os personagens da história. Isso ajuda a desenvolver a concentração e coordenação motora fina das crianças.
  • Atividades sensoriais, como explorar diferentes texturas e materiais para construir a casa dos porquinhos. Isso ajuda a estimular os sentidos das crianças e sua criatividade.

No geral, as atividades práticas do plano de aula dos Três Porquinhos são uma maneira divertida e eficaz de ajudar as crianças a aprenderem e se desenvolverem. O uso de materiais sensoriais e criativos ajuda a tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e memorável para as crianças.

Avaliação e Participação

A avaliação do plano de aula sobre Os Três Porquinhos é um processo contínuo que deve ser realizado em todas as atividades propostas. O professor deve observar a participação dos estudantes e seu desempenho durante as atividades, a fim de identificar possíveis dificuldades e planejar intervenções pedagógicas para saná-las.

Para avaliar a participação dos estudantes, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como a observação direta, a realização de questionamentos, a aplicação de atividades individuais e em grupo, entre outras. É importante que o professor compartilhe com os estudantes os critérios de avaliação, para que eles possam compreender o que está sendo avaliado e como podem melhorar seu desempenho.

Além disso, é fundamental que o professor avalie não apenas o resultado final das atividades, mas também o processo de aprendizagem. Ou seja, é importante que o professor observe como os estudantes estão aprendendo, quais estratégias estão utilizando, quais são suas dúvidas e dificuldades, entre outros aspectos.

Para avaliar o desempenho dos estudantes, o professor pode utilizar diferentes instrumentos, como provas, trabalhos individuais e em grupo, apresentações, entre outros. É importante que o professor utilize diferentes instrumentos de avaliação, para que possa obter uma visão mais completa do desempenho dos estudantes.

Por fim, é importante que o professor incentive a participação dos estudantes durante as atividades propostas, para que possam aprender de forma mais significativa. O professor pode utilizar diferentes estratégias para incentivar a participação dos estudantes, como a realização de atividades em grupo, a utilização de recursos audiovisuais, entre outras.

Rotina e Organização

Para que o plano de aula esteja alinhado com a BNCC, é importante que a rotina e organização do tempo e espaço na educação infantil sejam bem planejadas. As crianças precisam de uma rotina estruturada para se sentirem seguras e confiantes em sua aprendizagem.

Chamada Interativa

Uma das atividades que pode ser incluída na rotina é a chamada interativa. Ela pode ser feita utilizando um quadro de rotina com fotos das crianças e seus nomes. O professor pode chamar cada criança pelo nome e pedir que ela responda com uma ação ou um gesto, como bater palmas ou fazer uma careta engraçada. Isso ajuda a criar um ambiente descontraído e alegre, além de incentivar a participação de todos.

Escolha do Ajudante do Dia

Outra atividade que pode ser incluída na rotina é a escolha do ajudante do dia. O professor pode escolher uma criança para ser o ajudante do dia e dar a ela algumas tarefas simples, como ajudar a distribuir os materiais ou organizar a sala. Isso ajuda a desenvolver a responsabilidade e a autonomia das crianças, além de promover a cooperação e a solidariedade entre elas.

Vimos que a rotina e organização são elementos fundamentais para o sucesso do plano de aula na educação infantil. A chamada interativa e a escolha do ajudante do dia são algumas das atividades que podem ser incluídas na rotina para tornar o ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.

Prazer em Ouvir Histórias

A hora da história é um momento muito aguardado pelas crianças na educação infantil. O prazer de ouvir histórias é uma das principais motivações para que as crianças se interessem pela leitura e desenvolvam habilidades linguísticas e cognitivas.

Segundo este estudo, ouvir histórias é associado a momentos de prazer e diversão para as crianças. Através da história “Os três porquinhos”, por exemplo, as crianças podem aprender sobre valores como a importância do trabalho em equipe e da perseverança.

Além disso, a BNCC destaca a importância de desenvolver habilidades de leitura e escrita desde cedo, e a leitura de histórias é uma maneira lúdica e eficaz de alcançar esse objetivo. De acordo com este artigo, a leitura literária pode ser um espaço para a construção de sentidos e para a ampliação do vocabulário das crianças.

Portanto, incluir a leitura de histórias em sala de aula, como a história dos três porquinhos, pode ser uma estratégia eficaz para desenvolver o gosto pela leitura e aprimorar as habilidades linguísticas e cognitivas das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelo universo dos contos de fadas;
  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita por meio da contação de histórias.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
  • (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conto dos Três Porquinhos

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula contando o conto dos Três Porquinhos de forma lúdica e interativa;
  • Estimular a participação das crianças fazendo perguntas sobre a história e incentivando a expressão de ideias e sentimentos;
  • Propor atividades práticas relacionadas ao conto, como desenhos dos personagens, dramatização da história, entre outras.

ATIVIDADES:

  1. Contação do Conto dos Três Porquinhos de forma interativa, utilizando recursos visuais e sonoros para prender a atenção das crianças.
  2. Roda de conversa sobre a história, incentivando as crianças a expressarem suas opiniões e sentimentos em relação aos personagens e acontecimentos.
  3. Atividade de desenho dos personagens do conto, estimulando a criatividade e a coordenação motora das crianças.
  4. Dramatização da história, dividindo as crianças em grupos para representarem os personagens e encenarem a história.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro do Conto dos Três Porquinhos
  • Figuras dos personagens do conto
  • Papel e lápis de cor para atividade de desenho
  • Fantoches ou acessórios para a dramatização

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças durante a contação da história e as atividades propostas;
  • Análise dos desenhos e da interação das crianças na dramatização do conto.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação do Conto dos Três Porquinhos e roda de conversa
  • Aula 2: Atividade de desenho dos personagens
  • Aula 3: Dramatização da história
  • Aula 4: Avaliação e encerramento do projeto.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar a história dos três porquinhos em sala de aula?

Para trabalhar a história dos três porquinhos em sala de aula, é importante que o professor faça uma leitura compartilhada da história com as crianças, utilizando recursos visuais e sonoros para tornar a experiência mais interessante. Além disso, é possível explorar a história em diferentes áreas do conhecimento, como Linguagem, Matemática, Artes e Ciências.

Quais atividades podem ser desenvolvidas para trabalhar valores morais com a história dos três porquinhos?

A história dos três porquinhos é rica em valores morais, como a importância do trabalho, da união e da coragem. Para trabalhar esses valores com as crianças, o professor pode propor atividades como dramatizações, produção de textos, jogos e brincadeiras que explorem esses temas.

Qual é o objetivo de se trabalhar a história dos três porquinhos na educação infantil?

O objetivo de se trabalhar a história dos três porquinhos na educação infantil é estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, por meio da exploração dos valores morais presentes na história e do desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas.

Quais são os benefícios de trabalhar a história dos três porquinhos com as crianças?

Os benefícios de trabalhar a história dos três porquinhos com as crianças são diversos, como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da capacidade de análise e interpretação de textos. Além disso, a história pode ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de valores morais e para a promoção da socialização e da cooperação entre as crianças.

Como elaborar uma sequência didática para trabalhar a história dos três porquinhos?

Para elaborar uma sequência didática para trabalhar a história dos três porquinhos, o professor deve definir objetivos claros e específicos para cada atividade, selecionar os recursos e materiais necessários, organizar as atividades em uma sequência lógica e progressiva e avaliar o processo e os resultados do trabalho.

Quais recursos podem ser utilizados para tornar o aprendizado da história dos três porquinhos mais lúdico e interativo?

Para tornar o aprendizado da história dos três porquinhos mais lúdico e interativo, o professor pode utilizar recursos como jogos, brincadeiras, dramatizações, produção de textos e atividades de artes visuais. Além disso, é possível utilizar recursos tecnológicos, como vídeos, animações e jogos educativos, para enriquecer a experiência de aprendizagem das crianças.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima